9 restaurantes em Poços de Caldas: onde comer pratos típicos

9 restaurantes em Poços de Caldas: onde comer pratos típicos

Os restaurantes em Poços de Caldas têm investido cada vez mais em abordar vários seguimentos da gastronomia internacional para agradar viajantes, sedentos pela boa e nacionalmente comida mineira

Mas agradam também o público local, que adora se reunir e ter a possibilidade de escolha, principalmente quando trata-se de um grupo grande e um quer pizza, o outro sushi, hamburguer ou uma boa macarronada, tudo em um só lugar.

Como alguns leitores mais assíduos já sabem, eu nasci e cresci no interior de São Paulo, na região do Vale do Paraíba, que está localizado entre a capital paulista, Rio de Janeiro e Minas Gerais; por isso já escrevi alguns artigos sobre cidades que valem a pena conhecer como Campos do Jordão, Paraty, Olímpia e Ubatuba.

Por conta disso, visitar Poços de Caldas foi bem diferente, já que são 5 horas de viagem, mas que valeram cada minuto.

Uma grande parte das pessoas, eu me incluía nisso, acha que todas as cidades de Minas Gerais são basicamente pequenas, que vivem 80% da produção rural e com poucos atrativos; mas deixe este estigma no passado pois trata-se de uma cidade que logo na entrada meu queixo caiu de tão bonita, bem cuidada, cheia de lojas de grife e o sabor dos melhores restaurantes em Poços de Caldas.

Neste artigo, te mostro ótimos restaurantes para todos os bolsos, além de saber onde comprar queijo e doce de leite em Poços de Caldas e como é a vida noturna na cidade.

Planeje sua viagem => Hotéis em Poços de Caldas

Seguro viagem Brasil »

 

Pratos típicos em Poços de Caldas

comidas tipicas de poços de caldas
Saboreie um legítimo Tutu `a mineira | Foto: Emerson Pardo, via Wikimedia Commons.

Que uma verdade seja dita: a culinária de Minas Gerais é uma das mais saborosas do Brasil.

Não conheço uma pessoa sequer que não goste e valorize tal gastronomia, que define de maneira singular um pouco da herança tropeira, com pratos mais pesados e com temperos que fazem toda a diferença. Quer ver?

  • Tutu de feijão: é muito consumido em Minas Gerais e também nas cidades próximas. O principal destaque é a praticidade e sabor inigualável, já que ele é feito basicamente com feijão (geralmente o preto) batido e misturado com ovo mexido, farina de milho e bacon.
  • Frango ao molho pardo: dentre tantas comidas típicas de Minas Gerais, creio que uma das mais polêmicas seja o frango ao molho pardo, já que a carne é cozida no sangue da própria ave, algo muito comum em países como Portugal, que servem a galinha à cabidela. O Frango ao molho pardo é muito comum nos restaurantes de Poços de Caldas e alguns estabelecimentos são até especializados no prato mineiro e referência na região.
  • Pão de queijo: ele é servido de diversas maneiras, recheios e desde as lanchonetes simples até as mais sofisticadas. Se você está acostumado com a forma tradicional dele, está muito por fora, já que o raio gourmetizador bateu em Minas com força total e a mistura de polvilho doce com o polvilho azedo ganho toque de ervas finas, multigrãos, recheio de queijos como gorgonzola, cheddar e até mesmo o roquefort (a personificação do luxo e da riqueza). O sabor e a textura são completamente diferentes.
  • Doce de leite: é uma grande pedida para adoçar ainda mais seus dias em Minas Gerais, existem várias versões e é muito difícil escolher apenas uma. Os doces de leite feitos e vendidos nos restaurantes e bares de Poços de Caldas são os melhores do mundo, feitos com matéria-prima vinda da fazenda, aquele leite integral e cheio de “sustância”, do jeito que o mineiro gosta; tanto que a grande maioria dos turistas leva as compotas da iguaria para casa e para presentear os amigos.

CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato em Poços de Caldas »

 

Onde comer em Poços de Caldas?

  1. Natureba Saladeria
  2. Pega Leve
  3. Doce da roça
  4. Café concerto
  5. Toro Grill
  6. Pampa Churrascaria
  7. Ollivia Gastronomia
  8. Mangata Bistrô
  9. Cucina Francesco

Adquira => Pacote de viagem para Poços de Caldas

 

Restaurantes baratos em Poços de Caldas

1. Natureba Saladeria

onde comer em poços de caldas
Saboreie uma boa salada por um bom preço | Foto: Natureba Saladeria.

A Natureba Saladeria é uma das opções de restaurante em Poços de Caldas que eu mais gostei, além de ter o preço bem acessível; é aquele tipo de restaurante que você sai feliz e sem peso na consciência ou no estômago.

Além disso, os estudantes têm 10% de desconto, com a apresentação da carteirinha e o estabelecimento também trabalha com um tipo cartão fidelidade e a cada dez compras, você ganha um pote de salada de até 500 gramas.

O Natureba saladeria trabalha também com self-service, por 42,90 reais o kg e tem uma grande variedade de sucos naturais, kombuchas e águas saborizadas.

  • Horário de funcionamento: segunda à sábado das 11 horas às 15 horas para o almoço e das 19 horas às 21 horas para o jantar.
  • Endereço: Rua Assis Figueiredo, 555.

Melhores => Pontos turísticos de Poços de Caldas

 

2. Pega Leve

lanchonetes poços de caldas
Local vende açaí e sanduíches saudáveis | Foto: Pega Leve.

Outra opção boa e saudável de restaurante em Poços de Caldas é o Pega Leve, que tem como carro chefe o açaí.

Este local também o serve vários pratos, como o hamburguer saudável, feito com carne de patinho (150 gramas), muçarela, cebola roxa, alface e molho da casa, por 20 reais.

Outra sugestão é o lanche low carb (perfeito para quem quer comer bem, sem sair da dieta), feito com pão especial baixo em carboidrato, cream cheese, rúcula, queijo branco, lombinho defumado e guacamole, por 16 reais.

Os sucos naturais e detox custam em média 10 reais e são maravilhosos.

  • Horário de funcionamento: segunda à sábado, das 11 horas às 22 horas e aos domingos das 14 horas e 30 minutos às 22 horas.
  • Endereço: Rua Rio de Janeiro, 230.

Descubra => Como chegar em Poços de Caldas (em breve)

 

3. Doce da Roça

loja de doces em poços de caldas
Restaurante possuí uma loja ideal para comprar doces mineiros | Foto: Doce da Roça.

O restaurante e loja Doce da Roça em Poços de Caldas é parada obrigatória para quem quer um lanche diferente, com café coado na hora, uma decoração bem mineira e diversas opções de pratos típicos e compotas de doce de leite, doce de abóbora, pé de moleque e muito mais.

As frutas usadas na confecção dos doces são colhidas no pomar orgânico da propriedade, que une o sabor e as tradições ao estilo de vida mais saudável e sustentável.

O local é famoso pela fabricação do maior doce de abóbora do Brasil, com 551 kg! É, os mineiros não estão para brincadeira não.

  • Horário de funcionamento: diariamente das 9 horas às 21 horas.
  • Endereço: Estada da Consulta, sem número, zona rural de Poços de Caldas.

Conheça => Comidas típicas de Minas Gerais

 

Restaurantes com custo-benefício em Poços de Caldas

4. Café concerto

lugares para comer em Poços de Caldas
Café é um dos mais charmosos da região | Foto: Café Concerto.

O Café Concerto é uma ótima pedida para quem já está nos arredores da praça principal, um dos pontos turísticos de Poços de Caldas e quer se divertir com boa música e café típico mineiro.

Ali é possível aproveitar o dia enquanto as crianças brincam na praça, que é extremamente arborizada e bem cuidada.

Em datas comemorativas, é possível ver atrações voltadas especialmente para os pequenos, como pintura facial, brincadeiras e apresentações teatrais.

  • Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 13 horas às 20 horas; sábados e domingos das 10 horas às 20 horas.
  • Endereço: Praça José Afonso Junqueira.

Dicas => Viajar com crianças

 

5. Touro Grill

touro grill Poços de Caldas
Saboreie a costela e outras carnes no local | Foto: Touro Grill.

O restaurante e churrascaria Touro Grill em Poços de Caldas é um dos mais famosos da região e, além do rodízio de carnes, tem um cardápio perfeito para os carnívoros de plantão.

Começando com as entradinhas, como o mix de bruschettas com duas de tomate, duas de cogumelos e mais duas de abobrinha por 27 reais; o cestinho touro grill é um cesto de parmesão com tirinhas de filé mignon ao molho de 4 queijos por 43,90 reais. As porções ficam por conta de anéis de lula por 37 reais, batata com bacon por 39 reais, iscas de tilápia por 49 reais e muitas outras.

   

É só de carne que vive o cliente do Touro Grill em Poços de Caldas? Claro que não, o menu é muito bem elaborado e completo, com massas e risotos de frutos do mar, por 5 reais.

Recomendo que peça também o funghi com mignon por 48 reais, 4 queijos por 49 reais, camarão por 57 reais e de arroz negro e camarão por 69 reais. Há também a opção de pratos ala carte variam entre 61 e 172 reais.

Dentre as opções de bebidas, as cervejas variam entre 10,90 à 15,90 reais; já os chopps de 200 ml custam 6,90 reais e os de 500 ml saem por 15,90 reais, enquanto os sucos custam em média 8,50 reais.

  • Horário de funcionamento: segunda à sábado das 11 horas às 23 horas e aos domingos das 11 horas às 16 horas.
  • Endereço: Rua Barros Cobra, 330.

Leia também => Onde comer em Belo Horizonte

 

6. Pampa Churrascaria

churrascaria em Poços de Caldas
Guarde um espaço para a incrível mesa de sobremesas | Foto: Pampa Grill.

Famoso em toda a região por conta da qualidade e dos preços acessíveis, o Pampa Grill é uma ótima opção de churrascaria em Poços de Caldas, com promoções de rodízio por 39,90 reais .

Em dias comuns, o buffet custa 70 reais e tem mais de 20 tipos de carne, sobremesa e você pode se servir à vontade. Os sucos e bebidas alcoólicas custam em média 12 reais.

  • Horário de funcionamento: terça-feira à sábado das 11 horas às 15 horas para o almoço e das 18 horas e 30 minutos às 22 horas para o jantar; já aos domingos abre apenas para o almoço, das 11 horas às 15 horas.
  • Endereço: Rua Campestre, 50.

Confira => Segredos para acumular milhas aéreas

 

Melhores restaurantes em Poços de Caldas

7. Ollivia Gastronomia

Restaurante Olivia poços de caldas
Restaurante é ótimo para comer bem na cidade | Foto: Ollivia.

Este é um dos mais tradicionais e famosos restaurantes de Poços de Caldas, requisitado em toda a região.

O local conta com decoração rústica e contemporânea, com tijolos à vista e mesas de madeira, que recebem dos mais variados tipos de paladares e público, incluindo apresentadores e jornalistas renomados.

O cardápio do Ollivia Gastronomia muda frequentemente e isso acaba dificultando um pouco a listagem com a média de valores, já que, além de datas comemorativas, o estabelecimento também elabora menus de primavera e festivais internos.

No local, os pratos são adornados por flores, antepastos são servidos sobre barris antigos e tudo é muito bem pensado e criativo, com doces que acompanham mel e favo.

Os valores não são tão acessíveis assim, mas nada que a qualidade dos produtos e a apresentação impecável dos pratos não te faça pensar em investir um pouco mais em uma experiência incrível, sério!

Por exemplo, o Festival de CulináriaEspanhola custa em média 75 reais e inclui duas entradas, prato principal e sobremesa.

  • Horário de funcionamento: quarta à sexta-feira das 19 horas às 23 horas; aos sábados aberto para almoço das 12 horas às 16 horas e para o jantar das 19 horas à meia-noite e aos domingos das 12 horas às 16 horas.
  • Endereço: Avenida João Pinheiro, 1135.

Cidades históricas => O que fazer em Ouro Preto e Mariana

 

8. Mangata Bistrô

mangata Poços de Caldas
Aproveite para jantar com os amigos em um ótimo ambiente | Foto: Mangata.

O Mangata é o tipo de restaurante em Poços de Caldas que você não pode deixar de conhecer de jeito nenhum, já que ele reúne em pouco espaço várias especialidades culinárias e também de drinques, que podem ser feitos com a marca da vodka que você preferir.

As bebidas são feitas por bartenders profissionais e que garantem apresentação e sabor sem igual.

Quando eu fui, pedi mojito de Ciroc, por 25 reais e caipirinha com Ciroc por 30 reais, que podem ser acompanhados por um rodízio de comida japonesa, toda quarta-feira, por 39 reais; já os hamburgueres custam por volta dos 30 reais e as porções ficam entre 25 e 50 reais.

O local é muito bem frequentado e bem localizado, com um ar bem sofisticado e música agradável.

  • Horário de funcionamento: segunda à quinta das 11 horas à meia-noite; sexta à domingo das 11 horas às 2 horas.
  • Endereço: Rua Barros Cobra, 18.

Principais => Restaurantes em Monte Verde

 

9. Cucina Francesco

restaurantes em poços de caldas mg
Restaurante possuí ótimas massas no cardápio | Foto: Cucina Francesco.

O Cucina Francesco é um dos mais sofisticados restaurantes de Poços de Caldas, reconhecido por reunir em um só lugar um ristorante de culinária internacional, uma confeitaria, gelateria e café da manhã colonial famoso na região.

Para quem deseja almoçar ou jantar no Cucina Francesco, é uma ótima opção para quem procura restaurante sel-service em Poços de Caldas, com mais de 20 pratos da culinária mundial e italiana, misturados com a cultura típica mineira.

   

Apesar do nome, o estabelecimento não é típico italiano, mas nos detalhes é possível ver a admiração pelo país europeu.

Quanto aos valores, o almoço por quilo de segunda à sexta-feira custa em média 63 reais e aos fins de semana 68 reais; para os dias mais frios, há também uma grande variedade de caldos por 49 reais/kg.

As sobremesas ficam por conta de doces especiais, como pastéis de nata por 5,20 reais, cupcake por 6,90 reais; macarons por 5,80 reais, éclair por 9 reais, gelatos de 100gramas por 10,40 reais e os de 130 gramas (até 3 sabores diferentes) por R$13,70.

Na parte das bebidas, as cervejas variam entre 7,30 à 13 reais; já os sucos naturais e industrializados saem por aproximadamente 6 reais, enquanto uma bela taça de vinho português custa 10,40 reais e valem cada centavo investido, pois são os mais famosos do mundo.

  • Horário de funciomaneto: segunda à sábado das 10 horas e 30 minutos às 20 horas e 45 minutos; domingos das 11 horas às 19 horas e 45 minutos.
  • Endereço: Rua Pref. Chagas, 224.

Conheça também => Restaurantes em São João del-Rei

 

O que fazer à noite em Poços de Caldas

New York Pub

noite em Poços de Caldas
Local realiza apresentações de música ao vivo | Foto: New York Pub.

Um dos lugares mais legais que eu já conheci, o New York Pub é um bar no centro de Poços de Caldas e também um dos mais bem frequentados.

Eu fui em um evento de pré-carnaval e me surpreendi não só com a estrutura do lugar, com ar-condicionado, banheiros impecavelmente limpos, dois bares e uma vasta carta com opções simples como chopp até os mais sofisticados drinques, que podem ser feitos com a vodka da sua preferência e que consequentemente vai dar uma diferença no valor final.

Neste barzinho em Poços de Caldas, bebi mojito com vodka Ciroc por aproximadamente 28 reais; a margarita sai por R$30; o cosmopolitan por R$28; a cuba libre por R$22; drops por R$15 e o alexander por R$28, mas em uma taça grande e bem decorada, fazendo o maior sucesso nas minhas redes sociais.

Os shots de saquê, rum, conhaque, tequila e absinto variam entre 12 e 26 reais; já quem não consome bebida alcoólica, o New York Pub tem duas opções de drinques como o Madalena, feito com morango, hortelã, limão macerado, grenadine e água com gás por e o Desmojito, com suco de limão, hortelã macerada e açúcar também; ambos custam 20 reais.

Já a parte da comida é bem diversificada e agrada a todos os tipos de público e bolsos, com opções bem acessíveis, como os pratos de comida mexicana, como nachos crocantes por 29 reais; burritos de filé por 38 reais e quessadilhas de filé mignon, frango e vegetariana (com cenoura, abobrinha e queijo) por 32 reais cada uma.

Quanto aos Hamburguers, o Georgia é feito com 180 gramas de carne, alface, tomate, picles de cebola roxa e muçarela e sai por 27 reais; já o Tenesee também tem 180 gramas de carne, com cebola caramelizada, picles, cheddar e bacon custam 30 reais.

As porções mais pedidas são de onion rings por 28 reais; batata frita por 28 reais; vulcão NYP (fritas com cheddar e bacon) por 38 reais; isca de tilápia por 42 reais e filé mignon à milanesa aperitivo por 48 reais.

Dependendo do evento, a entrada será cobrada à parte e pode variar entre 20 e 50 reais, mas é importante salientar que o local é muito bem frequentado e que possui mesas e cadeiras, assim como ar-condicionado em todos os cantos e, deste jeito, tem o valor da entrada como um investimento.

  • Horário de funcionamento: terça e quarta-feira das 18 horas à meia-noite e de quinta-feira à sábados das 22 horas às 4 horas.
  • Endereço: Rua Rio de Janeiro, 243.

Divirta-se => Noite em Poços de Caldas (em breve)

 

Conheça os restaurantes em Poços de Caldas

Como você pôde reparar, Poços de Caldas traz possuí uma enorme variedade de restaurantes, com excelentes opções para um refeição barata, assim como lugares famosos onde você comerá muito bem.

Portanto, saboreie a culinária da cidade e aproveite cada minutos da sua visita a bela Poços de Caldas. Ah, não se esqueça de trazer um queijo mineiro e compotas de doce de leite como lembrança.

Para finalizar, recomendo o artigo pontos turísticos de Brasil, com os lugares mais incríveis e turísticos do país para conhecer.

E você, quais desses restaurantes em Poços de Caldas gostaria de conhecer? Já esteve na cidade e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

Jornalista, apaixonada por filmes clássicos e pipoca. Uma garota que nasceu no interior de São Paulo e em 2015 deu seus primeiros passos em direção ao Mundo, morando no País Basco, Espanha. Não contente em 2016 fui para Portugal, onde concluí meu curso de Mestrado em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Logo no primeiro dia de aula a professora disse a frase que definiria meu estilo de vida: "VIAJAR é um formador de identidade, hoje é mais importante dizer 'para onde se foi' do que 'o que se tem', é ser cidadão do mundo".

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *