11 lugares mais estranhos do mundo: curiosos e incríveis

por Guilherme Tetamanti

11 lugares mais estranhos do mundo: curiosos e incríveis

Quando organizei minha viagem de volta ao mundo não planejei visitar os lugares mais estranhos no mundo, mas acabei conhecendo alguns lugares bizarros e me vendo em situações curiosas.

Talvez por ter decidido não planejar cada segundo do roteiro para permitir que o imprevisível acontecesse, chegar a esses locais deixou a minha viagem ainda mais marcante.

Muitos desses lugares estranhos fazem parte dos pontos turísticos e precisam ser visitados para um bom entendimento da história local, mas não é por isso que deixam de causar calafrios para muitos viajantes.

Inclusive, há viajantes que tem um certo fascínio pelo diferente e buscam planejar seu roteiro conhecendo locais que espantam outras pessoas.

Visitar um lugar onde houve o genocídio de milhares de pessoas; uma ilha fétida, cheia de focas que são o banquete de tubarões branco; uma ilha com árvores milenares e que, dizem, é visitado por extra-terrestes; ou catacumbas cheias de esqueletos.

Você encararia? São lugares bem estranhos, mas que estarão presentes em muitas viagens. E alguns deles estão mais para incríveis e curiosos, uma vez que parecem ter sido produzidos pelo homem, mas são resultado de milhões de anos de trabalho da natureza.

Planeje sua viagem => Melhores ofertas de hotéis do mundo

Tudo sobre como contratar seguro viagem »

 

Lugares mais estranhos do mundo

  1. Killings Fields no Camboja
  2. Prisões do regime Khmer Vermelho no Camboja
  3. Catacumbas de Paris
  4. Rio subterrâneo de Puerto Princesa
  5. Ilha Socotra no Iêmen
  6. Fly Geyser em Nevada
  7. Great Blue Hole em Belize
  8. Porta do inferno no Turcomenistão
  9. Pripyat na Ucrânia
  10. Waitomo Glowworm Cave na Nova Zelândia
  11. Colina das Cruzes na Lituânia

Alguns desses locais fazem parte da minha viagem de 365 por todo o planeta. Por isso, antes de ver a lista de lugares estranhos e curiosos, te convido assistir o vídeo da minha volta ao mundo, disponível aqui no Quero Viajar Mais.

 

 

Lugares curiosos e estranhos no mundo

1. Killings Fields no Camboja

Lugares mais estranhos do mundo
Killings Fields no Camboja | Foto: QVM.

Os Killing Fields, ou campos de extermínio, infelizmente é um dos principais pontos turísticos de Phnom Penh, a capital do Camboja.

O local está relacionado ao regime comunista conhecido como Khmer Vermelho, que exterminou entre 2 e 3 milhões de pessoas durante a década de 1970 na região de Phnom Penh.

A intenção do regime era eliminar a desigualdade social e reviver bons tempos do passado. Essas são ou não fotos dos locais mais estranhos do mundo.

 

2. Prisões do regime Khmer Vermelho no Camboja

os lugares mais feios do mundo
Prisões do regime Khmer Vermelho | Foto: QVM.

No mesmo dia da visita ao Killing Fields, fui também a uma das escolas que serviu de presídio para os opositores do regime Khmer Rouge, a prisão S-21.

O complexo possui dois prédios, sendo que um deles abriga um museu com objetos da época e o outro é um memorial para homenagear os mortos.

O mais triste e impressionante, foi ver as salas de aula, ainda com lousas na parede, sendo o mesmo ambiente de celas e salas de tortura, locais de tanto sofrimento.

 

3. Catacumbas de Paris

fotos de lugares estranhos do mundo
Catacumbas de Paris são um grande atrativo turístico da cidade.

As catacumbas de Paris são para os turistas que curtem um mistério, turismo alternativo ou até mesmo um pouco de terror. São mais de 320 km de túneis que ficam abaixo da capital da França, alguns até alinhados ao teto com caveiras e ossos.

Eles surgiram no século XVII, quando muitas pessoas haviam morrido e os cemitérios ficaram lotados, ao ponto dos cadáveres, que ao longo do tempo começaram a ficar expostos.

A solução para colocá-los em túneis que existiam sob as ruas de Paris, remanescentes de uma época em que pedreiras de calcário eram mineradas para transformar. Sinistro, né?

Por isso, se essa é a sua vibe, coloque as catacumbas no seu roteiro em Paris e não perca um dos lugares mais estranhos do mundo.

 

4. Rio subterrâneo de Puerto Princesa

lugares curiosos no mundo
Rio subterrâneo de Puerto Princesa | Foto: QVM.

Apesar de ser uma das 7 novas maravilhas da natureza, é bem estranho navegar vários quilômetros dentro de uma montanha, tudo isso num barquinho bem vagabundo.

O tour no rio subterrâneo de Puerto Princesa é bem famoso nas Filipinas, e praticamente todos os turistas que procuram a ilha de Palawan, fazem o passeio.

O rio subterrâneo de Puerto Princesa, é o segundo maior do mundo com cerca de 8 km de extensão. Na verdade, o rio fica em Sabang, 76 km ao noroeste da cidade de Puerto Princesa.

 

5. Ilha Socotra no Iêmen

lugares estranhos no google earth
Ilha Socotra no Iêmen | Foto: Rod Waddington, via Creative Commons.

Essa opção entre os lugares estranhos do mundo entra na lista não pode ser um local bizarro ou sinistro, mas curioso e de extrema bela no meio do Oceano Índico.

A Ilha Socotra no Iêmen, também chamada de Ilha Alienígena, pode ser classificada como um dos lugares mais lindos do mundo. Dizem que o pedaço de terra que forma a Ilha de Socotra fazia parte da África, mas se desprendeu do continente há mais de 6 milhões de anos.

Mas, o que a torna curiosa é que a fauna e a flora local são únicas, não sendo encontradas em nenhuma outra parte do mundo.

E não só a aparência que é diferente, os nomes também. É o caso da Árvore do Dragão Sangrento. O destino, cada vez mais, tem se tornado point do ecoturismo.

Lindas => Fotos de viagens pelo mundo

 

6. Fly Geyser em Nevada

lugares estranhos nos estados unidos
Fly Geyser em Nevada | Foto: Jeremy C. Munns, via Wikimedia Commons.

Esse é mais um lugar estranho e bonito dessa lista, sendo também curioso, uma vez que parece natural, mas foi criado por acidente pelo homem. Falo dos gêiseres Fly Geyser, localizado em Nevada, nos Estados Unidos.

Os gêiseres são buracos que liberam jatos de água e vapor. São formados em áreas de vulcões, uma vez que é preciso do magna quente para esquentar e liberar a água.

   

Não foi o que acontece em Nevada. Para buscar água e tornar viável a agriculta na região do deserto Black Rock, uma empresa perfurou o solo e acabou encontrado água termal a 200°C.

Bom, não serviu para a agricultura e o local foi abandonado. Aos poucos um cone de carbonato de cálcio se formou e hoje está com cerca de 4 metros de altura. A água quente chega a 1,5 metros de altura.

O local pode ser observado na cidade de Gerlach, na State Route 34, mas não é possível chegar muito perto, uma vez que fica dentro de uma propriedade privada.

Mapa => Regiões turísticas dos Estados Unidos

 

7. Great Blue Hole em Belize

5 lugares mais estranhos do mundo
Great Blue Hole em Belize | Foto: US Geological Survey, via Wikimedia Commons.

Do mar do Belize vem o próximo destino da lista, que pode ser considerado um dos lugares estranhos no Google Earth. Isso porque, o Great Blue Hole pode ser visto do espaço. Não é curioso?

Em 2009, um dos satélites da Nasa tirou uma linda “foto” do Grande Buraco Azul de Belize, considerado um dos maiores buracos azuis do mundo  – sim há mais buracos desse tipo em Belize e espalhados pelo planeta.

O Great Blue Hole foi formado há milhares de anos, mas como a água da região era mais baixa, ele era uma caverna. Aos poucos o nível da água foi aumentando e hoje tem  300 metros de largura e 124 metros de profundidade.

 

8. Porta do inferno no Turcomenistão

lugares mais estranhos do mundo turcomenistão
Porta do inferno no Turcomenistão | Foto: Tormod Sandtorv, via Wikimedia Commons.

A paisagem da Cratera de Darvaz, conhecida como Porta do Inferno, no Turcomenistão é surreal. A cratera de gás natural queima continuamente desde 1971 e exala um forte cheiro de enxofre, que pode ser sentido de longe.

Não à toa que tem o apelido de Porta do Inverno. É daqueles lugares mais estranhos do mundo que são bizarros e fascinam ao mesmo tempo.

Fica a cerca de 260km ao norte de Ashgabat, capital do país, no meio do deserto de Karakum. A reserva de gás encontrada no local é uma das maiores no mundo.

Em 2010, o presidente do país planejava fechar o local, mas como há um forte interesse turístico foi decidido que a Porta do Inferno continuará pegando fogo até que se apague sozinha.

 

9. Pripyat na Ucrânia

lugares mais estranhos do mundo Ucrânia
Pripyat na Ucrânia | Foto: Timm Suess, via Wikimedia Commons.

A Ucrânia abriga mais um destinos da lista de lugares mais estranhos do mundo. Nesse caso, é uma região com histórico triste, uma vez que a cidade-fantasma de Pripyat era onde moravam os trabalhadores da usina nuclear de Chernobyl.

Em abril de 1986, quando uma explosão no reator 4 da usina nuclear se tornou o maior desastre radioativo da humanidade, Pripyat precisou ser evacuada pelo perigo de radiação.

O local sempre atraiu  a atenção dos viajantes de todo o mundo, o que aumentou em 2019, quando uma série sobre o acidente foi lançada na televisão.

Há empresas que fazem tours guiados saindo de Kiev, capital do país. O tour é seguro, mas é sempre importante seguir a risca as recomendações de segurança, como colocar a mão na parede ou sentar no chão, que é proibido.

 

10. Waitomo Glowworm Cave na Nova Zelândia

lugares mais estranhos do mundo waitomo caves
Waitomo Glowworm Cave na Nova Zelândia | Foto: 2il org, via Creative Commons.

Waitomo Glowworm Cave é um dos principais pontos turísticos da Nova Zelândia e mais um dos lugares estranhos do mundo que conheci durante a minha viagem de volta ao mundo.

Ainda era o começo da viagem quando cheguei para explorar as Waitomo Caves, um conjunto de cavernas na ilha norte da Nova Zelândia.

A Nova Zelândia é meu lugar favorito na lista dos países mais lindos do mundo. Bom, para explorar a caverna fiz um rapel. Ficar pendurado por uma corda em um lugar tão mágico, foi um dos momentos mais legais da viagem.

O restante do passeio foi explorando o interior das cavernas, com passagens totalmente no escuro. Numa das clareiras, o guia pediu para que todos sentassem e apagassem suas lanternas. Parece um céu estrelado!

Em todo o canto da caverna havia pequenas luzes verdes que se espalhavam pelo teto da caverna! São as glowing worms, ou minhocas que brilham no escuro, animais que podem ser vistos apenas na Nova Zelândia.

 

11. Colina das Cruzes na Lituânia

dicas da lituania
Colina das Cruzes na Lituânia | Foto: Mannobult, via Wikimedia Commons.

A Colina das Cruzes é um importante local para os cristãos e representa uma manifestação espontânea de fé. Está localizada a 12 km da cidade de Šiauliai e a 220 km de Vilnius, capital da Lituânia.

   

Acredita-se que as primeiras cruzes foram colocadas lá em 1831. Neste período, algumas pessoas haviam morrido em uma rebelião, e o governo czarista não permitiu que elas fossem homenageadas adequadamente.

Com o passar do tempo, o número de cruzes no local só foi aumentado. A fama mundial veio em 1993, com a visita do Papa João Paulo II ao local.

Atualmente, não se sabe o número de exato de cruzes no local, entretanto, ele é maior do que 200 mil, e continua crescendo diariamente.

 

Situações curiosas na volta ao mundo

  1. O dia em que dormi numa árvore no Hawaii
  2. Banho com elefantes no Laos
  3. As loucuras de Vang Vieng

 

1. O dia em que dormi numa árvore no Hawaii

hawaii-turismo-casa-da-arvore-maui
Árvore no Hawaii que passei a noite | Foto: QVM.

O lugar era incrível, construído em cima de uma árvore gigantesca, no fundo de um casarão, em Maui, no Hawaii.

Provavelmente os proprietários planejaram isso para seus filhos, mas hoje em dia alugam para estudantes e conseguem uma grana extra.

Após dar uma carona, fui convidado para passar a noite por lá. Passei uma noite incrível, acordei bem cedo com o som mágico da natureza, escrevi um bilhete agradecendo a hospitalidade e parti para mais um dia de aventuras.

 

2. Banho com elefantes no Laos

Laos
Banho com elefantes no Laos | Foto: QVM.

Todos os dias, perto das 7 horas, os elefantes tomam banho no rio em Tad Lo, no Laos. Estava ali, ao lado deles, com receio e medo de receber um pisão, me machucar.

Os bichos são tão inteligentes e conscientes, que pareciam medir os passos quando estavam por perto, a apenas 1 metro de distância.

O lugar em si é magnífico, mas a experiência não deixou de ser bizarra. TadLo é uma vila localizada a 2 horas de Pakse, uma das principais cidades do Laos.

 

3. As loucuras de Vang Vieng

Vietna
Vang Vieng, uma das cidades mais malucas que já conheci.

Essa pequena cidade, 4 horas ao norte da capital Vientiane, é parada obrigatória para quem pretende viajar pelo Laos, pois além da badalação, também existem diversos passeios para quem gosta de contato com a natureza.

Vang Vieng, uma das cidades mais malucas que já conheci, famosa no sudeste asiático para quem pretende viajar a procura de festas e agitação.

 

Lugares mais estranhos do mundo?

Desses lugares mais esquisitos que visitei durante minha volta ao mundo, apenas o rio de Puerto Princesa estava planejado, os outros foram aparecendo com o decorrer da viagem.

Como sempre digo: “não planeje toda a viagem, dê chances ao imprevisível”. Outros dessa lista não fazem parte dessa viagem específica.

É claro que o conceito de lugares estranhos pode mudar para cada pessoa, tendo uma conotação de mais incrível, bizarro ou mesmo curioso.

De qualquer forma, sendo uma beleza natural ou contando uma história triste são lugares que vale a pena conhecer.

O que achou dos lugares mais estranhos do mundo? Tem alguma sugestão? Gostaria de compartilhar suas histórias? Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Vanessa

    Edinburgh Vaults! Acredito que não tenha ido para Edimburgo, Escócia. Fantástico. E lá está um dos locais mais bizarros do mundo! Esse local foi de tudo. Desde habitação para comerciantes até local dos excluídos e acabou matando muitas pessoas quando "serviu" de forno durante a grande queimada.

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Vanessa, Nossa, sonho antigo conhecer a Escócia!! Obrigado pela dica :) Beijos