Início / Ásia / Filipinas / El Nido: o lugar mais lindo do mundo está nas Filipinas

El Nido: o lugar mais lindo do mundo está nas Filipinas

El Nido, no extremo norte da ilha de Palawan, nas Filipinas, é para mim o lugar mais lindo do mundo, pelo menos de minha viagem de volta ao mundo. Quando estava pesquisando sobre o que fazer nas Filipinas, sabia que a cidade estaria em meu roteiro de viagem, não pelo lugar em si, mas pelos passeios para conhecer o arquipélago de Barcuit, onde ficam as praias e lagoas secretas, cenários incrivelmente alucinantes.

A cidade é bem pequena e não oferece muito ao turista, além das praias e os famosos passeios de barco. Existem poucos restaurantes e bons hotéis, mas isso pouco importa, pois o turismo em El Nido é realmente voltado para conhecer o lugar mais lindo do mundo.

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis e onde ficar em El Nido

 

Como chegar em El Nido

Visualizar Palawan em um mapa maior

Cheguei na ilha de Palawan através do aeroporto de Puerto Princesa, após alguns dias em Manila, a capital das Filipinas. Como em todo o país, é possível viajar de barco nas Filipinas, mas resolvi seguir por terra firme, contratando o serviço de vans locais. Após uma parada de alguns dias em Sabang, para conhecer o Rio Subterrâneo de Puerto Princesa, segui viagem com destino a El nido. Não tem segredo nenhum viajar em Palawan, mas recomendo não levar tanta bagagem, pois as vans estão sempre lotadas.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Outra maneira de chegar em El Nido, é através dos “bankas” que saem de Coron, na ilha de Busuanga, cidade conhecida por seus naufrágios e também por incríveis praias e passeios de barco.

 

Os passeios de barco em El Nido

El Nido, o lugar mais lindo do mundo
Pausa para almoço em El Nido.

São quatro passeios de barco disponíveis em El Nido, A, B, C e D. Mesmo o pessoal dos hotéis ou agências de viagem irão recomendar os passeios que visitam as praias e lagoas secretas, tours A e C. Todos os passeios incluem almoço, que é preparada em alguma praia paradisíaca e duram o dia todo. Sinceramente não lembro o preço exato, mas era algo em torno de 20 dólares por pessoa, muito barato para conhecer o lugar mais lindo do mundo, não acha???

 

Gostou de El Nido, nas Filipinas?

Fotos das Filipinas
Pausa para foto num dos passeios em El Nido, na Ilha de Palawan.

el-nido-filipinasel-nido-praia-secretael-nido-o-lugar-mais-lindo-do-mundoel-nido-lagoa-secretael-nido

Após viajar nas Filipinas, tive a chance de conhecer um país com belezas inacreditáveis. Além do contato com a natureza, também gostei da história e simpatia do povo filipino, que foi um dos principais motivos por fazer essa parte de minha volta ao mundo ser tão especial. Para mim, El Nido é o lugar mais lindo do mundo.

fotos-filipinasConfira a galeria de fotos das Filipinas


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis e onde ficar em El Nido

Aluguel de Carros | Passagens AéreasPasseios nas Filipinas | Seguro de Viagem


Quando criei o projeto viagem de volta ao mundo em 365 posts sabia que a viagem para Filipinas seria uma aventura única, com maiores contrastes sociais e culturais, bem diferente dos países que havia visitado até então. Este é o 123º artigo, veja as dicas de viagem dos artigos anteriores:

Planejando visitar o lugar mais lindo do mundo? Ainda tem dúvidas? Foi e gostaria de contar uma história?

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

36 Comentários

  1. Oi Guilherme, farei uma viagem curta com amigos ao Sudeste asiático no fim do ano e terei 5 dias para ficar nas filipinas, dentre eles o reveillon. Pensei em ficar em Bocaray, mas pelos seus post fiquei com vontade de conhecer El Nido também, será que dá tempo? Como me desloco de um lugar ao outro caso seja possível?

  2. Isabella Freire

    Oi, Guilherme. Estou indo pro Japão e de lá já comprei passagem para filipinas descendo dia 23 por Manila. Como é pouco tempo pensei em ficar apenas por Boracay os 4 dias que passarei. É possível chegar lá apenas de avião e barco ou tem outro meio também? Obrigadaa

  3. Olá Guilherme!

    Estou na China e pretendo viajar para as Filipinas em outubro.
    Terei em torno de 12 dias de ferias para aproveitar.
    Quero conhecer Boracay e Palawan.
    Minhas dúvida:
    Quanto tempo você sugeriria para ficar em ambas as ilhas se eu decidir visitar as duas? ( Gosto de agitação, mas gosto de tranquilidade também e esportes, não sou muito de relaxar na praia, gosto de explorar as belezas naturais)

    Aceito outras sugestões.

    Obrigado!

    Grande abraço!

    • Oi Kercio,

      Boracay é mais um estilo cheio de resorts, bons restaurantes e mais opções de vida noturna. Fique uns 2-3 dias e siga para Puerto Princesa, em Palawan. Aí recomendo o roteiro que eu fiz, subindo até El Nido e de lá para Coron, de onde você pega um voo de volta para Manila.

      Qualquer dúvida estou a disposição.

      Abraços

  4. Olá Guilherme!!

    Estou indo para a Tailândia dia 05 de fevereiro e acho que vou dar uma passadinha na Filipinas 😉 Tem como me passar um roteiro por dia sobre o que fazer lá? Estou um pouco confusa em montar meu roteiro… sabe como é né!?

    Obrigada e abração!

    • Ah e será que consigo fazer Tailândia, Filipinas e Indonéia em 28 dias? O q me recomenda? Sua experiência fará toda a diferença no roteiro que estou montando…

      • Eu faria um país só, no máximo dois. É mais barato e faz toda a diferença ficar mais tempo em cada lugar, conhecer os locais, criar laços, entender a cultura. Fora que tem muita coisa para ver em todas, se ficar pouco tempo, provavelmente terá vontade de voltar.

        Abs

    • Oi Keturen,

      Vc pode fazer os principais destinos da Ilha de Palawan, ir para Coron e depois voltar para Manila. Tenho um roteiro nas Filipinas, com tudo o que fiz. Leia todos os posts que fiz sobre o país, conto tudo o que fiz por lá.

      Abraços

      • Oii Guilherme!
        Li todos teus posts, dos países da Asia quais são os top 3 pra ti? E será que tem como ir direto para Palawan da Tailândia ou de Bali sem passar por Manila? Bah terrível fazer o roteiro de 1 mês no paraíso…heheheheh…

        Obrigada pela tua ajuda!!
        Abraço!

        • Hummm, o aeroporto de Puerto Princesa (Palawan) recebe principalmente voos domésticos. Dizem que existe um voo internacional, mas não sei qual é, não achei!!!

          Terá mesmo que passar por Manila 🙁

          Abraços

  5. Ola Guilherme, estou morando na China com meu marido e estava pensando em ir para Filipinas no feriado de Outubro, ser’a de 1 a 6 de Outubro, como o tempo sera curto pensei em conhecer apenas El Nido, vc acha que ‘e pouco tempo ou esta bom? Eles falam inglês la? Obrigada

    • Oi Bianca,

      Realmente o tempo é curto, principalmente porque não há como ir direto para El Nido…você gastará um dia para ir e outro na volta. É preciso pegar um voo para Puerto Princesa e depois van direto para El Nido. É fácil, mas cansativo. Se estiver disposta a isso, 4 dias para curtir por lá, compensará o esforço.

      Falam inglês sim, é um dos idiomas oficiais.

      Espero ter ajudado 🙂

  6. Oi, tudo bem?

    Moro na australia ha 3 meses e estou planejando minha viagem pras filipinas em julho. Sei que pra alguns nao e uma boa epoca, mas eu posso apenas nesse mes. Meu plano e fazer boracay, mas voce esta me convencendo a tentar ir pra El Nido. Estarei viajando sozinho pela primeira vez. Gostaria de saber, se possivel, como fazer esse trajeto de forma segura. Alem disso, e tranquilo ficar em hostels?

    Desculpe o teclado sem acento.

    Muito obrigado

    • Oi Caio,

      Após chegar em Puerto Princesa de avião, existem três maneiras de ir até El Nido…barco, ônibus e van. Fiz de van, a forma mais utilizada pelos turistas e mais segura também. Chegando lá, pergunte no hotel ou nas ruas, é bem fácil reservar.

      Para sair de lá existem duas opções:
      – 1 voltar para Puerto Princesa;
      – 2 pegar um barquinho até Coron e pegar um voo em Busuanga.

      Fiz essa segunda, mas confesso que o barco é perrengue. É um barco de madeira sem conforto nenhum.

      Não existem hostels na ilha de Palawan, pelo menos não encontrei. Os hotéis são bem baratos, pode até ficar em cabanas em frente à praia pagando pouco.

      Qualquer dúvida escreve ae!!!

      Abraços

  7. Oi Guilherme,
    gostaria de agradecer todas as suas dicas sobre El Nido e Coron. Acabei de voltar de férias (Filipinas / Sri Lanka / Maldivas) e fiquei encantada com o país.
    Caso alguém queira dicas “frescas” dessas ilhas, terei o enorme prazer em ajudar.
    Bjs, Carol

    • Oi Carol,

      Lindo demais né? Legal saber que te ajudei.

      Obrigado por voltar aqui e compartilhar.

      Beijos

    • Oi Carol,

      Estou planejando minha Lua de Mel na Ásia e adoraria saber das suas dicas. Fui pra Tailândia e Camboja no ano passado e agora estou bem empolgada com Filipinas.

      meu email é liviacl@gmail.com

      Beijos e obrigada!

      • Oi Livia,
        lhe respondo sem falta amanhã com todas as dicas, ok?
        Prefere que seja por aqui ou por e-mail? Segue meu roteiro:

        sábado 30/11/2013 Rio de Janeiro (GIG) – Manila (MNL) 03:10
        domingo 01/12/2013 Manila 16:00
        segunda-feira 02/12/2013 Manila (MNL) – El Nido (ENI)
        terça-feira 03/12/2013 El Nido
        quarta-feira 04/12/2013 El Nido
        quinta-feira 05/12/2013 El Nido
        sexta-feira 06/12/2013 Barco de El Nido para Coron (8 horas)
        sábado 07/12/2013 Coron
        domingo 08/12/2013 Coron
        segunda-feira 09/12/2013 Coron
        terça-feira 10/12/2013 Coron (USU) – Manila (MNL) – Colombo (CMB) 17:10

      • Oi Livia,
        Conforme prometido.
        Moro no Rio de Janeiro e de acordo com o meu roteiro a cia aérea mais vantajosa era Emirates.
        O vôo sai de madrugada às 03:10 AM e chega em Manila às 16:00. Depois desse vôo não há nada que se possa fazer, senão descansar na capital. Sugiro contratar transfer pelo hotel.
        A taxa de câmbio do aeroporto é a melhor que encontrei inclusive quando comparada com o hotel que fiquei hospedada em Manila e El Nido / Coron.
        Não conheci a cidade, apenas fui jantar com uma amiga que conheci na internet e mora lá. Ela me deu várias dicas sobre El Nido 

        EL NIDO

        Você pode comprar sua passagem Manila – El Nido pelo site http://www.elnidoboutiqueandartcafe.com/. O peso máximo da bagagem são 10 KG e eles pesam tudo que você está carregando e paga-se PHP 100 por KG ultrapassado. Eu peguei o vôo Manila (11:00) – El Nido (12:15), pagando 7.235,00 PHP.
        A ilha é espetacular, fiquei maravilhada.

        Passeios: fiz o tour A e o C (dizem que são os melhores), não há mais possibilidade de fazer combinação e eu nem recomendaria. Contratei todos no próprio El Nido Boutique Art Café que inclusive aceita cartão de crédito. Se quiser fazer mais câmbio, a taxa melhor da ilha é de uma lojinha pequena antes desse restaurante. Recomendo comer várias vezes no restaurante, é divino inclusive fazem alguns eventos à noite.
        Paga-se Eco-Tourism El Nido Fee apenas uma vez (guarde o papel) e custa 200 PHP

        Hotel: fiquei hospedada no hotel Marina Garden Beach Resort. NÃO FIQUE no quarto Townside Rooms, o banho era de caneca… Acredito que os demais quartos têm um banheiro decente, mas é melhor perguntar.
        Minha intenção era ter me hospedado no . Excelente localização, ao lado do El Nido Boutique Art Café e acho que deve ser o melhor hotel da cidade.

        Restaurante: Além do El Nido Art Café, sugiro The Alternative. Chegue cedo e fique no deck, super romântico.

        Barco de El Nido para Coron (8 horas): em todo lugar vendem o barco para Coron, não se preocupe. A questão é que dura realmente 8 horas, extremamente cansativo. Não há nada para fazer no barco que parece uma canoa melhorada. Eu paguei 1.820 PHP incluso 20 PHP de seguro. Minha programação era ter ficado 3 dias em El Nido, mas infelizmente o barco cancelou o meu trajeto e tive que ir na quinta-feira. Entre as duas ilhas, ou você fica meio a meio ou mais em El Nido.

        El Nido (Northern Hope Tours) PHP Duration
        Tour A (Big Lagoon, Small Lagoon, Simizu Island, Secret Lagoon and 7 Commandos Beach) 1.200,00 9 AM / 5 PM
        Tour B (Entalula Island, Pinagbuyutan Island, Pangulasian Island, Snake Island and Cathedral Cave) 1.300,00 9 AM / 5 PM
        Tour C (Hidden Beach, Helicopter Island, Secret Beach, Matinloc Shrine and Star Beach) 1.400,00 9 AM / 5 PM
        Tour D (Bukal Island, Ipil Beach, Nat-Nat Beach, Cadlao Lagoon and Paradise Beach) 1.200,00 9 AM / 5 PM

        CORON

        Chegando na cidade, confesso que fiquei um pouco assustada (feia e pobre)… Mas os passeios são maravilhosos.

        Hotel: fiquei hospedada no Balaibinda Lodge (na minha opinião é o melhor da cidade)

        Passeios: pelo que me lembro fiz Coron Island Tour (Atuayan Coral Garden and Maquinit Hot Springs) e Malcapuya Island Tour: Malcapuya Island, Malaroyroy Island, Banana Island ou algo parecido. Contratei no centrinho, era uma lojinha com um placar fosforescente na porta e ficava um pouco depois do Sea Dive Resort. Os restaurentes não são legais, por isso fiz todas as minhas alimentações nesse lugar… era o melhorzinho.

        Mergulho: sou mergulhadora e contratei o mergulho na Sea Dive Resort

        Para pegar o aeroporto é possível contratar no próprio hotel e custa Taxi Busuanga Aeroporto 150 PHP/pessoa. Muito cuidado com a cia aérea que você vai contratar, paguei com muita antecedência o vôo Coron (09:45) – Manila (10:40) pela http://www.philippineairlines.com e eles não fazem esse vôo há milênios… Fiz um escândalo no aeroporto. Sugiro se for nesse horário a CEBU Airlines

        BORACAY / CEBU: não fui mas pretendo conhecer.
        bjs e espero ter lhe ajudado

        • Carol,

          Muitissimo obrigada por suas dicas tão completas, com certeza serão super uteis!!!! Estou planejando ir em maio, se eu for mesmo depois volto aqui para contar como foi!

          Guilherme, muito obrigada por ter divuldago esse paraíso também!

          Beijos!!

  8. Que legal, Gui! Agora eu quero conhecer o “seu” lugar mais lindo do mundo!

  9. Juliana Brenner

    Oi Guilherme,
    Estou indo para Tailândia e tenho 22 dias disponíveis. Estou muito inclinada mesmo a visitar as Filipinas por alguns dias. Estou tentando montar um roteiro prático que não perca muito tempo me deslocando de um local ao outro. Como faço para chegar a El Nido? Vi que há um vôo de Manila a Puerto Princesa por 18 doláres. O que vc recomenda? E Boracay. Como poderia fazer para ir de El Nido a Boracay?

    Agradeceria se pudesse dar mais dicas sobre deslocamentos e o que fazer nessas redondezas.
    Abração

    • Juliana Brenner

      OK, acabei de ler seu posto sobre Boracay. Será que vale a pena? Acho que estarei tentando fugir dos turistas da Tailândia indo para Filipinas para ver o que há de mais lindo na natureza.

      E esse rio subterrâneo? É perto de El Nido?

      Obrigada pelas dicas. Esse blog está ajudando muito….tô amando…

    • Oi Juliana,

      Escrevi um post sobre transportes nas Filipinas, acho q vai te ajudar.

      Recomendo mesmo esse voo para Puerto Princesa, aí sobe de van até El Nido, passando por Sabang, onde está o Rio Subterrâneo.

      Se quiser ir a Boracay, acho q o melhor saindo de El Nido é pegar um barco até Coron de lá um voo saindo do aeroporto de Busuanga. Nesse post que indiquei, há várias rotas de barcos, talvez encontre algo diferente.

      Até + !!!

  10. Guilherme,

    Finalmente estou planejando de fato minha ida as Filipinas, sempre de olho no seu blog, que tem ajudado bastante, inclusive decidir ir até EL Nido depois de ver seu post…
    Queria saber aonde vc se hospedou em El Nido.

    Beijos, e obrigada.

    • Oi Ana,

      Você não irá se arrepender, é realmente um dos lugares mais bonitos que já visitei.

      Não lembro o nome do hotel que fiquei, também acho que nem recomendaria…rsrsrs. Tente algo perto do Art Café. É um restaurante/agência de passeios/loja muito bem localizado, sendo um dos poucos lugares que aceita cartão.

      Sempre faço minhas pesquisas no Booking.com.

      Espero que ajude. Beijos

      • Guilherme,
        Voltei das Filipinas faz 2 semanas e agradeço por ter encontrado o seu blog durante as minhas pesquisas, o que foi crucial para escolhermos El Nido. Eu ainda tenho muito o que conhecer mundo a fora, mas já tenho certeza de que El Nido sempre estará no top da lista, é realmente fantástico, as praias, as lagoas são absolutamente lindas…paradisiacas… Também acertamos em cheio na hospedagem, ficamos no Cadlao Resort e foi tudo perfeito.
        A única coisa chatinha foi a ida/volta, fomos por Puerto Princesa e a viagem é bem longa, até tentamos voltar de avião direto de El Nido para Manila, mas não conseguimos devido ao mal tempo. Aliás, fica uma dica para o pessoal que lê o viajandocomeles, eu tinha lido bons comentários a respeito dos ônibus Roro que vão de Puerto Princesa para El Nido, por isso peguei esse ônibus na ida, mas a viagem foi péssima, o ônibus era bem velho e acabado, a estrada era muito ruim o ônibus chacoalava mais que tudo e ele parava toda hora para os locais subirem/descerem, na volta peguei uma van (reservei no artcafe) e foi bem melhor a viagem foi +/- 1h30m mais rápida e não balançava nem 1 décimo do que o ônibus. Claro que o ônibus é mais barato (+/- Php 380), mas eu achei que vale muito a pena a van (+/- Php 600, para deixar direto no aeroporto).

  11. olá, ainda não sei qual lugar eu acho o mais lindo do mundo, rsrsrsrs. A cada viagem eu mudo de opinião. A última, que eu amei foi a Tailandia. Pelos seus comentários, é bem possivel que uma das proximas ferias sejam as Filipinas !!!
    O meu sono de consumo é fazer a volta ao mundo (em menos tempo, acho, tipo uns tres meses ) Parabéns pelo blog !!!

    • Oi Beatriz,

      É difícil mesmo escolher, acho que não somente as paisagens, mas a experiência em geral, fizeram das Filipinas, meu lugar mais lindo do mundo.

      Continue seguindo o blog, irei sempre colocar dicas sobre minha volta ao mundo.

      Obrigado por participar, Até + !!!

  12. Sempre me perguntei qual seria o lugar mais lindo do mundo. Parece que já descobriste, não é mesmo? Parabéns pelo roteiro. Magnífico. Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *