Arredores de São João del-Rei e 6 cidades mineiras próximas

por Débora Silva

Arredores de São João del-Rei e 6 cidades mineiras próximas

Os arredores de São João del-Rei, em Minas Gerais, possuem atrativos que agradam a todos os perfis de viajantes.

São João é a maior cidade do mapa turístico da região, que conta com cidadezinhas mineiras próximas muito simpáticas, como Prados, Vitoriano Veloso, Tiradentes, Resende Costa, Santa Cruz de Minas e Coronel Xavier Chaves.

Se você virá a São João del-Rei com mais tempo, como moradora da cidade eu te recomendo veementemente a fazer passeios bate-volta de 1 dia a uma ou mais das cidades citadas.

As pequenas cidades próximas a São João del-Rei são igualmente ricas, apresentando concertos musicais, passeios ecológicos centenários à Serra, diversos eventos que agradam a todo perfil de público, arquitetura barroca e artesanato único.

Portanto, neste artigo te conto o que fazer em cada cidade e a distância delas para São João del-Rei.

Planeje sua viagem => Alugar carro barato em viagem

Cotação do seguro viagem para o Brasil »

 

Lugares perto de São João del-Rei para visitar

  1. Prados
  2. Vitoriano Veloso
  3. Resende Costa
  4. Tiradentes
  5. Coronel Xavier Chaves
  6. Santa Cruz de Minas

Depois de conhecer os principais pontos turísticos da “Terra onde os sinos falam”, é hora de aproveitar ainda mais a sua passagem nessa região de Minas Gerais, conhecendo as pequenas cidades interessantes nos arredores de São João del-Rei.

Para ajudar você a montar um roteiro mais completo por terras tão especiais do Brasil, separei as cidades que considero mais imperdíveis.

CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato em Minas Gerais »

 

1. Prados

prados minas gerais
Vista aérea de Prados | Foto: Eduardo Fabri, via Wikimedia Commons.

Trata-se de uma cidade bastante aconchegante que tem uma privilegiada vista para a Serra de São José.

Apelidada carinhosamente como “Cidade Presépio”, Prados também é mais conhecida como “Cidade da Música”, por conta da presença da Lira Ceciliana (Casa da Música), sociedade dos músicos de Prados, cujas origens remontam ao ano de 1858.

Tendo como objetivo o estudo e a cultura da música, a Lira é muito importante para a cidade, pois mantém um coro, uma orquestra, uma banda de música e uma escola de iniciação musical.

Em sua visita a Prados, é bem provável que você veja a banda da cidade tocar, especialmente se for à Igreja ou se estiver em épocas mais festivas, como carnaval, feriado de Páscoa ou durante as férias de julho.

Um dos eventos mais legais que ocorre em Prados é o Festival de Música, que ocorre desde 1977, uma parceria incrível da Lira Ceciliana de Prados com músicos ligados à Universidade de São Paulo (USP). O evento já passa de 30 edições, ocorrendo no mês de julho de cada ano.

lira ceciliana pados
Casa da Música é atração em Prados | Foto: Lira Ceciliana.

Falando em férias de julho, é nesse mesmo mês – no segundo fim de semana – que ocorre outro grande evento na simpática cidadezinha: o centenário Passeio à Serra de São José, realizado há 151 anos, sendo o passeio ecológico mais antigo do país. Incrível, não é?

É importante ressaltar que visitar Prados é conhecer mais sobre Minas Gerais, pois sua história também está entrelaçada ao nascimento da Inconfidência Mineira.

A única mulher envolvida na Inconfidência Mineira, Hipólita Jacinta Teixeira de Melo, nasceu em Prados, em 1748. Assim sendo, Prados participou ativamente desse importante movimento.

De acordo com o Censo de 2010, realizado pelo IBGE, a população total de Prados é de 8.395 habitantes. A cidade também se destaca por produzir artesanato de qualidade em madeira, couro, ferro, palha, argila, dentre outros.

Logo ao chegar à cidade, no bairro de Pinheiro Chagas, você se deparará com várias lojinhas de artesanato local, que é muito rico.

Se você deseja ficar apenas um dia em Prados, recomendo que visite as lojas de artesanato e desça para o centro, conheça as igrejas, os casarões antigos, a vista para a serra, a Lira, deguste a famosa (e deliciosa!) coxinha de pizza da Barraca da Maizé, e sente em um banco da praça, sem pressa, apreciando a delícia do interior mineiro. O pradense é extremamente hospitaleiro por natureza, e com certeza receberá a sua visita com muita alegria!

Caso tenha mais tempo, esteja de carro e deseje almoçar no local, recomendo o Restaurante Grotão, localizado a cerca de 2km da cidade. A estrada de chão costuma estar em boas condições e o local vale a pena. Comida mineira bastante saborosa em um lugar muito tranquilo e agradável!

  • Distância para São João del-Rei: 28,1 km.

 

2. Vitoriano Veloso

vitoriano veloso mg
Igreja Nossa Senhora da Penha em Bichinho | Foto: Friduxa, via Wikimedia Commons.

Vitoriano Veloso, mais conhecido como Bichinho, é um povoado de Prados, localizado a cerca de 9 km do centro da cidade.

   

A cidade é conhecida pelo artesanato de Bichinho, destacando-se as esculturas e móveis de madeira de demolição. O vilarejo é bastante procurado por quem deseja fazer compras ou procura um lugar bastante calmo para descansar.

Um dos pontos turísticos mais visitados do Bichinho é a curiosa Casa Torta que, como o nome já indica, possui uma arquitetura bastante peculiar.

Não deixe de visitá-la! Se estiver indo à Vitoriano Veloso no horário de almoço, recomendo que você almoce no famoso restaurante Tempero da Ângela, que oferece saborosos pratos típicos mineiros.

  • Distância para São João del-Rei: 37 km.

 

3. Resende Costa

resendo costa mg
Resende Costa em Minas Gerais | Foto: MisterSanderson, via Wikimedia Commons.

A cidade de Resende Costa também merece uma visita dos visitantes que têm mais dias para aproveitar a região. Com habitantes muito simpáticos, a cidadezinha localizada nos arredores de São João del-Rei tem o artesanato em tear como seu principal atrativo para os turistas.

Logo ao chegar à cidade, você verá dezenas de lojinhas de artesanato com peças incríveis a preços muito bons. Eu indico a loja DDB Artesanato, que está localizada em frente ao restaurante Mandacá Açaí, por conta da imensa variedade e dos preços bastante acessíveis.

As peças em tear são um show à parte e colorem praticamente todas as residências da simpática Resende Costa. Além de apreciar o belo trabalho feito por famílias locais, eu recomendo que você vá até o mirante das Lajes, de onde terá uma vista espetacular da região.

Se você for no horário do pôr-do-sol, o espetáculo será ainda mais incrível! Outro passeio interessante é a visita à Matriz de Nossa Senhora da Penha de França.

De acordo com o Censo de 2010, Resende Costa possui 11.569 habitantes. A cidade conta com diversos eventos durante o ano, sendo que o principal, por conta do número de público, é a Exposição Agropecuária, evento realizado em julho.

O Parque do Campo, como é conhecido pelos moradores da pequena cidade, é um dos melhores da região, atraindo centenas de pessoas todos os anos.

Para os apreciadores de História, também vale a pena visitar a casa dos inconfidentes José de Resende Costa (pai e filho) e do Padre Toledo, três figuras da Inconfidência Mineira. Com certeza, você passará uma agradável tarde na aconchegante Resende Costa!

  • Distância para São João del-Rei: 37.4 km.

 

4. Tiradentes

tiradentes minas gerais
Tiradentes é uma das cidades mais históricas de Minas Gerais.

Uma das cidades históricas mineiras mais conhecidas, a pequena cidade atrai turistas durante todo o ano, não apenas pela sua história e arquitetura bem conservada, mas também pela agenda cheia de eventos, que agrada a todo perfil de público.

Em Tiradentes, tem festival de cinema, de gastronomia, de vinho, de blues e jazz, encontro de motociclistas e muito mais.

A cidade histórica também conta com o Centro Cultural Yves Alves, destinado à realização de exposições, mostra de cinema, teatro, shows e outras atividades culturais.

Há também o Museu Padre Toledo, um museu que integra o Campus Cultural UFMG, que apresenta um acervo de peças sacras, móveis, pinturas e documentos.

Um dos grandes atrativos de Tiradentes é o passeio de Maria Fumaça até São João del-Rei, realizado na locomotiva mais antiga em operação no país.

A vista que se tem a partir de Tiradentes também é um espetáculo à parte, com a serra ao fundo. Aproveite o seu dia para caminhar bastante pela charmosa cidade, apreciar as belas igrejas barrocas características das cidades históricas mineiras e a arquitetura colonial preservada.

  • Distância para São João del-Rei: 16,1 km.

 

   

5. Coronel Xavier Chaves

coroas mg
Igreja de Pedra chama a atenção em Coroas | Foto: Yaroslav Blanter, via Wikimedia Commons.

Assim como outras cidades dos arredores de São João del-Rei, Coronel Xavier Chaves (ou Coroas) também se destaca pela paisagem natural, o artesanato e a hospitalidade de sua população, estimada em 3.301 habitantes no Censo 2010.

Um dos grandes atrativos de Coronel Xavier Chaves é a produção de cachaça, uma vez que possui o alambique mais antigo do Brasil em funcionamento, conservando a tradição e produzindo o produto do mesmo modo que era feito há cerca de 250 anos. Minas Gerais combina com simpatia, cachaça boa e aquele torresminho, acompanhado de uma prosa boa, não é mesmo?

A Igreja Nossa Senhora do Rosário, ou Igreja de Pedra, é outro atrativo da pequenina cidade, assim como eventos como a Exposição Agropecuária, que ocorre anualmente.

  • Distância para São João del-Rei: 16.6 km.

 

6. Santa Cruz de Minas

Santa cruz de minas o que fazer
Cruz na praça deu o nome a esta cidade | Foto: Bruno Carvalho Leal, via Wikimedia Commons.

Santa Cruz de Minas é uma cidade colada à São João del-Rei e mais prática para conhecer em um bate-volta.

De acordo com estatísticas realizadas pelo IBGE no ano de 2018, Santa Cruz tem a população total de 8.541 habitantes. Está localizada entre Tiradentes e São João del-Rei e também é conhecida por ser um dos menores municípios do Brasil em extensão territorial.

A cidade se destaca pelo turismo ecológico, uma vez que conta com a Serra São José e a Cachoeira Bom Despacho, sendo um dos melhores destinos para ecoturismo no Brasil.

Além disso, Santa Cruz de Minas é conhecida pela fabricação de móveis e demais objetos em madeira de demolição e ferro. E, claro, o seu povo também é bastante acolhedor.

  • Distância para São João del-Rei: 4,9 km.

 

Conheça os arredores de São João del-Rei

Como você pode ver, as cidades nos arredores de São João del-Rei são cheias de história, cultura, boa gastronomia e arte, agradando a diversos perfis de viajantes.

Se você estiver em São João del-Rei com mais tempo, não hesite em fazer esses passeios bate-volta para as cidades vizinhas, que oferecem uma série de atrativos, com um povo muito acolhedor que vai adorar receber a sua visita.

Para finalizar, recomendo que leia o artigo com uma sugestão de roteiro em São João del-Rei, com dicas do que fazer em dia de viagem na cidade.

E você, quais destas cidades nos arredores de São João del-Rei gostaria de conhecer? Já esteve na região e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Débora Silva

ESCRITO POR

Débora Silva

Débora Silva, 33 anos, é graduada em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web e realiza trabalhos de tradução Português-Espanhol. Mora em São João del-Rei, Minas Gerais. Ama viajar, idiomas, escrever e ukulele.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#05
Icone
Estrada Real

Conheça os destinos para explorar a Estrada Real

#06
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#07
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#08
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#09
Icone
Cidades Perto

Saiba o que fazer nos arredores e cidades próximas

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#05
Icone
Estrada Real

Conheça os destinos para explorar a Estrada Real

#06
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#07
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#08
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#09
Icone
Cidades Perto

Saiba o que fazer nos arredores e cidades próximas

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *