Filipinas

Filipinas

É realmente complexo planejar uma viagem de turismo nas Filipinas, pois são tantas rotas disponíveis e lugares paradisíacos, que cada viajante traça um roteiro completamente diferente. A República das Filipinas é um imenso país formado por impressionantes 7.107 ilhas, sendo um dos maiores arquipélagos do mundo. Percebi isso encontrando outros turistas pelo caminho, que haviam visitado destinos que eu nem tinha ideia que existiam.

Por ser um destino internacional ainda novo para a maioria dos brasileiros, existe poucas informação em português sobre as Filipinas. O país é um dos mais incríveis que visitei no Sudeste Asiático, com seu clima tropical, povo simpático, vulcões, arrozais, lagoas secretas e praias que estão entre as mais bonitas do mundo. Confira tudo agora.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta nas Filipinas

Seguro viagem para a Ásia e Sudeste Asiático »

 

Como é o turismo nas Filipinas

O que fazer nas Filipinas
Filipinas.

Para começar a entender a geografia do país, saiba que as ilhas das Filipinas são divididas em três grupos: Luzon, ao norte; Visayas, no centro e Mindanao, ao sul. As ilhas de Luzon são as mais exploradas, principalmente pela massificação do turismo em Boracay, a Ibiza das Filipinas e, recentemente, a fama do arquipélago de Barcuit, ao norte da Ilha de Palawan. É onde foram gravadas várias edições do reality show Survivor, em ilhotas a partir de El Nido.

De fato, são infinitas possibilidades para o turismo nas Filipinas e definir um roteiro ideal é tarefa árdua mesmo para viajantes experientes. Boracay, El Nido, Sabang e Coron são alguns dos lugares que não podem ficar de fora, mas optar por um destino preferido nas Filipinas é como tentar eleger o filho preferido: difícil, mas não impossível.

Mas, antes de estudar as ilhas para formatar seu roteiro veja um guia das Monções Asiáticas e entenda como são os ventos e tempestades comuns na região e escolha a melhor época para viajar pela Ásia.

Também leia este artigo com minha sugestão de roteiro de viagem pelo Sudeste Asiático incluindo, claro, as Filipina.

Descubra => Melhores passeios guiados nas Filipinas

 

O que fazer nas Filipinas

Invariavelmente, sua chegada será em Manila, ao menos que seu destino anterior seja rota de outro aeroporto internacional das Filipinas. É preciso pesquisar bastante, mas é possível encontrar bons trechos.

 

Manila

Dicas de Turismo nas Filipinas
Entrada do bairro Intramuros, melhor atração de Manila.

A cidade de Manila em si não merece atenção especial, mas é claro que sempre é possível encontrar boas atrações. Se você quer fazer o que fazer em Manila, visitar Intramuros é uma das minhas sugestões.

Ele é um distrito cercado por muros construídos pelos conquistadores espanhóis no século XVI, que na época era considerado a própria Manila. Um lugar bem preservado, com bons restaurantes e pontos turísticos, onde terá a chance de conhecer mais sobre a história filipina. Você pode agendar uma passeio guiado por Manila.

Como a capital das Filipinas é uma cidade meio bagunçada, recomendo o bairro de Makati para se hospedar em Manila. Em uma área mais desenvolvida onde encontrará inclusive boas opções para curtir a vida noturna da cidade.

Um passeio bacana a se fazer, saindo de Manila, é a trilha para o Vulcão Taal. O vulcão fica a 50 km de Manila, passeio indispensável para quem faz questão de conhecer as belezas naturais durante uma viagem de férias.

Leia mais => Hotéis em oferta em Manila

 

Palawan

O que fazer nas Filipinas
Pausa para foto num dos passeios em El Nido, na Ilha de Palawan.

Após pesquisar bastante para escolher meu roteiro nas Filipinas, decidi focar a viagem em poucas ilhas, afinal foram apenas 2 semanas de viagem pelo país. Acabei escolhendo a Ilha de Palawan, por suas incríveis praias e ainda ser um destino onde ainda é possível viajar fazendo bastante economia.

Para saber mais, leia o post o que fazer na Ilha de Palawan. Nele, conto que resolvi ficar 10 dias nessa ilha e como visitar o rio subterrâneo de Puerto Princesa e como chegar às praias e lagoas secretas de El Nido (que considero o lugar mais lindo do mundo), além de entrar de cabeça nas tradições e costumes filipinos.

Se você escolher esse lugar, confira uma excursão até rio subterrâneo do Puerto Princesa.

Neste outro artigo, explico como chegar na Ilha de Palawan através de Puerto Princesa e as dicas de passeios que recebi do povo de lá que, inclusive, é extremamente simpático e acolhedor.

Veja => Hotéis na Ilha de Palawan

 

Coron

Dicas de viagem nas Filipinas
Pausa durante passeio de barco em Coron.

Ao norte de Palawan está a pequena ilha de Coron. Na minha opinião, é o melhor combo para quem visita Palawan/El Nido e precisa voltar para Manila, apesar do acesso ser chato, pois a viagem é feita num barquinho de madeira que dura cerca de 6 horas.

Uma vez em Coron, basta voar para Manila, a partir do aeroporto de Busuanga.

Essa ilha também está na minha lista de melhores opções para mergulhar nas Filipinas, uma vez que há vários navios de guerra que naufragaram na região. Existem várias escolas de mergulho, porém recomendo a Amphibi-Ko, especializada em todos os naufrágios da região de Coron.

Quem curte mergulho, além dos naufrágios de Coron, deve conhecer a barreira de corais Tubbataha (que é fantástico) e também mergulhar com tubarão-baleias nas ilhas de Luzon e Cebu.

Encontre => Hotéis em promoção em Coron, nas Filipinas

 

Boracay

O que fazer nas Filipinas
Ilha de Bocaray | Foto: Alexey Komarov, via Wikimedia Commons.

Boracay é uma ilha tropical ao sul de Manila e também o principal destino turístico das Filipinas. É uma região bastante explorada por agências de viagem do mundo inteiro, por oferecer um ótimos hotéis em Boracay e grandes resorts bem em frente a algumas das praias mais lindas do mundo.

Entre os pontos turísticos imperdíveis está a White Beach, anunciada como a mais bonita do mundo e que é realmente maravilhosa por conta da água bem clarinha, areia branca e a ótima estrutura.

Experiência => Kiteboarding em Boracay

 

Mergulhar nas Filipinas

Mergulhar nas Filipinas é a intenção de grande parte dos viajantes que procuram o país como destino de férias. Além de possuir as praias mais bonitas do mundo, esse arquipélago também reserva lindas surpresas debaixo d’água, verdadeiro paraíso para exigentes mergulhadores.

Existem escolas de mergulho espalhadas por todo o país, mas irei recomendar apenas o que realmente vale a pena. A melhor época para viajar nas Filipinas é entre fevereiro e junho, quando o mar está mais quente, ideal para mergulhar com baleia ou entrar numa liveaboard trip, viagem de alguns dias em alto mar para visitar vários pontos de mergulho.

 

Naufrágios em Coron

Em Coron, ilha ao norte de Palawan, mergulhar nos naufrágios de guerra é a melhor opção. Existem várias escolas de mergulho, porém recomendo a Amphibi-Ko, especializada em todos os naufrágios da região de Coron. Passei duas dias mergulhando e conheci vários navios, com excelente visibilidade e ótimos instrutores.

 

Tubbataha Reef Liveaboard Trips

Esse é sem dúvida o melhor lugar para mergulhar nas Filipinas, a barreira de corais Tubbataha. Com viagens entre março e junho, é preciso programar-se com antecedência para conseguir reservar espaço em um dos barcos que partem para alto mar. São viagens de pelos menos 5 noites, com diversos tipos de mergulho inclusos, além de todo o equipamento e alimentação.

Conheça abaixo algumas das principais empresas, que certamente farão sua viagem de mergulho nas Filipinas uma experiência tão boa quanto em outros famosos destinos no mundo.

 

Mergulhar com tubarão baleia

As ilhas de Luzon e Cebu são os principais destinos para fazer o mergulho com tubarão baleia nas Filipinas. Planeje sua viagem de mergulho entre fevereiro e junho, melhor época para ver os tubarões-baleia, além de outras opções para mergulho, como as concorridas liveaboards trips.

 

Luzon

Exibir mapa ampliado

Para quem tem pouco tempo para viajar nas Filipinas, essa é provavelmente a melhor opção, pois a cidade de Donsol, de onde partem as excursões para mergulhar com baleias, é a mesma ilha da capital Manila, onde chegam a grande maioria dos voos internacionais. Também dizem que é um dos segredos mais bem guardados das Filipinas, uma incrível experiência.

Para ir até Donsol, procure hospedagem e passagens aéreas para Legazpi City, cidade com o aeroporto mais próximo.

 

Cebu

Exibir mapa ampliado

A ilha de Cebu é um dos destinos mais conhecidos para os mergulhadores, principalmente devido ao mergulho com tubarões baleia. Existem várias empresas espalhadas pela ilha e as cidades de Oslob, Moalboal, além de uma ilhazinha chamada Malapascua, são os lugares mais indicados.

 

Turismo nas Filipinas

Fotos Filipinas
Filipinas também tem vulcões.

Se por algum acaso, que acho impossível, você ainda tenha alguma dúvida se quer conhecer o país, veja essas fotos das Filipinas.

Saiba também que as Filipinas estão na minha lista de praias paradisíacas em destinos exóticos, entre as melhores praias da Ásia e entre os países mais lindos do mundo.

Logo, não é à toa que as Filipinas fizeram parte da minha viagem de volta ao mundo.

E, mesmo depois da viagem, ainda tem lugares que quero conhecer no país. Mas, a tarefa de listar os lugares que ainda sonho conhecer nas Filipinas é muito difícil.

O Portal Terra listou 10 lugares paradisíacos nas Filipinas, dos quais conheço apenas dois, então é notável que ainda tenho muito para visitar.

No Instagram, quem me deixa com uma baita vontade de voltar é o filipino Rod Ruales, que posta fotos de encher a vista. Esse conjunto de ilhas é realmente um paraíso.

Caso precise de mais dicas sobre o que fazer nas Filipinas, procure no post índice da RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem), onde estão listados os artigos de vários blogueiros com informações sobre o destino.

Para finalizar, veja este vídeo do site oficial do turismo das Filipinas e saiba mais sobre esse paraíso:

 

Meios de transporte para viajar

A República das Filipinas é um país formado pelo conjunto de 7107 ilhas. Não imaginei que as ilhas seriam tão diferentes, com tantas possibilidades, passeios e paisagens que fariam do país um de meus preferidos de toda a viagem. Com tanta diversidade, mas pouco desenvolvimento, o difícil foi encontrar boas alternativas de meios de transporte nas Filipinas.

Claro que existem voos que conectam as principais cidades de cada ilha, não tive problemas até aí. A dificuldade é viajar por terra e mar, pois não existe transporte público e as opções de transporte particular, na maioria das vezes, acompanha o subdesenvolvimento das Filipinas.

 

Viajar de avião nas Filipinas

Viajar nas Filipinas

Essa é a melhor maneira de viajar entre as ilhas, ainda mais que a grande maioria dos voos internacionais chegam na capital Manila, que está longe de ser o principal destino turístico do país. Existem algumas companhias aéreas nas Filipinas, sendo possível sim encontrar bons preços. Confira as cias aéreas que utilizei e recomendo:

 

Viajar de barco nas Filipinas

Ferry boats nas Filipinas

Por ser um arquipélago tão grande, é natural haver grande quantidade de rotas marítimas comerciais. Os ferry boats, grandes barcos que competem com as cias aéreas, normalmente são 50% mais baratos que as passagens aéreas e bastante utilizados por locais e viajantes com orçamento restrito. Os maiores podem levar milhares de pessoas, com a opção de reservar cabines particulares e conectam as principais cidades de cada ilha.

Transporte nas Filipinas

Barcos menores, para viagens entre as pequenas ilhas e curtas distâncias, estão espalhados por todas as ilhas. Bastante conhecidos como “banka”, também são utilizados para levar os turistas para as praias mais famosas. Apesar de muitas vezes parecerem precários e inseguros, utilizei muitas vezes e conheci as praias mais bonitas do mundo. Não faz sentido ter medo, pois é parte da cultura das Filipinas.

Veja as principais linhas de barco:

 

Viajar de ônibus e van nas Filipinas

Van nas Filipinas

Uma vez dentro de alguma ilha, utilizar ônibus e vans para viajar entre as cidades é uma das opções. Existem boas e péssimas opções, bem difícil de conseguir essas informações na internet, mas é bem fácil pedir dicas aos filipinos, que são muito simpáticos e sempre estão bem dispostos a ajudar os turistas.

Conheça algumas das rotas de ônibus:

 

O famoso jeepney

O meio de transporte mais convencional e folclórico das Filipinas, é o famoso jeepney. Todos são customizados, bastante coloridos, baratos, barulhentos e muitas vezes fedidos, pois são abertos e recebem toda a fumaça do transito das grandes cidades. Porém, é uma das melhores maneiras de vivenciar uma tradição filipina. Viajar para o país e não fazer pelo menos uma viagem com os jeepneys, é perder a chance de aprender na prática um pouco da cultura local.

Vídeo para entender o jeepney:

E a sua lista de destinos? Quais deles já visitou ou ainda pretende ir? Deixe suas dúvidas, comentários e dicas! 🙂

Até + !!!

 

:
Filipinas

Cidades para conhecer

Imagem Postagem
Filipinas
Coron
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Filipinas
Luzon
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Filipinas
Palawan
conhecer destinos >
Background Tickets
Filipinas

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Claudirene

    Oi, Guilherme. O mês de novembro é indicado para ir a Filipinas?

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Claudirene, Veja aqui tudo sobre as monções asiáticas. Abraços

  3. PAULA

    OLÁ, LI EM ALGUNS BLOGS QUE A ÉPOCA BOA PARA CONHECER AS FILIPINAS , SERIA DE JANEIRO A JUNHO. vOCÊ PODERIA ME DAR MAIS INFORMAÇÕES? OBRIGADA

  4. Guilherme Tetamanti

    Oi Paula, É isso mesmo, fui em fevereiro e o tempo estava incrível. Não peguei nem um dia de chuva! Abraços