Pessoas que deram volta ao mundo: quantos brasileiros?
Certa manhã estava lendo meus e-mails e dei de cara com um título que me chamou a atenção: Blogs das pessoas que já deram a volta ao mundo. Sim, muita gente já fez isso, inclusive brasileiros.
Achei ótima a ideia da Karla, autora do blog Compartilhe Viagens, que iniciou sua primeira volta ao mundo em abril de 2013. Esse conteúdo me deixou com vontade de saber quantos brasileiros já tiveram a coragem de jogar tudo pro alto e partir rumo ao desconhecido, autores de blogs de viagem ou não.
Queria conhecer mais pessoas que, assim como eu, deram a volta ao mundo! Talvez seja muita pretensão saber o número exato de viajantes que partiram para uma volta ao mundo, mas seria bem legal conseguir reunir o máximo de pessoas possível.
Fico imaginando as histórias, os perrengues de viagem, quanta gente teve a chance de viver de uma maneira tão intensa e como isso influenciou suas vidas.
Além da curiosidade de ver os roteiros montados por eles, conhecer lugares diferentes dos que viajei, passeios que nem tinha pensando em fazer, se foram de carro, veleiro, trem, a pé… Enfim, me encher de inspiração para próximas viagens. Agora é a sua vez de se inspirar com as pessoas que deram a volta ao mundo.
Planeje sua viagem => Quanto custa dar a volta ao mundo
Como contratar seguro viagem »
Pessoas que deram a volta ao mundo: blogs de viagem
Se você ainda tem dúvidas se é bacana fazer uma viagem de volta ao mundo ou apenas tem medo de fazer uma longa viagem como essa, afinal, será preciso deixar emprego, escola e alguns compromisso para trás, este artigo é para você.
Nele, te apresento diversas pessoas que, assim como eu, deram a volta ao mundo. Lendo os meus artigos do tema e os relatos de cada viajante desses blogs você terá respondido diversas
- Perguntas sobre a viagem
- O que é um período sabático
- Pensamentos que passaram na minha cabeça durante a viagem
- Pensamentos que tive após o período sabático
Neste artigo indico que você conheça os seguintes blogs:
- Preciso Viajar
- 360 Meridianos
- Compartilhe Viagens
- Quatro Cantos do Mundo
- A volta ao mundo de Edu Feijó
- Volta ao mundo por Luciano Gomes
- Eu Sou a Toa
- O Mochilão
- Rogério Mochilando pelo Mundo
- Fred e Letícia Mochilando pelo Mundo
- Evandro e Claudia – Viagens e Experiências
- Ida ao Mundo
- Mochileiro das Maravilhas
- Around the World Travel
- O Mundo Numa Mochila
- Blog Volta ao Mundo
- Volta ao Mundo do Veleiro Allegro
- Volta ao Mundo de Aline e Augusto
- Volta ao Mundo por Raphaella Bicca
- Volta ao mundo em 180 dias
- Pedal na Estrada
- Blog do Argus Caruso
A ordem dos blogs será totalmente aleatória, numerados apenas para contabilizar quantos blogueiros do Brasil já fizeram uma viagem de volta ao mundo.
Antes de ver conhecer os blogueiros de viagens que separei para você, te convido assistir o vídeo da minha volta ao mundo, disponível aqui no Quero Viajar Mais.
CLIQUE AQUI para contratar os melhores passeios pelo mundo »
Blogueiros que deram a volta ao mundo
1. Preciso Viajar
O blog Preciso Viajar é escrito por Fernanda Souza, que realizou uma volta ao mundo comprando uma passagem multi-stop da Emirates saindo de Londres em direção a Dubai.
Depois, ela seguiu em direção a Auckland, Sydney, Bangkok, Dubai e Londres. Os demais trechos da viagem, Fernanda utilizou companhias aéreas low-cost como a AirAsia.
Nascida em Curitiba, no Paraná, Fernanda também já morou em Lisboa, Londres, Pádua, Sydney. Ao todo já conhece 53 países e em seu blog oferece dicas valiosas para viajantes independentes.
2. 360 Meridianos
O blog 360 Meridianos iniciou seus relatos após três amigos jornalistas – Luiza Antunes, Natália Becattini e Rafael – passarem uma temporada de 6 meses na Índia e mais uma viagem de volta ao mundo por 14 países. O blog começou em 2011.
Atualmente, mais que um blog, o 360 Meridianos é um portal com artigos, dicas de viagens, matérias especiais e ainda conta com diversos colunistas, além dos três fundadores.
No blog você também pode baixar um e-book com dicas para o planejamento de sua viagem, com tabela de orçamento, planilha para roteiro, check-list de bagagem, entre outros itens.
3. Compartilhe Viagens
A volta ao mundo deles ainda nem tinha começado quando a jornalista Karla Larissa criou o blog Compartilhe Viagens, junto com o companheiro Fred Santos. E, à época já escreveu sobre sua decisão da escolha das passagens aéreas.
Em 2013, o casal largou o emprego, vendeu empresa, alugou o apartamento – vendeu móveis, eletrônicos e até roupas – para dar início a Volta ao Mundo.
Esse projeto foi chamado de Dois no Mundo e a viagem durou 7 meses, passando por 20 países em 5 continentes. Em 2015, o projeto virou Dois na América e relatou a viagem do casal por 11 países do continente. Hoje, eles já conhecem 38 países do mundo.
4. Quatro Cantos do Mundo
O blog Quatro Cantos do Mundo surgiu da paixão em comum entre dois casais de amigo (Eder e Fabi; Carol e Paulo)…claro, viajar. É uma grande fonte de informação para todos que sonham em dar uma volta ao mundo.
A volta ao mundo do quarteto durou 16 meses. E, no blog eles ajudam na organização da viagem, com dias de destinos, passeios e roteiros, além de listas com melhores cervejas, gelattos e muito mais.
O blog conta agora com colaboradores que também relatam suas viagens e dão dicas para os viajantes e também contam os perrengues de viagem.
5. A volta ao mundo de Edu Feijó
O paulista Edu Feijó realizou seu sonho de dar a volta ao mundo em 2007, percorrendo cerca de 20 países e contando tudo no blog A volta ao mundo de Edu Feijó.
O planejamento detalhado da viagem durou cerca de 15 meses, inclusive com um post listando os principais desafios de planejar um roteiro de volta ao mundo.
Infelizmente o blog não foi mais atualizado após a volta ao mundo, que durou cerca de 6 meses, mas seus relatos certamente ainda são úteis para muita gente.
6. Volta ao mundo por Luciano Gomes
Luciano Gomes é um paulistano que aos 35 anos de idade decidiu sair de sua zona de conforto e buscar novos conhecimentos. Após montar seu próprio negócio e morar em Londres, acabou embarcando numa viagem pelo planeta.
Contou tudo no blog Volta ao mundo por Luciano Gomes. Ele partiu em 2011 em um roteiro original que percorria o mundo durante 3 anos, e pretendia visitar 72 países, mas que foi mudando ao longo da viagem.
O blog não tem atualizações desde 2012, mesmo assim há bastante material sobre os destinos que ele conheceu, com dicas. Vale a pena dar uma olhada.
7. Eu Sou a Toa
O blog Eu Sou a Toa, mostra os relatos de Lívia Aguiar, que se diz curiosa, nerd, viciada em redes sociais, viajante, mochileira, jornalista.
O blog é sobre diversos assuntos, mas agora também com conteúdo sobre viagens pelo mundo, sempre buscando lugares incomuns, e dicas para quem viaja pela primeira vez ou ainda mulheres que viajam sozinhas.
8. O Mochilão
O Mochilão é o diário de bordo de Fellipe Faria, um jornalista que decidiu largar tudo pra dar uma voltinha pelo mundo em 2011, compartilhando todas as suas andanças no blog.
As postagens começaram antes mesmo da viagem. Foram 150 dias viajando sozinho com uma mochila nas costas. Depois voltou para o Brasil e hoje vive em Porto Alegre.
9. Rogério Mochilando pelo Mundo
“Chega uma hora na vida que a gente sente a necessidade de dar a volta ao mundo. Então, resolvi tirar umas férias…”. Foi assim que Rogério Oliveira escreveu mostrando que precisava de uma ano sabático.
No blog Rogério Mochilando pelo Mundo ele conta suas aventuras pelo mundo. Há, pelo menos, 33 países visitados por ele com dicas de roteiro e passeios.
10. Fred e Letícia Mochilando pelo Mundo
O blog Fred e Letícia Mochilando pelo Mundo nasceu do gosto do casal por conhecer o mundo. “Não há prazer maior do que estar dono do seu tempo, correndo atrás de lugares novos”.
Por isso, claro, resolveram dar uma pausa no óbvio e ir atrás de um projeto de vida. A volta ao mundo começou em fevereiro de 2011 e durou um ano.
Eles passaram por Portugal, Espanha, França, Marrocos, Egito, Jordânia, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, entre outros destinos na Oceania e África.
11. Evandro e Claudia – Viagens e Experiências
Dois mineiros, moradores da mesma cidade, Uberlândia, se conheceram apenas em São Paulo, através do trabalho. Juntos, criaram o blog Evandro e Claudia – Viagens e Experiências para compartilhar as experiências das viagens pelo mundo.
A viagem deles aconteceu em 2010, quando eles saíram pelo mundo por seis meses sem roteiro pré-definido, mochilando por aí conforme dava vontade. Eles tinham como meta gastaram até 200 euros por dia.
12. Ida ao Mundo
“Não existe receita para uma viagem de volta ao mundo, mas ter uma dicas pode fazer a diferença”. Frase do brasileiro Mike Weiss, que realizou seu sonho entre 2009 e 2010 e criou o blog Ida ao Mundo.
13. Mochileiro das Maravilhas
O Mochileiro das Maravilhas nasceu de uma paixão por viagens e pelo mundo. Conhecer, experimentar e se perder são alguns dos ingredientes que não podem faltar na mochila do viajante Daniel Thompson.
Em 2008, idealizou e realizou o projeto batizado como “Mochileiro das Maravilhas”, onde, durante uma volta ao mundo de mais de 6 meses, visitou as Maravilhas do Mundo Moderno.
Daniel também visitou as Maravilhas Naturais do planeta, percorreu as cidades brasileiras que sediaram os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014, e continua por aí conhecendo novos destinos.
14. Around the World Travel
O Diário de Bordo da Viagem de Volta ao Mundo de Ulisses Okamoto, o Around the World Travel, surgiu entre 2007 e 2008. Infelizmente suas postagens pararam por aí, mas ainda ajuda outros viajantes.
15. O Mundo Numa Mochila
Recém formado em Relações Internacionais na UnB, Claudiomar ainda procura algo pra utilizar os seus conhecimentos adquiridos na graduação.
Isso, devido ao fato de que quando viaja, ele escreve análises socioeconômicas pelos locais que passa no blog O Mundo Numa Mochila.
16. Blog Volta ao Mundo
Após muito e intenso trabalho, resolvi me presentear aos 30 anos com uma viagem maravilhosa de Volta ao Mundo!! Foram 8 meses viajando por 23 países e inúmeras aventuras. O conteúdo do blog Blog Volta ao Mundo foi transformado num E-book.
17. Volta ao Mundo do Veleiro Allegro
Marcos, Daniel e Marcio partiram para uma volta ao mundo num veleiro que percorreu mais de 26.000 milhas náuticas. A viagem aconteceu em 2011, partindo da cidade de Ubatuba, litoral norte de São Paulo.
Ela deu origem ao blog Volta ao Mundo do Veleiro Allegro.
18. Volta ao Mundo de Aline e Augusto
Em 2008, Aline e Augusto se aventuraram pelos 4 cantos do mundo. Para eles, não existia fronteiras para a vontade de viajar e curiosidade de conhecer novas culturas!
Para acompanha-los até Onde o Vento Faz a Curva era só ler o blog Volta ao Mundo de Aline e Augusto.
19. Volta ao Mundo por Raphaella Bicca
O Blog Volta ao Mundo por Raphaella Bicca procura contar um pouco da experiência de viagem e relatar vivências, impressões e dar dicas sobre os países e cidades que ela visitar, além de tudo que é legal saber quando se planeja uma aventura como essa.
Raphaella fez a viagem ao lado do namorado, o uruguaio Sebastian Martinez e em um ano e dois meses eles conheceram juntos 26 países.
20. Volta ao Mundo em 180 dias
O Felipe Tosi caiu na estrada para ver o mundo e criou o blog Volta ao Mundo em 180 Dias para contar um pouco das experiências que passou pelos 20 países que visitou.
21. Pedal na Estrada
Segundo Arthur Simões, Pedal na Estrada é como uma volta ao mundo sobre uma bicicleta, mas não é só isso, pelo contrário isso é só o começo. Ele é também um sonho. Um mergulho dentro de si.
Após 3 anos e alguns meses, o projeto Pedal na Estrada de Arthur Simões concluiu seu objetivo, passou por 46 países, em 5 continentes e voltou ao ponto de partida da viagem – São Paulo – fechando assim a volta ao globo e encerrando sua viagem.
Mesmo com o fim da viagem, o Pedal na Estrada segue páginas de diário, milhares de fotos e centenas de vídeos, se rearranjam para virar palestras, exposições e um livro sobre esta aventura.
22. Blog do Argus Caruso
Argus Caruso Saturnino nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1974. Formou-se em arquitetura pela UFMG em 2000 e trabalhou em escritórios no Brasil, Espanha e Bélgica.
Antes da volta ao mundo de bicicleta, rodou pela Europa, África e o Atlântico velejando. Ele conta todas as suas aventuras e dá dicas de viagem no Blog do Argus Caruso.
Conhece pessoas que deram a volta ao mundo?
Claro que existem muitos outras pessoas que deram a volta ao mundo, muitos deles provavelmente com blogs pessoais que não consegui encontrar. Esses 22 que listei até agora, certamente possuem informação suficiente para quem ainda está planejando seu roteiro.
Tantos outros viajantes fizeram incríveis jornadas, mas os registros estão apenas em fotos e certamente em suas lembranças.
Conhece algum brasileiro que deu a volta ao mundo? Teve essa chance? Gostaria de recomendar pessoas que deram a volta ao mundo? Deixe suas dicas e comentários!
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *