Bichinho, MG: artesanato, pousadas e o que fazer com mapa

Bichinho, MG: artesanato, pousadas e o que fazer com mapa

O povoado de Bichinho, MG, chama-se oficialmente Vitoriano Veloso. Ele fica ao lado de sua vizinha Tiradentes, e é destino certo para aqueles turistas que buscam passar alguns dias e entender melhor o Brasil; além de admirar a arquitetura, gastronomia e a arte que essa região de Minas Gerais proporciona aos viajantes.

Estou aqui mais uma vez empolgado para contar sobre a incrível experiência que vivi na viagem para a Estrada Real. Provavelmente, já falei o mesmo em artigos anteriores, mas reitero: TODOS os apaixonados por viagem deveriam organizar um roteiro por esta região.

A pequena Bichinho é um distrito que ficou famoso por seu artesanato, que é revendido para outros estados e até mesmo fora do Brasil. A Oficina de Agosto e as obras de seu artesão, trouxeram ainda mais fama para a região.

Criada pelos irmãos Toti e Sônia em 19 de agosto de 1991, nasceu como uma oficina itinerante, mas ganhou fama internacional e hoje traz muitos turistas e comerciantes para Bichinho.

Para te ajudar a fazer turismo no distrito trago neste artigo um guia completo sobre Bichinho, com tudo o que você precisa saber para tirar essa viagem fantástica do papel!

Planeje sua viagem => Encontre hotéis em oferta em Minas Gerais

Seguro viagem no Brasil »

 

Mapa: onde fica Bichinho em MG?

Esse encantador vilarejo de Minas Gerais fica bem localizado, sendo que a distância de BH a cidade de Bichinho é de 198 km ao sul da capital.

Trata-se de uma dos destinos que compõem a região da Estrada Real, que era o caminho que os colonizadores faziam para extrair e transportar o ouro do estado.

É sem dúvidas um dos lugares mais interessantes para se visitar no Brasil, pois preserva a alma, a arquitetura e os costumes da história brasileira.

Sobre como chegar em Bichinho de Belo Horizonte, basta utilizar a BR-383, em um percurso que, de carro, dura um pouco mais de 3 horas. A dica aqui é alugar um veículo bom para estradas de terra, pois o caminho não é 100% asfaltado.

CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato em Minas Gerais »

 

Qual a distância de bichinho até Tiradentes?

A distância de Bichinho para Tiradentes é de 8 km; o que significa um trecho de 24 minutos dirigindo entre uma cidade outra. Esta cidade já recebe ônibus de Belo Horizonte, em uma viagem que dura cerca de 5 horas.

Para ir de ônibus de Tiradentes para Bichinho, pegue a linha 4307 na Rodoviária da cidade; ao todo, são 38 paradas até chegar no centro histórico do vilarejo.

Adquira => Pacotes de viagem para Tiradentes

 

Artesanato de Bichinho

Artesanato de Bichinho MG
Artesanato é a principal manifestação cultural e atividade econômica de Bichinho.

Logo na chegada a cidade de Bichinho, em Minas Gerais, já é possível poder observar os ateliês e oficinas, com suas obras expostas nas varandas, paredes e janelas. O artesanato faz parte da vida local mais do que qualquer outro atrativo.

Na verdade o distrito se chama Vitoriano Veloso, mas a lenda diz que recebeu o curioso apelido devido aos caminhantes, que na rota a partir de Tiradentes, chegavam com bicho-de-pé. Desci do carro e fomos caminhar para conhecer mais sobre o artesanato local.

Andando pelas ruas de Bichinho, acabei descobrindo que além do nome, também existem outras curiosidades que cercam o distrito.

Fiquei intrigado ao saber que a grande maioria das casas não são construídas com tijolos comuns, e sim com adobe, um dos antecedentes históricos do tijolo que conhecemos.

O adobe é constituído de barro e palha moldados em fôrmas, sendo um material que se mostra benéfico do ponto de vista ecológico, pois é mais econômico e regula a temperatura interna da construção.

Bichinho em Minas Gerais
Cruz nas portas de Bichinho fazem parte da arquitetura do vilarejo.

Também percebi uma cruz enfeitada na fachada de todas as casas, sempre próxima à porta; são ótimas para tirar as suas fotos de Bichinho. Segundo a crendice popular, Nossa Senhora passa pelas casas no dia 3 de maio, mas a cruz fica pendurada o ano todo.

A arte local é realmente muito bonita e são dezenas de lojas de artesanatos espalhadas pela cidade. Na verdade, parece que a maioria da população vive de sua própria produção.

O foco é a criação de peças utilizando materiais reciclados ou extraídos de um modo sustentável, além de utilizar mão de obra local. Cipó, bambú, cabaças, madeira de demolição…tudo resultando em trabalhos fora de série.

bichinho artesanato
Leve para casa artefatos da arte de Bichinho | Foto: Eduardo Fabri, via Wikimedia Commons.

Tudo sobre => Estrada Real em Minas Gerais

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

O que fazer em Bichinho, MG

  1. Toti e a Oficina de Agosto
  2. Igreja Nossa Senhora da Penha
  3. Casa Torta
  4. Museu do Automóvel

 

1. Toti e a Oficina de Agosto

Oficina de Agosto em Bichinho
Pão de queijo e cachaça na Santa Ceia mineira é uma das obras assinada por Toti.

Ainda em Bichinho, MG, pausa para o almoço no Restaurante Tempero da Ângela, mais uma oportunidade para provar o melhor da comida mineira, feijão tropeiro, tutu à mineira e todas as famosas delicias da culinária caseira de Minas Gerais.

Fartos e felizes, seguimos em direção a Tiradentes, mas ainda em tempo de conhecer a Oficina de Agosto, um espaço criado para ensinar artesanato à comunidade, como forma de ganhar a vida.

A ideia deu tão certo que muitos trabalhadores viraram artesãos, e a oficina que seria itinerante, ganhou fama e está em Bichinho faz mais de 20 anos. Além do trabalho de inclusão social, a arte de Toti e Sônia também ganhou o mundo, ganhando matérias em diversos veículos de comunicação.

A arte sustentável da Oficina de Agosto
Conheça a arte sustentável da Oficina de Agosto | Foto: Fabio Pastorello.

Num primeiro momento sua arte me pareceu meio maluca, fora do comum. Bustos, meias calça e formas femininas se misturam com objetos comuns na região, trazendo características sustentáveis e regionais a grande maioria das obras.

Apesar de muitos artesãos trabalharem na Oficina produzindo as peças, tudo sempre passa pelo olhar de Toti, que idealiza e finaliza as obras de arte.

Descubra => O que fazer em Lavras Novas

 

2. Igreja Nossa Senhora da Penha

igrejas em bichinho
Igreja Nossa Senhora da Penha em Bichinho, MG | Foto: Thiagopetra, via Wikimedia Commons.

A Igreja de Nossa Senhora da Penha é um importante marco histórico da região da Estrada Real. Ela começou a ser construída em 1732 e teve sua obra concluída em 1771, com uma fachada simples, que foi recentemente restaurada.

Já o seu interior é riquíssimo, com pinturas no estilo rococó; características que a fizeram ser tombada pelo IPHAN como um patrimônio histórico.

Incrível => O que fazer em Ouro Preto

 

3. Casa Torta

casa torta bichinho
Casa Torta chama a atenção dos turistas em Bichinho, MG | Foto: TripAdvisor.

Este é um dos pontos turísticos de Bichinho que são mais incríveis. A Casa Torta é um espaço lúdico que apresenta uma arquitetura muito original, ótima para admirar se divertir; trata-se de um lugar que encanta tanto crianças como adultos também.

A dica aqui é muito simples: tire o máximo de fotos puder! Vale a pena registrar a parte externa e também o seu interior, que só pode ser acessado mediante a pagamento de ingresso e conta com diversos objetos da arte local.

Principais => Pontos turísticos de Belo Horizonte

 

4. Museu do Automóvel

Museu do Automóvel bichinho
Museu conta com veículos antigos da cidade | Foto: Andrex555, via Wikimedia Commons.

Para quem ama carros antigos, o Museu do Automóvel em Bichinho é um dos principais pontos turísticos da Estrada Real. O local foi inaugurado em 2006 e desde então começou a restaurar veículos antigos da região.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Ao visitá-lo, você irá encontrar mais de 70 modelos de carros raros e outros tipos de transporte que marcaram a cidade; muitos deles dos anos 50 e 60; ou seja, é ainda um mergulho na história de Bichinho.

Visite => Onde ficar em Poços de Caldas

 

Pousadas em Bichinho

pousadas em bichinho
Pousada Cantagalo em Bichinho | Foto: Booking.

Para quem deseja se hospedar na cidade, saiba que são boas as opções de pousada em Bichinho, com propriedades que atendem vários tipos de perfis de viajantes; muitas delas dispõem de piscina e algumas até churrasqueiras. Leia também sobre onde ficar em Ouro Preto e Mariana.

Hotéis em Bichinho:

  • Hotel barato em Bichinho | Pousada Baobápossuí um buffet de café da manhã muito bem servido, frigobar, TV de tela plana e uma aconchegante cama de casal. Fica localizada a 9 km da cidade de Tiradentes. Nota: 9,7.
  • Hotel custo-benefício em Bichinho | Pousada Cantagalo: fica localizada a 6 km de Tiradentes e dispõe de comodidades excelentes para passar um final de semana, como churrasqueira e piscina; o jardim em torno da casa traz um charme a mais e deixa a hospedagem ainda mais agradável. Nota: 8,9.
  • Melhor Hotel em Bichinho | Templo do Sol Acomodaçõessitua-se a 8 km de Tiradentes, ela possuí acomodações com guarda-roupa e TV de tela plana. Desfrute do delicioso café da manhã e a área externa com rede para relaxar e apreciar a natureza. Nota: 9,9.

Barato => Hotéis em oferta em Bichinho

 

Onde comer em Bichinho

restaurantes em bichinho
Aprecie a gastronomia mineira em Bichinho, MG | Foto: Restaurante Pot Quebrado.

É claro que uma viagem para Minas Gerais não fica completa sem apreciar todas as delícias da culinária mineira, tão reconhecida no mundo todo.

Obviamente, em Bichinho não é diferente, pois a cidade conta com excelentes restaurantes, self service ou à la carte, para você pode saborear pratos como o famoso Tutu, o Feijão Tropeiro, o Frango com quiabo e, claros, as sobremesas típicas de Minas Gerais, como Doce de Abóbora e a Ambrosia.

Em relação a onde comer em Bichinho, recomendo que conheça restaurantes ótimos, como o Pot Quebrado, Tempero da Ângela, Cozinha Flor e ainda a Cafeteria Gostinho de Minas.

Delícia => Comidas típicas de Minas Gerais

 

Faça turismo em Bichinho 

Como você pôde perceber, Bichinho é um destino bem atrativo para conhecer quando estiver em Minas Gerais, pois vale a pena ter acesso a beleza do artesanato local, a simplicidade de um povo maravilhoso, a atmosfera do Brasil de outrora e o sabor da culinária mineira.

Aos viajantes que pretendem fazer uma viagem pela Estrada Real, minha principal dica é reservar os hotéis utilizando o Booking.com, um site buscador que encontra as melhores ofertas e mostra os resultados encontrados em uma só tela, facilitando a pesquisa para as principais propriedades de cada cidade.

Para finalizar, recomendo que leia o artigo lugares para viajar no Brasil, com dicas de mais 80 destinos para conhecer no país; tenho certeza que muitos deles vão combinar com você!

E você, o que pretende fazer em Bichinho e Tiradentes? Já esteve na região e têm dicas para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Fernanda Scafi

    Tiradentes é linda demais!!! E ainda tem muuuitos restaurantes sensacionais! Pena que as lojas enfiam a faca nos artesanatos! E olha que achei os preços mais altos em Bichinho e um pouco menores no centro de Tiradentes... http://taindopraonde.blogspot.com.br/search/label/Tiradentes