9 dicas para tirar fotos viajando sozinho pelo mundo

9 dicas para tirar fotos viajando sozinho pelo mundo

Viajar sozinho é algo libertador e uma atitude de independência. Pensando nisso, trago aqui várias dicas para que você aproveite essa experiência. Entre as dicas, destaco uma bem comum: como tirar boas fotos viajando sozinho?

A falta de companhia para realizar uma boa viagem já não impede que a maioria de nós possamos passear pelo mundo – inclusive, neste artigo quero que você perceba que uma companhia não é necessária para que você viva suas aventuras.

Entretanto, para muitas pessoas, ainda é uma decisão que parece arriscada, complicada e solitária. Isso tudo porque somos acostumados a pensar que as coisas só funcionam se estivermos acompanhados. Isso faz com que a gente se esqueça de que nós mesmos somos a nossa melhor companhia.

E, sim, somos capazes de nos virar sozinhos. É possível e fácil ter momentos incríveis estando só em viagens, afinal, todas as decisões estarão sob o seu controle e você pode fazer tudo do seu jeito, no seu tempo, sem depender da opinião dos outros!

Por isso, veja abaixo tudo o que há de mais necessário para transformar esse desejo de viajar sozinho em realidade. Pegue um bloquinho ou seu celular e anote as dicas de como tirar boas fotos viajando sozinho, além de destinos para sua aventura.

Planeje sua viagem => Seguro viagem

Melhores ofertas de hotéis pelo mundo »

 

Como tirar fotos viajando sozinho

  1. Pesquise bons exemplos de selfies
  2. Pesquise bons exemplos de fotos de viagem no geral
  3. Use um “pau de selfie”
  4. Leve um tripé
  5. Câmeras GoPro são muito úteis
  6. Peça para alguém tirar a foto
  7. Melhor câmera para levar na viagem sozinho
  8. Lugares para viajar sozinho
  9. Vantagens e Desvantagens de viajar sozinho

Uma das principais questões quando se está viajando sozinho(a) é: quem vai tirar as minhas fotos? A resposta é bem simples: você mesmo, ué!

Há inúmeras técnicas para fazer lindas fotos sem precisar de ninguém para tirar fotos viajando sozinho! Se para algumas pessoas compartilhar fotos parece uma bobagem, para outros é um ponto fundamental da viagem.

fotos viajando sozinho
Tire boas fotos viajando sozinho.

Além de dar aquela movimentada nas redes sociais, elas são importantes para guardar as memórias. Eu me encaixo no grupo que acha que as fotos são importantes, por isso vim aqui de dar essas dicas.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios pelo mundo »

 

Dicas para boas fotos viajando sozinho

1. Pesquise bons exemplos de selfies

fotos viajando sozinho selfie
Pesquise selfies bacanas.

O primeiro e essencial passo na hora de pensar em fotos viajando sozinho é ter boas referências. A internet está literalmente repleta de fotos de viagens de pessoas sozinhas em vários locais do mundo.

Por isso, é sempre bom pesquisar em sites de buscas de imagens e blogs exemplos fotos dos pontos turísticos que você conhecerá.

Dica: O Instagram tem a opção de mostrar a localização da foto? Você pode usar essa ferramenta a seu favor. Pesquise o local e veja quais são as fotos que estão postando por lá. Assim, você verá muitos bons exemplos de selfies.

Isso pode te ajudar bastante na hora de pensar poses, ângulos, locais legais para fotos e até mesmo referências de looks que combinam com os locais que você quer ir.

Afinal, quando a gente tem uma boa alusão de como as pessoas costumam se fotografar nas viagens, as ideias vão surgindo a partir disso.

Mas cuidado, buscar bons exemplos e referências pode fazer com que você queira “copiar” a foto dos outros. Isso não é um problema, na verdade, mas outras pessoas podem começar a comparar. Então use as referências com moderação e aposte sempre na sua criatividade também!

Como usar => Internet fora do Brasil

 

2. Pesquise bons exemplos de fotos de viagem no geral

fotos viajando sozinho dicas
E também fotos de viagem em geral.

Ainda de acordo com o primeiro tópico de fotos viajando sozinho: não pesquise apenas por selfies em viagens, mas por fotos no geral. Isso porque mesmo viajando sozinho(a), ainda é possível tirar fotos “clássicas” que não são autorretratos.

Mas para que você saiba isso e reproduza a foto, é preciso pesquisar para conhecer quais fotos são essas. Os sites que indico para “estudar” fotos de viagens são o Instagram e o Pinterest.

Eles possuem inúmeras referências e tenho certeza que você vai se sentir mais inspirado(a) quando começar a pesquisa.

Com a mente cheia de boas referências, as próximas dicas vão te ajudar a conseguir todas as fotos que você quer. Seja selfie ou até fotos à distância, não se preocupe, é possível conseguir qualquer foto viajando sozinho!

Fotos => Maravilhas naturais do mundo

 

3. Use um “pau de selfie”

fotos viajando sozinho pau de selfie
“Pau de selfie” é muito útil em fotos sozinho ou com amigos que fará.

Os bastões extensores (conhecidos popularmente como “pau de selfie” ou “bastão de selfie”) são essenciais para muitas viagens sozinho. Eles são ótimos para fazer vídeos e fotos de paisagens, por exemplo.

Além disso, não ocupam muito espaço e são relativamente baratos, até mesmo os profissionais. Quando houve o “boom” dos paus de selfie, eles acabaram sendo taxados como algo brega, mas isso ocorre com quase tudo que fica famoso.

Hoje em dia, fazer fotos e vídeos usando pau de selfie só faz os registros da viagem ficarem mais interessantes! Aproveite essa ferramenta para suas fotos viajando sozinho ou com os amigos que fará.

Incrível => Estádios de Futebol mais bonitos do mundo

 

4. Leve um tripé

fotos viajando sozinho tripe
Outro equipamento útil é o tripé.

Quando a gente pensa em um tripé, já imaginamos aquele trambolho enorme para apoiar câmeras grandonas e pesadas. Que engano!

Hoje em dia já existem diversos tipos de tripés, inclusive para fazer fotos viajando sozinho. Sim, tripés pequenos, leves, exclusivos para colocar o celular e fazer fotos incríveis.

Além do mais, existem vários modelos de tripé além desses que você apoia sobre uma superfície e pronto. Hoje em dia, você encontra vários modelos de tripés maleáveis.

Com eles, você pode, por exemplo, pendurar, grudar ou “enganchar” em janelas, árvores, etc. Isso estimula e possibilita ainda mais a criatividade na hora de se fotografar.

O único cuidado é que devemos ter são em locais onde há risco de furto. É sempre bom não se afastar muito do tripé e da câmera na hora de tirar fotos em lugares muito movimentados.

Sem carne => Restaurantes vegetarianos no mundo

 

5. Câmeras GoPro são muito úteis

fotos viajando sozinho gopro
Câmeras do tipo GoPro são a nova “moda” em viagens.

As câmeras do tipo GoPro são uma ótima aquisição para quem gosta de viajar e tirar fotos viajando sozinho (ou mesmo acompanhado).

São muito práticas, pequenas, a prova d’água (a maioria) e possuem uma infinidade de acessórios que vão te ajudar a tirar fotos sozinho(a), não importa a ocasião.

Além disso, se você é uma pessoa mais “desconfiada” como eu, uma GoPro é ótima para não chamar muita atenção. Elas são pequeninhas, tem estojos pequenos também e a qualidade das fotos geralmente é muito boa.

Diferente => Lugares místicos do mundo

 

6. Peça para alguém tirar a foto

fotos viajando na estrada
Se precisar, peça para alguém tirar sua foto.

Ok que a ideia é ser independente na hora de fazer fotos viajando sozinho, mas isso não quer dizer que você não pode pedir a alguém para fazer isso algumas vezes. Por isso, vou te dar algumas dicas para esse caso:

  1. Não entregue seu celular/câmera a qualquer pessoa: Aposte em alguém que esteja em grupo ou em família. Seja educado(a) e sempre diga “com licença”, “por gentileza” e “obrigado” no idioma da pessoa a quem você está pedindo o favor.
  2. Peça para quem também está tirando fotos: Um bom “alvo” para o seu pedido são outros turistas que estão tirando fotos também. Vocês inclusive podem se oferecer para trocar o favor: você tira fotos dele(a) e ele(a) tira fotos suas!
  3. Faça amizades onde você está hospedado(a): Se o seu hotel, pousada ou hostel tem uma área em comum onde você pode conversar com outras pessoas hospedadas, isso é um bom jeito de fazer amizades que possam te acompanhar nos passeios e eventualmente tirar suas fotos.
  4. Já deixe a câmera pronta para quem for tirar a foto: Quando encontrar uma pessoa confiável para tirar sua foto, entregue sua câmera pronta, para que a pessoa em questão só “bata” a foto, sem ter dificuldade com o seu dispositivo.
  5. Use o Time Lapse ou Multiple Shots: Essa é uma função da câmera que, invés de tirar uma única foto, tira várias. É bom usar essa técnica porque você não sabe se a pessoa sabe fazer uma foto boa, então se tirar várias, a chance de pelo menos uma ficar legal é bem maior.

Tudo sobre => Chip internacional

 

Melhor câmera para levar na viagem

fotos viajando sozinho camera
Melhor câmera para viagem.

Uma dúvida pertinente é sobre o equipamento necessário para fazer boas fotos viajando sozinho, em especial, qual câmera levar.

Mas, é bom entender que os critérios para uma boa câmera para uma viagem sozinho(a) são diferentes dos usados para uma viagem com companhia(s) que podem nos fotografar.

Por isso, eu vou te indicar as câmeras para tirar fotos sozinho(a). Ambas são do tipo GoPro, veja:

 

Opção boa e barata de câmera para viajar

Uma das melhores e mais baratas opções de uma câmera muito boa para viagens sem companhia é a GoPro Hero 5 Black. Atualmente ela custa em torno de 1.200 reais, tem uma ótima imagem (para fotos e vídeos).

Além disso, possui um grande número de acessórios para viagem, como extensores e tripés, e é a prova d’água.

 

   

Melhor opção de câmera para viajar

Atualmente, a melhor opção de câmera pra viajar sozinho é também uma das mais recentes lançadas. A GoPro Hero 8 custa aproximadamente 2.300 reais, qualidade 4k de imagem para fotos e vídeos, é a prova de água e compatível com os acessórios comuns das GoPro.

Ambas as câmeras recomendadas são da mesma marca e de fácil uso. Em um dia você aprende a usá-las e já pode começar a pensar nas fotos da viagem!

Imperdível => Hotéis submersos

 

Lugares para viajar sozinho

fotos viajando sozinho destinos
Lugares para viajar sozinho.

A possibilidade de criar roteiros que te agradam completamente e a autonomia de fazer as coisas no seu tempo são dois fatores muito considerados na hora de fazer uma boa viagem sozinho(a).

Sendo assim, te indico alguns destinos interessantes nesse caso, onde você, com certeza, tirará belas fotos viajando sozinho.

Conheça => Maravilha do Mundo Antigo

 

Buenos Aires, Argentina

dicas da argentina
Buenos Aires.

Para quem quer viajar para o exterior sozinho(a) pela primeira vez, um bom destino para começar é Buenos Aires, na Argentina.

A capital argentina é economicamente vantajosa para se viajar só, há muitos brasileiros por lá que podem te ajudar caso haja necessidade, e tem muita programação e coisas para fazer. Aproveite e já veja os principais pontos turísticos de Buenos Aires.

É um destino rico em pontos turísticos, atividades de lazer e que agrada muitos públicos, já que é um dos polos turísticos da América do Sul. A cidade é linda e para conhecê-la você pode alugar uma bicicleta em Buenos Aires.

Quem gosta de arquitetura, gastronomia, sair à noite, ver shows e coisas desse tipo vai adorar a cidade, inclusive, conheça mais da vida noturna em Buenos Aires.

Opções => Onde ficar em Buenos Aires

 

Lisboa, Portugal

dicas de Portugal
Lisboa.

A capital portuguesa também entra na lista de destinos para viajar sozinho. Por lá, onde também se fala o idioma português (com algumas alterações em relação ao nosso português), vai ser muito mais fácil se organizar na cidade.

Lisboa é uma boa cidade para ter as primeiras experiências sozinho(a) na Europa. É um destino rico em atividades culturais, museus e locais históricos.

Isso faz com que você tenha muitas coisas para fazer por lá. Afinal, o tédio é um vilão quando se está só em uma viagem.

Veja neste artigo os principais pontos turísticos de Lisboa e, neste outro, quais os passeios imperdíveis em Lisboa.  E, se tiver tempo, estique seu roteiro para cidades perto de Lisboa.

Imperdível => Melhores passeios em Portugal

 

Nova York, Estados Unidos

dicas dos eua
Nova York.

Eu indico Nova York para viajar só, mas com algumas ressalvas. Em primeiro lugar, é ótima porque SEMPRE vai ter algo para você fazer nesta cidade dos Estados Unidos. É, talvez, a cidade que mais tem coisas para fazer na América do Norte.

O ponto negativo é que é uma cidade um pouco perigosa e lotada, onde novatos de viagem sozinhos podem acabar se colocando em riscos bobos. Eu realmente indico a cidade para passear sem companhia, desde que você tenha cuidado.

Principalmente na hora de pegar transportes públicos como o  metrô de Nova York para conhecer os pontos turísticos de Nova York ou os melhores parques de Nova York.

Mas, se você tiver atenção, a cidade logo vira um enorme leque de diversão e dá para aproveitar todas as coisas legais que a “Grande Maçã” tem para oferecer como algumas das atrações gratuitas em Nova York.

Pesquise => Onde ficar em Nova York

 

Florianópolis, Santa Catarina

dicas de santa catarina
Floripa.

No Brasil, um destino interessante para viajar sem companhia é Florianópolis, em  Santa Catarina. O motivo é bem simples: muitas praias, belas paisagens, programas para fazer e uma noite agitada para quem gosta de sair.

Para ajudar na organização do seu roteiro, veja os pontos turísticos de Florianópolis e faça passeios imperdíveis como o tour pelas praias de Florianópolis ou uma aventura com trilha, rapel e escalada em Florianópolis.

Hotéis => Onde ficar em Florianópolis

 

Ouro Preto, Minas Gerais

dicas do brasil
Ouro Preto.

Mas se você quer uma experiência mais calma na sua primeira viagem sem companhia, o melhor destino é Ouro Preto, em  Minas Gerais.

Uma cidade histórica, cheia de belezas naturais e atividades culturais, uma gastronomia de dar água na boca e muita tranquilidade.

É um ótimo destino para quem gosta de passear e tirar fotos. Além da própria Ouro Preto, existem várias outras cidades históricas ao redor, onde você pode sair e conhecer mais coisas.

Apesar de muito tranquila, Ouro Preto é rica em coisas para se fazer, o que não lhe deixará com a sensação de tédio e solidão. Veja o que fazer em Ouro Preto.

Top => Hotéis em Ouro Preto

 

   

Vantagens e desvantagens de viajar sozinho

fotos viajando sozinho vantagem
Como tudo na vida, viajar sozinho possui pontos positivos e negativos.

Viajar sozinho possui pontos positivos e negativos, assim como tudo na vida, inclusive na hora de tirar fotos viajando sozinho.

Eu, particularmente, adoro viajar só porque me sinto livre para fazer os roteiros que quero do jeito que quero.

Por outro lado, estaria mentindo para você se dissesse que tudo são mil maravilhas. Então, veja abaixo as vantagens e desvantagens de viajar sozinho!

 

Vantagens de viajar só

como fazer um roteiro de viagem sozinho
Controlar seu roteiro é a principal vantagem.

Em primeiro lugar, é a sensação de independência de ter tudo sob o seu controle. Você vai decidir seu roteiro sozinho(a), quais fotos viajando sozinho irá tirar e, se quiser mudar os planos, isso também não será problema.

Você pode fazer literalmente do seu jeito, sem ficar se preocupando com a vontade de terceiros. Por exemplo, se você amou um restaurante específico e sentiu vontade de comer lá de novo, você simplesmente vai.

Não precisará ouvir “ah, mas a gente já foi, vamos para um lugar diferente”. E, se não quiser sair, só ficar no hotel assistindo TV, tudo bem!

Contudo, acho que a maior vantagem mesmo é você planejar a viagem totalmente com a sua cara e os seus gostos. Para muitos, isso parece não fazer tanta diferença, mas é um ponto crucial, na verdade.

Se é você é uma pessoa que gosta de museus, pode fazê-los seus principais pontos no passeio. Ou ainda se você gosta de gastronomia, parques, atividades radicais, entre outros.

É bem difícil encontrar companhia de viagem que queria fazer exatamente as mesmas coisas que a gente. Viajar sozinho(a) te dá o gosto de dizer “eu fiz o que eu queria fazer”.

Maravilhosos => Monumentos mais famosos do mundo

 

Desvantagens de viajar só

fotos viajando sozinho desvantagem
Solidão e tédio podem aparecer como desvantagem.

A principal desvantagem é situacional, para ser sincero. É quando você fica mais dias que o necessário em um único lugar, sente que já aproveitou o que tinha ali, acabaram as boas fotos viajando sozinho e, nos dias seguintes, bate o tédio e a solidão.

Isso pode ser um momento bem chatinho durante a viagem. Então, se for fazer um roteiro com mais de uma cidade, estude os dias necessários para aproveitar bem e evitar passar por essa situação. Para evitar isso, veja alternativas para viajar sozinho.

Outra parte negativa de viajar só é que não vai ter ninguém para dividir as despesas.

Você precisar se organizar muito bem e com antecedência para que a viagem não se torne um rombo no seu orçamento. Não ter com quem deixar as coisas na hora de entrar no mar ou ir ao banheiro também é um problema.

Nesse caso o jeito é procurar alguém confiável para olhar seus pertences ou encontrar algum estabelecimento que ofereça esse tipo de serviço.

Em relação a perrengues de viagem (que sempre acontecem), como erro em reservas ou pequenos acidentes, é chato passar por eles sozinho, mas não é o fim do mundo. A maioria dos perrengues de viagem você consegue resolver sem companhia, basta dar uma respirada e ir em frente.

Conheça => Templos mais bonitos do mundo

 

Dicas para quem está viajando sozinho

dicas para viajar sozinho
Dicas para viajar sozinho.

Não existe um manual de instruções para viajar sozinho pela primeira vez, mas dei várias dicas de fotos viajando sozinho.

Tudo depende do tipo da viagem, do destino, da duração, etc. Contudo, há algumas dicas básicas que podem te ajudar muito e diminuir a chance de imprevistos. Confira:

 

  • Faça um seguro viagem: para mim essa é a melhor dica para quem viaja sozinho. Nem passa pela minha cabeça colocar os pés na estrada sem a garantia de uma cobertura. As razões você certamente já sabe: se é ruim adoecer ou se acidentar em casa, perto dos seus, imagina longe e só? Não dá! Acho até uma grande irresponsabilidade consigo mesmo. Nenhuma economia vale a transtorno!
  • Tenha internet no seu celular:  essa dica mudou as minhas experiências de viagem. Seríssimo! Não há comodidade maior do que ter um chip com internet ilimitada quando você está fora do Brasil. Dá para resolver e encontrar soluções para quase todos os perrengues que podem acontecer em uma trip solo.
  • Se hospede em locais estratégicos: Se você quer espaços mais reservados, um hotel é mais indicado. Já se a sua intenção é conhecer e interagir com outras pessoas, um hostel pode ser mais interessante. Além do mais, pense em locais geograficamente favoráveis para as coisas que você pretende fazer.
  • Leve dinheiro sobrando: Viajar com uma reserva de emergência é fundamental quando se está sozinho(a). Afinal, se algum imprevisto acontecer, você precisará estar assegurado de que há dinheiro para se virar. Use uma doleira para ficar mais seguro.
  • Evite levar muitas malas: Sozinho(a) é complicado ficar olhando diversas bagagens. Então, limite-se a viajar com menos coisas, de modo em que você possa estar sempre atento sobre os seus pertences. Essa dica vale principais para aeroportos e terminais de viagens.
  • Sempre informe parentes e amigos sobre a sua localização: Essa é uma medida de segurança importante. Informe sobre a sua localização atual e futura, onde você está se hospedando e quantos dias pretende ficar em cada local.
  • Leve comprovantes e cópia dos seus documentos: Eles são importantes no caso de perda dos documentos originais. Os comprovantes serão a sua garantia em caso de reservas erradas. Ande direto com seu passaporte em uma doleira, fora do Brasil.
  • Tire um dia para andar pela cidade: Indico que você separe um dos primeiros dias da viagem (senão o primeiro) para andar pela cidade, só andar, sem roteiros. Isso é ótimo para conversar com cidadãos locais e descobrir coisas legais para se fazer por lá.
  • Só maiores de idade podem viajar só: A lei permite apenas que maiores de 18 anos façam viagens desacompanhados. Jovens a partir de 12 anos até podem pegar voos sozinhos, desde que tenham em mãos uma autorização de pais ou responsável.

Tudo sobre => Primeiro aluguel de carro

 

Aventure-se e tire fotos viajando sozinho

Você é a sua melhor companhia, seja aqui ou em qualquer lugar no mundo. Essa filosofia nos encoraja a fazer as coisas que a gente quer sem depender de outras pessoas. E é uma sensação que só dá pra sentir fazendo!

Por isso, saiba que você é capaz de ir para onde quiser no mundo e aproveitar ao máximo tirando maravilhosas fotos viajando sozinho! Muitas pessoas fazem isso, o que é a prova de que você também pode se realmente quiser.

Sendo assim, não espere pelos outros na hora de fazer as malas e embarcar numa aventura pelo mundão! A vida é curta demais para dependermos dos outros para realizar o sonho de conhecer os lugares que a gente tem vontade!

Você já viajou sem companhia? Tirou fotos viajando sozinho? Conte como foi a experiência! Nos vemos nos próximos artigos!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Leo Vieira

ESCRITO POR

Leo Vieira

Leo Vieira, 25 anos, jornalista e produtor de conteúdo. Atua na área de Webjornalismo há 3 anos, com experiência também em TV, jornal impresso e revista. Adora ler, viajar, jogar videogames e ouvir música.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *