Início / Tocantins

Tocantins

Vantagens de contratar seguro viagem internacionalEm 1989 foi criado o estado do Tocantins, o mais novo do Brasil, o que daria início ao turismo no Tocantins.  A criação do estado foi motivada por movimentos emancipacionistas que brigavam por maior atenção do governo de Goiás, que fazia investimentos apenas no sul, devido à prosperidade de Goiânia e proximidade de Brasília.

Palmas, uma das poucas capitais do país que foram planejadas, é uma cidade bonita e interessante de se conhecer. Além disso, devido, principalmente, à facilidade de acesso proporcionado pelas obras de infra-estrutura das últimas décadas, se tornou ponto de partida para roteiros de aventura.

Esses roteiros estão se tornando cada vez mais procurados por turistas de dentro e fora do Brasil, sobretudo para o Jalapão. Por isso, se você gosta de aventura o estado caçula do Brasil é uma ótima opção. Saiba tudo sobre o turismo no Tocantins neste artigo.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta no Tocantins

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Turismo no Tocantins

O turismo no Tocantins tem um diferencial que nenhuma outra parte do Brasil tem. É que no estado há regiões de cerrado, pantanal e floresta Amazônica, o que proporciona paisagens lindíssimas e únicas, bem no coração do Brasil. Por ser o estado mais novo do Brasil, os destinos turísticos por lá ainda não está entre os mais visitados do país, porém, a sua procura cresce a cada ano.

No geral, o clima do Tocantins é tropical seco com um período chuvoso, que vai de outubro a abril, e um período seco, entre os meses de maio e setembro. Mas, por conta dos vários tipos de vegetação (cerrado, pantanal, floresta) há algumas diferenças entre as regiões, cortadas pelos rios Araguaia e Tocantins.

Além de Palmas, os destinos turísticos mais comuns são vale destacar o Jalapão, o Bico do Papagaio, a Ilha do Bananal, a Serra do Lajeado, Serras Gerais e o Vale dos Grandes Rios, entre outros.

Dicas => Segredos para acumular milhas aéreas

 

O que fazer no Tocantins

Palmas

Turismo no Tocantins
Pôr do sol na Ilha de Canela, em Palmas.

Palmas é a principal porta de entrada para se aventurar no Jalapão, o principal motivo pelo crescimento do turismo no Tocantins. Antes de pegar a estrada, aproveitei para fazer alguns passeios pela cidade e descobrir o que fazer em Palmas.

Como contei neste artigo, Palmas é uma cidade planejada, o que dá um charme extra para ela. Por outro lado, ela não parece planejada para pedestres, o que percebi ser uma boa opção, uma vez que caminhar debaixo de um sol de 40ºC não é nada fácil.

Entre as principais atrações turísticas da cidade estão a Praia da Graciosa e a Ilha da Canela. Neste momento você pode se perguntar: mas o Tocantins não está no meio do Brasil? Como tem praia e ilha? Pois é, pode parecer estranho para quem mora em estado com vasto litoral, como São Paulo.

Banhada pelo Rio Tocantins, onde há uma usina hidrelétrica, foi formado um lago ou melhor a Praia da Graciosa. Perto da praia está a Ilha da Canela, um local perfeito para relaxar e ver o pôr do sol. Outros pontos turísticos da capital são a Praça dos Girassóis, o Parque Cesamar, o Palácio Araguaia, entre outros.

Qual é a melhor? => Internet na viagem

 

Jalapão

Dicas de viagem pelo Tocantins
Dunas do Jalapão.

O principal e mais conhecido ponto turístico do Tocantins é o magnífico Parque Estadual do Jalapão, uma região árida com temperatura média de 30°C e área total de 34 mil km². A região é cortada por rios de água transparente, cachoeiras, corredeiras, dunas, chapadas e formações rochosas características da região, além dos famosos fervedouros, que viraram marca registrada do Jalapão.

Para viajar ao Jalapão partindo de Palmas, o dia tem que começar cedo, pois a viagem é longa e boa parte em estrada de terra. No caminho há paisagem do cerrado, cachoeiras e banho de rio, antes de chegar ao acampamento.

No total fiquei 6 dias n região, tempo suficiente para conhecer os principais pontos turísticos e descobrir o que fazer no Jalapão, mas pouco para matar a vontade que sempre tive de visitar essa região do Brasil. Um dia eu volto!!!

Para contar sobre o local, escrevi uma série de artigos sobre esse lugar lindo. Começo falando sobre como explorar o a região do Jalapão. Saiba também tudo sobre o dia que cheguei para fazer turismo no Jalapão e tudo o que fiz no 2° dia no Jalapão, o meu lugar mais bonito do Brasil.

Dando continuidade, conto como foi o 3° dia, quando visitei os fervedouros e cachoeiras do Jalapão; e o 4° dia, quando fiz a trilha da Serra do Espírito Santo no Jalapão e ainda meus últimos momentos no destino curtindo as praias e cachoeiras do Jalapão. Indico ainda o artigo com os 10 pores do sol mais lindos do Jalapão.

Mala Extraviada => Como funciona o seguro bagagem

 

Outros destinos no Tocantins

O que fazer no Tocantins
Lago no Parque do Cantão | Foto: Araguaia.org, via Wikimedia Commons.

Outra atração turística do Tocantins, que faz parte do Parque Estadual do Cantão, é a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, com cerca de 20 mil km², considerada como uma Reserva da Biosfera pela Unesco desde 1993. Por ser um santuário ecológico e abrigar diversas tribos indígenas, o acesso à ilha é controlado pelo Ibama.

O acesso é difícil, mas compensador. Tomar banho no Rio Araguaia no período da seca, observar pássaros, onça-pintada, boto, tartaruga e outros animais silvestres, além do contato com os costumes e crenças dos índios (mediante autorização da Funai).

A folclórica cidade de Natividade é outro bem visitada na região. Mas, o forte é o turismo religioso uma vez que lá acontecem festas e romarias do Nosso Senhor do Bonfim e do Divino Espírito Santo. A cidade tem ainda trilhas, cachoeiras, praias fluviais e um centro histórico com bela arquitetura. Além de outras cidades como Almas, Taguatinga, Aurora, entre outras.

Leia => Livros de viajantes profissionais

 

Dicas de turismo no Tocantins

Quem disse que não existem praias em pleno coração do Brasil? É impressionante, mas mesmo com os milhares quilômetros do litoral brasileiro, a população de municípios como Peixe, Araguanã, Araguacema e Caseara não sentem falta da água do mar, pois os rios Araguaia e Tocantins presenteiam moradores e turistas com dezenas de praias bastante movimentadas.

Caso precise de mais dicas sobre o que fazer no Tocantins, procure no post índice da RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem), onde estão listados os artigos de vários blogueiros com informações sobre o destino.

Você já ouviu falar no Jalapão? Deixe nos comentários se você tem vontade de conhecer esse lugar que para mim é o mais bonito do Brasil. 

 

Leia os últimos artigos do blog:

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *