Fazendas de café em Minas Gerais: como visitar 3 delas

Imagem do Autor por Miguel Paco
4/5 - (2 votos)
Atualizado em:

Fazendas de café em Minas Gerais: como visitar 3 delas

Visitar uma das fazendas de café em Minas Gerais é, sem dúvidas, uma experiência incrível para quem gosta de belos cenários, clima acolhedor e saber mais sobre um dos elementos mais importantes do Brasil no que diz respeito à cultura, gastronomia e economia.

O estado é referência no plantio, tratamento e exportação dos grãos; afinal, atualmente Minas Gerais produz cerca de 50% do café brasileiro, além de exportar a iguaria para diversos países mundo afora.

Essa alta produtividade deve a dois fatores: o clima favorável que o cerrado mineiro proporciona para a que os cafezais frutifiquem e também por conta do trabalho magnífico feito pelas mais de mil fazendas de café que existem em Minas Gerais.

Vale muito a pena andar pelos cafezais, conhecer os terreiros, as máquinas, as histórias das famílias que as administram a diversas gerações e, claro, saborear o típico e puro café mineiro que nelas são produzidos.

Apesar do estado ser produtor do fruto em diversas regiões, eu destaco a rota do café no Sul de Minas, pois na região está o Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras, criado em 2002 para otimizar a experiência do turista em conhecer melhor a cafeicultura mineira.

E para te ajudar a conhecer melhor todas essas belezas, trago aqui 3 fazendas de café que eu visitei no Sudoeste de Minas Gerais, em Muzambinho, Areado e Monte Santo de Minas.

Planeje sua viagem => Dica de hotel em Guaxupé

Seguro viagem para viajar no Brasil »

Onde visitar fazendas de café no Sul de Minas Gerais?

café minas gerais mapa
O Circuito Montanhas Cafeeiras reúne boa parte das melhores fazendas de café de Minas Gerais.

Dentre as principais regiões cafeicultoras do estado, se destaca o Sudoeste de Minas Gerais, região que possui centenas de fazendas e também conta com a principal indústria produtora de café do Brasil.

Trata-se da Cooxupé, que fica sediada na cidade de Guaxupé e possui mais de 17 mil cooperados, produzindo cerca de 20% de todo o café consumido no país; além de também exportar para países como Japão, França e Alemanha.

Toda essa abundância de cafezais e bom trabalho no tratamento de qualidade do café como produto chama a atenção do setor do turismo, por isso a região passou a ser denominada como o Circuito Montanhas Cafeeiras de Minas Gerais.

Coladas com o norte do estado de São Paulo, o mapa da Montanhas Cafeeiras conta com 14 cidades e todo o trajeto entre elas é cercado por cenários deslumbrantes.

São elas: Guaxupé, Muzambinho, Monte Santo de Minas, Areado, São Sebastião do Paraíso, Juruaia, Nova Resende, Guaranésia, Jacuí, Conceição, Arceburgo, Bom Jesus da Penha, São Pedro da União e Itamogi.

Fazendas de café: as propriedades que visitei e recomendo para que você faça um tour de visitação cafeeira ficam nas cidades de Muzambinho, Areado e Monte Santo de Minas.

Se você sair de carro de São Paulo, as distâncias para essas fazendas são:

  • Muzambinho: 324 Km (4h de carro)
  • Areado: 344 Km (4h40 de carro)
  • Monte Santo de Minas: 305 Km (3h40 de carro)

Agora, se você partir de Belo Horizonte para essa viagem, as distâncias para chegar até as cidades são:

  • Muzambinho: 419 Km (5h20 de carro)
  • Areado: 375 Km (5h15 de carro)
  • Monte Santo de Minas: 432 Km (6h15 de carro)

CLIQUE AQUI para comparar preços e alugar um carro mais barato »

Onde se hospedar no Sul de Minas Gerais?

Ibis Guaxupé
Localizado em Guaxupé, ibis é um excelente hotel para servir de base no seu roteiro.

Minha dica para quem pretende se hospedar nesta rota cafeeira pelo Sudoeste de Minas Gerais é o ibis Guaxupé, hotel moderno e que apresenta um excelente custo-benefício aos turistas.

Digo isso pois, além de ser um dos melhores hotéis da região, Guaxupé apresenta uma localização estratégica em relação às outras cidades das Montanhas Cafeeiras, podendo ser a sua base para dormir ao longo dos dias de viagem.

Outro detalhe é que, dentro da cidade, o ibis também fica em um lugar perfeito para fazer tudo a pé: visitar a catedral da cidade, encontrar um restaurante, ir ao supermercado e a um dos bares e pubs para curtir a vida noturna.

Ao contrário do que acontece em muitas franquias dessa rede, o ibis Guaxupé dispõe de café da manhã incluso no valor das diárias, com o diferencial de nele ser servido um café feito em uma fazenda local.

No que diz respeito às suítes, elas são elegantes em decoração intimista, com ar-condicionado, TV, frigobar, mesa de trabalho e espaço para guardar roupas.

A propriedade dispõe também de estacionamento coberto e wi-fi em todos os cômodos.

CLIQUE AQUI para ver preços e reservar sua hospedagem no ibis Guaxupé »

Fazendas de café em Minas Gerais para visitar

Fazenda Lagoa Ouro Verde – Muzambinho

Muzambinho mg
Bela fazenda em Muzambinho tem um cafezal grande e produz outros alimentos.

A primeira dica que trago entre as fazendas de café em Minas Gerais fica em Muzambinho, cidade onde começa a Serra da Mantiqueira, que está bem na divisa com o estado de São Paulo, mais especificamente com a cidade de Caconde.

Trata-se da Fazenda Ouro Verde, um espaço referencial na região de plantações e que, a partir de 2022, abriu suas porteiras também para a visitação de turistas, o que ainda não é tão comum entre as propriedades cafeicultoras de Minas Gerais.

Esse tour guiado que eu fiz tem como proposta te colocar dentro do ambiente de uma fazenda de café, mostrando como é o processo de colheita e tratamento do café até sua produção.

Você verá de perto os terreiros de café, o processo de moagem e saberá como é uma sala de prova, local onde se determina se o café colhido está na qualidade adequada em relação a acidez, corpo, balanço e uniformidade.

Mas o passeio vai além disso, pois nele você se depara com o clima aconchegante e acolhedor dos anfitriões, pode passear de trator, tirar fotos dos belos cenários e saborear o belíssimo café local.

fazendas de café em Minas Gerais
Café da tarde na Fazenda Ouro Verde com delícias preparadas na propriedade.

A fazenda tem como diferencial o fato de trabalhar para fazer o seu próprio café, ao contrário da maioria das propriedades da região, que tem a exportação dos grãos como principal objetivo.

O produto principal é o Carruá Café, um café especial feito com grãos 100% arábicos e que é marcante pelo sabor. Sua embalagem é mais clara, outro detalhe vai na contramão das marcas mais convencionais.

Essa fazenda faz parte ainda dos Cafés Vulcânicos, uma rota do café no Sul de Minas e cidades paulistas na divisa, pois a região conta com um vulcão extinto a 80 milhões de anos e essa posição geográfica interfere positivamente no sabor da bebida.

Além disso, nela são produzidos outros alimentos, como amendoim, doce de leite e farinha de milho, que aliás eu também tive a chance de ver como ela é feita na máquinas.

  • Como visitar: para mais informações e agendamendo para fazer sua visita a Fazenda Ouro Verde, entre em contato através do site oficial: cafecarrua.com.br/contato/.

Fazenda Capoeira Coffee – Areado

fazenda em areado mg
Marisa Contreras recebe turistas em sua fazenda e criou um café em homenagem as mulheres.

Em seguida, meu roteiro pelo Circuito Montanhas Cafeeiras seguiu até Areado, cidade que fica a 40 minutos de carro a leste de Muzambinho e que, no meu caso, fechou a rota pelos municípios do Sudoeste de Minas Gerais.

Aredo é famosa pela produção dos biscoitos caseiros (broas e povilho) e tem um artesanato muito forte, que impulsiona cada vez mais a economia da cidade.

   

Ao passar por algumas ruas residenciais e pegar uma estrada repleta de natureza por 20 minutos, o destino era a Fazenda Capoeira Coffee, uma das mais famosas produtoras de café da região.

Essa propriedade tem no toque feminino um destaque muito interessante e pode ser percebido por quem visita o local em diversos detalhes.

A proprietária é Marisa Contreras, que além encontrar na área cafeeira o seu caminho de sucesso, busca ser uma inspiradora para que mais mulheres sejam empreendedoras.

Em especial, esse incentivo tem como público alvo as mulheres que possuem ou herdam fazendas de café, pois muitas vezes elas as vendem ao invés de construir um trabalho de sucesso. São mais de 400 as que participam de um grupo com ela neste intuito.

Com essa ideologia, ela lançou um café com aroma e sabor em homenagem as mulheres. Eu pude prová-lo e percebi que realmente ele é mais suave ao paladar do que a grande maioria das marcas da bebida.

Essa ideia rendeu a ela palestras sobre empreendedorismo feminino e também é da sua fazenda que são exportados os grãos para Florada, um dos cafés especiais mais famosos da atualidade.

como visitar fazendas em Minas Gerais
Fazenda Capoeira Coffee apresenta um visual incrível do cafezal para admirar em um final de tarde.

Das fazendas de café em Minas Gerais que visitei, essa é a que a mais tempo recebe turistas, com um tour guiado pelo cafezal, onde é possível ver de perto o fruto no vasto cafezal e, se estiver em época, os grãos depois de colhidos.

A visita à fazenda custa 50 reais por pessoa e dá direito também a um café colonial. E o que vale a pena mais ainda é pelo visual, onde é possível apreciar na natureza que cerca a propriedade.

Na minha visita a essa fazenda, a mesa era bem farta, com sobremesas deliciosas, pães de queijo, sucos naturais e, obviamente, tive o prazer de experimentar o café feito na própria fazenda.

Por falar no tratamento dos grãos e no sabor da bebida, a Fazenda Capoeira Coffee produz mais de 3 mil sacas ao ano, sendo que o nela o café é fermentado de forma semelhante a como é feito com os vinhos.

  • Como visitar: para agendar a sua visita na Fazenda Capoeira Coffee, basta entre em contato através do site oficial: fazendacapoeiracoffee.com.br/contato ou via Whatsapp – 35 99142-2878. O Tour custa 50 reais e dá direito ao café colonial.

Fazenda Nova Aliança – Monte Santo de Minas

café minas gerais
Na minha visita, pude ver de perto o cafezal da fazenda, que produz 4 mil sacas de café ao ano.

Outra fazenda de café em MG que tive o prazer de fazer uma visita está localizada na cidade de Monte Santo de Minas, que certamente é um dos destinos mais turísticos do Circuito Montanhas Cafeeiras, no Sul do estado.

Esse é um município repleto de belezas naturais, com destaque para a deslumbrante Cachoeira da Retífica. A cidade possui também um Carnaval muito famoso, pois o Desfile das Escolas de Samba é gratuito e mobiliza toda a cidade.

Em Monte Santo de Minas também fica o Rodriacqua, clube que oferece diversão para toda a família, chalés para se hospedar e um restaurante com culinária tipicamente mineira. Vale muito a pena!

Mas, sem dúvidas, o que mais me chamou à atenção durante minha passagem por essa cidade tão simpática foi a Fazenda Nova Aliança, que fica no KM 12 da Estrada que liga a cidade a Jacuí a Monte Santo de Minas.

A Fazenda Nova Aliança é um clássico dentre aquelas belas e antigas fazendas de café em Minas Gerais; afinal de contas, ela existe desde 1899 e é administrada pelas gerações seguintes da mesma família ao longo do tempo até os dias atuais.

Atualmente, ela é gerida pelo Casal Flávio e Juliana, a sexta geração no comando de uma das mais importantes fazendas de café de Minas Gerais; as filhas deles também são muito atuantes e participam ativamente da gestão, dando sequência a essa ideologia geracional.

fazenda de café mg
Proprietária da fazenda, Juliana explica aos turistas o processo de colheita dos grãos de café.

Essa propriedade produz cerca de 4 mil sacas de café ao ano, sendo que cada uma delas comporta aproximadamente 60 kg de grãos. Para isso, conta com um cafezal gigantesco, espalhado em 150 hectares de terras.

Atualmente, a fazenda exporta para o Brasil inteiro e também faz o seu café próprio; ambos são tratados sem o uso de nenhum inseticida ou herbicida, pois a pureza do sabor da bebida é prioridade da casa.

Conhecê-la foi uma experiência muito agradável que tive e certamente iria a essa fazenda novamente; especialmente pela excelente receptividade os anfitriões, clima aconchegante e pelo didatismo ans explicações sobre o ciclo do café.

Primeiro, pude caminhar pelo cafezal e observar os grãos em desenvolvimento; em meio aos pés de café, está situada uma igrejinha antiquíssima e bem preservada.

Em seguida, a proprietária e suas filhas levaram eu e meus companheiros da excursão para conhecer todo o processo que o café passa até se transformar em produto final: colheita, fermentação, secagem (terreiro e máquina), torra e moagem.

De quebra ainda ganhei uma muda de café de presente e recebi instruções de como cuidar dela: muito sol e um pouco menos rega do que a maioria das plantas (uma muda de café demora de 2 anos e meio a 3 anos para começar a frutificar; cultive-a em um vaso menos e depois troque por um maior).

Por fim, fomos convidados para um lanche da tarde magnífico, com pães de queijo, bolos e o café especial feito na fazenda, que é uma delícia!

   

Se você pretende passar por Monte Santo no seu roteiro pelo Sul do estado, recomendo muito que viste essa que uma das mais incríveis fazendas históricas em Minas Gerais.

  • Como visitar: para obter mais informações e agendamento para fazer a sua visita a Fazenda Nova Aliança, entre em contato com a propriedade através do site oficial: fazendanovaalianca.com.br/.

Qual é a época de colheita do café em Minas Gerais?

época da colheita do café em Minas Gerais
Plantio do café em Minas Gerais tem colheita perto da metade do ano.

O mês o início da colheita do café varia de fazenda para fazenda, pois cada uma tem a sua demanda e estratégia para exportação, por isso o período inicial para colher o fruto varia entre o final de abril e o meio de junho.

Ao conversar com os cafeicultores que administram as fazendas que eu visitei, aprendi que esperar um pouco e iniciar a colheita mais perto de junho permite que o grão se desenvolva melhor e tenha um sabor mais qualificado.

O período de colheita do café em Minas Gerais dura de quatro a seis meses, sendo uma excelente época para você visitar uma das fazendas, recomendada pelos próprios cafeicultores; assim é possível ver de perto os terreiros repletos de grãos e as máquinas em funcionamento.

Como é produzido o café em Minas Gerais?

como é produzido o café
Café fica de 5 a 7 dias em terreiros de café como este, na Fazenda Nova Aliança.

Após a colheita no cafezal através de uma máquina colheitadeira, o café passa por um processo de fermentação na água (até 48 horas) e de secagem, que começa no terreiro de café.

Trata-se de uma área de concreto no solo onde os grãos ficam expostos ao sol de 5 a 7 dias; durante este processo ocorre também a rodagem do café, que facilita o processo de secagem.

Passado esse período, os grãos de café vão para o secador, onde ficam prontos para a prova, que é feita uma sala própria, como diversas amostras de aromas para identificar o sabor; ele deve ser provado o mais próximo possível da temperatura ambiente.

A qualidade do café é definida através de uma pontuação de 0 a 100, sendo que, acima de 83, o produto é considerado com um café especial.

Se estiverem com o sabor de acordo com o planejado, os processo seguintes são da torra e moagem, para chegar ao produto tão amado pelos brasileiros.

Conheça as fazendas de café em Minas Gerais

cafés especiais
Cafés especais de Minas Gerais apresentam sabor e aroma diferenciados.

A região Sudoeste de Minas Gerais é considerada a terra dos cafés especiais e também um dos melhores locais do país para a exportação de dos grãos.

Conhecer uma fazenda de café em Minas Gerais te possibilita a chance de entender melhor como funciona todo o processo do produto, desde o cultivo do fruto nos cafezais até as técnicas que determinam o seu sabor.

Isso sem falar que o povo mineiro é muito acolhedor, sendo assim, a experiência de visitar essas fazendas é muito agradável, com excelentes conversas e o prazer de saborear iguarias locais deliciosas.

Minha última dica é para que você faça com antecedência suas reservas para o hotel ibis Guaxupé e também do aluguel do veículo (caso seja necessário); assim fica mais fácil planejar financeiramente e montar com calma o seu roteiro de viagem.

Para seguir conhecendo os encantos das cidades mineiras, leia o post com um roteiro pelas Montanhas Cafeeiras em Minas Gerais, com lugares e incríveis e minhas dicas de todos eles.

Dúvidas frequentes sobre fazendas de café em Minas Gerais


Quais os municípios do sul de Minas que mais produzem café?

O Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras possui ao todo 14 municípios, são eles: Arceburgo, Areado, Bom Jesus da Penha, Conceição, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Jacuí. Juruaia, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende, São Pedro da União e São Sebastião do Paraíso.

Onde visitar uma fazenda de café em Minas Gerais?

As fazendas Nova Aliança (Monte Santo de Minas), Capoeira Coffee (Areado) e a Fazenda Ouro Verde (Muzambinho), são três lugares referenciais no plantio e tratamento de café e que abrem suas porteiras para a visitação de turistas. Saiba como é visitar fazendas de café em Minas Gerais.

O que é o Circuito Montanhas Cafeeiras em Minas Gerais?

O Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras é uma rote turística certificada pela Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais, que tem como objetivo mostrar ao público as belezas naturais, força comercial, gastronomia e, claro, toda a qualidade no cultivo e produção do café que a região possui.

Qual é o melhor café de Minas Gerais?

O estado de Minas Gerais possui diversos fabricantes de café, a maioria deles com um sabor acima da média; por isso ele é um item muito comprado pelos turistas. Algumas das marcas que mais se destacam pela qualidade premium são: Prima Qualitá, Café Estação, Café Baronesa Gourmet e Café Santa Mônica.

A viagem pelo Sudoeste de Mg foi um convite do Turismo de Minas e do Circuito Montanhas Cafeeiras, com apoio da Secreteria de Estado de Cultura e Turismo; mas as opiniões são de livre expressão do autor.

Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Miguel Paco

Miguel Fortunato, 31 anos, é jornalista formado. Trabalhou como assessor de Imprensa em importantes instituições como E.C Santo André e Team Nogueira, além de executar diversas funções em canais de televisão. Atualmente escreve sobre turismo, uma de suas maiores paixões.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Comidas Típicas

Descubra os sabores da culinária tradicional da região

#06
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Comidas Típicas

Descubra os sabores da culinária tradicional da região

#06
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.