Minas Gerais

Minas Gerais

“Uai”, “trem bão”, “Émêss?”, são apenas alguns termos do dicionário de Minas Gerais. Fala sério, tem sotaque mais lindo no Brasil? Para mim não tem!

Particularmente, acho que não há coisa mais linda do que uma mulher quando se impressiona com algo: “Núúú”!!! Não tente me entender 🙂 Bom, não é apenas isso o que me motiva a fazer turismo em Minas Gerais.

O estado também encanta o turista com suas belezas naturais, rios, chapadas e cachoeiras; as várias cidades histórias de Minas Gerais, monumentos e a história da Inconfidência Mineira; as simpáticas pousadas, hotéis e culinária que já me deixa com água na boca só de lembrar. Saiba tudo sobre o turismo no estado clicando nos links de todos os posts sobre Minas Gerais neste artigo.

Planeje sua viagem => Dicas para alugar carros baratos

Seguro viagem para explorar o Brasil »

 

Mapa de Minas Gerias

o que fazer em minas gerais
Mapa de Minas Gerais. Foto: TUBS, via Wikimedia Commons
  •  Região: Sudeste
  •  Estados limítrofes: São Paulo (S e SO), Mato Grosso do Sul (O), Goiás e Distrito Federal (NO), Bahia (N e NE), Espírito Santo (L) e Rio de Janeiro (SE)
  • Área  Total: 586 522,122 km²
  • População: 21 119 536 hab.
  • Clima: Tropical e tropical de altitude

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato em Minas Gerais »

 

Quais são as principais características de Minas Gerais?

o que fazer em minas gerais
Igrejas em Mariana | Foto: Sérgio Mourão, via Wikimedia Commons.

Quando falo em turismo em Minas Gerais é comum as pessoas pensarem em duas categorias: o gastronômico e o histórico. Afinal, a gastronomia típica mineira é muito rica, cheia de sabores que só encontramos no estado e, por isso, bem querida pelos brasileiros.

E também pelo fato de Minas ter sido palco de revoluções como a Inconfidência Mineira (que lutava contra a cobrança de impostos pela coroa portuguesa e buscava a independência do Brasil), que deixou marcas em todo canto do estado.

Mas, o turismo em Minas Gerais é mais do que o gastronômico e o histórico. Embora não tenha praia, é um lugar muito romântico, tanto que o estado está na minha lista de lugares românticos no Brasil para viagens a dois.

 

O que fazer em Minas Gerais

O estado se destaca pelas paisagens montanhosas, pelas chapadas, rios e cachoeiras, pelo turismo de aventura e rural, e ainda pelo turismo religioso, que percorre as diversas igrejas mineiras.

Assista o vídeo a seguir, produzido pelo portal do Turismo Oficial do Brasil sobre a cidade histórica de Ouro Preto:

 

Belo Horizonte

cidades de minas gerais
Belo Horizonte

Belo Horizonte, Beagá, Belô ou também conhecida como Cidade Jardim, possui o 5º maior PIB brasileiro e já foi inclusive indicada como uma das cidades com maior qualidade de vida em todo o mundo, ocupando o 45º lugar. Não é à toa, afinal BH foi muito bem planejada com ruas arborizadas, parques, boas escolas e universidades, ótimas opções culturais e de lazer.

Já fui algumas vezes para Belo Horizonte, mas a maioria delas para rever os amigos e acabei não vivendo minha vida de viajante. Mesmo assim, consegui fazer uma lista com os principais pontos turísticos de Belo Horizonte.

E, claro, que não poderia faltar dicas de onde comer em Belo Horizonte, com dicas de restaurantes e comidas típicas, além de algumas sugestões de baladas em Belo Horizonte.

Se você está indo para Beagá também é importante ter dicas de como ir dos aeroportos de Belo Horizonte até o centro e ainda como se locomover em Belo Horizonte utilizando diversos meios de transporte. E ainda onde ficar em Belo Horizonte com dicas dos melhores bairros e hotéis para se hospedar. Veja todas essas dicas no link abaixo:

Leia todos os posts sobre Belo Horizonte aqui

 

Caminhos da Estrada Real

estrada real
Ouro Preto

Tiradentes, Ouro Preto, Mariana, São João Del Rei, Bichinho e Lavras Novas, essas são apenas algumas das cidades turísticas de Minas Gerais, que tive o prazer de conhecer durante um roteiro que fiz percorrendo a Estrada Real.

Para quem ainda não conhece, o Instituto Estrada Real é na minha opinião a melhor iniciativa para incentivar o turismo em nosso país. Para entender mais sobre como o Instituto e qual sua função, leia o artigo onde conto os meus caminhos pela Estrada Real.

Durante esse viagem, conheci o incrível Santuário do Caraça, um antigo mosteiro onde hoje funciona uma belíssima pousada.

Visitei também as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana e escrevi os artigos a seguir:

Entre as duas cidades fica o Parque Itacolomi, um lugar perfeito para descansar ou curtir o turismo de aventura.

cidades históricas de minas gerais
Lavras Novas. Foto: Zonda Bez de brasilia / df, Brasil, via Wikimedia Commons

O que fazer em Lavras Novas foi outra coisa que aprendi na Estrada Real. Te conto neste artigo, o que fazer, onde comer, como chegar e dicas de pousadas em Lavras Novas pra se hospedar bem na cidade.

É uma das mais belas para se conhecer para aqueles que amam o turismo de aventura.

Localiza-se a 17 km de Ouro Preto, foi fundada no século XVII e manteve-se preservada, o que começou a atrair turistas a partir dos anos 80. Hoje em dia, recebe visitantes de todo o país, principalmente em busca das excelentes opções de ecoturismo no Brasil.

Tiradentes, é uma das cidades mais lindas do Brasil e, indo para ela conheci a pequena Bichinho, um distrito que ficou famoso por seu artesanato.

 

São João del-Rei

dicas de viagem minas gerais
São João del-Rei

São João del-Rei, cidade do interior de Minas Gerais é conhecida como “A Terra onde os sinos falam”, pois existem diversos tipos de toques que comunicam à população determinado evento. Exemplo disso são: a missa festiva, os enterros, sermões ou procissões.

Atualmente, é uma das cidades históricas mais desenvolvidas do estado de Minas Gerais. Ela é conhecida também por ser universitária, abrigando três campi da Universidade Federal de São João del-Rei, o IF-Sudeste, UNIPTAN e vários pontos de educação à distância.

São João del-Rei é uma das maiores cidades setecentistas mineiras. Além disso, é uma das poucas que ainda guardam tradições centenárias. Seus pontos turísticos possuem casarões históricos, museus e ruas de pedra, mas não só isso.

Incluem também cachoeiras e o agradável passeio de Maria Fumaça até a vizinha Tiradentes. Portanto, conheça agora as minhas dicas para aproveitar em 1 dia ou mais a cidade histórica mineira; inclusive, São João del-Rei já ganhou o título de Capital Brasileira da Cultura no ano de 2007.

Acompanhe o guia sobre São João del-Rei:

Leia todos os posts sobre São João del-Rei aqui

 

Monte Verde

destinos de minas gerais
Avenida Monte Verde reúne diversas lojas | Foto: Msadp06, via Wikimedia Commons.

Monte Verde é um distrito da cidade de Camanducaia, em Minas Gerais. São atrações turísticas da cidade, a Pedra Redonda, o Parque Verner Grinberg, o Mirante do Aeroporto, a Roda d’Água e muito mais.

É impossível falar sobre a cidade e não falar sobre Verner Grinberg, imigrante letão que chegou ao Brasil em 1913, aos 3 anos de idade. Um dos locais onde ele morou na infância foi Campos do Jordão.

Devido a questões de saúde, se mudou da cidade com a promessa de que um dia encontraria um lugar semelhante para viver. Anos mais tarde, Grinberg se casou com Emília Leisneir e os dois decidiram procurar o tal lugar dos sonhos.

Juntos eles encontraram Monte Verde, nome que nada mais é do que a tradução do sobrenome de Verner. No pequeno distrito de Camanducaia eles criaram a família, foram casados por mais de 72 anos e fizeram muita história.

Nesse pequeno destino, você encontra, além de muita natureza e belas paisagens, passeios e esportes de aventura, turismo ecológico, área para escalada e claro, passeios tranquilos para quem prefere ficar distante de adrenalina.

Leia os artigos a seguir para você que planeja visitar Monte Verde:

Leia todos os posts sobre Monte Verde aqui

 

Outros destinos em Minas Gerais

roteiro em minas gerais
Instituto Inhotim | Foto: Joselia pereiracoelho, via Wikimedia Commons.

Para quem tem mais tempo em Belo Horizonte sugiro opções sobre o que fazer nos arredores de Belo Horizonte listando lugares diferentes. Entre eles visitar o mundialmente conhecido Instituto Inhotim, um dos maiores museus ao céu aberto do mundo, localizado em Brumadinho, e a Serra do Caparaó, também próxima.

Você pode conhecer Betim (42 quilômetros de BH) onde fica o Museu da Cachaça; a Serra do Cipó (100 quilômetros de BH) com suas trilhas e cachoeiras; o Parque Estadual de Ibitipoca; Capitólio, que fica na Serra da Canastra, e muito mais. Saiba onde se hospedar em Capitólio.

Confira 40 fotos incríveis de Capitólio e se apaixonar por esse lugar de turismo natural.

 

Dicas de turismo em Minas Gerais

Fora os destinos que listei acima, ainda tenho vários planos, lugares que pretendo conhecer em Minhas Gerais. Meu principal objetivo é explorar a rota das Grutas, visitar várias serras, todas as cidades da Estrada Real, desde o seu início ainda no estado do Rio de Janeiro, até o extremo norte de Minas Gerais, em Diamantina.

Há ainda outros destinos de Minas na minha lista de lugares lindos do Brasil para conhecer. Se precisar de mais informações, sempre indico o post índice da RBBV, onde estão listados os artigos de vários blogueiros falando sobre um determinado destino turístico.

Quais lugares de Minas Gerais já visitou ou ainda pretende ir? Deixe nos comentários!

Até + !!!

 

Background Tickets
Minas Gerais

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Minas Gerais

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Minas Gerais

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Geraldo

    Não deixe de conhecer a Região de Alto Caparaó onde está o Pico da Bandeira. A região é belíssima e está investimento muito em um turismo de degustação de cafés. Bem legal.

  2. Polly Batista

    Oi, Geraldo! Que ótima dica! Muito obrigada!