Início / Volta ao Mundo / Guia detalhado para comprar uma passagem de volta ao mundo

Guia detalhado para comprar uma passagem de volta ao mundo

Partir para uma volta ao mundo é o sonho de 10 entre 10 pessoas que gostam de aventurar-se mundo afora. Claro que até chegar ao ponto de decidirmos se realmente compensa comprar uma passagem de volta ao mundo, precisamos ter a certeza de que jogar tudo para o alto e partir para o desconhecido é o que nos fará feliz.

Pagar ou não uma tarifa de volta ao mundo é provavelmente a maior dúvida para aqueles que já compraram a ideia da viagem. Será que vale a pena??? É mesmo mais barato??? Não ficarei limitado??? Enfim, essas e outras perguntas tentarei responder com as experiências que tive nesses 365 dias de viagem.

Recomendo => Dicas para encontrar os melhores hotéis no Booking.com

Saiba as reais vantagens de contratar um seguro de viagem

tarifa-bilhete-passagem-volta-ao-mundo-rtw

 

Opções para tarifas de volta ao mundo

São diversos grupos que oferecem esse tipo de passagem aérea RTW, sendo possível viajar com todas as companhias aéreas parceiras ao redor do planeta. Além disso, algumas cias aéreas fazem isso individualmente, mas é obvio que ficam reduzidas as opções de voos.

Os grupos mais conhecidos são Star Alliance, One World e Sky Team. Cada um deles oferecem diferentes preços, pois tudo varia de acordo com o país de origem, número de total de paradas, distância percorrida e principalmente em qual região do planeta pretende focar sua viagem, sabendo que cada grupo possui uma malha de voos bastante diferente. Confira as principais diferenças:

Star Alliance | Posso falar com bastante propriedade, pois foi o bilhete que escolhi de acordo com os destinos que gostaria de visitar. Depois de muita pesquisa e infinitas possibilidades que planejei, descobri que seria o ideal para abranger os 5 continentes, pois é o maior grupo, com 27 cias aéreas que voam para 194 países. Além disso, o serviço de atendimento deles é muito bom, uma vez que precisei alterar a data de todos os voos durante a viagem, serviço que não gera custos extras para o passageiro. Para ter uma ideia, confira meu roteiro de viagem.

*Dica: a TAM é uma das afiliadas, o que facilita bastante quando quiser utilizar suas milhas aéreas acumuladas com a volta ao mundo. Isso mesmo, todos os pontos serão convertidos para o TAM Fidelidade.

 

One World | Possui menos cias aéreas parceiras, com voos disponíveis para 150 países. É uma ótima opção para quem pretende focar na Oceania, ilhas do Pacífico ou Oriente Médio.

 

SkyTeam | Também é um grande grupo, com cerca de 170 países para visitar. Excelente para quem pretende conhecer vários destinos na Américas, Europa e principalmente leste europeu.

 

Vantagens: o principal benefício de comprar as passagens com um desse grupos, é a possibilidade de conseguir alterar as datas sem precisar pagar taxas, até no mesmo dia do voo (pelo menos foi assim com a Star Alliance). Isso pra mim é muito importante, pois não há como prever se gostaríamos de ficar mais tempo em algum lugar…nas Ilhas Fiji, por exemplo, conheci um grupo fantástico e fiquei uma semana a mais que o planejado. A milhagem adquirida num único programa, também é um fator importante.

Desvantagens: ter um tempo limite para utilizar é a parte chata desses bilhetes de volta ao mundo, pois dependendo do números de paradas, temos que voar todos os trechos até seis meses / um ano após o início da viagem. O preço também pode ser um empecilho, uma vez que o pacote mais completo chega a custar 7000 dólares. É muita grana, mas temos que considerar as milhas adquiridas, taxa de remarcação grátis, entre outros benefícios.

Leia também => As 10 principais dicas e segredos para acumular milhas aéreas

 

Outras opções para dar a volta ao mundo

Dar a volta ao mundo ainda é um grande tabu para os brasileiros, pois tirar um ano sabático ainda nos gera muitas dúvidas principalmente sobre o que fazer quando voltar, o que será do futuro, será que conseguirei outro bom emprego. Enfim, são perguntas difíceis de responder, mas é fato que os europeus são mais abertos quanto a isso (não vou entrar no porquê de tudo isso).

Devido ao grande número de europeus que viajam o mundo, existem alguns sites na Europa que fornecem muita informação sobre tarifas de volta ao mundo, inclusive vendendo pacotes que podem ser mais baratos. Os mais conhecidos são Round the Word Experts, Boots N All e Round the World Flights.

 

Vantagens: o preço é certamente o atrativo para comprar em sites gringos, com tarifas a partir de 3000 reais. Claro que são poucas paradas, sendo um ótima escolha para quem pretende ficar bastante tempo em cada país.

Desvantagens: para conseguir bons preços, é preciso iniciar a viagem em aeroportos da Europa, principalmente Londres. Isso acontece porque a maioria dos pacotes é destinado a viajantes do velho continente. Não sei como funciona a remarcação de voos, mas provavelmente é limitado e custará caro.

 

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Comprar passagens ao longo da viagem

Todo mundo se pergunta isso: mas porque não posso comprar as passagens no decorrer da viagem??? Simples, porque dificilmente é possível encontrar boas tarifas com pouca antecedência. Na ponta do lápis, certamente será mais caro viajar de acordo com a maré.

Vantagens: maior flexibilidade. Imagine planejar seis meses de viagem e no final ter grana para viajar mais dois meses. Se você tiver um ticket com data de validade, ou você volta pra casa, ou continua viajando e perde o dinheiro desse ticket que já comprou mas não irá utilizar.

Desvantagens: não ter um roteiro pré-definido pode ser uma dificuldade para aqueles que possuem um orçamento restrito. Planejar tudo antecipadamente é a melhor maneira de saber quanto custa dar a volta ao mundo.

 

A blogosfera viajante indica

Tenho acesso a muitos artigos através das redes sociais, atualizações por email e, principalmente, devido à minha paixão por viajar, ainda mais depois que comecei a vasculhar a internet buscando dicas para minha viagem de volta ao mundo. A Blogosfera Viajante é minha rede de contatos onde busco informações para minhas viagens e também onde aprendo a melhorar em todos os aspectos do blog. Confira outros blogs que escreveram sobre as passagens de volta ao mundo:

preciso-viajarO blog Preciso Viajar é escrito por Fernanda Souza, que realizou uma volta ao mundo comprando uma passagem multi-stop da Emirates. Ela já conhece mais de 40 países com dicas valiosas para viajantes independentes.

Dicas – Passagem de volta ao mundo !!!

blog-360-meridianosO blog 360 Meridianos iniciou seus relatos após três amigos passarem uma temporada de 6 meses na Índia e mais uma viagem de volta ao mundo por 14 países.

Dicas – Como funciona a passagem de volta ao mundo !!!

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

compartilhe-viagensA volta ao mundo deles ainda nem começou, mas a Karla, autora do blog Compartilhe Viagens, já escreveu sobre sua decisão da escolha das passagens aéreas.

Dicas – A escolha das passagens de volta ao mundo !!!

Blog-Quatro-Canto-do-MundoO blog Quatro Cantos do Mundo surgiu da paixão em comum entre dois casais de amigo…claro, viajar. É uma grande fonte de informação para todos que sonham em dar uma volta ao mundo.

Dicas – Planejar um volta ao mundo !!!

 

Escolheu sua passagem de volta ao mundo?

É realmente difícil tomar a decisão, pois os voos pesam bastante no orçamento final da viagem. Na minha opinião, para viagens que tenham vários voos muito longos, que são também mais caros, vale a pena comprar as passagens dos três grupos que citei no início.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Dicas para encontrar os melhores hotéis no Booking.com

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios e Tours | Seguro de Viagem


Quando criei o projeto viagem de volta ao mundo em 365 posts sabia que a viagem seria o estalo para transformar toda a minha vida. Ainda não tive a noção exata da dimensão de tudo, mas já consigo ter uma boa ideia de como funciona a rotina de um viajante. Este é o 229º artigo, veja também outras curiosidades sobre a viagem:

Pesquisando sobre a passagem de volta ao mundo? Ainda tem dúvidas? Gostaria de recomendar algo?

Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

31 Comentários

  1. Oi Guilherme! Sempre acompanho o seu site e instagram! Li um post seu sobre como impulsionar o blog e os instragram. Viajo o mundo inteiro a 12 anos e comecei o meu blog agora. Espero que tenha tanto sucesso quanto o seu!
    Abraços
    Ana

  2. Guilherme,
    Minha viagem foi maravilhosa, na verdade estava em duvida entre: Nova Iorque, Chicago, Filadelfia, washington D.C, Sao Francisco, San Diego, Boston, mas como meu voo era pra Orlando eu poderia decidir isso já dentro dos EUA, mas Deus foi tao bom, que meu voo foi cancelado (pela nevasca) e eu vi um: ( O”Hare) e perguntei ao funcionário do United na mesma hora que soube do cancelamento do meu voo, :Posso pegar esse que sai pra chiado agora ?? , pra minha felicidade, a resposta foi sim!!! A cidade é maravilhosa!!!! Dei uma viajada dentro dos EUA e percebi que a escolha foi muito boa, não pude ir a california, mas fui a essas cidades a todas e algumas outras e esses 2,5 meses foram sensacionais, sai em fevereiro e voltei em abril.

    Ps. Sobre o Rafael que escrevi no outro post, realmente, foi “viagem” minha.

    Parabéns pelo espaço, e espero que continue postando dicas e experiências.

    Abraço.

  3. Olá Guilherme,
    parabéns pelo blog.
    Estou com algumas dúvidas talvez você possa me ajudar, estive fazendo algumas simulações na star alliance e vi que o ticket tem validade de 1 ano, isso é contado a partir da compra ou do primeiro voo? Outra duvida é a seguinte: eu só consigo marcar voos com uma janela de 1 ano da data atual, se seu marcar meu primeiro voo daqui a a 4 meses, por exemplo, não conseguirei selecionar os voos finais, os quais seriam daqui a 14, 15 e até 16 meses. Você já passou por essa situação?
    Obrigado pela ajuda.

    • Fala Juliano,

      A validade é contada a partir do primeiro voo.

      Passei sim por essa situação. O que acontece é que de maneira nenhuma é possível comprar voos para mais de 12 meses. Fiz meu planejamento de voos normal, até o décimo mês. Depois disso, marquei os voos apenas para ter a data. Como não cobram taxa de remarcação, mesmo que isso aconteça mais de uma vez, não tive problemas, apenas a chateação de ligar para a companhia.

      Valeu, abração

  4. Luis Felipe

    Olá Guilherme,
    Primeiramente parabéns pelo blog, é incrível!
    Tenho duas perguntas em questão para te fazer, e as duas serão de opinião pessoal sua, primeira, você acha que atualmente(2014) e nos próximos 4 ou 5 anos compensa mais comprar uma passagem de volta ao mundo, ou ir comprando de passagem em passagem pode ser mais econômico?
    a segunda questão é a seguinte, tenho 18 anos e estou no primeiro ano de faculdade, pretendo realizar a volta ao mundo após finalizar a faculdade, então em 2018, estarei com 22 anos, você acha que ir nesse determinado momento seria muito precipitado? já me disseram que o quanto antes eu fizer a viagem melhor, mas fico meio na duvida, gostaria da sua sincera opinião.
    Muito obrigado pela atenção Guilherme, abraços.

    • Oi Luis,

      Cara, vai depender muito do dólar. Se estiver baixo, acho que vale comprar a passagem de volta ao mundo. Aí vc elimina o risco de gastar mais se o dólar subir muito.

      Conheço gente que fez grandes viagens com 18 anos, outros com 40. O momento certo pra você, pode não ser para outra pessoa na sua idade. Eu iria o quanto antes, se planejando para saber o que fazer quando voltar. Mais jovem você tem mais disposição para aguentar perrengues…assim é mais fácil viajar gastando menos.

      O legal é que vc já está pensando nisso. E sinceramente, não vai aguentar esperar muito mais kkkk

      Abraços

  5. Valeu pelo link, Guilherme!!!
    O foda é que a tam vai sair da star alliance em 2014, será que vai dificultar muito?

    Rafael, estou com passagens compradas para Miami, só passear, comprar algumas poucas coisas e ir nos parques de Orlando e Tampa,com minha namorada ou seja uma viagem, de “aventura romântica”. Mas em fevereiro tenho passagens para orlando (comprei Orlando por causa do preço), e que terão permanencia de 2 meses, pretendo estudar inglês. Me indicas que cidade? Não é necessário ser perto da flórida.

    Valeu!!

    • Então, o único inconveniente da Tam sair da Star Alliance, é não utilizar o programa de fidelidade para acumular os pontos. Eu por exemplo, ganhei 80.000 pontos no Tam Fidelidade, mas você pode cadastrar qualquer outro programa das cias aéreas parceiras. Aqui no Brasil, outra que faz parte da Star é a Avianca.

      Não entendi o “Rafael”. Se quiser interagir com outros aqui nos comentários, tem q comentar diretamente no comentário dele.

      Recomendo estudar em San Diego. Fiquei dois meses lá para estudar antes de começar a volta ao mundo. Foi top!!!

      Abraços

      • Puts… 80mil milhas, é como se o custo do bilhete de volta ao mundo, saisse por 10-12mil reais ao invés de 15-16mil,,, Ou estou enganado?

        • Pois é…só com a passagem foi menos, mas contando com os gastos do cartão de crédito juntei 80 mil. E outra, meu cartão acumula 2 milhar / dólar gasto.

          Mas o pensamento é esse mesmo. Vai gastar uma grana com a passagem de volta ao mundo…se é mais ou menos do que comprar separado, difícil saber, pois depende de muitos fatores. Uma das vantagens é poder acumular as milhas num programa só.

      • Guilherme…
        Não sei o que fazer… Porque um grande amigo meu foi pra San Diego e gostou, porém disse que preferiria ter ido pra N.Y, e indicou N.Y (mesmo sem nunca ter ido a N.Y.)
        O fato é que eu preciso pegar alguma escola de inglês free, caso eu vá mesmo pra N.Y, pq lá aluguel pra dividir apartamento, tá por volta de 1mil USD (É Osso…)

        Valeu!!!

        • Cara, eu adorei San Diego, a cidade é boa demais, tem praia, boas baladas e o custo de vida não é tão caro.

          Em NY você gastará muito mais…além disso é uma metrópole. Acho que a galera que escolhe San Diego é mais legal…pelo menos para meu ponto de vista.

          Abraços

  6. Olá Guilherme, vou dar a volta ao mundo com minha esposa, embarcaremos em março de 2014. Por enquanto estamos apenas juntando grana.. Já pesquisamos bem sobre as 3 alianças nacionais para a compra das passagens, mas gostaria de perguntar se vc sabe algo da AIRTREKS, que é uma empresa americana que vende o pacote da volta ao mundo. Navegando no site deles, parece compensar bem mais, pois não há limite de distancia e paradas durante a viagem. Parabéns pelos posts!!! Abraço

  7. Fala Guilherme, tudo bem? Tenho uma dúvida com relação à compra da passagem volta ao mundo. Os simuladores só deixam você reservar vôos com 1 ano de antecedência. Ou seja, só consigo reservar os vôos até jul’14. Mas a minha volta ao mundo começará em fev’14 e terminará em fev’15. Como fazer? reservo o começo e depois reservo o restante ao longo da viagem? Como você fez? Obrigado. abs, Marcelo

    • Fala Marcelo,

      Isso mesmo, aconteceu também comigo. Depois é só entrar em contato com a Star Alliance durante a viagem, para marcar ou remarcar voos. Tem um número de telefone só pra isso.

      Abs

  8. Guilherme, novamente te elogio todos os dias dou uma passadinha no site para ler informações novas, leio dependendo do momento que estou no planejamento da viagem dos sonhos… Volta ao mundo…
    Guilherme depois de decidir, montar roteiros e pesquisar e pesquisar, chega a hora de pagar e?? Se não temos o dinheiro para pagar uma viagem desta a vista quais são as opções?? Os sites dão alguma opção de parcelamento ou outra forma de pagto? Existe algum financiamento para viagem que você conhece?? Quais as dicas …
    Abraço ! Valeu

    • Oi Tati,

      Feliiiiiz que pelo menos consigo inspirar quem pretende viajar o mundo. Adoro escrever sobre viagens e sempre teremos conteúdo novo…ou seja, vou viajar…hehehe

      Sobre a grana, realmente é a questão que precisamos planejar. Mesmo com projetos bem elaborados é fácil conseguir patrocínios em dinheiro…talvez roupas, equipamentos, etc. Infelizmente é preciso pagar a passagem de volta ao mundo a vista e não conheço formas de parcelamento…talvez algum desses sites gringos que indiquei aqui no artigo.

      O jeito mesmo é trabalhar e juntar grana…não tem segredo.

      Abraços…Até + !!!

  9. Fala Guilherme, beleza? Parabéns pelo ótimo post e obrigado por incluir o 360meridianos na lista! Voltamos há seis meses, mas já estamos doidos para dar outra volta ao mundo! hehehehe

  10. Ótimo post, eu conhecia os tickets das 3 alianças, mas não essas outras opções via Europa.
    Mas meu sonho mesmo é fazer uma viagem dessas por terra, minimizando ao máximo o uso de avião, hehehe.

  11. Muito bom o blog, estão todos de parabéns!

  12. Fernanda C. de Souza

    Gui! Super obrigada pela indicação. beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *