O que fazer em Ouro Preto e Mariana, MG em até 4 dias

O que fazer em Ouro Preto e Mariana, MG em até 4 dias

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Descobrir o que fazer em Ouro Preto, em Minas Gerais, é o primeiro passo para conhecer um dos destinos turísticos mais incríveis do país! Se você tem dúvidas se vale a pena conhecer Minas Gerais, este artigo vai acabar com todas elas agora.

Basta entender o que a cidade e também a vizinha Mariana têm de melhor para você inclui-las nas suas próximas férias, feriado ou final de semana. Para mim, são duas cidades imperdíveis no Brasil e elas estão a apenas 15km uma da outra!

Desde criança, quando estava nas intermináveis aulas de história no colégio, sempre ouvia falar sobre a importância histórica de Ouro Preto, local onde aconteceram importantes fatos da Inconfidência Mineira.

Parecia um lugar tão distante e mal eu sabia que a cidade fica a somente 97 km de Belo Horizonte, a 398 km do Rio de Janeiro e a 669 km de São Paulo. É uma distância acessível para se visitar! Porém, depois que me tornei um viciado em viagem, faço questão de conhecer a história de cada lugar.

E durante a viagem pela Estrada Real, importante circuito turístico, procurei saber mais sobre os prédios históricos, personalidades importantes e o melhor de Ouro Preto. Isso não foi difícil, pois grande parte das atrações da cidade têm alguma relação com o passado.

Há muita informação e grande parte dos guias são antepassados de escravos e inconfidentes. É como se pudéssemos voltar no tempo, entende?

Conheça agora mais um pouco com essas dicas incríveis sobre o que fazer em Ouro Preto em 3 ou 4 dias e na vizinha Mariana. Apresento dicas para curtir muito os destinos de dia ou de noite, em família, casal ou sozinha e as melhores atrações históricas e em meio à natureza. Confira!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Ouro Preto e Mariana

Melhor seguro viagem para contratar no Brasil »

O que visitar em Ouro Preto: 10 principais pontos turísticos

Há tantas coisas legais para fazer em Ouro Preto, que mesmo visitando a cidade diversas vezes seria quase impossível conhecer tudo. Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares onde ir pela primeira vez na cidade e um bônus com dois atrativos de Mariana, te ajudando a organizar tudo o que fazer em Ouro Preto:

  • Museu da Inconfidência
  • Praça Tiradentes
  • Basílica Nossa Senhora do Pilar
  • Igreja de São Francisco de Assis
  • Feirinha
  • Ladeiras
  • Cia Navegantes de Fantoche
  • Museu Aleijadinho
  • Casa dos Contos
  • Carnaval
  • Mina de Passagem (Mariana)
  • Igrejas gêmeas (Mariana)

Museu da Inconfidência

O que fazer em Ouro Preto
Fachada do Museu da Inconfidência.

Dedicado à preservação da memória desse movimento pela Independência do Brasil que não teve sucesso, o Museu da Inconfidência Mineira está bem no Centro e pode ser incluído em um tour privado na cidade.

Concluído em 1846 e inaugurado somente em 1944, ele foi instalado em prédios históricos como a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica. O museu foi todo reorganizado pelo conservador-chefe do Museu do Louvre, para garantir uma melhor experiência aos visitantes.

Trata-se de um museu que  também preserva a arte barroca, tão importante para a construção da identidade cultural brasileira. Ele é composto por dois andares e um relógio no topo, com esculturas externas que representam as virtudes, como a temperança, a justiça, a prudência e a fortaleza.

Em seu acervo, você poderá ver de perto os documentos importantes para a época, objetos portugueses da era da colonização, salas com exposições do museu de arte sacra como homenagens a Aleijadinho no segundo andar e, claro, o panteão dos inconfidentes.

O local ainda possuí dois anexos: a Sala Manuel da Costa Ataíde, ao lado do museu, é um auditório onde ocorrem algumas exposições temporárias; já a Casa do Pilar, na Rua do Pilar, é utilizada como centro de pesquisa e abriga parte do arquivo histórico da propriedade.

Lembrando que não é permitido fazer filmagens ou fotografia dentro do museu.

Passeios e tours para o Museu da Inconfidência

Praça Tiradentes

Dicas sobre o que fazer em Ouro Preto
Praça Tiradentes sendo montada para campanha política.

A Praça Tiradentes é o marco histórico da cidade, onde a cabeça do mártir da independência, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi exposta em 1792, quando a cidade ainda se chamava Vila Rica.


Vai viajar e precisa alugar um carro com os melhores preços?


Utilize o comparador de preços da Rentcars, encontre as melhores ofertas e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.


Esse espaço ficou conhecido como “solo dos inconfidentes” e passou a ser palco dos políticos mineiros, que começam sempre suas campanhas em palanques montados nessa praça.

Por sua localização, inclusive sendo endereço do Museu da Inconfidência, é aqui onde começa a visita do tour de jardineira; muito por isso, é normal que a maioria das fotos tiradas pelo turistas na cidade é justamente na praça.

Em um dos prédios que compõe o conjunto arquitetônico da cidade, funciona o Centro Cultural, ponto de informação turística oficial onde você poderá contratar um guia turístico.

Tivemos a sorte de encontrar o Afonso, que cobrava 160 reais por dia de passeio; trata-se de um guia que entende como ninguém a história de Ouro Preto, por ser descendente de escravos da época da revolução. Tenho certeza que você terá um excelente guia para te ajudar também!

Passeios e tours para Praça Tiradentes

Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Passeios em Ouro Preto
Igreja Nossa Senhora do Pilar possui itens em outo na sua construção.

Conhecida por ser a segunda igreja mais rica do Brasil, devido às suas esculturas em ouro (que tem mais de 400 kg do metal), a Igreja Nossa Senhora do Pilar teve seu teto pintado pelo pai de Aleijadinho, famoso artista mineiro.

Trata-se de uma das edificações católicas mais conhecidas entre as que foram erguidas durante o ciclo do ouro. Ela foi construída em torno de uma capela erguida por volta de 1700 e ampliada em 1712 com recursos dos devotos.

A igreja recebeu o status de Basílica, conferido pelo Papa, por meio de uma decreto da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, devido ao seu destaque histórico, artístico e religioso.

Para visita-la durante um tour por Ouro Preto é só prestar atenção às vestes, afinal se trata de um ambiente sacro e que deve ser respeitado.

Passeios e tours para Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Igreja de São Francisco de Assis

Pontos turísticos de Ouro Preto
Igreja de São Francisco de Assis é uma das mais importantes de Minas Gerais.

Classificada em 2009 como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, a Igreja de São Francisco foi construída em estilo rococó, uma evolução do barroco mineiro, numa fase onde o ouro já não era tão abundante, decorada com mais simplicidade.

Ela está localizada bem na frente da feirinha de artesanato da cidade e para a casa de Thomas Antônio Gonzaga; sendo assim vale muito a pena incluí-la no seu roteiro, afinal é possível ser conhecida em uma visita rápida ou incluí-la durante o tour de jardineira.

Quanto a arquitetura da igreja, o destaque vai para o teto da nave central com pinturas do Mestre Ataíde; preste atenção também na escultura de coroamento na porta principal e no lavabo, ambos esculpidos por Aleijadinho, o entalhador, escultor e arquiteto nascido em Ouro Preto e estimado no Brasil inteiro.

Passeios e tours para o Igreja de São Francisco de Assis

Feirinha de Ouro Preto

Melhores dicas de viagem para Ouro Preto
Famosa feirinha de artesanato em pedra-sabão.

A feirinha de artesanato em pedra-sabão, já tradicional em Ouro Preto, é considerada uma parada obrigatória para conhecer mais sobre o meio de vida de parte da população local.

Trata-se uma boa dica sobre o que fazer na segunda-feira, por exemplo. Essa tradição nasceu provavelmente pelo interesse dos turistas em levar lembranças da terra de Aleijadinho, que fazia muitas de suas obras nesse tipo de pedra.

Se você se pergunta o que comprar, saiba que na feira são vendidos artesanatos, tabuleiros de jogos, esculturas, relógios e vasos em pedra sabão, além de camisetas, cartões-postais e outros souvenirs da cidade.

Visitar esse comércio é uma ótima oportunidade para valorizar os artistas locais e presentear com algo tão genuinamente mineiro.

Passeios e tours para a Feirinha

Ladeiras de Ouro Preto

Uma das famosas ladeiras de Ouro Preto
As famosas ladeiras como cartões-postais da cidade.

Marca característica da cidade, as ladeiras de Ouro Preto são marcos turísticos da cidade, com suas incontáveis descidas e subidas, que devem ser exploradas a pé. Para melhor mobilidade das pessoas, algumas delas contam com degraus; mas a maioria não.

Por estar sempre rodeada de locais e turistas, nessas ruas você encontrará restaurantes, museus, prédios históricos e descobrir bastante sobre o dia a dia da população local. Você ainda pode, inclusive, conhecer outras igrejas de Ouro Preto ao caminhar pela ladeiras.

A Igreja Matriz de Santa Efigênia fica em uma ladeira a esquerda da Praça Tiradentes, sendo pouco explorada por visitantes; já para conhecer a Igreja de São José é preciso encarar várias subidas para chegar até ela. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na Praça Antônio Dias, é outro lugar muito interessante para se visitar.

Outro lugar interessante para conhecer é o Museu do Oratório, instalado em um casarão de três andares no adro da Igreja do Carmo, onde morou Aleijadinho e hoje são expostas peças importantes de pintura, vestuário e objetos de costumes da época.

Se você ainda não se apaixonou pela cidade, essa é a hora! As ladeiras nos fazem voltar no tempo e imaginar como deveria ser a vida nessa cidade durante o Brasil colonial. Tantas histórias, vidas, amores, revoluções!

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendo de olhos fechados esses passeios da Easy Travel Shop em Ouro Preto. Tenho certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

É uma delícia passar o tempo observando a arquitetura colonial preservada das fachadas das casas e apreciando toda a beleza local. Permita-se!

Passeios e tours para Ladeiras

Cia Navegante de Fantoches

Dicas de passeios em Mariana
Companhia Navegante de marionetes é um programa divertido na cidade.

A Cia Navegante é um teatro de fantoches criado em 1994, hoje baseado na cidade de Mariana. Seu diretor, o marionetista Catin Nardi, dedica-se totalmente a sua arte desde 1981, apresentando espetáculos em festivais, teatros e tv.

Ele teve tanto sucesso que produziu até a abertura da novela da Globo “As Filhas da Mãe” e participou também da série “Hoje é dia de Maria”.

Confesso que imaginava algo totalmente diferente, por ser uma peça de teatro tão infantil. Elas é sim voltada para crianças, mas fiquei fascinado ao ver a habilidade de Catin com seus marionetes, a integração entre homem e bonecos, cada um com suas características e personalidade.

Para quem fará uma viagem mais longa, o artista também organiza oficinas para o público, como para aprender a construir marionetes.

Trata-se de uma opção deslumbrante para quem viaja em família e com crianças. Se você viaja sempre com os pequenos, leia sobre a importância do seguro viagem infantil.

Passeios e tours para Cia Navegante de Fantoches

Museu Aleijadinho

O Museu Aleijadinho é dedicado à vida e obra do renomado escultor barroco Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho. O museu exibe algumas das obras-primas de Aleijadinho, incluindo esculturas em madeira e pedra-sabão, além de documentos e informações sobre sua biografia.

Os visitantes têm a oportunidade de apreciar a genialidade e o talento desse importante artista brasileiro, que contribuiu significativamente para a arquitetura e escultura barroca do país.

Passeios e tours para Museu Aleijadinho

Casa dos Contos

melhores passeios para fazer em Ouro Preto MG
Maquete do Museu Casa dos contos | Foto: Cecioka, via Wikimedia Commons.

A Casa dos Contos é um museu que ocupa um antigo prédio histórico conhecido como Casa da Moeda.

O museu conta a história econômica de Ouro Preto, abordando a mineração do ouro, a produção de moedas e as atividades financeiras da região durante o período colonial.

O acervo inclui exposições relacionadas à escravidão e à cultura africana, oferecendo uma perspectiva abrangente sobre a história e a sociedade da época.

Além disso, o prédio em si possui uma arquitetura interessante, com destaque para o seu pátio interno e suas características coloniais preservadas.

Passeios e tours para Casa dos Contos

Carnaval

Carnaval em Minas Gerais
Divirta-se nos badalados blocos espalhados pela cidade | Foto: site oficial.

Trata-se do lugar preferido dos universitários nesta época do ano, sejam eles mineiros ou vindos de diversos estados brasileiros. O ambiente da cidade é único, pois ela é repleta de ladeiras e construções históricas.

Definitivamente, trata-se de um dos melhores lugares para passar o Carnaval no Brasil. Os blocos de rua dominam os festejos na cidade, recebendo artistas importantes da música nacional: Bloco do Caixão (sábado), Bloco Cabrobró (domingo), Bloco da Praia (segunda) e o Bloco Chapado (terça).

Como não há aeroporto, portanto, para chegar até a cidade no Carnaval, é preciso desembarcar em Confins e de lá pegar um ônibus direto para a cidade; a distância é de 140 km.

Passeios e tours para Carnaval

Mina de Passagem (Mariana)

como visitar as minas de Mariana MG
Mina de Passagem fica em Mariana | Foto: Leandro Neumann Ciuffo, via Wikimedia Commons.

A Mina da Passagem é uma antiga mina de ouro localizada em Mariana. É considerada a maior mina de ouro aberta à visitação turística do mundo.

Os visitantes têm a oportunidade de explorar as galerias subterrâneas da mina, percorrendo trechos que chegam a 315 metros de profundidade.

Durante a excursão a Mariana, são apresentadas informações sobre a história da mineração na região, as técnicas utilizadas e as condições de trabalho dos mineradores.

Além disso, há um lago subterrâneo com águas cristalinas, onde é possível fazer um passeio de barco. A visita à Mina da Passagem oferece uma experiência única e fascinante sobre a história do ouro em Minas Gerais.

Passeios e tours para Mina de Passagem

Igrejas gêmeas (Mariana)

o que fazer em Mariana
Igrejas Gêmeas são um grande atrativo em Mariana | Foto: Wanderley Santos, via Wikimedia Commons.

Localizadas na Praça de Minas Gerais (uma das Sete Maravilhas da Estrada Real), as Igrejas gêmeas de Mariana foram construídas na mesma praça financiadas por famílias diferentes que brigavam para ver quem tinha mais prestígio. Você pode conhecê-las durante uma excursão a Ouro Preto e Mariana saindo de Belo Horizonte.

Bom, pelo menos essa é a lenda que corre por aqui e, apesar de não serem realmente gêmeas, são bastante parecidas. Saiba mais sobre as algumas cidades que fazem parte da Estrada Real.

A Igreja de São Francisco de Assis possui projeto arquitetônico de Aleijadinho e pinturas de Manuel da Costa Ataíde, dois dos mais importantes nomes da arte colonial brasileira.

Já a Igreja de Nossa Senhora do Carmo também foi construída no estilo barroco mineiro, com sua magnífica capela; assim fica difícil competir! Mas só em admirar essas duas magníficas construções nessa tradicional praça de Mariana, já vale a visita.

Passeios e tours para Igrejas Gêmeas

Quantos dias ficar em Ouro Preto

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando o que fazer em Ouro Preto. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pelo estado de Minas Gerais, visitar Ouro Preto é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar na cidade é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 3 dias, o ideal mesmo é organizar o que fazer em pelo menos 5 dias só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Há muito o que conhecer, ver e explorar, principalmente o Museu da Inconfidência, a Praça Tiradentes, as igrejas Nossa Senhora do Pilar e São Francisco de Assis, as ladeiras e mais. Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de coisas legais para fazer em Ouro Preto:

  • 1° dia: Centro Histórico (Praça Tiradentes, Igreja de São Francisco de Assis), Museu da Inconfidência, Casa dos Contos.
  • 2° dia: Mina de Passagem em Mariana, Museu Aleijadinho.
  • 3° dia: Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Igreja de Santa Efigênia dos Pretos, Museu do Oratório.
  • 4° dia: Parque Estadual do Itacolomi, Casa da Ópera (Teatro Municipal).

O que fazer em Ouro Preto em 1 dia

Considero 4 dias o período ideal para um roteiro em Ouro Preto, pois dessa forma é possível conhecer todos os pontos turísticos com calma, caminhar pelas ladeiras, provar as comidas típicas e interagir com este povo espetacular.

O que fazer em um dia em Ouro Preto? Diria que tour privado na cidade é o mais prático, afinal você pode focar nos atrativos principais, porém saiba que certamente você ficará com vontade de retornar o quanto antes!

Ouro Preto é uma cidade incrível! Cheia de história, tradição, mistérios e passeios emocionantes. Outrora a cidade mais populosa da América Latina nos anos 1700, hoje o destino é formidável para quem ama museus, igrejas, monumentos mas também para quem curte gastronomia e vida noturna.

Vamos a programação? Comece seu dia explorando a Praça Tiradentes e o Centro Histórico. Admire a arquitetura colonial, visite a Igreja de São Francisco de Assis.

Após o almoço, visite o Museu da Inconfidência, onde você pode aprender sobre a história da Inconfidência Mineira e apreciar as exposições relacionadas. Em seguida, faça uma visita à Casa dos Contos, que oferece um olhar sobre a economia e a cultura do período colonial.

Aproveite a noite para jantar em um dos restaurantes tradicionais da cidade e experimentar a culinária mineira.

Sugestões de passeios para o 1° dia

O que fazer em Ouro Preto em 2 dias

Para o segundo dia de viagem, vamos dar um pulo nos arredores em um tour por Mariana. Faça uma visita à Mina da Passagem, em Mariana. Explore as galerias subterrâneas, aprenda sobre a história da mineração e faça um passeio de barco no lago subterrâneo.

Após retornar de Mariana, visite o Museu Aleijadinho. Admire as obras de um dos maiores escultores do período barroco e conheça mais sobre sua vida e legado artístico.

Para a noite, explore o cenário cultural de Ouro Preto, assistindo a uma apresentação de música ou teatro em algum dos espaços culturais da cidade, como o Teatro Municipal.

Sugestões de passeios para o 2° dia

O que fazer em Ouro Preto em 3 dias

Chegando no terceiro dia de viagem, vamos explorar um pouco mais da cidade. Visite a Basílica de Nossa Senhora do Pilar e aprecie a riqueza de sua decoração interior. Não deixe de subir ao seu terraço para desfrutar de uma bela vista panorâmica de Ouro Preto.

À tarde, conheça a Igreja de Santa Efigênia dos Pretos, uma igreja construída por escravos no século XVIII. Em seguida, visite o Museu do Oratório, que exibe uma impressionante coleção de oratórios e objetos religiosos.

Feche o dia com um jantar em um dos restaurantes locais e aproveite para caminhar no Centro Histórico.

Sugestões de passeios para o 3° dia

O que fazer em Ouro Preto em 4 dias

No último dia de viagem em Ouro Preto, aproveite e faça um tour de jardineira. Em seguida, marque uma visita ao Parque Estadual do Itacolomi, localizado próximo a cidade. Desfrute de trilhas pela natureza, aprecie a vista panorâmica da região e conheça mais sobre a fauna e flora local.

À tarde, após almoçar, explore a Casa da Ópera (Teatro Municipal), um dos mais antigos teatros em funcionamento das Américas. Faça um tour pelo seu interior e aprenda sobre sua história.

Ou ainda faça um passeio para conhecer as cachoeiras de Itabirito, a cerca de 50km de Ouro Preto. Nessa opção, o passeio demora mais que a sugestão do Parque do Itacolomi, então não daria para visitar a Casa da Ópera.

Encerre sua estadia com uma refeição especial em um dos restaurantes que oferecem a típica culinária mineira.

Sugestões de passeios para o 4° dia

Quanto custam os ingressos em Ouro Preto?

O custo para fazer passeios em Ouro Preto depende do tipo de tour, da duração e do número de pessoas que fazem parte do seu grupo. Há tours guiados de bicicleta que permitem que você veja mais do que a pé, passeios de ônibus que o levam para ter uma visão geral da cidade e até passeios de barco para explorar de uma perspectiva diferente.

Se você quiser ir a pé, numa visita guiada conhecida como free walking tour, pagará menos do que se escolher uma excursão de ônibus ou bicicleta. Se você estiver viajando com sua família ou amigos, vale a pena reservar passeios particulares, para dividir os custos, ter mais privacidade e até flexibilidade na duração de cada ponto turístico.

Os preços das entradas para as atrações e passeios variam dependendo do tipo de passeio. Você pode encontrar grandes ofertas comprando online, por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão já fora do Brasil.

Dica: contrate um tour guiado para seu primeiro dia em Ouro Preto, pois um guia te contará sobre todos os lugares imperdíveis para visitar no restante da viagem. É uma ótima maneira de ter uma visão geral do lugar e reajustar alguns pontos no seu roteiro.

Onde e como comprar entradas sem pegar fila?

O ideal para organizar o roteiro em Ouro Preto é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais em Ouro Preto, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências para organizar o roteiro em Ouro Preto

O site da Civitatis é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Guias locais que fazem roteiros guiados em Ouro Preto

A melhor maneira de conhecer as melhores atrações durante seu roteiro em Ouro Preto, é fazendo uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar.

No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por profissionais que vivem na cidade há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor em Ouro Preto. Os melhores para incluir no roteiro são:

O que fazer em Ouro Preto com crianças

Escolher o que fazer em Ouro Preto com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como aproveitar a viagem com seus filhos, veja algumas sugestões de roteiros com crianças.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até atrações bastante procuradas, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

O que fazer em Ouro Preto e arredores

Você não precisa passar todo o seu tempo num lugar só. Há muitas coisas incríveis para conhecer num roteiro perto de Ouro Preto, basta planejar viagens bate-volta para explorar melhor a região.

É uma oportunidade incrível de ver os arredores da cidade e partes do país que são frequentemente esquecidas pelos turistas. Ideal se você estiver procurando algo diferente do que todos os outros estão fazendo. Veja essas dicas:

O que fazer em Ouro Preto sozinho

Ouro Preto é um bom lugar para quem viaja sozinho. E a melhor forma de curtir bastante a cidade é agendar passeios guiados. Essa também uma ótima oportunidade de fazer novas amizades e se integrar com a cultura local.

O que fazer em Ouro Preto no verão

Nada melhor do que aproveitar os dias mais quentes ao ar livre! E para descobrir o que fazer em Ouro Preto no verão, é só escolher aqueles passeios que aproveitam os dias de sol e as temperaturas agradáveis fazendo muitas coisas legais.

O que fazer em Ouro Preto com chuva

Para dias chuvosos em Ouro Preto o melhor a fazer é procurar lugares fechados que ofereçam abrigo da água, vento ou frio. Por isso, sugiro lugares para visitar super interessantes mesmo com chuva.

O que fazer em Ouro Preto com pouco dinheiro

Programar o que fazer em Ouro Preto com pouco dinheiro não é tão difícil assim. Existem passeios com descontos ou ofertas de tours que podem ser contratados antecipadamente e online. Os principais sites de atividades turísticas possuem promoções para você economizar.

Onde comer em Ouro Preto

Dicas de restaurantes em Ouro Preto
Contos de Réis é um restaurante tradicional da região.

Funcionando na senzala de um preservado casarão do século XVIII, o Restaurante Contos de Réis fica em uma tradicional ladeira.

Este local mantém duas das maiores características de Minas Gerais: o patrimônio arquitetônico barroco e a tradicional comida mineira, servida em panelas de pedra e deliciosos doces caseiros, que vem naqueles famosos tachos de cobre, acompanhados do inigualável queijo minas.

Os pratos típicos mais famosos do menu são: Frango com Quiabo, Feijão Tropeiro e Tutu de Feijão; eles custam a partir de 40 reais, mas há saladas e massas à la carte mais baratas.

Quem preferir, pode utilizar o self-service e se esbaldar em diversos tipos de opções de comidas locais saborosíssimas!

Mais restaurantes

  • Le Chalet Fondue & Bistrô: localizado na Rua Conde de Bobadela, o local é inspirado em um típico chalé suíço e traz pratos refinados da culinária europeia.
  • Tropea Cantina Armazem: situado na Rua Coronel Alves, o restaurante é especializado em culinária italiana e dispõe de uma decoração bem elegante.
  • Bené da Flauta: fica na Rua São Francisco de Assis e proporciona um lindo visual para os pontos turísticos da cidade. A casa apresenta um cardápio com frutos do mar e comida mineira; a adega também conta com vinhos espetaculares.

O que fazer em Ouro Preto à noite

Vida noturna em Ouro Preto
Ruas tranquilas no fim de noite.

Não é somente durante o Carnaval – marca registrada de Ouro Preto- que existe agitação na cidade!

Para quem gosta de vida noturna ou apenas sair para jantar e beber com os amigos, a cidade oferece diversas opções de bares e restaurantes, principalmente por ser uma cidade universitária, repleta de repúblicas estudantis e jovens muito animados.

O espírito de juventude pulsa pelas ruas da histórica e traz um contraste interessante para a cidade.

Por isso, mesmo que você não goste muito de curtir uma noitada durante as suas trips, aposte em um roteiro noturno em Ouro Preto, você não vai se arrepender!

Melhores bares

  • Porão Cervejaria: localizado na Rua Conde de Bobadela, no centro, este é um dos bares mais famosos da cidade. Ele vende cervejas típicas da região e porções deliciosas; tudo em um ambiente rústico muito bonito.
  • Bar Barroco: situado na Praça Prefeito Amadeu Barbosa, une características de um tradicional bar do interior mineiro com toda a animação da garotada que o frequenta. É um ótimo boteco para tomar uma cerveja e fazer novas amizades.
  • Dirceu Café Bar: fica do Largo Marília de Dirceu e é perfeito para sair para conversas e saborear um pão de queijo mineiro feito na hora! Esta é uma casa colonial decorada com requinte, perfeita para tomar um chopp ou um vinho.

Dicas finais sobre o que conhecer em Ouro Preto

Como você pôde perceber, trata-se de uma cidade histórica repleta de boa opções para uma viagem agradável, que pode ser feita em um bate-volta de Belo Horizonte ou então em férias ou feriados planejados para ser conhecida em detalhes.

Em uma viagem para Ouro Preto é possível fazer passeios legais que duram o dia todo, comer muito bem, admirar o melhor da arquitetura barroca nacional, aprender sobre a história do Brasil e ainda se divertir à noite.; ou seja não faltam razões para visitá-la!

Mariana, que fica a somente 15 km de distância, também merece sua atenção, pois conta com lindíssimas igrejas, casinhas bonitas e ainda uma atmosfera acolhedora.

Para garantir os passeios, reserve os ingressos antecipadamente. Com isso, é possível ter acesso a preços mais baixos, garantia de cancelamento, caso seja necessário, e ainda atendimento cordial.

Pra finalizar, leia o artigo sobre como conseguir o melhor preço no aluguel de carro em Belo Horizonte para você se deslocar para Ouro Preto e Mariana com praticidade e conforto.

Dúvidas frequentes

Quais são as melhores atrações de Ouro Preto?

São tantas coisas para fazer em Ouro Preto que fica quase impossível entrar em consenso sobre as melhores atrações. Porém, veja o que você não pode deixa de conhecer:
– Museu da Inconfidência
– Praça Tiradentes
– Basílica Nossa Senhora do Pilar
– Igreja de São Francisco de Assis
– Museu Aleijadinho
– Casa dos Contos

Quais são os melhores passeios em Ouro Preto?

Se você está procurando garantir que sua viagem a Ouro Preto não inclua apenas tirar fotos dos pontos turísticos, mas também algumas atividades divertidas que ajudarão a experimentar tudo o que a cidade tem a oferecer, então veja essas sugestões:
Tour privado por Ouro Preto
Tour por Ouro Preto
Tour por Ouro Preto e Mariana
Tour de jardineira

O que fazer em Ouro Preto ao ar livre?

Seja um passeio a pé, de barco, ônibus ou bicicleta, aproveitar atividades ao ar livre é essencial para curtir o melhor de Ouro Preto. Confira algumas dicas:
Tour pelo Pico do Itacolomi
Excursão às cachoeiras de Itabirito
Excursão ao Instituto Inhotim
Tour por Ouro Preto e Mariana

O que fazer em Ouro Preto nos dias chuvosos?

O que fazer com chuva em Ouro Preto é algo que você precisa descobrir caso o clima não colabore. Os melhores passeios para os dias chuvosos são:
Excursão a Tiradentes + passeio de trem Maria Fumaça
Tour de jardineira
Tour privado por Ouro Preto
Excursão a Ouro Preto e Mariana saindo de Belo Horizonte

O que fazer em Ouro Preto gastando pouco?

Existem tours para todos os bolsos em Ouro Preto. Veja as melhores atividades para fazer gastando pouco:
Tour de jardineira
Tour por Ouro Preto
Tour pelo Pico do Itacolomi
Excursão às cachoeiras de Itabirito

Vale a pena comprar passeios em Ouro Preto antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre o que fazer em Ouro Preto.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. solange
    Boa tarde! Mesmo com o que aconteceu em Mariana, continua tendo passeios até lá, inclusive de trem?
  2. Polly Batista
    Olá, Solange tem trem entre Ouro Preto e Mariana. Ele só não funciona quando chove muito na região. Obg.
  3. Patrícia
    Ouro Preto é uma cidade incrível! Muitos lugares para explorar e conhecer. Conheçam o Largo Marília de Dirceu, um dos largos mais charmosos da cidade e pouco explorado. Deu para tirar muitas fotos incríveis e conheci um restaurante/café espetacular, o Dirceu Café Bar. Lá também tem a única ponte no estilo romano da cidade.
  4. Rosélia Bernardes
    Oi Guilherme! Tudo bem contigo? Pelo que li aqui os guias ficam na praça central, certo? Caso eu esteja sem Cia para alguns passeios, é possível juntar-se a algum grupo para visitar os pontos turísticos?
  5. Guilherme Tetamanti
    Oi Rosélia, bem e por aí? Isso, tudo se concentra na praça central. Certamente será possível se juntar a algum grupo. Abraços
  6. Regina Rocha
    Estou planejando ir a Ouro Preto nas férias, sabe me informar se já tem carro por aplicativo na cidade (Uber, 99, )?
  7. Guilherme Tetamanti
    Oi Regina, Pesquisei aqui e não encontrei a informação. Acredito que taxi somente pelo telefone! Abraços
  8. Polly Batista
    Olá, Tatiana. Tudo bem? Não é obrigatório tomar vacina contra febre amarela para viagens dentro do Brasil. Porém, na época do surto eu me vacinei para ir para o Arraial do Cabo (tem muitas trilhas na mata, etc). Então, se você vai curtir mais a natureza, trilhas, matas na sua viagem, seria ótimo se vacinar. É de graça e você garante a vacina até para outros países. Veja no post os lugares que exigem vacinação contra febre amarela. Boa sorte e muito obg pelo comentário.
  9. Liana
    Quero conhecer Ouro Preto, vc recomenda guia de Turismo ??
  10. Guilherme Tetamanti
    Oi Liana, Recomendo sim. Na praça central tem a associação de guias, essencial para conhecer melhor a história da cidade. Abraços
  11. andre
    Queria ficar em um hotel perto de tudo! conhece?
  12. Guilherme Tetamanti
    Oi Andre, Tenho dicas no artigo sobre onde ficar em Ouro Preto e Mariana. Abraços
  13. Adenilson Teixeira
    Guilherme, excelente seu post com dicas dessas duas cidades que adoro, não sei se você conhece o Parque Natural Municipal das Andorinhas, fica em Ouro Preto e também é uma excelente atração para quem visita OP e Mariana, um lugar muito bonito. Em meu blog falo um pouco sobre essa atração. Abraço.
  14. Guilherme Tetamanti
    Oi Adenilson, Não conheço o parque, agradeço a dica!! Abraços
  15. Simone
    Guilherme, o passeio de trem, posso sair de Ouro preto, parar em Mariana, conhecer o centrinho e voltar de trem, comprando ida e volta ? minha duvida maior é se ele sai de Ouro Preto . outra duvida pra conhecer a minas de passagem, posso ir de carro até o local e fazer o passeio, ou so com um agente ? muito obrigada....
  16. Guilherme Tetamanti
    Oi Simone, Sim, o trem tem estações em Ouro Preto e Mariana. Comprando ida e volta você consegue passear no centrinho. Sobre a Mina de Passagem, pode ir de carro e comprar a entrada direto na bilheteria. Abraços
  17. Salma
    Olá Guilherme, gostei muito de suas dicas. Pretendo conhecer Ouro Preto no final deste mês. Como vou sozinha, é melhor reservar hostel antecipado? Vou de ônibus e gostaria de hospedar no centro da Cidade, tem alguma hospedagem segura para indicar?
  18. Guilherme Tetamanti
    Oi Salma, Eu gosto sempre de reservar com antecedência. Claro que se não for um feriado, você conseguirá bons lugares para se hospedar, mas talvez não com o preço que gostaria de pagar. Tenho esse artigo indicando várias acomodações. Abraços
  19. Silvio
    Ok ! Obrigado !!! Abraço,
  20. Silvio
    Ola Guilherme boa noite ! Suas dicas estão guardadas a 7 chaves !! Ficarei com minha esposa em Mariana agora em novembro. Vc acha que esse vai-e-vem pode ser feito de carro ou há outra maneira melhor ? À noite você indica algum lugar para curtir em Ouro Preto ? Obrigado,
  21. Guilherme Tetamanti
    Oi Silvio, Carro ou taxi. Deve haver transporte público, ônibus ou van, mas ter que depender disso provavelmente tomará bastante do seu tempo. Tenho esse outro artigo sobre a região de Ouro Preto, onde indico os melhores restaurantes que conheci na cidade. Legal saber que as dicas estão sendo úteis :) Grande abraço
  22. Fabricia
    Obrigada!!
  23. Fabricia
    Oi Guilherme legal ler sobre a sua experiência, vou em Novembro para Ouro Preto, vc acha que seria melhor contratar um guia? vc poderia me passar o valor dele? Os museus por lá quanto custa?....Obrigado...
  24. Guilherme Tetamanti
    Oi Fabricia, Acho legal sim contratar um guia, pois ir para Ouro Preto sem conhecer de fato a história, para mim não faz sentido. Acesse a página oficial, onde encontrará todos os receptivos turísticos que trabalham na região, inclusive guias. Se quiser fazer isso quando chegar na cidade, o escritório oficial fica na praça principal. Abraços
  25. Rosangela de Almeida
    Este é o próximo lugar que quero ir!!
  26. Guilherme Tetamanti
    Já fui duas vezes a Ouro Preto, mas certamente voltarei :)
  27. Mari
    Olá Guilherme, tudo bom? Adorei todas as dicas e estou pensando seriamente em conhecer Ouro Preto. Pretendo viajar sozinha e de ônibus. Sabe me dizer valores de quanto mais ou menos fica a viagem? Agradeço desde já ^^
  28. Bruno silva
    oi mari quanto custo sua viagem toda ? sou de Belo Horizonte
  29. Guilherme Tetamanti
    Oi Mari, Depende muito do que vai fazer por lá, tipo de hotel, restaurantes. É possível gastar menos de R$ 50,00 por dia, ficando em hostel, preparando as próprias refeições e visitando as atrações por conta. Ou a partir 100, 150 para ter mais conforto! Abraços
  30. claudia valsecchi
    Ola Guilherme, vc tem boas andanças pelo mundo e pediria dicas sobre um a viagem que pretendo fazer no início de setembro: Portugal, Marrocos e Espanha. Somos um casal que curte cultura, arquitetura e boa gastronomia. Aguardo ansiosa, adoro tuas sugestões. Abraço
  31. aroldo branco
    otimas dicas vou usa-las obrigado ao voltar lhe confirmo se valeram.
  32. Guilherme Tetamanti
    Oi Aroldo, Ficarei muito feliz em saber sua opinião :) Abraços e boa viagem
  33. Maria
    Estou preparando um passeio para Ouro Preto e peguei tuas dicas, já agradeço antes pela informação, vou com duas crianças então devo precisar de mais tempo para visitar os pontos principais certo? Preciso para um guia ou dar para fazer os passeios sem guia? Obrigada pela atenção
  34. Guilherme Tetamanti
    Oi Maria, Sim, com crianças o passeio é mais devagar, ainda mais que Ouro Preto tem muitas ladeiras. É possível sim fazer tudo sozinha, mas perderá o principal que é conhecer a história da cidade. Eu contrataria um guia. Ao chegar em Ouro Preto, vá direto para a Praça Tiradentes. Procure o centro de informações turísticas e contrate um guia…vale a pena, pois ele te mostrará as principais igrejas, Museu da Inconfidência e outros lugares interessantes! Abraços
  35. Cleo
    Olá, Guilherme! Muito legal seu site e sua história! :) Estou indo à BH na semana que vem e volto na segunda Às 17h. Tenho domingo o dia inteiro e segunda até às 14h. Pensei em fazer um tour em BH e Ouro Preto, mas não sei por onde começar. Acho que em Ouro Preto é melhor ir no domingo.. vc poderia me ajudar? Grata desde já! e Parabéns pelo site!
  36. Guilherme Tetamanti
    Oi Cleo, Imagino que sua hospedagem seja em BH, certo?? Sendo assim, melhor mesmo explorar Ouro Preto no domingo. Eu iria bem cedo, e ao chegar em OP, vá direto para a Praça Tiradentes. Procure o centro de informações turísticas e contrate um guia...vale a pena, pois ele te mostrará as principais igrejas, Museu da Inconfidência e contará bastante da história! Na segunda de manhã, já em BH, é bem legal caminhar na Lagoa da Pampulha, cartão postal de BH. Tenho um post sobre o que fazer em BH, onde falo sobre o local. Espero que ajude :)
  37. claudia valsecchi
    Olá Guilherme, Tuas dicas nos incentivaram a passar o reveillon em Ouro Preto e vizinhança. Adoramos tudo, gastronomia, história, conservação dos monumentos, igrejas e museus. Por ser feriado alguns pontos interessantes não abriram. Imperdível o concerto do órgão em Mariana após a missa, a organista nos dá um show de música e história. O Passo e Bené da Flauta são restaurantes que me deixam saudade. Em Amarantina, a beira da estrada, encontramos a Sorveteria Arte e Manhã, Maravilhooooosa, sabores incríveis de sorvetes. O passeio nas minas, a ida à Congonhas do Campo, tudo inesquecível. Espero retornar para conhecer Tiradentes. A educação do povo de Ouro Preto e Mariana me impressionou. Um guia local, conhecido como Jan é fantástico, jovem, dinâmico, alegre e com muito pique, recomendo. Procurei pelo espetáculo dos Navegantes mas ninguém soube informar, fica para a próxima.
  38. Guilherme Tetamanti
    Oi Claudia, Poxa, que legal saber disso. É um grande prazer publicar algo e ter o retorno do leitor, dizendo que teve uma experiência boa. Espero que consiga sempre publicar conteúdo assim :) Muito obrigado e boas viagens!
  39. Guilherme Tetamanti
    :) Valeu Vera
  40. Dulce Angela
    Eu é que agradeço pelas suas postagens que sempre está trazendo coisas bacanas pra gente!! Sigo acompanhando! Abraços!
  41. Dulce Angela
    Olá Guilherme. Realmente as cidades de OuOuro Preto e Mariana são encantadoras. Para fazer as duas cidades, penso que uns 4 dias inteiros sejam suficientes para que nada saia perdido. O que me chamou atenção, em especial, na cidade de Ouro Preto foram os inúmeros restaurantes de excelentes qualidades. Destaco o Passo Jazz que é espaçoso e possui uma comida maravilhosa. Além das duas cidades, há também outra que é Tiradentes.Com menos ladeiras, a cidade possui um ar mais bucótico e inté rio ano. Foi em tiradentes que conheci uma doce ria chamada Doces do Seu Chico. Gente! Que simpatia esse senhor. A produção é totalmente caseira e familiar. Os seus famosos canudinhos de doce de leite já fizeram história e digo mais: pode comprar sem medo porque eles permanecem crocantes por mais de duas semanas. Enfim...essa região é simplesmente maravilhosa e a cada vez que você volta, novas descobertas são feitas. ah...nao podia deixar de dizer também que no caminho de Ouro Preto para Tiradentes a gente passa por uma cidade (esqueci o nome) que é famosa por seus rocamboles. É rocambole de todo o tipo.
  42. Vera Carvalho
    Oi oi Dulce e Guilherme onome da cidade dos rocambokes é Lagoa Dourada bjão
  43. Guilherme Tetamanti
    Oi Dulce, Demais suas dicas, muito bom quando alguém chega para completar as informações do artigo :) Obrigado, grande beijo
  44. felipe
    qto tempo o ideal para conhecer esses lugares bem.. 3 a 4 dias?
  45. Guilherme Tetamanti
    Oi Felipe, Sim, em 3 dias é possível conhecer os principais atrativos. Eu fiz em dois dias, tudo foi bem corrido, mas com o pessoal que conhece a cidade. Abraços
Quero Viajar Mais