Tokyo no Inverno: o que fazer, roteiro e o que vestir

Tokyo no Inverno: o que fazer, roteiro e o que vestir

É a hora de colocar em ação os seus planos de ir à Tokyo no inverno e conhecer toda a sua diversidade da Ásia.

O inverno é, sim, um clima um pouco mais complicado: requer planejamento, mais roupas na mala, alguns truques para aguentar o frio, mas nada que algumas poucas dicas de viagem a Tokyo não resolvam os seus problemas.

Por isso, para te ajudar, vou falar aqui sobre a minha experiência do inverno no Japão e mostrar para você as melhores programações para aproveitar o frio e aquecer o corpo e alma durante a sua viagem.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Tokyo

Seguro viagem Japão »

 

Temperatura e quando começa o inverno em Tokyo

Tokyo no inverno
As belezas de Tokyo no inverno

O inverno no Japão  e na Ásia se inicia em 22 de dezembro e termina em 20 de março, mas a estação, muitas vezes, acaba se estendendo até o meio do ano. Em maio, que já era primavera, ainda vestia as mesmas roupas que eram adequadas para o auge do inverno.

Se você é do time que sente frio, se prepare! Contudo, o Japão com toda a sua tecnologia também tem os recursos perfeitos para você aguentar a estação sem sofrimento.

No inverno em Tokyo, as temperaturas variam de 1°C a 10°C, mas com sensação térmica geralmente mais baixa devido ao vento. Os meses mais frios são janeiro e fevereiro.

No mês de dezembro, muitas vezes o inverno chega um pouco mais atrasado ou com temperatura mais amena, mas em janeiro o clima já está firme.

Em Tokyo, não neva com muita frequência e não é uma cidade com inverno rigoroso, por isso, a cidade e os meios-de-transporte não possuem preparo para uma nevasca ou outras condições climáticas extremas.

Para ver neve, é necessário ir as cidades do Japão próximas mais montanhosas. Saiba também sobre o  Japão no verão.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Tokyo »

 

Atrações de Tokyo no inverno

Tokyo é uma cidade com milhares de atrativos para todos os gostos, idades e estações do ano e se o seu caso é o inverno, não será diferente.

Com o frio, é natural procurar locais onde você possa se manter aquecido e, portanto, listarei para você alguns lugares interessantes para curtir o frio da cidade de um jeito aconchegante, para que você se sinta em casa e guarde as melhores lembranças.

Imperdível => Passeio de bicicleta em Tokyo

 

Ore no Bakery and Cafe Ginza

Ore no Bakery and Cafe Ginza
Fonte: Site da Ore no Bakery and Cafe.

A Ore no Bakery and Cafe é uma padaria e cafeteria localizada no bairro de Ginza, em Tokyo. Os pães que vendem na cafeteria são produzidos dentro da própria loja.

O lugar não é tão óbvio de achar, pois o nome “Ore” não está escrito em letras romanas. Vale observar a logomarca da loja para encontra-la mais facilmente, que é um leão dentro de uma xícara de café.

Se você gosta de roupas de marca e cosméticos asiáticos, aproveite as dicas de compras em Tokyo por que está região é o lugar certo para isso.

Depois de andar pelas ruas, ver algumas lojas, sugiro fazer essa parada no meio da tarde para tomar um café e comer um French Toast que foi um dos melhores que já comi na vida. Fica aqui mais dicas onde comer em Tokyo.

Prático => Bilhete para ônibus turístico em Tokyo

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Japão. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Shimokitazawa

Shimokitazawa
Shimokitazawa | Foto: guwashi, via Wikimedia Commons.

O Shimokitazawa é um pequeno bairro cool, jovem e vintage de Tokyo. Muitas lojas antigas de roupas e artigos usados compõem as ruas locais, além de cafeterias aconchegantes e pequenos restaurantes para lanches rápidos.

É muito gostoso caminhar pelas ruas do bairro e observar a juventude alternativa japonesa, preferencialmente a noite, quando os letreiros estão acesos e as ruas iluminadas. Além disso, o bairro fica menos movimentado e você consegue ver tudo com mais calma.

 

Golden Gai

Golden Gai
Golden Gai | Foto: urbzoo, via Wikimedia Commons.

Localizada em Shinjuku, a Golden Gai é uma pequena região alternativa de Tokyo, cheia de pubs e restaurantes pequenos que cabem no máximo 10 pessoas.

Com sua arquitetura antiga e ruas estreitas, a Golden Gai tem uma vida noturna em Tokyo intensa e sentar em um daqueles pubs para tomar cerveja ou algum drink após um dia cansativo de passeios em Tokyo no inverno deixa a sua noite mais relaxante.

Incrível => Reserve os melhores lugares de Tokyo para conhecer

 

Nagi Ramen

Nagi Ramen
Fonte: Facebook

Ainda na Golden Gai, se o seu foco não for barzinhos e pubs e quiser realmente fazer uma refeição, sugiro o Nagi Ramen (“ramen” é como se pronuncia “lamen”em japonês).

É um restaurante pequeno, onde você subirá uma escadaria estreita e acomoda apenas 10 pessoas. O diferencial deste ramen é o caldo feito com o peixe “niboshi” que são sardinhas recém-nascidas secas.

O ramen é tão gostoso que faz fila nas ruelas do bairro. Aconselho chegar cedo para poder saborear este popular prato japonês feito de uma maneira diferenciada e aquecer o corpo com uma comida quentinha.

   

           

Meiji Jingu no Yoyogi Park

Meiji Jingu no Yoyogi Park
Lindos detalhes do templo Meiji Jingu.

Mesmo no inverno, parques são sempre bem-vindos, principalmente nos dias de sol. O Meiji Jingu é um templo localizado dentro do Yoyogi Park, em Shibuya, e é o que o torna mais interessante, pois este parque é um respiro na vida agitada de Tokyo.

Em meio a área verde, o templo construído há 1 século é muito visitado por vários turistas. Uma sugestão é ir aos domingos, quando acontecem casamentos tradicionais japoneses e você conseguirá ver esta cerimônia de pertinho. Confira um tour guiada de Shibuya até Harajuku.

Não perca => Ingresso sem fila para a Skytree em Tokyo

 

Game center

Game center
Game center | Foto: Asanagi, via Wikimedia Commons.

Indo a Tokyo, você não pode deixar de ir a um game center. Os game centers são lojas de jogos de fliperama, máquinas de pegar pelúcia e prêmios, entre outros jogos, muito populares entres os japoneses.

Além disso, é curioso observar todo o local: jovens experts nos jogos, música alta, luzes coloridas e sons de máquinas fazem parte da cultura dos game centers e te lembram a todo momento que você está no Japão.

Dá para passar horas brincando nas máquinas e a diversão é garantida para todas as idades. E para chegar até lá consulte como funciona um bilhete para o metrô de Tóquio.

 

Onsen

Onsen
Onsen | Foto: Mkill, via Wikimedia Commons.

Indo a Tokyo em dias de inverno, os onsens serão sempre uma ótima opção para se esquentar. Os onsens são pequenas piscinas públicas, como ofurôs, com águas bem quentes que chegam a 40°C.

Geralmente, as de mulheres e homens são separadas, mas existem as conjuntas, onde você poderá ir com a família ou amigos, caso tenha mais intimidade. E a intimidade tem a ver com a questão das roupas de banho. Nos onsens, geralmente é proibido entrar com roupas de banho. Na maioria deles, entra-se sem roupa.

Outra questão entre os japoneses nesse ambiente são as tatuagens. No Japão, é proibido entras nas piscinas públicas se você possuir tatuagens. Fica o alerta para quem se encaixa nesta situação.

Passeio => Visite templos e santuários em uma excursão matinal em Tokyo

 

Dicas para aproveitar Tokyo no inverno

Sabendo do seu roteiro e das condições climáticas, é importante estar precavido para aproveitar bem a viagem a Tokyo no inverno.

 

Dica 1

Inverno no japão temperatura
Dica essencial: usar roupas térmicas durante o inverno em Tokyo.

Para enfrentar o frio, os primeiros itens a serem considerados são as roupas. Segunda pele térmica ou roupa térmica é um item bem-vindo e totalmente necessário em formato de calças e blusas.

No Japão tem roupas térmicas para serem colocadas por baixo da roupa principal apropriadas para diversas temperaturas.

Existem as mais fininhas, para temperaturas em torno de 15°C, as medianas, para temperaturas que beiram as 10°C e as mais grossas, que já podem ser usadas em temperaturas abaixo de 0°C.

Uma roupa térmica, uma blusa mais grossa, um casaco pesado e os acessórios como lenços, gorros e luvas, geralmente suportam bem o frio, mas esse detalhe varia de pessoa para pessoa. Se você é uma pessoa que costuma sentir mais frio, provavelmente precisará de um pouco mais.

Econômico => Restaurante na Sky Tree em Tokyo

 

Dica 2

dicas Tokyo
Fonte: Facebook

Os japoneses também utilizam adesivos que ficam colados por dentro das roupas e até mesmo na palmilha dos sapatos que são chamados de “Kairo”.

   

Esses adesivos chegam a 40°C de temperatura e são vendidos em qualquer loja de conveniência ou farmácia.

Eu, por exemplo, quando estava em temperaturas quase negativas, já colava os meus adesivos principalmente na palmilha dos sapatos. Manter os pés quentinhos faziam toda a diferença para mim.

Prático=> Moeda do Japão

 

Dica 3

Japão em dezembro
Ruas de Tokyo | Foto: Francisco Diez, via Wikimedia Commons.

Vale lembrar que dentro dos estabelecimentos os aquecedores sempre estarão ligados e, se você ficar em um lugar fechado por algumas horas é interessante poder retirar algumas camadas de roupa, pois, acredite, você esquecerá que é inverno lá fora.

Passeio => Principais pontos turísticos de Tokyo

 

Dica 4

dicas tokyo
Aproveite a deliciosa culinária japonesa para se esquentar no inverno.

Para esquentar o corpo por dentro, os japoneses também modificam um pouco a sua culinária e fazem comidas um pouco mais pesadas.

São servidos mais caldos bem quentes, muita carne de porco, shabu-shabu (que são legumes e carnes em um caldo quente e com sabor), lamen com caldos levemente mais gordurosos que ajudam o corpo a suprir a necessidade de calor internamente.

Aproveite esse clima do Japão para experimentar esses pratos mais tradicionais e muito populares, mas que não encontramos muito pelo Brasil. A culinária do Japão é sazonal e bastante rica. Nem só de sushi vivem os japoneses!

Dica => Como se locomover em Tokyo

 

Dica 5

Viajar para o Japão
Economize viajando para Tokyo no inverno

Aproveite a estação do ano também para economizar em sua viagem. Sabemos que inverno geralmente é a época mais barata para viajar para alguns lugares e este fato vale para Tokyo.

E mesmo sendo mais barato e estando frio, você conseguirá aproveitar bem a viagem fazendo a programação adequada para a estação.

 

Tokyo no inverno: época barata para viajar

Por ser um país de estações bem definidas, cada estação tem sua beleza, seu atrativo e, sendo Tokyo, você já sabe que existe uma infinidade de coisas para fazer e que a cidade é cheia de movimento!

Por isso, você conseguirá amar a viagem a Tokyo mesmo no inverno. Aprecie a beleza dos galhos sem suas folhas, do céu bem azul nos dias de sol e curta cada momento como se fosse único! Se nevar, será melhor ainda! Você pegará um momento raro em sua viagem a Tokyo no inverno. Boa viagem!

E você, tem mais alguma dúvida sobre Tokyo no inverno? Já esteve na região e tem dicas para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Sarah Berger

ESCRITO POR

Sarah Berger

Sarah, profissional de marketing por formação, redatora e futura nutricionista. Sou do Rio, morei no Japão e atualmente estou em São Paulo. Amo viagens, línguas e adquirir novas experiências. O importante é estar em movimento.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *