Estrada Real: roteiro e mapa das cidades no caminho

Estrada Real: roteiro e mapa das cidades no caminho

A Estrada Real é um roteiro que começou a ser traçado junto com a história do Brasil, quando os portugueses encontraram ouro e pedras preciosas onde hoje em dia é o estado de Minas Gerais.

Estradas começaram a ser construídas para escoar a produção, o que acabou desenvolvendo inúmeras cidades ao longo dessa rota. O trecho que começou a ser utilizado ficou conhecido como Caminho Velho, ligando Paraty a Ouro Preto.

Devido à necessidade de agilizar o transporte, surgiram o Caminho Novo, o Caminho dos Diamantes e, por engano, também o Caminho de Subarabuçu, prolongamento do percurso mais antigo.

Para te ajudar a conhecer este destino magnífico, neste artigo compartilho com você como foi o meu roteiro pela estrada real. Te conto também quais as principais cidades nela presentes e o que fazer em cada uma delas.

Planeje sua viagem => Ofertas de hotéis em Minas Gerais

Seguro viagem para o Brasil »

 

O que é a Estrada Real em Minas Gerais?

Trata-se de uma região repleta de  cidades históricas de Minas Gerais, que por si já representam muito para a história do país, por conta de toda a riqueza arquitetônica, religiosa e natural que ela possuí.

Ela surge como protagonista na história do Brasil a partir do século 17, época em que a Coroa Portuguesa oficializou as rotas para transportar o ouro e os diamantes mineiros até os portos do Rio de Janeiro, que abriram para receber outras nações.

O nome Estrada Real se deu pelo fato da realeza ter designado as trilhas.

 

Qual a extensão da Estrada Real?

A Estrada Real é, territorialmente, a maior rota turística do Brasil, com 1.630 km de extensão. Ao todo ela conta com 179 municípios, sendo 163 em Minas Gerais, 8 em São Paulo e 8 no Rio de Janeiro.

Em relação a onde começa e onde termina a estrada real, ela basicamente tem seu polo mais importante ao norte em Diamantina e o mais ao sul em Paraty, no Rio de Janeiro.

 

Caminhos da Estrada Real:

  • Caminho dos Diamantes: Foi designado para ligar Ouro Preto (sede da capitanía) até Diamantina, onde se extraia a maior parte do ouro e das pedras preciosas. Sua extensão é de 395 km, sendo 26% do trecho de asfalto, 0,5% de trilha e 73,5% de estrada de terra.
  • Caminho Velho: elaborado no século 17 para levar a mercadoria de Ouro preto a Paraty. Possuí 710 km, sendo 11,5%  de asfalto, 6% de trilha e 82,5% de estrada de terra.
  • Caminho Novo: foi criado para ter um transporte mais seguro para os portos cariocas. Ele começa em Ouro Preto e vai até Paraty, com 515 km de extensão, sendo 32%  de asfalto, 5% de trilha e 63% de estrada de terra.
  • Caminho do Sabarabuçu: estabelecido por viajantes que julgavam ter ouro na Serra da Piedade, porém tratava-se de minério de ferro. Ele possuí 160 km, sendo 22,5 km de trilha e 77,5 km de estrada de terra.

CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato em Minas Gerais »

 

Quais as cidades da Estrada Real (principais)?

  1. Santa Bárbara
  2. Santuário do Caraça
  3. Ouro Preto
  4. Mariana
  5. Bichinho
  6. Tiradentes
  7. Carrancas
  8. São João Del Rei
  9. Lavras Novas

Adquira => Pacotes de viagem para Minas Gerais

 

Roteiro na Estrada Real: Caminho dos Diamantes

1. Santa Bárbara

Roteiro na Estrada Real
Caminho dos Diamantes entre BH e Brumal.

É aqui que minha viagem realmente começou, no caminho que mais oferece aventura e atividades ao ar livre. Infelizmente para mim, esse não foi o foco do roteiro na Estrada Real que fizemos, mas não por isso deixou de ser encantador.

Este primeiro trecho entre BH e Brumal (distrito de Santa Bárbara) foi até bem aventureiro, num veículo 4×4 percorrendo a Serra do Gandarela.

O Nerea, guia especializado nesse tipo de viagem, nos levou através de uma estrada de terra, com direito a parada num mirante para apreciar a vista do Pico Itabirito. Logo depois, parada para mergulhar no Rio Caraça e enfim chegar em Brumal, para almoçar e seguir viagem agora numa van.

Em relação a o que fazer em Santa Bárbara, trata-se da cidade perfeita para conhecer o trabalho mestre Athayde, que possuí relíquias guardadas na Igreja Martriz de Santo Antônio, que é um dos pontos turísticos da cidade, assim como o Memorial Affonso Penna e a Casa do Mel.

Hotéis em Santa Bárbara:

  • Hotel barato em Santa Bárbara | Villa Áureacom quartos para solteiro ou casal, este hotel é ótimo para passar a noite sem gastar muito. Aproveite o wi-fi e o estacionamento, ambos gratuitos.
  • Hotel custo-benefício em Santa Bárbara | Estância Jardim Secreto: está localizada a 12 km do Santuário do Caraça. Trata-se de uma propriedade que conta com restaurante, bar, piscina ao ar livre e estacionamento; além disso, os quartos são ótimos e possuem vista para a montanha.
  • Melhor hotel em Santa Bárbara | Pousada Capão da Corujatenha uma excelente hospedagem em casal ou família, com direito a piscina, buffet de café da manhã, TV de tela plana e terraço ao ar livre.

Hospede-se => Hotéis em Santa Bárbara

 

2. Santuário do Caraça

Santuário do Caraça
Igreja e janelas dos quartos no Santuário do Caraça.

No fim da tarde chegamos ao Santuário do Caraça, uma antiga hospedagem para romeiros construída no século XVIII, que foi transformada em colégio de padres anos mais tarde.

Hoje em dia, funciona como hotel e espaço para eventos; possuí acomodações simples, porém bem limpas; oferecendo todas as refeições do dia no restaurante.

Além disso, o local é famoso por atrair lobos-guará, que todas as noites aparecem para o jantar e recebem comida dos hóspedes. esta é só uma das espécies que compõem a fauna local, que pode ser conhecida nas trilhas das cachoeiras.

Trata-se de um verdadeiro refúgio para se conectar consigo mesmo e com a natureza. Sobre o que fazer no Santuário do caraça, a principal atração é a belíssima igreja em estilo neogótico, construída em homenagem a Nossa Senhora Mãe dos Homens, que possuí vitrais contando a trajetória de Cristo e outras obras de arte.

Não deixe também de visitar o Museu do Caraça, que foi construído nas ruínas do antigo colégio e possuí objetos interessantes remanescentes de séculos anteriores, como por exemplo as camas utilizadas por D. Pedro II e até mesmo anotações do então Imperador do Brasil.

Logo quando avistei o Caraça de longe, na parada para algumas fotos, senti que passaria momentos especiais. Afinal, um lugar erguido a tanto tempo no meio da floresta, com história para dar e vender e com uma energia tão boa, teria que oferecer uma experiência fora do comum.

No dia seguinte, café da manhã bem cedinho com direito a pão de queijo e misto quente feito no fogão a lenha, visita ao museu e partida para Ouro Preto.

Confira mais fotos e faça sua reserva para o Santuário do Caraça »

 

O Caminho Velho

3. Ouro Preto

Ouro Preto, a capital da mineração
Ouro Preto, a capital da mineração.

Uma das cidades mais importantes na história da colonização do Brasil, não poderia ficar de fora do roteiro. Ouro Preto foi o centro de toda extração de Ouro no Brasil e acabou como uma das cidades históricas mais interessantes, com diversas e diferentes atrações.

Conhecemos um pouco da história visitando o Museu da Inconfidência, bem no centro da cidade, que é todo dedicado à preservação deste movimento pela Independência do Brasil que não teve sucesso.

Este local foi todo reorganizado pelo conservador-chefe do Museu do Louvre, para garantir uma melhor experiência aos visitantes. As visitas ocorrem de terça a domingo, das 10h às 17h.

estive também em pontos turísticos de Ouro Preto incríveis, como a Igreja do Pilar e a Igreja de São Francisco de Assis, que teve projeto e construção de Aleijadinho.

Aproveite também para visitar a Praça Tiradentes, a Feirinha de Ouro Preto, as ladeiras, o restaurantes Contos de Réis, os túneis da Mina de Passagem e a Cia Navegantes de Fantoche. Confira tudo o que fazer em Ouro Preto.

Além disso trata-se de uma cidade que respira juventude, pois atraí muitos universitários que agitam a badalada vida noturna local; inclusive, o carnaval em Ouro Preto é um dos mais badalados do Brasil.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Hotéis em Ouro Preto:

  • Hotel barato em Ouro Preto | Descubra Gerais Hostel: situado bem no coração da Praça Tiradentes, seus hóspedes elogiam, além da localização, a limpeza e o café da manhã. Um hostel simples, mas muito bem avaliado.
  • Hotel custo-benefício em Ouro Preto | Pouso do Alferes: fica localizada no bairro Santo Antônio do leite e todos os quartos apresentam vista das montanhas ou do jardim, e alguns têm varanda, o que garante uma estadia cheia de paz e tranquilidade.
  • Melhor Hotel em Ouro Preto | Hotel Solar do Rosário: esse hotel 5 estrelas fica no centro de Ouro Preto. Para curtir tudo o que esta propriedade oferece, reserve boas horas de descanso, pois nela você encontrará uma piscina coberta e outra ao ar livre, academia e um delicioso café da manhã; tudo em um lindo casarão histórico.

Confira => Hotéis recomendados em Ouro Preto

 

4. Mariana

Mariana, em Minas Gerais
O teatro de marionetes em Mariana.

Na verdade essa simpática cidade faz parte do Caminho Velho, mas a visitei a partir de Ouro Preto; afinal são 14 km de distância. A visita foi rápida, porém encantadora, para conhecer o incrível trabalho da Companhia Navegante e sua apresentação teatral de Catin Nardi, com seus bonecos de fantoche/marionetes.

Localizadas na Praça de Minas Gerais, as igrejas Gêmeas foram financiadas por famílias diferentes que brigavam para ver quem tinha um maior prestígio, sendo a principal dica sobre o que fazer em Mariana.

Bom, pelo menos essa é a lenda que corre por aqui e, apesar de não serem realmente gêmeas de fato, são bem parecidas. Saiba mais sobre as algumas cidades que fazem parte da Estrada Real.

A Igreja de São Francisco de Assis possui projeto arquitetônico de Aleijadinho e pinturas de Manuel da Costa Ataíde. Por sua vez, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo também foi construída no estilo barroco mineiro, com sua magnífica capela.

Hotéis em Mariana:

  • Hotel barato em Mariana | Pouso da Passagem B&Btrata-se de um hotel no estilo Bed and Breakfast é muito elogiado pelos hóspedes pela vista, tranquilidade e silêncio ao redor. O café da manhã e o bom atendimento também são destaques da propriedade.
  • Hotel custo-benefício em Mariana | Pousada do Chafariz: é uma pousada simples, mas com serviço impecável, café da manhã e uma excelente localização, a poucos metros da praça central. Aproveite também a piscina e a mesa de bilhar.
  • Melhor Hotel em Mariana | Hotel Muller: também dispondo de um ótimo buffet de café da manhã, ele possuí quartos arejados, com frigobar, TV de tela plana e wi-fi gratuito.

Descubra => Hotéis em Mariana

 

5. Bichinho

Roteiro na Estrada Real
Artesanato em Bichinho/MG.

Uma cidade que vive exclusivamente da venda de artesanato, com diversos ateliers e diferentes tipos de decoração para todos os gostos.

A cidade também é bem gostosa para almoçar, em especial no Restaurante da Ângela, e caminho para praticantes de mountain bike.

Nosso objetivo foi conhecer a Oficina de Agosto, que utiliza materiais recicláveis para a criação de objetos de decoração, com revendas inclusive no exterior.

Hotéis em Bichinho:

  • Hotel barato em Bichinho | Pousada Baobápossuí um ótimo buffet de café da manhã, frigobar, TV de tela plana e uma aconchegante cama de casal. Fica localizada a 9 km de Tiradentes.
  • Hotel custo-benefício em Bichinho | Pousada Cantagalo: situada a 6 km de Tiradentes, conta com comodidades ótimas para passar um final de semana como piscina ao ar livre e churrasqueira. O jardim em torno da casa traz um charme a mais e deixa a hospedagem ainda mais agradável.
  • Melhor Hotel em Bichinho | Templo do Sol Acomodaçõesela fica em 8 km de Tiuradentes, ela possuí quartos com guarda-roupa e TV de tela plana. Aproveite o delicioso café da manhã e a área externa com rede para relaxar e apreciar a natureza.

Barato => Hotéis em oferta em Bichinho

 

6. Tiradentes

Cidade Histórica de Tiradentes
Uma das ruazinhas muito bem conservadas de Tiradentes.

Uma das cidades mais procuradas pelos turistas, Tiradentes oferece muitos restaurantes, ótimas pousadas e boas atrações para preencher os dias dos visitantes. Caminhar pela cidade por si já é suficiente, por preservar tanto de sua arquitetura.

Logo em nossa primeira noite em Tiradentes, tivemos a sorte de prestigiar a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, eleita a segunda melhor do Brasil, na Igreja Matriz de Tiradentes.

A cidade é um dos principais destinos para entender o roteiro histórico de Minas Gerais, foi fundada  paulistas na busca pelo ouro. Este nome é em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira.

Confira o que fazer em Tiradentes.

Hotéis em Tiradentes:

  • Hotel barato em Tiradentes | Pousada Vila Alferes: com direito a vista panorâmica das montanhas, está em uma área repleta de bares e restaurantes e oferece uma bela piscina ao ar livre.
  • Hotel custo-benefício em Tiradentes | Santíssimo Resortlocalizado a 100 metros do centro, possuí piscinas lindas, é rodeado por jardins, dispõe de buffet de café da manhã e conta com quartos espaçosos, com TV de tela plana e frigobar.
  • Melhor Hotel em Tiradentes | Pousada Pequena Tiradentesé na verdade uma réplica arquitetônica da cidade original, afinal suas portas, janelas e decoração foram planejados para trazer a atmosfera de Tiradentes para dentro de uma hospedagem de luxo. desfrute das 3 piscinas, do bar e do serviço de quarto.

Melhores => Hotéis em oferta em Tiradentes

 

7. Carrancas

Cachoeira da Fumaça
Cachoeira da Fumaça.

Partindo de São Sebastião da Vitória, mais um trajeto de 4×4, dessa vez para conhecer as famosas Cachoeiras de Carrancas (Fumaça, Serrinha e Véu da Noiva).

Eu adoro passeios assim, no meio do mato, parando para mergulhar e recarregar as bateiras…até atravessamos o rio numa balsa improvisada com motor de trator, entre os municípios de Caquende e Capela do Saco. Dessa vez, guiados pela Eco Adventure.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Pousadas em Carrancas:

  • Pousada barata em Carrancas | Pousada da Micaproporciona uma hospedagem aconchegante, com direito a wi-fi, café da manhã, um restaurante de cozinha brasileira e estacionamento gratuito.
  • Pousada custo-benefício em Carrancas | Pousada dos Contos de Carrancas: dispondo de um café da manhã ótimo, a propriedade conta com TV de tela plana nos quartos família.
  • Melhor pousada em Carrancas | Pousada Portal da Serraela conta com quartos que possuem uma linda vista para a montanha; aproveite também ao ar livre, o jardim e o estacionamento gratuito.

Faça sua reserva => Mais pousadas em Carrancas

 

8. São João Del Rei

Maria Fumaça entre São João Del Rei e Tiradentes
Maria Fumaça entre São João Del Rei e Tiradentes.

Para terminar a viagem em grande estilo, fiz uma rápida visita na Igreja São Francisco para então embarcar no passeio de Maria Fumaça entre São João Del Rei e Tiradentes, uma rota turística de trem muito procurada por turistas. A dica é pegar o trem logo cedo, pois o caminho contrário e bem mais disputado.

O principais pontos turísticos de São João Del Rei são: Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Centro Cultural da UFSJ, Igreja do Pilar, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Solar dos Neves, Rua das Casas Tortas, Praça Barão de Itambé, Igreja Nossa Senhora das Mercês e Igreja de São Francisco de Assis.

Não deixe ainda de conhecer atrações como o Passeio de Maria Fumaça para Tiradentes, o Museu Ferroviário, o Museu Regional de São João del-Rei, a Ponte da Cadeia e o Memorial Tancredo Neves.

Confira como montar um roteiro em São João Del Rei.

Hotéis em São João Del-Rei:

  • Hotel barato em São João Del Rei | Hotel Trilhos de Minasdispondo de um excelente buffet de café da manhã, com diversas opções de bolos e frutas, a propriedade hospeda bem os turistas, com TV, frigobar e guarda-roupa no quarto.
  • Hotel custo-benefício em São João Del Rei | Pousada Villa Magnoliaconta com uma piscina ao ar livre, rodeada por mesa com guarda-sol e espreguiçadeira. Acomodações possuem TV, frigobar e wi-fi.
  • Melhor Hotel em São João Del Rei | Pousada Rotundafica localizada a 600 metros do Museu Ferroviário e proporciona comodidades exlentes, como piscina, sauna e salão de jogos.

Compare => Hotéis em oferta em São João Del Rei

 

O Caminho Novo

9. Lavras Novas

Igreja em Chapada / Estrada Real
Igreja em Chapada, antes de começar a trilha para Lavras Novas.

Aqui fizemos o único trecho caminhando para fazer imagens da Estrada Real. Saindo do Povoado da Chapada, uma trilha de 5 km entre estradas de terra e morros, até chegar novamente nesta encantadora cidade. Confira tudo o que fazer em Lavras Novas.

Em Lavras Novas, começou um dos passeios mais legais da viagem, com a Quadricross. Foram 4 horas dirigindo um potente quadricíclo, com paradas na Cachoeira dos Namorados, Mirante do Itacolomi e Represa do Custódio.

A atividade começou na pista de treino para todos aprenderem a pilotar o quadriciclo, nada muito complicado; foi preciso treinar para enfrentar o que viria pela frete: chuva, pedras e estradas de terra. É possível também conhecer a estrada real de moto.

Outros pontos turísticos de Lavras Novas são: Cachoeira do Castelinho, Cachoeira do Falcão,  Cachoeira dos Prazeres,  Cachoeira do Pocinho, Trem da Vale, Pedra do Equilíbrio, Mirante da Pedra e Igreja Nossa Senhora dos Prazeres.

Se você realmente deseja uma boa dica sobre o que comer em Lavras Novas, visite o Santo Graal, um restaurante com cara de museu que vale a pena conhecer, sendo uma opção de lazer e entretenimento na região.

Pousadas em Lavras Novas

  • Pousada barata em Lavras Novas | Pousada Solar dos Anjoscom direito a um café da manhã bem servido, esta pousada dispõe de quartos família, o que é ótimo para quem viaja com crianças. Aprecie o lindo visual da natureza da janela das acomodações.
  • Pousada custo-benefício em Lavras Novas | Pousada Buieiê: apresenta uma incrível vista para a Serra do Trevão; além dissom ela dispõe de piscina ao ar livre, bar e estacionamento gratuito. Vale a estadia pelo conforto e delicioso café da manhã, um dos melhores de toda a viagem.
  • Melhor oousada em Lavras Novas | Chalé Vista Encantada: possuí quartos amplos e um excelente café da manhã; esta propriedade dispõe de um lindo d as montanhas e TV de frente para a cama de casal.

Encontre => Ofertas de hotéis e pousadas em Lavras Novas

 

Conheça o mapa da Estrada Real

O incentivo ao turismo nessa região das cidades históricas de Minas Gerais é uma iniciativa do Instituto Estrada Real, que disponibiliza o passaporte estrada real gratuito para ser carimbado em qualquer estabelecimento que faça parte do roteiro.

Para finalizar, recomendo que leia o artigo comidas típicas de Minas Gerais, onde você confere quais os pratos e iguarias que são mais famosos do estado, que representam não só a gastronomia, como também a cultura mineira e são o reflexo de como se formou a população local.

Já conhece a Estrada Real? Ficou com vontade de conhecê-la depois de ver as fotos, vídeos e ler o artigo? Deixe sua resposta nos comentários!

 

Mais artigos sobre Minas Gerais:

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Christine

    Oi Guilherme, Andei olhando melhor o mapa e pensei em ir até Diamantina também e começar de lá...meio q de trás pra frente e ir até onde der...oq vc acha?

  2. Christine

    Gratidão Guilherme! Adorei ler o seu post. Estarei em Governador Valadares, vc pode me indicar como posso começar o trajeto através de lá? Desde já agradeço! Abraços

  3. Guilherme Tetamanti

    Oi Christine, Governador Valadares não faz parte da Estrada Real, mas não está longe. Se quiser fazer o mesmo roteiro que fizemos, pode começar em Belo Horizonte. Outra opção é ir até Diamantina. Grande abraço

  4. Fábio Pastorello

    Show de viagem, também fiquei com vontade de fazer muito mais! Abração!

  5. Guilherme Tetamanti

    A repercussão foi boa demais né Fábio? Todos que encontro me perguntam da Estrada Real!!! Eu estou torcendo para acontecer a segunda edição :) Abs

  6. Cris Marques

    Gui, que delícia essa viagem né? Lendo seu post me bateu uma saudade.... Minas Gerais é incrível!!! Bjo grande!!!

  7. Herbert Monteiro

    Aprecio bastante suas fotos e comentários. Quero recebe-los sempre. Grato,

  8. Rogerio da Silva

    Muito bom o post. Outro dia até comentei em uma de suas enquetes no Facebook, sobre essa trilha. Fazemos muitas trilhas no Reino Unido e algumas na Europa e me pergunto sempre o que é presciso para fazer uma trilha Brasileira ter estrutura equivalente para atender os Brasileiros e até mesmo virar roteiro internacional. Imaginem o potencial turístico e impacto econômico para todos na região. Hotéis, guias, fotógrafos, restaurantes, armazéns, feiras de artesanato, alimentação em geral, além de valorizar o comércio local, também poderá valorizar a educação, como por exemplo Geografia, História, Biologia, meterologia, entre outras pesquisas humanas, científicas e exatas. Pessoas estão buscando esse tipo de atrativo e modalidade de turismo, bom digo isso no Brasil, parece que esta mudando, enquanto na Europa essa modalidade é fortíssima e com certeza essa combinação que mencionei acima irá atrair muitos turístas interessados em até mesmo compartilhar toda a trilha, mesmo que leve meses. Próximo passo é promover o comércio local, estruturar com informações e criar guias detalhados. Eu topo tirar um ano de sabatical pra fazer a pesquisa e documentar tudo.

  9. Guilherme Tetamanti

    Oi Rogerio, O roteiro da Estrada Real é bastante completo mesmo e posso falar sem dúvida alguma que é o mais organizado do Brasil, o que acaba trazendo benefícios para todos os envolvidos com o turismo. Curti essa ideia do sabático...conteúdo tem de sobra!!! Valeu, abração

  10. Ana Beatriz

    Bem além de você ir pra um lugar lindo e incrível você aprende um pouco da história e cultura do Brasil amei ler esse post amei as fotos principalmente a que tem a cachoeira (ficou maravilhoso o modo como tirada a posição o fundo :D ) Obg isso com a gente Gui... Bjao e aguardando novos posts

  11. Guilherme Tetamanti

    Oi Ana, Só por viajar já aprendemos um monte de coisas. Quando é num lugar com tanta história, isso fica ainda mais forte. Obrigado :)

  12. Ana Beatriz

    quis dizer compartilhar isso tudo com a gente

  13. Barbara Hasse

    Sensacional esse post, deu muita vontade de conhecer a Estrada Real! A parte de quadricíclo deve ter sido uma experiência incrível! beijos

  14. Guilherme Tetamanti

    Foi incrível sim, logo mais coloco o post com vídeo :)