Início / Minas Gerais

Minas Gerais

Vantagens de contratar seguro viagem internacional“Uai”, “trem bão”, “Émêss?”, são apenas alguns termos do dicionário de Minas Gerais. Fala sério, tem sotaque mais lindo no Brasil? Para mim não tem!

Particularmente, acho que não há coisa mais linda do que uma mulher quando se impressiona com algo:”Núúú”!!! Não tente me entender 🙂 Bom, não é apenas isso o que me motiva a fazer turismo em Minas Gerais.

O estado também encanta o turista com suas belezas naturais, rios, chapadas e cachoeiras; as várias cidades histórias de Minas Gerais, monumentos e a história da Inconfidência Mineira; as simpáticas pousadas, hotéis e culinária que já me deixa com água na boca só de lembrar. Saiba tudo sobre o turismo em Minas Gerais neste artigo.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Minas Gerais

Seguro viagem para viajar pelo Brasil »

 

Turismo em Minas Gerais

Turismo em Minas Gerais
Igrejas em Mariana | Foto: Sérgio Mourão, via Wikimedia Commons.

Quando falamos em turismo em Minas Gerais é comum as pessoas pensarem em duas categorias: o gastronômico e o histórico. Afinal, a gastronomia típica mineira é muito rica, cheia de sabores que só encontramos no estado e, por isso, bem querida pelos brasileiros. Falo mais sobre a culinária local no artigo sobre os pratos típicos de Minas Gerais (em breve).

E também pelo fato de Minas ter sido palco de revoluções como a Inconfidência Mineira (que lutava contra a cobrança de impostos pela coroa portuguesa e buscava a independência do Brasil), que deixou marcas em todo canto do estado.

Mas, o turismo em Minas Gerais é mais do que o gastronômico e o histórico. Embora não tenha praia, o estado se destaca pelas paisagens montanhosas, pelas chapadas, rios e cachoeiras, pelo turismo de aventura e rural, e ainda pelo turismo religioso, que percorre as diversas igrejas mineiras.

E toda essa paisagem também é muito romântica, tanto que o estado está na minha lista de lugares românticos no Brasil para viagens a dois.

Descubra => Melhores passeios guiados do Brasil

 

O que fazer em Minas Gerais

Caminhos da Estrada Real

Roteiro por Minas Gerais
Ouro Preto | Foto: Raquel Mendes Silva, via Wikimedia Commons.

Tiradentes, Ouro Preto, Mariana, São João Del Rei, Bichinho e Lavras Novas, essas são apenas algumas das cidades turísticas de Minas Gerais, que tive o prazer de conhecer durante um roteiro que fiz percorrendo a Estrada Real.

Para quem ainda não conhece, o Instituto Estrada Real é na minha opinião a melhor iniciativa para incentivar o turismo em nosso país. Para entender mais sobre como o Instituto e qual sua função, leia o artigo onde conto os meus caminhos pela Estrada Real.

Durante esse viagem, conheci o incrível Santuário do Caraça, um antigo mosteiro onde hoje funciona uma belíssima pousada. Visitei também as cidades históricas e esrevi sobre o que fazer em Ouro Preto e Mariana, um post com 11 dicas para te ajudar.

E outro sobre onde ficar em Ouro Preto e Mariana, onde listo os melhores hotéis da cada cidade. Entre as duas cidades fica o Parque Itacolomi, um lugar perfeito para descansar ou curtir o turismo de aventura.

O que fazer em Lavras Novas foi outra coisa que aprendi na Estrada Real. Na verdade, ela é um encanto de cidade, ideal para praticar ecoturismo. Já Tiradentes, é uma das cidades mais lindas do Brasil e, indo para ela conheci a pequena Bichinho, um distrito que ficou famoso por seu artesanato.

Útil => Como embarcar no avião com medicamentos

 

Belo Horizonte

Turismo em Minas Gerais
Belo Horizonte.

Belo Horizonte, Beagá, Belô ou também conhecida como Cidade Jardim, possui o 5º maior PIB brasileiro e já foi inclusive indicada como uma das cidades com maior qualidade de vida em todo o mundo, ocupando o 45º lugar. Não é à toa, afinal BH foi muito bem planejada com ruas arborizadas, parques, boas escolas e universidades, ótimas opções culturais e de lazer.

Já fui algumas vezes para Belo Horizonte, mas a maioria delas para rever os amigos e acabei não vivendo minha vida de viajante. Mesmo assim, consegui listar o que fazer em Belo Horizonte e neste blog ainda tem artigo sobre os principais pontos turísticos de Belo Horizonte.

E, claro, que não poderia faltar um post sobre onde comer em Belo Horizonte, com dicas de restaurantes e comidas típicas, além de algumas sugestões de bares e baladas para quem curte a noite (em breve).

Se você está indo para Beagá também é importante ter dicas de como ir dos aeroportos de Belo Horizonte até o Centro (em breve) e ainda como como se locomover em Belo Horizonte utilizando diversos meios de transporte (em breve). E ainda onde ficar em Belo Horizonte com dicas dos melhores bairros e hotéis para se hospedar.

Mala extraviada => Como funciona o seguro para a bagagem

 

Outros destinos em Minas Gerais

Tudo sobre Minas Gerais
Instituto Inhotim | Foto: Jmarciocruz, via Wikimedia Commons.

Para quem tem mais tempo em Belo Horizonte sugiro opções sobre o que fazer nos arredores de Belo Horizonte listando lugares diferentes (em breve). Entre eles visitar o mundialmente conhecido Instituto Inhotim, um dos maiores museus ao céu aberto do mundo, localizado em Brumadinho, e a Serra do Caparaó, também próxima.

Já na divisa com São Paulo, a quase 500 quilômetros da capital mineira, uma ótima sugestão é a cidade de Monte Verde. Neste artigo, conto tudo sobre o que fazer na encantadora Monte Verde, com dicas de passeios e ainda de lugares para comer na cidade.

Você pode conhecer Betim (42 quilômetros de BH) onde fica o Museu da Cachaça; a Serra do Cipó (100 quilômetros de BH) com suas trilhas e cachoeiras; o Parque Estadual de Ibitipoca; Capitólio, que fica na Serra da Canastra, e muito mais.

Como ter => Internet durante uma viagem

 

Dicas de turismo em Minas Gerais

Fora os destinos que listei acima, ainda tenho vários planos, lugares que pretendo conhecer em Minhas Gerais. Meu principal objetivo é explorar a rota das Grutas, visitar várias serras, todas as cidades da Estrada Real, desde o seu início ainda no estado do Rio de Janeiro, até o extremo norte de Minas Gerais, em Diamantina.

Há ainda outros destinos de Minas na minha lista de lugares lindos do Brasil para conhecer. Se precisar de mais informações, sempre indico o post índice da RBBV, onde estão listados os artigos de vários blogueiros falando sobre um determinado destino turístico.

Quais lugares de Minas Gerais já visitou ou ainda pretende ir? Deixe nos comentários!

Leia os últimos artigos do blog​:

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *