Os melhores livros sobre viagens trazem experiências inspiradoras e dicas infalíveis para você realizar o seu desejo de viajar mais e melhor. Para isso, é só seguir as dicas e truques das pessoas que, como eu, fazem dos carimbos no passaporte os seus registros profissionais.
Sempre que descubro um livro novo faço questão de conferir, até porque os melhores livros de viagem cumulam anos de pesquisa e experiência sobre o tema. O resultado disso são viagens mais seguras, econômicas e inesquecíveis.
Por meio dos relatos de viajantes profissionais, é mais fácil decidir destinos, viajar da maneira confortável sem comprometer o orçamento, evitar imprevistos e até prejuízos. Neste artigo, você conhecerá os melhores títulos para viajar na leitura e, em seguida, pelo mundo! Confira.
Planeje sua viagem => Receba nossas atualizações
Dúvidas sobre o melhor seguro de viagem »
Livros de viagens inspiradoras
1) Quero Viajar Mais de Guilherme Tetamanti
Desde de que iniciei minha volta ao mundo, fui anotando e guardando todas as informações essenciais para a concretização desse sonho. Finalmente, alguns anos mais tarde posso compartilhar com você o meu livro Quero Viajar Mais: passo a passo para organizar uma viagem incrível, das férias a sua volta ao mundo.
A minha ideia é que você faça a sua viagem dos sonhos gastando seu dinheiro de maneira inteligente e mais do que isso: que a leitura te ensine o que levei anos de trabalho duro e dedicação para aprender. O meu intuito é compartilhar dicas para você planejar suas trips para os destinos mais incríveis e como aproveitar cada minuto do seu planejamento, dinheiro e dias longe de casa.
E mais: em capítulos específicos eu trago minha experiência em dois temas muito atuais, o tal do período sabático e a volta do mundo. Dá para unir os dois? Como ter certeza do meu futuro profissional? Quais são as vantagens e desvantagens de tomar uma decisão como essa?
E para as pessoas que pensam que é preciso largar tudo para viajar, eu explico como isso é uma grande mentira. Saiba: você não precisa “largar” tudo para viajar, mas sim usar tudo o que você já tem a seu favor. Quer saber como? Conheça mais no meu livro Quero Viajar Mais.
2) Não Conta Lá em Casa de André Fran
“Uma viagem pelos destinos mais polêmicos do mundo” é o subtítulo do livro “Não Conta Lá em Casa”, do autor André Fran. Diretor, roteirista, escritor, palestrante e um grande viajante, Fran relata várias experiências por destinos exóticos no mundo.
Entre os locais relatados no livro estão Tuvalu, uma ilha-país localizada na Oceania que está prestes a desaparecer no mar. O autor conta também sua experiência visitando países em conflito e guerra, como Somália e Etiópia.
O livro é tido como uma obra-prima da literatura e dos relatos de viagens exóticas. É super indicado para as pessoas que preferem viagens com muita carga emocional para destinos mais inusitados. Entre os destinos encontrados no livro estão Iraque, Coreia do Norte, Chernobyl, Japão, Haiti, Chechênia, Bósnia, Kosovo, Irã, Afeganistão, Timor Leste, Mianmar e muitos outros.
Uma curiosidade sobre o autor, André Fran, é que ele participa como apresentador e produtor do programa “Não Conta Lá em Casa”, exibido no canal Multishow.
3) Mundo por Terra de Michelle Weiss e Roy Rudnick
“Mundo por Terra” é um livro maravilhoso para pessoas que adoram viajar de carro! Isso mesmo, além de conhecer novos locais, países e cidades, esse é o livro perfeito para quem gosta de pegar a estrada. Michelle Weiss e Roy Rudnick, autores da obra, são um casal que cruzou, de carro, 5 continentes, 60 países, 160.733 quilômetros em quase 3 anos de viagem!
O livro é cheio de relatos, dicas, informações e truques para ir numa boa trip em 4 rodas. É ótimo para aprender a planejar viagem de carro (seja nacional ou internacional), a como lidar com as burocracias das, como passar dias vivendo em um carro e até mesmo como lidar com problemas mecânicos.
Além disso, tem relatos sobre os locais de viagens, sobre como são as pessoas, como é o comportamento dessa e daquela população. Inclusive sobre como é o convívio feminino com a religião islâmica. Além de outras narrativas chocantes e inspiradoras.
O livro conta com 384 páginas e 48 páginas com fotos. A escrita é bem simples e parece uma conversa entre o casal viajante profissional e você!
4) Cem dias entre céu e mar de Amyr Klink
Essa obra foi publicada na metade do século passado, mais exatamente em 1985, pelo escritor e navegador brasileiro Amyr Klink. O livro é uma das maiores referências nacionais da literatura de viagem, e narra a experiência de viagens a bordo de um barco.
Amyr Klink viajou por 100 dias pelo Oceano Atlântico, cruzando a imensidão de água que banha todo o litoral brasileiro. Seu destino: Bahia. Mas, diferente, dos outros livros dessa lista, esse é um livro que mostrar como sobreviver no mar, e não sobre pontos turísticos, cidades e locais.
Por isso, se você é desses que sonha em sair viajando pelo mar, esse livro é indispensável no quesito planejamento e conhecimento. Klink fez essa viagem inesquecível usando um barco a remo, alimentos e água potável limitados e passou por várias complicações que você pode evitar.
O autor enfrentou tempestades, tubarões, sol escaldante e outros obstáculos, que narra com clareza nas páginas da obra. É como se o leitor estivesse com ele no pequeno barco a remo, com o mar infinito em todos os lados do horizonte.
É um livro muito inspirador! Também muito recomendado para as pessoas quem têm medo de viajar. O autor mostra que, com calma, dá para resolver qualquer perrengue e se virar no mundo (ou no mar, nesse caso).
5) A Estrada dá tudo o que você precisa de Rômulo Wolff e Mirella Rabelo
Rômulo Wolff e Mirella Rabelo são um casal que abandonou a carreira executiva para viver viajando através de um modelo de negócios inovador. “A Estrada dá tudo o que você precisa” é um livro sobre nômades digitais, e fala sobre como é possível viver sem lugar fixo por muito tempo.
Para isso, é necessário aprender a como trabalhar de forma digital, usando somente celular ou computador, onde quer que você esteja. Além de ser um livro muito indicado para aprender sobre viagens e negócios, a obra mostra também relatos das trips, imprevistos e como superá-los e muitas dicas de como se virar “lá fora”.
A filosofia do livro (e do seu título) é a de que quando você se entrega à estrada e viagens, o mundo retribui esse compromisso. Por isso, trata-se de uma leitura inspiradora e bastante crua sobre o “viver na estrada”. É um título muito bom e indicado para quem gosta de aprender sobre empreendedorismo, superação e compromisso.
6) Viajante Profissional de Rafael Incao
Rafael Incao é brasileiro e já foi professor de matemática e estudante de astronomia. Hoje, ele é um dos nomes mais conhecidos do mundo das viagens. O seu trabalho é ensinar as pessoas a viajaram para qualquer lugar do mundo!
Como empreendedor digital, Incao atua com cursos online e, claro, livros que ajudam aspirantes a aprender a viajar da melhor maneira possível! Nesse livro, o leitor encontra muitas dicas, truques, relatos e experiências pessoais e profissionais.
A obra fala de basicamente todos os pontos importantes de uma viagem pelo mundo. Desde como encontrar passagens de avião mais baratas até mesmo o que levar em cada viagem.
Incao conhece cerca de 40 países e 5 continentes. O livro serve como guia para aqueles que pretendem começar a fazer mais viagens.
7) Viajo Logo Existo: um ano na estrada de Rachel e Leonardo Spencer
Rachel e Leonardo Spencer (economista e administrador, respectivamente) são um casal brasileiro especialista em viagens. Ambos largaram seus empregos e vidas comum em São Paulo e resolveram sair de viagem de carro do Brasil até a Austrália.
A obra retrata o primeiro ano de viagem do casal. Isso corresponde a mais de 50 mil quilômetros dirigidos e passagem por países como Chile, Colômbia, Nicarágua, Costa Rica e até mesmo Miami, onde ambos escreveram o livro.
Apesar disso, foi uma viagem com muitas complicações. Ambos não tinham experiência com esse tipo de viagem e para completar eram recém-casados e não estavam acostumados com a convivência diária.
Esse livro é excelente para as pessoas que desejam aprender a trabalhar e viver a dois pelo mundo. Mostra, com muita clareza, como é viajar sem saber e como resolver todos os empecilhos que aparecem.
O livro é uma produção independente do casal. Além da literatura (que é muito gostosa), o título também conta com 150 fotos em alta qualidade e dicas de locais para visitar!
8) América do Sul sobre Rodas de Max Fercondini e Amanda Ritcher
Vou indicar o livro “América do Sul sobre Rodas”, dos autores, atores e viajantes Max Fercondini e Amanda Ritcher. A obra é um dos melhores livros e guias para viagens de carro e cidades na América do Sul.
Juntos, eles fizeram uma longa trip de carro (um trailer de viagens) pela América do Sul. Como resultado, escreveram um livro contando toda a experiência, mostrando fotos e, claro, dando muitas dicas!
Foram 6 meses na estrada, 21 mil quilômetros percorridos e muitos países visitados. A obra fala muito sobre gastronomia, cultura, música e povos da América do Sul.
É muito indicado para quem quer saber como fazer uma viagem segura, uma vez que eles explicam tudo de burocracia e documentos necessários para entrar nos países vizinhos ao Brasil.
Lançamento do meu livro sobre viagens
Ler ajuda a viajar mais e melhor! Isso porque, os livros são fontes de muito conhecimento para todas as pessoas, mas em caso de viagens, eles são quase indispensáveis. Ler um bom livro de relatos e dicas pode nos salvar de muitos empecilhos e prejuízos (antes, durante e depois da trip).
Além disso, toda leitura traz algum tipo de conhecimento. É muito bom também para decidir o próximo destino de viagem, economizar e otimizar seus passeios.
Por isso, pegue um livro e comece a viajar antes mesmo de organizar a mala. Tenho certeza de que tudo vai ser mais fácil se você também tiver bagagem de conhecimento!
E antes de finalizar, confere o vídeo da minha volta do mundo, viagem que inspirou o livro do Quero Viajar Mais:
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *