7 benefícios para a carreira depois de temporada no exterior

por Guilherme Tetamanti

7 benefícios para a carreira depois de temporada no exterior

Esses dias fui a um evento sobre intercâmbio para estudar inglês no exterior. Não que eu tenha 100% de interesse nisso, pois já tive a chance de passar mais de uma temporada fora do Brasil. Falo bem espanhol e inglês. Contudo, gosto de viver esse mundo, conversar com as pessoas, ajudar.

Conversei com alguns casais, solteiros, gente mais jovem e outros com idade acima dos 30-40 anos. Claro que ouvi diversos tipos de dúvidas: é fácil arrumar emprego, existe preconceito com brasileiros, demora para se adaptar? Cada um tinha sua preocupação, mas uma delas foi quase uma unanimidade: o intercâmbio é bom para minha carreira, conseguirei voltar para o mercado de trabalho quando voltar para o Brasil?

Voltei pra casa pensando nisso, e confesso que até agora ainda não acredito que as pessoas ainda não acreditam verdadeiramente nos benefícios de uma temporada fora do Brasil. É verdade que não é uma decisão fácil, é preciso planejar, temos medo de perder o emprego num momento tão difícil do Brasil. Porém, a vivência de um período sabático, intercâmbio no exterior, sem dúvida alguma será um diferencial para qualquer profissional.

Para te tranquilizar a tomar essa decisão, em parceria com a Education First, maior instituição de educação internacional do mundo, separei 7 benefícios que uma temporada no exterior pode trazer para sua carreira. E porque não dizer para a vida pessoal?

 

1) Incentivar a criatividade

Benefícios profissionais de uma temporada no exterior

Isso mesmo, viajar incentiva a criatividade, inspira e possibilita que novas ideias surjam a cada dia em nossas cabeças. Não seria diferente, afinal apenas o fato de sair da rotina habitual, já nos dá a chance de ter contato com um universo totalmente diferente.

Pouco importa se é uma simples viagem, mochilão, intercâmbio de idiomas ou algum curso específico. O fato é que conhecer pessoas que vivem outras realidades, mas naquele momento possuem um objetivo em comum, nos proporciona enxergar os mesmos problemas, por uma nova perspectiva.

 

2) Aprender – de fato – outro idioma

É verdade que nunca frequentei escolas de inglês, mas conheço muita gente que passou a vida estudando. No meu caso, aprendi um pouco no ensino médio e fui auto-didata, aprendi em casa mesmo. Mas tínhamos algo em comum: travar na conversação.

Isso mudou quando dei a cara a tapa e decidi passar uma temporada no exterior. Primeiro na Espanha, onde morei por 7 meses para estudar espanhol e viajar. Facilmente saí de um “portunhol” tosco, para fluência no idioma.

Depois fui para San Diego, nos Estados Unidos, passar dois meses estudando inglês antes de partir para minha volta ao mundo. Foi nesse período que consegui finalmente me soltar, depois de tanto tempo somente em cima dos livros.

 

3) Capacidade de relacionamento

Eu que já viajei muitas vezes sozinho, sei o quanto é importante ter alguém para conversar, compartilhar histórias e momentos. É natural, o ser humano tem a necessidade de se comunicar, falar sobre seus sentimentos, conquistas, decepções. Claro que ao cair na estrada somente com sua companhia, essa característica ficará mais evidente, pois sua capacidade de conhecer novas pessoas será ainda maior. Realmente sair da zona de conforto!

Por outro lado, ir com um parceiro, namorado, esposa ou mesmo um amigo, pode te deixar mais confortável e a experiência será um pouco diferente. Existem prós e contras em ambas as situações, e na minha opinião, o ideal mesmo é ter a chance de vivenciar as duas realidades.

 

4) Ampliar sua visão de mundo

Vantagens de estudar no exterior

Você irá se relacionar com pessoas de diferentes nacionalidades, independente do país que escolher para morar/visitar. Obviamente, se escolher morar numa casa de família durante um intercâmbio de inglês, terá contato diário com gente local. Porém, na escola certamente fará amigos ao redor do mundo.

Esse convívio com gente que cresceu com costumes totalmente diferentes dos seus, te fará refletir sobre sua própria realidade. Imagine conhecer alguém da África do Sul, que viu de perto o regime do Apartheid. Ou então um francês, que não entende como é possível um palhaço ser eleito deputado federal. Toda essa troca de informações nos faz pensar, e muito!

   

 

5) Combinatividade

É a capacidade de combinar duas ou mais ideias, pensamentos, com o objetivo de criar sua própria teoria. Ao se aproximar de tantas pessoas e situações diferentes, você naturalmente terá a capacidade de ligar os pontos, pensar em diferentes hipóteses para um determinado problema ou necessidade que apareça em sua vida.

Evidentemente é preciso estar aberto para isso, ter a consciência de que a oportunidade de morar e/ou viajar para o exterior, pode ser muito mais do que aprender um idioma, ou simplesmente fazer turismo.

Acredito que você está no caminho certo, pois teve a curiosidade para pesquisar sobre esse assunto e tem a preocupação em planejar sua volta ao Brasil, caso isso aconteça!

 

6) Responsabilidade

Não sei qual a sua idade, perfil ou se realmente está planejando um período no exterior. O que é sei, é que a cultura do brasileiro é sair da casa dos pais quando se casa, entra em uma faculdade em outra cidade, ou vai morar no exterior. Eu mesmo saí aos 25 anos quando fui morar na Espanha, e conheço uma infinidade de gente que passou por isso.

Em muitos países da Europa, Estados Unidos, Austrália e muitos outros, é bem diferente. Após completar 18 anos e assumir a maioridade, os jovens saem da casa dos pais, é natural. A maturidade vem mais cedo!

Pode parecer pouco, mas o simples fato de ter que ir ao supermercado, lavar as próprias roupas e limpar a casa, acaba propiciando um senso de responsabilidade nas pessoas. Isso, na minha opinião, afeta positivamente outras áreas da vida, tanto pessoal quanto profissional.

 

7) Empreendedorismo

Cada um tem seu perfil. Pode ser você ame o que faça, e queria ter uma experiência fora do Brasil para realizar um sonho, evoluir como pessoa, para voltar com todo o gás para trabalhar em sua área de trabalho. Conheço um montão de gente assim!

Contudo, ficar um tempo no exterior é uma excelente oportunidade de exercitar o ócio criativo, ou seja, utilizar seu tempo livre para criar e desenvolver ideias. Como você acha que me tornei um nômade digital?

O que quero dizer, é que viajar e ter um tempo para si mesmo, é o melhor cenário para limpar a mente e conseguir enxergar seu potencial. E quem sabe, ter a chance de criar um negócio para trabalhar com aquilo que você realmente ama.

 

   

Benefícios de uma temporada no exterior

Para mim é realmente difícil, diria impossível, não tomar partido para o lado dos viajantes. Afinal, foi a partir das minhas viagens que descobri o que gosto de fazer, e consegui transformar minha carreira profissional. Nem tudo são flores, existem vantagens e desvantagens, mas se no final um período sabático terá valido a pena ou não, somente você poderá dizer.

É verdade que a opinião de pessoas mais experientes nos ajudam a escolher o caminho, mas nada substitui nossa bagagem, quando sentimos na pele alguma situação. O que precisamos realmente fazer, é pesquisar muito para não errar na escolha do intercâmbio.

Se você ainda não conhece, a Education First tem lhe oferece 50 anos de experiência em intercâmbios, por isso, é a maior instituição de educação internacional do mundo. São diversas opções de cursos no exterior para todas as idades e níveis de idiomas.

O que mais gostei de saber é que a EF não é uma agência de intercâmbio, mas a própria escola de intercâmbio. Isso quer dizer, que você estudará em uma escola na qual os professores e diretores são funcionários da própria EF. Por esta razão, seu suporte é garantido tanto no Brasil quanto no exterior!

 

E aí, você realmente acha que as portas estarão fechadas quando você retornar para o mercado de trabalho no Brasil?

Deixe sua opinião abaixo!

Até + !!!

artigo-patrocinado-blogs-de-viagem

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *