Como se locomover em Copenhague: dicas de transporte público

Como se locomover em Copenhague: dicas de transporte público

Planejando uma viagem e não sabe como se locomover em Copenhague? Tudo bem, quando terminar de ler este post, suas dúvidas estarão sanadas!

Caso tenha optado por se hospedar no Centro estará próximo aos principais pontos turísticos e poderá fazer todo o seu passeio praticamente a pé. Essa é a alternativa ideal para poucos dias na cidade e quem quer ficar próximo aos restaurantes e bares da capital dinamarquesa.

No entanto, se optou por fazer uma viagem mais econômica e ficar em bairros mais afastados ou se decidiu passar uns dias a mais, a melhor opção é utilizar os transportes públicos que a cidade oferece. Se uma das suas dúvidas é em relação a segurança, não se preocupe!

A cidade é segura e você vai sentir essa energia assim que chegar. Além disso, depender de um ônibus, trem ou metrô não é problemas para quem está viajando, já que os transportes públicos em Copenhague são conhecidos como os mais eficientes não só da Europa, mas do mundo!

Todos são unificados e extremamente pontuais. Assim, você pode confiar sem medo e as tarifas são sempre as mesmas, independentemente do tipo transporte.

Formas de pagamento? Todas as máquinas oferecem a opção de pagamento com dinheiro ou cartão de crédito. Falando nisso, confira o post sobre compras em Copenhague.

Então, se está indo conhecer a capital da Dinamarca, conheça os meios de transporte de Copenhague e abuse do transporte público usando, por exemplo, o metrô em Copenhague. Será um atrativo a mais na viagem.

Aproveite => Hotéis em oferta em Copenhague

Seguro viagem Europa »

 

Como se locomover em Copenhague

Dicas da Dinamarca
Cidade oferece diversos tipos de transporte.

O transporte em Copenhague funciona de maneira bem simples. Chegando na cidade, você encontrará no aeroporto ou em qualquer estação de metrô, trem ou ônibus informações em dinamarquês e inglês indicando tabelas de horário e mapas sobre as zonas da cidade.

Você utilizará praticamente as zonas 1, 2 e 3 para centro turístico e algumas opções ao redor, e a 4 para ir até o aeroporto. Saiba mais sobre o aeroporto de Copenhague e seus transportes disponíveis.

É preciso entender em qual zona você está e como o sistema de divisão funciona porque o preço do seu bilhete pode variar de acordo com o número de zonas que deseja percorrer.

Além disso há mais opções de transporte para se locomover em Copenhague como táxi, bike, balsa, uber e etc.

  • Metrô
  • Trem
  • Ônibus
  • Barco ou Ferry
  • Bike
  • Táxi, Uber e aluguel de carro

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Copenhague »

 

Como usar o transporte em Copenhague

Metrô

Metrô na Dinamarca
Metrô em Copenhague | Foto: Arikogan, via Wikimedia Commons.

O metrô de Copenhague é uma das alternativas mais fáceis e viáveis da cidade. Apesar de oferecer (por enquanto) somente duas linhas de metrô (M1, verde e M2, amarela), elas cobrem todo o Centro e bairros ao redor, incluindo as zonas mais utilizadas pelos viajantes (zonas 1, 2 e 3), além da área do aeroporto (zona 4).

O metrô de Copenhague por si só já é uma atração turística, pois não possui condutor. Ele funciona 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, sendo perfeito para quem adora curtir a madrugada sem precisar se preocupar em como voltar para casa (ou hotel).

Durante as horas mais movimentadas (entre 7 e 9 horas e das 16 às 18 horas), o metrô demora de 2 a 4 minutos e nos horários mais calmos, de 3 a 6 minutos.

Durante à noite e madrugada, eles costumam passar com menos frequência, mas ainda assim você não precisará esperar mais do que 15 a 20 minutos.

Há uma previsão de expansão de uma linha para 2019 e outra para 2020. Isso pode modificar um pouco a frequência das linhas.

Bilhetes e passes podem ser comprados em máquinas automáticas dentro da própria estação, com opção de informações em inglês. Além disso, você pode utilizar dinheiro ou cartão de crédito para o pagamento.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Dinamarca. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
Copenhague card
Plataforma do metrô de Copenhague | Foto: News Oresund, via Wikimedia Commons.

O preço do bilhete comum de duas zonas é de 24 coroas dinamarquesas (DKK), o equivalente a 14 reais, e vale por uma hora. Então, fique atento a esses fatores importantes.

Você pode comprar tickets que valem por mais tempo, que são um pouco mais caros, mas podem compensar dependendo da sua intenção.

Uma dica valiosa: para se locomover em Copenhague entre as zonas 1 e 3, você não passará pela zona 2. Portanto, um ticket de somente duas zonas é o suficiente.

A mesma ideia vale para se deslocar do Centro até o aeroporto. Nesse caso, você passará somente pelas zonas 1, 3 e 4, sendo necessário um ticket de três zonas.

Tudo pode parecer bem diferente no início, pois não há catraca para ativar o seu bilhete. Mas lembre-se que pode haver fiscais por perto e, se você não tiver um bilhete com data e período válido para aquele trajeto, vai ser multado em 750 DKK (aproximadamente 443 reais).

Além da opção de comprar em máquinas específicas, você pode comprar online cartões com tickets para um dia, dois, três e até 4 (City Pass ou Copenhague Card). É bem mais prático e você acaba economizando uma boa grana!

As informações estão no site do Metrô de Copenhagen e do Copenhagen Card. Vale lembrar que esses tickets também valem para outros transportes públicos na cidade, como o ônibus, trem e barco. Confira online como comprar o City Card de Copenhague.

Prático => Ônibus turístico em Copenhague

 

Trem

Trem em Copenhague
S-Tog, o trem da Dinamarca | Foto: NAC, via Wikimedia Commons.

O trem (S-Tøg) é uma das opções mais fáceis e confortáveis, comparado aos outros transportes públicos da cidade.

   
   

Se você pretende economizar e se hospedar em outros bairros mais afastados do centro, o trem é a melhor alternativa para se locomover em Copenhague.

O S-Tøg é um sistema de transporte muito confortável, que possui wi-fi gratuito para quem gosta de estar sempre conectado.

Além disso, ainda é uma opção rápida e pontual, que pode levar cerca de 20 minutos dos bairros mais afastados, como Buddinge ou Lyngby, até o Centro.

Dica => Rotas populares para viajar de trem pela Europa

 

Ônibus

Ônibus em Copenhague
Ônibus em Copenhague | Foto: Andrzej Otrębski, via Wikimedia Commons.

Entre os transportes públicos, talvez o ônibus seja a alternativa menos confortável e mais demorada. No entanto, ele não deixa de ser pontual e também oferece wi-fi gratuito.

Esse transporte público só é mais demorado porque possui mais paradas em sua rota.

Divertido​ => Excursão sobre os motivos da felicidade dos dinamarqueses

 

Barco ou Ferry

Ferry na Dinamarca
Ferry em Copenhague | Foto: Matthias Schalk, via Wikimedia Commons.

Existe também a opção de se locomover em Copenhague de barco entre alguns pontos turísticos da capital dinamarquesa.

Esses trajetos acabam sendo mais uma espécie de passeio turístico do que um meio de se locomover propriamente, já que poucos pontos da cidade são acessíveis desta forma.

Você terá a opção de pegar o ferry (de cor amarela e da companhia Movia) e transitar pelo canal próximo ao Nyhavn e à nova casa de ópera. O trajeto é lindo e pode ser feito com o mesmo ticket usado para se locomover nos demais meios de transporte.

Incrível => Cruzeiro saindo de Nyhavn em Copenhague

 

Bike

Onde comprar Copenhague Card
Bicicleta de Copenhague | Foto: Fanghong, via Wikimedia Commons.

Quer ter uma experiência cultural? Faça alguns trajetos de bicicleta. Alguns dos hotéis em Copenhague disponibilizam gratuitamente ou fazem aluguel de bike para viajantes.

E a dica é: nada fica tão longe em Copenhague! Os bairros mais afastados estão a cerca de 40 minutos de bicicleta até o Centro.

Além disso, a cidade é toda planejada para esse meio de transporte. Copenhague também possui algumas estações de aluguel espalhadas, como a Bycyklen. Essas bicicletas ficam disponíveis 24 horas por dia e ainda tem acoplado um sistema de GPS.

Para usar esse tipo de sistema, é necessário fazer um cadastro com as informações de pagamento por cartão de crédito.

O custo pode variar mas geralmente é de 30 DKK por hora. Em Copenhague, você pode transportar as bicicletas no metrô e no trem por uma taxa extra, exceto nos horários de pico (citados acima).

Há um bilhete específico para bike, portanto, fique atento e lembre-se de comprar o ticket separadamente na máquina dentro da estação.

O bilhete para transportar a bike nesses meios custa 13 DKK. Já no ônibus é permitida, mas o motorista pode impedir sua entrada se já houver outra bicicleta, carrinhos de bebê ou cadeirante.

Além de utilizar as bikes como meio de transporte, você pode realizar tours com elas:

   
   

Internet Ilimitada => Chip de celular na Europa

 

Táxi, Uber e aluguel de carro

taxi na Dinamarca
Táxi na Dinamarca | Foto: Krochin1971, via Wikimedia Commons.

Apesar de não ser um transporte público, é importante falar das outras opções para se locomover em Copenhague. Afinal, todo mundo pode precisar de um táxi. A cidade tem uma ótima cobertura e você pode achar um facilmente.

Há de se considerar que é um preço mais elevado e as distâncias e tempo a percorrer são os mesmos comparados aos demais transportes (cerca de 20 minutos). Além disso, taxistas costumam recusar viagens muito curtas. Fique ligado nessa dica!

Já quanto a Uber, infelizmente não é uma opção viável em Copenhague. Desde maio de 2017, a empresa não opera mais na cidade, devido a novas leis impostas pela administração.

Uma boa opção também pode ser alugar um carro em Copenhague, principalmente, se você tem uma família maior e está viajando com crianças ou idosos.

É uma opção já que a cidade fornece muito conforto e disponibiliza acesso para pessoas idosas se locomoverem independentemente. Alias, ver idosos se locomovendo em Copenhague, sem nenhum familiar ou ajudante, é bem comum.

Você pode encontrar empresas como Avis Car Rental, Europcar, Enterprise e Hertz Car Rental, que estão entre as mais famosas da Europa. O preço pode variar conforme o carro escolhido e a diária. Para você ter uma ideia, o preço de um carro popular é em torno de 750 DKK por dia. Veja um comparador com os melhores preços de carros em Copenhague.

Importante lembrar que para o aluguel do carro, você vai precisar pedir a sua permissão internacional para dirigir (PID) e só é permitido usá-la durante 3 meses na Dinamarca. Para mais informações acesse o site Secretaria de Transporte da Dinamarca.

Dica => Excursão alternativa em Copenhague

 

Dicas para se locomover em Copenhague

Opção de como se locomover em Copenhague não falta! Julgo que o mais importante é você ter uma boa ideia de como funciona a divisão de zonas na cidade e escolher qual o tipo de bilhete se encaixa no seu planejamento.

Assim como em muitos lugares, Copenhague segue a mesma lógica: tickets válidos por um período maior são sempre  mais econômicos. E uma boa ideia para aproveitar a cidade sem estourar o orçamento de viagem.

E, para finalizar veja um vídeo divulgado pelo site oficial de turismo de Copenhague sobre como se locomover na cidade de bike:

E aí curtiu as dicas? Deixe nos comentários suas dúvidas e escolhas!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Isabela Lessi

ESCRITO POR

Isabela Lessi

Isabela Lessi, 32 anos, é bióloga, cientista acadêmica e da vida. Fez mestrado e doutorado em ciências da saúde pela Unesp e pós-doutorado no exterior. Já trabalhou na Dinamarca, Alemanha e, atualmente, mora em Knoxville nos Estados Unidos. Acredita que estar fora da zona de conforto mantém a vida em movimento e a mente em constante evolução.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *