Celular internacional: como fazer ligação e usar chip de internet

Celular internacional: como fazer ligação e usar chip de internet

Uma dúvida muito comum para quem está saindo do país pela primeira vez é como usar o celular internacional em viagem, ou como fazer ligações internacionais. Afinal, todo mundo morre de medo de usar e vir uma conta muito cara. E para quem está acostumado em ter o celular como seu fiel companheiro, não é nada confortável ficar alguns dias ou semanas sem poder utiliza-lo.

Entre as principais vantagens de ter um celular habilitado para funcionar no exterior é que você pode postar fotos nas redes sociais a qualquer momento, trocar mensagens por aplicativos, fazer ligações para os seus companheiros de viagem, ter acesso a mapas, listas e apps de emergência… Tudo isso e muito mais.

Existem várias maneiras diferentes – e inteligentes – de usar o celular durante uma viagem internacional, para não precisar gastar tanto dinheiro. Preparei um guia explicando cada uma delas, basta escolher aquela que mais se adequará as suas necessidades. Confira abaixo as formas de habilitar o seu celular no exterior:

CLIQUE AQUI para comprar o chip da America Chip »

 

Como usar celular internacional?

  1. Roaming internacional
  2. Chip Local
  3. Chip Global

 

O que é roaming internacional

celular na Europa

Antes de mais nada, você sabe o que é roaming internacional? Essa é uma das dúvidas mais frequentes dos viajantes, e, por isso, vou começar falando sobre essa alternativa.

O roaming nada mais é do que o serviço que você contrata na sua operadora local de celular (Vivo, Tim, Oi, Claro, Nextel…), para poder fazer ou receber chamadas fora do seu país, além de usar a internet.

De forma resumida e clara, o roaming é como se fosse uma licença que você compra da sua operadora de telefone, essa mesmo que você já usa no país em que você mora.

Quando alguém contrata o serviço de roaming, isso quer dizer que a operadora irá fornecer os serviços de telefonia e internet móvel, só que no exterior também.

Para ativar o serviço, você precisa entrar em contato com sua operadora antes de viajar. Nos sites oficiais das operados, geralmente há páginas específicas sobre planos e valores da ativação do roaming.

Além disso, ao chegar em outro país, você certamente receberá um SMS oferecendo o serviço, mas essa é a opção mais cara de todas. Antes de usar o serviço, o ideal mesmo é verificar a tabela de preços do roaming internacional, para você não levar aquele susto no final da viagem quando chegar a conta do telefone.

É importante saber que todas as ligações, mesmo as recebidas, serão cobradas no serviço de roaming. Entretanto, a tarifa para receber chamadas é cerca de 50% menor do que para efetuar.

Além disso, para o uso de dados (internet móvel) é cobrada uma taxa diária. Mas, apesar de ser um serviço mais caro, pode valer a pena por causa da comodidade, caso a viagem seja de poucos dias.

Contudo, vale ressaltar que essa é a opção mais cara da nossa lista de métodos para habilitar as funções do celular no exterior. As empresas brasileiras costumam ter valorem bem salgados para o bolso quando o assunto é ativar o roaming. Por isso, é uma opção que muitas pessoas descartam logo de cara.

Se você estiver com o orçamento apertado e não quiser correr o risco de gastar mais do que pode, nem pense em ativar este serviço. Ao viajar para o exterior, certifique-se de desativar o roaming de dados em seu smartphone.

Dessa maneira, poderá receber ligações e mensagens de texto (SMS), caso alguém precise falar com você. Saiba que é possível comprar um pacote pré-pago antes de viajar, uma boa alternativa para ter total controle dos gastos.

Confira => Internet no mundo inteiro

 

Comprar Chip Local

celular no exterior

Outra forma de utilizar o celular durante a viagem internacional é comprar um chip local, pois assim você terá um número de telefone internacional e ele vai funcionar igual como o seu chip comum funciona.

É muito fácil comprar um chip pré-pago em qualquer lugar do mundo, assim como é no Brasil, e além de conseguir acessar a internet, você poderá fazer ligações locais durante a viagem.

Isso é ótimo para fazer reservas em restaurantes, alugar carros, ligar para atrações turísticas, etc. Basta ter um smartphone desbloqueado para usar o chip!

Algumas empresas oferecem a possibilidade de comprar online, por exemplo, um chip para celular nos Estados Unidos. Essa é sem dúvida a melhor opção para quem faz questão de ficar 100% do tempo conectado à internet.

 

Comprar Chip Global

whatsapp no exterior
Empresa oferece cobertura ampla e compra segura online | Foto: America Chip.

Uma das formas mais utilizadas e práticas por quem viaja muito, por vários países, é ter um celular internacional através de um chip global. Os chamados SIM CARDS Internacionais funcionam em diversos países através da rede GSM.

Existem várias empresas que oferecem esse tipo de chip, as principais são EasySim4UViaje Conectado e America Chip, ambas com site e atendimento em português, especializadas em serviços e produtos para brasileiros.

Você pode comprar o chip ainda no Brasil e já embarca com ele funcionando. As tarifas das ligações e dos pacotes de internet dependem do país de destino, mas nos sites das empresas há todas essas informações detalhadas.

CLIQUE AQUI para comprar o chip da America Chip »

 

Dicas práticas para usar celular no exterior

Como desbloquear/habilitar celular no exterior?

melhor chip internacional

A maioria dos smartphones de hoje em dia já saem de fábrica desbloqueados para o uso de chips telefônicos internacionais. Contudo, quando fuçamos as configurações do celular, podemos acabar desabilitando essa função. Sendo assim, aprenda a desbloquear o seu celular para usar chip internacional:

  1. Vá no painel de configuração do seu celular e procure por “ativar serviços de roaming”, mas não ative, é só para ver se há essa função. Se houver, isso indica que o seu celular é habilitado para funcionar fora do país.
  2. O desbloqueio para usar chip internacional varia dependendo do dispositivo e da operadora. Entre em contato pela internet ou ligando para saber as instruções de desbloqueio.
  3. Após isso, aguarde para inserir o chip internacional no seu aparelho e usar todas as funções disponíveis do plano escolhido.

Quando você terminar esse processo, seu celular vai se tornar um celular local do país em que você está.

E uma dica que sempre dou é: retire o seu chip nacional quando for colocar um chip internacional, mesmo que haja espaço para 2 chips no seu aparelho. Isso previne que você acabe usando o serviço de roaming sem querer e tenha uma péssima surpresa na conta de telefone.

Use um telefone mundial. Se você é um viajante internacional frequente, considere comprar um telefone que lhe permita usar as frequências das operadoras da maioria dos países.

Verifique com o seu fornecedor quais celulares podem ser usados nos países onde você viaja, ou entre em contato conosco para que essa informação seja verificada.

Descubra => Plano de Dados para Viagem Internacional

 

SMS: como funciona no exterior?

Chip internacional preço

É verdade que muita gente já não usa SMS, o sistema de troca de mensagens convencional de todo e qualquer telefone (seja smartphone ou não).

Mas, o que muita gente não sabe é como funciona o sistema de SMS no exterior.

Uma dica bastante útil, é saber que você não pagará para receber mensagens SMS no exterior, somente para enviá-las.

Essa geralmente é a melhor opção para contatos de emergência, principalmente nos casos em que você estiver sem acesso à internet na viagem.

O SMS recebido é de graça, já o enviado é cobrado. Essa função é habilitada através do uso de chip local (do país que você está visitando) ou através de chips internacionais, que funcionam em vários países do mundo.

Os valores de envio vão depender de qual desses serviços você está usando. Lembrando que o valor do roaming sempre costuma ser mais caro.

 

Ligações através de aplicativos VoIP

como usar whatsapp no exterior

Outra forma muito comum de usar seu smartphone em viagens internacionais é fazer ligações através dos aplicativos VoIP, como o Skype.

Basta se conectar à internet para falar de graça com quem também tiver o aplicativo instalado. Porém, também é possível ligar para qualquer fixo ou celular. Os preços são bem mais baratos, com valores que costumam variar entre R$ 0,05 e R$ 0,30 por minuto.

*Salva vidas: um aplicativo que já salvou minha vida algumas vezes, é o Skype. Através dele, é possível gastar créditos Skype para fazer ligações.

Viber e Zoom também são ótimas opções, sendo possível fazer ligações (veja como usar internet no exterior) para qualquer pessoa que tenha o mesmo aplicativo instalado.

Para ambos os casos, a dica é aproveitar a conexão wi-fi do hotel, aeroporto, cafés ou outro lugar com internet.

Para conversas mais informais (os citados acima são mais para trabalho), eu sugiro as chamadas do WhatsApp, no Instagram ou Facetime.

 

Dúvidas sobre celular no exterior

Preciso mesmo de um chip internacional no exterior?

Chip de celular en outro país

   
   

Não. Muitas pessoas acabam optando por não habilitar as funções de ligação, SMS e internet móvel no celular durante viagens internacionais, principalmente se vão passar a maioria do tempo em locais com Wi-Fi disponível. Ter um celular capaz de fazer e receber ligação, trocar SMS e acessar a internet móvel é uma opção, não uma obrigatoriedade.

Contudo, preciso deixar claro para você que ter um celular habilitado para funcionar completamente em solo internacional, além de tornar a viagem mais conectada e confortável, também é uma forma de garantir a sua segurança.

Por exemplo, imagine-se no cenário em que você acabou se perdendo na cidade que está visitando. Com um celular com acesso a internet móvel, você pode pedir um carro por algum aplicativo de motoristas particulares. Ou até mesmo ligar para alguém conhecido (que esteja viajando com você) para relatar o seu paradeiro.

Confesso para você que, em uma das minhas viagens, eu já passei por uma situação perigosa que poderia ter sido facilmente resolvida se eu tivesse internet móvel no celular naquele momento.

Eu precisava voltar para o hotel rápido, já era noite e tive que caminhar alguns quarteirões até encontrar um táxi. Não é o tipo de coisa que eu passaria hoje em dia, agora que conheço os diversos tipos de serviços para habilitar funções de celular no exterior.

Incrível=> Internet em toda a Europa

 

Quanto custa comprar um chip internacional?

preço chip internacional
Os pacotes são pensados exatamente para quem precisa de conexão internacional ao redor do mundo.

Se estamos falando de chips locais pré-pagos, eles podem ser encontrados por diversos valores. Já no caso dos chips internacionais globais, o valor depende do tipo de plano que você quer/precisa e por quantos dias ele funciona.

Afinal, existem planos só de internet móvel, aqueles que são só de ligações e planos que englobam ambos. Se você comprar um plano só de internet, ele vai sair mais barato do que um plano que também possibilita ligações, por exemplo.

Em média, um SIM Card internacional para os EUA com plano de internet 4G ilimitado por 8 dias custa entre U$35 e U$40.

Quando o destino são os países europeus, esse valor fica em torno de U$50, mais ou menos. Desse modo, o valor vai aumentando conforme os itens opcionais que você quer no plano, como disponibilidade de ligações, SMS ilimitados e, claro, quanto mais tempo durar o plano escolhido.

O valor geralmente inclui o preço do chip, o plano escolhido e ativação do serviço. Além disso, muitas empresas só entregam os chips pelos correios, o que indica que você precisará pagar a taxa de entrega.

 

Colocar chip internacional no celular perde os contatos do Whatsapp?

como instalar whats no exterior

Não, os seus contatos podem continuar do jeitinho que estão, e o mesmo vale para as suas conversas.

O próprio Whatsapp dispõe da função em que você pode mudar o seu chip sem perder o número cadastrado no aplicativo. Desse modo, seus contatos, conversas e arquivos continuarão intactos.

O processo é muito simples: Quando você fizer a troca dos chips, o Whatsapp perguntará se você quer ATUALIZAR ou MANTER o número cadastrado previamente.

Você deve clicar em MANTER, e assim, o app vai manter o seu número antigo mesmo com um chip novo no lugar.

Essa função foi pensada justamente para o caso de viagens internacionais, onde precisamos usar chips temporários.

Quando o seu plano (seja do chip pré-pago ou do SIM Card internacional) acabar, basta colocar o chip antigo de volta no celular e pronto.

Se a mesma mensagem aparecer perguntando por “manter ou atualizar”, clique novamente em MANTER.

Além disso, vale ressaltar ainda que o mesmo procedimento também serve para outros aplicativos de mensagens que utilizam o número de telefone nacional, como o Telegram, por exemplo.

Aproveite => Internet Rápida nos Estados Unidos

 

Como habilitar o celular para viagens em cruzeiro?

como usar telefone no navio

Na verdade, habilitar as funções de celular em cruzeiros marítimos ainda é uma coisa que pode ser bem complicada. Por estar longe da terra, os navios geralmente têm baixo sinal de telefone.

Nesse caso, o próprio cruzeiro disponibiliza linha de telefone usando sinal próprio ou de internet para os clientes, mas você se engana se acha que esse serviço é grátis.

Além disso, as ligações realizadas para quem está em terra firme podem sair bem caras usando o telefone do navio.

Uma das melhores opções, nesse caso, é se organizar para usar mais a internet (Wi-Fi do navio ou internet móvel, quando houver sinal).

Um bom chip com pacote de dados deve ser suficiente para as suas necessidades. E, nesse caso, pode ser tanto um chip local pré-pago quanto um chip internacional comprado previamente.

Econômico => Viagem com Internet no Celular

 

Como escolher um chip internacional?

ligação internacional preço

Há várias empresas que disponibilizam esse tipo de serviço ao redor do mundo, inclusive as operadoras nacionais (mas com valores bem caros).

Contudo, também existem algumas empresas renomadas no mercado e conhecidas pela qualidade nesse tipo de serviço.

Como já citei antes, é o caso da America Chip. No Brasil, é a empresa pioneira na venda de chips e planos de celular para viagens para o exterior.

O site deles está em português, é bem fácil de entender e bem intuitivo. Vale a pena dar uma conferida.

   
   

Mas, de forma geral, você deve apostar em uma empresa que siga os critérios básicos de confiabilidade, como ter informações claras, bom atendimento, possuir contrato, entre outros.

Além disso, veja comentários de usuários da empresa em sites de reclamações. E sempre desconfie de sites de serviços que tem muitos anúncios, esses estão mais preocupados com o seu clique do que com a sua satisfação.

Também sempre vale a pena entrar em contato por e-mail antes de comprar o serviço. Isso serve para “testar” o comprometimento da empresa com os seus clientes no quesito de tirar dúvidas e esclarecer tudo de forma fácil e simples.

Fantástico=> Conexão Móvel na Ásia

 

Trip por vários países: preciso comprar vários chips?

número de telefone no exterior

Não. Na verdade, depende, para ser sincero. As empresas de chips internacionais costumam ter pacotes continentais, o que pode ser a solução para esse problema.

Por exemplo, um chip que funciona por toda a Europa, ou um que funciona em toda a América do Sul. Além disso, existem os planos “Outros países”, que englobam centenas de países ao redor do planeta, sejam do mesmo continente ou não.

Se na sua viagem, você vai passar por vários países, é mais vantajoso comprar um plano continental.

Mas se, por acaso, você for passar um tempo na América do Norte e outro tempo na Europa, aí sim seriam necessários dois chips, um para cada continente.

Ou um único chip global que possua todos os seus destinos na lista de cobertura.

Descubra => Ligações e Internet Ilimitadas para Viagem!

 

Outra dicas

como me comunicar em uma viagem internacional

A principal dica para quem deseja economizar é aproveitar o Wi-Fi sempre que houver uma rede disponível.

Com ele você poderá enviar mensagens via WhatsApp e outros aplicativos, conseguir fazer ligação de voz através de aplicativos como Viber, Skype, Facetime, entre outros.

Além de usar diversos aplicativos para ajudar na sua viagem.

É importante ter consciência que em algum momento você poderá ficar sem conexão.

Então, a dica é baixar aplicativos que possam te ajudar na viagem, mesmo estando offline, como mapas e guias locais.

Em caso de emergência, procure locais com Wi-Fi gratuito. Eles são muito comuns em países turísticos com grande visitação, como França, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Japão, por exemplo.

A rede de cafés Starbucks costuma ter Wi-Fi gratuito em vários países. Isso pode te ajudar.

Além disso, não é porque você tem internet móvel no celular que você deve ficar com ele na mão ou a mostra todo o tempo.

O roubo é uma prática comum em todo o mundo, mesmo que seja de uma forma sorrateira ou muito rápida. Por isso, preste bem atenção em como usa o seu celular na rua e não dê bobeira!

Leia também => Como usar celular no exterior

 

Como usar o celular internacional na viagem?

É possível usar seu celular em uma viagem internacional de diversas formas, mas pesquise bem e fique atento aos preços para não ter uma surpresa desagradável quando voltar para casa.

Como uso muito a internet e preciso estar sempre conectado, raramente ativo o roaming internacional, por causa do preço, e abuso do wi-fi grátis.

Além disso, sempre viajo com meu chip internacional, vendido pela internet e entregue no endereço informado.

Se ainda tiver dúvidas sobre como utilizar o celular em viagem internacional, ou qualquer assunto relacionado, deixe um comentário abaixo.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Anny

    Oi Guilherme! Tudo bem? Adorei o post! Estou morando em Portugal e é sempre bom ter essas informações! Uma dica bem legal pra quem quer ligar para telefone fixo e gastar pouco, além de opções como o Skype, é a www.solaristelecom.com. E um plus que eles possuem é a ligação free para números 0800 no Brasil! Caso você precise ligar para seu o banco, ou algum serviço que só possua 0800 e etc. Enfim, obrigada pelas dicas, Anny.

  2. Polly Batista

    Oi, Anny. Tudo bem?! Obrigada por compartilhar a sua dica!

  3. Jane Silva

    Oi Guilherme, bom dia! Obrigada pelas dicas! Apesar de ler lido bastante sobre o assunto ainda tenho uma dúvida, que pode parecer boba, mas a resposta clara é necessária: Eu ligando o meu celular num outro país, sem ativar o Rooming Internacional, sem uso de chip internacional, apenas para uso do Wi-fi quando disponível, pagarei algo mais? Poderei utilizar o celular desta forma? Grata, Jane

  4. Polly Batista

    Oi, Jane! Tudo bem?! Não se preocupe que toda dúvida é bem-vinda! Seu celular ao sair do país automaticamente não encontrará rede, portanto, a linha normal (o seu número do Brasil) não vai funcionar, exceto se você contratar um pacote de rooming, claro. Mas o wifi gratuito funciona em qualquer lugar, basta se conectar. Você não pagará nada se o wifi for gratuito, inclusive para fazer ligações pelos aplicativos. Agradeço o comentário!