Turismo do café em Minas Gerais: Circuito Montanhas Cafeeiras

Turismo do café em Minas Gerais: Circuito Montanhas Cafeeiras

Imagem do Autor por Miguel Paco
5/5 - (4 votos)
Atualizado em:

Turismo do café em Minas Gerais: Circuito Montanhas Cafeeiras

Você já ouviu falar no café em Minas Gerais? Sem dúvidas, o Circuito Montanhas Cafeeiras é uma grande novidade no que diz respeito ao turismo em MG, estado que detém o título de maior produtor de café do Brasil.

Afinal de contas, quem não gostaria de passear por cenários belíssimos, saborear uma gastronomia deliciosa e claro, conhecer o típico café mineiro?

Essa rota turística foi criada em 2002, é certificada pelo Governo de Minas Gerais como um excelente destino para se visitar e cada vez mais se estrutura para receber novos viajantes.

Situada em uma área privilegiada entre Belo Horizonte e São Paulo, essa região se destaca pela sua tradição no ramo do café, tendo uma das maiores cooperativas do mundo no segmento, sediada em Guaxupé.

E ela é abastecida pela abundância do fruto, que é plantado nas várias fazendas de café que essas cidades possuem. E o melhor é que algumas delas possuem tours guiados para turistas, que podem conhecer todo o processo, desde a colheita até as etapas de tratamento dos grãos.

Além disso, você encontrará neste roteiro a cidade que é a capital brasileira da lingerie e encontrará restaurantes fantásticos para saborear as deliciosas iguarias locais e, obviamente, beber muito café.

Para te ajudar a fazer essa rota tão incrível e ainda pouco conhecida, preparei um guia das Montanhas Cafeeiras. Ele é baseado na viagem que fiz pela região, a convite da organização do circuito.

Aproveite as dicas e aproveite a sua viagem!

Planeje sua viagem => Hotel barato em Guaxupé

Melhor seguro viagem para viajar no Brasil »

Quais cidades fazem parte do Circuito Montanhas Cafeeiras?

Sudoeste de Minas Gerais
Ao todo, 14 cidades fazem parte do circuito, que é certificado pelo Governo do Estado.

O Circuito Turísticos Montanhas Cafeeiras conta atualmente com 14 cidades: Arceburgo, Areado, Bom Jesus da Penha, Conceição, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Jacuí. Juruaia, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende, São Pedro da União e São Sebastião do Paraíso.

Essa região é fundamental para quem deseja entender melhor a história do café em Minas Gerais; afinal possui fazendas administradas por famílias que trabalham com o plantio, colheita e tratamento desses grãos há diversas gerações.

Roteiro pelo Circuito Montanhas Cafeeiras em MG

Como trata-se de uma rota composta por 14 cidades, é preciso definir o que você deseja conhecer e montar um roteiro pelas Montanhas Cafeeiras para aproveitar melhor o tempo da sua viagem.

Dependendo do tempo que você terá de viagem, poderá escolher mais ou menos cidades, sendo que destinos como Guaxupé e Monte Santo de Minas valem a pena a visita de um dia, enquanto em outras é possível visitar em meio período.

Sendo assim, tracei uma sugestão de roteiro de 4 dias pelas Montanhas Cafeeiras com as seguintes cidades:

  • Dia 1: Guaxupé
  • Segundo dia: Nova Resende, Juruaia e Santa Cruz da Prata (Guaranésia)
  • Dia 3: Monte Santo de Minas
  • Último dia: Muzambinho e Areado

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato »

Guaxupé

roteiro em Minas Gerais
Guaxupé possui infraestrutura turística e de estabelecimentos comerciais.

Apesar de ter sido anexada ao Circuito Montanhas Cafeeiras somente em 2022, essa é, sem dúvidas, uma cidade fundamental para ampliar a expansão dessa rota turística no Sudoeste mineiro.

Afinal, Guaxupé é a maior produtora de café de Minas Gerais. Isso se deve ao fato de sediar a Cooxupé, uma das maiores cooperativas da iguaria no mundo, que produz cerca de 17 % de todo o café brasileiro e exporta sacas para países como Alemanha, Japão e França.

O município também ficou famoso por conta da fabricação do queijo Chancliche, tradição áraba feita a base de iogurte e com tempero especial.

Além disso, Guaxupé ganhou notoriedade turística após instituir o Natal de Luz, evento que acontece de 27 de novembro a 6 de janeiro, ilumina a cidade toda e conta com show de artistas renomados na música brasileira.

Residencial, com monumentos bem preservados e muito bem estruturada, certamente ela é parte integrante na sua visita ao Sudoeste de Minas Gerais.

O que fazer em Guaxupé?

Guaxupé tem como destaque sua arquitetura imponente do século passado, que é muito bem cuidada nos dias atuais.

O maior expoente disso é a Catedral da cidade, que impressiona pela altura e imponência; ela possui dois andares, sendo que no subsolo está a cripta de Dom Inácio, padre histórico local cujo nome está em processo de beatificação.

Conheça também a vida noturna guaxupeana, que possui bares que reunem diversos moradores e turistas, como a Zug Bier e o Bar Barbaridade.

Onde comer em Guaxupé?

A cidade dispõe de lugares incríveis para comer muito bem e entre eles destaco Café na Roça – Sombra e Água Fresca, que apresenta um clima caseiro aconchegante e que serve delícias especiais elaboradas pela casa.

Dentre as que pude experimentar, destaco as coxinhas de fraldinha com mostarda e bacon com provolone; vale a pena também pedir a porção de torresmo e o pão de linguiça. No local, você pode ainda beber o típico café mineiro, que é coado na hora pelo cliente.

Além de ser um lugar ótimo pra comer, nele o turista pode comprar as mais procuradas iguarias das região, como os cafés locais, queijos doces e muitos outros alimentos perfeitos para levar para casa de lembrança.

Do ladinho de Guaxupé, na divisa com Guaranésia está o Emporium Delícias da Thaís, restaurante excelente para almoçar na cidade, com comida variada no buffet e carnes feitas na hora. Ele fica na R. Prudente de Moraes, 287.

Mais restaurantes recomendados em Guaxupé

  • Fogão Caipira Guaxupé
  • Jardineira Restaurante e Forneria
  • Ponto de Encontro Pizzaria
  • Botecão
  • Fogão Mineiro Restaurante

Onde se hospedar em Guaxupé?

guaxupe booking
Hotel ibis Guaxupé dispõe de café da manhã com iguarias mineiras incluso nas diárias.

Minha dica de hospedagem para essa viagem é o ibis Guaxupé, que fica na avenida principal da cidade, próximo a restaurantes, pontos turísticos, bares, lojas do comércio em geral e ao lado do principal supermercado do município.

O local conta com um café da manhã tipicamente mineiro e incluso no valor das diárias; o café servido é produzido em uma das principais fazendas da região.

As suítes são do padrão da rede ibis conhecida em todo o Brasil: compactas e confortáveis; elas possuem ar-condicionado, TV, frigobar, mesa de trabalho e arara para roupas.

Recomendo que você utilize esse hotel como base durante todo o seu roteiro pelo Circuito Montanhas Cafeeiras, pois ele fica estrategicamente localizado entre as cidades da região, sendo uma opção confortável e prática para descansar entre os passeios.

CLIQUE AQUI para ver preços e reservar sua hospedagem no ibis Guaxupé »

Nova Resende

Minha sugestão para o segundo dia do roteiro é conhecer as cidades mais famosas na produção e venda de lingerie do Brasil. A primeira delas é Nova Resende, que fica localizada a 55 minutos de carro de Guaxupé.

A principal loja da cidade é a Patrícia Almeida Lingerie, que fica na Rua Coronel Joaquim Firmino da Silva e possui peças de diversas cores e modelos; a grande maioria delas é vendida bem abaixo do valor de mercado.

Além das compras, você pode aproveitar para conhecer a Casa de Cultura João Venerano e a Igreja Matriz na Praça Santa Rita, local mais central e movimentado da cidade.

Nela também acontece, aos domingos, a feira livre de Nova Resende, com diversas iguarias locais para saborear, com o bolinho frito de milho e o polvilho frito.

Juruaia

sutia juruaia
Conhecida com a “Capital da Lingerie”, Juruaia possui o monumento de maior Sutiã do Brasil.

Antes do almoço, recomendo que siga o roteiro para Juruaia, que fica no caminho de volta para Guaxupé, o que é muito prático no roteiro se você ter o ibis como base de hospedagem.

Juruaia é conhecida como a Capital da Lingerie no Brasil pelo fato de ter mais de 200 confecções do segmento e exportar as peças para lojas de todo o país (para o exterior também).

Além disso, a economia e o turismo da cidade giram em torno das lojas de lingerie, que vendem peças de excelente qualidade por um preço mais baixo.

A maioria delas fica na Rua dos Gomes, como a Lindelucy, Intima Passion e Art Stylo; entre uma e outra, há também algumas lojas especializadas em pijamas.

O que fazer em Juruaia ?

O primeiro lugar que chama a atenção do turista que visita Juruaia é a Praça Benjamin Antônio, onde está a maior escultura de Sutiã do Brasil, construída para representar a tradição juruaiense no segmento.

Ela tem 4,8 m de altura por 15,8 m de comprimento e é o local mais fotografado pelos viajantes ao longo da passagem pelo município.

Se você gosta de contato com a natureza, saiba que Juruaia também é uma cidade repleta de cachoeiras, sendo 20 no total. A mais conhecida é a da Eufrásia, que fica a 17 km do centro.

Onde comer em Juruaia?

Um lugar fantástico para comer em Juruaia é o Pesqueiro do Dú, que fica no Bairro Laranjeiras, a 1,5 km do centro, oferecendo pratos deliciosos em um ambiente arejado.

A base do cardápio do local é com pratos contendo peixes, especialmente a Tilápia à Parmegiana, que é a especialidade da casa.

   

Mais restaurantes em Juruaia

  • Restaurante Izaura
  • Padaria e Restaurante Seis Irmãos
  • Celeiro Burger’s
  • Lanchonete e Pizzaria Barra Mansa

Santa Cruz da Prata (Guaranésia)

passeio pelo interior de minas gerais
Empório Santa Cruz apresenta uma experiência diferenciada de restaurante.

Caso você tenha tempo e disposição para dirigir por 30 minutos a mais, vale muito a pena curtir um final de tarde em Santa Cruz da Prata, que é um pequeno distrito no norte de Guaranésia.

Ao chegar nesse lugar tão tranquilo e acolhedor, recomendo que visite a Presentaria Prata, que fica de frente para a praça principal e possui uma enormidade de belos artigos para decoração, sendo um excelente lugar para comprar uma lembrança da região.

E para saborear um café da tarde e ter uma excelente experiência, conheça o Empório Santa Cruz, que possui nos fundos uma área verde lindíssima, onde os clientes podem se sentar e saborear as receitas caseiras em meio à natureza local.

Monte Santo de Minas

Localizada a 48 km de carro de Guaxupé, Monte Santo de Minas é uma cidade interessante para aproveitar o seu terceiro dia no roteiro pelo Circuito Montanhas Cafeeiras, pois apresenta diversas atrações.

Trata-se de um destino muito agradável de se conhecer, com cachoeiras, trilhas e morros; por isso é cada vez mais procurada para o ecoturismo.

Na cidade, vale a pena também dar uma volta a pé, pois ela conta com casarões de época bem preservados e uma belíssima Igreja Matriz, que parece retirada de um quadro.

Uma época muito interessante para visitar Monte Santo de Minas é durante o Carnaval, pois a cidade mantém firme a tradição com o Desfile das Escolas de Samba Brás e Belém, que polarizam uma rivalidade que mexe com toda a população.

Os desfiles são gratuitos e acontecem durante o feriado do Carnaval no Terreirão do Samba, que é o primeiro sambódromo de Minas Gerais.

O que fazer em Monte Santo de Minas?

rodriacqua
Complexo de Lazer Rodriacqua possui opções de diversão para toda a família.

Uma dica muito interessante para aproveitar a viagem para Monte Santo de Minas é o Rodriacqua, um clube completo que funciona como complexo de lazer para toda a família, restaurante e também possui chalés para hospedagem.

Localizado na BR 491, a 2km do trevo de entrada da cidade, o local conta com atrativos para passar o dia se divertindo, como passeio de pedalinho, bolha aquática, cama elástica, pesca e uma piscina com bar dentro dela.

O restaurante da propriedade apresenta um buffet bastante variado e com diversas iguarias da gastronomia mineira, tanto nos pratos principais como na sobremesas.

Em relação aos preços, o day use completo do complexo, com direito a utilizar toda a área de lazer mais almoço e café da manhã inclusos custa 98 reais por pessoa.

Para quem pretende se hospedar nos chalés, a diária sai por 360 reais o casal, também com os benefícios do day use incluídos.

Fazenda de café para visitar em Monte Santo de Minas

plantacao de café em minas gerais
Cafezal da Fazenda Nova Aliança rende cerca de 4 mil sacas de café ao ano.

Ainda em Monte Santo de Minas você pode ter a experiência de visitar uma das principais fazendas de café da região, que possui uma alta colheita e produção dos grãos.

Trata-se da Fazenda Nova Aliança, que fica no Km 12 da Estrada Jacuí/Monte Santo e impressiona pelo enorme cafezal, que rende cerca de 4 mil sacas de café ao ano.

Esse é um ambiente familiar, pois a fazenda é administrada por diversas gerações da mesma família, que mora em uma casa de época que impressiona pela preservação, inclusive no seu porão.

Certamente, é uma dica incrível para quem deseja entender e ver de perto como é feito o processo da colheita do café.

Para obter mais informações e consultar a possibilidade de agendamento da sua visita, entre em contato através do e-mail da propriedade: contato@fazendanovaalianca.com.br

Muzambinho

No quarto dia, se prepare para beber muito café de qualidade e se maravilhar com belas paisagens e um clima muito acolhedor.

Muzambinho fica ao lado de Guaxupé e o trajeto de um centro a outro dura cerca de 20 minutos. Essa é uma cidade que adorei visitar, pois fui muito bem recebido e tive ótimas experiências.

Forte produtora de café e de tecidos, ela pode ser também a sua porta de entrada ou saída para o roteiro, pois faz divisa com o estado de São Paulo, especificamente com a cidade de Caconde.

Não deixe de visitar a tecelagem Fio Brasil, que faz peças lindíssimas de tapetes, bolsas, redes e pesos para portas. Você pode comprá-las e fazer um tour pela fábrica, inclusive aos finais de semana. Ela fica na Av. Ver. Dr. Antero Veríssimo da Costa, 200.

Muzambinho é conhecida ainda por ser a sede do Instituto Federal, local muito grande e bem estruturado, que tem como diferencial o fato de ter cursos técnicos específicos para as necessidades do mercado regional, como Cafeicultura.

Onde comer em Muzambinho?

muzambinho o que fazer
Petisco de carne com legumes é o mais pedido no Restaurante O Botequim

Uma dica para comer bem em Muzambinho é O Botequim, que fica na Av. Dr. Américo Luz, no Centro, funcionando durante a semana toda como um barzinho e local para jantar; porém aos domingos abre também para o almoço.

A casa tem uma proposta ligada ao rock, tanto é que alguns lanches são servidos em uma tábua em formato de guitarra.

Entre as variadas porções do cardápio, a mais pedida é o petisco de carne com legumes, que se tornou um diferencial da propriedade.

Fazenda de café para visitar em Muzambinho

Fazenda de café para visitar em Muzambinho
Fazenda Ouro Verde produz diversos alimentos e dispõe de cenários belíssimos.

Muzambinho é onde fica a Fazenda Lagoa Ouro Verde, um lugar que, além de ser um excepcional produtor de café de alta pontuação, também produz farinha de milho, doces e outras iguarias incríveis.

Nesta fazenda, você pode conversar com os proprietários, entender todo o processo de tratamento dos grãos de café, passear de trator e admirar os cenários deslumbrantes da propriedade e de seus arredores.

Não deixe de provar o café Carruá que é o típico da fazenda e possui um sabor diferenciado.

Mais informações para visitação e compra dos produtos, você encontra através do site oficial: cafecarrua.com.br/contato/

Areado

turismo em minas gerais
Areado é famosa pelo artesanato e pela produção de broas caseiras.

Você pode aproveitar ainda e visitar a cidade de Areado, que fica a 40 minutos de carro de Muzambinho e vem crescendo muito economicamente em duas frentes: artesanato e biscoitos caseiros.

   

Tanta é a tradição que a cidade possui a Associação dos Biscoiteiros Unidos, que é especialista em broas caseiras, biscoitos de polvilho e outros alimentos deliciosos.

Dica: quando for comer uma broa, peça o chá de alcafava e a geleia de goiabada, especialmente se estiver na Associação, que fica na Rodovia MG 184, Km 1.

No mesmo local fica uma loja bem grande de artesanato, com diversos itens produzidos na cidade.

Fazenda de café para visitar em Areado

melhor café de Minas Gerais
Visita a Fazenda Capoeira Coffee dá direito a um café colonial tipicamente mineiro.

E para terminar o roreito pelo Circuito Montanhas Cafeeiras, que tal visitar uma fazenda incrível e ainda saborear um belo café colonial com o melhor da culinário regional?

Assim é o tour pela Fazenda Capoeira Coffee, que custa 50 reais com a refeição inclusa. Trata-se de um lugar que alia elegância e bom gosto na decoração com a beleza exuberante das centenas de pés de café.

Por falar nele, o café daqui me chamou atenção pelo sabor mais suave; isso se deve ao fato de ser de uma linha em homenagem às mulheres, pois o incentivo ao empreendedorismo feminino é um dos ideais da proprietária Marisa Contreras, que realiza diversas palestras pelo Brasil.

O que comprar nas Montanas Cafeeiras, Minas Gerais?

Café

qual o melhor café em minas gerais
Região possui marcas de café com pontuação elevada e qualidade premium.

Sem dúvidas, o café é praticamente uma obrigação de compras para quem visita o Circuito. Afinal de contas, são diversas as fazendas de cafeicultoras na região, que produzem o produto com o sabor diferenciado em relação às marcas que compramos no dia a dia.

Os cafés custam a partir de 15 reais, com marcas de alta pontuação custando até 40 reais; eles podem ser comprados nos principais mercados, empórios e em alguns restaurantes, como o Café na Roça, em Guaxupé.

As principais marcas de café de Minas Gerais nesta região das Montanhas Cafeeiras são: Prima Qualitá, Evoluto, Carruá e Estação.

Tapetes e bolsas

Em Muzambinho, você pode comprar tapetes, bolsas, redes e outras peças fabricadas na tecelagem Fio Brasil; o local também disponibiliza um tour pela fábrica para os turistas.

Lingerie

turismo de compras em Minas Gerais
Juruaia e Nova Resende são referências nacionais na venda de lingeries.

Se Passar pelas cidades de Juruaia e Nova Resende, não deixe de dar uma volta pelo centro e visitar as inúmeras lojas de lingerie, que vendem as peças por um valor abaixo do que se vende pelo Brasil.

Não é à toa que Juruaia é considerada a Capital da Lingerie.

Doce de leite

Obviamente, o doce de leite mineiro está à venda nas principais lojas e restaurantes de estrada na região e seus arredores. Viçosa e Majestic são as marcas mais vendidas nas Montanhas Caffeeiras.

Queijo

queijo mineiro onde comprar
Verdadeira tradição árabe, queijo Chancliche é fabricado em Guaxupé.

De origem árabe, o queijo Chancliche é fabricado em Guaxupé aqui no Brasil. E na cidade é vendido bem mais barato na loja oficial, que fica na R. Alcídes Baldini, 50 – Centro.

Este queijo é feito à base de iogurte e possui três sabores: com zatter (tempero árabe), apimentado e sem condimentos. A dica para comer é amassá-lo e misturar com azeite.

Cachaça

A cidade de Bom Jesus da Penha pertence ao Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras e possui uma fábrica de cachaça, que produz a Potyra, que é vendida para todo o Brasil.

Cervejas Artesanais

cerveja de café
Cervejaria de Guaxupé fabriba cerveja artesanal feita com o café local.

Outra bebida feita na região é a cerveja artesanal Zug Bier, que é sediada em Guaxupé e tem como diferencial um de seus rótulos, que é feito com o café local.

Ela pode ser comprada no pub da cervejaria ou nos supermercados da cidade.

Conheça o Circuito Montanhas Cafeeiras em Minas Gerais

O Sudoeste de Minas Gerais é uma região riquíssima em belas paisagens, gastronomia mineira de qualidade e em café, tanto no plantio e produção como no sabor, que se diferencia das marcas convencionais.

Para seguir conhecendo os encantos das cidades mineiras, confira quais são os principais destinos para visitar em Minas Gerais, com lugares e incríveis e dicas bem avaliadas de hospedagem em todos eles.

Dúvidas frequentes sobre o Circuito Montanhas Cafeeiras

Quantas cidades fazem parte do Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras?

O Circuito Montanhas Cafeeiras possui ao todo 14 municípios, são eles: Arceburgo, Areado, Bom Jesus da Penha, Conceição, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Jacuí. Juruaia, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende, São Pedro da União e São Sebastião do Paraíso.

Qual o melhor café de Minas Gerais?

A região Sudoeste de Minas Gerais possui o Circuito Montanhas Cafeeiras, onde se produzem algumas das melhores marcas de café do estado, como Prima Qualitá, Estação e Carruá Café.

Onde comprar café, queijo e doce de leite em Minas Gerais?

O restaurante Café na Roça – Sombra e Água Fresca em Guaxupé possui um espaço com venda das mais famosas e procuradas iguarias da culinária mineira, como queijos, doces e, claro, os cafés locais.

Como é produzido o café mineiro?

Ao visitar as fazendas de café, você verá que após serem colhidos, os grãos ficam de 5 a 7 dias se banhando de sol no terreiro, depois passam pelo secador e calefação até estarem prontos para serem exportados.

A viagem pelo Sudoeste de Mg foi um convite do Turismo de Minas e do Circuito Montanhas Cafeeiras, com apoio da Secreteria de Estado de Cultura e Turismo; mas as opiniões são de livre expressão do autor.

Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Miguel Paco

Miguel Fortunato, 31 anos, é jornalista formado. Trabalhou como assessor de Imprensa em importantes instituições como E.C Santo André e Team Nogueira, além de executar diversas funções em canais de televisão. Atualmente escreve sobre turismo, uma de suas maiores paixões.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Comidas Típicas

Descubra os sabores da culinária tradicional da região

#06
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Comidas Típicas

Descubra os sabores da culinária tradicional da região

#06
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *