Nômades Digitais: como trabalhar viajando no exterior
Você sabe o que são nômades digitais? Bom, se ainda não conhece esse estilo de vida, ou se está tentando descobrir como ser nômade digital, saiba que é o sonho de cada vez mais pessoas. Afinal, quem não adoraria poder trabalhar de qualquer país enquanto viaja, tendo o mundo inteiro como escritório? Pensando em ajudar quem deseja saber como morar no exterior, neste artigo darei algumas dicas sobre como trabalhar viajando!
O primeiro passo é entender o que é de fato ser um nômade digital. O conceito de nomadismo digital é relativamente novo, e resumidamente se trata das pessoas que usam a tecnologia a seu favor, conseguindo trabalhar através da internet de qualquer lugar do mundo. Estas pessoas não têm moradia fixa e trabalham enquanto percorrem o mundo, com negócios que possam ser geridos online. Essa comunidade tem crescido a cada dia, afinal, o estilo de vida é bastante atrativo.
Ouço muito essas perguntas: “Guilherme, quero morar fora do Brasil, quero trabalhar com viagens, como faço?”. É complicado responder algo tão complexo numa tacada só, por isso mesmo resolvi publicar mais conteúdo sobre o assunto 🙂
Saiba mais => Como se tornar um nômade digital
O que são nômades digitais?
Muitas pessoas que pesquisam sobre como morar em outro país, imaginam que é necessário juntar muito dinheiro e não acreditam que seja possível trabalhar viajando. Como juntar dinheiro para viajar? Contudo, o conceito de nômade digital veio para desmentir essa máxima e provar que é totalmente viável morar fora do país e trabalhar à distância, tendo como ferramentas o computador e a internet, utilizando um modelo que foge do escritório tradicional, mas que tem crescido muito.
Atualmente existem diversas áreas que permitem o formato de trabalho home office. As principais são profissões como produtores de conteúdo, blogueiros, afiliados profissionais, revisores, videomakers, designers, programadores e analistas de mídias sociais, etc. Se a sua profissão não permite esse formato de trabalho, talvez seja necessário pensar em uma nova forma de ganhar dinheiro.
Uma das maneiras mais comuns adotadas pelos nômades digitais brasileiros é montar seu próprio negócio online, para assim conseguirem trabalhar de qualquer lugar do mundo. No artigo sobre como trabalhar viajando pelo mundo, falo mais sobre o tema.
Quero morar fora do Brasil e trabalhar viajando, e agora?
Antes de optar por este estilo de vida é preciso entender bem como ele funciona, pois como tudo na vida, existem pontos positivos e negativos, vantagens e desvantagens. Inicialmente, é preciso entender que um nômade digital não é um turista, e que aquela história de trabalhe 4 horas por semana, acontece apenas para quem se dedica muito e consegue automatizar todos os processos, além de delegar tarefas.
Apesar de estar em um outro país ou cidade, o trabalho online também exige um alto grau de comprometimento profissional. Então, é necessário ter muita disciplina para conseguir ter foco e cumprir as obrigações e tarefas essenciais para o negócio, sem cair na tentação de ficar o dia todo na praia ou visitando pontos turísticos.
Além disso, um nômade digital pode contar com a imprevisibilidade do mercado, com momentos de trabalho pesado, outros com pouca demanda. É preciso também ter desapego material, afinal ficam longe de suas casas, amigos e família na maior parte do tempo.
Por sua vez, entre os pontos positivos está a liberdade de poder trabalhar de onde quiser, afinal o mundo é o escritório. A flexibilidade de horário e não ter que bater ponto, também são potenciais benefícios.
Digo por experiência própria. Caso você opte por ser um nômade digital, aprenderá a viver com menos, pois com o tempo perceberá que alguns luxos que tinha em seu antigo estilo de vida, agora são desnecessários.
Enfim, a experiência de viver no exterior e conhecer outros países é enriquecedora, compensa todos os esforços. E claro, não precisar aguardar as férias para viajar e estar sempre em contato com outras culturas, é o que me move a seguir investindo tempo e dinheiro em meu negócio digital.
Como ser nômade digital
Sem dúvida, a possibilidade de ser nômade digital atrai muita gente. Porém, é preciso ter em mente que viver desta forma pode ser maravilhoso, mas nem todo mundo conseguirá se adaptar. Se você sonha com este estilo de vida, pense muito bem antes de abrir mão de tudo e cair no mundo.
Minha principal dica é, antes de se tornar um nômade digital, faça sempre uma avaliação. Converse com quem já escolheu viver assim, faça cursos, participe de grupos e coloque em uma balança quais são os pontos positivos e os negativos desta nova vida e veja se de fato é um estilo que combina com você.
É preciso estudar, montar um planejamento e empregar muito esforço nessa empreitada. Deu certo pra mim, batalhei, e confesso que hoje não poderia estar mais feliz com os resultados que alcancei. O melhor de tudo, é que o negócio é meu e não dependo de ninguém, o que me motiva ainda mais a seguir evoluindo a cada dia.
Caso ainda tenha dúvidas ou precise de dicas para iniciar seu negócio digital, não deixe de fazer um comentário abaixo. Leio todos pessoalmente e faço questão de ajudar 🙂
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *