Clima da Dinamarca: quando ir, melhor época e hora no país

por Isabela Lessi

Clima da Dinamarca: quando ir, melhor época e hora no país

O clima da Dinamarca é uma das maiores curiosidades não só entre os viajantes, mas para todo mundo que já ouviu algo sobre a Escandinávia. Como é um país localizado quase no círculo polar, é normal que as pessoas tenham a impressão de que é sempre muito frio.

Pessoalmente, acredito que seja esse, inclusive, um dos motivos que fazem com que muitos brasileiros subestimem a Dinamarca. O fato é que este lugar incrível ainda é uma rota não muito popular entre os viajantes do nosso país.

Para desmistificar esses aspectos negativos, vou falar não só sobre o clima da Dinamarca, mas também sobre o fuso horário e a temperatura média nas diferentes estações do ano. Além disso, darei algumas dicas de como se vestir e como isso pode influenciar no tamanho e peso da sua mala.

Portanto, após ler esse post, você será capaz de escolher qual a melhor época do ano para planejar uma viagem para o país escandinavo com mais tranquilidade, considerando a alta ou baixa temporada.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Copenhague

Melhor seguro viagem para países da Europa »

Qual é a melhor época para viajar para Dinamarca?

Clima da Dinamarca
Entenda como é o clima da Dinamarca.

Lembre-se sempre que, ao considerar o clima de um país, é possível economizar nos preços da passagem e estadia. A gente nem imagina o quanto isso pode ser relevante durante o planejamento de uma viagem, não é mesmo?

Inclusive, sugiro que leia o post sobre a moeda da Dinamarca, que fala sobre qual levar, além de dicas de cotação e de câmbio.

E se você planeja visitar a capital dinamarquesa, fique atento em quanto gastar em Copenhague. Mas o fato é que, além de interferir no seu bolso, o clima também interfere no peso da sua mala.

Por isso, muitos viajantes preferem organizar o roteiro para a primavera ou outono. Ao contrário de outros países como a Alemanha, por exemplo, a Dinamarca possui um clima bastante moderado.

Digo isso, basicamente, porque o seu verão é bastante ameno. Em muitos países europeus, a temperatura durante o verão pode passar de 40 graus. Isso pode prejudicar o aproveitamento durante os passeios, especialmente para as pessoas viajando com idosos e crianças de colo.

Já na Dinamarca, as temperaturas são agradáveis durante a primavera, verão e outono, tornando sua viagem muito mais proveitosa e prazerosa.

Então, se você tem a liberdade de escolher quando viajar para a Dinamarca, sugiro que vá na primavera e o verão. Se você estiver na capital do país nessa época, conseguirá fazer vários passeios sem se incomodar com o frio.

No entanto, se você procura preços um pouco mais em conta, o outono pode ser uma boa opção.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Dinamarca »

Qual é o clima da Dinamarca?

Quando neva na Dinamarca
O seu inverno não é muito frio, tendo como temperaturas médias 0°C.

A Dinamarca tem um clima temperado. Ao contrário do que muitos pensam, o seu inverno (dezembro a fevereiro) não é muito frio, tendo como temperaturas médias de 0°C.

Nos dias mais frios, as temperaturas podem chegar a -10°C, mas normalmente isso ocorre por pouco tempo, sendo, acredite se quiser, raros os dias de neve. Muitos dinamarqueses optam por viajar para a Noruega ou outros países mais frios.

Isso porque, querem, justamente, aproveitarem algumas atividades relacionadas ao inverno, como esquiar, por exemplo.

A Dinamarca no verão, entre junho e agosto, tem temperaturas frescas, podendo chegar ao máximo de 28 graus. Na maioria das vezes, o tempo é muito agradável com sol e temperaturas de 25°C.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Dinamarca. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Nesta época do ano, os dinamarqueses costumam aproveitar bastante o sol e a claridade. Os lugares turísticos em Copenhague, por exemplo, ficam repletos de visitantes por conta do bom tempo.

E nos feriados da Dinamarca, é comum vermos famílias e turmas de amigos fazendo piquenique nos parques ou nadando nos canais.

O país tem uma média de 700mm de precipitação por ano e o outono (setembro a novembro) é a estação mais chuvosa.

Variação de temperatura na Dinamarca

Dinamarca turismo
O país não costuma ter semanas inteiras de chuva.

O clima da Dinamarca é chuvoso, imprevisível, mas ameno na maior parte do tempo. O céu está quase sempre encoberto por nuvens de chuva, já que é um país muito pequeno e formado por diversas ilhas.

Mas isso não deve ser um grande problema na sua viagem. Apesar disso, o país não costuma ter semanas inteiras de chuva e nem mesmo dias em que você terá que ficar trancado no hotel.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

O mais comum é que você se depare com pancadas repentinas e rápidas.

Mesmo assim, em comparação ao Brasil, as chuvas são geralmente fracas.

Umas das curiosidades sobre a Dinamarca é que os dinamarqueses são sempre muito atentos ao clima. Eles acompanham as previsões com uma precisão impressionante.

Sempre converse sempre com pessoas nos hotéis para obter essas “informações privilegiadas”.

Durante a primavera, de março a maio, é quando o clima fica mais seco e, também, é a época mais bonita.

Devido a sua localização geográfica, a Dinamarca também sofre muitas alterações na duração dos seus dias. Ou seja, por conta da variação de luz solar, possuí longos dias durante o verão e dias bem curtos durante o inverno.

Essas modificações não deixam de ser uma atração para os viajantes.

Já se imaginou voltando para casa a pé curtindo o pôr do sol às 23h? E que tal sair para curtir uma noite de sexta-feira às 16h? Eu adoro!

Qual é o fuso da Dinamarca?

Horário da Dinamarca
No início de todo ano, a Dinamarca pode ficar 3 horas a frente do Brasil.

O fuso-horário da Dinamarca também sofre influência da sua localização, mas não muda muito, se comparado a outros países europeus.

Em 2019, o horário de verão começou no dia 31 março e terminou no dia 27 de outubro.

Portanto, no início de todo ano, ele pode ficar 3 horas a frente do Brasil e no final pode chegar a 4 horas, já que o Brasil não adere mais ao horário de verão.

Como se vestir nas estações do ano?

É claro que este não é um post sobre moda, mas é importante pontuarmos esse assunto já que estamos falando de clima. Na maioria do ano, a temperatura média no país fica abaixo dos 20 graus.

Além disso, o tamanho da sua mala vai depender não só da estação do ano, mas também de quantos dias pretende ficar.

Então, se você for viajar fora do período de inverno, tenha sempre em mãos um ou dois casacos, sendo um mais pesado e outro meia estação. Ou, caso você for passar pela capital da Dinamarca e queira ir sem peso, você pode fazer as compras em Copenhague e usar só o necessário.

Assim, você terá diferentes looks, sem comprometer o tamanho da sua bagagem.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Ah, e é sempre bom ter uma capa de chuva por perto ou, então, que o casaco seja impermeável.

   

Apesar das chuvas serem passageiras, você não vai querer mudar seu roteiro em Copenhague por esse motivo, não é mesmo?

Se você ama temperaturas mais baixas e quer conhecer a Dinamarca no inverno, vai precisar de mais roupa. Sugiro que vista roupas mais leves por baixo e leve um casaco mais pesado.

Afinal, ficará pouco tempo fora dos lugares e, quando entrar, garanto que vai sentir um calorão!

Roupas térmicas também são indicadas, principalmente se você estiver saindo do verão no Brasil.

A partir de outubro, todos os lugares tem um sistema de aquecimento muito forte.

Então, você precisa considerar roupas mais pesadas somente para os passeios que tiver que fazer à pé.

Aproveite o clima da Dinamarca

Pode-se concluir que é extremamente importante saber sobre o clima da região antes de comprar sua passagem.

Para isso, pesquise bem sobre a região da Dinamarca e a estação do ano que pretende viajar. Ainda que aqui eu tenha dado muitas dicas, é possível encontrar em alguns sites a previsão do tempo e alguns dados de precipitação, neve e etc.

Aproveite e leia também o artigo sobre o custo de vida na Dinamarca, para que você já prepare o orçamento da viagem. Dessa forma, você economizará dinheiro e peso na sua mala, deixando sua viagem muito mais em conta e proveitosa.

Outro ponto importante é que os meses de verão são considerados alta temporada, o que deixa as passagens, estadia e passeios mais caros.

Portanto, fique atento a todos esses fatores e opte por aquele que seja de sua preferência.

Agora que sabe como é o clima da Dinamarca, qual vai ser sua escolha? Conte sobre o seu roteiro nos comentários!

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Isabela Lessi

ESCRITO POR

Isabela Lessi

Isabela Lessi, 32 anos, é bióloga, cientista acadêmica e da vida. Fez mestrado e doutorado em ciências da saúde pela Unesp e pós-doutorado no exterior. Já trabalhou na Dinamarca, Alemanha e, atualmente, mora em Knoxville nos Estados Unidos. Acredita que estar fora da zona de conforto mantém a vida em movimento e a mente em constante evolução.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Vivian

    Ótimo blog! Precisarei ir a Amsterdã em abril e gostaria de visitar algum lugar, o mais próximo possível, que tenha neve com certeza. Tem alguma sugestão? Obrigada

  2. Polly Batista

    Oi, Vívían. Em abril somente nos lugares mais altos da Europa. Para baixo do mapa, talvez nos Alpes Suíços, e para cima, nos países nórdicos. Mas, não são próximos de Amsterdam e nem é garantia de neve, pois o inverno acaba em março. Boa Sorte!