Tocantins

Em 1989 foi criado o Estado do Tocantins, o mais novo do Brasil, o que daria início ao turismo no estado. Mas por que foi criado o Tocantins? Quando foi a divisão de Goiás e Tocantins? Eis a resposta: a criação dele foi motivada por movimentos emancipacionistas que brigavam por maior atenção do governo de Goiás, que fazia investimentos apenas no sul, devido à prosperidade de Goiânia e proximidade de Brasília.

Palmas, uma das poucas capitais do país que foram planejadas, é uma cidade bonita e interessante de se conhecer. Além disso, devido, principalmente, à facilidade de acesso proporcionado pelas obras de infraestrutura das últimas décadas, se tornou ponto de partida para roteiros de aventura.

Esses roteiros estão se tornando cada vez mais procurados por turistas de dentro e fora do Brasil, sobretudo para o Jalapão. Por isso, se você gosta de aventura o estado caçula do Brasil é uma ótima opção. Saiba tudo sobre o turismo no Tocantins neste artigo.

Planeje sua viagem => Hotéis bem avaliados em Palmas

Seguro viagem para conhecer Tocantins »

 

Qual é a região do Tocantins no mapa

turismo no tocantins
No destaque mapa do estado de Tocantins. Foto: TUBS, via Wikimedia Commons
  • Região: Norte
  • Estados limítrofes: Goiás (S), Mato Grosso (O e SO), Pará (O e NO), Maranhão (N, NE e L), Piauí (L) e Bahia (L e SE)
  • Área Total: 277 620,914 km²
  • População: 1 590 248 hab.
  • Clima: Tropical seco e tropical úmido

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Tocantins »

 

Turismo no Tocantins

o que fazer no tocantins

O turismo no Tocantins tem um diferencial que nenhuma outra parte do Brasil tem. É que no estado há regiões de cerrado, pantanal e floresta Amazônica, o que proporciona paisagens lindíssimas e únicas, bem no coração do Brasil. Por ser o estado mais novo do Brasil, os destinos turísticos por lá ainda não está entre os mais visitados do país, porém, a sua procura cresce a cada ano.

No geral, o clima do Tocantins é tropical seco com um período chuvoso, que vai de outubro a abril, e um período seco, entre os meses de maio e setembro. Mas, por conta dos vários tipos de vegetação (cerrado, pantanal, floresta) há algumas diferenças entre as regiões, cortadas pelos rios Araguaia e Tocantins.

Além de Palmas, os destinos turísticos mais comuns são vale destacar o Jalapão, o Bico do Papagaio, a Ilha do Bananal, a Serra do Lajeado, Serras Gerais e o Vale dos Grandes Rios, entre outros.

 

O que fazer no Tocantins

O estado de Tocantins, o caçulinha do Brasil, é a porta de entrada para quem pretende se aventurar no cerrado brasileiro e conhecer as belezas do Jalapão.

Confira o vídeo a seguir do site oficial de Turismo no Tocantins sobre os encantos dessas terras:

 

Palmas

cidades do tocantins

Palmas é a principal porta de entrada para se aventurar no Jalapão, o principal motivo pelo crescimento do turismo no Tocantins. Antes de pegar a estrada, aproveitei para fazer alguns passeios pela cidade e descobrir o que fazer em Palmas.

Palmas é uma cidade planejada, o que dá um charme extra para ela. Por outro lado, ela não parece planejada para pedestres, o que percebi ser uma boa opção, uma vez que caminhar debaixo de um sol de 40ºC não é nada fácil.

Praia da Graciosa em Palmas - TO.

Praia da Graciosa e a Ilha da Canela. Neste momento você pode se perguntar: mas o Tocantins não está no meio do Brasil? Como tem praia e ilha? Pois é, pode parecer estranho para quem mora em estado com vasto litoral, como São Paulo.

Banhada pelo Rio Tocantins, onde há uma usina hidrelétrica, foi formado um lago ou melhor a Praia da Graciosa. Perto da praia está a Ilha da Canela, um local perfeito para relaxar e ver o pôr do sol.

Ilha Canela fica a poucos minutos de barco da Praia Graciosa e, com certeza, vale muito a pena conhecer para admirar uma paisagem fabulosa.

Ilha da Canela - Palmas/Tocantins.
Meu pôr-do-sol favorito foi na Ilha da Canela – Palmas.

É possível fazer um passeio de balsa até a ilha, geralmente alugadas para famílias ou grupos de amigos, que fazem festas e churrascos atracados no porto ou até mesmo navegando pelo rio. A outra opção é pagar cerca de 30 reais por pessoa para chegar de barco (viagem de apenas 5 minutos), mas não deixe de pechinchar.

Fui em uma sexta-feira para apreciar o pôr do sol (foto). Rosto ao vento, a mão largada para fora do barco para sentir a água bater e uma paz de espírito que somente durante viagens consigo alcançar.

Além das águas cristalinas, a peculiaridade maior é o fato de as mesinhas e as redes serem dentro da água, mas existe uma pequena faixa de areia também. No local há um restaurante, onde você pode pedir drinques, porções e até mesmo um prato de feijão tropeiro. Ou seja, dá para passar o dia se quiser!

O momento em que o sol se pôs foi o ator principal, realmente incrível.

onde ir no tocantins
Palácio do Araguaia em Palmas é a sede do Governo do Tocantins | Foto:  JorgeBrazil, via Wikimedia Commons.

Outros pontos turísticos da capital são a Praça dos Girassóis, o Parque Cesamar, o Palácio Araguaia. Construído em impressionantes 13 meses de forma suntuosa, o Palácio do Araguaia é a sede do Governo do Tocantins e é admirado pela sua arquitetura, com seus belos arcos na parte externa.

Enquanto isso, do lado de dentro você pisará, dentro dos quarto pavimentos, em pisos de granitos extraídos das jazidas do Tocantins; além disso, destaca-se uma maquete da Praça dos Girassóis, vitrais com temas religiosos e um painel com as lutas e conquistas do estado.

lugares para conhecer no tocantins
Parque Estadual do Lajeado Foto: Marcio rosa da silva, via Wikimedia Commons

O Parque Estadual do Lajeado, localizado a 18 km ao norte da Praça dos Girassóis, é uma dica excelente em relação ao que fazer em Palmas em qualquer época do ano.

O local existe para proteger a natureza e as espécies animais que habitam a Serra do Lajeado. O espaço conta com 10 mil hectares e é composto por cachoeiras, grutas, cavernas e sítios arqueológicos.

A entrada para o parque é gratuita e nele é possível ter uma vista panorâmica espetacular da cidade de Palmas.

 

Jalapão

pontos turísticos tocantins
Fervedouro do Jalapão. Foto: Cléber Vinicius Demori, via Wikimedia Commons

O principal e mais conhecido ponto turístico do Tocantins é o magnífico Parque Estadual do Jalapão, uma região árida com temperatura média de 30°C e área total de 34 mil km². A região é cortada por rios de água transparente, cachoeiras, corredeiras, dunas, chapadas e formações rochosas características da região, além dos famosos fervedouros, que viraram marca registrada do Jalapão.

Para viajar ao Jalapão partindo de Palmas, o dia tem que começar cedo, pois a viagem é longa e boa parte em estrada de terra. No caminho há paisagem do cerrado, cachoeiras e banho de rio, antes de chegar ao acampamento.

No total fiquei 6 dias n região, tempo suficiente para conhecer os principais pontos turísticos e descobrir o que fazer no Jalapão, mas pouco para matar a vontade que sempre tive de visitar essa região do Brasil. Um dia eu volto!!!

Para contar sobre o local, escrevi uma série de artigos sobre esse lugar lindo. Começo falando sobre como explorar o a região do Jalapão. Saiba também tudo sobre o dia que cheguei para fazer turismo no Jalapão e tudo o que fiz no 2° dia no Jalapão, o meu lugar mais bonito do Brasil.

Dando continuidade, conto como foi o 3° dia, quando visitei os fervedouros e cachoeiras do Jalapão; e o 4° dia, quando fiz a trilha da Serra do Espírito Santo no Jalapão e ainda meus últimos momentos no destino curtindo as praias e cachoeiras do Jalapão. Indico ainda o artigo com os 10 pores do sol mais lindos do Jalapão.

 

Outros destinos no Tocantins

atrações do tocantins
Parque do Cantão Foto: Iza Guedes, via Wikimedia Commons

Outra atração turística do Tocantins, que faz parte do Parque Estadual do Cantão, é a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, com cerca de 20 mil km², considerada como uma Reserva da Biosfera pela Unesco desde 1993. Por ser um santuário ecológico e abrigar diversas tribos indígenas, o acesso à ilha é controlado pelo Ibama.

O acesso é difícil, mas compensador. Tomar banho no Rio Araguaia no período da seca, observar pássaros, onça-pintada, boto, tartaruga e outros animais silvestres, além do contato com os costumes e crenças dos índios (mediante autorização da Funai).

A folclórica cidade de Natividade é outro bem visitada na região. Mas, o forte é o turismo religioso uma vez que lá acontecem festas e romarias do Nosso Senhor do Bonfim e do Divino Espírito Santo. A cidade tem ainda trilhas, cachoeiras, praias fluviais e um centro histórico com bela arquitetura. Além de outras cidades como Almas, Taguatinga, Aurora, entre outras.

 

Dicas de turismo no Tocantins

Quem disse que não existem praias em pleno coração do Brasil? É impressionante, mas mesmo com os milhares quilômetros do litoral brasileiro, a população de municípios como Peixe, Araguanã, Araguacema e Caseara não sentem falta da água do mar, pois os rios Araguaia e Tocantins presenteiam moradores e turistas com dezenas de praias bastante movimentadas.

Caso precise de mais dicas sobre o que fazer no Tocantins, procure no post índice da RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem), onde estão listados os artigos de vários blogueiros com informações sobre o destino. A Luisa Galiza do blog Leve na Viagem, também tem dicas incríveis sobre sua viagem para o Jalapão.

Você já ouviu falar no Jalapão? Deixe nos comentários se você tem vontade de conhecer esse lugar que para mim é o mais bonito do Brasil.

Até + !!!

 

Background Tickets
Tocantins

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Tocantins

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Tocantins

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *