8 curiosidades da Dinamarca: cultura, costumes e turismo

por Isabela Lessi

8 curiosidades da Dinamarca: cultura, costumes e turismo

No post de hoje, você fica sabendo das curiosidades da Dinamarca, alguns dos fatos mais interessantes que envolvem esse país exótico e que estão enraizados em sua história, cultura, costumes e alguns aspectos ainda desconhecidos pela maioria dos turistas.

O primeiro fato interessante e que deve ser pontuado é que a história do país, que fica na euro, é sempre associada aos vikings, antiga população escandinava, que de fato contribuiu muito para algumas características ainda remanescentes no local, como, por exemplo, na gastronomia.

Entretanto, a população atual trabalhou árduo para se desvencilhar das lembranças grosseiras que remetem à época. Então, hoje, pode-se dizer que a Dinamarca é um país com uma riqueza cultural belíssima e diversa pois sofreu muitas transições com o passar dos anos.

Assim, atualmente, dentro da cultura popular do país destacam-se o estilo de vida, alguns eventos tradicionais, muitos festivais de música que reúnem pessoas do mundo todo e museus de arte.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Dinamarca

Qual o melhor seguro viagem Europa? »

 

8 curiosidades da Dinamarca

países da europa
Dinamarca é um país nórdico, localizado a sudoeste da Suécia e ao sul da Noruega.

A Dinamarca é um país em que a cultura é ainda erroneamente associada unicamente à história viking.

Apesar de as comidas típicas da Dinamarca terem uma bagagem muito forte dessa época, atualmente a população não utiliza dos mesmos recursos usados pelos antigos locais como as invasões de territórios e conflitos violentos.

Os dinamarqueses desenvolveram uma era pós era viking e hoje mantém uma cultura em que a liberdade, solidariedade e respeito falam mais alto. Ou seja, todos esses novos conceitos estão estampados em seu estilo de vida e na confiança que depositam nas pessoas.

Além disso, sua atual constituição foi construída principalmente considerando o conceito de igualdade entre as pessoas, independente do gênero. Posso garantir que a população se orgulha muito dessa nova filosofia e jeito de levar a vida.

Portanto, suas tradições, costumes e eventos refletem a sociedade que prevaleceu no desenvolvimento do país dinamarquês e são as bases de diversas das curiosidades da Dinamarca.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Dinamarca »

 

1) O país mais feliz do mundo

o que comprar na dinamarca
Cidade de Odense, na Dinamarca.

Provavelmente você já ouviu falar que os dinamarqueses são considerados o povo mais feliz do mundo.

Segundo relatório chamado “Relatório Mundial da Felicidade”, a felicidade está ligada ao quanto a sociedade se sente igualitária socialmente e também ao espírito comunitário que envolve a população.

Portanto, não há dúvidas de que a Dinamarca se encaixa em ambos os aspectos. No país, as pessoas chegam a pagar até metade dos seus salários em impostos. No entanto, afirmam que há um retorno por parte do governo que garante saúde e educação gratuita.

Não há mensalidade para os estudantes universitários que ainda podem receber uma bolsa para ajudar a cobrir as despesas enquanto até que se formem. Além disso, a assistência à infância é totalmente subsidiada.

Quando idosos, os dinamarqueses recebem pensões e toda a assistência que precisam em sua própria casa. Há também apoio aos desempregados que recebem um salário mínimo por até dois anos enquanto procuram novos empregos.

Claro que com acompanhamento de um sistema para garantir que eles estejam procurando ativamente por trabalho. Portanto, essa percepção de felicidade e tranquilidade é nítida quando você passa algum tempo no país.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Dinamarca. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Imperdível => Cruzeiro pelos canais de Copenhague

 

2) Segurança na Dinamarca

segurança na europa
Segurança do país é eficiente, tanto que as pessoas ficam despreocupadas pelas ruas.

Outra das curiosidades da Dinamarca que deve ser levado em consideração é a segurança pública. Com certeza, você saberá do que eu estou falando somente ao passear um pouco pelas ruas das cidades da Dinamarca.

Essa segurança inclui mulheres sozinhas poderem voltar de madrugada para a casa sem qualquer tipo de perigo. Além disso, o nível de segurança é tão alto que as crianças dinamarquesas podem crescer com mais liberdade e independência.

É natural ver crianças sozinhas pelas ruas ou em transportes públicos indo e vindo das escolas ou passeando com seus amiguinhos. E não se assuste ao se deparar com um carrinho de bebê com um bebê do lado de fora dos restaurantes em Copenhague.

Geralmente os pais deixam as crianças para dormir do lado de fora, mesmo durante os dias frios (dizem que assim as crianças desenvolvem o sistema imune).

A confiança nas pessoas é um valor característico da sociedade dinamarquesa.

 

3) Hygge

fatos desconhecidos dinamarca
Essa filosofia dinamarquesa consiste nas pessoas bem aproveitarem os momentos da vida.

Ainda falando sobre filosofia de vida nesta lista de curiosidades da Dinamarca, devo descrever aqui um pouco do conceito dinamarquês de hygge.

Essa palavra é difícil de ser traduzida, mas, em geral, significa aproveitar e apreciar as coisas e momentos simples da vida junto das pessoas que gostamos ou até mesmo sozinhos.

   

Os dinamarqueses utilizam esse conceito muito bem em seu dia a dia seja reunindo amigos para conversar, jogar, apreciar a natureza durante uma caminhada ou durante um almoço em família. Ou seja, hygge é todo momento que te faz bem! Para sentir toda essa energia boa, divirta-se numa excursão de segway por Copenhague.

 

4) Bicicleta

Curiosidades da Dinamarca imperdíveis
Bicicleta é uma das principais formas de locomoção no país.

Mais uma das curiosidade da Dinamarca é que as pessoas utilizam a bicicleta como uma das principais formas de como se locomover em Copenhague e nas demais regiões do país.

Independente do clima da Dinamarca, o povo faz questão de ir para o trabalho, fazer compras em Copenhague, levar os filhos na escola ou até mesmo viajar de bike.

As cidades da Dinamarca são completamente planejadas para que se tenham ótimas ciclovias.

Além disso, uma das coisas que facilita bastante é que o país possui o seu terreno praticamente plano. É impossível chegar ao país e não perceber esse apego dos dinamarqueses por bicicletas.

Há estacionamentos para o transporte espalhados por todos os lugares formando um “mar de bikes”. Essa cultura do ciclismo foi instalada no país quase desde o próprio surgimento das bicicletas. Daí vem também o espírito de liberdade, igualdade e hygge vivido pelos locais.

Você verá pessoas de todas as classes sociais fazendo uso do transporte, seja de terno ou uma roupa mais simples. Portanto em sua visita ao país não deixe de viver esse momento, fazendo uma excursão de bicicleta por Copenhague

Fora que é muito comum crianças que mal saíram das fraldas pelas ruas com os pais ensinando a dar os primeiros empurrões nas bikes.

 

5) Pontualidade

Curiosidades da Dinamarca famosas
Evite qualquer tipo de atraso quando for para algum passeio guiado.

Outra das curiosidades da Dinamarca é a pontualidade. Nunca atrase ao combinar algo com um dinamarquês. Se marcar algum passeio com um guia ou amigo dinamarquês não se atrase.

Pontualidade é algo muito importante para os locais: 10 horas são 10 horas e não 10h01. Lembre-se disso ou então já se prepare para levar um bronca. Além disso, é bom estar ciente que esses eventos marcados também são levados muito a sério pelos locais.

Então, saiba que desmarcar passeios em Copenhague ou em qualquer outra região do país não é bem visto e pode resultar em nunca mais ser convidado para uma festa.

 

6) LGBTQ+

Curiosidades da Dinamarca principais
Dinamarca tem igualdade | Foto: ClkerFreeVectorImages, via Wikimedia Commons.

Como já dito anteriormente, a cultura dinamarquesa é de respeito e muita igualdade social e parte dessa filosofia de vida é também a liberdade e igualdade sexual.

Na Dinamarca, o casamento entre pessoas do mesmo sexo são reconhecidos por lei. Além disso, o país faz questão de promover diversos festivais para o público LGBTQ+ anualmente.

 

7) Arquitetura e design

Curiosidades da Dinamarca legais
Edificações do país possuem arquitetura com características bem minimalistas.

A arquitetura e design dinamarquês são reconhecidos no mundo todo, sendo uma das curiosidades da Dinamarca. Principalmente com relação aos prédios e mobílias. Logo, as construções modernas chamam muito atenção até mesmo de quem não é da área, já que suas características são bem minimalistas.

Os nomes mais famosos no ramo são dos designers Arne Jacobsen e Hans Wegner e são referências para os estudantes de arquitetura.

 

   

8) Eventos e tradições

festas em copenhague
País sedia uma das maiores festas de música eletrônica do mundo.

A Fastelavn é uma celebração para comemorar o fim do inverno na Dinamarca e a expulsão de todo o mau que ele representa.

Essa tradição tem origem desde o ano 1500. Naquela época, o inverno era muito rigoroso (ainda é um pouco) e, hoje em dia, esse costume ainda é muito presente na cultura do país.

As pessoas espantam a escuridão e o mal colocando brinquedos e guloseimas dentro de uma pinhata para as crianças.

O Natal é um dos feriados na Dinamarca mais esperados e é comemorado praticamente durante todo o mês de dezembro. Assim, os dinamarqueses vivem a época do natal e não somente o dia.

Os mercadinhos de Natal ficam espalhados pelos centros da cidade com muitas comidas gostosas e típicas além do famoso Gløgg ou Gluhwein ou Mulled wine que remete ao nosso vinho quente e que perfumam as ruas do país.

Curiosidades da Dinamarca sagradas
Natal é bastante celebrado no país | Foto: Gerard van Honthorst, via Wikimedia Commons.

O festival de música eletrônica Distortion é um dos mais conhecidos no mundo e, por isso, você não pode deixar de fora do seu roteiro de 3 dias em Copenhague. São 5 dias de rave e normalmente acontece na capital.

Aproximadamente 100 mil pessoas por ano frequentam o evento, que é uma ótima opção de o que fazer em Copenhague. Outro evento bem típico do país é o chamado Sankt Hans Aften. Nesse dia os locais comemoram o dia mais longo do ano (solstício de verão).

Durante o dia, as pessoas constroem fogueiras espalhadas pelos arredores de Copenhague com bonecos representando bruxas em seus topos.

No final da tarde a fogueira é acesa e todos ficam em volta esperando a fogueira ser queimada e com isso toda a maldade também.

 

Tudo sobre as curiosidades da Dinamarca

A Dinamarca é um país muito rico em história e cultura e sem dúvida é um país que deve ser notado quando se fala a respeito do estilo de vida local. A filosofia de igualdade, liberdade e hygge é algo que chama muita atenção mesmo de quem vai passar poucos dias no país escandinavo.

Não há como não notar e não se sentir impactado por aquele jeito de viver. Uma nação que deve servir como exemplo! As curiosidades da Dinamarca e os eventos citados acima são só aqueles mais marcantes do país.

Ou seja, existem muitas outras dicas da Dinamarca, assim como há muitos mais a ser explorado nos lugares turísticos da Dinamarca. Com certeza, é um país para ser visitado pelos mais diferentes tipos de turista, seja sozinho ou acompanhado.

Gostou de saber algumas das curiosidade da Dinamarca? Você já visitou o país e tem algo interessante para contar? Deixe aqui nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Isabela Lessi

ESCRITO POR

Isabela Lessi

Isabela Lessi, 32 anos, é bióloga, cientista acadêmica e da vida. Fez mestrado e doutorado em ciências da saúde pela Unesp e pós-doutorado no exterior. Já trabalhou na Dinamarca, Alemanha e, atualmente, mora em Knoxville nos Estados Unidos. Acredita que estar fora da zona de conforto mantém a vida em movimento e a mente em constante evolução.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *