Roteiro em São João del Rei, Minas Gerais: o que fazer em 1 ou 2 dias

Roteiro em São João del Rei, Minas Gerais: o que fazer em 1 ou 2 dias

Se você está procurando um roteiro em São João del-Rei que possa ser feito em apenas dois dias de viagem, veio ao lugar certo, pois neste artigo eu te ajudarei a aproveitar da melhor maneira possível o pouco tempo que você tem disponível para conhecer uma das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais.

Conhecida como “A terra onde os sinos falam”, a histórica São João del-Rei possui diversos atrativos que estão concentrados principalmente na região conhecida como centro histórico, onde o visitante poderá apreciar os mais de 700 imóveis tombados pelo IPHAN, entre igrejas, museus, bares para curtir à noite e restaurantes.

Mas afinal, quantos dias ficar em São João del-Rei? O que fazer em São João del-Rei em um dia? Onde comer? Vale a pena ir até a vizinha Tiradentes? Calma, não precisa se preocupar!

Como moradora da cidade há décadas, vou montar um roteiro bem completo e agradável para que você possa aproveitar ao máximo a sua rápida – e com certeza inesquecível – passagem pela bela São João del-Rei.

Sempre monto esses roteiros para os meus amigos que visitam a cidade e eles gostam muito. Tenho certeza que essas dicas irão te ajudar também!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em São João del-Rei 

Seguro viagem para o Brasil »

 

Montar um roteiro em São João del-Rei

sao joao del rei mg
São João del-Rei pode ser conhecida em dois dias de roteiro.

Montar um roteiro para aquela viagem tão sonhada e aguardada pelo Brasil é um grande prazer, não é mesmo? Apesar de ser uma atividade bastante prazerosa, pode nos deixar meio confusos, por isso estou aqui para te dar dicas de roteiro em São João del-Rei em um ou dois dias.

Para aproveitar ao máximo esta cidade em Minas Gerais, é importante fazer pesquisas que possam te auxiliar nos passeios, otimizando o seu tempo.

A maioria das atrações são-joanenses está no centro histórico da cidade, bem próximas umas das outras, então você consegue conhecer muita coisa caminhando pela região.

Caso você queira conhecer outros lugares próximos a São João del-Rei, o ideal é que tenha mais dias, para que não precise “sacrificar” muitas atrações da charmosa cidade mineira.

Se você quiser saber também o que há ao redor de São João del-Rei, para que isso possa te ajudar a planejar ainda melhor a sua viagem, pode ler meu artigo sobre os Arredores de São João del-Rei, com outras cidades muito interessantes, como por exemplo Tiradentes e Prados.

Já acompanhei vários amigos que tinham pouco tempo para conhecer São João del-Rei, a cidade em que moro há muitos anos, então agora vou dar uma sugestão de como montar um bom roteiro na cidade histórica mineira com apenas dois dias disponíveis.

Embora ofereça diversos atrativos, não apenas na própria cidade, mas também em seus arredores, é sim possível conhecer muita coisa legal em dois dias.

CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato em Minas Gerais »

 

Roteiro de 1 dia em São João del-Rei

  • Largo e Igreja de Nossa Senhora do Carmo
  • Centro Cultural da UFSJ
  • Igreja do Pilar
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário
  • Solar dos Neves
  • Rua Santo Antônio (Rua das Casas Tortas)
  • Praça Barão de Itambé
  • Igreja Nossa Senhora das Mercês
  • Igreja de São Francisco de Assis
centro cultural ufsj
Centro cultural é um lugar muito interessante para conhecer | Foto: UFSJ.

Recomendo que comece o seu dia em São João del-Rei percorrendo a região do Largo do Carmo, que é um dos pontos turísticos obrigatórios na cidade histórica mineira.

A principal atração ali é a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, construída entre 1732 e 1759. Nas proximidades da igreja está o Centro Cultural da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei), que funciona no casarão colonial denominado Solar da Baronesa, onde são realizadas diversas atividades culturais e artísticas.

Além de apreciar a bela arquitetura do casarão, você pode aproveitar e dar uma entradinha para ver o que está rolando na programação.

Posteriormente, você pode entrar na Taberna d´Omar para tomar um delicioso café, ou aproveitar outros bares que tem ali por perto, como a Ovelha Negra Cervejaria.

Se quiser conhecer as melhores opções para comer na cidade, você pode ler o meu artigo Restaurantes em São João del-Rei, com dicas de onde comer e das comidas típicas da cidade.

   

Continue caminhando na região, e conheça a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, também conhecida como Matriz de Nossa Senhora do Pilar, sede da Diocese de São João del-Rei, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional (IPHAN). Muito próximo está também a Igreja do Rosário, o Solar dos Neves e a Rua Santo Antônio, mais conhecida como Rua das Casas Tortas.

o que fazer em são joão del rei em 1 dia
Igreja de São Francisco de Assis em São João del-Rei.

A bela Igreja de Nossa Senhora do Rosário é uma das construções mais antigas de São João del-Rei, e está ao lado do Solar dos Neves, um casarão do século XIX tombado pelo Patrimônio Histórico, que pertence à família do ex-presidente Tancredo Neves, mas não está aberta à visitação.

Dirija-se à “Rua das Casas Tortas”, e surpreenda-se com o curioso alinhamento das paredes das antigas casinhas. Os casarios da Rua Santo Antônio (nome oficial da Rua das Casas Tortas) também sediam a capela Santo Antônio e as orquestras Ribeiro Bastos e Lira São-Joanense.

Depois, recomendo que você vá até a Praça Barão de Itambé para apreciar a espetacular vista de cima da escadaria da Igreja Nossa Senhora das Mercês.

Para fechar o seu passeio de um dia em São João del-Rei, você não pode deixar de conhecer outro ponto turístico obrigatório da cidade: a Igreja de São Francisco de Assis, belíssima e rica em detalhes feitos em pedra sabão, sendo um dos principais marcos da arte colonial de nosso país.

Se você ainda quiser curtir a noite na cidade, pois vai embora apenas na manhã do dia seguinte, recomendo que fique no Largo do São Francisco ou no Largo do Carmo, regiões da cidade em que estão concentrados vários barzinhos.

Conheça => Comidas típicas de Minas Gerais

 

Roteiro de 2 dias em São João del-Rei

  • Passeio de Maria Fumaça para Tiradentes
  • Museu Ferroviário
  • Museu Regional de São João del-Rei
  • Ponte da Cadeia
  • Memorial Tancredo Neves
são joão del rei tiradentes
Conheça também a histórica de Tiradentes.

O passeio de Maria Fumaça vai ocupar boa parte do seu dia, mas trata-se de um programa imperdível para quem tem mais tempo na região.

O tradicionalíssimo passeio que encanta pessoas de todas as idades faz o trajeto de 12 km entre São João del-Rei e Tiradentes, durando cerca de 40 minutos.

Durante o percurso, o visitante vai curtir muita beleza natural e atrações culturais, como o giro da locomotiva. É importante ressaltar que a locomotiva é a mais antiga do país ainda em operação. Não é incrível?

Além do passeio, você pode aproveitar para outros pontos turísticos de São João del-Rei, como visitar o Museu Ferroviário, para conhecer mais sobre a história das ferrovias de Minas Gerais e de todo o Brasil.

O museu tem em seu acervo vários objetos antigos, incluindo a locomotiva EFOM nº1, a primeira da ferrovia; este é um roteiro para todas as idades, pois as pequenas adoram.

pontos turisticos de São João del-Rei
Museu Regional | Foto: João Victor Vilas Boas Militani, via Wikimedia Commons.

Dependendo do horário que você retornar à São João del-Rei, você ainda pode visitar o Museu Regional da cidade, localizado no Largo Tamandaré, e que possui em seu acervo peças que retratam os costumes e a vida em geral da população dos períodos colonial e imperial. Há também eventos variados no local, como apresentações musicais e palestras.

   

Não muito longe dali está a Ponte da Cadeia, considerado um dos pontos turísticos mais marcantes da cidade do interior mineiro, devido aos seus arcos e muradas de pedra. Recomendo que saia do Museu e vá caminhando até chegar à Ponte.

Caso ainda sobre algum tempo, você pode dirigir-se ao Memorial Tancredo Neves, também localizado no centro da cidade. Nesse espaço, é disponibilizado ao público o acervo referente à memória do ex-presidente Tancredo Neves.

Descubra => Como chegar em São João del-Rei

 

Qual é o melhor roteiro em São João del-Rei?

São João del-Rei não é uma cidade grande, possuindo cerca de 90.263 habitantes, de acordo com uma estimativa feita pelo IBGE no ano de 2017, porém oferece diversas atrações muito ricas.

Por isso, eu recomendo que seja feito um roteiro de dois dias em São João del-Rei, para que assim você possa aproveitar melhor a sua passagem pela região, conhecendo as atrações com calma, sem precisar atropelar nada.

Além disso, com dois dias você terá mais flexibilidade no roteiro e poderá conhecer melhor a animada noite em são João del-Rei. Uma das grandes vantagens é que as atrações estão bem próximas umas das outras, permitindo que o roteiro seja feito a pé.

A intenção dos roteiros sugeridos aqui é te ajudar ao máximo, evitando que você perca tempo desnecessariamente, proporcionando a melhor experiência possível.

Se você tiver mais tempo em São João del-Rei, ainda poderá mudar os planos em algum momento e até visitar outra cidade nas redondezas, como as belas e históricas Bichinho e Tiradentes.

Independente da quantidade de dias que você tiver na cidade, eu espero que as minhas dicas neste artigo possam te auxiliar a ter uma viagem ainda mais inesquecível!

E você, quais destes lugares gostaria de conhecer no seu roteiro em São João del-Rei? Já esteve na cidade e tem mais alguma dica para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Débora Silva

ESCRITO POR

Débora Silva

Débora Silva, 33 anos, é graduada em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web e realiza trabalhos de tradução Português-Espanhol. Mora em São João del-Rei, Minas Gerais. Ama viajar, idiomas, escrever e ukulele.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *