10 pontos turísticos de Poços de Caldas, em Minas Gerais

por Elisabeth Almeida

10 pontos turísticos de Poços de Caldas, em Minas Gerais

Os pontos turísticos de Poços de Caldas são tantos que você vai conseguir se esquecer, apenas por alguns segundos, de todas as maravilhas gastronômicas que o Estado de Minas Gerais tem a oferecer.

Esses monumentos são dos mais diferentes estilos e agradam a todos, desde os mais aventureiros até os viajantes que buscam lugares bonitos para sua foto nas redes sociais.

Muitas pessoas têm uma ideia pré-formada sobre as cidades mineiras, tendo a impressão de municípios antigos e com grandes casarões ou lugarejos que vivem exclusivamente do agronegócio. Porém, ela conta com lugares nacionalmente turísticos, pois viajantes de todo o Brasil visitam o parque Walter World em Poços de Caldas ou andam de bondinho.

Ao conhecer os pontos turísticos de Poços de Caldas pela primeira vez,  percebi que se trata de um lugar muito desenvolvido, com lojas de grifes internacionais, praças e vias públicas muito bem cuidadas; sem deixar de lado o jeitinho caipira de ser, mantendo a cultura gastronômica dos tropeiros.

Quando cheguei na avenida principal, meu queixo foi ao chão quando vi como Poços (bem íntima, né) é organizada, arborizada, com hotéis suntuosos e sofisticados.

Neste artigo, confira o que fazer em Poços de Caldas, Minas Gerais, conhecendo os 10 principais atrativos turísticos, com mapa de onde ficam, endereço, horário de funcionamento e o preço de entrada para conhecê-los. Tudo para sua viagem!

Planeje sua viagem => Seguro viagem Brasil

Hotéis para ficar em Poços de Caldas »

Atrativos turísticos de Poços de Caldas?

  1. Fonte dos amores
  2. Cristo Redentor
  3. Teleférico (bondinho)
  4. Thermas Antônio Carlos
  5. Parque Walter Word
  6. Parque José Afonso Junqueira
  7. Recanto do Japonês
  8. Relógio Floral
  9. Mercado Municipal de Poços de Caldas
  10. Ruínas Cascata das Antas

CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato em Poços de Caldas »

O que fazer em Poços de Caldas?

As melhores atrações para se visitar em Poços de Caldas, em Minas Gerais, não são apenas monumentos e sim uma demonstração das tradições e do estilo de vida desta cidade tão turística do Brasil.

Confira abaixo tudo sobre os principais pontos turísticos de Poços de Caldas.

1. Fonte dos amores

fonte dos amores
Fonte dos Amores em Poços de Caldas | Foto: TripAdvisor.

A Fonte dos Amores é, sem dúvidas, um dos pontos turísticos de Poços de Caldas que mais atrai turistas por conta da bela queda d’água, a estátua esculpida em mármore de um casal abraçado e as histórias de amor que cercam o local.

Diz a lenda que a filha de um rico fazendeiro se apaixonou perdidamente por um padre e que ele também nutria sentimentos por ela, ao saber do romance proibido, o pai fez de tudo para separar o casal.

Com isso, o sacerdote e a jovem moça viram que a única maneira de viver esse amor era fugindo da região e assim fizeram, ficando no bosque junto à fonte. Por falar em amor, confira quais os melhores destinos para lua de mel no Brasil.

O fazendeiro não aceitou a decisão da jovem e contratou dezenas de homens para vasculharem os arredores até encontrarem os apaixonados, mas eles não foram encontrados.

Algum tempo depois, um caçador encontrou o casal abraçado e já sem vida, perto da queda d’água, onde morreram de frio e fome.

Dizem que ao saber da morte da filha, o poderoso agricultor se sentiu culpado e mandou erguerem uma estátua onde o casal foi encontrado, de maneira que um ainda estivesse nos braços do outro, representando o amor que sua filha não pôde viver.

Giulio Starace, arquiteto italiano, foi o responsável pela escultura, inaugurada em 1929 e que até hoje atrai turistas de todas as partes do Brasil.

É também um dos pontos turísticos de Poços de Caldas com entrada gratuita, porém é importante ressaltar que o local não possui banheiros.

  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9 horas às 17 horas.
  • Endereço: Rua Piauí, 1.
  • Entrada: gratuita.

2. Cristo Redentor

cristo redentor poços de caldas
Cristo Redentor é cartão-postal da cidade | Foto: Sturm, via Wikimedia Commons.

Começo falando do principal entre os pontos turísticos de Poços de Caldas.

Localizado no alto da Serra de São Domingos, a 1.686 metros de altitude, foi inaugurado 1958 e é tido como recompensa para turistas e moradores que fazem a famosa trilha pela montanha, que além do monumento com 30 metros de altura e 500 toneladas de concreto, é possível ter uma visão panorâmica de toda a cidade.

O Cristo Redentor de Poços de Caldas é, sem dúvida alguma, o atrativo mais procurado pelos viajantes que buscam também atividades gratuitas.

Ainda neste local, você vai encontrar uma lojinha de souvenir e outra de pamonha (quitute típico da região a base de milho). Para saber o que comer na cidade, leia sobre os melhores restaurantes em Poços de Caldas.

Bem ao lado da estátua do Cristo, funciona uma pista de voo, onde várias equipes e instrutores levam os turistas para um voo duplo de paraglider.

Eu fui para Poços, nesta última vez, em janeiro de 2020 e pensei em me aventurar, já que vista para o horizonte, com o Sol entre as construções da cidade e o verde de um fragmento de florestal da Mata Atlântica, mas acabei desistindo.

O valor desse esporte radical pode variar de acordo com o monitor escolhido e se você vai querer registrar o momento, mas no geral o custa 250 reais.

A vista do alto da estátua contempla também o principal complexo turístico e arquitetônico da cidade, composto pelo Palace Hotel, o Palace Casino, o Thermas Antônio Carlos e a própria Praça José Afonso Junqueira.

Os quatro empreendimentos são as últimas construções que mantem suas características originais, construídos durante o período de riqueza de Minas Gerais, por volta de 1930.

Para chegar no Cristo, existem três maneiras: de carro, a pé (que é o que mais fazem) e pelo teleférico, que vou falar já!

  • Horário de funcionamento: todos os dias da semana das 8 horas às 17 horas
  • Endereço: Estrada do Cristo, bairro Jardim Del Rey
  • Entrada: gratuito.

Adquira => Pacote de viagem para Poços de Caldas

3. Teleférico

teleférico poços de caldas
Passeio de teleférico em Poços de Caldas | Foto: lourival c. lopes, via Wikimedia Commons.

Outro ponto turístico de Poços de Caldas é o teleférico ou bondinho da cidade, responsável por unir o centro do município até a estátua do cristo, a cerca de 1.500 metros de altitude.

Para embarcar, é preciso ir a bilheteria, situada no Parque Afonso Junqueira. As cabines com estilo retrô levam até o topo da Serra de São Domingos, tendo durante todo o trajeto a vista para mata, com árvores nativas.

É importante salientar que, por motivos de segurança, os bondinhos ficam interditados para manutenção em algumas épocas do ano – quando eu fui estava fechado. Mas espero que você tenha mais sorte que eu e possa desfrutar deste ponto turístico de Poços de Caldas.

  • Horário de funcionamento: de quinta à segunda-feira das 12 horas às 17 horas.
  • Endereço: Av. Francisco Salles, s/nº , Centro.
  • Entrada: 25 reais por pessoa.

4. Thermas Antônio Carlos

Thermas Antônio Carlos
Fontes termais são atração em Poços de Caldas | Foto: Cecioka, via Wikimedia Commons.

Um dos principais pontos turísticos de Poços de Caldas é o Thermas Antônio Carlos, construído em 1931, com um complexo grandioso, com estilo neo-romano e com objetivo de ser (naquela época) o maior e mais reconhecido do país.

A história das Thermas se mistura ao da cidade, localizada em uma caldeira vulcânica, foi descoberta por um grupo de garimpeiros e por ser tão diferente, chegando a uma temperatura de 42 ºC, começou a chamar a atenção dos endinheirados da região e também de médicos e cientistas, que logo comprovaram a ação benéfica do líquido no tratamento de doenças. como a hanseníase.

   

O grande diferencial destas águas é quantidade de ácido sulfúrico, o que a torna rara e tão valiosa.

Este Spa Termal conta com uma ampla lista de serviços disponíveis não só para os moradores da cidade e também para os milhares de viajantes que vão até Poços de Caldas para conhecer os benefícios das raras águas termais.

Entre as opções de tratamentos os mais pedidos são os banhos termais: o de Imersão tem duração aproximada de 20 minutos e custa em média 30 reais; com hidromassagem, pelo mesmo período de tempo, 40 reais.

Os banhos com sais e óleos aromáticos, que é escolhido de acordo com a sua necessidade (combater dores e estresse, por exemplo) saem por 65 reais e também é feita em 20 minutos.

As duchas são um capítulo a parte no Thermas Antônio Carlos, com opções para todos os gostos e bolsos, como a ducha circular e a escocesa por 15 reais por 5 minutos de tratamento. Além disso, é uma ótima opção de o que fazer em Poços de Caldas em dias de chuva.

  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 9 horas às 20 horas.
  • Endereço: Rua Junqueira, s/n, Poços de Caldas.

5. Parque Walter World

poços de caldas parque walter world
Mapa dos atrativos do parque | Foto: Water World.

Um dos mais famosos pontos turísticos de Poços de Caldas com certeza é o Parque Walter World, parada obrigatória para quem paneja viajar com crianças. O local tem mais de 150 mil m² de área, com 25 atrações divididas em brinquedos radicais, infantis e aquáticos.

Entre eles, os mais famosos são: montanha do dragão; barco pantanal; montanha-russa; tapete voador; barco pirata; monotrilho; bate-bate; castelo encantado; splash e a maria-fumaça, que faz a alegria não só dos pequenos, mas também dos mais velhos, percorrendo todo o parque.

Ainda nas dependências do Walter World, está instalado o Museu do Exército Brasileiro, com diversas relíquias da instituição.

  • Horário de funcionamento: de terça-feira à domingo, das 9 horas às 17 horas e 30 minutos.
  • Endereço: Avenida Ver. Edmundo Cardilo, 3131, no bairro Jardim Del Rey.
  • Preço: 60 reais por pessoa; estudantes e maiores de 65 anos pagam a meia-entrada.

6. Parque José Affonso Junqueira

parques em poços de caldas
Parque é uma excelente opção para passeios ao ar livre | Foto: TripAdvisor.

Entre as dúvidas dos viajantes, saber quais as principais atrações ao ar livre em Poços de Caldas é a mais recorrente, para responder esta questão os próximos pontos turísticos serão sugestões para aproveitar o dia e levar as crianças também.

O Parque José Affonso Junqueira, também conhecido como “coração verde da cidade” é um dos mais frequentados pelos moradores, seja para a prática de esportes, meditação, ou até mesmo sentar para colocar a conversa em dia em meio a diversas árvores centenárias e plantas ornamentais, que dão um toque fresco e alegre.

Localizado no centro da cidade, foi construído no final de 1920, tendo como objetivo se destacar pela arquitetura contemporânea, abrigando outros três pontos turísticos de Poços de Caldas: o monumento à bandeira; a antiga Biblioteca Municipal, que hoje funciona uma das mais famosas cafeterias da região e a fonte luminosa.

Além disso, tem um parquinho de diversões para os pequenos e aos domingos sempre ocorre algum evento musical.

  • Horário de funcionamento: aberto 24 horas.
  • Endereço: Av. Francisco Salles, s/nº , Centro.
  • Entrada: gratuita.

7. Recanto Japonês

recanto japonês poços de Caldas
Recanto Japonês é ótimo para aproveitar a cidade | Foto: enioprado, via Wikimedia Commons.

Um dos lugares mais tranquilos e inspiradores da cidade, o Recanto Japonês é outro ponto turístico ao ar livre em Poços de Caldas, com lago artificial para o cultivo de carpas, pontes e árvores típicas do Japão.

Já no início, em 1920, a área era conhecida como caixa d’água da cidade e depois passou para Recanto das Borboletas, onde sempre se destacou pela exuberante mata preservada, que atraia animais dos mais diversos tipos e já faziam a alegria dos moradores e turistas.

Foi em 1975 que, de fato, recebeu o nome de Recanto do Japonês em homenagem a uma empresa nipônica que tinha acabado de se instalar em Poços de Caldas e que também financiou grande parte do projeto. Saiba também como visitar o Instituto Inhotim, em Minas Gerais.

O jardim tem a assinatura do paisagista Katsuji Nagao e do arquiteto Tomio Kimura, que juntos projetaram nascentes e fontes, além do cultivo de flores e plantas que vieram do Japão a fim de cercar as diversas trilhas que levam o visitante até a Casa de Chá, construída seguindo o estilo oriental.

Outro lugar na propriedade que encanta é o quiosque, replica Manj-Tei, com referências tiradas dos jardins do palácio Katsura-Rikyu, em Kyoto, onde você pode alugar roupas que remetem a gueixas e samurais por aproximadamente 10 reais, para que as suas selfies fiquem mais bonitas ainda.

Um dos locais mais procurados pelos blogueiros de plantão é a fonte dos três desejos: amor, saúde e inteligência; onde a maioria dos visitantes se concentra para fazer um pedido (e dizem que realiza, quando o meu se realizar eu aviso vocês, ok?).

  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 8 horas às 18 horas.
  • Endereço: Rua Amapá, no bairro Jardim dos Estados.

8. Relógio Floral

relógio floral poços de caldas
Relógio Floral em Poços de Caldas | Foto: Mapio, via Wikimedia Commons.

Situado em frente à secretaria de cultura da cidade, o Relógio Floral é um dos pontos turísticos mais charmosos de Poços de Caldas, já que reúne as mais diversas flores e pequenos arbustos, que formam o desenho de um relógio e seus números.

Os ponteiros funcionam por meio de um mecanismo elaborado ainda na década de 70, pelo casal austríaco John e Elizabeth Canta, como homenagem ao centenário do município.

Além de ver as horas pelas flores, o local é disputado por turistas e fotógrafos de todo o país, sendo uma boa opção de passeio em Poços de Caldas com crianças.

O fato de ser gratuito também contribui e muito a vida do viajante, que pode economizar uma grana entre os cartões-postais e aproveitar para gastar nos restaurantes, nas compras de doces e, claro, na noite em Poços de Caldas (em breve).

  • Horário de funcionamento: por se tratar de um monumento em via pública, pode ser visitado a qualquer hora do dia.
  • Endereço: Praça Getúlio Vargas, Centro.

9. Mercado Municipal de Poços de Caldas

onde comprar doce em poços de caldas
Mercado é perfeito para comprar os quitutes de Poços de Caldas | Foto: Sturm, via Wikimedia Commons.

Um dos meus lugares preferidos em Poços de Caldas é o Mercado Municipal, com mais de 120 anos de existência.

   

Este local recebe diariamente cerca de 2 mil pessoas e, nos finais de semana o número sobe para 10 mil visitantes, que percorrem as mais de 110 barracas em busca das comidas típicas de Minas Gerais, como compotas, doces cristalizados; queijos de todos os tipos; bebidas artesanais; pimentas, essências, artigos de frutas e legumes; além de artigos de decoração e souvenirs.

O “Mercadão”, como também é conhecido, foi construído inicialmente em outro lugar, em um pequeno prédio na Avenida Francisco Sales, mas com a grande demanda de produtos e o aumento de turistas, foi deslocado para o atual prédio, com maior capacidade e dois andares.

E por falar no piso superior, os visitantes vão amar conhecer a fabrica de massas artesanais, a choperia e uma cafeteria, que atrai dezenas de viajantes todos os dias que, além de provar o verdadeiro café mineiro, podem ver todo o processo de torra do grão.

Acha pouco? Pois tem mais! Para solidificar o turismo no “mercadão”, os proprietários dos restaurantes e bares criaram em 2019 o Sabores do Mercado.

Trata-se de uma erupção de cores, aromas e sons onde cada estabelecimento da cidade é responsável pela elaboração de pratos e porções diferentes, com preços entre 5 reais e 20 reais.

Durante o evento, que ocorre entre os dias 6,7 e 8 de julho, são realizadas oficinas e workshops com temas diversos, por exemplo “como escolher um bom azeite?”, “métodos de extração do café” e “kombucha- como cultivar e produzir”. Todas as aulas e palestras são gratuitas, mas com vagas limitadas.

  • Horário de funcionamento: de segunda-feira à sábado das 7 horas às 18 horas e aos domingos das 7 horas às 12 horas.
  • Endereço: Rua Pernambuco, s/n.

10. Ruínas Cascata das Antas

Ruínas Cascata das Antas
Aprecie a beleza da cascata | Foto: TripAdvisor.

Por último, mas não menos importante, as Ruínas Cascata das Antas ou Ruínas da Usina fazem parte dos mais procurados pontos turísticos de Poços de Caldas, por seu valor histórico.

Localizada ao lado da Cachoeira das Antas, foi construída em 1898 a primeira usina hidrelétrica do então vilarejo, que encerrou suas atividades em 1902, para que fosse as instalações fossem removidas para outro local, onde funciona atualmente o centro de energia de Poços.

Com a construção de uma nova e moderna usina, a primeira foi abandonada e aos poucos seus prédios foram tomados pela natureza, de maneira que muitos visitantes são recebidos por saguis e outros animais.

  • Horário de funcionamento: aberto ao público de terça-feira à domingo, das 10 horas às 18 horas.
  • Endereço: Vale das Antas.
  • Entrada: gratuito.

Atrativos turísticos de Poços de Caldas

Como você pode ver, os pontos turísticos de Poços de Caldas vão muito além de belezas naturais ou arquitetônicas de encher os olhos de qualquer viajante.

A cidade, primeiramente, era conhecida em todo o território nacional por conta das águas termais e seus benefícios curativos; com o passar dos anos, Poços recebeu grandes investimentos no início do século passado para ser uma referência e, de certa maneira, conseguiu.

Poços de Caldas foge, e muito, do estereótipo da pequena cidade mineira, que vive apenas da agropecuária e venda de laticínios. O município aparece entre os destinos mais procurados do país, entrando na categoria “A” do mapa do turismo brasileiro, com mais de 500 mil turistas por ano.

O que atrai tantas pessoas? Uma mistura bem feita de modernidade e desenvolvimento, sem deixar de lado o antigo e as tradições tropeiras.

Quando fui para Poços de Caldas ainda tinha decoração de Natal, ainda assim fiquei surpresa com a quantidade de luzes e enfeites que encantavam qualquer pessoa.

Além disso, a cidade é extremamente limpa e as árvores e flores das praças e parques recebem cuidados diariamente, tornando o local ainda mais especial.

Eu amei conhecer Poços de Caldas e seus pontos turísticos, até aqueles que envolvem trilhas (nada que um pão de queijo no final não resolva, né).

Confira o vídeo oficial da Prefeitura de Poços de Caldas e se apaixone ainda mais pelo destino:

E você, quais desses pontos turísticos de Poços de Caldas gostaria de conhecer? Já esteve na cidade e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

Jornalista, apaixonada por filmes clássicos e pipoca. Uma garota que nasceu no interior de São Paulo e em 2015 deu seus primeiros passos em direção ao Mundo, morando no País Basco, Espanha. Não contente em 2016 fui para Portugal, onde concluí meu curso de Mestrado em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Logo no primeiro dia de aula a professora disse a frase que definiria meu estilo de vida: "VIAJAR é um formador de identidade, hoje é mais importante dizer 'para onde se foi' do que 'o que se tem', é ser cidadão do mundo".

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#05
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#06
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#05
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#06
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados