Fortaleza

Fazer turismo em Fortaleza é ter a oportunidade de conhecer o que a natureza tem de mais bonito para oferecer, em diversas belas praias, áreas verdes e muito sol.

Mas a capital do Ceará ainda tem mais para mostrar aos seus visitantes: muitos atrativos culturais, gastronômicos e diversas paisagens lindíssimas.

Por isso, está sempre no topo de diferentes listas como um dos destinos brasileiros mais procurados pelos viajantes do mundo inteiro. E não poderia ser diferente, já que a Terra do Sol além de todos os atrativos, ainda tem um povo simpático e acolhedor.

Se você quer saber mais sobre o turismo em Fortaleza? Veja neste artigo os links para todos os artigos sobre Fortaleza com suas curiosidades, seus principais pontos turísticos, clima e tudo para montar seu roteiro por Ceará.

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis em Fortaleza

Melhor seguro viagem para o Brasil »

 

Turismo em Fortaleza: Mapa da cidade

  • Unidade federativa: Ceará
  • Área total: 314,930 km²
  • População: 2 643 247 hab.
  • Clima: tropical semi-úmido

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Fortaleza »

 

Tudo sobre Fortaleza

o que fazer em fortaleza
Vista de Fortaleza | Foto: Governo Federal Brasileiro, via Wikimedia Commons.

Fortaleza é a capital e maior cidade do Ceará, na região Nordeste, além de ser a 5ª maior cidade do Brasil com 2,6 milhões de habitantes. Tem 313 mil km² de extensão e 34 quilômetros de litoral, banhado pelo Oceano Atlântico.

Em 2016 foi classificada como a 10ª cidade mais rica do país por conta do seu Produto Interno Bruto (PIB), além de ser a 2ª cidade mais rica do Nordeste. É um importante centro industrial, comercial e turísticos do Brasil – no verão, a cidade recebe cerca de 2,5 milhões de pessoas.

A cidade é o 2º destino mais procurado por viajantes no Brasil e a 4ª cidade do país que mais recebe visitantes, de acordo com o Ministério do Turismo. Uma curiosidade é que Fortaleza é a capital brasileira mais próxima da Europa, uma vez que está a 5.600 quilômetros de distância de Lisboa, em Portugal.

 

Mais da história de Fortaleza

pontos turísticos fortaleza
Praia do Futuro | Foto: ME/Portal da Copa, via Wikimedia Commons.

Indícios dos primeiros habitantes na região da cidade são de cerca de 2000 anos atrás, mas as informações mais precisam são de mais de 1000 anos, quando o local era ocupado pelos índios da etnia tapuias. Eles foram expulsos pelos índios tupis.

Os tupis saíram da região Amazônica em direção ao Nordeste e ficaram por lá até a chegada dos portugueses entre 1597 e 1598. Apesar de ocuparem, a colonização do local em si começou em 1603. Sob domínio português foram construídos fortes e a cidade se desenvolveu no entorno.

Mas, a colonização não foi tranquila, uma vez que aconteceram várias invasões na região, sobretudo de holandeses e espanhóis, que buscavam dominar o local, sem sucesso. Em 1726, o então povoado virou vila e, após a independência do Brasil, em 1822, se tornou a cidade de Fortaleza de Nova Bragança.

 

Quantos dias são necessários para conhecer Fortaleza?

lugares turísticos em fortaleza
Praia de Iracema.

Para conhecer Fortaleza, eu sugiro 2 dias para a capital. Já para curtir as praias e o Beach Park: 5 dias, no mínimo, em qualquer época do ano.

Saiba que o clima da cidade é tropical semiúmido, o que proporciona fazer turismo em Fortaleza nos 365 dias, já que o tempo está sempre quente, assim como a água do mar que está sempre entre 25 e 28ºC. Há duas estações mais definidas: a da seca entre agosto e dezembro e a da chuva de janeiro a junho.

O código telefônico da cidade é 85. E o fuso horário é o mesmo que o oficial de Brasília, ficando a -1 hora quando começa o horário de verão brasileiro, que não é adotado no estado.

 

O que eu não posso deixar de fazer em Fortaleza?

A cidade oferece atrativos culturais, gastronômicos e muitas belezas naturais.

Saiba mais sobre a capital cearense, assistindo o vídeo produzido pelo portal do Turismo Oficial do Ceará:

 

Pontos turísticos e passeios

roteiro em fortaleza

Fortaleza é um dos destinos mais lindos e mais visitados do Nordeste brasileiro, também com o apelido de Terra do Sol já dá vontade de conhecer. E, além das belas praias em Fortaleza, a capital do Ceará é uma cidade urbana e uma das mais modernas da região, com arranha-céus com arquitetura arrojada, calçadões e muito mais.

A Praia do Futuro é a mais famosa e badalada do litoral fortalezense. Ela está somente a 11 quilômetros do centro.

Dona de um mar com águas verdinhas, a Praia do Futuro chama a atenção de praticantes de esportes aquáticos, como o surf, kitesurf e windsurfe por conta das suas ondas e vento. Como é considerada uma das poucas praias próprias para o banho em Fortaleza, o mergulho é bastante praticado nela.

pontos de interesse em fortaleza
Praia de Meireles | Foto: RonaldoMorais, via Wikimedia Commons.

A Praia de Meireles está entre as praias de Iracema e a Praia de Mucuripe. Aqui vai uma dica importante: ela é conhecida também como Praia do Náutico e Praia da Beira Mar. Então, fique ligado, pois se trata da mesma praia.

As águas de Meireles são mais tranquilas e em tom esverdeado. Há uma bela faixa de areia à beira mar. Existem várias opções de quiosques e restaurantes especializados em vários tipos de comida regional e até mesmo internacional.

Você poderá realizar aquela boa caminhada no calçadão da Avenida Beira Mar, a principal via da praia. Nesse passeio, poderá desfrutar de uma bela vista, experimentar ótimos pratos e petiscos típicos e tomar uma bela cerveja gelada.

dicas de fortaleza
Praia de Cumbuco | Foto: Robson costa, via Wikimedia Commons.

A Praia de Cumbuco é dona de um mar de águas azuis e uma faixa de areia dourada e larga. Ela é ideal para windsurf e kitesurf, por conta das suas fortes ondas com bastante vento.

Nessa bela e tranquila praia, você poderá curtir a paisagem com bastante coqueiral e descansar às sombras.

Se quiser mais um pouco de aventura, existem os famosos passeios de bugue que exploram um incrível parque de dunas altas e extensas. Não deixe de visitar a Barra do Cauipe, que é uma lagoa localizada na própria Praia do Cumbuco.

Visite a Praia de Cumbuco, uma das melhores praias nos arredores de Fortaleza que possui uma estrutura simples, mas bastante satisfatória para você e sua família, além de ser própria para banho.

dicas de viagem fortaleza
Centro Cultural Dragão do Mar | Foto: Claudio Oliveira, via Wikimedia Commons.

No artigo sobre os atrativos turísticos de Fortaleza relato as principais atrações da cidade como o Dragão do Mar de Arte e Cultura que é um complexo relativamente novo, que virou a menina dos olhos de quem visita a cidade e quer conhecer os pontos turísticos de Fortaleza, além das praias.

São 14,5 mil m² de área construída, onde você encontra o Museu da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará. Além disso, há o Espaço Rogaciano Leite Filho, o cinema chamado Arena Dragão do Mar, o Planetário Rubens de Azevedo, o Anfiteatro Sérgio Mota e a Praça Verde do Dragão.

O nome do lugar é uma homenagem ao cearense Francisco José do Nascimento, um jangadeiro que em 1881, liderou um movimento para bloquear o porto de Fortaleza por conta do transporte de escravos.

É uma história de arrepiar, de busca pela liberdade e abolição, que você pode conhecer em um musical fascinante Ceará Show.

compras em fortaleza
Mercado Central de Fortaleza, Foto: Patricialaraia, via Wikimedia Commons

A Feirinha da Beira Mar e o Mercado Central de Fortaleza  onde você encontra os melhores preços para fazer compras de souvenirs, roupas e iguarias gastronômicas que são a cara do Ceará, como castanhas, rapaduras e cajuínas.

Além disso, existe muito artesanato local e é possível comprar artigos em couro e renda, além de obras de arte de artistas cearenses. São 4 pisos com todo tipo de produtos regionais distribuídos em mais de 600 barracas. Um ótimo lugar para você fazer compras em Fortaleza.

Outra famosa atração é o Beach Park no Ceará, um dos maiores parque aquáticos da América do Sul.

Para saber mais, leia também sobre os restaurantes de Fortaleza.

roteiro em fortaleza

É essencial visitar as praias da cidade, que também estão na minha lista de lugares para viajar com amigos no Brasil. Destaque para as praias do Ceará que estão entre as praias mais bonitas do Brasil.

Além de sugestão para viagens em feriados, como 12 de outubro e de lugares para viajar com bebês. Para dicas prática, consulte ainda o post sobre como se locomover em Fortaleza.

Para montar seu roteiro para fazer turismo em Fortaleza, também é bacana conhecer os lugares onde fazer compras Fortaleza na cidade.

 

Tudo sobre o turismo em Fortaleza

Fortaleza é uma cidade fantástica, cheia de atrativos naturais e também aqueles construídos pelo homem. A cidade mescla uma natureza belíssima, sobretudo das praias, com um espaço urbano organizado e planejado para que os moradores e viajantes possam curtir a cidade e se manter perto da natureza.

Assim que desembarca na Terra do Sol, você começa a entender o porquê tantos viajantes escolhem a capital do Ceará como destino. E, a cada novo atrativo que você conhece, mais gosta e tem vontade de voltar para a cidade.

Se quiser outras informações sobre Fortaleza, visite o site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e procure o post índice do Ceará. Lá estão relacionados artigos sobre diversos destinos produzidos por blogueiros viajantes de todo o Brasil.

Já fez turismo na cidade ainda está na sua lista de destinos? Deixe nos comentários!

Até + !!!

 

Background Tickets
Fortaleza

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Fortaleza

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Fortaleza

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *