Japão no inverno: temperatura, o que vestir e 8 lugares para turismo

por Luiza Araujo

Japão no inverno: temperatura, o que vestir e 8 lugares para turismo

O Japão no inverno é tudo aquilo que você já escutou falar e mais um pouco. As temperaturas são realmente muito baixas nessa parte da Ásia.

O país possui estações bem demarcadas: o verão é um dos mais quentes do mundo e o inverno bem rigoroso.  Quando passei o inverno no país, estava despreparada e acabei tendo de me virar diante dessa situação.

Te darei algumas dicas para que você não passe pelas mesmas desventuras que eu e possa ter um dos melhores invernos de sua vida. Vela a pena curtir a estação no Japão e apreciar o dia lindo que faz no país.

Mas não há motivos para preocupação. O país possui uma ótima estrutura para lidar com a baixa temperatura. Além disso, há ótimas atrações turísticas como os onsen em que você aprende mais sobre a cultura japonesa e se aquece.

Até mesmo a culinária japonesa muda durante o inverno. Caso possa, é muito bom fazer um roteiro de 25 dias no Japão e aproveitar o inverno ou, pelo menos, o outono.

A depender da região que você for, o inverno no Japão pode chegar a temperatura inferior a -20°C. Assim, aproveite para se aventurar nesse frio, não deixe de experimentar essa estação e descobrir ainda mais o Japão.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis no Japão

Seguro viagem Japão »

 

Japão no inverno: quando começa a estação

Monte Fuji Japão
Monte Fuji ao fundo da bela Yokohama.

O inverno no Japão e na Ásia começa em 21 de dezembro e vai até 13 março, logo é a estação da virada do ano e possui temperaturas que variam muito.

Mas não se engane, não é como no Brasil que os termômetros nunca vão passar dos 13°C aproximadamente.

Quando começa cada uma das estações do ano no Japão, é fácil de perceber, pois elas são bem demarcadas. O mês mais frio costuma ser em janeiro, já em fevereiro o inverno começa a perder força e o clima no Japão começa a esquentar.

A principal festa do ano dessa época é o Oshougatsu, que são as confraternizações de final de ano e nas quais acontecem muitos rituais. Vale ressaltar que no Japão também neva, mas em Tokyo é mais difícil ter neve.

Difícil, porém não impossível e às vezes costuma cair neve pela capital do país também. Quando mais ao norte do Japão, mais frio estará e você terá mais chance de pegar neve (em alguns locais, muita).

Uma das opções que você pode escolher também é passar o final de outono e início do inverno. Mas lembre-se de que as roupas para o outono japonês não necessariamente servirão para o inverno, caso você pretenda fazer uma viagem muito longa.

Mais uma dica para você que está programando o seu roteiro para o Japão no inverno: é proibido subir o Monte Fuji nesta época do ano, já que não é possível garantir a segurança das pessoas e nem mesmo suportar o frio.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Japão »

 

Lugares para conhecer no Japão no inverno

  1. Yamagata
  2. Nagano
  3. Sapporo
  4. Gifu
  5. Hakodate
  6. Kanagawa
  7. Tateyama
  8. Osaka

Opção => Bilhete de ônibus turístico 24 horas em Tokyo 

 

Cidades para visitar no Japão no inverno

1. Yamagata

Cidades do Japão
Yamagata no inverno | Foto: Yuhei Kuratomi, via Creative Commons.

Na província de Yamagata você irá encontrar a Ginzan Onsen – águas termais. Ao mesmo tempo em que todos os locais estarão cobertos de neve, você pode aproveitar as fontes termais naturais. É um dos melhores passeios para fazer no passeios no Japão.

Nesse local você terá acesso a um onsen natural (águas termais). O vapor das águas ainda invade vários ryokans – hotéis com arquitetura tradicional. Veja também os melhores hotéis do Japão.

Não deixe de visitar essa atração e se aquecer nas baixas temperaturas japonesas. Veja opções de hotéis em Yamagata.

Ingresso => Memorial da Paz de Hiroshima

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Japão. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

2. Nagano

Inverno no Japão
Macacos são a principal atração do inverno em Nagano.

Na província de Nagano está localizada a cidade de Yamanouchi. E no parque Jigokudani Yaen, você pode ver os famosos macacos de cara vermelha se banhando na água quente.

Esse também é um onsen natural, entretanto, você não poderá entrar, mas somente ver os macacos. Essa espécie de macaco só existe no Japão. Eles podem ser vistos no ano inteiro, mas é no inverno que você verá muitos macacos se banhando, uma das principais curiosidades do Japão.

Quando já é a primavera, por exemplo, já não é possível ver tantos deles, pois não possuem mais o interesse em ficar muito tempo na água quente. Pesquise entre os hotéis em Yamanouchi.

Opções => Atividades turísticas em Hokkaido

 

3. Sapporo

Inverno japonês
Neve é bem comum em Sapporo | Foto: lensonjapan, via Creative Commons.

A cidade está localizada na província de Hokkaido e abriga o Festival de Neve de Sapporo, um dos mais famosos no Japão no inverno. Veja mais cidades do Japão interessantes.

A grande atração são as esculturas de neve, que variam de tamanho e podem reproduzir castelos até personagens de desenhos.

Você pode tanto vê-las na parte do dia, como também à noite, quando as esculturas mais elaboradas ficam iluminadas.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Com o ingresso para a Torre de Tv de Sapporo você poderá ter uma visão linda da cidade nevada. Veja onde ficar entre os hotéis em Sapporo.

Opção => Experiência com um local em Sapporo

 

4. Gifu

Cidades do Japão
Paisagem de Gifu fica cinematográfica durante o inverno.

Em Gifu está localizado o parque Takasu, um dos pontos turísticos do Japão. Esse é um dos locais no Japão que você pode praticar o snowboard. Uma das maiores diferenças desse parque é que ali você terá vários tipos de colina. Se quiser saber mais sobre as paisagens do mapa do Japão, não deixe de conferir o artigo que escrevi sobre o tema.

Assim vários níveis de pessoas podem praticar o esporte. Há até mesmo uma parte destinada somente para as crianças.

Uma das dicas do Japão para esse parque é ir ao setor dos restaurantes nos horários menos concorridos, caso contrário nem mesmo haverá lugar para sentar.

Em Gifu, você também poderá visitar o Booka no Sato, que é uma fazenda que está a mil metros de altura em relação ao mar. Como é um lugar montanhoso, uma das principais atrações no inverno é descer pela neve em uma boia.

Mas se lembre de ir com roupa apropriada, caso contrário ficará com o pé molhado durante o dia inteiro. O percurso com a boia é monitorado pelos funcionários da fazenda, por isso, não há grande risco. Por isso, é importante ler as dicas do Japão.

Além disso, há outras atrações que você pode aproveitar para passar um ótimo dia.

Conheça => Principais pontos turísticos de Tokyo

 

5. Hakodate

Inverno no Japão
Hakodate é uma cidade costeira onde o inverno também é bastante rigoroso.

No norte do Japão está Hakodate. Nessa região você terá muitas atrações para aproveitar durante o inverno.

São muitos pontos de destaque para você visitar. Por isso, dedique uma parte de sua viagem no Japão no inverno para ficar na região.

Além disso, a culinária também é algo que você tem de se deliciar, pois ela é toda elaborada pensando nas baixas temperatura e ainda muito saborosa. São muitos pratos originais que você encontrará somente ali. Não deixe de ler esse artigo que escrevi para saber mais a respeito dos comidas típicas do Japão.

Caso você vá viajar para o Japão em setembro, também vale a pena ir para a região, pois já poderá aproveitar as temperaturas mais baixas.

A atração é a cidade de Hakodate, como ela foi uma das primeiras que passou a assimilar as influências ocidentais, você verá uma arquitetura completamente diferente do restante do Japão.

Aproveite para passear pelas suas ruas de estilo europeu e curta o frio. Na região também é comum ventar muito forte. Por isso, vale a pena ficar em um dos hotéis em Hakodate.

Bike => Tokyo: passeio de bicicleta de dia inteiro 

 

6. Kanagawa

Sagamiko Illumillion
Cidade é um ótimo local para ver a iluminação de inverno no Japão.

Kanagawa está nos arredores de Tokyo. Assim, quando estiver pela cidade, não deixe de aproveitar o Sagamiko Illumillion, que acontece nos arredores do lago Sagomi. No inverno, tudo fica iluminado com luzes de led.

Você irá ver as luzes se acenderem de acordo com a música que é tocada no ambiente. Você verá uma verdadeira floresta de iluminação. Assim, o melhor horário para ir é na parte da noite para que possa ter melhor proveito. Confira os melhores feriados no Japão.

Imperdível=> Experiência cultural em Miyajima

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

7. Tateyama

Japão no inverno
Paisagens em Tateyama são de tirar o fôlego.

Essa é uma das principais e mais incríveis vias no Japão no inverno.

Entretanto, a Rota Alpina Tateyama-Kurobe, cuja paisagem é composta por uma estrada de asfalto e em suas margens estão imensas barreiras de neve, estará fechada.

Mas mesmo assim, você poderá aproveitar os alpes japoneses e ver as casas tradicionais cobertas de neve. Se fizer o aluguel de carro no Japão, tome cuidado ao dirigir.

Imperdível => Experiências no Sudeste Asiático

 

8. Osaka

Osaka no inverno
Castelo de Osaka | Foto: Otto Domes, via Wikimedia Commons.

Está é uma das maiores cidades do Japão e um dos pontos que mais atrai turistas. Veja os pontos turísticos de Osaka.

Além disso, você pode aproveitar para conhecer a cidade durante o inverno e ir às estações de esqui que estão nos arredores. Uma das opções é o resort Hakodateyama, que tem ótimas pistas para qualquer nível.

Até mesmo se você for iniciante na prática esportiva na neve, poderá tentar dar os seus primeiros passos sem o menor problema. Para conhecer a cidade, faça um tour em ônibus turístico panorâmico em Osaka.

Essa estação está somente a 2 horas de Osaka e também está nas proximidades de Kyoto. Assim, você também pode aproveitar para ir nesta última cidade para ver as construções antigas e tradicionais do Japão cobertas de neve.

Outra atração turística em Osaka que é imperdível no inverno são as iluminações que estão pela cidade. Assim, você pode conhecer todos os pontos turísticos mais tradicionais e ainda aproveitar as luzes pela noite.

Elas são decorações principalmente para o Natal e para o Ano Novo. Mas também há o Festival de Luzes de Osaka que ocorre nas últimas semanas do ano e atinge uma boa parte da cidade. Não deixe de ver essas luzes e fazer ótimas fotos. Por falar nisso, veja como ter internet no Japão para postar muito.

Dica => Hotéis em Osaka

 

Conheça o inverno do outro lado do mundo

Em um roteiro de 25 dias você poderá aproveitar bastante o Japão no inverno. Mas isso não é uma regra e você deve escolher o roteiro que seja melhor para o seu bolso e para seus interesses.

Ainda mais no inverno, você poderá curtir tanto a natureza, a neve, os onsens e também se aventurar no snowboard. No inverno, assim como no verão japonês, as temperaturas atingem extremos, por isso esteja bem preparado. Saiba também como é o  Japão no verão.

Não deixe de comprar algumas roupas adequadas ainda no Brasil. Caso possa, compre outras no país. Afinal de contas, a qualidade será diferente, já que haverá roupas mais apropriadas para a estação.

Aproveite para pesquisar sobre a moeda do Japão. Não deixe de ir e se aventure no Japão!

Gostou das minhas dicas de destino para curtir o Japão no inverno? Conte nos comentários qual dessas cidades entrará no seu roteiro.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Luiza Araujo

ESCRITO POR

Luiza Araujo

Luiza Araujo, 31 anos, professora e viajante. Fez doutorado sobre a cultura japonesa. Foi para o país e pela Ásia em algumas oportunidade para concluir sua pesquisa e participou de congressos acadêmicos pelo país. Gosta de animais, ler e viajar.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *