Início / Américas / América do Sul / Brasil / Tocantins / Um pouco de tudo sobre o que fazer no Jalapão

Um pouco de tudo sobre o que fazer no Jalapão

O Jalapão é daqueles lugares que qualquer viajante com espírito aventureiro sonha em conhecer. São paisagens alucinantes num lugar ainda pouco explorado pelo turismo e na região com a menor densidade demográfica do Brasil. Além disso, o visitante pode explorar chapadas, dunas, rios e cachoeiras, praticando diferentes esportes ou apenas curtindo as belezas do cerrado brasileiro.

É verdade que não é fácil fazer uma viagem por aqui. Primeiro: se quiser fazer tudo por conta, precisa de um bom veículo 4×4 e saber como pilotar na areia fofa…não é para qualquer um. Segundo: as distâncias entre os pontos turísticos do Jalapão podem ser um problema, mais pela precariedade das estradas do que pela distância em si. Terceiro: são poucas as opções para montar uma base…na verdade apenas uma, a cidade de Mateiros.

Leia também => Saiba as reais vantagens de contratar um seguro de viagem

As 10 principais dicas e segredos para acumular milhas aéreas

Na maioria das vezes sou adepto de fazer tudo por conta, alugar carro, reservar hospedagem e pesquisar na internet para descobrir os melhores passeios, mas não foi assim no Jalapão. Apesar de já ter pesquisado muito sobre esse destino e querer fazer a viagem no melhor estilo “perrengueiro-roots”, fui convidado a participar do Adventure Bloggers, ação de marketing para blogueiros com a intenção de divulgar o destino. E assim tive a chance de descobrir quase tudo sobre o que fazer no Jalapão.

 

Aproveite para conhecer Palmas

Ilha da Canela - Palmas/Tocantins.
Ilha da Canela – Palmas/Tocantins.

Palmas é a porta de entrada para quem pretende viajar para o Jalapão. Cheguei no dia anterior na capital do Tocantins e mesmo com pouco tempo para conhecer a cidade, consegui visitar alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como a Praça dos Girassóis, a Praia da Graciosa e a Ilha da Canela.

Artigo => Explorando as belezas de Palmas, capital do Tocantins

 

Como chegar ao Jalapão

Por do sol no Jalapão.
1º Pôr-do-sol no Jalapão.

Para chegar em Mateiros, a cidade que oferece pousadas para quem pretende ir por conta ao Jalapão, fica a cerca de 300 km de Palmas. É preciso antes chegar em Ponte Alta, simpática cidadezinha de onde sai a estrada de terra que abre as portas do sertão. No nosso caso, fizemos todo o percurso para chegar no acampamento da Korubo, com o próprio caminhão da empresa, chegando no camping ainda a tempo de um belíssimo pôr-do-sol.

Leia mais => O dia que cheguei ao Jalapão

 

Caiaque no Rio Novo

Caiaque no Jalapão.
Passeio de caiaque no Rio Novo.

Sinceramente não sei como seria se quisesse fazer um passeio de caiaque se estivesse viajando por conta própria no Jalapão. Como já disse, há pouca estrutura e algumas poucas agências de turismo que oferecem expedições. O passeio de caiaque incluso no pacote da Korubo, sai do próprio acampamento e é pura diversão.

Artigo => 2° dia no Jalapão – O meu lugar mais bonito do Brasil

 

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Dunas do Jalapão

Meu pôr-do-sol mais lindo do Brasil.
Meu pôr-do-sol mais lindo do Brasil.

As Dunas do Jalapão é um daqueles lugares que todos deveriam ter a chance de ver com os próprios olhos. Formadas pela erosão dos ventos que trazem a areia da Serra do Espírito Santo, está dentro do Parque Estadual do Jalapão. O pôr-do-sol aqui é tão lindo que ficamos até o último raio de luz no céu, e tivemos que fazer a trilha de volta já no escuro.

Artigo => 2° dia no Jalapão – O meu lugar mais bonito do Brasil

 

Os fervedouros do Jalapão

Adventure Bloggers no Jalapão.
Fervedouro do Soninho – Jalapão.

Sempre quis experimentar a sensação de flutuar sob as águas de um fervedouro, fenômeno conhecido como ressurgência, que acontece devido ao fluxo de água dos lençóis freáticos que encontram um caminho até a superfície e deixam partículas de areia em suspensão. A água fica tão densa que é impossível afundar, algo parecido o que acontece ao nadar no Mar Morto.

Artigo => 3° dia no Jalapão – Os fervedouros, rios e cachoeiras

 

Cachoeira da Formiga

Cachoeira da Formiga - Jalapão.
Galera na Cachoeira da Formiga.

Logo na entrada da Cachoeira da Formiga, uma simpática família, que vive ali como se o mundo que conhecemos não existisse, da as boas vindas para quem se aproxima para uma conversa. Crianças brincavam no chão de terra, mulheres olhavam curiosas os turistas, enquanto o dono da casa assistia a tudo deitado, preguiçoso em sua rede. A cachoeira, é uma das mais gostosas e bonitas que já vi.

Artigo => 3° dia no Jalapão – Os fervedouros, rios e cachoeiras

 

Serra do Espírito Santo

Vista para as Dunas do Jalapão.
Serra do Espírito Santo e as Dunas do Jalapão.

A Serra do Espírito Santo é um chapadão com 32 km de extensão que molda as principais paisagens do Jalapão. Além de sua imponência, por ser formado de arenito, também forma as Dunas do Jalapão, devido a constante erosão eólica que acontece na região. Para quem gosta de caminhadas é um prato cheio, com uma trilha de 8 km com mirantes e cenários sensacionais.

Artigo => 4° dia no Jalapão – Trilha da Serra do Espírito Santo

Pensando na viagem e não sabe por onde começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, compre por R$ 29,90 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

 

Cachoeira da Velha

Cachoeira da Velha no Jalapão.
A Cachoeira de Velha e Lilian (Nerds Viajantes).

A Cachoeira da Velha é a maior do Jalapão, com uma queda d’água de aproximadamente 20 metros de altura. O acesso é bastante fácil e a estrutura para os visitantes é super segura, com uma passarela de madeira que leva até bem pertinho da cachoeira, proporcionando lindas fotos. Em alguns pontos é preciso ter cuidado, pois também há uma trilha que leva até pontos mais afastados, mas sem parapeitos ou alguma proteção. Se cair, é tombo feio na certa!!!

Recomendo => Últimos momentos no Jalapão – um dia de praias e cachoeiras

 

Prainha do Rio Novo

Praia do Rio Novo.
Adventure Bloggers na Praia do Rio Novo.

A praia de rio mais linda que já vi, com areia branca e água cristalina. Falando nisso, o Rio Novo é um dos poucos no mundo com água potável para beber. Você imagina lugar melhor???

Recomendo => Últimos momentos no Jalapão – um dia de praias e cachoeiras

 

Sabe o que fazer no Jalapão?

O que achou das atrações do Jalapão??? Já visitou o artigo mostrando os 10 pores do sol mais lindo do Jalapão??? Sem dúvida é um dos destinos em alta no Brasil e tem muito a oferecer. Se gostou, deixe sua opinião!!! Se tem outras dicas, compartilhe!!!


*Nosso compromisso durante viagens patrocinadas é de total transparência com os leitores. A liberdade para contar as experiências, sejam boas ou ruins, é essencial para prezar pela qualidade do conteúdo que oferecemos.

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

5 Comentários

  1. Qual a melhor epoca do ano para visitar essa região?

  2. Completíssimo, Guilherme. Eu ainda tô meio atrasado nos posts. Gostei de tanta coisa, mas acho que eu acabei gostando mais mesmo foi de ter feito tudo em grupo. Por incrível que pareça, depois de tanto tempo organizando e fazendo viagens por conta, foi ótimo contar com uma viagem em grupo bem organizada. Abraços.

  3. O Jalapão é surpreendente por natureza… cada lugar guarda belezas naturais únicas! Acho que esse destino merece um flashback versão roots. rsrs

    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *