Dinamarca no inverno: clima em 4 destinos e como se vestir

Dinamarca no inverno: clima em 4 destinos e como se vestir

Por se tratar de um país nórdico, é natural que haja muita curiosidade sobre como é a Dinamarca no inverno. Afinal de contas, trata-se de um país moderno, charmoso e com o clima frio, mas sem aquela temperatura extremamente rigorosa das vizinhas Noruega e Suécia

Bom, se você tem essa curiosidade, gostaria de conhecer a neve mas está inseguro, não se preocupe!

Neste artigo, eu vou contar sobre as minhas experiências no país e você também encontrará mapa e dicas sobre os melhores lugares para visitar; além de saber o que você pode esperar do inverno em um dos países mais incríveis da euro.

Para iniciar o assunto, é importante que você saiba que – 15°C é o extremo de temperatura negativa que pode encontrar na Dinamarca durante a os meses mais frios.

Não parece tão ruim assim, não é mesmo? Em outros países europeus, o inverno costuma ser mais pesado, como em algumas cidades da Alemanha, por exemplo; em algumas regiões dos Estados Unidos e Canadá pode ser ainda pior.

Na minha opinião, uma das maiores vantagens de se viajar durante essa estação são os preços mais acessíveis das passagens. Além disso, é claro, de ter melhores opções de hotéis com um preço bem mais em conta.

Planeje sua viagem => Qual moeda levar para a Dinamarca

Seguro viagem Europa »

 

Quando começa o inverno na Dinamarca?

como é o inverno na dinamarca
Inverno na Dinamarca começa em dezembro.

O Dinamarca começa em 21 dezembro e se estende até fevereiro. O turista que escolhe viajar para o país durante essa época pode esperar média de temperatura em torno de 0 °C.

Na realidade, dias com temperaturas abaixo de zero são muito raras no país; janeiro é o mês mais gelado, onde ela costuma oscilar mais e você poderá encontrar semanas bem frias que podem variar entre 0 a 10-15 °C negativos.

A neve também não é muito comum (acredite!!). Há alguns dias esporádicos que podem nevar sem parar e até deixar as cidades bem branquinhas; normalmente, após um dia inteiro de neve, o céu se abre num azul espetacular. Fica a dica para os fãs de lindas fotos e também para aqueles que adorariam brincar na neve!

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Dinamarca »

 

Como se vestir no inverno na Dinamarca?

como se vestir na dinamarca
Visual para a Dinamarca envolve uma roupa de frio mais básica.

Uma das maiores polêmicas para quem viaja para a Dinamarca no inverno é de como deve se vestir e o que levar na bagagem.

Obviamente se você planeja sua viajem durante uma temporada de inverno, sua mala será pesada, dependendo da quantidade de dias que pretende fazer um roteiro em Copenhague ou por outras partes do país.

Apesar de a temperatura na Dinamarca não ser extrema, não quer dizer que você deva levar pouca roupa porque acabará passando frio.

O problema é que venta muito no país e isso já é o suficiente para que se sinta bastante desconfortável se não estiver vestido corretamente. A minha dica é investir em um casaco impermeável, blusas do tipo “segunda-pele”, ceroula (no caso dos homens) e meias-calças térmicas para as mulheres.

Claro que outras blusas de frio e calças devem ser colocadas em cima das peças que citei; cachecol, gorro, luvas e sapatos próprios também são bem vindos e te ajudam a suportar o inverno dinamarquês.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Dinamarca. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Uma outra dica é que esses acessórios são bem baratos no país, portanto, você pode sempre optar por chegar com alguns deles em mãos e se equipar melhor fazendo compras em Copenhague.

que roupa usar em copenhague
Algumas dinamarquesas costumam usar gorro e cachecol | Foto: David Hall, via Wikimedia Commons.

Parece muita coisa… Mas o fato é que dependendo do número de dias que ficará no país, só precisará de uma ou duas peças dessas essenciais e trocará blusas, cachecol e gorro caso, faça questão de não sair nas fotos com a mesma roupa.

É importante considerar que, durante o inverno na Dinamarca, você chegará aos pontos turísticos de transporte público e, independente daquele que escolha usar, todos possuem aquecimento.

Além disso, todos os estabelecimentos também tem um sistema bastante eficiente para deixar seus clientes bem aquecidos. Portanto, prepare-se para tirar o casaco dentro dos lugares.

Aliás, se exagerar na roupa de frio, pode até passar um pouco de calor; fique atento no trajeto e nos passeios que fará naquele dia específico. Se a sua roupa é o suficiente ou está em excesso.

 

Lugares para ir na Dinamarca no inverno

  1. Copenhague
  2. Helsingør
  3. Hillerød
  4. Åarhus

Prático => City Card Copenhague

 

   

Copenhague

temperatura na dinamarca
Temperatura de Copenhague no inverno gira em torno de 6ºC durante o dia.

Para quem vai visitar o país nórdico, uma parada em Copenhague é obrigatória. A capital da Dinamarca não pode ficar de fora em qualquer estação do ano que esteja planejando viajar, pois a cidade possui uma estrutura excelente que vai te deixar confortável até mesmo no inverno.

A cidade é muito charmosa e cheia de atrações turísticas. Portanto, se está organizando sua viagem para os meses mais frios, a minha dica é apostar em lugares mais fechados durante o seu roteiro.

Não que você vá deixar de aproveitar os passeios ao ar livre, mas eles serão mais limitados durante esse período. Ainda assim, será possível mergulhar na cultura dinamarquesa e aproveitar as lindas paisagens, que são completamente diferentes nessa estação do ano.

Como a maioria dos pontos turísticos de Copenhague se concentram no centro da cidade, você conseguirá visitar os principais deles até mesmo a pé.

transporte na dinamarca
Metro em Copenhague | Foto: Stig Nygaard, via Wikimedia Commons.

Mesmo os lugares mais afastados são rodeados de opções de transporte público com aquecimento que irão facilitar sua ida até as atrações. Dependendo da data que irá passar pela cidade, aproveite muito os mercadinhos de Natal que enfeitam e perfumam as ruas durante essa estação.

Aproveite para caminhar tomando um Glogg ou Glühwein quentinho (parecido com o vinho quente), que apesar de ser de origem alemã, também é bastante famoso entre os dinamarqueses.

Alias, os dinamarqueses odeiam passar frio. Todos os restaurantes em Copenhague, mesmo os que tem lugares disponíveis para sentar ao ar livre, possuem aquecedores e um manta bem aconchegante para usar como preferir.

Se divirta também na pista de patinação que é colocada no centro da cidade!

 

Helsingør

castelo hamlet dinamarca
Castelo de Hamlet é o principal atrativo de Helsingør.

Tudo bem que Helsingør é uma cidade portuária e, principalmente, a região onde fica o Castelo de Kronborg (1574) é muito aberta.

No entanto, é imperdível uma visita a esse castelo, que pode estar com as torres cheias de neve e assim deve ser aproveitado com um passeio interno.

Esse castelo é conhecido como o Castelo de Hamlet, pois foi onde Shakespeare escreveu a clássica história. O local também foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2000.

Durante o inverno, a paisagem por fora do monumento vai ficar um pouco difícil de aproveitar por causa do vento cortante, mas nada que um casaco reforçado não dê conta.

De Copenhague => Excursão pelos castelos da Dinamarca

 

Hillerød

palácio na dinamarca
Jardim do Palácio de Frederiksborg em Hillerød.

Outro lugar imperdível na sua viagem pelo país é o Palácio de Frederiksborg, que fica localizado na cidade de Hillerød na Dinamarca. Esse palácio é o maior da Escandinávia e foi construído entre 1560 e 1630.

Em 1839 ele foi destruído por um incêndio e foi reconstruído; hoje, é possível visitar seu interior e conhecer o Museu de História Nacional da Dinamarca. Vale muito a pena a visita, seja durante os meses mais quentes ou frios!

 

Åarhus

aarhus dinamarca
Åarhus fica a 186 km de Copenhague.

Åarhus é a segunda maior cidade da Dinamarca e é conhecida por ser um centro cultural. Em 2017 até foi escolhida como Capital Europeia de Cultura e não é por menos.

   

A cidade tem sua arquitetura antiga bastante preservada, o que contrasta muitas vezes com seu lado moderno; além de abrigar diversos eventos culturais, é claro.

Dentre os pontos turísticos a serem visitados na cidade durante o inverno estão o Teatro de Åarhus e a Catedral de Åarhus, a maior igreja do país que possui 93m de comprimento e 96m de altura.

Além disso, aproveite para conhecer as ruas Møllestien e Åboulevarden; com certeza, você vai ficar encantado com as lojas e restaurantes do local.

Se você gosta de museus, aproveite para passar pelo Den Gamle By, que é a céu aberto e abriga 75 construções de várias épocas do país. Também vale a pena conhecer o ARoS (museu de arte), o Viking Museum e o Moesgård.

Outro ponto forte da cidade são as paisagens naturais, que também podem ser admiradas durante os dias mais frios.

 

Conheça a Dinamarca no Inverno

Apesar da sua filosofia de vida e a cidade de Copenhague serem bem famosas, a Dinamarca ainda é pouco explorada pelos turistas, principalmente se você sugerir uma viagem pelo país durante o inverno.

O fato é que o país possui várias formas e todas elas são lindas em qualquer estação do ano.

Quem viaja durante a temporada de inverno, tem a vantagem de economizar nas passagens e estadias. Mas lembre-se que, quanto mais perto das festas de final de ano, mais caras são as passagens; opte pelo início do mês de dezembro ou após o ano novo até fevereiro.

Além disso, é importante levar em consideração que durante essa época os dias são mais curtos, tendo poucos períodos de luz do sol (mais ou menos 6 horas por dia). Isso não quer dizer menos passeios ou divertimento, mas sim que estes serão diferentes comparados aos do verão.

Aproveite para entender o verdadeiro sentido da frase: “a noite é uma criança”! Aproveite bastante a sensação de caminhar e se sentir seguro nas noites dinamarquesas!

Caso sua ideia é viajar para a Dinamarca durante a alta temporada, descubra como é o clima e as dicas de destinos para a Dinamarca no Verão.

E você, qual cidade gostaria de conhecer na Dinamarca no inverno? Já esteve no país e tem alguma dica para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Isabela Lessi

ESCRITO POR

Isabela Lessi

Isabela Lessi, 32 anos, é bióloga, cientista acadêmica e da vida. Fez mestrado e doutorado em ciências da saúde pela Unesp e pós-doutorado no exterior. Já trabalhou na Dinamarca, Alemanha e, atualmente, mora em Knoxville nos Estados Unidos. Acredita que estar fora da zona de conforto mantém a vida em movimento e a mente em constante evolução.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *