Roteiro no Japão: dicas para viagens de até 30 dias

Roteiro no Japão: dicas para viagens de até 30 dias

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (8 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Um roteiro no Japão pode parecer algo impossível de ser feito, já que inicialmente o país tende a parecer algo inviável somente pelo idioma.

Mas não é preciso ter receio, aqui contarei um pouco das minhas experiências em minhas viagens ao Japão e como construir os roteiros. E tudo isso fiz sem ter conhecimento do idioma.

Inicialmente, um guia turístico do Japão será de grande valia para você conseguir ver informações gerais, visualizar o mapa entre outras coisas. Por isso, sugiro aqui os tours feitos pelo Get Your Guide e Civitatis, com suporte em português.

Posteriormente, o que me ajudou muito foi acessar relatos de viagem ao Japão em blogs e ver as experiências de outras pessoas.

Agora, depois de ter ido mais de uma vez, irei te dar algumas dicas de como montar um roteiro para o Japão em viagens de 7, 10, 15, 20 e 30 dias.

Você poderá também ver dicas de um roteiro que passe pela China e pelo Japão para aproveitar ainda mais sua visita à Ásia.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis no Japão

Seguro viagem com cobertura no Japão »

Como fazer um roteiro no Japão

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando seu roteiro de viagem para o Japão. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pela Ásia, visitar o Japão é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar no Japão é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 7 dias, o ideal mesmo é organizar um roteiro de pelo menos 20 dias no Japão só para você começar a se apaixonar pelo país.

Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de roteiro no Japão:

  • 7 dias: Tokyo + Kyoto + Osaka + Hiroshima
  • 20 dias: Jigokudani + Monte Fuji + Yokohama + Nara + Kobe + Takayama + Kumamoto
  • 30 dias: Hokkaido + Hakodate + Okinawa + Nagano + Toyama + Okinawa

Quantos dias ficar no Japão?

Na minha opinião, o ideal é ficar pelo menos 7 dias no país. Porém, é tão gostoso explorar tudo o que há para fazer no Japão, que você pode planejar um roteiro com 20 dias ou mais, e esse tempo será muito bem-vindo.

O país tem muito a oferecer, principalmente suas belíssimas paisagens naturais, sua rica cultura e a deliciosa e exótica gastronomia.

7 dias no Japão: o que fazer?

Se você tem apenas 1 semana no Japão, seja por conta de uma excursão de poucos dias no Japão ou uma conexão mais longa, veja minhas sugestões de lugares imperdíveis. As dicas também valem para quem vai passar mais dias no Japão, porém quer ver tudo o que não pode ficar de fora logo nos primeiros dias.

  • Tokyo – 2 dias
  • Kyoto – 2 dias
  • Osaka – 1 ou 2 dias
  • Hiroshima – 1 dia

Tokyo

O que fazer em Tóquio
Cidade é a primeira parada de qualquer roteiro no Japão.

Durante dois dias em Tokyo é o tempo que você começará a se adaptar ao fuso horário. Por isso, é bom não agendar uma viagem logo em seguida que chegar.

Aproveite para conhecer essa cidade que é uma das maiores capitais do planeta.

Uma das primeiras coisas que você deve fazer assim que chegar em Tokyo é ativar o seu JR Pass, pois será com ele que você irá para as outras cidades do roteiro. Compre aqui o seu passe de trem para 7, 14 ou 21 dias no Japão.

O JR Pass possibilita que você viaje por todo o Japão de trem sem ter de pagar as tarifas. Você pode comprá-lo pelo site da JR Pass e ativá-lo em alguma agência de Tokyo.

Assim, você também já poderá aproveitá-lo para circular pela cidade e usar o metrô. Para não ter nenhuma dúvida, confira como usar o transporte de Tokyo.

Não deixe de ir nos principais bairros como Shinjuku, Harajuku, Ginza, Akihabara e Asakusa, e fique por dentro de todos os principais pontos turísticos de Tokyo para não perder nenhum dos atrativos da cidade.

Bairro boêmio de Tokyo

Em Shinkuju, aproveite para caminhar bastante, ali é um bairro boêmio construído em meio a imensos prédios. Você poderá ver o prédio com o Godzilla, inúmeras lojas de jogos e muitos bares e restaurantes.

Em Harajuku, não deixe de conhecer mais sobre a cultura Otaku. Se você gostar de eletrônicos, Akihabara certamente terá de estar em seu roteiro.

Você pode fazer os bairros de Akihabara e de Harajuku, por exemplo, na parte da manhã. Em seguida, ir para Shinjuku, onde passará parte da tarde. Se tiver pique, também dá para iniciar a noite por ali.

No dia seguinte, minha sugestão é que você acorde bem cedo, e provavelmente não terá tanta dificuldade porque estará se adaptando ao fuso.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Vá ao Mercado de Tsukiji, onde poderá ver o comércio local de atum. Muitos comerciantes deixam o atum exposto e você verá a habilidade deles em cortar o peixe.

Em seguida, aproveite o luxuoso bairro de Ginza e não deixe de ir ao Palácio Imperial. Na parte de tarde, aproveite outro bairro muito famoso, Shibuya e veja o cruzamento em que mais passam pessoas.

Kyoto

Pontos turísticos de Kyoto
Kyoto tem uma série de templos para serem visitados.

Nas vezes que estive em Kyoto, sempre foram passagens muito rápidas porque estava indo para algum outro local. Mas sempre consegui aproveitar os principais destinos turísticos do Japão presentes da cidade.

Kyoto é uma cidade que tem de estar em um roteiro de viagem ao Japão tradicional. Vale a pena fazer uma excursão por locais históricos e da Unesco de Kyoto.

No primeiro dia que estiver na cidade, aproveite para conhecer a principal atração turística da cidade, o Fushimi Inari Taisha. Esse é um templo de madeiras em vermelho que formam um lindo caminho.

Aqui você irá gastar praticamente uma manhã inteira. Em seguida, não deixe de visitar o Templo Kyomizudera, construído no século 8.

A grande atração por ali são suas águas que são veneradas pelos japoneses e pelos turistas. Aproveite as lojas ao redor do templo e a comida local.

No outro dia, também não deixe de passear pela cidade, passando pelo bairro de Gion, onde você poderá ver as famosos gueixas. Tem até uma atividade bem interessante que é a caminhada noturna pelo bairro das Gueixas de Kyoto

Uma outra atração é o Templo de Kennin-ji e aprecie o seu belo jardim.

Osaka

Cidades japonesas para conhecer
Osaka é uma cidade bem diferente de Tokyo e que vai te surpreender.

Essa é uma das maiores cidades do Japão e um pouco mais tumultuada. Uma das coisas que você pode aproveitar em pouco tempo é comparar os costumes ali com os de Tokyo.

Osaka não é uma cidade tão regrada e, com isso, as pessoas ali também são mais calorosas que em muitos locais do Japão.

Aproveite para passear e observar as marcas da guerra, já que a cidade foi praticamente devastada; experimentar a culinária local em um tour gastronômico em Osaka e aproveitar à noite, uma das características mais famosas do local.

Aqui também está a Universal, caso consiga ir em um dos dias que estiver pela cidade, e não deixe de tirar uma foto com o Glico Man na ponte Ebisu-bashi!

Visite também o famoso castelo, uma das atrações de Osaka, se possível à noite para vê-lo iluminado.

Hiroshima

O que fazer em Hiroshima
Cenário da tragédia com  a bomba atômica em Hiroshima.

Essa cidade é extremamente interessante de ser conhecida. Mas, em uma passagem rápida, o mais indicado é que você aproveite o Memorial da Bomba de Hiroshima, conhecido também como Cúpula Genbaku.

Passeando pelas margens do Rio Ota, você verá tanto as marcas, templos e santuários dedicados à famosa bomba. Facilmente você irá passar o dia inteiro por ali, podendo apreciar também toda a tecnologia da cidade que se reconstruiu mesmo diante da destruição.

Você pode conhecer o Genbaku Dômu durante a excursão a pé pela paz em locais do Patrimônio Mundial.

E não deixe de comprar seu ingresso para o Museu Memorial da Paz de Hiroshima. É emocionante!

Sugestões de passeios para 7 dias

Como você viu acima, esses são os lugares no Japão que não podem faltar na sua primeira vez no país. Ou mesmo para os viajantes veteranos que não se cansam das belezas do Japão e querem sempre revisitar os seus locais mais famosos. E para garantir as melhores experiências, antecipe seus ingressos e tours para o primeiro dia no Japão:

Roteiro de 20 dias no Japão

  • Tokyo – 4 dias
  • Jigokudani – 1 dia
  • Monte Fuji – 1 dia
  • Yokohama – 2 dias
  • Kyoto – 1 dia
  • Osaka – 3 dias
  • Nara – 2 dias
  • Kobe – 2 dias
  • Takayama – 2 dias
  • Kumamoto – 2 dias

Tokyo

Cidades do Japão
Tokyo é uma cidade tão viva que não faltará o que fazer.

Praticamente toda viagem ao Japão começa por Tokyo, porque normalmente as pessoas chegam por um dos aeroportos da cidade (Haneda ou Narita).

Assim, aproveite para passar uns 4 dias pela cidade para conseguir tanto se adaptar ao fuso como para conhecer as muitas opções de passeios para fazer no Japão.

Você pode passear por dois bairros por dia e com isso conseguirá aproveitar a cidade sem ter de correr muito e ainda observar o ritmo da vida local.

Se apaixone pelas comidas tradicionais do Japão e não perca a chance de visitar diversos restaurantes na cidade. Deu água na boca?

Não deixe de ir para Shinjuku, Akihabara, Harajuku, Shibuya, Rappongi, Ueno, Ginza, Asakusa e Odaiba.

E uma ótima atividade turística para fazer é visitar a Tokyo Disneyland.

Jigokudani

Passeios no Japão
Passeio para ver os macacos da neve é imperdível.

Esse é um parque conhecido como o parque dos macacos de cara vermelha. O local é muito frio e você até consegue alugar as roupas antes de entrar e também fazer a reserva antecipada para o passeio de um dia para ver os macacos da neve.

Você terá de fazer uma caminhada antes de ver os macacos e ela será em meio a neve! Portanto, é fundamental que você esteja preparado. Tudo é muito bem sinalizado, mas mesmo assim, você precisa se proteger do frio.

É uma ótima experiência, porque os macacos irão andar e correr perto de você. Mas há um monte de regras a serem seguidas, como não ser permitido encostar nos macacos. Se você gosta de frio, não esqueça de incluir esse passeio no seu roteiro no Japão. E se quiser ir dirigindo veja como é alugar carro no Japão.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Japão. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Monte Fuji

Pontos turísticos do Japão
É possível subir o Monte Fuji em um passeio de um dia.

Mesmo se você tiver a intenção de subir o Monte Fuji, em apenas um dia isso é possível. Os caminhos são todos muito bem sinalizados e você pode escolher um deles de acordo com o seu preparo físico.

E não é preciso se preocupar caso sinta falta de ar por conta da altitude. Há muitos postos em que você poderá comprar oxigênio até chegar ao topo.

Entretanto, caso queira ver o amanhecer do sol no Monte Fuji, ou até mesmo fazer a trilha à noite, é indicado que você reserve dois dias para esse passeio.

Ele vale muito a pena também e você terá uma imagem inesquecível da região.

Escolha passeios como a excursão de barco e ônibus para o Monte Fuji e Hakone.

Yokohama

Roteiro no Japão
Yokohama é mais uma grande cidade japonesa que merece entrar num roteiro pelo país.

Essa é uma das maiores cidades do Japão e está muito próxima a Tokyo. Por conta disso, vale a pena aproveitar e fazer um tour em Yokorama.

A cidade é altamente moderna, semelhante a Tokyo. Quando você se perguntar sobre como montar um roteiro para o Japão, no caso de se interessar por megalópoles, a cidade não pode ser esquecida.

E se gosta de compras, não deixe de passar um dia pela rua Motomachi. Esta é uma rua comercial muito famosa.

Apesar de Yokohama ser altamente tecnológica, conta com muitos templos que te ajudarão a saber mais do Japão tradicional. Não deixe de visitá-los.

Kyoto

O que fazer em kyoto
Arquitetura em Kyoto é uma das mais tradicionais do Japão.

Os apreciadores da história do Japão não podem deixar de conhecer essa cidade, que é um dos destinos mais tradicionais do país.

Neste roteiro no Japão que montei, coloquei somente um dia para você poder utilizar de passagem para chegar no destino seguinte.

Por isso, tente ver o máximo de coisas possíveis, já que terá pouco tempo. Mas não deixe de ir, vale muito a pena. E não deixe de experimentar a tradicional culinária da região, fazendo uma excursão gastronômica noturna.

Osaka

Roteiro no Japão
Castelo de Osaka, mais um passeio que vale a pena ser feito na cidade.

Agora é o momento de você conhecer um outro Japão. Osaka é uma megalópole, mas muito diferente de Tokyo.

Nela, você encontrará um maior número de pessoas morando na rua. Mas isso não acontece porque a cidade é pobre, mas sim por opção deles mesmos.

Essas pessoas recebem toda a assistência para não morarem na rua, mas optam por isso. Além disso, em Osaka, é mais comum conversar alto, além das pessoas por aqui terem um sotaque próprio.

Na cidade, faça uma excursão gastronômica no mercado Kuroman em Osaka.

Nara

Roteiro no Japão
Cidade tem belos atrativos e grande importância histórica para o Japão.

Esta já foi a capital do país, por isso, é um dos destinos indispensáveis quando você for construir o seu roteiro no Japão. Por conta disso, você pode visitar muitos templos, como o Toshoda-ji e o Nigatsu-do.

No caso deste último, a visão é maravilhosa do todo do templo. Não deixe de ver o pôr do sol e prepare-se para subir alguns lances de escada. Visite ainda o Grande Buda.

Outra grande atração de Nara é a culinária. Não deixe de experimentar o kaki no hazushi, que é um sushi embrulhado em folhas de caqui.

Kobe

Cidades japonesas
Vista do porto de Kobe à noite.

Esta cidade portuária é altamente moderna. É interessante visitá-la depois de ter ido a algumas cidades históricas do Japão, pois você irá constatar essa loucura que é o país que alia inúmeras construções antigas com tecnologia de ponta.

São inúmeros monumentos para você conhecer. Não deixe de reparar na arquitetura.

É em Kobe também que você irá encontrar uma variedade de restaurantes de outros países e pode fazer um tour gastronômico em Kobe.

Vale ressaltar que eles não se tratam somente de uma cópia, mas há um toque japonês, seja adocicando mais os sabores, ou também dando mais elegância. Por isso, não deixe de ir aos cafés, onde isso fica muito claro.

Takayama

roteiro no Japão
Cidade tem lindas paisagens para ser vistas de perto.

Esse é o local onde você irá poder experimentar o Japão tradicional e passear pelas ruas se sentindo no país antes da modernização. Para saber tudo da história dessa época, contrate uma excursão a pé com guia pela cidade velha de Takayama.

Opte por ir principalmente nos períodos de festa, que acontecem na primavera e no outono, que são as melhores estações do ano no país. Visite o Takayama Jinya e conheça mais sobre os samurais e sua importância para a política local.

Fique pela cidade por mais de um dia para conseguir aproveitar o ambiente que ela proporciona. Takayama no Japão é uma cidade pequena, você também pode passear muito a pé, ou até mesmo alugar uma bicicleta.

Kumamoto

Cachoeira no Japão
Kumamoto foi privilegiada por muitas belezas naturais.

Esse local combina belezas naturais com a arquitetura japonesa. O Castelo de Kumamoto, por exemplo, proporciona um excelente visão principalmente no inverno. Já na primavera, você poderá ver as flores de cerejeira ao seu redor.

Se quiser conhecer mais a natureza local, uma opção é ir até a cachoeira Nabegataki e passar uma ótima tarde.

Não se preocupe com o acesso a cachoeira, algo que me espantou é que há escadas para te auxiliar e você não terá o menor problema em aproveitar o local.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Além disso, a depender da época em que for, poderá aproveitar a cachoeira praticamente sozinho.

Sugestões de passeios para 20 dias

Para garantir o melhor roteiro no Japão sugiro que você reserve com antecedência as entradas e passeios guiados para os 20 dias. Assim, você evita filas e consegue descontos online sem precisar chegar com antecedência nas bilheterias ou correr o risco de não conhecer os lugares imperdíveis no Japão:

Roteiro de 30 dias no Japão

  • Tokyo – 4 dias
  • Hokkaido – 4 dias
  • Hakodate – 2 dia
  • Nagano – 2 dias
  • Toyama – 3 dias
  • Hiroshima – 3 dias
  • Okinawa – 5 dias
  • Osaka – 4 dias
  • Kyoto – 3 dias

Tokyo

o que fazer em Tokyo
Tokyo.

Em um roteiro no Japão de 30 dias, você pode estar com disposição para férias mais longas, e pode até esticar a rota até a China.

Nesse caso, é importante que descanse em cada cidade que passar para que possa aproveitar ao máximo.

Sendo assim, se estiver vindo de outro local, aproveite para conhecer Tokyo que é uma cidade extremamente funcional em que você não precisará caminhar bastante.

Use bastante o transporte público para poupar suas energias e não deixe de conhecer os principais bairros que indiquei nos roteiros anteriores. Para isso, compre um JR Pass.

Hokkaido

Roteiro no Japão
Hokkaido é um destino que oferece atrativos em todas as estações.

Em uma viagem de 30 dias, é possível que você também possa conhecer o norte do Japão com calma. Por isso, não deixe de ir para a região de Hokkaido. Principalmente durante o inverno no Japão, as paisagens são ótimas!

Uma das principais atrações da região são os onsen, onde você pode tomar um banho quente. Esse banho pode ser tanto de corpo inteiro quanto somente nos pés.

Aproveite os dias em que estiver para ir para as cidades de Otaru e Sapporo. Conheça o canal de Otaru e todo o seu romantismo apreciando um bom saquê.

Em Sapporo, a cidade da cerveja homônima, há o festival anual de neve. E foi na cidade que foram instaladas as rampas de esqui para as Olimpíadas de Inverno. Marque uma experiência como um local em Sapporo.

Hakodate

Cidades com praia no Japão
Vista da cidade de Hakodate.

Quando estiver em Hokkaido, não deixe de marcar uma excursão para o Parque Onuma em Hakodate, principalmente se gostar de praticar esportes na neve.

Não deixe de ter uma vista panorâmica da cidade usando o teleférico. E ainda aproveite a natureza no Parque Onuma.

Nagano

O que fazer em Nagano
Castelo Matsushiro, em Nagano | Foto: baku13, via Creative Commons.

Se você gosta de castelos, não deixe de ir ao Matsushiro e aprenda mais sobre a história do Japão e os daimyô, que são como senhores feudais.

Entre os templos, em contraste com a moderna arquitetura de Nagano, está o templo Zenkô-ji, que foi construído no século VII e é tido como um dos monumentos fundadores da cidade.

Para sua comodidade marque uma excursão de Nagano para a Rota Alpina Tateyama-Kurobe.

Toyama

Paisagem Japão
Toyama fica em uma bela região montanhosa.

Quando sair de Nagano, aproveite para fazer uma verdadeira aventura indo para Toyama pela Rota Toyama Kurobe. Você irá se impressionar com as belezas da natureza nipônica.

Nessa rota você também passará pelo impressionante Yuki no Otani, um paredão de neve que fará você se sentir muito pequeno.

Quando chegar à cidade, para apreciar toda essa natureza, também não deixe de fazer o passeio com o teleférico e veja as impressionantes montanhas que cobrem a cidade.

Hiroshima

dicas de hiroshima
Hiroshima.

Essa é uma cidade marcada pela II Guerra Mundial. Apesar de todo o Japão ter traços desse momento histórico, aqui é onde eles estão mais presentes.

Vale a pena conhecer a cidade e pé ou uma excursão de bicicleta com um guia local em Hiroshima, e vê como ela se reconstituiu e hoje é altamente tecnológica. Nem parece que ela foi completamente destruída em 1945.

Uma de suas principais atrações são o rio Ota e o Memorial da Bomba. Ali você irá gastar ao menos um dia para ver tudo o que foi documentado e aprender bastante.

Nos arredores da cidade ainda é possível visitar templos famosos, como o Kosanji que além de imenso combina vários tipos de construção.

Okinawa

Praia no Japão
Praias de Okinawa são conhecidas como o Caribe japonês.

Aqui você estará diante de uma das maiores belezas naturais do Japão. As praias de Okinawa são nomeadas como Caribe japonês, e isso não é a toa, pois a água é extremamente azul.

Mas, tenha atenção quando for, pois em algumas datas do verão japonês os okinawanos não entram no mar por conta de tradições. Assim, para respeitar, um bom turista também não deve entrar na água.

Verifique em quais dias você irá para a praia para não correr o risco de acabar não podendo entrar na água. Para isso, consulte esse passeio pelas praias de Okinawa.

A culinária Okinawana é baseada em porco e um pouco mais pesada. Mas é extremamente saborosa, não deixe de experimentar o seu famoso sobá.

Osaka

o que fazer em Osaka
Osaka.

Aproveite a cidade de Osaka para ver um Japão mais descontraído e que ao mesmo tempo possui inúmeros templos. A cidade é bastante visitado durante os feriados no Japão.

A cidade também é ótima para que você realize as últimas suas compras. Não deixe de aproveitar principalmente a noite e todas as suas luzes de neon e se encantar por Osaka.

A culinária de rua também é outra atração, enquanto estiver passeando, coma o famoso takoyaki (bolinho de polvo).

Se estiver com crianças, também pode aproveitar para ir no parque da Universal Studios.

Para circular por Osaka, adquira o passe de metrô de 1 ou 2 dias.

Kyoto

O que fazer em kyoto
Kyoto é um destino ideal para ter contato com a tradicional cultura japonesa.

Este será o último destino em seu roteiro no Japão. Aqui terá contato com castelos e templos antigos e imponentes, como o pavilhão dourado que é todo banhado de ouro.

Há também vários jardins que você pode visitar. Não deixe de passear pelas ruas que ainda conservam aspectos do Japão antigo e são todas de madeira.

De noite, aproveite para conhecer um espetáculo de dança de Espada Samurai Kembu.

Sugestões de passeios para 30 dias

Você percebe como o Japão tem lugares interessantes para conhecer? Portanto, é hora de reservar seus passeios favoritos com antecedência e já deixar seu roteiro programado. As sugestões abaixo contemplam diversos pontos turísticos citados acima para conhecer o Japão em 30 dias:

Quanto custa o Japão por dia?

Para descobrir quanto custa o Japão por dia, a conta leva em consideração os meios de transporte utilizados nos deslocamentos, alimentação, passeios e hospedagem. E essa conta varia de acordo com o perfil do viajante.

A acomodação geralmente tem um peso grande no custo total da viagem, portanto recomendo escolher bem entre os bons hotéis no Japão, pois dependendo da localização o preço e gastos com o roteiro aumentam.

Já para as entradas dos passeios, você pode encontrar grandes ofertas comprando online. Por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão em sites que não vendem em reais.

No momento do planejamento do roteiro no Japão, acesse sites como o www.numbeo.com para verificar quanto custa o transporte público, alimentação e demais itens relevantes.

Assim, você evita surpresas desagradáveis no orçamento da viagem.

Onde e como comprar passeios no Japão?

O ideal para organizar o roteiro no Japão é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais no Japão, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências para organizar o roteiro no Japão

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. Recomendo o Get Your Guide, agência de viagens online fundada em 2009, com sede em Berlim.

O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Pacotes de atrações para o roteiro no Japão

O pacote de atrações no Japão, ou os famosos passes turísticos, te permitem economizar tempo (acesso rápido, evitando filas) e dinheiro, oferecendo o ticket com acesso total para diversas atrações.

Ao adquirir o cartão de acesso, você tem direito à entrada nos principais museus e pontos turísticos, bilhetes de metrô e passes de trem.

O primeiro passo é escolher o seu passe online pelo site. O tipo de passe dependerá da sua disponibilidade de tempo, sendo oferecido o passe com diferentes quantidades de dias. Ele será ativado na primeira vez que passar no scanner da atração, e então será validado para usar nos dias consecutivos. Ao terminar o período comprado, o passe expirará automaticamente e você não poderá mais fazer os passeios.

Hiroshima: cartão de viagem turística de 1, 2 ou 3 dias

Embarque ilimitado nos transportes públicos em Hiroshima. Acesse Miyajima, onde você pode ver o Floating Trii Gate e o Santuário de Itsukushima, Patrimônio Mundial.

Tóquio: bilhete de metrô de 24 horas, 48 horas ou 72 horas

Escolha entre 24 horas, 48 horas ou 72 horas e pegue as linhas de metrô de Tóquio para quem desejar visitar as principais atrações da cidade de trem, este passe de metrô é a opção perfeita.

Osaka: passe de metrô de 1 ou 2 dias

Passe ilimitado para viajar por Osaka no metrô e nos ônibus da cidade, escolha entre um passe de 1 ou 2 dias. Além disso, aproveite os cupons de desconto em cerca de 30 atrações em toda a cidade, incluindo o Castelo de Osaka e a Torre.

Japan Rail Pass com envio incluído

Adquirindo o pass você pode durante 7, 4 ou 21 dias, realizar viagens ilimitadas nos trens de JR aos principais lugares turísticos do Japão.

Guias brasileiros que fazem roteiros guiados no Japão

A melhor maneira de conhecer as melhores atrações durante seu roteiro no Japão, é fazendo uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar. No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por falantes nativos de português que vivem no Japão há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor no Japão.

Mas também há passeios tanto no Civitatis como no Get Your Guide com tours em português no Japão. Os melhores são:

Roteiro pelos museus do Japão

Incluir no roteiro visitas nos melhores museus do Japão é fundamental para conhecer mais afundo a história local, assim como ter uma aula de história da arte, vendo de perto grandes obras de diversas partes do mundo.

Seja para adquirir com antecedência os ingressos ou fazer um roteiro guiado nos museus do Japão, vale muito a pena visitar alguns deles. Confira quais são as exposições e museus mais procurados:

Roteiro de barco no Japão

O Japão é o lugar ideal para se fazer um roteiro de barco, com muitas atrações maravilhosas a oferecer. Uma das maneiras mais legais de vê-la e explorar seus pontos turísticos de uma perspectiva única, é a partir dos barcos turísticos.

Veja quais são os principais cruzeiros para você incluir no roteiro no Japão, seja um barco de festa, para curtir um pôr-do-sol romântico ou mesmo para pequenos grupos.

Roteiro de ônibus turístico no Japão

Os roteiros de ônibus no Japão são ideais para visitantes de primeira viagem, pois com tantos lugares para visitar, é difícil saber por onde começar.

Essas rotas de ônibus turísticos, também conhecidas como hop-on hop-off, são uma ótima maneira de conhecer diferentes atrações turísticas em pouco tempo, sem gastar tanto dinheiro.

Oferecidos com audiodescrição em vários idiomas, o que é ótimo para obter informações sobre cada atração ao longo do itinerário, esses populares roteiros guiados de ônibus no Japão incluem paradas nas principais atrações das cidades, como o Templo Zojo-ji, em Tóquio, e o Castelo de Nijo-jo, em Kyoto.

A melhor parte é que essas empresas de ônibus turísticos oferecem descontos se você reservar on-line com antecedência, ao comprar os tickets de 1, 2 ou 3 dias.

Para te ajudar a obter o máximo de sua visita, veja a lista dos melhores tours de ônibus para você organizar seu roteiro no Japão:

Roteiro de bicicleta no Japão

Os roteiros de bicicleta são uma excelente forma de explorar o Japão e ver tudo o que o lugar tem a oferecer.

A melhor parte é que os pontos turísticos mais famosos estão incluídos nos roteiros de bike. Além disso, com um guia ao seu lado você descobrirá lugares escondidos que geralmente passam despercebidos pelos olhares da maioria dos turistas.

Esses roteiros guiados de bicicleta no Japão são projetados tanto para ciclistas experientes como para aqueles que têm pouco contato uma bike. Há também a opção de aluguel da bicicleta para você fazer seu próprio roteiro.

Porém, às vezes pode ser difícil saber qual rota escolher, por isso separei abaixo as rotas de bike mais populares no Japão:

Roteiro a pé no Japão

Uma das melhores maneiras de conhecer uma cidade é caminhando, descobrindo suas joias escondidas e se perdendo em suas ruas.

Se você estiver interessado em história, arte, arquitetura, política, ou mesmo gastronomia, fazer um roteiro a pé no Japão é uma excelente forma de conhecer o destino a partir de um olhar local.

Seja um passeio pago com antecedência ou um free walking tour (quando o pagamento é opcional, feito no final da experiência), aqui estão minhas recomendações para os melhores roteiros no Japão para fazer a pé:

Roteiro no Japão com crianças

Montar um roteiro no Japão com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como aproveitar a viagem com seus filhos, veja algumas sugestões de roteiros com crianças no Japão.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até atrações bastante procuradas, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

Roteiro romântico no Japão para lua de mel

Anualmente, milhares de casais de todo o mundo visitam o Japão para celebrar seu amor. Mas quais atividades são as melhores para um roteiro em casal? E como escolher o que fazer durante uma lua de mel?

Se você está organizando uma viagem romântica no Japão, saiba que existem muitos lugares que você pode ir para desfrutar de um passeio com seu parceiro, e cada um deles tem um charme especial.

Aqui está uma lista de roteiros românticos no Japão para você curtir durante a lua de mel, aniversário de casamento ou mesmo uma viagem para curtir um ao outro:

Roteiro noturno no Japão

Planejar um roteiro noturno no Japão é uma boa maneira de fazer atividades fora dos circuitos turísticos, curtir uma noite romântica ou mesmo fazer algo emocionante com seus amigos e família.

Aqui estão alguns dos principais passeios para fazer à noite no Japão:

Roteiro gastronômico no Japão

Durante seu roteiro no Japão, você gostaria de visitar os lugares mais legais enquanto descobre o melhor da culinária local? Uma das melhores maneiras é fazendo um roteiro gastronômico 😉

Então, se você faz questão de comer bem enquanto explora a cultura, costumes e história local, um roteiro culinário no Japão é a opção ideal.

Além disso, te ajuda a economizar. Isso porque esses roteiros guiados são uma ótima maneira de experimentar muitas comidas e bebidas típicas enquanto aprende sobre a região.

Aqui estão algumas sugestões de roteiros gastronômicos para fazer no Japão:

Roteiro de aventura no Japão

Se você gosta de passeios de aventura ou experiências radicais, o Japão oferece algumas atrações cheias de adrenalina. Conheça e reserve a sua!

Roteiro alternativo no Japão

Quer fugir do óbvio no Japão? Veja esse roteiro com o lado B no Japão e faça um roteiro diferente e alternativo:

Roteiro no Japão para viajar sozinho

O Japão é um bom lugar para quem viaja sozinho. E a melhor forma de curtir bastante as cidades é agendar passeios guiados. Essa também uma ótima oportunidade de fazer novas amizades e se integrar com a cultura local.

Roteiro de luxo no Japão

Além de escolher hotéis luxuosos e restaurantes famosos, você também pode contar com experiências exclusivas e maior conforto e privacidade nos seus tours no Japão. Se a ideia é investir em um roteiro de luxo no Japão, confira essas sugestões:

Roteiro para relaxar no Japão

Você não precisa conhecer todos os pontos turísticos no Japão durante o seu roteiro. Para relaxar e aproveitar sem pressa e com experiências que proporcionem bem-estar para o corpo e mente, veja essas atrações relaxantes no Japão:

Dicas finais para organizar o melhor roteiro no Japão

Não deixe de montar o seu roteiro e colocá-lo em prática. O mais interessante de um país como o Japão é que é possível articular muita tecnologia com uma viagem tradicional.

Para saber como montar um roteiro no Japão, é fundamental que você conheça um pouco sobre os locais que existem para conhecer no país. Assim, conseguirá tomar a melhor escolha de acordo com o seu interesse. Para facilitar o seu roteiro, compre os ingressos antecipados e agendes os melhores tours no Get Your Guide e Civitatis pelas cidades do Japão.

Você poderá conhecer muitos templos e ao mesmo tempo explorar também lugares muito tecnológicos. Um roteiro no Japão ainda pode ter em vista outros locais que você queira conhecer do país.

Mas, para isso, uma dica importante é conhecer bem como é o clima no Japão, para poder programar bem a sua viagem. O país é extremamente plural e interessante.

Se você tem o desejo de conhecer o Japão, não deixe de transformá-lo em realidade. Para isso, leia sobre o destino. Veja a lista com nossos artigos mais recentes sobre o país.

Isso tudo te ajudará a selecionar aquilo que realmente te interessa. Se aventure no Japão, com certeza será uma viagem inesquecível.

Dúvidas frequentes

O que fazer em 7 dias no Japão?

Na primeira semana no Japão você não pode deixar de fora as seguintes experiências:
Mercado de Tsukiji
Palácio Imperial de Tóquio
Fushimi Inari Taisha
Tour gastronômico em Osaka
Museu Memorial da Paz de Hiroshima

O que fazer em 20 dias no Japão?

Em 20 dias no Japão aproveite para conhecer essas atrações imperdíveis:
Monte Fuji
Tour em Yokorama
Grande Buda
Tour gastronômico em Kobe
Passeio a pé em Takayama
Tokyo Disneyland

O que fazer em 30 dias no Japão?

Com 1 mês de roteiro inclua algumas dessas atrações para conhecer no Japão que valem muito a pena:
Otaru: excursão a pé guiada
Sapporo: tour guiado personalizado privado
Parque Onuma em Hakodate
Templo Zenkô-ji
Tour de bike em Hiroshima
Praias de Okinawa

Vale a pena programar um roteiro no Japão antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência os passeios e tours imperdíveis no Japão você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre roteiro completo no Japão.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO no Japão

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para o Japão? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis no Japão para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos no Japão. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para o Japão, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel no Japão. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos no Japão, e por toda a Ásia, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios no Japão

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios no Japão, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet no Japão

Ter um chip de celular no Japão com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem no Japão.

Seguro viagem no Japão

Contratar um seguro viagem para o Japão é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Joao Dantas
    Muito bom o seu blog.
Quero Viajar Mais