Nômades Digitais: como trabalhar viajando no exterior

por Guilherme Tetamanti

Nômades Digitais: como trabalhar viajando no exterior

Você sabe o que são nômades digitais? Bom, se ainda não conhece esse estilo de vida, ou se está tentando descobrir como ser nômade digital, saiba que é o sonho de cada vez mais pessoas. Afinal, quem não adoraria poder trabalhar de qualquer país enquanto viaja, tendo o mundo inteiro como escritório? Pensando em ajudar quem deseja saber como morar no exterior, neste artigo darei algumas dicas sobre como trabalhar viajando!

O primeiro passo é entender o que é de fato ser um nômade digital. O conceito de nomadismo digital é relativamente novo, e resumidamente se trata das pessoas que usam a tecnologia a seu favor, conseguindo trabalhar através da internet de qualquer lugar do mundo. Estas pessoas não têm moradia fixa e trabalham enquanto percorrem o mundo, com negócios que possam ser geridos online. Essa comunidade tem crescido a cada dia, afinal, o estilo de vida é bastante atrativo.

Ouço muito essas perguntas: “Guilherme, quero morar fora do Brasil, quero trabalhar com viagens, como faço?”. É complicado responder algo tão complexo numa tacada só, por isso mesmo resolvi publicar mais conteúdo sobre o assunto 🙂

Saiba mais => Como se tornar um nômade digital

 

O que são nômades digitais?

Como ser nômade digital

Muitas pessoas que pesquisam sobre como morar em outro país, imaginam que é necessário juntar muito dinheiro e não acreditam que seja possível trabalhar viajando. Como juntar dinheiro para viajar? Contudo, o conceito de nômade digital veio para desmentir essa máxima e provar que é totalmente viável morar fora do país e trabalhar à distância, tendo como ferramentas o computador e a internet, utilizando um modelo que foge do escritório tradicional, mas que tem crescido muito.

Atualmente existem diversas áreas que permitem o formato de trabalho home office. As principais são profissões como produtores de conteúdo, blogueiros, afiliados profissionais, revisores, videomakers, designers, programadores e analistas de mídias sociais, etc. Se a sua profissão não permite esse formato de trabalho, talvez seja necessário pensar em uma nova forma de ganhar dinheiro.

Uma das maneiras mais comuns adotadas pelos nômades digitais brasileiros é montar seu próprio negócio online, para assim conseguirem trabalhar de qualquer lugar do mundo. No artigo sobre como trabalhar viajando pelo mundo, falo mais sobre o tema.

 

Quero morar fora do Brasil e trabalhar viajando, e agora?

Antes de optar por este estilo de vida é preciso entender bem como ele funciona, pois como tudo na vida, existem pontos positivos e negativos, vantagens e desvantagens. Inicialmente, é preciso entender que um nômade digital não é um turista, e que aquela história de trabalhe 4 horas por semana, acontece apenas para quem se dedica muito e consegue automatizar todos os processos, além de delegar tarefas.

   
O que são nômades digitais
Trabalhando em Jeffreys Bay, na África do Sul.

Apesar de estar em um outro país ou cidade, o trabalho online também exige um alto grau de comprometimento profissional. Então, é necessário ter muita disciplina para conseguir ter foco e cumprir as obrigações e tarefas essenciais para o negócio, sem cair na tentação de ficar o dia todo na praia ou visitando pontos turísticos.

Além disso, um nômade digital pode contar com a imprevisibilidade do mercado, com momentos de trabalho pesado, outros com pouca demanda. É preciso também ter desapego material, afinal ficam longe de suas casas, amigos e família na maior parte do tempo.

Por sua vez, entre os pontos positivos está a liberdade de poder trabalhar de onde quiser, afinal o mundo é o escritório. A flexibilidade de horário e não ter que bater ponto, também são potenciais benefícios.

Digo por experiência própria. Caso você opte por ser um nômade digital, aprenderá a viver com menos, pois com o tempo perceberá que alguns luxos que tinha em seu antigo estilo de vida, agora são desnecessários.

Enfim, a experiência de viver no exterior e conhecer outros países é enriquecedora, compensa todos os esforços. E claro, não precisar aguardar as férias para viajar e estar sempre em contato com outras culturas, é o que me move a seguir investindo tempo e dinheiro em meu negócio digital.

 

Como ser nômade digital

Sem dúvida, a possibilidade de ser nômade digital atrai muita gente. Porém, é preciso ter em mente que viver desta forma pode ser maravilhoso, mas nem todo mundo conseguirá se adaptar. Se você sonha com este estilo de vida, pense muito bem antes de abrir mão de tudo e cair no mundo.

   

Minha principal dica é, antes de se tornar um nômade digital, faça sempre uma avaliação. Converse com quem já escolheu viver assim, faça cursos, participe de grupos e coloque em uma balança quais são os pontos positivos e os negativos desta nova vida e veja se de fato é um estilo que combina com você.

É preciso estudar, montar um planejamento e empregar muito esforço nessa empreitada. Deu certo pra mim, batalhei, e confesso que hoje não poderia estar mais feliz com os resultados que alcancei. O melhor de tudo, é que o negócio é meu e não dependo de ninguém, o que me motiva ainda mais a seguir evoluindo a cada dia.

Caso ainda tenha dúvidas ou precise de dicas para iniciar seu negócio digital, não deixe de fazer um comentário abaixo. Leio todos pessoalmente e faço questão de ajudar 🙂

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Regiane

    Adorei seu texto. Sempre tive o sonho de viajar e conhecer o mundo, porém nunca sai do Brasil. A pandemia me trouxe a oportunidade de conseguir uma adequação do trabalho para home office total. Minha jornada de trabalho é de 8 horas diárias. Perguntas: vc acha que funcionaria pra mim mesmo com essa jornada de trabalho diário? Qual seria a faixa salarial ideal pra começar?? Abs

  2. Polly Batista

    Oi, Regiane. Tudo bem? O mais difícil você já conseguiu: home office total. Então, você pode morar em qualquer lugar, desde que caiba no seu orçamento. Imagino que suas 8 horas por dia deva ser no horário convencional ou é flexível? Existem vários caminhos: procurar um país com fuso diferente (exemplo: Europa são 5 horas na frente, dessa forma vc terá todas as manhãs para explorar seu destino e começar no expediente mais tarde, a partir de meio-dia, quando o expediente no Brasil ainda estará começando, porém vc terá que trabalhar até tarde da noite para acompanhar o fuso de Brasil). Porém, o câmbio de alguns países não é nada favorável, se vc continuar ganhando em Real... outro caminho é procurar um país mais barato, com fuso parecido na América do Sul daí vc aproveita para curtir mais aos finais de semana. Sobre faixa salarial, realmente depende do seu destino. O ideal é ter uma reserva para se estabilizar os primeiros meses, sem depender do salário. Agora, se você deseja mudar de emprego para se libertar das 8 horas, sugiro que você comece a trabalhar num novo projeto 2 horas por dia e dê o seu melhor. Claro, quanto mais tempo, mais rápido chegará no objetivo. Porém, trabalhando 8 horas por dia, você precisará de uma força de vontade gigantesca para empreender em algo mais... é um desafio, mas possível sim.

  3. Luiz Franco

    Bom dia, eu gosto de cozinhar, fotografar, filmar e escrever, moro no Uruguai faz dois anos escrevo bem em castelhano, a pouco sai do meu trabalho e quero realizar esse desejo de trabalhar em casa, achei esse artigo muito bom, espero que leia meu comentário pois preciso mesmo de ajuda para tentar descobrir o que eu posso fazer para trabalhar em casa, há alguns anos fiz videos para o Youtube mas acho que não compreendi o que deveria fazer, como não houve retorno e eu estava mesmo na berlinda das contas resolvi deixar esse projeto na gaveta preciso de dicas para encontrar um lugar nesse mundo virtual...

  4. Guilherme Tetamanti

    Oi Luiz, Realmente é um desafio construir um negócio na internet, a persistência é o segredo. Recomendo participar comunidades como do Marcus Lucas e do Cadu Cassau, para aprender conceitos e interagir com pessoas que estão no mesmo mercado. Abraços

  5. Mayara

    Adorei seu texto era tudo que estava precisando! Mais confesso que ainda não sei por onde começar.

  6. Guilherme Tetamanti

    Oi Mayara, Fico feliz que o texto tenha ajudado. Realmente é uma decisão difícil saber por onde começar, eu sempre recomendo seguir o trabalho do Marcus Lucas>. Eu já tinha o blog quando o conheci, mas foi seu conteúdo que me ajudou a começar a granar grana com isso. Abraços

  7. Jacqueline

    Achei o texto sensacional!!! Muito grata por compartilhar <3. Eu e meu marido estamos nos preparando para ingressar na vida de nômades digitais em 06/2017, nossa principal preocupação é em relação a internet, precisamos estar conectados e temos receio de ficar sem conexão, pode me dar algumas dicas sobre como lida com isso.

  8. Guilherme Tetamanti

    Oi Jaque, Fico feliz que tenha curtido, e torço muito para que sua vida nômade seja muito feliz. Confesso que para mim está sendo incrível! Internet é mesmo um problema, principalmente devido à velocidade de conexão. Tenho um artigo com dicas sobre internet grátis na viagem, mas a melhor fonte para descobrir se a net é boa na cidade que pretende morar, é o site Nomad List</em>. Abraços

  9. Édima

    Eu achei muito interessante. Você pode me ajudar a encontrar algo para mim?

  10. Guilherme Tetamanti

    Oi Édima, Isso é bastante pessoal. O que eu sugiro é que primeiro você faça uma lista de coisas que mais gosta de fazer. Cozinhar, viajar, trocar instrumentos...o que for. Depois, é preciso descobrir como essa atividade se encaixa no meio digital, para a partir daí pensar em estratégias para viver disso. Para ajudar, recomendo o conteúdo do Libertação Digital. Abraços