Os principais pontos turísticos de São João del-Rei são um charmoso convite ao passado, já que a sua história está associada ao ciclo do ouro no Brasil.
Preservado, o centro histórico da cidade apresenta mais de 700 imóveis tombados pelo IPHAN, tornando o destino uma excelente opção para os amantes de história e cultura.
A cidade do interior de Minas Gerais é conhecida como “A Terra onde os sinos falam”, pois existem diversos tipos de toques que comunicam à população determinado evento. Exemplo disso são: a missa festiva, os enterros, sermões ou procissões.
Atualmente, é uma das cidades históricas mais desenvolvidas do estado de Minas Gerais. Ela é conhecida também por ser universitária, abrigando três campi da Universidade Federal de São João del-Rei, o IF-Sudeste, UNIPTAN e vários pontos de educação à distância.
São João del-Rei é uma das maiores cidades setecentistas mineiras. Além disso, é uma das poucas que ainda guardam tradições centenárias. Seus pontos turísticos possuem casarões históricos, museus e ruas de pedra, mas não só isso.
Incluem também cachoeiras e o agradável passeio de Maria Fumaça até a vizinha Tiradentes. Portanto, conheça agora as minhas dicas para aproveitar em 1 dia ou mais a cidade histórica mineira; inclusive, São João del-Rei já ganhou o título de Capital Brasileira da Cultura no ano de 2007.
Planeje sua viagem => Roteiro em São João del-Rei
Seguro para viajar no Brasil »
Alugue carro na Rentcars em até 10x s/ juros e zero IOF!
Encontre o melhor preço para aluguel de carro no Brasil e no exterior, e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.
Pontos turísticos de São João del-Rei
- Igreja de São Francisco de Assis
- Igreja de Nossa Senhora do Carmo
- Museu Regional de São João del-Rei
- Passeio de Maria Fumaça e Museu Ferroviário
- Rua Santo Antônio (Rua das Casas Tortas)
- Cachoeiras
- Ponte da Cadeia
- Igreja Nossa Senhora das Mercês
- Memorial Tancredo Neves
- Solar dos Neves
- Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar
O que fazer em São João del-Rei?
Você vai se deliciar com os pontos turísticos da histórica e universitária São João del-Rei, um dos destinos com várias opções de passeios guiados em Minas Gerais. Sendo assim, mesmo se você só puder aproveitar São João del-Rei em 1 dia, não deixe de ir! E já aproveite para saber como chegar em São João del-Rei.
Para uma passagem rápida, recomendo começar o seu dia percorrendo a região da Igreja do Carmo. Logo cedo, tome um delicioso café mineiro em um dos barzinhos ou cafés próximos. O destino conta com igrejas de estilo barroco que nos enchem os olhos com a sua beleza e riqueza em detalhes e ruas que nos fazem voltar ao passado.
As atrações são as mais variadas, desde orquestras centenárias, passeio com a Maria Fumaça mais antiga ainda em atividade no país, até as belezas naturais, como serras e cachoeiras. Aproveite as dicas de atrações espalhadas pela cidade e, se conseguir, aproveite também a como é a vida noturna em São João del-Rei.
Igreja de São Francisco de Assis
É difícil adjetivar a Igreja de São Francisco de Assis, já que possuí uma arquitetura ímpar, belíssima e rica em detalhes feitos em pedra sabão. O importante templo católico é um dos principais marcos da arte colonial de nosso país.
Sua obra teve início no ano de 1774 e também é famosa pela participação de Aleijadinho; o projeto original, no entanto, foi modificado por Francisco de Lima Cerqueira.
Vale a pena fazer uma visita guiada para conhecer detalhadamente a história da construção desse importante ponto turístico de São João del-Rei. Além disso, atrás da igreja está o cemitério onde está enterrado o ex-presidente Tancredo Neves e sua esposa.
Conhecer a igreja é um dos passeios mais procurados na cidade e uma das rotas mineiras do turismo religioso. Esse nicho de viagens, inclusive, também possui uma rota de turismo religioso pelo interior paulista.
- Endereço: Praça Frei Orlando, 150, Centro.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 8 horas às 11 horas e das 14 horas às 16 horas.
- Preço: 6 reais por visitante.
Largo e Igreja de Nossa Senhora do Carmo
O Largo do Carmo é outra atração obrigatória entre os pontos turísticos de São João del-Rei.
Certamente, a principal atração ali é a belíssima Igreja de Nossa Senhora do Carmo, construída entre 1732 e 1759, e que possui todo o interior na cor branca. Nas proximidades da igreja há também o Centro Cultural da UFSJ e vários barzinhos.
Sendo assim, ao visitar a cidade, você poderá contemplar obras de arte, assistir a um show, escolher entre as ótimas opções para comer em São João del-Rei.
- Endereço: Praça Carlos Gomes, s/n – Centro Histórico.
- Horário de funcionamento: diariamente das 6 horas às 12 horas e das 13 horas às 19 horas
- Preço: 4 reais por visitante
Museu Regional de São João del-Rei
Em março de 1938, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tombou o Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de São João del-Rei, incluindo um belo casarão que pertenceu ao comendador João Antônio da Silva Mourão, sede do Museu Regional de São João del-Rei.
Localizado no Largo Tamandaré, o ponto turístico possui uma exposição permanente.
No geral, seu acervo conta com peças que retratam os costumes, profissões e crenças dos habitantes que viveram nos períodos colonial e imperial.
Os visitantes podem conferir exposições temporárias e eventos variados, incluindo apresentações musicais, palestras e projeções de filmes. Saiba quais os lugares no Brasil tombados como Patrimônio Cultural da Humanidade.
- Endereço: R. Mal. Deodoro, 12, Centro.
- Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10 horas e 30 minutos às 17 horas e 30 minutos; aos sábados e domingos, das 13 horas e 30 minutos às 17 horas e 30 minutos.
- Valor: 1 real, aos domingos é grátis.
Museu Ferroviário e Passeio de Maria Fumaça
O tradicionalíssimo passeio de Maria Fumaça encanta não apenas as crianças, mas os visitantes de todas as idades. O trajeto de 12 km entre São João del-Rei e Tiradentes dura cerca de 40 minutos.
Além disso, conta com belezas naturais e atrações culturais, como o giro da locomotiva, que ainda é realizado de maneira manual. E por falar nesta cidade, confira um artigo sobre Bichinho e Tiradentes.
A antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi inaugurada em 1881 por Dom Pedro II. Hoje, a estrada é considerada uma incrível aula de história das ferrovias em Minas e de todo o país.
E além de passear a bordo da mais antiga Maria Fumaça em atividade no Brasil, você pode visitar o Museu Ferroviário, já que ele está anexo à estação ferroviária de São João del-Rei.
Seu interior conta com vários objetos antigos, como balanças, relógios, telefones, sinos e ferramentas, além da primeira locomotiva EFOM da ferrovia. Há também uma rotunda onde estão expostas sete locomotivas.
- Horário de funcionamento da Maria Fumaça: as saídas de São João del-Rei acontecem sexta, sábado, domingo e feriados, das 10 horas e às 15 horas. Já, as saídas de Tiradentes acontecem sexta, sábado, domingo e feriados, das 13 horas e às 17 horas.
- Preço do passeio: 60 reais um trecho e 70 reais ida e volta; crianças até 12 anos, estudantes e idosos pagam meia entrada.
- Horários de funcionamento do Museu Ferroviário: de quarta a sábado, das 9 horas às 11 horas e das 13 horas às 17 horas; aos domingos, das 9 horas às 13 horas.
- Preço: a entrada para o museu é gratuita.
Rua Santo Antônio (Rua das Casas Tortas)
Conhecida popularmente como “Rua das Casas Tortas”, a Rua Santo Antônio é mais um dos principais pontos turísticos de São João del-Rei.
A visita neste local é obrigatória, já que a rua encanta e surpreende os visitantes com as suas antigas casinhas coloridas e, pasmem, tortas!
Ou seja, além da viagem no tempo por ser uma das ruas mais antigas da cidade, este local pitoresco rende excelentes fotos devido ao curioso alinhamento das paredes.
Que tal caminhar pela estreita rua de pedra e, quem sabe, “bater um dedim de prosa” com um morador de uma das casas tortas? Por falar em tradições locais, conheça as comidas tradicionais de Minas Gerais e não se faça de rogado se alguém te convidar para experimentar um dos pratos locais.
As residências já chamam a atenção de quem visita a região e além disso, os belos e interessantes casarios sediam a capela Santo Antônio e as orquestras Ribeiro Bastos (1790) e Lira São-Joanense (1776, sendo considerada a mais antiga das Américas).
Cachoeiras
Se você está passando por São João del-Rei em dias quentes, pode ser interessante visitar as cachoeiras próximas à cidade. As mais visitadas são a Cachoeira do 14 e a Cachoeira Reserva do Cala Boca.
Para chegar a ambas as cachoeiras é necessário fazer uma trilha; ao adentrar no caminho pela mata, você conhecerá um pouco mais dos encantos naturais dessa região mineira, um dos destaques do ecoturismo no Brasil. Além disso, aproveite e recarregue as energias em suas quedas d’água.
Ponte da Cadeia
A Ponte da Cadeia é um dos pontos turísticos de São João del-Rei mais marcantes, devido ao seus arcos e muradas de pedra. Localizada no Centro da cidade, a ponte foi erguida sobre o córrego do Lenheiro.
Além disso, sua construção teve início em 1797 e a inauguração ocorreu em 1849. A origem de seu nome advém do fato de a cadeia ter sido transferida da cidade para o subsolo da Casa da Câmara, hoje Prefeitura Municipal.
Igreja Nossa Senhora das Mercês
A Igreja Nossa Senhora das Mercês está entre as mais antigas da cidade mineira. A vista que se tem deste ponto é um espetáculo à parte, já que a igreja fica em uma parte alta da cidade.
Além disso, subindo as escadas, você terá uma vista surpreendente do Centro Histórico de São João del-Rei e seus pontos turísticos mais marcantes. Para chegar até a igreja, o visitante deve dirigir-se à Praça Barão de Itambé.
Será que toda essa beleza é que faz a cidade de São João del-Rei um dos procurados lugares para lua de mel no Brasil?
- Endereço: Centro, São João del Rei.
Memorial Tancredo Neves
Localizado no Centro da cidade, o Memorial Tancredo Neves foi aberto em 8 de dezembro de 1990.
Este espaço disponibiliza ao público um acervo exclusivo à memória do ex-presidente Tancredo Neves, incluindo fotos, documentos, cartas, jornais e painéis explicativos.
Ou seja, esse é um passeio interessante para quem deseja conhecer mais sobre a história política de nosso país.
- Endereço: R. Padre José Maria Xavier, 7, Centro.
- Horários de funcionamento: sexta, das 13 horas às 17 horas; sábado, domingo e feriados, das 9 horas às 17 horas.
- Preço: 2 reais
Solar dos Neves
Ainda no centro histórico de São João del-Rei, mais precisamente no Largo do Rosário, está localizado o Solar dos Neves.
Esse é um casarão do século XIX tombado como Patrimônio Histórico. Como o próprio nome já indica, a casa pertence à família de Tancredo, porém não está aberta à visitação.
Embora não esteja aberta ao público, vale a pena dar uma passada em frente ao casarão, já que é possível contemplar a beleza arquitetônica e importância na história política brasileira no local.
Ao lado do Solar dos Neves está a bela Igreja de Nossa Senhora do Rosário, uma das construções mais antigas de São João del-Rei, que faz parte das cidades mais hospitaleiras do Brasil, na minha opinião.
Essa atração também merece a visita dos turistas, já que toda a rua é muito bonita, com calçamento de pedras, igrejas e casas que apresentam as características da arquitetura residencial colonial.
Em frente a igreja há também um busto de um compositor da cidade, o padre José Maria Xavier. Além disso, quem gosta de artesanato também encontrará várias lojinhas de souvenirs nessa rua.
- Endereço: R. Getúlio Vargas, 88, Centro.
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar
Também conhecida como Matriz de Nossa Senhora do Pilar, essa bela igreja extremamente rica é a sede da diocese de São João del-Rei.
Devido ao seu grande valor histórico, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Além disso, a igreja impressiona os visitantes que por ali passam, já que é conhecida por ter muitas peças em ouro. Por conta disso, ela é considerada uma das mais belas da cidade histórica mineira.
- Endereço: R. Monsenhor Gustavo, 61, Centro.
- Horário de funcionamento: todos os dias, das 9 horas às 12 horas e das 18 horas e 19 horas.
- Preço: 4 reais.
Atrativos turísticos em São João del-Rei
A cidade de São João del-Rei é imperdível, um prato cheio para amantes da arquitetura, arte, história e música. Então, é sempre bom se programar e escolher bem o que deseja conhecer.
Portanto, se você deseja conhecer mais sobre a história de Minas Gerais e do Brasil, certamente deve visitar a terra onde os sinos falam. Com certeza, você vai se apaixonar por São João del-Rei assim como eu.
Se você gosta de dirigir e deseja conhecer mais o Sudeste de Minas Gerais, não deixe de ler também o artigo sobre as cidades nas proximidades de São João del-Rei. Se prefere não se preocupar com trânsito, escolha conhecer a cidade em um dos pacotes de viagem nacionais.
E você, quais destes pontos turísticos de São João del-Rei gostaria de conhecer? Já esteve na cidade e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *