Cadastre seu email para receber nossas atualizações!
Início / Categorias / Passagens de Trem / Rotas mais populares para seguir viajando pela Europa de trem

Rotas mais populares para seguir viajando pela Europa de trem

Passagens de trem na EuropaQuando o assunto são as rotas de trem na Europa, o que não faltam são opções! O continente é cortado por mais de 250 mil quilômetros de ferrovias, que ligam diferentes países e cidades.

São trens na Espanha, trens na França, trens na Suiça, trens na Itália e em vários outros países. De verdade é possível atravessar todo o continente. Contudo, em meio a tantas opções, algumas rotas de trens na Europa se destacam. Separei algumas das mais populares e belas rotas, para você planejar quais delas entrarão em seu roteiro de trem pela Europa.

Leia também => Entenda de vez como funciona o seguro viagem para Europa

 

Trens na França

Uma das rotas mais famosas sem dúvida nenhuma é a do trem Paris/Londres. Fazer a viagem de trem é a forma mais prática e rápida de viajar desde Paris até Londres. A famosa travessia é feita no trem Eurostar, que passa pelo Eurotúnel, um túnel de quase 51 quilômetros que atravessa o Canal da Mancha e liga a França ao Reino Unido.

A rota é feita em apenas duas horas! Porém, o melhor de tudo é que ao optar em fazer a viagem de trem, chegará direto no centro de Londres, evitando assim esperas em aeroportos, despesas com traslados, excesso de bagagem, etc.

Além desta rota, os trens que partem de Paris fazem importantes trechos, que ligam a cidade a vários outros países. Algumas das linhas mais procuradas são as que ligam a capital francesa a Espanha, como o TGV Paris/Barcelona. Por sua vez, quem deseja partir de Paris para a Alemanha a principal linha faz Paris/Frankfurt em cerca de 3h50 minutos.

O trem Paris/Amsterdam tem um trajeto que dura pouco mais de duas horas e é super prático. Além disso, se estiver em Paris há trens para várias localidades da Itália, Suiça e outros países. Dentro da própria França também é possível visitar diversas cidades e vilarejos com o transporte ferroviário, uma das rotas mais belas é a que liga Paris a Marselha, na região da Provença, e de Paris aos Alpes Franceses, como por exemplo a incrível Annecy.

 

Trens na Alemanha

Os trens na Alemanha também apresentam diversas linhas que ligam suas cidades entre si e aos países vizinhos. Uma das rotas mais belas na Alemanha é Rota da Floresta Negra (Trem de Offenburg para Konstanz). Com paisagens deslumbrantes, a Floresta Negra (Schwarzwald em alemão) é uma cordilheira no sudoeste da Alemanha, atravessada pela linha divisória de águas entre o Oceano Atlântico e o Mar Negro.

A região ganhou fama devido a sua aura de mistério e por ter sido inspiração para os Irmãos Grimm em várias de suas histórias, como Chapéuzinho Vermelho, Branca de Neve, Cinderela e Rapunzel.

Outra rota muito conhecida é o trecho Munique/Füssen (Rota Romântica), que é a principal forma de se chegar ao Castelo de Neuschwanstein, um dos principais cartões-postais da Alemanha, localizado no sudoeste da Baviera.

 

A melhor ferramenta (pgto em 10 x s/juros) para planejar suas viagens

Trens na Espanha

A Espanha também tem belíssimas rotas de trem, e sua rede ferroviária liga todas as principais cidades e povoados espanhóis, além claro, de levar a outros países. Um dos principais é o trem Madrid/Lisboa. Em terras espanholas são muitas as rotas, o trem Madrid/Barcelona é uma das mais buscadas.

Quando o assunto é beleza, vale a pena fazer a Rota das Astúrias, que liga Madrid a Oviedo, uma das cidades mais interessantes da região e que conquistou o cineasta Woody Allen.

 

Trens na Itália

Os trens italianos também oferecem rotas deslumbrantes, principalmente para os casais. Entre as mais belas estão a Rota Cinque Terre, que percorre uma zona costeira banhada pelo Mar Mediterrâneo, passando pelas vilas Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso. E a Rota Siciliana, que apesar da beleza da paisagem, oferece trens não são tão confortáveis, então opte por fazer pequenos descolamentos.

Outras rotas importantes são Roma/Florença, Roma/Milão, Roma/Veneza, Roma/Nápoles e Milão/Veneza dentro da Itália. Saindo do país, rotas bastante procuradas são Roma/Paris e Roma/Viena, entre várias outras opções.

 

Trens na Suiça

Quanto o assunto é beleza, algumas das rotas de trem mais interessantes da Europa estão na Suíça, com os seus trens panorâmicos. A linha Bernina Express, percorre os Alpes, e além da paisagem ser maravilhosa, a própria ferrovia com seus túneis e viadutos, foi eleita Patrimônio Mundial pela UNESCO. É uma viagem imperdível!

Swiss Travel Pass e um passe completo para viagens ilimitadas ao redor do país.

 

As rotas de trem na Europa

Rotas de trem na Europa

Estas são apenas algumas opções de roteiros de trem na Europa. No post sobre as linhas de trem na Europa, eu falo um pouco mais sobre o tema.

Uma das facilidades de se planejar uma viagem de trem é a segurança para reservar com antecedência as passagens pela internet. No post Passo-a-passo: como comprar passagens de trem na Europa, tiro algumas dúvidas comuns de viajantes iniciantes e dou dicas de como e onde comprar as passagens pela internet. Confira também o post O site Rail Europe é seguro e confiável? Resolvi escreve-lo porque recebo essa pergunta com muita frequência!

Para quem está embarcando para uma viagem pela Europa, saiba que é necessário pesquisar muito. Somente assim poderá entender se para determinado trajeto o trem é mesmo a melhor opção. No artigo sobre como viajar de trem pela Europa, dou várias dicas práticas para garantir uma viagem tranquila.

 

Conclusão

Estas são apenas algumas das rotas possíveis para fazer de trem dentro da Europa. A malha ferroviária é tão grande que ficaria impossível falar de todas as possibilidades. É preciso fuçar e pesquisar muito!

O importante é saber que viajar de trem pela Europa é seguro, rápido e confortável. Porém, como tudo em uma viagem é necessário planejar, para saber se de fato é a melhor opção para seu trajeto. Para conhecer outras rotas populares, entre no site da Rail Europe e clique em “Organize sua Viagem”. São várias ideias de viagem e itinerários.

Se ainda tiver dúvidas sobre as rotas de trem na Europa, como reservar as passagens ou qualquer outra questão, deixe um comentário abaixo. Meu trabalho é te ajudar a viajar mais e melhor 🙂

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 34 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Como comprar trem na Itália?

Trem na Itália: dicas de como comprar passagens na Trenitalia

Viajar de trem na Itália é uma delícia! O país ocupa o terceiro lugar no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *