Comidas típicas da Dinamarca: 8 pratos da culinária

Comidas típicas da Dinamarca: 8 pratos da culinária

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
3.9/5 - (9 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Neste post, falo sobre as comidas típicas da Dinamarca e tudo sobre a exótica culinária do país.

Afinal, quem é que não gosta de viajar e comer bem? Ainda que você não seja do tipo de pessoa que faz turismo exclusivamente gastronômico, é impossível não se apaixonar pela gastronomia dinamarquesa.

Conhecer os pratos típicos de um país pode trazer momentos e lembranças únicas de uma viagem. Além disso, a culinária diz muito sobre a história local que, no caso da Dinamarca, é composta basicamente de pratos ricos em gorduras e carboidratos.

A elaboração de pratos com ingredientes mais pesados se tornou tradição em países escandinavos e no norte da Europa, por causa do clima mais frio.

Pode-se dizer que a base da alimentação dinamarquesa é composta basicamente por centeio, batata e alguns outros ingredientes cultivados da própria terra. Além disso, o peixe e o porco também estão muito presentes.

Encontre abaixo uma lista sobre os pratos típicos do país e a descrição de cada um deles para você saborear na sua viagem!

Planeje sua viagem => Internet na Dinamarca

Seguro viagem na Europa »

Quais são os pratos típicos da Dinamarca?

  1. Smørrebrød
  2. Pølse
  3. Frikadeller
  4. Herring
  5. Stegt flæsk
  6. Leverpostej
  7. Wienerbrød
  8. Mørbradbøffer

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Dinamarca »

O que se come na Dinamarca?

Como dito no post onde comer em Copenhague, a história da gastronomia dinamarquesa é associada a antiga população do país, os vikings. Na época, eles viviam em pequenas fazendas e tinham uma vida bem simples.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

O trabalho era dividido entre os habitantes de acordo com as habilidades individuais, mas a grande maioria era agricultora. Os plantios começavam na primavera para que pudessem ser colhidos durante o verão e terem suas reservas para o outono e inverno.

Aos poucos, os dinamarqueses tiveram acesso a outros ingredientes através de importação, mas ainda fazem questão de manter suas tradições.

Atualmente, a culinária do país é reconhecida mundialmente! A Dinamarca possui pelo menos 25 restaurantes em todo o seu território que foram renomados com as famosas estrelas Michelin.

Portanto, não há dúvidas que sua gastronomia vale a pena ser explorada.

1. Smørrebrød

Folclore da Dinamarca
Smørrebrød | Foto: cyclonebill, via Wikimedia Commons

Esse prato típico nacional pode parecer um simples sanduíche aberto, mas engano seu! Devido a sua diversidade, ele pode ser recheado com ingredientes simples ou sofisticados.

O seu pão não é comum e, sim, feito à base de centeio e pode levar outros grãos. Quem prova pela primeira vez, pode achar um pouco azedo e com gosto bastante peculiar.

Normalmente, os dinamarqueses consomem esse prato durante o almoço e o sanduíche frio é recheado com carne de porco, salmão, camarão, patê de fígado de porco, entre outros.

2. Pølse

Cultura da Dinamarca
Polse é o cachorro-quente da Dinamarca | Foto: Kjetil Ree, via Wikimedia Commons.

O famoso o hot dog dinamarquês é um outro prato bastante consumido no país. Contudo, esse não é um hot dog normal, como os americanos.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Dinamarca. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O cachorro-quente dinamarquês leva picles, alho frito, cebola e aos tradicionais molhos, como catchup, mostarda e maionese.

Ele também pode levar remoulade, um molho bem típico da culinária dinamarquesa.

Não perca => Passeio gastronômico por Copenhague

3. Frikadeller

Dança típica da Dinamarca
Frikadeller | Foto: cyclonebill, via Wikimedia Commons.

Talvez esse prato não se diferencie tanto das nossas populares almondegas. As frikadeller são moldadas com carne de porco, vitela ou peixe, e também levam cebola, ovo, sal e pimenta. Tudo muito simples!

Ao misturar os ingredientes, separa-se a massa em porções menores que são modeladas em forma de bolas e depois são levemente achatadas. Posteriormente, essas delícias são fritas e pronto!

Estão perfeitas para serem acompanhadas por batatas cozidas e um molho delicioso chamado brun sovs ou molho castanho.

Ou seja, um prato maravilhoso muito consumido durante o jantar.

4. Herring

Culinária tradicional dinamarquesa
Herring é parecido com a sardinha brasileira.

O herring é um prato composto por peixinhos muito saborosos. Eles podem ser consumidos com acompanhamentos ou até mesmo cru.

Lembram sardinhas que são consumidas da mesma forma. Talvez uma das grandes diferenças é que o herring tem uma versão defumada.

5. Stegt flæsk

Receitoa da comida tipica da Dinamarca
Stegt flæsk | Foto: Nillerdk, via Wikimedia Commons.

Stegt flæsk é o nosso torresmo em pedaços generosos. Um dos pratos bem típicos da Dinamarca. Para os apaixonados por barriga de porco frita, esse é um prato que não pode ficar de fora da sua viagem!

Com certeza, agrada a maioria dos viajantes. Geralmente, é servido com batatas e um molho salsa, brun sovs ou molho castanho.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

6. Leverpostej

Comida tipica da Dinamarca receita
Leverpostej | Foto: Nillerdk, via Wikimedia Commons.

O leverpostej é um patê de fígado de porco bastante usado no smørrebrød. Ou seja, você vai encontrar esse prato em todos os lugares tipicamente dinamarqueses.

Portanto, quem gosta de fígado de boi vai se deliciar com essa receita! Vale muito a pena provar!

7. Wienerbrød

Bife a moda de Copenhague
Wienerbrød | Foto: RhinoMind, via Wikimedia Commons.

Wienerbrød é para quem ama uma sobremesa ou adora um pão docinho no café da manhã. Com certeza, os doces dinamarqueses estão em um patamar muito alto.

Na minha opinião, um dos melhores doces do mundo, justamente por não serem muito pesados no açúcar! Esse pão é uma obra prima da pastelaria, típico da culinária dinamarquesa.

É basicamente um massa bem amanteigada de várias camadas. Quase um folhado, mas bem molhadinho.

Na Dinamarca, esse doce recebe o recheio de geleia de frutas e você facilmente o encontrará em um excursão gastronômica em Copenhague. Em outros países, ele ganha versões com cobertura de chocolate ou apenas açúcar de confeiteiro. Já deu água na boca, não é mesmo?

8. Mørbradbøffer

Como o porco é muito consumido na Dinamarca, esse é mais um dos pratos típicos feitos com essa carne. Ele é preparado com o filé do porco marinado em creme de leite e, posteriormente, frito na manteiga.

Em algumas cidades para visitar na Dinamarca, ele é preparado também com bacon, queijo e pimenta. Além disso, pode ser servido com cogumelos e cebolas salteados na mesma manteiga.

Talvez esse seja o prato mais tradicional das famílias dinamarquesas.

Molhos dinamarqueses

Culinária tradicional em Copenhague
Remoulade | Foto: Alupus, via Wikimedia Commons

Esse é um tópico muito interessante, pois praticamente todas as comidas típicas da Dinamarca são servidas com molho. Sim, os dinamarqueses valorizam muito os sabores dos pratos e a suculência.

Portanto, não posso deixar de falar de dois dos molhos que são muito populares e usados em vários pratos. Após experimentá-los, você vai querer usar aí na sua casa, pois são muito versáteis e deliciosos.

O primeiro deles, e mais conhecido, é o chamado remoulade. É um molho feito com a mistura de maionese com mostarda, picles, anchovas e outros condimentos.

Ele é adicionado no smørrebrød e hot dogs, mas também é servido à parte, simplesmente porque os dinamarqueses são viciados no remoulade!

O outro molho que certamente vai cruzar seu caminho é o brun sovs ou molho castanho. O próprio nome já diz que sua cor é amarronzada.

Ele é preparado com muita manteiga, água, sal, pimenta, farinha, nata, leite e caldo de carne.

Esse molho é tipicamente usado para acompanhar pratos feitos com carnes.

Comidas típicas natalinas da Dinamarca

Para mim, o cheiro característico de Natal que surge em Copenhague nessa época do ano é uma das coisas mais marcantes. Talvez, essa seja a grande vantagem para uma viagem de inverno na Dinamarca.

Mas não se preocupe, o Natal é um dos feriados na Dinamarca que começa a ser planejado e vivenciado muito cedo!

No final de novembro e durante todo o mês de dezembro, você vai encontrar as mais variadas feirinhas ou mercadinhos de Natal.

Então, é só seguir o cheiro do famoso Gløgg ou Gluhwein ou Mulled wine.

Nos países nórdicos, como é o caso da Dinamarca, o nome mais conhecido é gløgg. Essa bebida deliciosa lembra o nosso vinho quente, servido durante as festas juninas.

Na Dinamarca, ele é preparado com várias especiarias e leva vinho tinto, açúcar, canela, cardamomo, gengibre, cravo e grapefruit e, às vezes outras bebidas alcoólicas, como rume conhaque.

Além disso, outras delícias do Natal são os doces, como os biscoitos dinamarqueses. Existem várias versões, por exemplo, a que é feita com gengibre e outra com uma mistura de canela, nozes e pimenta.

Eles também costumam preparar um pão doce de gengibre com passas.

O risengrød é outra opção. Essa sobremesa é um arroz doce com leite, açúcar e canela.

Porém, a diferença do arroz doce que comemos aqui no Brasil é que eles colocam muita manteiga em suas receitas, principalmente depois que o doce está pronto.

Ou seja, os sabores que você encontrará em Copenhague, certamente, te renderá experiências inesquecíveis.

Mas antes de embarcar para a capital da Dinamarca ou para as cidades próximas a Copenhague.

Culinária tradicional da Dinamarca

Como o país é formado por várias ilhas, você não vai ter dificuldade de encontrar esses pratos espalhados por todas as regiões do mapa da Dinamarca.

Entre as comidas tradicionais da Dinamarca, a que mais traz autenticidade e que vai te trazer lembranças únicas é o smørrebrød.

No entanto, isso não quer dizer que seja o prato mais saboroso, pois é difícil escolher entre as carnes de porco, servidas com seus molhos deliciosos. Além disso, outra guloseima bem apreciada pelos dinamarqueses é o Lakrids, uma iguaria de gosto forte, à base de anis.

A forma mais tradicional de se consumi-lo é em bala, mas pode ser encontrado em bebidas alcoólicas, como os shots, muito comuns nos pubs e bares das cidades. Lembrando que os veganos e vegetarianos também poderão aproveitar muito da culinária local.

Então, espero que você aproveite e se delicie com a gastronomia dinamarquesa durante seu roteiro em Copenhague.

E aí? Qual das comidas típicas da Dinamarca você mais teve vontade de experimentar? Conta aqui nos comentários!

Até + !!!

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Dinamarca

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Dinamarca? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na Dinamarca para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos na Dinamarca. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a Dinamarca, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na Dinamarca. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela Dinamarca, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.

Melhores passeios na Dinamarca

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Dinamarca, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet na Dinamarca

Ter um chip de celular na Dinamarca com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Dinamarca.

Seguro viagem na Dinamarca

Contratar um seguro viagem para a Dinamarca é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Emílio Adolpho Corrêa Meyer Filho
    Eu morei por lá, em Odense, na Dinamarca em 1984. Fui aluno intercambista (Aprendi o Dinamarques = Como sei até hoje um pouco). Amei o povo, costumes e alimento!!!
Quero Viajar Mais