Como chegar em Osaka, Japão e como ir do aeroporto para o centro
Saber como chegar em Osaka é o primeiro passo para conhecer uma das principais cidades turísticas do Japão. Este artigo trará algumas informações sobre o Aeroporto Internacional de Kansai (KIX) e como se deslocar dele até a região central desta cidade da Ásia.
Este aeroporto fica situado em uma ilha artificial na baía de Osaka, foi inaugurado em 1994 e é o terceiro mais movimentado do Japão, ficando só atrás do de Haneda e o de Narita; os dois últimos localizados na região de Kantō, onde está localizada a capital do Japão, Tóquio.
O KIX possui até um mascote chamado Sorayan (sora significa céu e yan é uma palavra utilizada no dialeto de Osaka para dar ênfase) presente em várias lembrancinhas vendidas no aeroporto.
Neste artigo, trago de acordo com a minha experiência na cidade como chegar em Osaka do Brasil e todas as formas de transporte para se locomover a partir do aeroporto da cidade.
Planeje sua viagem => Hotéis incríveis localizados no Japão
Seguro viagem com cobertura para o Japão »
Como chegar em Osaka?
Do Brasil
Para você que deseja fazer turismo no Japão, saiba que esta cidade pode ser a sua porta de entrada, pois, felizmente, existem voos do Brasil para Osaka.
Tendo como exemplo uma viagem de São Paulo, o tempo de voo para Osaka é a partir de 31 horas; isso dependerá da conexão no aeroporto, que é geralmente na Europa e podem ser de 1 a 3 paradas até a Ásia.
Uma passagem de ida e volta de São Paulo para Osaka custa a partir de 5,418 reais; fique sempre atento para comprar pelo valor mais baixo possível.
Outro detalhe importante: para fazer essa viagem é preciso tirar seu visto de turista para o Japão.
CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios em Osaka »
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Osaka. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
De Tokyo
Caso você esteja passando uns dias em Tokyo, saiba que a distância da capital do Japão para Osaka é de 501 km. Para fazer este trajeto, você pode ir de avião, carro, de trem-bala ou até mesmo de ônibus.
Para ir de avião é bem tranquilo, pois os voos são diretos, custam a partir de 230 reais e o tempo de voo de Tokyo para Osaka é de 1 hora e 30 minutos.
Se você optar por fazer o aluguel de carro no Japão, é uma opção prática e que te permite conhecer a cidade de Osaka no seu ritmo, sem depender de transporte público. Este percurso dura em torno de 6 horas.
Porém existe uma burocracia, uma vez que não é possível utilizar a carteira de habilitação brasileira (CNH) nem a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Recomendo que alugue um veículo caso seu roteiro inclua mais destinos japoneses.
Ao preferir ir de trem-bala, pegue-o da estação de Tokyo e desça na Shin-Osaka; o percurso dura 2 horas e 30 minutos e custa 686 reais.
Quanto a opção de ir de ônibus, a viagem dura de 6 a 9 horas (varia bastante) e custa 478 reais. Todos estes valores referentes ao ano de 2020, consulte sempre a cotação atual.
Do Aeroporto Internacional de Kansai para o centro de Osaka
O Aeroporto Internacional de Kansai fica a 40 km de distância do centro de Osaka, sendo várias as opções de transporte (trem, ônibus e táxi).
Vale ressaltar também que, atualmente também não existe o serviço de Uber no aeroporto.
O aeroporto também possui hotéis: Hotel Nikko e First Cabin; este último trata-se de um hotel cápsula. Ambos ficam a poucos minutos de caminhada do Terminal 1, uma opção para quem chega tarde no aeroporto ou possui voo muito cedo.
Conforto => Traslado do aeroporto de Osaka
Trem
Existem várias opções de trens que variam conforme o destino escolhido.
No Serviço Rápido do Aeroporto de Kansai (em japonês Kanku-kaisoku), o trem pára na estação de Tennoji, próxima ao parque e zoológico Tennoji e da torre de observação Tsutentaku (o percurso até esta estação dura 45 minutos e a passagem custa 1.080 ienes) e na estação de Osaka (duração de 1 hora e a passagem custa 1.210 ienes).
Os trens passam de duas a três vezes por hora. Os turistas que possuem o Japan Rail Pass podem utilizar esse transporte, já que esta linha é operada pela JR West.
Importante:
Os turistas que estão fazendo o percurso contrário (partindo das estações de Tennoji ou de Osaka para o Aeroporto Internacional de Kansai) devem prestar atenção para entrar nos primeiros quatro vagões do trem, já que a composição se separa durante o percurso e os vagões de trás vão para outro destino.
Já o Expresso Limitado Haruka tem parada na estação de Tennoji ( percurso de 35 minutos e a passagem custa 1.740 ienes para assento não reservado e 2.300 ienes reservado) e na estação de Shin Osaka, estação onde passa o Tokaido Shinkansen; trem-bala que vai para Tokyo O percurso até Shin Osaka possui duração de 50 minutos e a passagem custa 2.380 ienes para assento não reservado e 2.900 para assento reservado.
Este trem passa duas vezes por hora e alguns trens Haruka possuem decoração da Hello Kitty, a famosa personagem da Sanrio. Os turistas que possuem o Japan Rail Pass podem utilizar esse transporte, já que esta linha é operada pela JR West.
Importante:
Turistas estrangeiros podem comprar o cartão Icoca & Haruka no aeroporto apresentando o passaporte. Com o cartão a passagem para Tennoji sai por 1.120 ienes] e para Shin Osaka, 1.320 ienes. O cartão custa 500 ienes mas pode ser devolvido em qualquer máquina de venda de passagens da Japan Railways, sendo o valor do cartão reembolsado (a recarga inicial mínima é de 1.500 ienes).
Incrível => Tour privado em Osaka com um local
Ônibus
É possível pegar ônibus para diversos atrativos de Osaka situados no centro, como por exemplo a Universal Studios Japão; além de ir para as principais estações de trem emetro,para outras cidades na província de Osaka e também para outras províncias (ex: Hyogo, Nara, Kyoto).
Os ônibus do aeroporto partem tanto do Terminal 1 quanto do Terminal 2. A compra da passagem é feita nas máquinas de venda localizadas próximas aos pontos de ônibus.
A passagem custa 1.600 ienes (adulto) e 800 ienes (criança). Em algumas linhas é possível comprar passagem de ida e volta (válida por quatorze dias após o primeiro uso, com um pequeno desconto. Saiba tudo sobre qual é a moeda do Japão.
Para quem chega de noite no aeroporto (os trens não operam de madrugada), é possível pegar o ônibus para a estação de Osaka (da meia noite às cinco da manhã o ônibus passa a cada uma hora) ou para a estação de Namba (este ônibus parte do aeroporto às onze e meia, meia noite e meia e uma e meia da manhã).
Adquira => Universal Studio Japan Pass
Táxi
Das três opções de transporte citadas, o táxi é a mais cara. Abaixo, valores estimados para transporte para alguns locais no centro de Osaka:
- Estações JR Osaka, Hankyu/Hanshin Umeda: 16.000 ienes (781 reais) na “bandeira 1” e 19.200 ienes (937 reais) na “bandeira 2”; duração da viagem de 60 minutos.
- Estações de Honmachi, Yodoyabashi e Namba: 15.500 ienes (756 reais) na “bandeira 1” e 18.600 ienes (908 reais) na “bandeira 2”; duração da viagem de 50 minutos.
Dicas no Aeroporto Internacional de Kansai
O aeroporto possui guarda volumes nos Terminais 1, 2 e no Aeroplaza. Os armários funcionam com moedas (iene) e possuem os seguintes preços:
Sistema de cobrança por hora (o valor cobrado permite o armazenamento por três horas)
- Armário pequeno: 100 ienes (4,88 reais).
- Armário médio: 200 ienes (9,76 reais).
- Armário grande (para malas de viagem): 300 ienes (14,65 reais).
Sistema de cobrança diária (após a meia noite é cobrada nova diária)
- Armário pequeno: 400 ienes (19,53 reais).
- Armário médio: 600 ienes (29,29 reais).
- Armário grande (para malas de viagem): 800 ienes (39 reais).
Para os turistas que queiram chegar no aeroporto e passear sem ter que passar primeiro no hotel para descarregar as malas, ou prefiram a comodidade de não ter que carregar bagagens existe o serviço de transporte de bagagens.
Uma dica de passeio no aeroporto é o Waku Waku Backstage Tour, que sai do Hall de Observação (local onde é possível observar os aviões) e visita os bastidores do aeroporto, como o serviço de catering no avião, área de cargas, área de abastecimento e hangares.
O tour é somente em japonês mas vale a pena para quem tem curiosidade por aviões e aeroportos.
Waku Waku Backstage Tour
- Horários do tour: 12 horas, 13 horas e 15 horas (ocorre somente nos finais de semana e feriados)
- Duração: 60 minutos
- Preço: 500 ienes (24,41 reais).
Quanto a alimentação, são várias as opções de cafeterias e restaurantes no aeroporto, sendo possível provar os pratos típicos do Japão, como lamen, udon, tonkatsu (porco à milanesa), sushis, okonomiyaki (panqueca japonesa), takoyaki (bolinho recheado com polvo) e akashiyaki (parecido com takoyaki, porém servido com um caldo feito com dashi – peixe bonito).
No aeroporto é possível comprar o Osaka Amazing Pass que permite o transporte ilimitado de ônibus e metrô para um ou dois dias, dependendo do passe comprado; além de acesso a vários atrativos da cidade.
Tudo sobre como chegar em Osaka
De maneira geral, os meios mais práticos de transporte do Aeroporto Internacional de Kansai para o centro de Osaka são via trem e ônibus.
É possível chegar em vários pontos no centro de Osaka nas duas formas. Sendo assim, o turista deve levar em consideração alguns fatores para escolher o melhor meio de transporte
Os trens passam em intervalos menores mas os ônibus operam de madrugada; para os turistas que possuem o Japan Rail Pass é recomendável utilizar os trens operados pela Japan Rail, incluídos no passe.
Para finalizar, recomendo o artigo sobre como ter um chip com internet no Japão pode facilitar a sua vida no país. Confira!
Hona ne!
E você, quais destes pontos turísticos de Osaka gostaria de conhecer? Já esteve na cidade e tem alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *