40 lugares para viajar no Nordeste: capitais, praias e interior

40 lugares para viajar no Nordeste: capitais, praias e interior

Sem falsa modéstia de uma nordestina que vos escreve, é aqui onde concentram-se alguns dos lugares mais lindos desse Brasil! E falar em beleza sem citar as praias entre os lugares para viajar no Nordeste é praticamente impossível.

Mas os pontos turísticos do Nordeste brasileiro vão além das praias, estão em cidades nordestinas que mesmo sem mar, têm atrações como serras, cânions e chapadas.

Os destinos do Nordeste são os lugares para viajar no Brasil mais baratos. É possível viajar por aqui, gastando pouco.

Nesse artigo você descobre os melhores destinos do Nordeste nas nove capitais da região, mais dicas de hotéis.

Além de conferir muitas dicas sobre as melhores praias do Nordeste para viajar, como Porto Seguro, Canoa Quebrada, Maragogi, Praia dos Carneiros, Praia de Pipa e mais outros lugares diferentes que ficam mais distantes do mar e das capitais. Confira!

Planeje sua viagem => Ofertas de hotéis no Nordeste

Seguro de viagem para viajar no Brasil »

 

Qual é a cidade mais bonita do Nordeste?

Esse é um questionamento muito relativo, pois achar um lugar feio ou bonito é um ponto de vista bastante pessoal. Tenho amigos que foram a Salvador na Bahia e não viram nada demais, eu fui e achei uma cidade linda!

Portanto, nossa curiosidade aguçada quer ter apenas uma resposta a essa pergunta e talvez nunca chegaremos a um consenso.

O lugar mais bonito é o que mais combina com o seu estilo de viagem. Há viajantes que encontram beleza nos lugares mais simples e há quem precisa de muito para se encantar.

Sem sombra de dúvida, dentre os 40 lugares que trago neste artigo, um deles será o seu lugar favorito no Nordeste.

Veja o vídeo a seguir produzido pelo Canal Oficial do Ministério do Turismo sobre a Baía do Sancho, uma das praias mais lindas do Nordeste e do mundo.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Nordeste »

 

Onde passear no Nordeste?

Se você chega ao Nordeste de avião de outra região do Brasil, chegará de certo por uma das capitais nordestinas. E aí é bom não desperdiçar a chance de já conhecê-la, portanto reserve ao menos 2 dias na capital, antes de partir para o interior, onde na maioria das vezes está as melhores praias e passeios.

Chego por Recife, Maceió, Aracajú por exemplo e nem sei o que tem pra fazer e nem para onde ir… Se esse é o seu caso, continue a leitura que você já vai descobrir.

 

1. Recife, Pernambuco

capital de pernambuco
Recife

Recife não é só as praias mais conhecidas como Porto de Galinhas ou Boa viagem. A cidade carrega por si só uma rica história e cultura enraizadas no seu povo e nos seus monumentos.

É fácil andar por suas ruas e se deparar em um roteiro com pontos de interesse incríveis, além da maior parte deles ser bem próximos. Veja o que fazer na capital de Pernambuco :

  1. Percorrer o Marco Zero
  2. Conferir o Centro de Artesanato de Pernambuco
  3. Navegar no Rio Capibaribe
  4. Visitar o Parque de Esculturas de Brennand
  5. Explorar o Museu Cais do Sertão
  6. Apreciar o Museu do Frevo
  7. Entrar na Sinagoga mais antiga das Américas
  8. Caminhar pela Rua Bom Jesus
  9. Atravessar as pontes holandesas
  10. Conhecer o Instituto de Ricardo Brennand
  11. Oficina Cerâmica Francisco Brennand

Parte dessa história e a maioria dos atrativos você encontrará num passeio pelo Recife Antigo. Esse bairro é unido pelo centro comercial da cidade por diversas pontes.

Aliás, as estruturas das pontes que cortam a cidade a fazem ser conhecida como Veneza Brasileira. Estando em Recife, não perca a oportunidade de apreciá-las!

O Marco Zero é uma praça cercada por prédios históricos e pelo Rio Capibaribe. No chão, está pintada a emblemática “Rosa dos Ventos” e, no seu centro, uma peça em metal avisando que é ali que começa a contagem das distâncias entre Pernambuco e outras regiões do estado.

Como falar de Recife, sem mencionar o frevo? A palavra vem do verbo “ferver” e o ritmo é considerado um Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. Por isso, visite o Museu do Frevo.

A cidade também é sede das incríveis obras de Ricardo Brennand, um grande colecionador de arte e o trabalho em cerâmica desenvolvido por seu irmão, Francisco Brennand (falecidos 2020 e 2019, respectivamente). O legado dos Brennand é símbolo da cultura no estado, tamanha a contribuição que fizeram por ela.

Para conhecer a cultura, arte e o modo de vida do povo do sertão pernambucano, visite o Museu Cais do Sertão. O museu mostra o estilo de vida simples dos sertanejos utilizando muita tecnologia.

Além dessas atrações, há outros pontos turísticos em Recife como a Embaixada dos Bonecos Gigantes, o Caixa Cultural Recife, Rua da Aurora, Teatro Santa Isabel, Torre Malakoff, o Mercado São José, Rua da Moeda, o Porto Digital, Paço da Alfândega, Forte das Cinco Pontas etc.

Hotéis em Recife

  • Hotel Aconchego. Esse hotel fica a apenas 250 metros da Praia de Boa Viagem. Oferece wifi, banheiro privativo, ar-condicionado, TV, frigobar e telefone.
  • Bugan Recife Hotel by Mata Atântica. Esse hotel tem piscina, academia, wi-Fi gratuito, estacionamento privativo e fica a 400 metros da Praia da Boa Viagem.
  • Fity Hotel. Esse hotel é avaliado pelos hóspedes como fabuloso. Ele fica próximo da Praça de Boa Viagem e oferece academia, jardim, perto da praia e a 3 km do aeroporto.

Recomendo => City Tour por Recife e Olinda

 

2. Salvador, Bahia

melhores praias de salvador
Salvador, Bahia

Patrimônio histórico do Brasil, Salvador, encanta pela sua diversidade cultural. Grande parte da herança colonial do país permanece viva na arquitetura da capital baiana.

O Centro Histórico de Salvador concentra muitas igrejas e, além de monumentos históricos importantes dessa que foi a primeira capital do Brasil.

Além de toda herança histórica e cultural, a cidade também tem como opções de lazer as suas belas praias. O Carnaval de Salvador já virou uma atração turística. Uma vez que alguns visitam a cidade na ocasião da festa mais animada do Brasil.

Contudo, você encontrará um pouco de tudo: programas mais tranquilos e animados. Confira uma lista de 13 atrações de Salvador, para curtir a sós ou com os seus companheiros de viagem:

  1. Pelourinho
  2. Terreiro de Jesus
  3. Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
  4. Monumento Cruz Caída
  5. Elevador Lacerda
  6. Mercado Modelo
  7. Igreja de Nosso Senhor do Bonfim
  8. Farol de Itapuã e Praia de Itapuã
  9. Farol da Barra e Praia da Barra
  10. Praias
  11. Rio Vermelho
  12. Carnaval
  13. Morro de São Paulo

A região do Pelô, como é carinhosamente conhecida, é muito famosa pelas suas casas coloridas e pela vista histórica que possui. Pelos arredores deste local, você encontra a Catedral Basílica de Salvador e a Igreja de São Pedro dos Clérigos.

O Convento e Igreja do São Francisco, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e, ainda, a Igreja da Ordem Terceira de São Domingos.

Vá da cidade baixa para a cidade alta através do Elevador Lacerda e de cima contemple a vista da Baía de Todos-os-Santos e o Mercado Modelo. Visite o Farol da Barra, a atração que tem mais a cara de Salvador.

Após essas atrações, curta a Praia Porto da Barra. E por falar em praias, não deixe de conhecer a Praia do Flamengo e a Praia de Stella Maris.

Hotéis em Salvador

  • Vila Galé. Está a 800 metros do Shopping Barra, a 1,7 km do Farol da Barra e a 2 km da Praia da Paciência; já o aeroporto de Salvador fica a 22 km. Também com atendimento em inglês, o local oferece wifi gratuito, café da manhã incluído, piscina ao ar livre com bar, academia e sauna; serviços como o excelente spa e o estacionamento requerem custo adicional. O restaurante serve pratos à la carte e tem como especialidade o bacalhau e a boa variedade de vinhos. Extremamente espaçosos, os quartos dispõem de ar-condicionado, TV de tela plana, frigobar, cofre, secador de cabelo e banheiro. As suítes hospedam até duas pessoas, com uma ou duas camas de casal.
  • Intercity Salvador. Está a 1 km doShopping da Bahia, antigo Iguatemi, a 6 km do Pelourinho e 7 km da Praia da Ondina; já o aeroporto fica a 14,6 km. Também com atendimento em inglês e espanhol, o local oferece wifi gratuito, café da manhã incluído, piscina ao ar livre na cobertura, academia, sauna e salão de jogos; o estacionamento e o spa requerem custo adicional. O restaurante serve pratos típicos brasileiros. Bastante amplos, os quartos dispõem de ar-condicionado, TV de tela plana com canais a cabo
  • Fiesta Bahia Hotel. Está a 200 metros do Shopping Itaigara, a 5 km da Praia de Ondina e a 6 km do Pelourinho; já o aeroporto fica a 17 km. Também com atendimento em inglês e espanhol, o local oferece wifi gratuito, café da manhã incluído, piscina com bar, academia, parquinho infantil e salão de jogos; serviços como estacionamento e spa requerem custo adicional. O Restaurante El Tenedor trabalha como buffet e à la carte.

Incrível => 3 passeios: city tour em Salvador + Tour das Ilhas + Praia do Forte

 

3. Fortaleza, Ceará

o que fazer em fortaleza
Fortaleza

A capital do Ceará tem atrações culturais, gastronômicas e naturais. O mapa turístico de Fortaleza, é dividido em 3 regiões: Beira Mar, Praia do Futuro e centro.

A cidade está sempre no topo dos destinos brasileiros mais procurados pelos viajantes do mundo inteiro. E não poderia ser diferente, já que a Terra do Sol além de todos os atrativos, ainda tem um povo simpático e acolhedor. Veja o que conhecer em Fortaleza:

  1. Praia de Iracema
  2. Praia de Meireles
  3. Praia do Mucuripe
  4. Praia do Futuro
  5. Dragão do Mar de Arte e Cultura
  6. Feirinha de Artesanato da Beira Mar
  7. Mercado Central
  8. Mercado do Peixe
  9. Emcetur
  10. Theatro José de Alencar
  11. Passeio Público
  12. Ceart
  13. Fortaleza Nossa Senhora de Assunção
  14. Museu da Fotografia
  15. Centro de Eventos
  16. Beach Park

A região de Beira Mar concentra as orlas de 3 praias: Iracema, Meirelles e Mucuripe. Na Praia de Iracema você pode apreciar o mais bonito pôr do sol de Fortaleza. Na Praia de Meirelles é onde realiza-se a tradicional feirinha de artesanato e na Praia de Mucuripe fica o Mercado de Peixes.

A Praia do Futuro é ideal para quem quer curtir Fortaleza como destino de praia. O Dragão do Mar é um complexo onde você encontra o Museu da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará além de um cinema, planetário e uma praça.

Fortaleza mescla uma natureza belíssima, sobretudo das praias, com um espaço urbano para que os moradores e viajantes possam curtir a cidade e se manter perto da natureza. Confira tudo o que fazer em Fortaleza.

Hotéis em Fortaleza

  • Ecco Hotel Fortaleza tem quartos com ar-condicionado, wifi gratuito, TV de tela plana e banheiro privativo. Alémde recepção está disponível 24 horas. Uma opção de hotel barato na Praia de Iracema em Fortaleza.
  • Hotel Luzeiros tem 2 restaurantes e uma vista incrível da Praia do Meireles. Lobby Bar, sauna e academia também fazer parte da estrutura que o torna uma das melhores opções de hospedagem em Fortaleza.
  • Golden Fortaleza by Intercity dispõe de piscina, sauna, wifi gratuito, ar-condicionado, TV a cabo e sala de estar. Esse hotel também tem restaurante, que serve almoço e jantar.

Agende => City tour em Fortaleza + Praia de Cumbuco

 

4. São Luís, Maranhão

capital do maranhão

Carregada de cultura e história únicas, São Luís é a única capital brasileira fundada por franceses. Também sofreu invasão dos holandeses, até virar colônia dos portugueses. Nessa época também foi um dos lugares que mais recebeu escravos africanos.

Considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, o Centro Histórico de São Luís abriga mais de quatro mil casarões tombados.

São construções de séculos passados, período do apogeu econômico da capital maranhense. O conjunto arquitetônico da Ilha do Amor tem grande valor cultural para nosso país. Visite:

  1. Centro Histórico de São Luís
  2. Acervo de azulejos portugueses
  3. Roda de Tambor de Crioula
  4. Bumba-Meu-Boi
  5. Reggae na Jamaica brasileira
  6. Praias de São Luís do Maranhão
  7. Atenas brasileira

Além dos casarões revestidos de azulejo português, você encontra outras edificações importantes. Em uma manhã, dá para andar por suas ruas históricas e ir até o Palácio dos Leões, atual sede do governo, e o Palácio de La Ravardière, edifício da prefeitura.

Nos arredores, também está localizada a Catedral da Sé. Não deixe de ver a beleza da igreja por dentro e por fora, além da praça Benedito Leite, onde está localizada. Leia também sobre as comidas típicas do Maranhão.

Hotéis em São Luís

  • Luzeiros São Luís. Provavelmente é o melhor hotel em São Luís, localizado bem perto da Praia da Ponta do farol. Amplos e elegantes, os quartos dispõem de ar-condicionado, TV de tela plana com canais a cabo, secador de cabelo, cofre, frigobar e banheiro. As suítes hospedam até duas pessoas, com uma cama de casal ou duas de solteiro.
  • Blue Tree Towers. Está a 3 km do Shopping Tropical a 4 km da Lagoa Jansen e a 6 km do Centro Histórico; já o aeroporto fica a 13 km. Espaçosas, as acomodações incluem ar-condicionado, TV de tela plana com canais via satélite, varanda, guarda-roupa, frigobar e banheiro. As suítes hospedam até três pessoas, neste caso com uma cama de solteiro para cada um.
  • Brisamar Hotel & Spa. Outro dos melhores hotéis de São Luís, Além de permitir a presença de pets, o local oferece wi-fi gratuito, café da manhã incluído, estacionamento gratuito, piscina ao ar livre com bar, academia e sauna; o spa requer custo adicional. Se você gosta de frutos do mar, saiba que trata-se de uma das especialidades do restaurante, que trabalha como buffet e à la carte.

Vale a pena => Lençóis Maranhenses saindo de São Luís

 

5. Maceió, Alagoas

turismo em maceió

Alagoas recebe muitos turistas, principalmente pelo seu clima quente e úmido. Com suas belas praias e hotéis incríveis e aconchegantes, Maceió convida os brasileiros para desfrutarem suas férias quase que o ano todo, pois o período de chuva acontece apenas no inverno, sobretudo entre maio e junho.

Maceió apresenta uma cultura interessante com suas histórias colônias e danças típicas e uma gastronomia com iguarias diferenciadas, como o sururu e chiclete de camarão. São atrações da cidade:

  1. Ponta Verde
  2. Jatiúca
  3. Catedral Metropolitana

Ponta Verde tem um mar calmo e cristalino, a faixa de areia está sempre repleta de turistas e a infraestrutura de hotéis e restaurantes é muito boa. Localizada no bairro de Jatiúca, na capital do estado, a praia de mesmo nome é dona de uma das orlas mais bonitas das praias de Maceió.

Essa praia urbana possui um mar de águas cristalinas e transparentes em tom esverdeado, areias fofas de tom avermelhado e muitos coqueiros.

A Catedral Metropolitana de Maceió é conhecida como um “Templo Imperial”, pelo fato de ter sido frequentada por Dom Pedro II, tanto que a praça em que está localizada leva o nome do Imperador.

Situada no Centro, trata-se de uma construção neoclássica projetada por um arquiteto francês, que chama atenção pela grandeza. Do lado de dentro, os itens expostos fazem referência a São Sebastião e São Miguel. Esses são só alguns dos lugares que são paradas obrigatórias para quem está em Maceió.

Hotéis em Maceió

  • Flor de Lis Exclusive Hotel. O hotel cinco estrelas mais bem avaliado, localizado na Praia de Garça Torta. Luxuosos e com vista para o mar ou para o jardim do hotel, os quartos dispõem de ar-condicionado, TV de tela plana com canais a cabo, guarda-roupa, área de jantar, frigobar, cafeteira e banheiro. As suítes hospedam até duas pessoas, com uma cama de casal extra grande.
  • Best Western Premier Maceió. Um dos hotéis de Maceió 5 estrelas mais luxuosos está localizado de frente para o mar, no bairro de Pajuçara. O local oferece wifi gratuito, café da manhã incluído, piscina na cobertura, academia, parquinho infantil e salão de jogos; o estacionamento requer custo adicional. O menu do restaurante Le Premier é assinado pelo chef Guga Rocha.
  • Ritz Lagoa da Anta Hotel & Spa. Um dos melhores hotéis em Maceió cinco estrelas, localizado no bairro Lagoa da Anta. Bastante espaçosas, as acomodações incluem ar-condicionado, TV de tela plana com canais a cabo, guarda roupa, secador de cabelo, frigobar e banheiro. As suítes hospedam até duas pessoas, com uma cama de casal ou duas de solteiro. O destaque vai para o restaurante Le Sururu apresenta pratos franceses e especialidades da culinária nordestina.

Completo => Transfer de chegada + Praia do Francês em Maceió

 

6. Natal, Rio Grande do Norte

natal, rio grande do norte
Fotos Aéreas de Natal – Fotos: MTur Destinos, via Wikimedia Commons

A cidade de Natal recebe muitos viajantes, principalmente por suas praias paradisíacas, tanto do litoral sul quanto do norte. Localiza-se entre os estados de Paraíba e Ceará.

Conhecida como a Cidade do Sol por conta do clima e os quase 300 dias ensolarados, possui uma infraestrutura turística muito interessante, com ótimo hotéis e resorts. Descubra os principais pontos turísticos de Natal:

  1. Morro do Careca
  2. Dunas de Genipabu
  3. Forte dos Reis Magos
  4. Maior Cajueiro do mundo
  5. Mercado da Ponta Negra
  6. Centro de Turismo de Natal

Localizado na turística Praia da Ponta Negra, o Morro do Careca possui 120 metros de altura e tem esse nome pela sua formação natural, já que possuí vegetação em toda sua extensão, exceto no meio.

As Dunas de Genipabu, ficam 15 km de Natal. A principal atração dela são os passeios de buggy, onde o condutor faz a rota tradicional e pode até andar de lado nas partes altas, o que traz uma adrenalina muito legal.

Localizado na Praia do Meio, o Forte dos Reis Magos foi inaugurado no dia 25 de dezembro de 1599 e trata-se de uma fortaleza em formato de estrela.

Também sugiro que faça uma visita ao Maior Cajueiro do mundo que fica na Praia de Pirangi, a 27 km do centro turístico e que considero uma atração imperdível estando em Natal. O Mercado da Ponta Negra, é repleto de produtos que simbolizam a cultura local e arte potiguar; sem contar os restaurantes que prezam pela culinária típica.

O Centro de Turismo de Natal, localizado em um edifício antigo bem conservado com vista para o Forte dos Reis Magos, abriga uma feira de lojas de artesanato, memorial com a história do local (era um presídio), lanchonete e restaurante.

Hotéis em Natal

  • Aquaria Natal Hotel. É quatro estrelas de frente para o mar na Praia da Ponta Negra. Está a 1 km do Morro do Careca, a 9 km da Praia do Cotovelo e a 21 km das Dunas de Genipabu.  O local oferece wi-fi gratuito, café da manhã incluído, estacionamento gratuito, piscina ao ar livre com bar, academia e salão de jogos. O restaurante serve pratos brasileiros e internacionais, assinados pelo chef Ítalo Sales.
  • Wish Natal. É uma excelente opção de hotel em Natal cinco estrelas, localizado no bairro Parque das Dunas. Situa-se em uma área muito comercial, recheada de lojas, restaurantes e shoppings e a 5 km do Morro do Careca. O local oferece wifi gratuito, café da manhã incluído, estacionamento gratuito, piscina ao ar livre com bar, piscina infantil, academia, parquinho infantil e salão de jogos. O restaurante Malta trabalha no formato buffet, com tapiocas frescas e especialidades locais, além de estar pertinho do mar.
  • Serhs Natal Gran Hotel & Resort. Está a 2 km do Parque das Dunas, a 11 km do Forte dos Reis Magos e a 17 km das Dunas de Genipabu; já a rodoviária fica a 13 km, e o aeroporto, a 23,5 km. Elegantes, amplos e com o visual do mar na varanda, os quartos dispõem de ar-condicionado, TV de tela plana com canais a cabo, guarda-roupa, frigobar, secador de cabelo, cofre e banheiros. As suítes hospedam até duas pessoas, com uma cama de casal grande ou duas de solteiro.

Sugestão => City Tour em Natal

 

7. João Pessoa, Paraíba

o que fazer em joao pessoa

São muitas as atividades culturais em João Pessoa e, por toda a cidade há monumentos e construções históricas, além de características e influência das culturas portuguesas e holandesas, que colonizaram a região.

Fora a culinária típica que tem estilos diferentes em cada canto do estado (para saber mais sobre todos os sabores do Nordeste, recomendo a leitura do artigo comidas típicas do Nordeste: sabores mais arretados).

O turismo em João Pessoa é famoso pelo litoral da cidade. É uma mistura perfeita de um clima sempre quente cujo sol nasce primeiro, com praias bonitas e de águas mornas.

A cidade não tem ar de capital no que se refere à agitação das grandes cidades, onde só se ouvem buzinas de carros e um trânsito caótico. Pelo contrário: a paz que emana em João Pessoa tem semelhança com cidades do interior, porém com todo o conforto e variedade de uma capital.

O título de Porta do Sol se dá por João Pessoa ser a cidade mais oriental da América, por esse motivo é o primeiro lugar em que o sol nasce em todo o continente.

João Pessoa também já foi eleita a 2ª capital mais verde do mundo, uma das capitais com melhor qualidade de vida do Nordeste, além de ficar entrar as melhores cidades para se aproveitar a aposentadoria. E mais: recebeu o título de Cidade Criativa da Unesco e Cidade do Artesanato. Descubra suas principais atrações:

  1. Praia de Tambaú;
  2. Praia de Intermares;
  3. Praia de Bessa;
  4. Praia de Manaíra;
  5. Ponta Seixas;
  6. Centro Cultural São Francisco
  7. Estação Cabo Branco
  8. Farol de Cabo Branco
  9. Praia do Jacaré

A Praia de Tambaú é agitada durante o dia e também à noite. De Tambaú saem os passeios para as piscinas naturais de Picãozinho, onde é possível fazer mergulhos com snorkel e ver muitos peixes.

Na Praia de Intermares é desenvolvido um projeto chamado Projeto Tartarugas Urbanas, da ONG Guajiru, uma área de desova das tartarugas.

O Centro Cultural São Francisco é um complexo com igreja e capela em estilo barroco, museus, fonte e um relógio de sol.

A Estação Cabo Branco, espaço projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, fica próximo ao Farol de Cabo Branco, o ponto mais oriental da América.

A Praia do Jacaré, uma praia fluvial onde é possível ver o pôr-do-sol ao som do Bolero de Ravel, tocado em saxofone do rio. Sugiro uma visita aos domingos, quando o lugar vira um point.

Hotéis em João Pessoa

  • LS Hotel. Está a somente 200 metros da Praia de Manaíra, a 800 metros do Mercado de Artesanato e a 3,7 km da Praia do Cabo Branco; já a rodoviária fica a 7 km e o aeroporto a 14 km. Também com atendimento em inglês e espanhol, o local oferece wifi, café da manhã, estacionamento gratuito, piscina na cobertura com bar e academia. O restaurante Adega traz o melhor da gastronomia portuguesa e internacional, além apresentar uma refinada carta de vinhos.
  • Hotel do Mar Cabo Branco. Está a 2 km da Ponta do Seixas, a 4 km da Praia do Tambaú e a 5 km da Praia de Manaíra; já a rodoviária fica a 10 km e o aeroporto a 15,5 km. O local oferece wifi, café da manhã, estacionamento gratuito e piscina ao ar livre. Dentre os principais restaurantes próximos, destaque para o NAU, especializado em frutos do mar. Confortáveis e com bom espaço, os quartos dispõem de ar-condicionado, TV, frigobar, guarda-roupa, mesa de jantar e banheiro.
  • Oriental Praia Hotel. Está a 1 km da praia local, a 2,3 km do Farol do Cabo Branco e a 4,6 km da Praia de Manaíra; já a rodoviária fica a 9 km e o aeroporto a 15 km. O local oferece wifi, café da manhã, estacionamento gratuito, piscina na cobertura e parquinho infantil; além disso, a propriedade dispõem de pacotes para o dia da noiva e ainda apresenta o day use, onde é possível aproveitar o hotel sem estar hospedado. Já o restaurante trabalha com serviço de buffet e à la carte.

Combo => 7 dias de atrativos em João Pessoa

 

8. Aracajú, Sergipe

aracaju, sergipe

Aracaju possui um clima quente em todas as épocas do ano, belas praias de águas esverdeadas e ainda uma orla urbanizada, com calçadões, ciclovias e praças, restaurantes e lojas.

A capital do estado do Sergipe é assim: linda, organizada e com diversos atrativos turísticos naturais e urbanos para todos os tipos de viajantes.

É considerada a cidade com menor desigualdade social e menor custo de vida entre as capitais do Nordeste, além da população com os hábitos mais saudáveis do país, como o uso de bicicletas como meio de transporte e pouca quantidade de fumantes.

  1. Orla de Atalaia;
  2. Oceanário de Aracaju;
  3. Ponte João Alves;
  4. Parques dos Cajueiros;
  5. Museu da Gente Sergipana;

A orla da praia de Atalaia é um dos cartões-postais mais famosos de Aracaju. A praia conta também com lagos artificiais e uma orla com ciclovia, área para corrida, skate e kart, bares e restaurantes.

No Oceanário de Aracaju, é realizado o Projeto Tamar. A Ponte João Alves liga Aracaju a Barra dos Coqueiros.

Outras atrações de Aracaju são as praias de Aruana, Refúgio, Náufragos, Robalo, Mosqueiro, do Caranguejo, onde fica a Passarela do Caranguejo. Confira mais sobre as melhores praias de Aracaju.

Hotéis em Aracajú

  • Celi Hotel. Fica a 800 metros do Oceanário, a 4 km da Praia de Aruanã e a 8 km do centro; já a rodoviária fica a 9 km e o aeroporto a 2,7 km. O local oferece wifi, café da manhã, piscina ao ar livre com bar, academia, sauna, business center e salão de jogos. Com pratos à la carte, o restaurante Maramar apresenta pratos regionais e internacionais. Elegantes com vista para a cidade, os quartos dispõem de ar-condicionado, TV, frigobar, sofá, guarda-roupa, secador de cabelo e banheiro. As suítes hospedam até duas pessoas, com uma cama de casal extragrande ou duas de solteiro.
  • Del Mar Hotel. Está a 500 metros do Projeto Tamar, a 7 km do centro e a 11 km do parque da Cidade; já a rodoviária fica a 7 km e o aeroporto a 3 km. O local oferece wifi, café da manhã, estacionamento gratuito, piscina ao ar livre com bar, piscina infantil, academia e salão de jogos. Ao todo são dois restaurantes, sendo que o Canoas é maior e possui decoração temática, enquanto o jangada possui artigos regionais que deixam o ambiente mais bonito. Com espaço confortável e vista para a piscina, as acomodações incluem ar-condicionado, TV, secador de cabelo, cofre, frigobar e banheiro. As suítes hospedam até três pessoas, neste caso, escolha entre duas camas de casal, uma de casal grande e uma de solteiro ou três camas de solteiro.
  • Go Inn Hotel. Está a 3 km da Praia de Atalaia, a 4 km do projeto Tamar e a 6 km do centro; já a rodoviária fica a 7 km e o aeroporto a 2,4 km.  O local oferece wifi, estacionamento gratuito, piscina a o ar livre e academia; o café da manhã é incluído somente para algumas opções de diárias. Compactas e decoradas em tons claros, as acomodações incluem ar-condicionado, TV, área de estar, cofre e banheiro. As suítes hospedam até duas pessoas, com uma cama de casal ou duas de solteiro.

Combo => Transfer, City Tour e praias em Aracaju

 

9. Teresina, Piauí

O que fazer em teresina
Vista de Teresina, cidade verde | Foto: Porto Neto, via Creative Commons.

Teresina foi apelidada pelo escritor maranhense Coelho Neto de “cidade verde”. Suas ruas e avenidas são rodeadas de muitas árvores. Cheia de cores e encantos, natureza, cultura, lazer e muitas, muitas histórias.

Teresina é considerada a cidade mais desenvolvida e com melhor qualidade de vida do Nordeste. Veja o que fazer por aqui:

  1. Ponte Estaiada de Teresina
  2. Complexo Turístico da Ponte Estaiada de Teresina
  3. Parque Cidadania
  4. Parque Ambiental Encontro dos Rios
  5. Museu do Piauí
  6. Igreja São Benedito
  7. Palácio de Karnak
  8. Theatro 4 de Setembro

A Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França, foi projetada para celebrar os 150 anos de Teresina. Um presente que não só facilita a mobilidade entre o centro e a zona leste da capital, mas nos contempla com uma vista panorâmica da cidade e do Rio Poti.

O Parque Cidadania fica localizado no centro de Teresina oferece lazer para a família toda. Desde piqueniques, até para praticar exercícios físicos ou esportes radicais, como o skate. O Parque tem a maior pista de skate do Nordeste. E também possui um anfiteatro onde acontecem apresentações culturais.

Outro parque indispensável na sua passagem por Teresina é o Ambiental Encontro dos Rios. É onde os rios Poti e Parnaíba formam um lindo encontro e ao mesmo tempo separam o Piauí do Maranhão.

No Museu do Piauí estão expostas cerca de sete mil peças que contam a história do Piauí do início até a atualidade.

O Palácio de Karnak é um lugar encantador não só por fora, mas por dentro também. A parte interna é composta por pisos de mármores, esculturas e artes. Aproveite e monte seu roteiro em Teresina.

Hotéis em Teresina

  • Ibis Teresina. Situado a apenas 10 minutos do marco zero, o hotel é econômico, bem localizado e confortável. O bom desse hotel é que também fica pertinho do aeroporto. O Ibis conta com wi-fi, estacionamento grátis, ar-condicionado, café da manhã cheio de variedades, restaurante e bar/lounge. Ah, e também é pet friendly; Cãezinhos com até 15 kg são bem-vindos.
  • Blue Tree Hotels. É uma rede conhecida por ter unidades no Brasil todo; o padrão dos hotéis é de muito conforto e requinte. Em Teresina, ele fica ao ladinho do bairro de Fátima. São apenas 10 minutos de caminhada. Além de estar ao lado da Avenida Nossa Senhora de Fátima, ele tem a vista privilegiada para o Rio Poti.
  • Palácio do Rio Hotel. Fica localizado bem próximo dos maiores shoppings de Teresina e também das melhores casas noturnas. O bacana desse hotel é que também fica ao lado do Rio Poti. Mais um lugar privilegiado na capital do Piauí, onde você tem o glamour dos bares e restaurantes e a natureza bem ao lado.

Consulte => Passeio em Teresina com parque

 

Qual melhor praia do Nordeste para viajar?

roteiro no nordeste

Agora que você já percorreu por todos os pontos turísticos das capitais nordestinas, é hora de se refrescar nas águas cristalinas e mornas das praias dessa região do Brasil. É unânime, que o que mais chama a atenção dos viajantes (principalmente dos que chegam do Sul e Sudeste do país) é a temperatura da água das nossas praias.

Decidir quais são as melhores praias torna-se uma tarefa muito difícil, afinal são 3 mil quilômetros de litoral! E a maioria, se não todas elas, tem atributos que as fazem maravilhosas: areia clara, águas cristalinas e sol boa parte do ano!

Por isso, prepare-se para conhecer minha seleção das 25 praias imperdíveis no Nordeste:

  • Praia do Forte
  • Praia do Espelho
  • Praia dos Carneiros
  • Porto de Galinhas
  • Praia de Calhetas
  • Praia de Boa Viagem
  • Praia do Francês
  • Praia de Maragogi
  • Praia de Antunes
  • Praia do Patacho
  • Praia de Pratagi
  • Praia do Gunga
  • Praia de Pajuçara
  • Praia de Tambaba
  • Praia de Coqueirinho
  • Praia do Saco
  • Praia de Pipa
  • Praia de Ponta Negra
  • Praia de Iracema
  • Praia de Jericoacoara
  • Praia do Mucugê
  • Praia de Trancoso
  • Praia de Itacaré
  • Praia da Barra Velha
  • Baía do Sancho

 

10. Praia do Forte

praias da bahia
Praia do Forte | Foto: Ben Tavener, via Wikimedia Commons.

Abro a lista com a Praia do Forte localizada no estado da Bahia. A praia apresenta uma vista espetacular, onde se destaca a paisagem verde dos muitos coqueiros, dando à região o nome de Costa dos Coqueiros. Os moradores estão sempre buscando manter o “jeitinho local”, preservando as características próprias ao longo dos anos.

Além de oferecer uma infraestrutura muito convincente com resorts e pousadas, há ainda toda uma vila com várias opções de restaurantes muito bem recomendados e lojas com muitas opções para compras.

Onde ficar => Hotéis bem avaliados na Praia do Forte

 

11. Praia do Espelho

pontos de interesse nordeste
Praia do Espelho | Foto:  Gabriel Castaldini, via Wikimedia Commons.

A Praia do Espelho também na Bahia, tem uma bela paisagem composta por coqueiros, águas limpas, azuis e tranquilas, além de uma areia branca, envolta por falésias brancas e vermelhas.

O nome “Espelho” surge do reflexo produzido quando as marés estão baixas. Assim, o céu e até mesmo as falésias contrastam com as águas do mar e produz um cenário belíssimo para fotos.

Se você deseja visitar a Praia do Espelho, evite os meses de chuva, que são entre março e maio. Sendo assim, você poderá ficar nas pousadas de estilo rústico ou até mesmo nas barracas espalhadas pela areia, aproveitando os almofadões à beira-mar.

Encontre => Hotéis perto da Praia do Espelho

 

12. Praia do Mucugê

dicas de viagem nordeste
Foto: Thomasilhabela, via Wikimedia Commons

A Praia do Mucugê é uma das praias do centro de Arraial d’Ajuda e fica no distrito de Porto Seguro, na Bahia. Como essa é a praia mais próxima ao centro, ela tem mais opções de restaurantes que as outras e, pelo mesmo motivo, é também a mais movimentada.

Na Praia de Mucugê está o 4º maior parque Aquático da América do Sul,  o Eco Parque que oferece um dia inteiro de entretenimento para toda família com tobogãs, tirolesa, arvorismo e apresentação de dança indígena e capoeira.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Brasil. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
   

Mucugê possui aquele cenário peculiar de Porto Seguro e oferece águas claras e límpidas, uma areia branca fofinha e uma variedade de barracas para todos os gostos.

Saiba mais => Onde ficar em Porto Seguro

 

13. Praia de Trancoso

para onde ir no nordeste
Trancoso é um refúgio para relaxar que os famosos adoram.

Trancoso é um distrito de Porto Seguro, fica 729 km ao sul de Salvador e tem várias praias ao longo de cerca de 20 km de litoral.

As praias de Trancoso mais próximas são a dos Nativos e dos Coqueiros, que são verdadeiros paraísos. As duas têm toda infraestrutura para atender bem ao viajante, tudo sem perder a cara de praia quase deserta.

Sugestão => Onde ficar em Trancoso

 

14. Praia de Itacaré

hoteis no nordeste
Foto: Betofamed, via Wikimedia Commons

Itacaré é uma cidade que fica a 250 km ao sul de Salvador e conta com diversas praias distribuídas ao longo de uma extensa faixa de litoral. As praias em Itacaré estão no roteiro dos surfistas de todo o mundo.

As mais procuradas são as Praias de Havaizinho, Itacarezinho e da Tiririca, onde acontecem, inclusive, vários torneios de surfe.

Qualquer que seja a praia escolhida, em Itacaré, você será conquistado pela beleza do lugar, pela calmaria e por ótimas ondas, seja você surfista ou não.

Não perca => Hotéis em oferta em Itacaré

 

15. Praia da Barra Velha

melhores passeios nordeste
Foto: Raul Golinelli, via Wikimedia Commons

Caraíva é um distrito da cidade de Porto Seguro e fica a 740 km ao sul de Salvador e, assim como Maraú, também possui diversas praias. A Praia de Barra Velha é a mais visitada por conta da proximidade com a Vila de Caraíva.

Além disso, o destino conta com a proximidade com o rio que deságua no mar e forma uma paisagem incrível. Essa é uma ótima oportunidade para aproveitar a água doce do um rio enquanto curte a vista do mar.

Recentemente, me apaixonei por Caraíva e ela já está na minha lista de viagens!

Em Barra Velha você tem toda infraestrutura com muitos restaurantes e pousadas, que oferecem ótima comida e estadia.

Conforto => Hotéis em oferta em Caraíva

 

16. Praia dos Carneiros

tours guiados no nordeste
Praia dos Carneiros

Localizada no município de Tamandaré, em Pernambuco, a Praia dos Carneiros é uma das mais belas praias do Nordeste. Sabe aquela parada de amor à primeira vista? Foi isso que aconteceu comigo ao visitar pela primeira vez Carneiros.

Tudo porque a praia têm águas mornas, clarinhas, esverdeadas e piscinas naturais com uma variedade de peixes coloridos.

Oferece algumas possibilidades de esportes aquáticos, como o stand-up paddle, caiaque e snorkel. A atração mais conhecida da praia é a Igreja de São Benedito localizada à beira-mar. A capela é linda e rende belas fotos.

A infraestrutura de hotéis e resorts nessa região é enorme. Pra mim é a melhor praia de Pernambuco!

Ao lado da Praia de Carneiros, está a Praia que dá nome à cidade de Tamandaré, que costuma estar mais lotada que Carneiros, sobretudo no mês de Janeiro. Tamandaré também é ótima para banho.

Reserve =>  Hotéis em oferta na Praia dos Carneiros

 

17. Porto de Galinhas

turismo em pernambuco
Porto de Galinhas

A Praia de Porto de Galinhas dispõe de um conjunto de recifes bem próximo à orla.

As águas do mar são mornas e transparentes e possuem uma grande quantidade de peixes coloridos. Porto de Galinhas é muito famosa por suas piscinas naturais.

É importante saber que Porto ficou bastante conhecida nos últimos anos, ou seja, prepare-se para encontrar bastante gente na Vila. Recomendo que você passe por Porto, mas para aproveitar melhor o banho de mar, vá às praias vizinhas como Muro Alto, Cupe, e Maracaípe.

Muro Alto, por exemplo, costuma ser uma praia menos lotada, além de ser quase uma piscina de águas tão calmas. O banho de mar é uma delícia e recomendo muito que você não deixe de visitá-la.

Cupe têm fortes ondas e é o refúgio de surfistas. Já em Maracaípe, você verá um lindo pôr do sol no Pontal de Maracaípe.

Só as melhores =>  Hospedagens em Porto de Galinhas

 

18. Praia de Calhetas

cidades bonitas do nordeste

Localizada no município do Cabo de Santo Agostinho, é mais uma praia do litoral pernambucano. A Praia de Calhetas é cercada por rochas e coqueirais e tem uma faixa de areia bem pequena, o que na minha opinião aumenta o charme da paisagem.

O que mais acho interessante em Calhetas é a característica de suas areias. São bem grossas. Dentro do mar isso se torna quase que uma massagem nos pés. É uma sensação bem gostosa!

Sobre as águas azuis e verdes, você pode aproveitar uma das maiores atrações do lugar: a Tirolesa da Praia de Calhetas. De cima, você poderá contemplar uma vista linda panorâmica repleta de rochas.

Além disso, você pode fazer uma trilha a partir da Praia vizinha de Gaibu, que tem um mirante lindo e você visualizará o formato de coração de Calhetas.

Aproveite =>  Opções de hotéis perto da Praia de Calhetas

 

19. Praia de Boa Viagem

região turistica do nordeste
Boa Viagem. Foto: Claudiorpmsousa, via Wikimedia Commons

Localizada na capital de Pernambuco, a Praia de Boa Viagem é vizinha da Praia do Pina de um lado e da Praia de Piedade do outro, além de ser protegida por uma barreira de recifes de corais.

Como todos sabem, nessa praia há um alto índice de ataques de tubarões. Placas de alertas estão espalhadas por sua orla para alertar os banhistas.

Por esse motivo, não me arrisco a um banho de mar, prefiro aproveitar o clima do calçadão da praia com bastante atividades como caminhar, pedalar, patinar ou apenas sentar num dos quiosques e admirar o oceano. Veja aqui mais opções de praias em Pernambuco.

Confira=>  Melhores hotéis de Recife

 

20. Baía do Sancho

dicas de atrações nordeste

Mas é claro que Fernando de Noronha não poderia faltar neste artigo, uma das praias paradisíacas do mundo. Principalmente depois da notícia fresquinha (fevereiro de 2021) é que a Baía do Sancho foi incluída na lista das 25 melhores praias do mundo, segundo o prêmio Traveller’s Choice, do TripAdvisor.

E esse título é justíssimo! A praia é limitada por uma muralha rochosa de mais de 70 metros de altura coberta por vegetação onde os pássaros constroem seus ninhos. A descida é feita por escadas posicionadas entre rochas, íngreme e que exige atenção.

Quase sempre deserta, a praia do Sancho é simplesmente inesquecível! Assistir ao pôr do sol aqui também é um programa imperdível!

Planeje sua viagem => Ofertas de hotéis em Noronha

 

21. Praia do Francês

atrações de maceió

Localizada no município de Marechal Deodoro, na Grande Maceió, no estado de Alagoas, está a Praia do Francês. Tenho uma grande memória afetiva com essa praia, pois quando criança costumava ir a excursões para esse destino. Por incrível que pareça, quando cresci não voltei a visitá-la, mas lembro o quanto me maravilhava por sua beleza.

Um impressionante mar que contrasta com a areia branca, dá um grande destaque ao lugar e fica fácil identificar que se trata exatamente dessa praia alagoana.

Evite visitá-la entre abril e julho, que é o período chuvoso. No restante do ano, você pode desfrutar a praia com atividades como o caiaque, o stand-up paddle, o snorkel.

Economize => Hotéis em promoção na Praia do Francês

 

22. Praia de Maragogi

planejar uma viagem para o nordeste

Localizada no município de Maragogi, no litoral norte de Alagoas, na famosa Costa dos Corais, a praia foi apelidada de Caribe Brasileiro e pegou bem por causa da orla de areias claras e águas de cor que vai entre o azul turquesa e o verde esmeralda.

Maragogi têm águas ideais para mergulhar e observar peixes e corais em suas piscinas naturais, chamadas pelos locais de galés.

A dica de ouro é alugar um buggy em Maragogi e visitar as praias vizinhas que são tão lindas e muito provavelmente menos tumultuadas como Praia do Xaréu, Burgalhau, Japaratinga e Barra Grande.

Nesta última é onde forma-se o famoso “caminho de Moisés”, uma passagem dentro do mar com banco de areia. É possível atravessar o caminho com água rasinha, só não esqueça de consultar a tábua da maré.

Reserve => Hotéis na Praia de Maragogi

 

23. Praia de Antunes

praias de alagoas dicas

Ainda em Maragogi, uma das melhores praias de Alagoas, Antunes merece um destaque só para ela. Confesso que ainda não fui, mas está no topo da minha lista.

Sempre fico babando quando alguém posta uma foto na Praia de Antunes, pela exuberante cor de suas águas. Um azul turquesa muito raro por aqui!

Há bem pouco tempo, a praia era desconhecida, mas hoje chama muita atenção dos viajantes exatamente por esse motivo. Além de ter um mar calmo e como em todo o Nordeste águas quentinhas.

Na Praia de Antunes, você poderá fazer um belo passeio de jangada ou praticar alguns esportes náuticos, como vela, o snorkel e o caiaque. Além disso, poderá aproveitar os passeios de buggy e quadriciclo. Não deixe de conhecer esse paraíso alagoano.

Pesquise => Hotéis perto da Praia de Antunes

 

24. Praia de Patacho

caribe brasileiro alagoas
Praia de Patacho | Foto: Edson Carvalho, via Wikimedia Commons.

Seguindo as indicações de praias alagoanas, a Praia do Patacho mais precisamente no município de Porto de Pedras deve fazer parte do seu roteiro. Ela faz parte da lista das praias mais bonitas do Brasil, com areias brancas, um espetacular mar claro e coqueirais, possui lindas piscinas naturais de águas mornas para você aproveitar em tempos de marés baixas.

Por essa praia não ser tão conhecida, você desfruta do cenário praticamente deserto, onde não há ambulantes ou grandes resorts. Você poderá realizar passeios de buggy e visitar o Projeto Peixe-Boi.

Na mesma viagem, conheça as vizinhas Praia do Toque e a famosa São Miguel dos Milagres.

Essa última ficou famosa recentemente por ser local de férias de alguns famosos. Já teve até casamento de famoso na bela Capela dos Milagres. Uma igrejinha muito fofa toda de pé na areia.

Confira => Hotéis em Porto de Pedra

 

25. Praia de Pratagi

Localizada em Maceió, capital de Alagoas, a Praia de Pratagi é perfeita, pois o seu cenário mistura mar, rio e Mata Atlântica. Apesar de um pouco isolado, o lugar é deslumbrante.

Com um mar de tonalidade azul claro, a praia é protegida por uma barreira de corais. Quando a maré está baixa, a praia vira praticamente uma piscina e você pode andar quilômetros mar a dentro.

A Praia de Pratagi possui uma orla com ótima infraestrutura de quiosques, restaurantes, cadeiras para tomar sol e redes para relaxar.

Onde ficar? => Hotéis all-inclusive na Praia de Pratagi

 

26. Praia do Gunga

região turistica nordeste
Foto: Cleferson Comarela, via Wikimedia Commons

A Praia do Gunga fica no município de Roteiro, a poucos quilômetros da capital Maceió. Além do próprio mar, você pode tomar banho na Lagoa do Roteiro.

A Praia do Gunga tem uma paisagem de coqueiral muito chamativa.

Ao visitá-la entre os meses de agosto e novembro, período em que quantidade de gente é menor e assim você aproveitará bem mais, você pode ir de buggy ou quadriciclo até as falésias e por entre os coqueirais.

Compare => Diversos hotéis na Praia do Gunga

 

27. Praia de Pajuçara

lugares lindos do nordeste
Foto: Marinelson Almeida, via Wikimedia Commons

Fechando as indicações de praias em Alagoas, localizada no bairro nobre de Pajuçara, em Maceió está a praia de mesmo nome. Maceió por si só já é uma cidade muito linda e as suas praias são de um verde encantador, que deixam a cidade com um charme a mais.

Em Pajuçara há uma grande estrutura de barracas e restaurantes à beira-mar. Há uma ciclovia, uma pista de corrida e um calçadão. Além disso, o mergulho e o jetski são atividades bastante procuradas.

Não deixe de visitar também a Feirinha de Artesanato da Pajuçara e curtir suas inúmeras lojas. Deguste a culinária local, pois você irá se surpreender com pratos à base de frutos do mar, regados a leite de coco fresquinho.

Imperdível => Hotéis na Praia de Pajuçara

 

28. Praia de Tambaba

praias da paraíba
Praia de Tambaba

Localizada no município de Conde, litoral sul da Paraíba, a Praia de Tambaba é uma mais famosas quando o assunto é nudismo. Inclusive está na relação das melhores praias de nudismo no Brasil e no mundo.

   

Mas se não for muito a sua vibe, você pode visitar a parte da praia que não é de nudismo. Foi isso que fiz na minha visita. E embora seja uma parte mais pequenina, é uma região muito linda com muitas pedras e piscinas naturais, além de opções de bares e restaurantes.

Entre essa pequena faixa de areia e a parte naturista, há uma espécie de portal e só passa dali quem estiver disposto a ficar sem roupa.

Economize =>  Hospedagem em oferta no Conde

 

29. Praia de Coqueirinho

lugares para ir no nordeste
Foto: Roberto Ravanini, via Wikimedia Commons

A Praia de Coqueirinho é vizinha da Praia de Tambaba e possui uma paisagem exuberante com lindas falésias coloridas, muitos coqueiros e algumas formações rochosas.

Visitei o lado Sul da Praia de Coqueirinho, ondas são muito fortes. Lembro bem que não conseguia ficar em pé por muito tempo sem levar um verdadeiro “caldo” rsrs. Portanto, se você realmente não quer passar por isso, melhor não arriscar entrar no mar.

Ao redor do praia existem muitas opções de restaurantes e é possível pegar uma mesa na parte mais alta e contemplar o oceano.

A Praia de Coqueirinho atrai os praticantes de esportes radicas, é bastante frequente a prática de esportes náuticos, como kitesurf e vela.

Eventos =>  Festas juninas do Nordeste: lugares para viajar

 

30. Praia do Saco

pontos turisticos imperdíveis nordeste
Foto: Cícero RC Omena, via Wikimedia Commons

Localizada no litoral sul de Sergipe, na cidade de Estância e quase no estado da Bahia, está a Praia do Saco. Sua areia finíssima e seu mar azul, combinados com lindos coqueirais que chamam a atenção de qualquer pessoa.

A Praia do Saco dispõe de inúmeros restaurantes para você degustar bons petiscos, bebidas e pratos principais de uma boa culinária local.

Você poderá explorar as diversas dunas de areia através de passeios de buggy que te levarão a uma incrível lagoa artificial, além da Ponta do Saco, de onde se pode ver o Mangue Seco.

 

31. Praia de Pipa

lugares imperdíveis no nordeste

Localizada no município de Tibau do Sul, está a Praia de Pipa possui uma paisagem celestial: falésias avermelhadas, águas transparentes, dunas de areias brancas e piscinas naturais são a combinação perfeita.

Surfe, voltas de buggy e barco, trilhas e mergulho são algumas das atividades que você pode pôr em prática nessa praia. Pipa pode ser visitada o ano todo por causa de suas altas temperaturas, porém, é no verão que o balneário encontra-se mais badalado e recebe maior fluxo de visitação de turistas.

Além de desfrutar da encantadora Praia de Pipa, você poderá visitar a Praia Ponta do Madeiro e a Praia do Amor, que ficam bem próximas dali.

Descubra => Ofertas de hotéis na Praia de Pipa

 

32. Praia de Ponta Negra

dicas sobre o brasil
Praia de Ponta Negra, Natal | Foto: Matti Blume, via Wikimedia Commons.

Localizada em Natal, no Rio Grande do Norte, a Praia de Ponta Negra é conhecida como “Copacabana” e, portanto, uma das mais belas praias do Nordeste, além de ser a mais famosa de Natal. Ela possui vários restaurantes e hotéis na orla e há várias barraquinhas com diversos tipos de serviços para você aproveitar.

A Praia de Ponta Negra destaca-se porque nela encontra-se o principal cartão-postal potiguar, a duna do Morro do Careca. Na praia você poderá fazer passeios de buggy, veículos 4×4, lanchas, além de outros tipos.

Veja => Hotéis bem avaliados em Natal

 

33. Praia de Iracema

lugares turísticos em fortaleza

Localizada no bairro de Iracema, no município de Fortaleza, no Ceará, a praia, antes denominada Praia do Peixe, recebeu esse nome por causa de Iracema, personagem principal do romance “Iracema”, de José de Alencar.

A praia possui um dos locais mais interessantes entre as praias do Nordeste: a Ponte Metálica, também chamada de Ponte dos Ingleses, que é uma plataforma que entra no mar, se transformando em um local maravilhoso para se observar o pôr do sol.

Além disso, você poderá caminhar pelos extensos calçadões, ir à feirinha de Meireles e ao Centro Cultural Dragão do Mar, fazer passeios de buggy para conhecer melhor esse lindo cenário cearense. Você só precisa estar atento às ondas, pois são muito fortes e o mar puxa bastante.

Hospedagem => Airbnb em Fortaleza

 

34. Praia de Jericoacoara

onde não deixar de ir no nordeste

Localizada no estado do Ceará, a Praia de Jericoacoara, fica na pequena vila de pescadores de mesmo nome da praia. Você pode contemplar as lindas dunas que contrastam com o azul do céu, produzindo um efeito maravilhoso. Ou simplesmente visitar as belezas naturais no seu entorno como lagoas, mangues, que fazem parte do Parque Nacional de Jericoacoara.

A Praia de Jeri, como é carinhosamente chamada, também faz parte da Rota das Emoções , juntamente com atrações do Piauí e os famosos Lençóis Maranhenses.

Onde ficar => Hotéis de Jericoacoara 

 

Lugares para viajar no Nordeste baratos

Com certeza, o Nordeste é umas das regiões onde ainda pode-se viajar gastando pouco ou tendo um menor custo, principalmente se comparado com destinos do Sul e Sudeste do Brasil.

Isso porque se você procura por praias por aqui, as mais lindas e paradisíacas estão em cidades do interior, onde o custo de vida de certo é muito mais barato que nas grandes cidades. Além do Nordeste, encontre lugares baratos para viajar no Brasil.

E eu não vou ficar só no falatório, eu vou te provar essa teoria, te indicando 6 lugares no Nordeste onde é muito barato viajar.

  • Chapada Diamantina, Bahia
  • Cânions de São Francisco, Alagoas/Sergipe
  • Rota das Emoções, Ceará, Piauí e Maranhão
  • Serra no Ceará
  • Serra da Capivara, Piauí
  • Praias do Ceará

 

35. Chapada Diamantina, Bahia

nordeste do brasil

A Chapada reúne alguns atributos que após a pandemia serão coisas bastante valorizadas. Ar livre, muito contato com a natureza e cidades pequenas com um agito meio-histórico, meio-cultural.

Não é um dos destinos mais baratos do Nordeste, mas certamente bem mais econômico que outros destinos sulistas do Brasil. E sem dúvidas, é um lugar onde as atrações não ficarão pra traz das praias paradisíacas.

Mas o que fazer na Chapada? Minha primeira indicação é visitar o Poço Azul, aliás o Poço entrou na minha lista de lagos mais bonitos do mundo.

O Poço Azul é uma propriedade particular que pagando apenas R$ 30* você terá acesso ao lugar. O Poço tem 40 metros de extensão e 20 metro de profundidade com água de um azul intenso em meio às rochas da caverna. A experiência de observar o fundo do poço com snorkel é inesquecível (*preço de 2020).

Além do Poço, você deve ir até Gruta da Pratinha e fazer o passeio da flutuação (incrível), subir o Morro do Pai Inácio que é formado por rochas como quartzo e arenito. Seu destaque é para os platôs e morros tabulares. Na sua superfície, você pode encontrar orquídeas, begônias, cactos e bromélias.

 

36. Cânions de São Francisco, Alagoas/Sergipe

quando ir para o nordeste

Ainda na linha de não falar apenas das praias, trago para a lista de lugares para viajar no Nordeste, outro destino especial no interior do estado de Alagoas com divisa no estado de Sergipe, os Cânions de São Francisco.

Os Cânions de São Francisco ou Cânions do Xingó, como também são chamados, fica em uma área da caatinga nordestina, de solo arenoso e raso, com mata sobre rochas que fica perto das calhas do rio São Francisco.

A cidade de Piranhas é o polo, em Alagoas, para aproveitar a região. Um dos principais passeios é a navegação de catamarãs nos Cânions até o Paraíso do Talhado, passando pela paredões da Usina Hidrelétrica de Xingó. 

Há algumas formações geológicas curiosas, como pedras que parecem um macaco, papagaio e também o barco passa ao lado de uma gruta com uma imagem religiosa. A paisagem é realmente bonita: paredões alaranjados e água verde esmeralda.

 

37. Rota das Emoções, Ceará, Piauí e Maranhão

roadtrip nordeste
Foto: Jéromine Buchatz, via Wikimedia Commons

A Rota das Emoções começa na Vila de Jericoacoara, no Ceará, passa pelo Delta do Parnaíba e pelo litoral do Piauí e por fim, chega aos Lençóis Maranhenses. Você precisará de pelo menos 8 a 10 dias inteiros para percorrer com tranquilidade os principais destinos da Rota das Emoções.

Em Jeri você encontrará hospedagens, restaurantes e passeios para todos os bolsos e garanto que quem quer gastar pouco, consegue! No Piauí, a rota passa por Barra Grande, uma pequena vila de pescadores.

Mas o grande atrativo no estado é, sem dúvida, conhecer o Delta do Parnaíba. A paisagem é incrível, composta por rio, mar, lagoas, igarapés, áreas de mangue e 75 ilhas.

Finalizando a rota, o destino é o incrível Lençóis Maranhenses. Barreirinhas é o município mais famoso que dá acesso ao parque dos Lençóis. Ele que oferece a melhor infraestrutura, com uma ótima rede hoteleira, bons restaurantes e também um aeroporto.

Dicas=>  Tudo sobre Barra Grande, Delta do Parnaíba 

 

38. Serra no Ceará

hoteis em oferta no nordeste
Vista de Guaramiranga | Foto: Marques Honorato, via Wikimedia Commons.

Eu sei bem que as belas praias do Ceará são irresistíveis, mas é possível fazer um passeio pela região serrana do estado. Inclusive, nessas serras existe a Rota Verde do Café, um verdadeiro tesouro nordestino!

É no Maciço do Baturité que fica a Rota Verde do Café no Ceará. É uma área de 32 mil hectares dona de um clima ameno que traz características tanto do sertão como da serra.

A cidade de Baturité é a que dá nome ao maciço e à Serra do Baturité. Na região, você poderá visitar o Museu do Baturité e até um Mosteiro dos Jesuítas.

A pequenina Guaramiranga, leva o título de menor cidade do Ceará, mas posso dizer que é uma pequena notável. Isso porque, subindo mais a serra do Baturité, ela oferece cultura, gastronomia e tranquilidade a 865 metros de altitude.

A área rural da cidade de Pacoti é o principal destaque. O Sítio São Luís, uma propriedade familiar que abriu as portas para o turismo cafeeiro. A primeira coisa que chama a atenção é o casarão do sítio, com uma varanda super fotogênica com 30 colunas e arcos de quinas abauladas, é um convite para a contemplação e lindas fotos.

Região Serrana Ceará => Rota Verde do Café no Ceará

 

39. Serra da Capivara, Piauí

Temperatura no nordeste
Serra da Capivara no Piauí | Foto: Reinaldo Teixeira, via Wikimedia Commons.

A Serra da Capivara foi declarada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, pelo seu valor histórico e cultural. Esse é mais um dos lugares para visitar no Nordeste gastando pouco.

O local é formado por serras, vales. planície e fauna e flora específicas da Caatinga. E possui a maior concentração de sítios pré-históricos da América do Sul e maior quantidade de pinturas rupestres a céu aberto do mundo.

Os passeios na Serra são o Circuito Baixão da Pedra Furada, Desfiladeiro da Capivara, Baixão das Andorinhas, Museu do Homem Americano e a Cerâmica Serra da Capivara. Todos os passeios devem ser realizados com guia. 

 

40. Praias do Ceará

aluguel de carro nordeste
Praia do Cumbuco | Foto: Boris Karpuk, via Wikimedia Common.

Pois é, finalmente me rendi as praias do Ceará e elas encerram essa listinha de lugares econômicos para viajar no Nordeste. Cumbuco, Lagoinha, Flecheiras, Parque das Dunas, Morro Branco, Águas Belas e Canoa Quebrada são as que merecem um destaque no estado. Confira um passeio na Praia de Canoa Quebrada

O calor é constante, as águas são quentes e o povo tem um sorriso fácil e acolhedor. Localizadas além da região metropolitana de Fortaleza, vale a pena percorrer o litoral cearense e economizar escolhendo pousadas mais econômicas ou apartamentos completos com cozinha.

Economize mais => Hotéis em oferta no Ceará

 

Dicas dos melhores lugares para viajar no Nordeste

Enfim, tenho certeza que dentre as 40 opções detalhadas neste artigo não está faltando a que atende ao seu jeito de viajar. Afinal, falo de grandes cidades, praias, serras, cânions, chapadas, rios e opções de lugares baratos para viajar na região.

No Nordeste é fácil encontrar diversidade de paisagens, um povo simpático e acolhedor, comidas típicas maravilhosas e ainda mais um clima de sol o ano todo. Tem alguma dúvida que esse lugar realmente vale a pena?!

E você já veio ao Nordeste? Quais as suas dicas de viagem?

Até +!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Thais Batista

ESCRITO POR

Thais Batista

Sou apaixonada por lugares do mundo! Viajar me traz uma felicidade incrível e me faz enxergar a vida com mais leveza e força.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *