11 pontos turísticos de São João del-Rei, em Minas Gerais

11 pontos turísticos de São João del-Rei, em Minas Gerais

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (7 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Os principais pontos turísticos de São João del-Rei são um charmoso convite ao passado, já que a sua história está associada ao ciclo do ouro no Brasil.

Preservado, o centro histórico da cidade apresenta mais de 700 imóveis tombados pelo IPHAN, tornando o destino uma excelente opção para os amantes de história e cultura.

A cidade do interior de Minas Gerais é conhecida como “A Terra onde os sinos falam”, pois existem diversos tipos de toques que comunicam à população determinado evento. Exemplo disso são: a missa festiva, os enterros, sermões ou procissões.

Atualmente, é uma das cidades históricas mais desenvolvidas do estado de Minas Gerais. Ela é conhecida também por ser universitária, abrigando três campi da Universidade Federal de São João del-Rei, o IF-Sudeste, UNIPTAN e vários pontos de educação à distância.

São João del-Rei é uma das maiores cidades setecentistas mineiras. Além disso, é uma das poucas que ainda guardam tradições centenárias. Seus pontos turísticos possuem casarões históricos, museus e ruas de pedra, mas não só isso.

Incluem também cachoeiras e o agradável passeio de Maria Fumaça até a vizinha Tiradentes. Portanto, conheça agora as minhas dicas para aproveitar em 1 dia ou mais a cidade histórica mineira; inclusive, São João del-Rei já ganhou o título de Capital Brasileira da Cultura no ano de 2007.

Planeje sua viagem => Roteiro em São João del-Rei

Seguro para viajar no Brasil »

 
Vai viajar e precisa alugar um carro com os melhores preços?

Ter o seu próprio carro é essencial para aproveitar melhor a viagem, com economia de tempo para curtir cada segundo de seus preciosos dias de férias.

Faça uma pesquisa online na Rentcars, comparando o preço nas melhores locadoras do Brasil. É só clicar no botão!

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de aluguel de carro;
  • Pagamento com parcelamento em até 12x no cartão de crédito, via PIX ou boleto;
  • É mais barato do que alugar direto nas locadoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 2 horas antes da retirada do veículo;
  • Pague em reais e economize o IOF de 5,38% para reservas internacionais;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português, 7 dias por semana;
  • Compare preços de mais de 200 locadoras pelo mundo em um só lugar, tenha o melhor atendimento e desfrute de promoções exclusivas!
 

Pontos turísticos de São João del-Rei

  1. Igreja de São Francisco de Assis
  2. Igreja de Nossa Senhora do Carmo
  3. Museu Regional de São João del-Rei
  4. Passeio de Maria Fumaça e Museu Ferroviário
  5. Rua Santo Antônio (Rua das Casas Tortas)
  6. Cachoeiras
  7. Ponte da Cadeia
  8. Igreja Nossa Senhora das Mercês
  9. Memorial Tancredo Neves
  10. Solar dos Neves
  11. Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato em Minas Gerais »

O que fazer em São João del-Rei?

pontos turísticos de São João del-Rei
Ruas charmosas | Foto: Jose Augusto Constancio, via Wikimedia Commons.

Você vai se deliciar com os pontos turísticos da histórica e universitária São João del-Rei, um dos destinos com várias opções de passeios guiados em Minas Gerais. Sendo assim, mesmo se você só puder aproveitar São João del-Rei em 1 dia, não deixe de ir! E já aproveite para saber como chegar em São João del-Rei.

Para uma passagem rápida, recomendo começar o seu dia percorrendo a região da Igreja do Carmo. Logo cedo, tome um delicioso café mineiro em um dos barzinhos ou cafés próximos. O destino conta com igrejas de estilo barroco que nos enchem os olhos com a sua beleza e riqueza em detalhes e ruas que nos fazem voltar ao passado.

As atrações são as mais variadas, desde orquestras centenárias, passeio com a Maria Fumaça mais antiga ainda em atividade no país, até as belezas naturais, como serras e cachoeiras. Aproveite as dicas de atrações espalhadas pela cidade e, se conseguir, aproveite também a como é a vida noturna em São João del-Rei.

Igreja de São Francisco de Assis

Igrejas de São João del-Rei
Fachada da Igreja | Foto: Glauco Umbelino, via Wikimedia Commons.

É difícil adjetivar a Igreja de São Francisco de Assis, já que possuí uma arquitetura ímpar, belíssima e rica em detalhes feitos em pedra sabão. O importante templo católico é um dos principais marcos da arte colonial de nosso país.

Sua obra teve início no ano de 1774 e também é famosa pela participação de Aleijadinho; o projeto original, no entanto, foi modificado por Francisco de Lima Cerqueira.

Vale a pena fazer uma visita guiada para conhecer detalhadamente a história da construção desse importante ponto turístico de São João del-Rei. Além disso, atrás da igreja está o cemitério onde está enterrado o ex-presidente Tancredo Neves e sua esposa.

Conhecer a igreja é um dos passeios mais procurados na cidade e uma das rotas mineiras do turismo religioso. Esse nicho de viagens, inclusive, também possui uma rota de turismo religioso pelo interior paulista.

  • Endereço: Praça Frei Orlando, 150, Centro.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 8 horas às 11 horas e das 14 horas às 16 horas.
  • Preço: 6 reais por visitante.

Largo e Igreja de Nossa Senhora do Carmo

pontos turísticos de São João del-Rei
Igreja de Nossa Senhora do Carmo é belíssima e atrai muitos turistas.

O Largo do Carmo é outra atração obrigatória entre os pontos turísticos de São João del-Rei.

Certamente, a principal atração ali é a belíssima Igreja de Nossa Senhora do Carmo, construída entre 1732 e 1759, e que possui todo o interior na cor branca. Nas proximidades da igreja há também o Centro Cultural da UFSJ e vários barzinhos.

Sendo assim, ao visitar a cidade, você poderá contemplar obras de arte, assistir a um show, escolher entre as ótimas opções para comer em São João del-Rei.

  • Endereço: Praça Carlos Gomes, s/n – Centro Histórico.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 6 horas às 12 horas e das 13 horas às 19 horas
  • Preço: 4 reais por visitante

Museu Regional de São João del-Rei

são joão del-rei minas gerais
Museu Regional  | Foto: João Victor Vilas Boas Militani, via Wikimedia Commons.

Em março de 1938, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tombou o Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de São João del-Rei, incluindo um belo casarão que pertenceu ao comendador João Antônio da Silva Mourão, sede do Museu Regional de São João del-Rei.

Localizado no Largo Tamandaré, o ponto turístico possui uma exposição permanente.

No geral, seu acervo conta com peças que retratam os costumes, profissões e crenças dos habitantes que viveram nos períodos colonial e imperial.

Os visitantes podem conferir exposições temporárias e eventos variados, incluindo apresentações musicais, palestras e projeções de filmes. Saiba quais os lugares no Brasil tombados como Patrimônio Cultural da Humanidade.

 
Procurando casas selecionadas para você viver experiências inesquecíveis?

A Holmy é uma plataforma que traz praticidade, segurança e as melhores casas para você alugar no Brasil.

Todas as Holmy’s são selecionadas com carinho e cuidado para você viver grandes experiências. Algumas vantagens de viajar com a Holmy:

  • Pagamento em até 3x sem juros;
  • Suporte personalizado e chat em horários comerciais;
  • Atendimento 100% online;
  • Curadoria de hospedagens feita por especialistas.
 
  • Endereço: R. Mal. Deodoro, 12, Centro.
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10 horas e 30 minutos às 17 horas e 30 minutos; aos sábados e domingos, das 13 horas e 30 minutos às 17 horas e 30 minutos.
  • Valor: 1 real, aos domingos é grátis.

Museu Ferroviário e Passeio de Maria Fumaça

São João del-Rey Pontos turísticos
Passeio de Maria Fumaça | Foto: Fabio T Costa, via Wikimedia Commons.

O tradicionalíssimo passeio de Maria Fumaça encanta não apenas as crianças, mas os visitantes de todas as idades. O trajeto de 12 km entre São João del-Rei e Tiradentes dura cerca de 40 minutos.

Além disso, conta com belezas naturais e atrações culturais, como o giro da locomotiva, que ainda é realizado de maneira manual. E por falar nesta cidade, confira um artigo sobre Bichinho e Tiradentes.

A antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi inaugurada em 1881 por Dom Pedro II. Hoje, a estrada é considerada uma incrível aula de história das ferrovias em Minas e de todo o país.

E além de passear a bordo da mais antiga Maria Fumaça em atividade no Brasil, você pode visitar o Museu Ferroviário, já que ele está anexo à estação ferroviária de São João del-Rei.

Seu interior conta com vários objetos antigos, como balanças, relógios, telefones, sinos e ferramentas, além da primeira locomotiva EFOM da ferrovia. Há também uma rotunda onde estão expostas sete locomotivas.

  • Horário de funcionamento da Maria Fumaça: as saídas de São João del-Rei acontecem sexta, sábado, domingo e feriados, das 10 horas e às 15 horas. Já, as saídas de Tiradentes acontecem sexta, sábado, domingo e feriados, das 13 horas e às 17 horas.
  • Preço do passeio: 60 reais um trecho e 70 reais ida e volta; crianças até 12 anos, estudantes e idosos pagam meia entrada.
  • Horários de funcionamento do Museu Ferroviário: de quarta a sábado, das 9 horas às 11 horas e das 13 horas às 17 horas; aos domingos, das 9 horas às 13 horas.
  • Preço: a entrada para o museu é gratuita.

Rua Santo Antônio (Rua das Casas Tortas)

cidades históricas de minas gerais
Rua das Casas Tortas  | Foto: Bernardo Gouvêa, via Wikimedia Commons.

Conhecida popularmente como “Rua das Casas Tortas”, a Rua Santo Antônio é mais um dos principais pontos turísticos de São João del-Rei.

A visita neste local é obrigatória, já que a rua encanta e surpreende os visitantes com as suas antigas casinhas coloridas e, pasmem, tortas!

Ou seja, além da viagem no tempo por ser uma das ruas mais antigas da cidade, este local pitoresco rende excelentes fotos devido ao curioso alinhamento das paredes.

Que tal caminhar pela estreita rua de pedra e, quem sabe, “bater um dedim de prosa” com um morador de uma das casas tortas? Por falar em tradições locais, conheça as comidas tradicionais de Minas Gerais e não se faça de rogado se alguém te convidar para experimentar um dos pratos locais.

As residências já chamam a atenção de quem visita a região e além disso, os belos e interessantes casarios sediam a capela Santo Antônio e as orquestras Ribeiro Bastos (1790) e Lira São-Joanense (1776, sendo considerada a mais antiga das Américas).

Cachoeiras

cachoeiras em Minas Gerais
Aproveite os dias quentes para se refrescar nas cachoeiras da cidade.

Se você está passando por São João del-Rei em dias quentes, pode ser interessante visitar as cachoeiras próximas à cidade. As mais visitadas são a Cachoeira do 14 e a Cachoeira Reserva do Cala Boca.

Para chegar a ambas as cachoeiras é necessário fazer uma trilha; ao adentrar no caminho pela mata, você conhecerá um pouco mais dos encantos naturais dessa região mineira, um dos destaques do ecoturismo no Brasil. Além disso, aproveite e recarregue as energias em suas quedas d’água.

Ponte da Cadeia

São João del-Rei em 1 dia
Ponte da Cadeia | Foto: Halley Pacheco de Oliveira, via Wikimedia Commons.

A Ponte da Cadeia é um dos pontos turísticos de São João del-Rei mais marcantes, devido ao seus arcos e muradas de pedra. Localizada no Centro da cidade, a ponte foi erguida sobre o córrego do Lenheiro.

Além disso, sua construção teve início em 1797 e a inauguração ocorreu em 1849. A origem de seu nome advém do fato de a cadeia ter sido transferida da cidade para o subsolo da Casa da Câmara, hoje Prefeitura Municipal.

Igreja Nossa Senhora das Mercês

igrejas de minas gerais
Igreja de Nossa Senhora das Mercês | Foto: Marcelo Gutto, via Wikimedia Commons.

A Igreja Nossa Senhora das Mercês está entre as mais antigas da cidade mineira. A vista que se tem deste ponto é um espetáculo à parte, já que a igreja fica em uma parte alta da cidade.

Além disso, subindo as escadas, você terá uma vista surpreendente do Centro Histórico de São João del-Rei e seus pontos turísticos mais marcantes. Para chegar até a igreja, o visitante deve dirigir-se à Praça Barão de Itambé.

Será que toda essa beleza é que faz a cidade de São João del-Rei um dos procurados lugares para lua de mel no Brasil?

  • Endereço: Centro, São João del Rei.

Memorial Tancredo Neves

memorial tancredo neves
Memorial Tancredo Neves | Portal de Minas Gerais.

Localizado no Centro da cidade, o Memorial Tancredo Neves foi aberto em 8 de dezembro de 1990.

Este espaço disponibiliza ao público um acervo exclusivo à memória do ex-presidente Tancredo Neves, incluindo fotos, documentos, cartas, jornais e painéis explicativos.

Ou seja, esse é um passeio interessante para quem deseja conhecer mais sobre a história política de nosso país.

  • Endereço: R. Padre José Maria Xavier, 7, Centro.
  • Horários de funcionamento: sexta, das 13 horas às 17 horas; sábado, domingo e feriados, das 9 horas às 17 horas.
  • Preço: 2 reais

Solar dos Neves

solar dos neves são joão del rei
Casarão pertence à família de Tancredo Neves | Foto: Bernardo Gouvêa, via Wikimedia Commons.

Ainda no centro histórico de São João del-Rei, mais precisamente no Largo do Rosário, está localizado o Solar dos Neves.

Esse é um casarão do século XIX tombado como Patrimônio Histórico. Como o próprio nome já indica, a casa pertence à família de Tancredo, porém não está aberta à visitação.

Embora não esteja aberta ao público, vale a pena dar uma passada em frente ao casarão, já que é possível contemplar a beleza arquitetônica e importância na história política brasileira no local.

Ao lado do Solar dos Neves está a bela Igreja de Nossa Senhora do Rosário, uma das construções mais antigas de São João del-Rei, que faz parte das cidades mais hospitaleiras do Brasil, na minha opinião.

Essa atração também merece a visita dos turistas, já que toda a rua é muito bonita, com calçamento de pedras, igrejas e casas que apresentam as características da arquitetura residencial colonial.

Em frente a igreja há também um busto de um compositor da cidade, o padre José Maria Xavier. Além disso, quem gosta de artesanato também encontrará várias lojinhas de souvenirs nessa rua.

  • Endereço: R. Getúlio Vargas, 88, Centro.

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Igrejas barrocas em minas gerais
Interior da Basílica | Foto: Ricardo André Frantz, via Wikimedia Commons.

Também conhecida como Matriz de Nossa Senhora do Pilar, essa bela igreja extremamente rica é a sede da diocese de São João del-Rei.

Devido ao seu grande valor histórico, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Além disso, a igreja impressiona os visitantes que por ali passam, já que é conhecida por ter muitas peças em ouro. Por conta disso, ela é considerada uma das mais belas da cidade histórica mineira.

  • Endereço: R. Monsenhor Gustavo, 61, Centro.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 9 horas às 12 horas e das 18 horas e 19 horas.
  • Preço: 4 reais.

Atrativos turísticos em São João del-Rei

A cidade de São João del-Rei é imperdível, um prato cheio para amantes da arquitetura, arte, história e música. Então, é sempre bom se programar e escolher bem o que deseja conhecer.

Portanto, se você deseja conhecer mais sobre a história de Minas Gerais e do Brasil, certamente deve visitar a terra onde os sinos falam. Com certeza, você vai se apaixonar por São João del-Rei assim como eu.

Se você gosta de dirigir e deseja conhecer mais o Sudeste de Minas Gerais, não deixe de ler também o artigo sobre as cidades nas proximidades de São João del-Rei. Se prefere não se preocupar com trânsito, escolha conhecer a cidade em um dos pacotes de viagem nacionais.

E você, quais destes pontos turísticos de São João del-Rei gostaria de conhecer? Já esteve na cidade e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais