Japão no inverno: temperatura, o que vestir e lugares frios

Japão no inverno: temperatura, o que vestir e lugares frios

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (5 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

O Japão no inverno é tudo aquilo que você já escutou falar e mais um pouco. As temperaturas são realmente muito baixas nessa parte da Ásia.

O país possui estações bem demarcadas: o verão é um dos mais quentes do mundo e o inverno bem rigoroso.  Quando passei o inverno no país, estava despreparada e acabei tendo de me virar diante dessa situação.

Te darei algumas dicas para que você não passe pelas mesmas desventuras que eu e possa ter um dos melhores invernos de sua vida. Vela a pena curtir a estação no Japão e apreciar o dia lindo que faz no país.

Mas não há motivos para preocupação. O país possui uma ótima estrutura para lidar com a baixa temperatura. Além disso, há ótimas atrações turísticas como os onsen em que você aprende mais sobre a cultura japonesa e se aquece.

Até mesmo a culinária japonesa muda durante o inverno. Caso possa, é muito bom fazer um roteiro de 25 dias no Japão e aproveitar o inverno ou, pelo menos, o outono. A depender da região que você for, o inverno no Japão pode chegar a temperatura inferior a -20°C. Assim, aproveite para se aventurar nesse frio, não deixe de experimentar essa estação e descobrir ainda mais o Japão.

Planeje sua viagem => Hotéis baratos e de luxo no Japão

Entenda sobre seguro viagem Japão »

Japão no inverno: quando começa a estação

O inverno no Japão e na Ásia começa em 21 de dezembro e vai até 13 março, logo é a estação da virada do ano e possui temperaturas que variam muito. Mas não se engane, não é como no Brasil que os termômetros nunca vão passar dos 13°C aproximadamente.

Quando começa cada uma das estações do ano no Japão, é fácil de perceber, pois elas são bem demarcadas. O mês mais frio costuma ser em janeiro, já em fevereiro o inverno começa a perder força e o clima no Japão começa a esquentar.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

A principal festa do ano dessa época é o Oshougatsu, que são as confraternizações de final de ano e nas quais acontecem muitos rituais. Vale ressaltar que no Japão também neva, mas em Tokyo é mais difícil ter neve.

Difícil, porém não impossível e às vezes costuma cair neve pela capital do país também. Quando mais ao norte do Japão, mais frio estará e você terá mais chance de pegar neve (em alguns locais, muita).

Uma das opções que você pode escolher também é passar o final de outono e início do inverno. Mas lembre-se de que as roupas para o outono japonês não necessariamente servirão para o inverno, caso você pretenda fazer uma viagem muito longa.

Mais uma dica para você que está programando o seu roteiro para o Japão no inverno: é proibido subir o Monte Fuji nesta época do ano, já que não é possível garantir a segurança das pessoas e nem mesmo suportar o frio.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Japão »

Roupas de inverno para levar na mala

Recomendo comprar as roupas da Columbia Sportswear ainda no Brasil, para você não perder tempo procurando esses itens durante a viagem.

Vale super a pena conferir a página dos itens em promoção, que oferece produtos com desconto de até 50%. São jaquetas, botas e diversas outras peças com tecnologia ideal para viagens de frio ou calor.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Japão. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Ao clicar nos links acima, você ganha 10% de desconto ao comprar qualquer item no site da Columbia Sportswear!

Lugares para conhecer no Japão no inverno

  1. Yamagata
  2. Nagano
  3. Sapporo
  4. Gifu
  5. Hakodate
  6. Kanagawa
  7. Tateyama
  8. Osaka

Cidades para visitar no Japão no inverno

1. Yamagata

Cidades do Japão
Yamagata no inverno | Foto: Yuhei Kuratomi, via Creative Commons.

Na província de Yamagata você irá encontrar a Ginzan Onsen – águas termais. Ao mesmo tempo em que todos os locais estarão cobertos de neve, você pode aproveitar as fontes termais naturais. É um dos melhores passeios para fazer no passeios no Japão.

Nesse local você terá acesso a um onsen natural (águas termais). O vapor das águas ainda invade vários ryokans – hotéis com arquitetura tradicional.

Não deixe de visitar essa atração e se aquecer nas baixas temperaturas japonesas. Veja opções de hotéis em Yamagata.

2. Nagano

Clima frio
Macacos são a principal atração do inverno em Nagano.

Na província de Nagano está localizada a cidade de Yamanouchi. E no parque Jigokudani Yaen, você pode ver os famosos macacos de cara vermelha se banhando na água quente.

Esse também é um onsen natural, entretanto, você não poderá entrar, mas somente ver os macacos. Essa espécie de macaco só existe no Japão. Eles podem ser vistos no ano inteiro, mas é no inverno que você verá muitos macacos se banhando, uma das principais curiosidades do Japão.

Quando já é a primavera, por exemplo, já não é possível ver tantos deles, pois não possuem mais o interesse em ficar muito tempo na água quente. Pesquise entre os hotéis em Yamanouchi.

3. Sapporo

Inverno japonês
Neve é bem comum em Sapporo | Foto: lensonjapan, via Creative Commons.

A cidade está localizada na província de Hokkaido (veja mais atividades turísticas em Hokkaido) e abriga o Festival de Neve de Sapporo, um dos mais famosos no Japão no inverno. Veja mais cidades do Japão interessantes.

A grande atração são as esculturas de neve, que variam de tamanho e podem reproduzir castelos até personagens de desenhos.

Você pode tanto vê-las na parte do dia, como também à noite, quando as esculturas mais elaboradas ficam iluminadas.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Com o ingresso para a Torre de Tv de Sapporo você poderá ter uma visão linda da cidade nevada. Veja onde ficar entre os hotéis em Sapporo.

4. Gifu

Cidades do Japão
Paisagem de Gifu fica cinematográfica durante o inverno.

Em Gifu está localizado o parque Takasu, um dos pontos turísticos do Japão. Esse é um dos locais no Japão que você pode praticar o snowboard. Uma das maiores diferenças desse parque é que ali você terá vários tipos de colina. Se quiser saber mais sobre as paisagens do mapa do Japão, não deixe de conferir o artigo que escrevi sobre o tema.

Assim vários níveis de pessoas podem praticar o esporte. Há até mesmo uma parte destinada somente para as crianças.

Uma das dicas do Japão para esse parque é ir ao setor dos restaurantes nos horários menos concorridos, caso contrário nem mesmo haverá lugar para sentar.

Em Gifu, você também poderá visitar o Booka no Sato, que é uma fazenda que está a mil metros de altura em relação ao mar. Como é um lugar montanhoso, uma das principais atrações no inverno é descer pela neve em uma boia.

Mas se lembre de ir com roupa apropriada, caso contrário ficará com o pé molhado durante o dia inteiro. O percurso com a boia é monitorado pelos funcionários da fazenda, por isso, não há grande risco.

Além disso, há outras atrações que você pode aproveitar para passar um ótimo dia.

Conheça => Principais pontos turísticos de Tokyo

5. Hakodate

Frio no Japão
Hakodate é uma cidade costeira onde o inverno também é bastante rigoroso.

No norte do Japão está Hakodate. Nessa região você terá muitas atrações para aproveitar durante o inverno.

São muitos pontos de destaque para você visitar. Por isso, dedique uma parte de sua viagem no Japão no inverno para ficar na região.

Além disso, a culinária também é algo que você tem de se deliciar, pois ela é toda elaborada pensando nas baixas temperatura e ainda muito saborosa. São muitos pratos originais que você encontrará somente ali. Não deixe de ler esse artigo que escrevi para saber mais a respeito dos comidas típicas do Japão.

Caso você vá viajar para o Japão em setembro, também vale a pena ir para a região, pois já poderá aproveitar as temperaturas mais baixas.

A atração é a cidade de Hakodate, como ela foi uma das primeiras que passou a assimilar as influências ocidentais, você verá uma arquitetura completamente diferente do restante do Japão.

Aproveite para passear pelas suas ruas de estilo europeu e curta o frio. Na região também é comum ventar muito forte. Por isso, vale a pena ficar em um dos hotéis em Hakodate.

6. Kanagawa

Sagamiko Illumillion
Cidade é um ótimo local para ver a iluminação de inverno no Japão.

Kanagawa está nos arredores de Tokyo. Assim, quando estiver pela cidade, não deixe de aproveitar o Sagamiko Illumillion, que acontece nos arredores do lago Sagomi. No inverno, tudo fica iluminado com luzes de led. Confira outras festas no Japão.

Você irá ver as luzes se acenderem de acordo com a música que é tocada no ambiente. Você verá uma verdadeira floresta de iluminação. Assim, o melhor horário para ir é na parte da noite para que possa ter melhor proveito.

7. Tateyama

Japão no inverno
Paisagens em Tateyama são de tirar o fôlego.

Essa é uma das principais e mais incríveis vias no Japão no inverno.

Entretanto, a Rota Alpina Tateyama-Kurobe, cuja paisagem é composta por uma estrada de asfalto e em suas margens estão imensas barreiras de neve, estará fechada.

Mas mesmo assim, você poderá aproveitar os alpes japoneses e ver as casas tradicionais cobertas de neve. Se fizer o aluguel de carro no Japão, tome cuidado ao dirigir.

8. Osaka

Osaka
Castelo de Osaka | Foto: Otto Domes, via Wikimedia Commons.

Está é uma das maiores cidades do Japão e um dos pontos que mais atrai turistas. Veja os pontos turísticos de Osaka.

Além disso, você pode aproveitar para conhecer a cidade durante o inverno e ir às estações de esqui que estão nos arredores. Uma das opções é o resort Hakodateyama, que tem ótimas pistas para qualquer nível.

Até mesmo se você for iniciante na prática esportiva na neve, poderá tentar dar os seus primeiros passos sem o menor problema. Para conhecer a cidade, faça um tour em ônibus turístico panorâmico em Osaka.

Essa estação está somente a 2 horas de Osaka e também está nas proximidades de Kyoto. Assim, você também pode aproveitar para ir nesta última cidade para ver as construções antigas e tradicionais do Japão cobertas de neve.

Outra atração turística em Osaka que é imperdível no inverno são as iluminações que estão pela cidade. Assim, você pode conhecer todos os pontos turísticos mais tradicionais e ainda aproveitar as luzes pela noite.

Elas são decorações principalmente para o Natal e para o Ano Novo. Mas também há o Festival de Luzes de Osaka que ocorre nas últimas semanas do ano e atinge uma boa parte da cidade. Não deixe de ver essas luzes e fazer ótimas fotos. Por falar nisso, veja como ter internet no Japão para postar muito.

Dica => Hotéis em Osaka

Conheça o inverno do outro lado do mundo

Em um roteiro de 25 dias você poderá aproveitar bastante o Japão no inverno. Mas isso não é uma regra e você deve escolher o roteiro que seja melhor para o seu bolso e para seus interesses.

Ainda mais no inverno, você poderá curtir tanto a natureza, a neve, os onsens e também se aventurar no snowboard. No inverno, assim como no verão japonês, as temperaturas atingem extremos, por isso esteja bem preparado. Saiba também como é o Japão no verão.

Não deixe de comprar algumas roupas adequadas ainda no Brasil. Caso possa, compre outras no país. Afinal de contas, a qualidade será diferente, já que haverá roupas mais apropriadas para a estação.

Aproveite para pesquisar sobre a moeda do Japão. Não deixe de ir e se aventure no Japão!

Gostou das minhas dicas de destino para curtir o Japão no inverno? Conte nos comentários qual dessas cidades entrará no seu roteiro.

Até + !!!

Dicas para ECONOMIZAR MUITO no Japão

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para o Japão? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis no Japão para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos no Japão. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para o Japão, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel no Japão. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos no Japão, e por toda a Ásia, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios no Japão

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios no Japão, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet no Japão

Ter um chip de celular no Japão com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem no Japão.

Seguro viagem no Japão

Contratar um seguro viagem para o Japão é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais