Roteiro na Dinamarca: o que fazer em até 30 dias de viagem
Sonha em conhecer algum dos países nórdicos e quer fazer um roteiro pela Dinamarca? Neste artigo, separei as melhores dicas para você viajar neste belo país da Europa por até 30 dias.
Você encontrará um resumo dos diferentes lugares, desde aqueles que são imperdíveis até os que vão permitir um aprofundamento na cultura dinamarquesa. Como trata-se de um país bem pequeno (tamanho semelhante ao do estado do Rio de Janeiro), é possível conhecer seus atrativos em curto espaço de tempo.
No entanto, se você é um apaixonado por culturas diferentes e extremas, é necessário um tempo a mais para que possa entender melhor como de fato funciona a vida nesse país escandinavo maravilhoso.
Obviamente, uma das coisas que influenciarão a sua viagem é a estação do ano, pois a Dinamarca tem muitas faces e, cada uma delas, difere conforme o clima. Isso não é necessariamente algo ruim mas, com certeza, você terá que programar outras viagens para conhecer todas elas.
Planeje sua viagem => Onde ficar em Copenhague
Como contratar seguro viagem para a Europa »
Neste artigo você vai ver:
Roteiro de 10 dias pela Dinamarca
A capital da Dinamarca é tão dinâmica que sugiro que você aproveite bem esses primeiros 10 dias em Copenhague e em lugares próximos como Dragør e Roskilde, principalmente se você gosta de conhecer bem os lugares.
Confira agora as principais paradas desses 10 dias e lembre-se que você pode alternar o roteiro com caminhadas tranquilas, conhecendo os destinos sem pressa.
As primeiras paradas são:
- Copenhague
- Dragør
- Roskilde
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Dinamarca »
Estátua da Pequena Sereia (Den Lille Havfrue)
A estátua da Pequena Sereia fica localizada na cidade de Copenhague, capital da Dinamarca.
Essa obra de arte é feita de bronze e representa uma das personagens do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. O escritor também é famoso por outros contos de fadas, como a história do patinho feio.
A estátua vale a pena ser visitada não somente por esse motivo; a obra esta localizada numa região muito linda da capital do país, chamada alameda Langelinie, além de estar perto de outros pontos de interesse de Copenhague.
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Um dica! Se for possível, chegue bem cedo! Assim, conseguirá tirar fotos da estátua sem tumulto.
Tome um café, coma waffle e desfrute da bela paisagem! Também já pode fazer suas compras de souvenirs nas barraquinhas e guardar recordações do local. A estátua é parada certa de um jogo de histórias mágicas em Copenhague.
Jardins do Palácio Amalienborg (Amaliehaven)
Jardins do Palácio Amalienborg ou Amaliehaven é um dos pontos turísticos bem próximos à estátua da Pequena Sereia. Esse palácio é onde reside a família real da Dinamarca e onde acontece a troca da guarda, que é possível ver todos os dias ao meio dia.
De Copenhague => Lund e Malmo: excursão guiada pelos 2 países em 1 dia
Casa de Ópera
A construção da Casa de Ópera de Copenhague foi concluída em 2004 e aberta ao público em janeiro de 2005. Atualmente, é a sede da ópera nacional da Dinamarca e está localizada em frente ao Palácio de Amalienborg e a Igreja de Mármore.
Igreja de Mármore (Frederiks Kirke)
A igreja mais famosa da capital dinamarquesa é a chamada Igreja de Mármore. Para quem estiver passando pela região, é uma das paradas obrigatórias em um tour por Copenhague.
Além de ser linda por dentro e por fora, ela é conhecida por ter o maior domo da Escandinávia. Portanto, mais um dos edifícios grandiosos a ser visitado.
Nyhavn
O Nyhavn fica a apenas 9 minutos a pé dos pontos turísticos acima e é um dos mais famosos cartões-postais da cidade e do país. Dá para agendar um cruzeiro saindo de Nyhavn.
O local é um canal do século 17 e também um porto onde vários navios estão ancorados. Saiba como montar um roteiro de 3 dias em Copenhague.
Quando estiver passando por ele, aproveite para curtir um almoço em um dos restaurantes, tomar um drinque, simplesmente tirar muitas fotos ou, então, para fazer um passeio de barco pelo canal.
Castelo de Rosenborg (Rosenborg Slot)
Ir para a Dinamarca e não conhecer seus belos castelos é como não ter ido ao país. E quem não gosta de um lindo monumento que remete aos contos de fadas. O castelo de Rosenborg é um dos principais pontos turísticos de Copenhague e uma parada imperdível para quem está visitando o país.
Ele fica localizado bem ao centro da cidade e a apenas 4 minutos a pé da estação de metrô e trem Nørreport. Ele está incluso no city pass de Copenhague. Além de aproveitar o visual externo do castelo, é possível visitar seu interior, que abriga um museu de acervos deixados pelas famílias reais.
Uma dica! Prepare para fazer um piquenique aos pés do castelo durante o verão ou primavera e, como um bom dinamarquês, desfrutar coisas simples da vida! Saiba mais sobre o quando ir para a Dinamarca.
Strøget
Continuando o passeio pela capital dinamarquesa, mesmo que você não seja muito fã de ir às compras, é difícil fazer um roteiro sem passar por uma das maiores ruas de pedestres da Europa. A Strøget está localizada no centro de Copenhague e é formada por várias ruas, próximas ao Nyhavn.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Dinamarca. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Caso seja o tipo de viajantes que faz questão de levar lembranças da viagem, é onde que você encontra grande diversidade de coisas de todos os preços. Leia mais sobre onde fazer compras em Copenhague.
Também tem restaurantes muito bons e vistas maravilhosas. Para quem curte um agito à noite pode aproveitar para passar pelo local e encontrar o pub que se encaixa melhor no seu estilo.
Com Strøget => Excursão a pé em Copenhague
Museu Nacional de Arte da Dinamarca (Statens Museum for Kunst)
Esse é um dos principais museus da Dinamarca e é fundido com a Biblioteca Nacional de Arte. Se você é um apaixonado por obras de arte, não pode perder a oportunidade de visitá-lo.
Estima-se que o museu possui mais de 250 mil peças que incluem pinturas e esculturas que tem origem desde o Renascimento até o Contemporâneo.
Difícil colocar aqui todas as obras e artistas que o acervo do museu abriga. No entanto, posso destacar alguns dos mais famosos, como Mantegna, Ticiano, Tintoretto, Frans Hals, Rembrandt, Picasso, Braque, e Modigliani. Os artistas dinamarqueses são muito bem representados por Oluf Høst, Edward Weihe, Olaf Rude e Haral Giersing.
Imperdível => Excursão para os castelos Kronborg e Frederiksborg
Prefeitura de Copenhague (Københavns Rådhus)
A prefeitura de Copenhague também é conhecida como Rådhus ou Copenhagen City Hall. Ao caminhar pela Strøget em direção a estação central de trem, com certeza, verá o edifício que foi construído entre os séculos XIX e XX.
A visita a seu interior é opcional, mas vale muito a pena passar pelo local e admirar esse belíssimo edifício. Além de que praça em frente possui várias barraquinhas e artistas de rua. Conheça outras curiosidades sobre a Dinamarca.
Tivoli
Reserve um dia completo para um passeio nos Jardins do Tivoli. Se você tem esse tempo, não hesite! Esse é um parque de diversão temático que agradará todas as idades e estilos. Não importa se você não faz o estilo radical e não gosta de brinquedos assim.
Além de existirem algumas atrações bem tranquilas, o parque em si é muito lindo, possui um lago, restaurantes e bares, muitas atrações visuais e ótimos eventos, como shows. As épocas mais legais são durante a primavera, Halloween e Natal. O parque troca sua decoração e não há uma pessoa sequer que não se encante.
Fabuloso => Jardins de Tivoli com ingresso sem fila
Palácio de Christianborg
A primeira coisa ao chegar ao Palácio de Christianborg é admirar um grande estábulo que funciona como uma pista para os cavalos reais. É nesse edifício onde ficam o escritório do primeiro ministro e da suprema corte dinamarquesa. O local também é a sede do parlamento dinamarquês.
Christiania
Como realizar um roteiro pela Dinamarca e não ir em Christiania? Com certeza uma das grandes características da cultura dinamarquesa é conviver muito bem com a diversidade. Christiania é conhecida como uma cidade livre e à parte de Copenhague, abriga uma comunidade hippie onde diferentes leis e regras se aplicam.
Eu sempre recomendarei esse local porque, além de uma grande experiência cultural, é muito bonito e possui ótimos restaurantes, boa oportunidade para saborear pratos típicos da Dinamarca.
Islands Brygge
Islands Brygge é de longe um dos lugares mais famosos da capital dinamarquesa ou do país, mas essa é uma forte recomendação, justamente por não ser uma região muito frequentada por viajantes.
Além de ser perto de Christiania é muito bonita e é uma das maneiras mais fáceis de entender como um verdadeiro dinamarquês vive.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
A melhor estação do ano para visitar o local é durante o verão! Nesse período, os dinamarqueses aproveitam ao máximo os raios solares e nadam no canal. Inclusive, você pode fazer um passeio culinário de bicicleta passando por Islands Brygge.
Então, se você escolheu viajar para o país durante essa época, não esqueça dos trajes de banho. A Dinamarca possui muitos locais próprios para isso!
O local também é um dos preferidos pelos locais para fazer um piquenique entre amigos!
Passo a passo => Como usar celular em viagem internacional
Dronning Louises Bro
Essa é a ponte mais famosa da cidade que liga os bairros de Nørrebro e o centro e, consequentemente, é por onde passam milhares de bicicletas e pedestres todos os dias.
A ponte fica bem próxima a estação de Nørreport e também é caminho para o mercado municipal (vale uma parada para degustar os produtos locais!). Marque um tour gastronômico em Copenhague.
A sugestão é ir para a Dronning Louises Bro para pegar um lindo pôr do sol e aproveitar uma das mais belas vistas da cidade.
Cervejaria Carlsberg
Para os amantes da cerveja, não poderia faltar uma visita a cervejaria Carlsberg.
Por isso, reserve um dia para conhecer este local. Recentemente, ela construiu em sua volta um complexo chamado de Cidade Carlsberg ou Carlsberg Byen. Diferente porque a arquitetura não se assemelha a do restante da cidade.
Um passeio interessante para quem quer conhecer a história da Carlsberg fazendo tours e degustação pela fábrica, conhecer o bar da Jacobsen (uma das linhas de suas cervejas especiais) e também caminhar pelas ruas dessa nova cidade.
Tem a opção de agendar antecipadamente um tour da cerveja em Copenhague.
Ny Carlsberg (Gliptoteca)
A Gliptoteca é mais um dos museus de arte localizados em Copenhague. No entanto, é o mais famoso por reunir coleções de Carl Jacobsen, filho de Jacob Christian Jacobsen, fundador da popular cerveja Carlsberg.
Além disso, possui em seu acervo coleções de antiguidades egípcias, gregas e romanas e pinturas impressionistas. Estima-se que o museu recebe cerca de 350 mil visitas todo ano.
Parque dos Cervos (Bakken)
O Bakken seria outra opção para os seus 10 dias de roteiro pela Dinamarca, também dentro da capital Copenhague. Esse parque é reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, desde 2015, e contém mais de 2.000 veados soltos.
Apesar de ser mais afastado, ele possui várias atrações diferentes, como passeios de carruagem, bicicleta ou a pé pelo local.
Se você se programou para visitar o país durante as estações mais quentes, aproveite para dar um pulo na praia logo a frente e conhecer como os dinamarqueses costumam aproveitar o clima mais quente.
Dragør
Dragør é um município colado em Copenhague, apenas 14 km do centro. É uma cidade pequena que lembra mais uma vila de pescadores antiga. Essa região foi fundada por holandeses e seu ambiente encantador fica ainda mais evidente ao caminhar pelas ruas floridas durante a primavera.
Aproveite um dia para relaxar visitar as galerias de arte, deliciosos restaurantes e cafeterias. Tudo isso com uma vista para o mar Báltico.
Para chegar no local é super fácil! Você pode optar por alugar uma bike, ir de ônibus (350S) ou, ainda, há uma opção menos conveniente, mas mais confortável, o metrô (M2) vai até o aeroporto e pegue outro ônibus (35). Todos os caminhos levam cerca de 50 minutos.
Roskilde
O Vikingeskibsmuseet é um museu que conta a história do antepassado viking no país. É um dos museus mais famosos e fica localizado em Roskilde. Essa cidade fica a aproximadamente 30 minutos de Copenhague.
Roteiro de 15 dias pela Dinamarca
Se a sua intenção é viajar pelo país durante 15 dias, eu acrescentaria passeios aos castelos mais belos do país.
- Helsingør
- Hillerød
- Kværndrup
Castelo de Kronborg – Helsingør
O castelo de Kronborg é um deles e fica localizado na cidade de Helsingør. A cidade em si fica a apenas 45 minutos de trem de Copenhague e, logo que você chega, é possível avistar o castelo ao fundo.
O local foi construído em 1574 e é muito popular nos roteiros pela Dinamarca devido a William Shakespeare ter usado-o como inspiração para escrever a obra Hamlet.
Ao visitar o interior, você conhecerá o museu e também uma obra que fica nos esconderijos subterrâneos do castelo, Holger, o dinamarquês adormecido.
Holger é o nome dado a estátua de um guerreiro que, em caso de ataque inimigo, se levantaria para defender o país. O castelo foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2000.
Reserve => Excursão particular ao castelo de Hamlet
Palácio de Frederiksborg – Hillerød
O Palácio de Frederiksborg fica na cidade de Hillerød, a mais ou menos uma hora da capital.
Esse castelo é considerado o mais bonito do país e, em seu interior, é possível visitar o Museu da História Nacional da Dinamarca. Aproveite para passar um tempo também admirando seu enorme e lindo jardim!
Castelo de Egeskov – Kværndrup
Outro castelo que deve fazer parte da sua lista é o castelo de Egeskov. Ele está localizado na cidade de Kværndrup, ao sul da ilha de Fyn, na Dinamarca. Um pouco mais distante da capital, mas não mais que 2 horas e meia de trem.
Sua construção é de 1554 e, claro, abriga mais um dos museus espalhados pelo país. Nele é possível conhecer a história dos automóveis e motocicletas antigas e de veículos que usados em emergências.
De Copenhague => Excursão pelos castelos da Dinamarca
Roteiro de 20 dias pela Dinamarca
Para mais 5 dias na Dinamarca recomendo:
- Humlebæk
- Billund
- Århus
Museu de Arte Moderna de Louisiana – Humlebæk
Sugiro que visite o Museu de Arte Moderna de Louisiana. Esse museu é incrível!
Localizado a aproximadamente 1 hora de Copenhague, é o museu de arte mais procurado e visitado de todo país. Reúne obras de arte que vão da moderna a contemporânea e tem seção de exposições especiais.
Legoland – Billund
Realizar um roteiro na Dinamarca e não ir na Legoland é perder a oportunidade de voltar a ser criança.
A marca Lego é originária da Dinamarca e possui um parque temático na cidade de Billund. Essa cidade fica a menos de 3 horas de Copenhague e é diversão garantida para todas as idades.
Den Gamle By – Århus
Den Gamle By é mais um museu que deve estar na sua lista. Se você é apaixonado por esses locais, não há como não gostar!
Ele não é um museu comum, é ao ar livre e possui 75 complexos localizado na cidade de Århus, na Dinamarca.
Para chegar, basta pegar um trem saindo de Copenhague, que levará pouco mais de 3 horas. Os edifícios do museu incluem construções entre 1550 e o século XIX. Algumas decorações são totalmente originais.
Imperdível => Cruzeiro pelos canais de Copenhague
Roteiro de 30 dias pela Dinamarca
Para um roteiro de 30 dias na Dinamarca, eu definitivamente acrescentaria as seguintes visitas:
- Borre
- Kolding
- Ribe
Møns Klint – Borre
Para realizar esse passeio ao Møns Klint, o clima não pode ser tão frio, afinal, ele é totalmente aberto. Møns Klint é o nome dado aos penhascos de calcário localizados ao longo da costa da Dinamarca, voltada para o Oceano Báltico.
A visita ao local não se limita aos paredões, mas é possível aproveitar outras belezas naturais, como florestas, lagos, morros e o próprio oceano.
O local é considerado também um ponto turístico famoso da Dinamarca e fica na cidade de Borre a 4 horas e meia de Copenhague.
Kolding
Vale a pena visitar Kolding! Esta é uma cidade cheia de bons museus, parques e restaurantes. Essa cidade também é famosa por ser o centro do transporte marítimo da Dinamarca.
A mais ou menos 2 horas e meia de Copenhague, você poderá contabilizar mais um dos belos castelos escandinavos, o Koldinghus do século XI.
Ribe
Ribe fica a 3 horas de Copenhague e é a cidade mais antiga da Dinamarca.
Por ter um estilo medieval bastante conservado, é considerada uma das cidades mais bonitas da Dinamarca. Não dá para perder uma volta ao tempo viking, não é mesmo?
Dicas finais para seu roteiro na Dinamarca
Esse é, sem dúvidas, um roteiro na Dinamarca para quem deseja viajar com mais tranquilidade e se aprofundar mais na cultura do país.
Talvez você consiga fazer todos os passeios propostos em menos dias, mas a ideia aqui é que você também possa passar mais tempo admirando as pequenas coisas e sentindo o verdadeiro modo de viver dinamarquês.
Para finalizar, recomendo o artigo sobre quanto custa uma viagem para Copenhague, onde você saberá qual o gasto médio, item por item, de viajar para a Dinamarca.
Com todo o planejamento feito, basta aproveitar seu roteiro na Dinamarca!
E você, quais lugares gostaria de conhecer no seu roteiro? Deixe o seu comentário!
Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Dinamarca
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Dinamarca? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na Dinamarca para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
- Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos na Dinamarca. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
- Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a Dinamarca, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na Dinamarca. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela Dinamarca, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.
Melhores passeios na Dinamarca
O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Dinamarca, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.
Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.
Chip de internet na Dinamarca
Ter um chip de celular na Dinamarca com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.
Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Dinamarca.
Seguro viagem na Dinamarca
Contratar um seguro viagem para a Dinamarca é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *