Início / Planejamento / Roteiro de três semanas para viajar de trem pela Europa

Roteiro de três semanas para viajar de trem pela Europa

Passagens de trem na EuropaViajar de trem pela Europa é uma alternativa que todos os turistas que viajam para o velho continente deveriam experimentar. Como a maioria dos trens utilizados atualmente são de alta velocidade, é possível fazer uma viagem de três semanas e conhecer mais de 12 cidades em 10 países europeus.

Acho interessante ficar pelo menos 2 dias em cada cidade. Caso não tenha tempo para tudo isso, aconselho eliminar destinos ao invés de ficar menos tempo em cada um deles. Apesar de uma viagem de trem ser bastante prática, pois as estações são centrais e você não perderá tempo com deslocamentos entre hotel e aeroporto, 1 dia é muito pouco para qualquer destino.

Recomendo => Dicas para encontrar os melhores hotéis no Booking.com

Entenda de vez como funciona o seguro viagem para Europa »

Com este roteiro você poderá partir de qualquer uma das cidades citadas. Nos trechos mais longos como Madrid-Paris, Amsterdam-Berlim, Milão-Barcelona e Barcelona-Madrid existe a opção de comprar uma passagem de trem para viajar durante a noite. Com isso você economizará tempo e uma diária de hotel. Existem poltronas reclináveis e cabines com camas na maioria dos trens.

 

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

Roteiro

viajar-de-trem-pela-europa-roteiro-3-semanas

  • Madrid – acorde sempre bem cedo, perto das 08:00 hs. A cidade tem os fabulosos Museu do Prado e a Galeria Reina Sofia. Além disso, tem uma das vidas noturnas mais agitadas da Europa. Seguindo para Paris, pegue o trem as 14:30; chegará na fronteira com a França as 22:00 hs para pegar outro trem as 22:37 hs. As 07:10 hs estará em Paris. Este trecho é o mais cansativo; poderá passar um dia na fronteira e conhecer os Pirineus Franceses.

     

  • Paris – visitar a cidade é sempre especial. São diversas atrações com destaque: Louvre, Pompidou, La Villette, Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Champs Elisse…por mais que volte mais vezes, sempre terá um gosto especial em sua próxima visita. Próxima parada: Londres, com trajeto feito em menos de 2 horas.

     

  • Londres – uma das maiores metrópoles do mundo, com diversas atrações turísticas, pubs, Big Ben, música, parques…esta cidade é cheia de história e ficará marcada em sua vida também. Agora é partir para Bruxelas…é rápido…90 minutos de viagem.

     

  • Bruxelas – com destaque para a Grand Place, uma das praças mais bonitas do planeta, prefira visitar a cidade durante o verão, com seus bares, cervejas e turistas. Se prepare para chegar em Amsterdam…mais 3 horas.

     

  • Amsterdam – para mim um dos lugares mais perfeitos do mundo, veja o artigo que escrevi sobre o que fazer em Amsterdam. Seus canais, arquitetura, parques, museus e bicicletas fazem desta cidade um destino perfeito para todos os viajantes. Tristeza de partir…6 horas até Berlim.

     

  • Berlim – O Museu do Muro é obrigação para qualquer turista, como todos os restos que representam este marco histórico. Procure também pelos antigos campos de concentração…são lugares sombrios mas escondem linda paisagens. Berlim é bem organizada e poderá conhecer suas atrações facilmente. Mais 5 horas de viagem.

     

  • Praga – é daquelas cidades que não é possível entender como foi construída com tanta perfeição. São diversas igrejas, palácios, castelos e pontes. Em vários bares, a cerveja custa somente R$ 3,00 o litro. Você não vai querer partir…garanto!!! Até Viena são 2:30 hs.

     

  • Viena – tudo é caro na cidade, mas vale a pena conhecer um pouco de sua história, música e seus fantásticos bosques. Para comer procurae a 7th district round Neustiftgasse. Próximo destino: Munique em 5 horas.

     

  • Munique – a cidade com diversos parques, cervejas de litro e badalada vida noturna. Se informe onde acontece a oktoberfest de Munique. Mesmo fora de temporada, alguns locais continuam funcionando. 4 hora até Zurique.

     

  • Zurique – também não é uma cidade barata. Aproveite para conhecer os restaurantes e lojas elegantes. Para mim, a principal atração é a viagem de trem até Milão. Viaje durante o dia para aproveitar as 4 horas de paisagens estonteantes.

     

  • Milão – conhecida como a capital da moda da Europa, a cidade é perfeita para quem gosta de compras. Também encontrará diversas construções, castelos e catedrais. Para chegar em Barcelona, precisará viajar durante a noite, são cerca de 15 horas de viagem.

     

  • Barcelona – conheça a pé todo o bairro gótico, Las Ramblas e não perca nenhuma obra de Gaudi. Aproveite a noite, os cafés, restaurantes e conheça uma pouco do estilo de vida que faz desta cidade umas das mais visitadas em todo o planeta. Até Madrid, mais 11 horas.

 

Vale a pena?

Como escrevi no artigo com dicas para fazer uma viagem de trem pela Europa, é muito fácil, confortável e prático utilizar esse tipo de transporte. Para garantir melhores preços, compre um passe antecipadamente. Esse tipo de bilhete da o direito a vários trechos durante um período de tempo. São várias opções, escolha a mais adequada. Para uma viagem como essa, com vários trechos curtos, vale a pena sim.

Quando for reservar os hotéis ou albergues para sua viagem, priorize os mais próximos as estações de trem. Existem boas opções em todas as cidades.

 

Planeja viajar de trem pela Europa?

Apesar de ser o meio de transporte mais caro da Europa, sair viajando de trem pela Europa é muito confortável, além de ser uma experiência diferente.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Dicas para encontrar os melhores hotéis no Booking.com

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios e Tours | Seguro de Viagem


Quando criei o projeto viagem de volta ao mundo em 365 posts sabia que a viagem seria o estalo para transformar toda a minha vida. Ainda não tive a noção exata da dimensão de tudo, mas já consigo ter uma boa ideia de como funciona a rotina de um viajante. Este é o 295º artigo, veja também outras curiosidades sobre a viagem:

Procurando um roteiro de trem pela Europa? Ainda tem dúvidas? Gostaria de contar suas experiências?

Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

35 Comentários

  1. Olá Guilherme, meu nome é Gabriela e estou planejando uma viagem para Europa para Jan/2020, visto que tenho 3 filhos nas idades 5,10 e 15 anos. Qual roteiro vc me indicaria para 25 dias? Temos interesse em Portugal, Reino Unido, Espanha, França, Itália, Amsterdã.
    O que devemos providenciar? Qual a média de custo,?

    • Olá, Gabriela! Tudo bem?! Vamos lá… não tem como prever custos com tanta antecedência, principalmente com a variação do dólar (que acaba refletindo na nossa moeda frente às demais moedas)… Na minha opinião, são muitos países para fazer em 25 dias. Eu concentraria em 3, no máximo 4. A Itália por si só tem tantas cidades para conhecer que não cabe em uma única viagem. Você deve levar em consideração o tempo de deslocamentos que acabam levando o dia inteiro… eu tenho uma fórmula simples: a cada destino adicionado em um roteiro eu conto um dia inteiro para deslocamento (acredite que não é muito, pois em dia de deslocamento, você tem que fazer tudo com folga para não correr o risco de perder o trem ou avião, então, acaba sendo um dia meio “perdido” para roteiro). Então, se você quer conhecer 6 países, precisa de 6 dias inteiros para deslocamentos, checkout, checkin, transfer para aeroporto ou estação de trem etc… Então, dos 25 dias, restaria apenas 19 dias completos para turistar com tranquilidade. Enfim, ficaria com Portugal, Espanha e França ou França, Holanda e Inglaterra ou Itália, França e Holanda ou Bélgica. Espero ter ajudado!

  2. Jacqueline Rodrigues

    gostaria de fazer uma viagem em janeiro eu e meu esposo.
    começariamos pela alemanha e desceriamos de trem ate portugal.
    Gostaria de dicas de roteiros e quanto tempo em cada lugar e os melhores locais para se conhecer tipo AQUELES QUE JAMAIS ESQUECERIAMOS.
    Sendo que estou na duvida de quanto precisaríamos levar.
    seria melhor comprar o passe de trem aqui, reservar os hoteis pelo booking
    Temos 29 dias.

  3. leandro Fernandes

    Oi Guilherme, muito legal esse roteiro, parabéns …

    Estamos pensando em ir em maio, mas temos uma bebê que terá 2 anos, o que você acha ? Muito complicado ?

    Obrigado.

  4. Fernando Barbosa

    Olá Guilherme! As estações de trem são próximas ao centro ou hotéis que você se hospedou? Como faz para se locomover nas cidades?

  5. oi, estou planejando um roteiro para fazer entre outubro e dezembro deste ano… qual roteiro voce me indica e quando devo gastar? queria começar por lisboa e terminar em paris, é uma boa ideia? quanto devo comprovar para conseguir entrar nestes locais? necessita de visto?

    Estou totalmente perdida rs não sei por onde começar para planejar! Irei sozinha!

    • Oi Hellen,

      Qualquer rota de trem que você imaginar na Europa é uma boa ideia, vai de suas preferências. Sugiro algumas nesse post.

      Para entrar na Europa, brasileiros podem ficar até 90 dias e não precisam de visto para os países que fazem parte de Tratado de Schengen, entre eles Portugal e França. Não há um valor fixo para comprovar, apenas que tem condições de se manter durante a viagem, ir com voo de volta comprado, reservas de alguns hotéis, etc. Seguro viagem é sim obrigatório.

      Estou escrevendo um ebook onde falo sobre todas essas questões, devo lançar até final de fevereiro. Cadastre seu email para receber as novidades!

      Abraços

  6. Olá…

    Adorei o blog.
    Dúvida, como é o transporte das malas de trem? tem limite de peso, tamanho?

  7. Boa noite Guilherme, muito legal seu blog
    Adorei as dicas.. vc usou seu celular mesmo lá? Comprou outro chip lá ou funciona a 4G do chip brasileiro? Outra dúvida.. se compro o aéreo ida e volta, o horário impresso na passagem se refere ao horário do Brasil ou de onde é a volta?! Tenho medo da volta de me perder no fuso horário

  8. OLÁ GUILHERME, VOU VIAJAR PARA ALEMANHA (DUSSELDORF) TENHO INGLES MACARRONICO, NUCA FUI A EUROPA E PRETENDO IR DE TREM ATE COLONIA E DRESDEN. VC TEM EXPERIENCIA EM VIAGENS TREM ALEMNAHA.
    TERIA ALGUMA DICA BOA.
    OBRIGADO!

  9. Guilherme,

    Primeiramente parabéns pelas dicas, aguça ainda mais a vontade de conhecer novas culturas.

    Estamos planejando uma viagem para Europa entrando por Portugal devido a facilidade com a língua.
    Mas e saindo de Portugal, como fica?

    Tenho um inglês bem mequetrefe, quebra um galho mas com certa dificuldade. Em países como França, Holanda, Alemanha, Noruega… É fácil encontrar pessoas que falam inglês? Como é a comunicação no geral?

    • Erick,

      Não importa se seu nível de inglês ainda não é dos melhores, você precisa dar a cara a tapa e praticar.

      Sim, é fácil encontrar pessoas que falam inglês, por toda a Europa. Em Paris é um pouco mais chato, mas nada que você não consiga pedir informação.

      E outra, sempre tenho aplicativos de smartphone que fazem tradução…ajuda muito.

      Abração

  10. Olá Guilherme,

    Embargo dia 05/05/14 para Europa (Irlanda-Dublin) e meu retorno está agendado para 06/05/14 (Dublin). Penso em adquirir um pass da Eurail Global para 30 dias e conhecer o máximo de lugares possíveis, mas claro, sem comprometer a qualidade.
    Vou sozinho… acha arriscado viajar só pela Europa? Nunca fiquei em albergue mas já tenho a carteirinha… Tem algum roteiro que julga ser viável para meu caso?
    abraço,
    Frank

    • Oi Frank,

      Na Europa na maioria dos casos é mais tranquilo, ainda mais sendo homem. Claro que deve tomar cuidados, mas algo que já nasce sabendo sendo brasileiro.

      Sozinho e ainda ficando em albergues, eu adoro viajar assim. Vai em frente!!!

      Abraços

  11. Ola Guilherme.
    Você disse que prefere sempre ficar uns 2 dias em cada cidade.. Nessa viajem de trem, você conseguiu fzer isso?
    Eu estava pensando em como conhecer toda a Europa e achei muito interessante essa opção.

    Abç

    • Oi Estela,

      Esse post escrevi antes da volta ao mundo. Hoje em dia prefiro viajar mais devagar…kkkk. Mas realmente, é possível viajar bastante de trem, é muito fácil.

      Obrigado pela visita 🙂

      Um abraço

  12. Oi Guilherme, gostei muito do blog, tem dicas excelentes. Ano que vem, vou fazer uma viagem para a Europa, vou ficar durante 1 mês. Quantas cidades e quantos dias em cada eu posso ir?

    Abraço

  13. Olá Guilherme, parabéns ficou muito boa sua dicas.. Por favor, estou programando uma viajem para 2013, eu, minha esposa e meu filho de 3 anos … Existem hotéis que nos hospedem com simplicidade, conforto e economia? Não optei por albergues devido ao bebê…
    Obrigado!

    • Oi Thiago,

      Existem sim hotéis baratos em toda a Europa. Em 2006 viajei ficando somente nas redes Formula 1. O quarto hoje em dia custa cerca de 30-40 euros.

      Outros bem conhecidos são Ibis e Accor. Não tenha medo dos albergues, a grande maioria possui quartos privativos.

      Abraços e boa viagem!!!

  14. Quero viajar para a Europa, mas ainda estou super perdida! Esse esquema de trem fica quanto, mais ou menos? Vi que há a possibilidade de viajar um período de tempo com um ticket. Quanto seria? Que sites você recomenda para compra de tickets? Obrigada!!

  15. Olá Guilherme,

    Qual foi a época de sua viagem? Ficou em hotel ou outro tipo de acomodação? Com o ticket da RailEurope consigo fazer esse seu roteiro? Alguma dica de hotel nesses lugares?

    Abraços,

    Jonas

  16. MICHEL MARIANO PIZZETTI

    Adorei teu site, ano que vem quero fazer esta viagem, gostaria de saber se vc fez com um único ticket GLOBAL PASS???

    Obrigado

    • Oi Michel,

      Fico feliz que gostou…legal saber que estou ajudando outros viajantes.

      O ticket é da RailEurope, onde você pode comprar um passe e utilizar qualquer trem deles por um determinado número de dias.

      Depois volte aqui e conte como foi a viagem!!!

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *