Estudar em San Diego: intercâmbio na Califórnia de inglês
O desejo de muitos jovens brasileiros é estudar em San Diego, e é mais do que possível entender o porquê. A cidade é uma das mais procuradas para programas de intercâmbio, seja curso de inglês, college ou high school.
Muitos são os motivos que fazem com que a Califórnia, e principalmente esse destino em específico, sejam tão queridos. Do clima mais próximo ao brasileiro às inúmeras atrações próximas ao município, motivos não faltam para querer conhecer a costa oeste americana.
Pensando nisso, abaixo você encontra algumas dessas razões que fazem tantas pessoas decidirem estudar em San Diego todos os anos. Ao final do texto, com certeza você também fará parte desse grupo, pode acreditar!
Planeje sua viagem => Dicas de hotéis em San Diego
Como escolher seguro viagem para os EUA »
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em San Diego. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Por que estudar em San Diego?
- Perfil
- Localização
- Clima
- Cultura
- Atrações
- Custo
- Estudos
Intercâmbio em San Diego
Existem diversas razões para escolher estudar em San Diego, nos Estados Unidos. Diferentes pessoas optam por diferentes motivos, mas no fim a conclusão é sempre a mesma.
Dessa forma, é interessante entender alguns dos pontos que fazem tanta gente se convencer a se aventurar na costa oeste desse país da América do Norte.
CLIQUE AQUI para comprar DÓLAR online para viajar para os EUA »
1. Perfil
Quando se fala da Califórnia, dificilmente San Diego é a primeira cidade que lhe vem à mente. Geralmente, as badaladas Los Angeles e São Francisco são as mais lembradas nesse momento.
O que muitos não sabe, entretanto, é que San Diego é a segunda maior cidade do estado. O município possui cerca de 1,3 milhões de habitantes — quase o dobro de San Francisco. Assim, espere por uma vida agitada, trânsito e um downtown com muitas empresas.
De todas essas pessoas, o censo de 2010 identificou que mais de dois terços possuem menos de 35 anos. Com isso, essa é uma cidade bastante jovem, com diversas atrações para esse público.
Destaca-se aqui também que o quase 30% dos habitantes do município são de origem latina ou hispânica. Isso se reflete diretamente na forma como as pessoas te tratam e vivem a vida. Essa proximidade cultural com o Brasil faz com que tanta gente queira estudar em San Diego.
2. Localização
Outro ponto que faz com que muitos estudantes escolham por San Diego é sua localização privilegiada. Situada no extremo sul do estado, a cidade faz fronteira com Tijuana, no México. Além da oportunidade de fazer turismo nos mais diversos passeios em San Diego.
No sentido contrário, porém, encontram-se suas vizinhas mais conhecidas. Los Angeles se encontra a cerca de 1 hora e meia de carro. Ali perto também estão cidades da Califórnia bastante turísticas, como Santa Monica, Santa Barbara e Malibu.
Seguindo mais ao norte — pouco mais de 800 km — você chegará a São Francisco e ao Vale do Silício. O caminho é lindo, podendo ser feito todo pela costa, mas, se quiser, é possível fazer com um voo bem rápido.
Por fim, você aproveitar seu período no país para estudar em San Diego e visitar a famosa cidade do pecado. Las Vegas se encontra a cerca de 5 horas de carro, trajeto que pode ser percorrido através da famosa Rota 66.
3. Clima
Muitas pessoas, quando decidem por fazer um intercâmbio, levam em consideração clima local para escolher seu destino. Mesmo dentro dos Estados Unidos, há opções que vão do calor insuportável a frio ártico.
De Miami a Boston, são inúmeras as opções de municípios que você pode se interessar em território americano. Ainda assim, o clima da Califórnia é um dos mais parecido com o brasileiro — especialmente do Sudeste. Por conta disso, optar por estudar em San Diego pode significar investir menos em casacos e moletons.
No verão, as médias da cidade variam entre 19°C e 25°C, enquanto no inverno ficam entre 12°C e 19°C. De fato, são temperaturas amenas e, para um brasileiro, bastante suportáveis.
Um ponto importante a se saber, entretanto, é que o local está próximo a uma região desértica. Dessa forma, a cidade é bem seca, sendo difícil presenciar alguma chuva. Isso também significa que a amplitude térmica é maior, podendo haver dias quentes com noites bem frias.
4. Cultura
Como explicado mais acima, a Califórnia como um todo possui muita influência latina, especialmente a mexicana. Por conta disso, espere por uma mescla entre a cultura americana que se vê nos filmes e séries com o bom humor e a culinária clássicos dos latinos.
De um lado, você verá costumes bem conhecidos dos Estados Unidos. Muito fast-food, carros grandes e caros, busca pelo corpo perfeito e amor por reality shows. Sim, tudo aquilo que vemos na televisão e nas telas do cinema.
Por outra perspectiva, poderá encontrar uma riquíssima gastronomia, com muito do que se vê no México. Tacos, burritos e tortillas são bastante comuns por aqui! Além disso, também há uma vibe mais tranquila e amigável, mais parecida com o que estamos acostumados.
Por fim, há o fato de pessoas do mundo inteiro virem para estudar em San Diego. Assim, há você terá contato com diversas outras culturas, incluindo aqui muitos asiáticos, árabes e, obviamente, brasileiros.
5. Atrações
Um fator que pode ser decisivo para você decidir por estudar em San Diego é o potencial das atrações locais. Sem dúvida alguma, você possui opções para conhecer diversos locais e pontos turísticos durante seu período na cidade.
Como já expliquei acima, há diversos lugares mundialmente conhecidos a poucos quilômetros de distância. Exemplos disso são Hollywood, Disneyland e Universal em LA, os cassinos de Vegas e o incrível píer de Santa Monica. Se não quiser sair da cidade, porém, não há problemas. Há alternativas suficientes para você se divertir por aqui.
A começar pelas praias, são várias as possibilidades para tomar um sol. De Pacific Beach a La Jolla, opção é o que não falta. Se esse não for seu tipo de rolê, pode se aventurar no parque Legoland, destino de turistas de todo o mundo.
Aproveitar a vida noturna de San Diego também é extremamente aconselhável — para maiores de 21 anos. São inúmeras baladas, casas de show e restaurantes esperando por você e seus amigos.
Por fim, há também a possibilidade de cruzar a fronteira e visitar a cidade de Tijuana, no México. O passeio é bem diferente do que se espera da Califórnia, mas pode ser bastante interessante.
6. Custo
Ok, antes de falar sobre os custos de estudar em San Diego, é preciso destacar que um intercâmbio não é uma experiência barata. Dessa forma, o conceito de “custo baixo” se refere à comparação com outras cidades, e não no valor em si.
Com isso esclarecido, pode-se dizer que sim, San Diego oferece um dos valores mais baixos para cursos nos Estados Unidos. Grande parte disso é referente ao custo de vida e o valor dos cursos, mais em conta que em outros locais.
Ainda assim, é preciso sempre analisar todos os pontos dessa experiência. A passagem aérea, por exemplo, pode ser mais cara do que para outros destinos. Em geral, chega a ser até 1000 reais acima das alternativas para Los Angeles ou São Francisco.
Para entender mais desse tema, pode checar o post onde falo de valores de um intercâmbio na Califórnia. Aqui, falo um pouco sobre todos os custos de tudo que o projeto envolve, da documentação à alimentação.
7. Estudos
Não poderíamos falar sobre estudar em San Diego sem citar as escolas disponíveis na cidade, não é? Pois bem, a notícia aqui é bastante animadora, visto que existem diversas opções para estrangeiros.
Por ser um polo para esse tipo de visitante, instituições de todo o mundo resolveram se instalar no município. Dessa forma, há boas escolas em diversas regiões da cidade, de La Jolla a Downtown.
Algumas boas alternativas, para quem quiser pesquisar, são CISL, EC, ELS, Kaplan e Eurocentre. Todas possuem métodos parecidos, assim como estruturas modernas e interativas.
Para entender melhor sobre o assunto, é interessante ler o artigo Escolas de Inglês na Califórnia. Aqui, você conseguirá entender um pouco mais de cada uma das opções, além de outras unidades que elas têm no estado.
Aproveite para estudar em San Diego!
E aí, conseguiu perceber o quão incrível pode ser estudar em San Diego? De fato, a cidade oferece todo que um estudante pode querer. Além disso, está na Califórnia, um dos lugares mais icônicos de todo o mundo!
Fiquei seis semanas e me arrependo até hoje de não ter planejado mais tempo em San Diego. Fiz grandes amizades e aproveitei muito a cidade, as praias e viagens que fiz. Certamente é um lugar para quem pretende ficar mais tempo, uma cidade encantadora que te deixará com vontade de morar.
Se mudou alguma coisa do que falei aqui! Para mais informações sobre San Diego, continue neste blog e verifique outros posts.
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *