9 dicas do Piauí: tudo sobre Barra Grande, Delta do Parnaíba etc

por Evelline Costa

9 dicas do Piauí: tudo sobre Barra Grande, Delta do Parnaíba etc

Neste artigo, trago as melhores dicas do Piauí pra você viajar sem medo de ser feliz. Afinal, visitar um lugar novo sempre nos deixa ansiosos com o que vamos encontrar, imagina viajar pra um lugar que não é tão explorado e pouco divulgado como este fantástico estado brasileiro?

Vem comigo que te conto tudo deste local recheado de belezas naturais e acervos do passado. Acho até que você que está lendo este artigo, pode ter mais dúvidas em relação a uma viagem ao Piauí, do que uma viagem internacional.

Por isso, compartilho com você a minha experiência de já ter viajado e de ter familiares piauienses, para que saiba quando ir, o que visitar, quanto gastar, as comidas típicas e até destinos para lua de mel no Piauí, como em Barra Grande, Delta do Parnaíba entre outros destinos.

Planeje sua viagem => Hotéis no Piauí

Seguro viagem Brasil »

 

Dicas do Piauí para você se dar bem

  1. A melhor época vai depender do seu objetivo
  2. Leve roupas leves na mala
  3. Experimente as comidas típicas
  4. Não é preciso gastar muito no Piauí
  5. Atenção com a bagagem nas conexões
  6. Cidades turísticas são mais seguras
  7. Conheça Delta do Parnaíba e a Serra da Capivara
  8. Pesquise a melhor forma de chegar nas cidades turísticas
  9. Converse com os piauienses

O Piauí, assim como todos os outros estados do Nordeste do Brasil, está sempre preparado pra receber turistas da melhor forma.

Você não precisa se preocupar com hospedagem, transporte, como chegar, alimentação e outras necessidades básicas de qualquer viagem, por que vai encontrar tudo isso sem sofrimento.

Sempre tem alguns detalhes importantes que você precisa antes de embarcar para um roteiro no Piauí. E eu vou contar te contar tudo!

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato no Piauí »

 

1. A melhor época vai depender do seu objetivo

quando ir para o piaui
Caso visite as praias do Piauí, prefira os meses menos quentes.

O clima do Piauí é tropical quente o ano todo e praticamente não existe frio no estado. Ou seja, em qualquer época do ano que você for, vai estar quente.

As temperaturas dificilmente caem para menos de 28 ºC e podem chegar até 40 graus, não tem como fugir. Sendo assim, podemos considerar que existem apenas duas estações no Piauí: a chuvosa e a seca.

São os únicos fatores que se diferenciam o clima do Piauí durante os meses do ano; de dezembro a maio é a época de chuva e de junho a novembro é época de seca.

Isso pode te ajudar a definir a melhor data para sua viagem. Eu digo isso por que, dependendo do seu perfil de viajante vai preferir ir nos períodos com mais chuva.

Por exemplo, se sua intenção é curtir as cachoeiras, é melhor ir em dezembro ou no finalzinho de maio que não chove tanto, mas provavelmente estarão cheias de água e com as quedas d’água do jeito que a eu gosto: com aquele véu maravilhoso.

Mas, se o objetivo é relaxar nas praias do Piauí, como Barra Grande, Delta do Parnaíba ou outros passeios turísticos, o ideal é ir nos meses menos quentes e com menos chuvas: entre maio, junho e agosto.

Adquira => Pacotes de viagem para o Piauí

 

2. Leve roupas leves na mala

que roupa usar no piauí
Viaje com roupas leves, mesmo que seja ou inverno do Piauí | Foto: SETUR.

Minhas dicas do Piauí para o que levar? Roupas leves, sem dúvidas! O clima quente pede regata, bermuda, chinelo, vestidos leves e todas as suas roupas de verão do guarda-roupas.

Existem várias trilhas, principalmente na Serra da Capivara; se for visitar este destino, não deixe de levar além das roupas leves, um chapéu ou boné e se preferir, uma bota de trekking,

É importante também ter uma mochila disponível pra levar nas trilhas com repelente e protetor solar. Se achar necessário, leve também uma camiseta UV, já que o sol do Piauí não é fraco não. Se faltar algo na sua mala, saiba onde fazer compras em Teresina.

Em relação a roupa de frio, não há necessidade de levar, mas como eu sou um pouco neurótica com isso, levo em todas as viagens pelo menos uma blusa e uma calça porque nunca se sabe, né? Pelo menos com o ar-condicionado do avião a gente não sofre.

Essa dica não vale só para o Piauí, mas para qualquer destino.

Imperdível => Circuito Lagoa Azul nos Lençóis Maranhenses

 

3. Experimente as comidas típicas

carne de sol
Carne de Sol é muito presente nas refeições do Piauí

O Piauí tem uma gastronomia muito rica e peculiar. Recomendo muito experimentarem o principal prato típico do estado, o Maria Isabel.

Além de ser muito saboroso, tem muita história e cultura na criação deste prato. Eu conto qual a origem do prato e do nome Maria Isabel no artigo comidas típicas do Piauí.

O que também não pode faltar pra acompanhar sua refeição é o Patrimônio Cultural do Estado, a Cajuína, que recebeu este título pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A bebida a base de caju não alcoólica é a paixão e refresco dos piauienses nos dias quentes.

Uma dica importante do Piauí: a carne de sol predomina nos restaurantes em Teresina e outras cidades . Então, se você é vegano, não vai poder degustar praticamente nenhum prato típico.

Mas não se preocupe, nos principais destinos turísticos, como Teresina e Barra Grande, você encontrará alguns restaurantes veganos.

Divirta-se => Jantar com show de humor em Fortaleza

 

4. Não é preciso gastar muito no Piauí

quanto custa viajar para teresina
Viajar para Teresina é mais barato que outras capitais do Nordeste.

Vou contar um fato que me surpreendeu muito na minha primeira noite no Piauí. Eu estava na casa da minha tia em Altos, um pequeno município que fica nos arredores de Teresina, onde minha prima me levou para um barzinho.

Nós tomamos 2 caipirinhas, 2 cervejas long necks, pedimos uma porção de batatas fritas e uma água. Quando a conta de 40 reais chegou, pensei até que estivesse errada. Mas não, consumimos tudo isso por apenas esse valor.

Eu que moro em São Paulo não estou acostumada com isso, né? Enfim, já dá pra ter uma noção de que não precisa se preocupar muito sobre  e outras regiões do Piauí.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Acho que você não irá gastar mais do que 100 reais por dia, pois os principais pontos turísticos são gratuitos. A não ser que você queira curtir a badalada noite em Teresina.

Aí, você vai gastar um pouco mais, porque tem o valor de entrada e o que vai consumir. Isso varia de pessoa para pessoa, né? Vai depender muito do seu perfil de viajante.

O valor que mencionei acima, é para o básico: café da manhã (se não tiver no hotel), almoço, lanchinho no meio do tour e jantar.

E tem também os passeios pagos. Por exemplo, quem for para Delta do Parnaíba e quiser fazer algum passeio de barco, vai gastar aproximadamente 75 reais. Também tem os passeios com guia ou a famosa Rota das Emoções, que tem um custo maior.

O mesmo acontece no litoral do Piauí. Existem passeios de barco e a prática de vários esportes aquáticos, como caiaque, stand up paddle, aula de kitesurf e muito mais. Mas nada que seja caro demais, fique tranquilo!

Descubra => Quanto custa viajar para Teresina

 

5. Atenção com a bagagem nas conexões

como chegar no piaui
Preste atenção na sua bagagem durante a conexão.

Outra das dicas do Piauí que sempre recomendo aos meus amigos: fique atento às conexões de voo.

Aconteceu comigo uma vez que eu peguei um voo com conexão em Fortaleza e por desorganização da cia aérea minha mala não foi para Teresina, ficou em Fortaleza e só consegui recuperá-la no dia seguinte. Por segurança, o ideal é sempre ter um seguro bagagem.

Isso acontece muito porque a demanda de turistas para Fortaleza é bem maior do que para Teresina, então tem muita conexão. E já aconteceu com outras pessoas da minha família.

Não tem problema fazer conexão, mas é só cobrar dos profissionais da cia aérea.

Saiba como => Acumular milhas aéreas

 

6. Cidades turísticas são mais seguras

cidades mais seguras do Nordeste
Teresina é uma das capitais mais seguras do Brasil | Foto: Almanaque Lusofonista, via Wikimedia Commons.

Como em todos os estados do Brasil, existem lugares seguros e existem áreas específicas onde devemos ter mais cuidado.

Segundo pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Piauí é o estado menos violento do Nordeste. Isso porque o estado vem investindo em estratégias de segurança constantemente.

E pode ficar tranquilo que os principais lugares turísticos não são perigosos. As cidades consideradas mais violentas do Piauí são Sebastião Barros, Caldeirão Grande do Piauí e Vila Nova Piauí.

As cidades do Piauí mais turísticas, como Teresina, Parnaíba, Luís Correia, São Raimundo Nonato e Cajueiro da Praia (munícipio de Barra Grande) não são perigosas.

Mesmo assim, recomendo ter cuidado ao sair a noite no centro de Teresina; se for para alguma cidade do interior do estado, é bom ficar atento também.

Confira => Onde ficar em Teresina

 

7. Conheça Delta do Parnaíba e a Serra da Capivara

serra da capivara são raimundo nonato
Serra da Capivara é o maior tesouro arqueológico do Brasil | Foto: PAULO GUSMÃO, via Wikimedia Commons..

Essa é mais uma das dicas do Piauí que preciso muito compartilhar é esta: visite o Delta do Parnaíba, que é considerada uma das paisagens mais lindas do mundo e um dos 3 únicos deltas do mundo também. Certamente é o lugar perfeito para passar a lua de mel no Piauí.

Conheça também a  Serra da Capivara no Piauí, que é considerada uma das paisagens mais incríveis do planeta e foi declarado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

São lugares de cair o queixo e com muitas atrações turísticas imperdíveis.

Programe-se => Pacotes de viagem para o Nordeste

 

8. Pesquise a melhor forma de chegar nas cidades turísticas

atrativos Piauí

Alguns pontos turísticos do Piauí como os que citei acima: Serra da Capivara, Delta do Parnaíba e Barra Grande são um pouco afastados da capital, Teresina.

Então, veja como é mais fácil pra você chegar até eles. Dentre as dicas do piauí, é bom se planejar e se organizar antes de se aventurar pois nem todas as cidades têm aeroporto e existem outras formas de chegar sem ser por Teresina: em Delta do Parnaíba, por exemplo, você pode ir de Fortaleza, se preferir.

Já na Serra da Capivara, você também encontra acesso por Petrolina, Pernambuco. Então, é preciso pesquisar bem a melhor forma de chegar nesses lugares. Caso desembarque na capital saiba como se locomover a partir do aeroporto de Teresina.

O mesmo serve para outros locais que ficam nos arredores de Teresina, como o litoral do Piauí ou as cachoeiras. Veja se compensa alugar um carro em Teresina ou pegar ônibus para chegar em Parnaíba ou Luís Correia.

Existe um aeroporto em Parnaíba, mas os voos são bem limitados.

Imperdível => 6 passeios em 6 dias em Fortaleza

 

9. Converse com os piauienses

população do piauí
Piauienses são alegres e receptivos com os turistas | Foto: SETUR.

Eles são muito acolhedores e fofos, sério! Não é porque minha família é piauiense, mas todas as pessoas que conheci no Piauí me ensinaram algo. Eles também são muito otimistas, mesmo que com algumas dificuldades, a maioria carrega um sorriso no rosto e uma motivação contagiante.

Piauienses são muito alegres, pois eles estão sempre muito animados e felizes e não precisam de muito; coisas simples os deixam felizes. Confira quais as principais curiosidades do Piauí.

Essas pessoas têm muitas histórias curiosas pra contar. Você vai acabar aprendendo algo ou ouvindo um causo engraçado e cultural conversando com alguém local.

Incrível => Tour pelo leste de Jericoacoara

 

Melhores dicas do Piauí

A minha principal dica do Piauí é: vá preparado pra uma viagem diferente e até um pouco exótica. O importante é você saber que pode encontrar do mais simples ao luxo, da arqueologia a modernidade, da calmaria ao agito. Vá aberto para vivenciar uma cultura diferente e encantadora.

Para finalizar, recomendo o artigo roteiro em Teresina, onde trago dicas de como aproveitar a capital e seus arredores durante a viagem.

E você, qual destas dicas do Piauí achou mais interessante? Já esteve no estado e tem mais alguma? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Evelline Costa

ESCRITO POR

Evelline Costa

Evelline Costa, jornalista e especialista em mídias digitais. Alma solar, amante do mar e da natureza. Exploradora de lugares no Brasil que tenham água para mergulhar e verde para acalmar. Acredita que a melhor terapia para a saúde mental é viajar.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *