Como se locomover em Tokyo e transporte público no Japão

Como se locomover em Tokyo e transporte público no Japão

Como se locomover em Tokyo é uma questão fundamental e bastante desafiadora para quem viaja para a capital japonesa. Usar o transporte público pode representar um enigma para quem a visita pela primeira vez.

Considerada um dos maiores centro financeiros do mundo, o sistema de transporte público de Tokyo é altamente desenvolvido, coberto por uma densa rede de linhas de trens, metrôs e ônibus. Cerca de uma dúzia de empresas diferentes operam os serviços, o que pode parecer um pouco estranho à primeira vista, mas na prática revela uma estrutura inigualável.

Para facilitar a vida de quem está de passagem pela metrópole, criei um guia prático que detalha as principais opções de locomoção em Tokyo e esclarece importantes dúvidas dos turistas. Confira!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Tokyo

Seguro viagem Japão »

 

Transporte público em Tokyo

Como usar o transporte público em Tokyo
Como se locomover em Tokyo | Foto: Andy Weisner, via Wikimedia Commons.

Ser capaz de se locomover pela Ásia com eficiência é essencial para desfrutar e otimizar seu tempo na capital japonesa, por isso é importante conhecer suas opções de transporte e entender seu funcionamento.

Até mesmo para conhecer os principais pontos turísticos de Tokyo é relevante usar o transporte público ideal para otimizar sua viagem ao Japão.

As longas distâncias tornam o deslocamento entre uma região e outra bastante demorado, especialmente por conta do intenso trânsito nas principais via da cidade. Saiba mais sobre as cidades do Japão.

Portanto, os ônibus, trens e metrôs urbanos são indispensáveis na rotina de quem mora e trabalha na cidade. Mas, não pense que você não irá andar bastante a pé.

Show Robótico => Confira atração no Restaurante Robot

Andar de ônibus em Tokyo
Andar a pé em Tokyo é inevitável.

Caminhadas são inevitáveis, principalmente dentro de um mesmo distrito. Por falar em caminhada, conheça o mercado de peixe de Tsukiji em um passeio de 3 horas.

Extremamente limpo e bem conservado, o transporte público da cidade é conhecido mundialmente por sua pontualidade.

Quando um veículo atrasa, é emitido um aviso sonoro com pedido desculpas aos passageiros, que raramente precisam esperar mais do que alguns minutos para embarcar.

Metrô ou trem, de baixa ou alta velocidade, uma vasta rede de ônibus e até transportes aquáticos, além dos inúmeros táxis disponíveis pelas ruas. Vamos conhecer um pouco das opções de locomoção em Tokyo?

 Tokyo => Bilhete Ônibus Turístico 24 Horas

 

JR Yamanote

Como se locomover em Tokyo
Tokyo JR Yamanote | Foto: SElefant, via Wikimedia Commons.

Considerado o coração da rede ferroviária japonesa, o grupo JR é responsável por administrar a maioria dos serviços de transporte de passageiros entre cidades.

Isso inclui as linhas de alta velocidade, os shinkansen – popularmente conhecidos como trem-bala – e uma gama de serviços de interligação das vias, entre elas, a JR Yamanote, apontada como a mais proeminente linha de trens de Tokyo.

Mapa do transporte público de Tokyo
Mapa do JR Yamanote | Fonte: JR Rail Pass

Operada pela JR East, a linha conecta os múltiplos centros dos distritos da capital de forma circular. São 29 estações que se conectam com outras linhas férreas e subterrâneas. Para se ter uma ideia, a estação Shibuya, por exemplo, se conecta com 8 linhas de empresas distintas.

Incrível => Reserve os melhores lugares de Tokyo para conhecer

 

Tokyo Metro e Toei Subways

Mapa do metro de Tokyo
Como se locomover em Tokyo

A rede de metrôs da cidade é operada pelas empresas Tokyo Metro, que conta com nove linhas, e a Toei Subways, com quatro linhas. Juntas, elas cobrem toda a área central, especialmente dentro do círculo Yamanote e ao redor de Ginza.

Mapa do metrô de Tokyo
Mapa do metrô de Tokyo | Fonte: Tokyo Metro.

No geral, apesar de darem acesso a vários distritos e a diversas atrações turísticas de Tokyo, sozinhas não oferecem uma solução autônoma para o passageiro regular, que frequentemente mora distante da região central, e costumam ser usadas ​​em combinação com a JR Yamanote.

Bike => Tokyo: passeio de bicicleta de dia inteiro

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Japão. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Cobertura das regiões metropolitanas

Como funciona o transporte público em Tokyo
Como se locomover em Tokyo

Além da JR East e as empresas de metrô, outras companhias ferroviárias fazem a conexão entre a capital japonesa e seus distritos vizinhos, com linhas estabelecidas dentro das estações JR Yamanote. São elas:

  • Tokyu Railway: cobre a região sudoeste de Tokyo e Kanagawa;
  • Tobu Railway: cobre a região de Saitama, Tochigi e Nikko;
  • Seibu Railway: cobre a região de Tokyo Tama e Saitama;
  • Keio Railway: cobre a região de Tokyo Tama;
  • Odakyu Railway: cobre a região de Kanagawa e Hakone;
  • Keisei Railway: cobre a região de Chiba e o aeroporto de Narita;
  • Keikyu Railway: cobre a região de Kanagawa e o aeroporto de Haneda;
  • Tsukuba Express: conecta Akihabara à Tsukuba.

Fácil => Veja um transfer do Aeroporto de Narita

 

Preços dos tickets do metrô e trens em Tokyo

Como se deslocar em Tokyo
Metrô em Tokyo | Foto: Kabelleger/David Gubler, via Wikimedia Commons.

Os bilhetes para viagens em trens e metrôs rumo aos principais distritos custam entre 170 e 300 yens e podem ser obtidos nas diversas vending machines disponíveis nas entradas das estações. É necessário conferir no mapa o valor exato da tarifa, que altera de acordo com o trecho percorrido.

Há uma imensa variedade de passes e tickets. No entanto, a maioria não cobre todas as linhas da cidade, portanto bilhetes únicos ou cartões pré-pagos costumam sair mais em conta.

Essa última opção é, geralmente, a mais prática e recomendada para se deslocar por lá. Inclusive confira uma opção de bilhetes do metrô de Tokyo para 24, 48 e 72 horas.

Estação de metrô em Tokyo
Estação Ochanomizu em Tokyo | Foto: 江戸村のとくぞう, via Wikimedia Commons.

Com eles é possível andar em praticamente todos os trens e ônibus na Grande Tokyo e em várias outras cidades do Japão, e podem ser utilizados também em compras nas diversas lojas de conveniência espalhadas pelo país.

Os mais populares, Suica e Pasmo, devem ser adquiridos e recarregados nas estações JR e não-JR, respectivamente. Além disso, oito cartões de outras cidades podem ser usados ​​nos trens e ônibus da capital: Icoca, Kitaca, Toica, Manaca, Pitapa, Sugoca, Nimoca e Hayakaken. Conheça bem o mapa do Japão.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Se, por alguma razão, for necessário usar o transporte público várias vezes no mesmo dia, deve-se considerar um dos passes diários. Os principais são:

Descubra como é o => Aluguel de carro no Japão

 

Tokyo Free Kippu

Transporte em Tokyo
Estação Ikebukuro em Tokyo | Foto: I, Genppy, via Wikimedia Commons.

Também conhecido como Tokyo Tour Ticket, ele dá acesso ilimitado a todas as linhas de metrô (Toei e Tokyo Metro) e trens JR na área central em um dia de calendário (ou seja, do primeiro ao último trem do dia), e em ônibus operados pela Toei. Valor: 1590 yens.

Dicas => Feriados no Japão

 

Bilhete do Metrô de Tóquio

Meios de transporte em Tokyo
Bilhete do metrô de Tokyo | Foto: Ominae, via Wikimedia Commons.

Uso ilimitado de todas as linhas de metrô (Toei e Tokyo Metro). Não é válido nos trens JR. O passe é vendido nos aeroportos de Narita e Haneda, nas bilheterias das principais estações de metrô e nas lojas Bic Camera. Valores: 24 horas: 800 yens; 48 ​​horas: 1200 yens; 72 horas: 1500 yens.

Clima => Inverno no Japão

 

Tokunai Pass

Passe de transporte público em Tokyo
Tokunai Pass | Foto: Hitachi-Train, via Wikimedia Commons.

Uso ilimitado de trens JR na área central durante um dia de calendário. O passe está disponível para venda nas máquinas de cor roxa e bilheterias das estações JR. Valor: 750 yens.

Interessante => Curiosidades do Japão

 

Japan Rail Pass

Escolha popular entre turistas, o Japan Rail Pass dá acesso ilimitado aos trens JR, e permite viajar pelo país e dentro da cidade de forma prática e econômica. Apenas visitantes estrangeiros que estão no Japão sob o status de “visitante temporário” podem adquirir o passe.

Ele cobre toda a linha férrea dos shinkansen, os famosos trem-bala, trens expressos e locais, ônibus da linha JR (JR Hokkaido Bus, JR Bus Tohoku, JR Bus Kanto, JR Tokai Bus, West Japan JR Bus, Chugoku JR Bus, JR Shikoku Bus, JR Kyushu Bus) e a balsa da linha JR-WEST Miyajima.

Tokyo => Templos & Santuários Excursão matinal

Andar de trem-bala no Japão
Trem-bala: Como se locomover em Tokyo

O valor varia de acordo com o tempo de duração adquirido previamente. Você não precisa comprar o passe para o tempo exato de sua estadia no país, mas que seja suficiente para cobrir as viagens via shinkansen.

Os tickets referentes a linha comum (econômica) estão disponíveis para 7, 14 e 21 dias, e custam ¥29,110, ¥46,390 e ¥59,350, respectivamente, e sua validade começa a contar a partir o primeiro uso.

O investimento é indicado se seu roteiro no Japão inclui ao menos uma viagem (ida e volta) para outra cidade do país, pois bilhetes avulsos para o shinkansen costumam sair bem caros.

Por exemplo: viajar de Tokyo para Kyoto custa ¥13,910 para cada trecho do trem-bala, totalizando ¥27,820. No meu caso, optei pelo passe de 14 dias mesmo ficando 22 no Japão, pois priorizei viajar para outras cidades logo no começo da estadia, e fiquei hospedada ao lado de uma estação JR.

Logo, consegui economizar um valor considerável em transporte durante os 14 dias em que estava coberta pelo passe também em Tokyo. Quando sua validade expirou, passei a comprar bilhetes JR avulsos.

Ingresso e Traslado => Disneyland ou DisneySea de Tokyo

Foto do metrô de Tokyo
Metrô: Como se locomover em Tokyo | Foto: Luke Ma from Taipei, via Wikimedia Commons.

O Japan Rail Pass só pode ser comprado no seu país de origem, em uma agência autorizada. Eu comprei o meu no Rail Pass Brasil. Essa agência emite uma “Exchange Order”, ou “Ordem de Troca”.

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 

Ao chegar no Japão, você deve fazer a troca do voucher pelo passe efetivo nos diversos pontos da JR, dentro das próprias estações. Você encontra a lista delas no site Japan Rail Pass.

E muita atenção: é preciso estar em posse de seu passaporte – para comprovar o status de turista – sempre que utilizar o Japan Rail Pass, que pode ser solicitado por um atendente da estação. Veja como ter internet no Japão.

Interessante => Dicas do Japão

 

Ônibus em Tokyo 

Ônibus em Tokyo
Ônibus: Como se locomover em Tokyo | Foto: Chabata k (Japan), via Kiwimedia Commons.

Em Tokyo, os ônibus são utilizados como um meio de transporte secundário, complementando as redes de trem e metrô. Nas cidades com redes ferroviárias menos densas, como Kyoto, os ônibus são o principal meio de transporte público, assim como nas cidades menores e campestres.

Pontuais como os trens e metros, os ônibus que operam no centro da cidade cobram, em sua maioria, uma tarifa fixa de 210 yens para adultos e 110 yens para crianças.

O passageiro embarca pela frente, próximo ao motorista, e efetua o pagamento direto na máquina, em dinheiro ou usando um cartão pré-pago Pasmo ou Suica. Veja mais sobre a moeda do Japão.

Pesquise => Clima no Japão

 

Táxi em Tokyo

Taxi em Tokyo
Táxis em Tokyo | Foto: Hajime Nagahata, via Wikimedia Commons.

Em geral, pegar um táxi no Japão sai caro, especialmente se considerarmos a quantidade de transportes públicos de qualidade disponíveis.

Por conseguinte, planeje bem a sua chegada ao país, pois os aeroportos de Haneda e Narita estão a uma distância significativa da região central.

O uso ocasional dos táxis para curtas distâncias, como de uma estação de trem central até o local de sua hospedagem, ou mesmo a volta de uma balada, pode ser bastante cômodo e apropriado.

A tarifa base para os primeiros 1.052 metros varia entre 380 e 410 yens, e sofre um aumento de 80 yens a cada 273 metros. Entre 22h e 5h é cobrada uma taxa adicional de 20%.

Tokyo => Ingresso sem fila para a Skytree

Preço do táxi em Tokyo
Como se locomover em Tokyo

A maioria dos motoristas não fala inglês, em vista disso tenha em mãos o endereço do destino escrito em japonês. Poucos aceitam cartões, e preferem que o pagamento seja feito notas menores.

A forma como você irá se locomover em Tokyo pode variar de acordo com a localização de sua hospedagem, seu tipo de roteiro e locais que deseja visitar.

De qualquer forma, com um transporte público tão acessível e eficiente, logo irá perceber o quanto é fácil circular pela cidade e se permitir explorar e desvendar os segredos desta gigante e envolvente metrópole!

Gostou deste artigo sobre como se locomover em Tokyo? Já sabe qual é o melhor transporte público para usar na sua viagem ao Japão? Deixe nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Isabela Scalioni

ESCRITO POR

Isabela Scalioni

Isabela, designer gráfico por formação, entusiasta das subculturas e aficionada por moda, música, viagens e o que mais proporcionar novas experiências e provocar a criatividade. Atualmente, reside em Belo Horizonte - MG.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *