Os pontos turísticos de Belo Horizonte são atrativos irresistíveis para que você a insira logo na sua lista de destinos do Brasil. Digo isso por experiência própria, pois quando estive na capital de Minas Gerais, deu aquela vontade de querer ficar mais ou de retornar logo mais.
BH é uma terra onde as belezas naturais e as obras arquitetônicas – especialmente as de Oscar Niemayer – misturam-se harmoniosamente, sem contar o povo extremamente acolhedor e culinária mineira, que dispensa apresentações.
Para te ajudar a descobrir o que fazer em Belo Horizonte, este artigo apresenta os principais pontos turísticos de BH, com localização, horário de funcionamento e preço de cada um deles.
Planeje sua viagem => Onde é melhor se hospedar em Belo Horizonte
Saiba tudo sobre seguro viagem Brasil »
Neste artigo você vai ver:
Onde levar turistas em BH?
Talvez a sede mundialmente mais falada da Copa do Mundo do Brasil em 2014, a capital de Minas Gerais recebe cada vez mais turistas do mundo todo, que buscam conhecer os encantos dessa cidade imperdível. Como você pode ver neste vídeo do Ministério do Turismo.
Belo Horizonte possuí regiões turísticas interessantes, cada uma delas com as suas peculiaridades. A Pampulha conta com o estádio do Mineirão e os atrativos turísticos da Lagoa, o Centro possuí o famoso Mercado Central, Funcionários abriga a Praça da Liberdade, em Mangabeiras está a Praça do Papa e, claro, na Savassi situam-se os principais bares e restaurantes da cidade.
CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato em Belo Horizonte »
Principais pontos turísticos de Belo Horizonte
- Lagoa da Pampulha
- Casa do Baile
- Casa Kubitschek
- Estádio do Mineirão
- Parque das Mangabeiras
- Praça do Papa
- Jardim Botânico
- Praça da Liberdade
- Memorial Minas Gerais
- Mercado Central
- Palácio das Artes
- Igreja São José
- Praça da Savassi
Adquira => Pacotes de viagem para Minas Gerais
Alugue carro na Rentcars em até 10x s/ juros e zero IOF!
Encontre o melhor preço para aluguel de carro no Brasil e no exterior, e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.
O que fazer em BH
1. Lagoa da Pampulha
Antes de conhecer a capital de Minas Gerais, sempre ouvia falar da região da Pampulha, tão turística de Belo Horizonte e, ao desembarcar num dos aeroportos de BH pude comprovar que esse é um ponto turístico “obrigatório”.
Aberta ao público 24h por dia, trata-se de uma área de, aproximadamente, 18 km, com destaque para a lagoa artificial, construída nos anos 40, onde a população local passeia e pratica exercícios, como corrida e ciclismo.
Na beira da Lagoa da Pampulha e refletida sobre as águas, encontra-se uma das mais fantásticas obras de Oscar Niemayer. Trata-se da Igreja de São Francisco de Assis, com obras-primas de pintura, tanto do lado de fora como no de dentro, onde é impossível não se encantar com a “Via Sacra”, de Cândido Portinari.
Outro local que vale a pena conhecer é o Museu de Arte da Pampulha (MAP), uma ótima sugestão de onde levar turistas em BH.
Também obra de Niemayer, foi construído para ser um cassino, mas tornou-se um local de grande acervo para pinturas e gravuras de diversos artistas nacionais e internacionais. Do lado de fora, indico tirar fotos das estátuas e dos paisagismos esculturais no jardim.
Dica: Se possível, vá até a lagoa de carro, pois de transporte público você descerá um pouco distante e terá de caminhar cerca de 20 minutos. Verifique também se o Cruzeiro ou o Atlético não irão jogar no dia do seu passeio, pois o estádio do Mineirão também está nessa área e, caso haja evento, esse trajeto a pé estará muito mais povoado.
- Horário de funcionamento (Museu): de terça a domingo, das 9 às 18 horas.
- Preço do ingresso (Museu): entrada gratuita, a não ser que haja exposição paga no dia.
- Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, s/n – São Luiz.
2. Casa do Baile
O que fazer no fim de semana em BH? Na minha Opinião é o local que mais vale a pena conhecer no “Conjunto Moderno da Pampulha”, ideal para tirar fotos de pontos turísticos de Belo Horizonte.
Localizada na orla da lagoa, a Casa do Baile já vale só pela beleza externa, pois não há como não desfrutar da beleza visual proporcionada por uma das obras mais belas de Oscar Niemayer e os jardins de Burle Marx em conjunto com o mar.
Por dentro, o local não é tão grande, mas vale muito a pena ser conhecido, pois a memória viva do gênio da arquitetura está lá dentro, com diversas ilustrações feitas pelo próprio artista. Confira a agenda do local, pois, esporadicamente, são realizadas exposições e apresentações musicais.
- Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9 às 18 horas (quinta, até às 21 horas e 30 minutos).
- Preço do ingresso: entrada gratuita.
- Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha.
Veja também => Arredores de Belo Horizonte
3. Casa Kubitschek
Ainda na orla da Lagoa da Pampulha e faz parte do Conjunto Arquitetônico, está localizada a Casa Kubitschek, que reúne elementos importante que fizeram parte da história de um dos mais lembrados Presidentes do Brasil.
Este local é uma casa, que serviu de moradia para Juscelino Kubitschek no período em que ele foi Prefeito de Belo Horizonte (de 1940 a 1945). Sua construção foi projetada por Oscar Niemayer, que fez um curioso telhado em formato de asa.
Conheça as principais razões para reservar os passeios da Civitatis em Belo Horizonte:
- Inúmeras atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Garantia dos melhores preços – sem cobranças adicionais ou taxas escondidas;
- Garanta seus ingressos com antecedência e evite filas nas principais atrações, com acesso exclusivo;
- Flexibilidade com cancelamento gratuito até 48 horas antes da data marcada;
- Pagamentos e ingressos práticos para celular, facilitando suas reservas de onde estiver;
- Suporte ao cliente amigável e especializado, disponível 24 horas por dia no seu idioma.
Dentro da residência, aprecie os cômodos preservados, obras de arte e, claro, as fotos da época; do lado de fora, tire fotos e desfrute do paisagismo do jardim, concebido por Burle Marx.
Toda essa beleza e importância histórica rendeu a Casa Kubitschek o tombamento histórico em 2009.
- Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10 às 17 horas.
- Preço do ingresso: 5 reais (inteira) e 2,50 reais (meia-entrada).
- Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 4188, Pampulha.
4. Estádio do Mineirão
Ao falar sobre quais são os pontos turísticos de Belo Horizonte, não posso deixar de citar um dos estádios de futebol mais importantes do Brasil; ainda mais após a Copa do Mundo de 2014, quando foi palco da histórica semifinal entre Brasil e Alemanha.
O Estádio do Mineirão foi fundado no dia 5 de setembro de 1965, tendo a fachada tombada como patrimônio histórico e considerado parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha.
Em seu gramado, foram e são disputadas partidas importantes de torneios como a Taça Libertadores da América, do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e, claro, do Campeonato Mineiro.
No Mineirão, sediam jogos as equipes do Atlético Mineiro e Cruzeiro; sem contar que a Seleção Brasileira também costuma mandar algumas partidas esporádicas.
Uma tradição dos torcedores que frequentam o Mineirão é saborear o típico Feijão Tropeiro vendido no estádio, que é considerado por muitos o melhor de Belo Horizonte.
Em relação a como chegar no Mineirão, caso vá utilizar o transporte público utilize as linhas MOVE 64, MOVE 67, MOVE 5106 e MOVE 5401; ou então as linhas convencionais 503, 504, 506 , S50, S51 e S53. Desça na estação da Pampulha; depois basta caminhar alguns minutos em linha reta.
Dica: visite também o Museu do Futebol Brasileiro que fica no estádio e que tem como objetivo preservar relíquias deste esporte no Brasil, propiciando aos seus visitantes uma verdadeira imersão a este universo. Ele funciona de terça à sexta das 9 às 17 horas; aos sábados e domingos, fica aberto das 9 às 13 horas.
- Horário de funcionamento: depende do evento.
- Preço do ingresso: varia de acordo com o evento.
- Endereço: Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 – São José.
5. Parque das Mangabeiras
Se você procura o que fazer em 3 dias em Belo Horizonte ou mais, o Parque das Mangabeiras certamente pode ser incluído no seu roteiro em BH.
Localizado na zona sul, o gigantesco parque municipal possuí cerca de 2.300 km repletos de espécies de animais, nascentes de rios, quadra poliesportiva, quadra de tênis, pista de skate e um paisagismo verde maravilhoso, a uma altitude de mil metros!
Para visitar o local, é necessário apresentar comprovação de vacina contra a febre amarela, aplicada com pelo menos 10 dias de antecedência, acompanhada de documento com foto.
Dica: Entre pela portaria Sul, pois nela você encontrará um painel explicativo com as espécies de plantas presentes no local. Se optar por um dos três passeios oferecidos (Roteiro da Mata, das Águas e do Sol), recomento o “roteiro das águas”.
- Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8 às 16 horas.
- Preço do ingresso: 2,90 reais (carros) e 1,70 reais (motos).
- Endereço: Av. José do Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras.
6. Praça do Papa
A Praça Israel Pinheiro (Praça do Papa) é um lugar obrigatório para dois tipos de pessoas: as religiosas e as que gostam que apreciar um lindo visual.
Na minha opinião, é a vista mais bonita que se pode ter de Belo Horizonte, pois ela está situada bem no alto, com muito verde e um imenso lago ao redor.
A praça tem cunho religioso muito forte, pois foi lá que o Papa João Paulo II rezou a histórica a missa a céu aberto em 1980. Diz a lenda que, quando o pontífice deparou-se com a natureza ao seu redor, disparou a afirmação “que belo horizonte”. Um lugar repleto de beleza e história.
- Horário de funcionamento: 24h por dia.
- Preço do ingresso: entrada gratuita.
- Endereço: Av. Agulhas Negras, s/n – Mangabeiras.
7. Jardim Botânico
Outro ponto lindo que te dá a sensação de natureza preservada (é muito mais bem cuidado e possuí mais opções que o Jardim Botânico de São Paulo). Nele, você verá estufas temáticas de vegetações brasileiras, como a da Mata Atlântica, que é linda.
O Jardim Botânico de Belo Horizonte possibilita um roteiro ideal para um piquenique, vale tanto a pena fazer a dois como em família. São mais de 3.500 espécies, entre plantas, flores e árvores. Para quem gosta de levar para casa, é possível comprar mudas na loja.
- Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8 horas e 30 minutos às 17 horas (entrada permitida até às 16h).
- Preço do ingresso: 4,80 reais (terça a sexta), 6,00 reais (sábado) e 9,60 reais (domingo).
- Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 8000 – Pampulha.
8. Praça da Liberdade
Prepare-se para se sentir como se estivesse no jardim do Palácio de Versalles, pois é a memória imediata que a fonte e o paisagismo das áreas verdes me trouxeram. Além da área verde, uma série de opções de passeios estão ao seu dispor, como o planetário, o museu do metal e a casa Fiat de cultura.
Na região da Praça da Liberdade, você pode visitar os diversos museus que estão por ali; é uma ótima oportunidade de fazer um belo roteiro cultural em Belo Horizonte, economizando dinheiro e tempo, pois o deslocamento entre um local e outro é muito simples.
O que fazer na Praça da Liberdade:
- Museu das Minas e do Metal: é um prédio cor de rosa que chama muito a atenção na praça e preserva a história da mineração local, algo que é muito importante para o estado. Fica na Praça da Liberdade s/n.
- Centro Cultural Banco do Brasil: com unidades em diversas capitais, dispõe de apresentações pagas, como peças de teatro e ótimos shows musicais; aproveite também as exposições gratuitas da casa. Praça da Liberdade, 450.
- Espaço do conhecimento UFMG: esta é uma boa dica de Belo Horizonte com crianças, pois este museu conta sobre a evolução do homem e sua relação com o planeta. Praça da Liberdade, 700.
Dica: Informe-se sobre os eventos no local quando estiver na cidade, pois você poderá curtir atrações musicais e teatrais a custo zero, além de poder fazer caminhadas e quem sabe até um piquenique.
9. Memorial Minas Gerais
Ainda na Praça da Liberdade, mais especificamente na esquina com a Rua Gonçalves Dias, você se deparará com um local suntuoso de três andares que conta a história de Minas Gerais e está entre os pontos turísticos de Belo Horizonte.
O Memorial Minas Gerais é roteiro obrigatório para quem gosta de adquirir cultura e aprender sobre os destinos para onde viaja, pois lá encontram-se peças e obras que contam a vida dos personagens que construíram o estado de uma maneira bem tecnológica e divertida. Não se trata de um museu tradicional.
O ponto mais legal é certamente o panteão da política, onde você irá se sentar numa cadeira no meio da sala e apreciar um espetáculo de teatro entre quadros! É isso mesmo, atores representam imóveis uma peça sobre os impostos do Brasil antigo de dentro das molduras, é sensacional.
- Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10 às 17 horas (quinta até às 21 horas e 30 minutos); domingo, das 10 às 15 horas e 30 minutos.
- Preço do ingresso: entrada gratuita.
- Endereço: Praça da Liberdade, 640 – Funcionários.
10. Mercado Central, um dos pontos turísticos de Belo Horizonte
O Mercado Central de Belo Horizonte é um bom lugar para desembolsar um pouco. Afinal de contas, como ir até a capital de Minas Gerais e não levar para casa variados tipos de queijo e deliciosos doces de leite?
De todos os “mercadões” que eu já fui no Brasil, esse eu considero o melhor (e olha que eu sou paulista, onde o Mercadão é muito famoso), pois a variedade de lojas, opções para comer e botecos sempre cheios de gente dão vontade de passar o dia todo no espaço. Trata-se de uma ótima sugestão sobre o que fazer segunda-feira em Belo Horizonte.
Recomendo um pão de queijo na padaria “Du Pain”, experimentar refrigerantes locais no “Empório João e Maria”, experimentar uma bebida no “Cachaça de Minas” e uma fruta na” Praça do Abacaxi”; além de encontrar onde comer em Belo Horizonte a típica comida da cidade, no “Casa Cheia” e, claro, encher a sacola de doces e queijos na “Deleite Mineiro”, “Roça Capital” e “Central do Queijo”.
- Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 7 às 18 horas; domingo, das 7 às 13 horas.
- Preço do ingresso: entrada gratuita.
- Endereço: Praça da Liberdade, s/n – Funcionários.
11. Palácio das Artes
Administrado pela Fundação Clóvis Salgado, o Palácio das Artes não pode ficar de fora da lista dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte; em especial para aqueles que são amantes da cultura e da música.
Possuindo uma área de 18.000 m², trata-se do maior centro de formação cultural de Belo Horizonte e um dos principais de toda a América do Sul. O local foi projetado por Oscar Niemayer e inaugurado em 1971, com uma fachada belíssima e e um jardim deslumbrante.
Na parte interna, aprecie os espaços culturais, com diversas obras de arte espalhadas pelas renomadas galerias, a sala de cinema e o café do palácio.
Porém o grande atrativo do Palácio das Artes sem dúvidas está nos shows musicais, pois costuma receber os principais cantores e bandas do Brasil, que se apresentam na casa. Na minha opinião, esta é a melhor casa de espetáculos de Minas Gerais.
- Horário de funcionamento: depende do evento.
- Preço do ingresso: varia de acordo com o evento.
- Endereço: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro.
12. Igreja São José
A Igreja São José em Belo Horizonte é um ótimo lugar para conhecer, não só para os católicos, para quem é admirador da arquitetura.
Ela foi construída em 1902 e possuí 60 metros, tendo a forma perfeita de uma cruz latina, tendo influências holandesas em seu design. Do lado de dentro, o altar principal remete a Santíssima Trindade, com anjos e santos.
Vale a pena também apreciar os evangelistas pintados nas paredes, assim como os doze apóstolos. Do lado direito, decorações de arte como a promessa de redenção de Adão e Eva; já na ala esquerda, é narrada a história do quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. São todos vitrais lindíssimos.
A igreja foi restaurada e é um ótimo lugar para oração.
- Horário de funcionamento: sempre aberto.
- Preço do ingresso: entrada gratuita.
- Endereço: Rua dos Tupis, 164 – Centro.
13. Praça da Savassi
Esta é uma região fundamental para quem quer se divertir na capital mineira. O bairro da Savassi atende a todas as idades e oferece bons passeios em qualquer horário do dia.
Pela manhã e durante a tarde, recomendo dar uma volta pelas ruas ao redor da praça nos quarteirões fechados, onde é possível se sentir em uma cidade do interior da Europa; além de ótimas opções para compras, refeições e sobremesas.
Quando chegar o pôr do sol, vista sua melhor roupa de sair e vá curtir uma noite na região mais boêmia de Belo Horizonte; local ideal para um happy hour e fazer novas amizades, pois, em muitos bares e restaurantes, as cadeiras ficam nas ruas e, como eu disse no início do artigo, os mineiros são acolhedores e interagem bastante.
Em relação as baladas e bares em Belo Horizonte na Savassi, recomendo que conheça o Paco Pigalle, que toca música latina e sempre está lotado; trata-se de uma excelente pedida para quem curte dançar.
Outra dica é o Jack Rock Bar, que é uma casa para quem curte um rock clássico, pois conta com bandas que relembram os maiores sucessos deste segmento; outro destaque vai para a decoração, afinal o teto remete a um tabuleiro de xadrez.
Quanto aos restaurantes na Savassi, recomendo que conheça o Casa dos Contos, que atende no estilo à la carte e tem como especialidade deliciosos filés (carne, frango e peixe), mas também serve as maravilhas da culinária mineira.
- Horário de funcionamento: 24h por dia.
- Preço do ingresso: entrada gratuita.
- Endereço: Praça Diogo de Vasconcelos, s/n – Savassi.
Informações turísticas de Belo Horizonte
Como você pôde observar, o nome “Belo Horizonte” não é à toa e visitar a cidade é a certeza de se sentir renovado com tanta beleza e ar puro. É certo também que, nesta cidade, as pessoas te tratarão muito bem nos comércios, no transporte público e nos passeios.
Estas informações turísticas de Belo Horizonte provam que ela é uma cidade que contempla diversas finalidades de turismo: a arquitetura de Niemayer, as belezas naturais, as partidas de futebol, a histórias retratada nos museus, os shows no Palácio das Artes e toda a badalação da Savassi.
Para quem quem deseja fazer compras na capital mineira, o BH Shopping, o Shopping Cidade e também o Mercado Central contam com variadas opções sobre o que comprar em belo horizonte, como roupas, alimentos típicos e muitos outros artefatos interessantes.
Se deseja uma hospedagem mais barata em Belo Horizonte ou pretende alugar uma hospedagem para viajar em família, confira estas dicas de hotéis em BH.
Para finalizar, recomendo que leia o artigo sobre a Estrada Real, com opções incríveis de cidades mineira do caminho do ouro para conhecer e dicas para se hospedar em cada uma delas.
É hora de conhecer o que BH tem de melhor!
E você, quais destes pontos turísticos de Belo Horizonte gostaria de conhecer? Já esteve na cidade e tem mais alguma atração para indicar? Deixe sua resposta nos comentários!
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *