Japão no verão: 5 destinos para conhecer e dicas da estação

Japão no verão: 5 destinos para conhecer e dicas da estação

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

O Japão no verão é simplesmente especial, já que essa é a estação mais esperadas pelos moradores locais.

Esse é o momento de sair às ruas, usar roupas leves e participar dos festivais. Assim, se estiver se perguntando sobre quando viajar à Ásia, os meses de junho, julho e agosto são uma ótima pedida. Se preferir a baixa temporada, maio e setembro também são boas alternativas.

Quando estive no Japão, aproveitei bastante o calor. Uma das melhores coisas é que amanhece bem cedo, muitas vezes às 4 horas da manhã, o que faz com que você possa aproveitar os locais logo no início do dia.

Não se engane achando que você conhece o verão do Brasil e não passará calor, o Japão tem um dos verões mais rigorosos do planeta.

Por conta disso que seu povo sempre inventa maneiras de poder se entreter fora de casa. Aproveite e se divirta!

Planeje sua viagem => Melhores hotéis no Japão

Seguro viagem para o Japão: qual é a melhor cobertura? »

Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.

Garanta até 20% OFF no seguro viagem no Japão, usando o cupom VIAJARMAIS15.

 

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Japão. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.

 

 

Japão no verão: época e temperaturas

paisagens do japão
Pôr do sol no Japão

O verão no Japão e em toda a Ásia começa no dia 21 de junho e vai até o dia 22 de setembro. Neste período, além do calor, também são comuns as chuva e os tufões. Mas não se preocupe, o Japão é um país muito bem equipado e preparado para esse tipo de situação.

Em uma das vezes que estive no país, passei por uma temporada de tufões na cidade de Tokyo. Na ocasião, todos que estavam na cidade foram informados com alguns dias de antecedência sobre o evento. Dessa maneira, puderam se programar para ficar em seus apartamentos, hotéis ou casas para não correr qualquer risco.

Por sorte, o tufão costuma passar rapidamente, trazendo muito vento e chuva no caso de ser muito forte. Logo em seguida, o ritmo da cidade foi restabelecido e parecia que nada tinha acontecido. Assim, apenas siga corretamente as indicações passadas e aproveite a sua viagem.

A temperatura no verão varia entre 25 e 31°C, a depender da região a temperatura por chegar a 40 graus. Se for no verão, vai pegar as cidades cheias, apesar do calor, por conta dos inúmeros festivais.

Não deixe de conferir informações sobre a temperatura e clima no Japão e as outras estações do país, suas características e os melhores passeios a serem realizados.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Japão »

 

Verão no Japão: alta ou baixa temporada

verão no japão
Histórico templo japonês

Apesar de o verão ser muito agitado no Japão, essa é uma das estações em que você irá encontrar as passagens mais em conta, bem como as acomodações. É a baixa temporada no país.

Por isso, posso afirmar que o verão é a época mais barata para viajar, principalmente fora dos dias e cidades em que ocorrem os tradicionais festivais.

Até mesmo se você pretende ir para o país para estudar o idioma em uma escola, é quando você terá os valores mais baratos. Por conta disso, não deixe de aproveitar também esse ponto positivo e poder se divertir ainda mais.

Opção => Tóquio: Excursão de Boas-Vindas com Guia Local 

Chip de celular da America Chip com internet ilimitada no Japão!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.

 

O que vestir no Japão no verão

quimono japonês
Quimono é uma ótima opção para o verão

O mais indicado é que você use roupas bem leves. O verão no Japão é quente, abafado e úmido, por isso, nunca deixe de também levar um guarda-chuva com você. Na pior das hipóteses, caso não tenha um guarda-chuva, você conseguirá comprar com facilidade em qualquer loja de conveniência.

Os japoneses também possuem o costume de andar com toalhas no pescoço para secar o suor. Não estranhe este costume, ao final de sua viagem, você verá como esse é um ótimo hábito.

Você pode tanto pegar uma toalhinha que tenha levado com você, ou também comprar nas lojas de hyakuen (lojas semelhantes às de 1,99 no Brasil e que vendem tudo a 100 ienes mais impostos).

Você também pode optar por vestir o tradicional Yukata, um quimono de verão muito confortável e leve, usado principalmente para ir aos festivais e outros passeios no Japão.

 

5 lugares para conhecer no Japão no verão

  1. Monte Fuji
  2. Okinawa
  3. Kurobe
  4. Miyazaki
  5. Fujigoko



1. Monte Fuji

japão no verão
Silhueta do Monte Fuji, no Japão

O único período do ano em que é permitido escalar o Monte Fuji no Japão é no verão. Isso porque, nas outras estações do ano, não é possível garantir a segurança e que tenha temperaturas adequadas para os turistas.

Assim, não deixe de aproveitar para fazer esse passeio. Existem vários tipos de rotas, que vão desde níveis mais difíceis, a níveis relativamente mais fáceis.

Você também pode passear pelos arredores desse conhecido atrativo turístico do Japão para tirar ótimas fotos. Essa é, com certeza, uma das melhores paisagens do país e do mundo.

 

2. Okinawa

okinawa japão
As belíssimas praias de Okinawa

Okinawa é conhecida como o Caribe do Japão. E isso não é à toa. As praias são muito lindas e a paisagem incrível, a cidade está localizada na região japonesa de Kyushu.

Ao todo, são quase 200 ilhas que compõem Okinawa, e uma das possibilidades de hospedagem é que você fique em um resort. Ali você terá acesso à praia e também a todas as mordomias de uma hospedagem como essa.

Além das praias, você poderá visitar outras belezas naturais, como a Gyoku Sendo, uma caverna subterrânea de mais de 300 anos. Você verá a água cristalina e azul, além disso, a temperatura não é muito elevada por ali, o que pode ser um descanso para o calor que faz pela região.

O Castelo de Shuri, que hoje é um museu, é um dos principais pontos turísticos do Japão. Um local imenso em que você poderá entrar em contato com a história da ilha, que já foi de domínio chinês antes de ser agregada ao Japão.

A culinária de Okinawa também é uma das atrações turísticas, muitos pratos são feitos à base de carne de porco. Mas também é muito comum um legume cujo nome é goya, um pouco amargo, mas muito apreciado pelos habitantes que o comem com tofu e/ou ovo.

Confira=> Excursão pela ilha de Okinawa

 

3. Kurobe

japão em outubro
Cidade de Kurobe, na província de Toyama

Essa região é conhecida como os alpes do Japão. Durante o verão, você poderá ver o verde florescendo em meio à neve que está derretendo. Além disso, o local não é muito quente, podendo ser uma ótima opção para você fugir das temperaturas elevadas do país.

Uma de suas principais atrações é uma estrada de gelo. Durante o verão é possível caminhar por uma estrada feita em meio ao gelo e com paredes de até 20 metros de altura. A estrada possui aproximadamente 90 quilômetros, mas você verá essas imensas paredes por cerca de 500 metros, vale a pena uma excursão pela rota alpina japonesa.

 

4. Miyazaki

aoshima miayazaki
Aoshima, famosa praia de Miyazaki

Um dos locais mais procurados pelos japoneses durante o verão é o Ocean Dome, uma praia artificial localizada em Miyazaki.

Essa é a oportunidade de você conhecer um local muito bonito e feito por seres humanos. Além disso, o local é coberto e você não terá de se preocupar em caso de chuva.

 

5. Fujigoko

monte fuji
Os cinco lagos de Fuji – região de Fujigoko

Essa é conhecida como a região dos cinco lagos. Por mais que não estejamos acostumados, o país é um local de inúmeros lagos e cachoeiras, então não deixe de colocá-los nos seus dias no Japão.

Nessa região, você poderá visitar 5 lagos e também aproveitar uma vista maravilhosa, já que o Fujigoko está nos arredores do Monte Fuji. Onde quer que você esteja, verá uma diferente perspectiva do Monte.

Única=> Excursão aos lagos da região de Fujigoko 

 

O que fazer no verão no Japão

Existem muitas opções do que fazer no Japão durante essa estação. Aqui, elenco algumas dessas atividades que te surpreenderão e te darão uma outra imagem do país.

 

Hanabi

verão no japão
Fogos de artifício do Hanabi

Para comemorar o verão no Japão, há a tradicional queima de fogos. Quando estive em Tokyo, pude aproveitar essa festividade. É muito interessante, pois os japoneses vão às ruas e sentam-se no asfalto mesmo para ver uma linda apresentação no céu.

Há muita comida de rua e muitas pessoas vestidas de kimono de verão, sendo assim uma das principais curiosidades do Japão.

 

Tanabata Matsuri

festival matsuri
Festival Tanabata Matsuri

Esse é o famoso festival das estrelas e ocorre durante um mês, entre 7 de julho a 7 de agosto.

Provavelmente é o período do verão que os japoneses mais aproveitam. O Tanabata Matsuri faz referência à uma lenda em que um casal foi separado por Deus para que não deixassem de fazer as suas tarefas diárias e só ficassem namorando. Uma vez por ano esse casal se reencontra, o que deu origem ao festival.

Por ser por um longo período, ela acontece em vários locais e com várias celebrações. Não é incomum você estar andando pelas ruas de Tokyo neste período e se deparar com um palco em que estão acontecendo comemorações do evento.

Especificamente nos dias 7 e 9 de agosto, em Hiratsuka, ocorre o maior Tanabata do país. Há muitas comemorações cheias de cores e muita música tradicional. Se estiver em Tokyo, você conseguirá chegar ao local por meio de trem com facilidade.

Colocar esse festival em seu roteiro é uma das melhores dicas do Japão que posso te dar!

 

Tooro Nagashi

japão no verão
Lâmpadas japonesas para o ritual

Esse é um dos festivais que acontece em várias localidades, como no rio Sumida de Tokyo e também em Nagasaki. Esse último é o mais famoso. Veja como ter internet no Japão para postar lindas fotos nas redes sociais.

Tooro Nagashi é mais um ritual do que um festival propriamente dito. Entre os dias 13 e 15 de agosto, a crença budista acredita que os antepassados voltam para visitar os seus parentes.

Por conta disso, os japoneses possuem o costume de construir lanternas e lançá-las nos rios para se despedirem e homenagear a alma daqueles que se foram.

Esta é praticamente a última etapa do período Obon, feriado japonês semelhante ao dia de finados no Brasil.

 

Sankeien Garden

sankeien garden
Sakeien Garden em Yokohama

Localizado em Yokohama, o Sanakeien Garden abriga entre o final de junho e o começo de julho inúmeros vaga-lumes. E se você gosta de natureza, leia sobre as cerejeiras no Japão.

O inseto é muito apreciado na cultura japonesa, um dos maiores exemplos é o famoso anime Túmulo dos Vaga-lumes, sobre as memórias da II Guerra Mundial.

Normalmente, o parque fica aberto até às 17 horas, mas no período em que os vaga-lumes mais aparece, ele fica aberto até às 21 horas. Não deixe de ir e conhecer ainda mais sobre os costumes a cultura japonesa.

Vale a pena => Cruzeiro na Baía de Yokohama

 

Mountain Bike e Golfe

verão no japão
Vila de Niseko, em Hokkaido

Durante o inverno no Japão é comum a prática de snowboard e outros esportes de inverno. Com o verão, as pessoas trocam de esporte e aproveitam para descer de bicicleta as montanhas que ficam cobertas de neve quando está frio.

Você pode aproveitar para fazer isso em Niseko, localizada ao norte do país, em Hokkaido.

Outra opção é ir a um dos resorts ou os melhores hotéis do Japão e aproveitar para jogar golfe. Os japoneses amam esse esporte e o praticam sempre que há uma oportunidade.

Seguro => Transfer privado para Niseko

 

Vestir um Yukata

quimono japonês
Yukata, o tradicional quimono

Os festivais que elenquei acima são apenas alguns deles. E onde quer que você esteja durante o verão, muito provavelmente, irá se deparar com alguma festividade ou feriados no Japão.

O traje comum que os japoneses usam neste período são os Yukata, um quimono tradicional para o verão. Sendo assim, ele é bem mais leve e fresco para que você possa passear pelas ruas sem ficar transpirando. Só de andar pelo metrô ou trem das cidades do Japão, você irá ver muitos japoneses com essas vestes.

Experimente você também, os preços dessa vestimenta vão desde valores muito caros, até mesmo os mais em conta, para caso não queira gastar muito.

 

Comer e beber

comida japonesa
Comida tradicional japonesa

Assim como nas outras estações no Japão, o verão possui as suas próprias comidas e bebidas típicas da época.

Por isso, não se apegue somente ao que é tradicional e você poderá encontrar o ano inteiro pelo país, mas sim ao que há de diferente.

Nas lojas de conveniência, você poderá encontrar refrigerantes que são lançados exclusivamente para o verão. Muitas vezes os sabores são para apenas um ano e depois não retornam mais para as prateleiras. Por isso, não deixe de experimentar tudo o que tiver vontade. Além disso, os valores não são muito altos.

Uma das comidas típicas dessa estação é a Unagi, a famosa enguia, muito apreciada pelos japoneses e a qual você poderá experimentar tanto em restaurantes mais requintados, como até mesmo nos restaurantes mais populares de Tokyo.

Aproveite também para comer os sobás (macarrão) que são gelados para dar uma amenizada no calor. Esse é um prato excelente e muito saboroso.

 

Aproveite o Japão no verão

O verão é uma estação muito apreciada pelos japoneses. Pois é o momento de sair nas ruas, frequentar locais em que não se pode entrar no inverno, praticar esportes na rua e ir a muitos festivais.

Por conta disso, aproveite ao máximo o verão no Japão e não deixe de se divertir como um japonês. Aproveite para passear em qualquer horário do dia pelas ruas e se divirta.

Gostou das dicas sobre o verão no Japão? Não deixe de ver mais informações em outros artigo aqui no Quero viajar mais. Compartilhe, curta e coloque suas dúvidas nos comentários.

 

Descubra como ECONOMIZAR MUITO no Japão – dez/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para o Japão? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Visitas guiadas no Japão

Para aproveitar ao máximo sua viagem, o ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus tours e excursões no Japão. Assim, você evita filas na entrada das atrações e garante sua participação em atividades concorridas, que podem esgotar rapidamente para compras de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem preços competitivos, cancelamento gratuito até 48 horas antes e bilhetes digitais para maior praticidade. Além disso, o atendimento é disponível 24/7 em português.

Chip de internet no Japão

Ter um chip de celular no Japão com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem no Japão.

Qual o melhor seguro viagem no Japão?

Contratar um seguro viagem para o Japão é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais