Início / Américas / América do Sul / Brasil / Comidas típicas de Minas Gerais: gastronomia e culinária mineiras

Comidas típicas de Minas Gerais: gastronomia e culinária mineiras

Você que está planejando conhecer terra mineiras com certeza está pensando nas comidas típicas de Minas Gerais, no Brasil. Quando chegar no estado, vai ouvir que não há pão de queijo igual, que o doce de leite local é inconfundível e que o tropeiro é algo que certamente deve ser provado.

E não para por aí, você também pode degustar os diversos e inigualáveis tipos de queijo, almoçar o tradicional frango com quiabo ou até mesmo um leitão à pururuca e desfrutar das incríveis sobremesas que o local oferece.

Neste artigo, preparei uma lista com os pratos típicos de Minas Gerais (não só os mais famosos), como são preparados, os ingredientes principais e o que faz deles tão famosos e especiais. Delicie-se com essas opções e não deixe de experimentar cada item em sua viagem para terras mineiras.

Planeje sua viagem => Hotéis em ofertas em Belo Horizonte

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Quais são os pratos típicos de Minas Gerais?

Pratos típicos de Minas Gerais
Pão de queijo mineiro | Foto: Thácio, via Wikimedia Commons.
  • Queijos mineiros
  • Feijão Tropeiro
  • Tutu de feijão
  • Frango com quiabo
  • Pão de queijo
  • Frango ao molho pardo
  • Leitão à Pururuca
  • Bambá de couve
  • Ora-pro-nobis
  • Doce de Abóbora
  • Ambrosia
  • Goiabada cascão
  • Doce de leite

Descubra => Melhores passeios guiados pelo Brasil

 

O que comer em Minas Gerais?

Queijos mineiros

Queijo minas
Queijo Minas | Foto: Neusa Cadore, via Wikimedia Commons.

Quando se visita qualquer cidade mineira, a lista de compras certamente contém os inconfundíveis queijos locais, seja para dar de presente ou para comer em casa ou degustar junto a um bom vinho.

Os mais tradicionais tipos de queijo de Minas Gerais são: canastra (forte e encorpado), serro (levemente ácido e consistente), cerrado (amanteigado e macio), araxá (picante e suave), triângulo mineiro (levemente ácido e suave), serra do salitre (artesanal e suave) e campo das vertentes (casca semi dura e sabor leve).

Confira => Lugares para lua de mel no Brasil

 

Feijão Tropeiro

Comidas folclóricas Minas Gerais
Feijão Tropeiro | Foto: Moe Alves, via Wikimedia Commons.

Eis aqui o mais requisitado dos pratos nos restaurantes de comida mineira por todo o Brasil. Em Belo Horizonte, por exemplo, come-se acompanhado de arroz, couve e carne; é uma tradição na cidade comprar um “marmitex” com arroz e couve de tropeiro quando se frequenta o estádio Mineirão para assistir a uma partida de futebol, é o chamado “Tropeirão”.

O prato na sua essência é composto por feijão, farinha de mandioca e torresmo, porém com o passar dos anos ganhou a adição de cebola, alho, ovo e, em alguns casos, leva também linguiça calabresa. Uma das mais pedidas comidas típicas de Minas Gerais.

 

Tutu de feijão

Comida típica de Diamantina Minas Gerais
Tutu de Feijão | Foto: DAR7, via Wikimedia Commons.

Esse é um prato que ganhou notoriedade e se diferencia do “virado à paulista” que lhe deu origem, até por isso, sua versão original foi apelidada de “Tutu à Mineira”. Ele também é acompanhado de arroz e couve, sendo um protagonista dos almoços em família entre os mineiros.

Essencialmente composto por feijão e farinha, o Tutu legítimo de Minas Gerais tem o feijão totalmente batido e consistente; sem contar que a farinha é de mandioca (em São Paulo, ela pode ser de milho) e, em alguns lugares, você o encontrará com costelinha de porco ou bacon.

Dicas => O que fazer em Belo Horizonte

 

Frango com quiabo

O que experimentar em Minas Gerais
Uma das comidas típicas de Minas Gerais contém quiabo na receita.

Outra tradição mineira, que possivelmente você encontrará no cardápio do restaurante que você for ou na mesa da casa de alguém que for visitar. Aqui, as pessoas costumam servi-lo nas refeições acompanhados de farinha de mandioca (imprescindível), arroz e angu.

Uma das coisas que o torna especial é o frango caipira sem pele, que dá um sabor diferenciado; outra peculiaridade é que em geral são utilizadas somente coxas e sobrecoxas.

 

Pão de queijo

Pão de queijo mineiro
Pão de Queijo | Foto: Sitenl, via Wikimedia Commons.

Apresento a você uma iguaria que transcende o aspecto regional, pois o mundo inteiro o vê como uma das representações culturais brasileiras. Em Minas Gerais, ele é tradição tanto no café da manhã quanto no lanche da tarde. Portanto, é imprescindível em qualquer casa.

O pão de queijo legítimo tem como segredo o queijo minas, que dá um sabor todo especial e vai em grande quantidade, sem contar que o polvilho utilizado é natural e os ovos geralmente são caipiras, porque, segundo a população nativa, eles dão a cor e a maciez. Uma das mais populares comidas típicas de Minas Gerais.

 

Frango ao molho pardo

Também muito chamado pelos mineiros de “galinha ao molho pardo”, o prato tem origem portuguesa (galinha cabidela), mas ganhou o toque todo especial do tempero mineiro e transformou-se em mais uma tradição da culinária local.

Geralmente acompanhado de arroz, angu e pimenta, o sangue do frango é utilizado no feitio da iguaria (principalmente nas fazendas mineira), misturado com fubá e incorporado ao caldo; outro segredo é utilizar pouca água no cozimento. Esse é um prato que o tempero pode variar de um lugar para o outro.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 15% de desconto usando o cupom PROTETORSOLAR (até 28/02), é só clicar no botão.
 

Confira => Como embarcar com remédios no Brasil

 

Leitão à Pururuca

Temperos mineiros
Leitão à pururuca legítimo é servido inteiro. (Imagem meramente ilustrativa).

Essa é uma das grandes tradições do interior e em Minas Gerais não é diferente. Geralmente é servido com arroz, couve, farofa e algumas vezes com batatas; sem esquecer que é sempre um prato acompanhado da boa e velha cachaça mineira.

O leitão à pururuca legítimo é servido inteiro, que fica de molho por cerca de 12 horas e é levado ao forno por uma hora e meia. Cada pessoa tem a sua maneira de “pururucar” (deixar a pele dura e crocante); a mais simples delas é derramar óleo quente a cada 30 minutos enquanto ele é assado.

 

Bambá de couve

Sopas de Minas Gerais
Esse prato é servido sozinho, como se fosse uma sopa. (Imagem meramente ilustrativa)

Tradicional prato de Ouro Preto, o caldo é outro integrante sempre presente nos restaurantes de comida mineira, especialmente em épocas de frio. Geralmente é servido sozinho, como se fosse uma sopa, e muitas vezes é acompanhado de uma taça de vinho.

O que faz do bambá legítimo de Minas é o sorte da couve, que na culinária do estado é rasgada em tiras, ao invés de ser picada; misturam-se a ela o fubá, os ovos e rodelas de linguiça, que bem quentinhos, formam uma saborosa receita a ser apreciada no jantar.

Viaje mais => Parque Estadual Itacolomi em Minas Gerais

 

Ora-pro-nobis

Comidas diferentes de Minas Gerais
Ora-pro-nóbis | Foto: Sther Burmann, via Wikimedia Commons.

Do latim significa “orai por nós”. Trata-se de uma hortaliça muito comum na cozinha de Minas gerais, especialmente em Sabará, onde todo ano é realizado um festival da iguaria. A forma na qual ele é mais utilizado é com frango.

O “frango com ora-pro-nobis” tem como segredo é colocar as folhas na panela apenas quando o frango já estiver cozido, para pode apreciar seu sabor suave e que remete claramente aquela comida de fazenda.

 

Doce de Abóbora com coco

Doces típicos de Minas Gerais
Doce de Abóbora | Foto: Fernandes!?, via Wikimedia Commons.

Entrando nas sobremesas, vale muito a pena experimentar o doce de abóbora mineiro, que entre a população local é muito comum desfrutá-lo com um bom queijo mineiro; com certeza você o encontrará para comprar e trazer um pote dessa delícia para casa.

Basicamente, o que dá o toque diferenciado ao famoso doce é a presença do coco ralado, que, misturado a abóbora e ao açúcar já quentes na panela, pode ser comido tanto quente quanto gelado, vai do gosto de cada um. Uma das mais famosas comidas típicas de Minas Gerais.

Confira => Lugares lindos para conhecer no Brasil

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

Ambrosia

O que não deixar de comer em Minas Gerais
Essaa sobremesa é servida gelada. (Imagem meramente ilustrativa)

Outra bela dica de sobremesa, mas essa serve-se somente gelada. A ambrosia tem origem portuguesa, como doce de ovos e açúcar, mas foi aqui que o leite foi adicionado e deu um sabor especial; o doce é servido geralmente em uma taça.

O segredo é semelhante ao do pão de queijo, pois segundo os mineiros, o ovo caipira deixa o doce amarelado e dá um gosto melhor, o leite é integral e o preparo é feito em tacho de cobre, que resultam nos gominhos da Ambrosia. Uma delícia!

 

Goiabada cascão

Doces tradicionais de Minas Gerais
Goiabada | Foto: Voton, via Wikimedia Commons.

Esse é um doce genuíno de terras mineiras, mais precisamente da região de Ouro Preto. A diferença dela para a goiabada comum é o uso da casca da fruta, que dá um sabor diferenciado, e a maneira mais comum de comer é junto a um bom queijo minas.

A goiabada cascão tradicional tem como ingredientes goiabada e açúcar; é preparada em um tacho de cobre com colher de pau, para mexê-la bastante até o fundo do tacho, pois segundo os mineiros é aí que está o segredo para o visual dela.

Leia também => Dicas sobre o que fazer em Ouro Preto e Mariana

 

Doce de leite

O que comer em Minas Gerais
Doce de leite Viçosa é cremoso, suavemente doce e com ligeiro gosto de caramelo. | Foto: Viçosa.

E para encerrar a lista, apresento-lhes aquele que, ao lado do pão de queijo, é a grande referência da culinária mineira. Apesar da discussão histórica em que os uruguaios afirmam que o doce de leite legítimo é o deles, sabemos que o daqui é especial e quem visita Minas Gerais sempre leva pelo menos um frasco da iguaria para casa.

As marcas mais badaladas da sobremesa em minas são: Viçosa (cremoso, suavemente doce e com ligeiro gosto de caramelo), Rocca (artesanal, caseiro e sem conservantes) e Sabores do Grama (mais consistente e um sabor bem puro).

Originalmente preparado a base de leite fresco, bicarbonato de sódio e açúcar, cerca de 50% do doce de leite do Brasil é produzida no estado. Também pudera, o produto traz uma cremosidade única e, obviamente, fica espetacular acompanhado de um queijo local, especialmente pelo canastra. Uma das mais deliciosas comidas típicas de Minas Gerais.

 

Comidas típicas deliciosas de MG

Como pudemos observar, é de dar água na boca a culinária mineira, que, apesar de não ter todos os pratos típicos originários do estado, dá a eles um toque inconfundível. Portanto, quando for viajar para Minas Gerais, reserve uma boa quantia para alimentação e espaço na bagagem para trazer várias iguaria para casa, pois certamente você não irá resistir.

E você, qual das comidas típicas de Minas Gerais é sua favorita? Deixe sua opinião nos Comentários!

 

Leia os últimos posts do blog:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Redação QVM

A redação do Quero Viajar Mais está sempre em busca das melhores dicas para você conseguir planejar sua viagem, seja um simples final de semana na praia ou mesmo uma volta ao mundo. Siga nossos perfis nas redes sociais: @QueroViajarMais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *