Onde ficar em Belo Horizonte: dicas dos 6 bairros e hotéis

Onde ficar em Belo Horizonte: dicas dos 6 bairros e hotéis

Saber onde ficar em Belo Horizonte é o primeiro passo para desfrutar da capital mineira. Afinal de contas trata-se de uma cidade onde as principais atrações são relativamente próximas umas das outras e um lugar estratégico vai deixar seu roteiro muito mais prático.

Antes de pesquisar e decidir aonde se hospedar, é importante se perguntar qual o intuito da viagem, assim como que pretender fazer e o quanto pretende gastar. Respondendo a essas perguntas fica mais fácil escolher o bairro e o tipo de hotel em BH que se encaixa no seu perfil.

Esta cidade é uma das capitais mais visitadas do Brasil, isso se deve ao fato de contar com pontos turísticos muito interessantes, especialmente do ponto de vista cultural e arquitetônico; sem contar que a gastronomia mineira é um tesouro que encanta a qualquer paladar. vale muito a pena fazer um roteiro em Belo Horizonte!

Para te ajudar na escolha, neste artigo lhe trarei as opções mais indicadas nos bairros mais habituados a receber bem os turistas com opções econômicas, de bom custo-benefício e até as opções luxuosas que os hotéis em Belo Horizonte podem nos proporcionar.

Confira, compare e tire sua viagem para Belo Horizonte do papel!

Planeje sua viagem => Alugue carro mais barato em BH

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Onde ficar em Belo Horizonte, MG?

Em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, há bairros que oferecem um bom serviço de hotelaria e que te deixam perto da região metropolitana e das principais atrações desta que é uma das capitais mais turísticas do Brasil.

No meu conceito, as melhores opções estão entre a Savassi (para quem gosta de sair), Lourdes (ambiente residencial) e Pampulha (para quem quer desfrutar da Lagoa e assistir jogos no Mineirão). Belvedere é a opção mais nobre e o Centro eu não recomendo para turistas.

Confira mais sobre Belo Horizonte neste vídeo acima do Ministério do Turismo.

CLIQUE AQUI para encontrar hotéis em oferta em Belo Horizonte »

 

Mapa de Belo Horizonte: bairros

  1. Savassi
  2. Lourdes
  3. Pampulha
  4. Belvedere
  5. Funcionários
  6. Centro

Adquira => Pacotes de viagem para Minas Gerais

 

Melhores bairros de BH para turistas

1. Bairro Savassi

savassi, belo horizonte
Savassi é o bairro mais turístico de BH | Foto: TripAdvisor.

No bairro da Savassi você fica próximo dos pontos turísticos do Centro e da Praça da Liberdade, sem contar que de carro chega facilmente ao Parque  Municipal das Mangabeiras e a Pampulha.

Particularmente, é meu bairro favorito de Belo Horizonte e vai ser para você se um dos objetivos da viagem for sair à noite, seja para jantar ou para um barzinho. As ruas mais frequentadas são bem próximas aos hotéis e voltar em um horário mais adiantado fica fácil.

A Savassi é uma região fundamental para quem deseja se divertir na capital mineira. Este bairro atende a todas as idades e proporciona excelentes possibilidades de frequentá-lo em qualquer horário do dia.

Durante o dia, é ótimo dar uma volta pelas ruas ao redor da praça Diogo de Vasconcelos e nos quarteirões fechados, onde é possível se sentir em uma cidade do interior da Europa; além do Shopping Pátio Savassi, você encontrará opções de restaurantes, cafés e lojas.

No anoitecer, vista sua melhor roupa de sair e vá curtir uma noite na região mais boêmia de Belo Horizonte; local ideal para um happy hour e fazer novas amizades, pois, em muitos bares e restaurantes, as cadeiras ficam nas ruas e, como os mineiros são acolhedores, não é difícil se entrosar.

Dentre as principais baladas bares na Savassi estão o Redentor, o Jack Rock, o Jângal, a Paco Pigalle, o Al Capone e diversas outras opções. Já entre os melhores restaurantes no bairro, conheça o Duke’n’duke, o Café com Letras, Storica Grill, Badejo e Vila Árabe.

Uma dica boa é se hospedar no Ibis, porque está situado bem próximo a Praça da Savassi, assim você pode ir a pé passear num dos locais mais atrativos da cidade.

Hotéis na Savassi

  • Hotel barato na Savassi | Hostel Savassi: oferece wi-fi e café da manhã, toalhas custam aluguel adicional; os quartos contam com armários individuais, ventiladores e roupa de cama. Fica em frente ao Shopping Pátio Savassi, a 1 km da Praça da Liberdade e a 2,8 km do Centro. Nota dos hóspedes: 8,8.
  • Hotel com melhor custo-benefício na Savassi | Ibis Savassi: suas acomodações dispõem de ar-condicionado, secador de cabelo, TV, wi-fi e frigobar; outra vantagem é que a propriedade aceita pets. Fica a 400 metros da Praça da Savassi, a 1 km Praça da Liberdade e a 2,8 km do Centro. Nota dos hóspedes: 8,2.
  • Melhor hotel na Savassi | Radisson Blu Savassi: oferece aos hóspedes academia, café da manhã completo, frigobar, TV de tela plana a cabo, mesa de trabalho e wi-fi; tudo com o design moderno e luxuoso da rede Radisson Blu. Está a 60 metros do Shopping Pátio Savassi, a 450 metros da Praça da Savassi e a 2,4 km do Centro. A nota dos hóspedes é 9,1.

Divirta-se => Melhores baladas em Belo Horizonte

 

2. Bairro de Lourdes

onde se hospedar em belo horizonte
Lourdes é um bairro residencial e agradável | Foto: FernandoSantos, via Wikimedia Commons.

Lourdes é um bairro residencial de Belo Horizonte, mas que está bem próximo ao Centro e tem um acesso muito fácil a muitos dos pontos turísticos da capital mineira.

Trata-se de uma excelente opção por abrigar diversos ótimos restaurantes e ficar hospedado lá significa locomover-se rápido até eles. dentre as principais opções de onde comer em BH em Lourdes estão a Pizza Point, Macau, Farroupilha Grill, Olagário Pizzaria, Eddie Fine Burgers e muito mais.

Além de contar com as principais lojas de roupas e fast-foods, pois realmente trata-se de uma área metropolitana e agitada de Belo Horizonte.

Isso porque a boa localização também te deixa perto dos atrativos culturais da Praça da Liberdade e do Museu da Moda (MUMO), o primeiro do Brasil aberto ao público deste segmento; ele conta com exposições contemporâneas, que ficam em um lindo edifício neogótico, com destaque para os vitrais coloridos e os painéis históricos nas paredes.

Outro ponto turístico próximo ao bairro é a Casa FIAT de Cultura, que realiza exposições culturais, que englobam desde a arte clássica até a era digital; ela fica em um edifício histórico do Palácio dos Despachos.

Hotéis em Lourdes

  • Hotel barato em Lourdes | Samba Rooms Hostel: com uma decoração colorida que remete ao gênero musical brasileiro, o local oferece quartos com  ventilador, wi-fi, cozinha de uso comum e café da manhã aos turistas. O hostel fica a 1,2 km da Praça da Liberdade, a 900 metros do Mercado Central e a 2,8 km da Praça da Savassi. A nota dos hóspedes é 8,4.
  • Hotel com melhor custo-benefício em Lourdes | Belo Horizonte Plaza: a propriedade dispõe de academia, sauna, piscina, wi-fi, um bom café da manhã e TV a cabo; tudo isso com um ambiente limpo e atendimento solicito. Localiza-se a 700 metros da Praça da Liberdade, a 1 km do Mercado Central e a 2,3 km da Praça da Savassi. Nota dos hóspedes: 8,7.
  • Melhor hotel em Lourdes | Hotel Fasano Belo Horizonte: é o melhor do bairro, pois, além de toda a sua elegância, oferece wi-fi, spa, sauna e academia; sem contar o restaurante, com o respaldo de 100 anos de tradição gastronômica e do Barretto, um dos principais bares de BH. O Fasano fica situado a 550 metros da Casa FIAT de Cultura, a 1,1 km da Praça da Liberdade e a 1,4 km do Mercado Central.

Descubra => Onde comer em Belo Horizonte

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

3. Bairro da Pampulha

conjunto arquitetonico da pampulha
Conheça as maravilhas criadas por Oscar Niemeyer na Pampulha.

Este é um dilema sobre onde ficar em Belo Horizonte: ficar na região central e estar ao lado de tudo o que uma metrópole oferece ou ir para a Pampulha e desfrutar com calma da natureza e das famosas obras do gênio Oscar Niemeyer?

Se você escolheu a segunda opção, saiba que vai ter que andar um pouco de carro ou de transporte público para chegar a Savassi, ao Mercado Central e a Praça da Liberdade, mas estará hospedado bem mais parto da natureza e de diversas atrações ao redor da Lagoa da Pampulha.

Fazem parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha (IEPHA) em Belo Horizonte a Igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile, o Iate Tênis Clube, a Casa Kubitschek e o Museu de Arte da Pampulha; todos eles estão entre os principais pontos turísticos de BH.

A Pampulha também é uma opção óbvia para quem viaja com destino esportivo, afinal é onde fica o Mineirão, palco de partidas de Cruzeiro, Atlético Mineiro e da Seleção Brasileira. No estádio também está o Museu do Futebol Brasileiro, que conta com exposições interativas multimídia sobre o esporte.

Quem deseja viajar com objetivo de assistir aos jogos, qualquer hotel que você escolher no bairro te deixará relativamente perto do estádio, sendo que existem algumas opções muito próximas.

Com todos estes atrativos, é evidente que o bairro também conta como excelente infraestrutura e opções para comer. Os mais famosos restaurantes na Pampulha são: Paladino, Bistrô Vila Rica, Xapuri, Prosa di Minas e muitos outros.

Hotéis na Pampulha:

  • Hotel barato na Pampulha | Universidade Pampulha Hostel: trata-se de um albergue com quartos privativos e ventiladores, que oferece wi-fi, jardim e churrasqueira; além de ter café da manhã incluso. Fica a 300 metros do Mineirão, a 800 metros da Lagoa da Pampulha e a 10 km do Centro. Nota dos hóspedes: 9,3.
  • Hotel com melhor custo-benefício na Pampulha | Pampulha Design Hotel: possui wi-fi, buffet de café da manhã, estacionamento, frigobar e TV a cabo em quartos espaçosos. O hotel está a 1,7 km da Lagoa da Pampulha, 11,5 km do centro e 13,8 km da Savassi. Nota dos hóspedes: 8,3.
  • Melhor hotel na Pampulha | Quality Hotel Pampulha: dispõe aos hóspedes academia, wi-fi, TV a cabo, ar-condicionado nos amplos quartos e um restaurante; sem contar a deliciosa banheira. Fica a cerca de 2 km da Lagoa da Pampulha, a 8 km do Centro e a 10 km da Savassi. Nota dos hóspedes: 8,7.

Principais => Pontos turísticos de Belo Horizonte

 

4. Bairro de Belvedere

roteiro belo horizonte
Av. Nossa Senhora do Carmo é a principal do bairro | Foto: Andrevruas, via Wikimedia Commons.

Outra opção interessante de onde ficar em Belo Horizonte próxima ao Centro é Belvedere. A diferença é que se trata da região mais nobre da cidade, sem contar que a altitude possibilita um lindo visual.

Nele está localizado o BH Shopping, que é sem dúvidas um destino de entretenimento (cinema e pista e patinação), compras (principais grifes de lojas) e alimentação (fast-foods e restaurantes) para muitos mineiros e turistas. Este local conta um estacionamento grande e possuí uma lindíssima decoração de espelhos.

Outra dica sobre o que fazer em Belvedere é a Praça da Lagoa Seca, onde as pessoas costumam se exercitar com corridas, caminhadas e passeios de bicicleta.

Belvedere tem acessibilidade direta com a rodovia BR-356, que liga Belo Horizonte à Nova Lima. Da saída do hotel, você pode seguir reto e conhecer a cidade – que possuí diversas belezas naturais – em um trajeto que de carro leva cerca de 20 minutos.

Hotéis em Belvedere

  • Hotel barato em Belvedere | Lagoa Secaeste apartamento em Belo Horizonte possuí um preço mais em costa e boa estrutura para os turistas, com 1 quarto, sala de TV, cozinha e mesa de jantar; aproveite ainda a jacuzzi, a academia e a elegante varanda. Diversos restaurantes sofisticados e supermercados estão localizados ao redor e, claro, o BH Shopping fica a apenas 400 metros.
  • Hotel com melhor custo-benefício na Pampulha | Caesar Business Belo Horizonte: oferece TV a cabo, piscina e academia aos seus hóspedes. Fica a 6,2 quilômetros da Savassi, a 8 quilômetros do Centro e a 19 quilômetros da Lagoa da Pampulha. Nota dos hóspedes: 8,6.
  • Melhor hotel em Belvedere | Apartment Guest Houseeste apartamento fica localizado no bairro vizinho de Buritis, famoso pelo campus da UniBH; o BH Shopping fica a 4,5 km de distância de carro. Desfrute da piscina, dos 3 quartos para viajar em família, da cozinha completa e da máquina de lavar roupas. Nota dos hóspedes: 7,2.

Mais opções => Hotéis em Belo Horizonte

 

5. Funcionários

o que fazer em belo horizonte
Praça da Liberdade é o principal polo cultural de BH | Foto: Sudhertzen, via Wikimedia Commons.

Quando se pesquisa onde ficar em Belo Horizonte, Funcionários certamente está entre os melhores bairros de BH, pois é arborizado, charmoso, bem localizado e, claro, conta com um dos cartões-postais da capital de Minas Gerais.

Hospedar-se aos arredores da Praça da Liberdade é um convite a cultura, pois aqui você fará caminhando, roteiros por alguns dos pontos mais ligados as formas de arte da capital mineira.

Em relação aos pontos turísticos da Praça da Liberdade em Belo Horizonte são: o Memorial Minas Gerais Vale, o Museu das Minas e do Metal, o Cento de Conhecimento da UFMG, o Centro Cultural Banco do Brasil e a Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

Quanto aos restaurantes perto da Praça da Liberdade, aprecie a unidade do Café com Letras, a Hamburgeria Xodó, a Liberdade Pizza Sur, o restaurante Dona Lucinha e diversos outros estabelecimentos.

Sem contar que aqui você estará próximo as atrações da Savassi e do Centro, mas para apreciar as belezas naturais e arquitetônicas da Pampulha que será preciso ir de carro ou de transporte público.

Outra vantagem de se hospedar no bairro Funcionários é que conta com hotéis próximos do Estádio Independência, que fica no Horto e abriga partidas importantes de futebol também.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Ele fica a 4 km da Praça da Liberdade e pode ser acessado em menos de uma hora de ônibus pela linha 8001A. Se hospedando aqui, você vai ao jogo e ainda pode fazer turismo em BH de forma prática e rápida.

Hotéis em Funcionários

  • Hotel barato em Funcionários | IBIS Belo Horizonte Liberdade: diferente de outros hotéis da rede, este IBIS está em uma casa construída em 1935; conta com ar-condicionado, TV de tela plana, wi-fi, mesa de trabalho, e aceita animais de estimação. O hotel está a 120 metros da Praça da Liberdade, a 2,6 km da Praça da Savassi e a 1,3 km do Mercado Central. Nota dos hóspedes: 8,2.
  • Hotel com custo-benefício em Funcionários | Tulip Inn Belo Horizonte: está a  1,1 km da Praça da Savassi, a 1,8 km da Praça da Liberdade e a 2,8 km Mercado Central. Oferece wi-fi, TV a cabo, frigobar e lavanderia. Nota dos hóspedes: 8,5.
  • Melhor hotel em Funcionários | Royal Savassi Boutique Hotel: dispõe de wi-fi, sauna, academia, buffet de café da manhã, restaurante e aceita animais de estimação. Fica a 550 metros da Praça da Liberdade, a 1,4 km da Praça da Savassi e a 1,8 km do Mercado Central. Nota dos hóspedes: 8,6.

Confira => Como se locomover em Belo Horizonte

 

Onde não ficar em Belo Horizonte?

6. Centro

onde ficar em belo horizonte mg
Centro de BH é ideal para quem viaja a trabalho.

Não que este seja um lugar ruim para frequentar, muito pelo contrário, mas não é o ponto mais indicado para um turista se hospedar, pelo fato de ser povoado em excesso durante o dia e deserto demais à noite (evite andar a pé após escurecer), por isso é comum ver moradores dizerem que o centro de Belo Horizonte é perigoso.

Recomendo os hotéis daqui para quem for viajar a trabalho, pois não tem a pretensão de passear e deve se locomover somente de carro (apesar do trânsito nos dias de semana). Nesse caso vale muito mais a pena, pois as tarifas são mais baixas em relação aos que ficam nas áreas turísticas.

Porém é evidente que o Centro de Belo Horizonte é atrativo para os turistas, pois conta com atrações interessantes, como o Mercado Central de BH, que é um dos melhores do Brasil e um dos lugares mais convidativos para almoças na capital; o local mais famoso é o Casa Cheia, que apresenta pratos típicos da culinária mineira.

Porém a região contra com outras boas opções para comer no famoso Shopping Cidade e em restaurantes como a Cantina do Lucas, o Beco e o Cozinha da Roça.

Quando estiver no Centro, visite também a Igreja São José, construída em 1902 e que conta com influências holandesas em seu design ao longo de seus 60 metros de altura. Na parte interna, aprecie o altar principal remete a Santíssima Trindade, com anjos e santos; além disso, conta com as belas decorações de arte como a promessa de redenção de Adão e Eva.

Em relação a o que fazer em BH à noite, o Palácio das Artes, na Avenida Afonso Pena, merece ser conhecido, pois recebe os principais espetáculos musicais da cidade, além de contar com exposições muito interessantes.

Hotéis no Centro de Belo Horizonte

  • Hotel barato no Centro | Belo Horizonte Boutique Hostel: oferece aos visitantes bom café da manhã, quartos confortáveis, wi-fi e salão de jogos com mesa de bilhar. Possuí um supermercado nos arredore e fica a 900 metros do Mercado Central, a 2 km da rodoviária e a 2,1 km da Praça da Savassi. Nota dos hóspedes: 7,5.
  • Hotel com melhor custo-benefício no Centro | Normandy Hotel: disponibiliza aos turistas, piscina, academia, sauna, frigobar, TV de tela plana, mesa de trabalho, restaurante e Business Center. O hotel fica situado no complexo da Igreja São José, a 1,2 km do Mercado Central, a 2 km da rodoviária e a 2,4 km da Praça da Savassi.  Nota dos hóspedes: 8,5.
  • Melhor hotel no Centro de BH | Royal Center Hotel: não é um hotel muito caro e proporciona comodidades ótimas, como quartos com isolamento acústico, frigobar, TV de tela plana e ar-condicionado; além do wi-fi, piscina, restaurante e terraço com bar. O hotel está a 500 metros do Mercado Central, a 1,3 km da rodoviária e a 1,4 km do Palácio das Artes de BH. Nota dos hóspedes: 8,0.

Veja também => Onde ficar em Poços de Caldas

 

Dicas de onde ficar em Belo Horizonte

Como você pôde observar, praticamente todas estas opções de onde se hospedar em Belo Horizonte lhe permitirão fazer alguns dos roteiros mais famosos a pé e ficará próximo de outros, basta saber qual a sua preferência pessoal de passeios e do que cada hotel tem a oferecer.

Caso procure mais tipos de hospedagem para ter uma estadia mais em conta ou então para viajar em família ou amigos e alugar uma casa maior para fazer churrascos e curtir uma piscina, confira também as dicas selecionadas de Airbnb BH.

Lembre-se: escolha o hotel em Belo Horizonte de acordo com o objetivo da viagem e do que pretende ter por perto (restaurantes, bares, shoppings, parques, ou museus).

Caso queira curtir a noite fique na Savassi, se quiser caminhar à vontade pela natureza opte pela Pampulha, se preza por um bairro elegante escolha Belvedere e, se o roteiro for cultural, os arredores da Praça da Liberdade são a resposta.

Para finalizar, recomendo que leia também os artigos arredores de Belo Horizonte e sobre a Estrada Real, com mais dicas de cidades turísticas de Minas Gerais.

E você, já decidiu onde ficar em Belo Horizonte? Esteve na cidade e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *