6 eventos e feriados na Dinamarca: datas comemorativas

6 eventos e feriados na Dinamarca: datas comemorativas

Sua viagem acontecerá em um dos feriados na Dinamarca? Ou então você quer ficar por dentro dos eventos e programar sua ida ao país para algum desses dias? No decorrer deste texto você saberá quais e como são os eventos locais e sobre como aproveitar essas datas comemorativas nesse país escandinavo incrível!

A Dinamarca, na Europa, possui 11 dias de feriados nacionais (no Brasil são 16) e essas datas se reúnem em sua maioria no primeiro semestre do ano. É importante saber que em vários desses dias você poderá ter experiências culturais únicas com muitas festas tradicionais.

No entanto também é preciso ficar atento, pois lojas e mercados podem estar fechados ou com horário de funcionamento limitado. Portanto, as dicas são: fique atento ao calendário e não organize seus dias de compras nas datas comemorativas!

Além disso, os transportes públicos funcionam com horários mais restritos. Muitas pessoas optam por planejar a viagem para as férias ou então escolhem datas menos populares mas que são feriados nos países de destino. Será que é uma boa escolha? Às vezes sim, às vezes não.

O fato é que tudo depende da cultura de cada país. No caso da Dinamarca, o tempo de descanso dos trabalhadores é muito respeitado. Mas é claro que o país também garante muitas festas tradicionais para os turistas e para a população que estará descansando nessas datas comemorativas!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Copenhague

Seguro viagem mais barato para a Europa »

 

Principais feriados na Dinamarca

Curiosidades da Dinamarca
Dinamarca tem 11 feriados nacionais.
  1. Ano Novo
  2. Semana Santa e Páscoa
  3. Grande dia de Oração
  4. Quinta-Feira da Ascensão
  5. Pentecostes
  6. Natal

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Dinamarca »

 

Festas e eventos imperdíveis na Dinamarca

Ano Novo (Nytår em dinamarquês)

ferias escolares na dinamarca
População do país tem tradição em soltar seu próprios fogos de artifício.

O ano Novo é um dos feriados na Dinamarca e, quem viaja nessa data pode encontrar poucos restaurantes abertos.

É importante saber, entre outras dicas da Dinamarca, que se você está planejando um jantar especial em algum lugar específico é preciso fazer uma reserva com bastante antecedência.

Além disso, eventos gratuitos com queimas de fogos não são tão populares e o mais comum é que as pessoas saiam nas ruas com seus próprios fogos de artifício fazendo uma festa em conjunto.

Existe uma lei no país que permite o uso e comercialização de fogos de artifício somente no período entre 27 de dezembro e 1 de janeiro. Por isso, os dinamarqueses ficam completamente loucos nessas datas passando um pouco do limite.

Portanto, se você tem pânico de pessoas soltando rojões muito próximos a você, pode ser uma má ideia andar pelas ruas nesse dia. Talvez um lugar mais reservado seja a melhor ideia!

 

Semana Santa e Páscoa (Påske em dinamarquês)

dicas de copenhague
Semana Santa | Foto: Titian, via Wikimedia Commons.

Esse é um dos maiores feriados na Dinamarca em que as pessoas costumam emendar com as próprias férias para poder curtir essa data tão gostosa. Além de anunciar a chegada da primavera e a temperatura mais amena, a Páscoa também anuncia a renovação da vida.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Dinamarca. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

As cidades dinamarquesas ficam todas enfeitadas e com muitos mercadinhos de Páscoa que oferecem opções de lembrancinhas e boas comidas.

Sem dúvida, é uma data muito especial, principalmente para as crianças. Durante esse período, as famílias dinamarquesas planejam passar um tempo juntas com almoços típicos e brincadeiras.

É muito comum as famílias também decorarem as casas com flores e outros símbolos da época como coelhos, passarinhos e ovos de galinha que são esvaziados e pintados pelas crianças. Além disso há uma brincadeira muito legal e divertida chamada gækkebrev.

Nessa brincadeira, as crianças escrevem cartinhas com alguns versos e a pessoa que as recebe precisa adivinhar quem as escreveu. Caso a pessoa não consiga adivinhar precisa lhe entregar um presente.

 

Grande dia de Oração (Store Bededag)

Eventos e feriados nos países da Europa
Store Bededag | Foto: Bene16, via Wikimedia Commons.

Store Bededag é um feriado exclusivo da Dinamarca reservado para descanso e oração.

Nesse dia, os dinamarqueses costumam comer um pão quentinho de trigo na noite anterior ao feriado. Essa tradição tem origem na história do país, dos tempos em que era ilegal trabalhar nesse dia.

Portanto, os padeiros preparavam pães no dia anterior para que as pessoas pudessem ter seus pães para o dia do feriado. Atualmente, alguns locais não respeitam muito essa tradição, principalmente em cidades grandes.

   

No entanto, se você estiver passeando por uma pequena cidade do interior é melhor reservar seus pães quentinhos e fazer passeios que não exijam muitas compras.

E falando em alimentação, veja as comidas mais comuns da Dinamarca.

 

Quinta-Feira da Ascensão (Kristi Himmelfartsdag)

datas religiosas na europa
Quinta-Feira da Ascensão | Foto: James Tissot, via Wikimedia Commons.

A Quinta-feira da Ascensão é um dos feriados na Dinamarca que quer dizer 40 dias após a Páscoa ou Ascensão de Jesus.

No Brasil não é considerado um feriado mas em vários outros países é também um dia sagrado. Portanto, fique atento porque durante esse dia a maioria das lojas e mercados não abrem!

 

Pentecostes (Pinsedag em dinamarquês)

Quais os feriados na Dinamarca santos?
Pentecostes | Foto: Pietro Perugino, via Wikimedia Commons.

Pentecostes também é um feriado cristão na Dinamarca em que comemora-se a descida do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus Cristo. Muitas igrejas do país realizam missas e eventos em comemoração a esse dia e não há muita coisa a se fazer fora disso.

Para os viajantes nessa data, é importante atentar-se que é um dia de folga, onde escolas e a maioria dos estabelecimentos estarão fechados!

 

Natal (Juledag)

Natal na Dinamarca
Natal | Foto: Gerard van Honthorst, via Wikimedia Commons.

Natal na Dinamarca é comemorado não só especificamente nesse dia.

No final do mês de novembro, um pouco antes de começar o inverno na Dinamarca, os mercadinhos de Natal já começam a funcionar a todo vapor trazendo todo sentimento que remete a essa data (além, é claro, de comidas e bebidas típicas da época).

Além disso, as cidades ficam com um cheiro de canela, cravo e açúcar caramelizado, característico dessa data. Os dinamarqueses comemoram essa época com muita comida, presentes e festas em família e amigos.

Ainda, muitos corais se apresentam pelos teatros, praças e igrejas das cidades. Propriamente no dia do Natal eles realizam almoços e jantas com comidas típicas e se recolhem em suas casas de inverno.

 

Outros eventos na Dinamarca

shows em copenhague
País sedia uma das maiores festas de música eletrônica do mundo.

A Dinamarca reúne a maioria dos seus eventos durante o verão, sobretudo entre maio e agosto. Isso acontece por causa do clima que é o ideal para festas ao ar livre, as preferidas dos dinamarqueses.

Um dos festivais que acontece nessa época é o chamado Distortion, realizado na cidade de Copenhague. É uma festa enorme com muita música eletrônica. São 5 dias de festa que atraem pessoas do mundo todo.

   

Justo por isso este é um dos melhores programas para não ficar sem ter o que fazer em Copenhague. Para quem nunca foi numa rave pode até ficar um pouco assustado com esses dias que chacoalham a cidade e deixam os dinamarqueses muito loucos, literalmente.

Para quem é adepto ao estilo, ainda assim pode se surpreender com a quantidade de pessoas que tomam conta das ruas da cidade – aproximadamente 100 mil pessoas por ano. Definitivamente um evento que merece ser vivenciado mas não planeje uma ida com a família e crianças! O Sankt Hans Aften é um festival comemorado pelo país.

Nesse dia os locais comemoram o dia mais longo do ano (solstício de verão). A lenda desse dia é que a maldade, representada pelas bruxas, deve ser espantada. Por esse motivo, as pessoas se reúnem em vários pontos da cidade ao redor de fogueiras que são acesas com bonecos representando bruxas em seus topos.

É uma grande festa ao ar livre, com muita música, em que as pessoas fazem piquenique e esperam que as bruxas sejam queimadas e com elas toda a tristeza e maldade também!

Tudo é muito simbólico, claro! Mas uma experiência única de vida. Além disso, o clima de felicidade estampado na cara dos dinamarqueses durante esse evento e durante todo o verão é muito marcante.

 

Tudo sobre feriados na Dinamarca!

As datas comemorativas na Dinamarca são cheias de história e eventos tradicionais deliciosos de serem vivenciados. Com certeza, recomendo a escolha de alguns para a sua viagem em específico. Planejar uma visita ao país durante a páscoa ou o Natal seriam minhas maiores sugestões.

Curtir um dos feriados na Dinamarca é uma oportunidade de conhecer melhor a cultura local. No entanto, é preciso que haja um planejamento antecipado para poder curtir o feriado em si ou os eventos que compõem essa data.

Afinal, tudo pode virar uma grande furada se marcar suas compras para esses dias específicos. Portanto, abasteça a geladeira do hotel ou apartamento no dia anterior e não deixe para comprar suas lembranças nesses dias.

Além disso, sugiro que, se for possível, escolha viajar durante uma época de festas ao invés de fazer a sua viagem no dia exato do feriado. Em geral, os mercadinhos de páscoa ou de Natal, festivais entre outros são realizados em datas próximas e não naquele dia específico.

Justamente por ser um dia de descanso nacional. Com organização você conseguirá participar dos eventos sem risco de encontrar lugares que deseja conhecer fechados. Aproveite!

Gostou das dicas que sugeri acima? Você é do tipo de pessoa que prefere marcar sua viagem para um dia de feriado ou evento específico? Conta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Isabela Lessi

ESCRITO POR

Isabela Lessi

Isabela Lessi, 32 anos, é bióloga, cientista acadêmica e da vida. Fez mestrado e doutorado em ciências da saúde pela Unesp e pós-doutorado no exterior. Já trabalhou na Dinamarca, Alemanha e, atualmente, mora em Knoxville nos Estados Unidos. Acredita que estar fora da zona de conforto mantém a vida em movimento e a mente em constante evolução.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *