Roteiro em Paraty: o que fazer em 3 dias de viagem

por Elisabeth Almeida

Roteiro em Paraty: o que fazer em 3 dias de viagem

Se você está planejando um roteiro em Paraty, no Rio de Janeiro, e tem dúvidas de quantos dias ficar e o que fazer, este artigo é para você. Afinal, são muitas as atrações turísticas não só na cidade, mas também em seus arredores.

São praias paradisíacas, cachoeiras dignas de filmes de Hollywood, alambiques com os mais diferentes tipos e combinações de cachaça, trilhas por entre áreas de preservação de Mata Atlântica e até uma aldeia indígena que mantém sua cultura e tradições.

A Estância Turística atrai turistas do mundo inteiro por conta das ruas de pedra, do colorido das casas que nunca se repete, já que antigamente as casas não possuíam numeração e eram diferenciadas pela cor.

Além disso, outra coisa que chama atenção nessa região são as lojinhas de artesanato e artes plásticas de pintores locais que recriam de maneira única as belezas de Paraty.

Alguns dizem que a cidade é a metáfora mais bem ilustrada do Brasil, pois é possível ver cada fase de sua história, desde quando os nativos foram expulsos pelos portugueses ainda no século XVI.

Os engenhos de cana-de-açúcar, a fabricação de cachaça e tudo mais que fez o Vale do Paraíba e região Sul Fluminense se destacaram no cenário nacional constituem grandes atrativos turísticos.

Por ser umas das poucas cidades a manter a arquitetura e grande parte das tradições, recebeu o título de Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Planeje sua viagem => Onde ficar em Paraty

Reservar carro pela internet »

 

Como montar um roteiro em Paraty?

Roteiro em Paraty com praias
Em 3 dias dá para conhecer quase tudo em Paraty | Foto: TMbux, via Wikimedia Commons.

Você já percebeu que esta pequena cidade de ruas de pedra dá para agradar pessoa de todas as idades e todos os gostos possíveis. Bom, mas para montar o seu roteiro em Paraty, vai precisar estabelecer quais são as suas prioridades.

Dá pra ver (quase) tudo em apenas 3 dias? Dá, mas é preciso uma programação precisa, principalmente se quiser aproveitar e desbravar toda a região nos arredores de Paraty.

Para quem vai pela primeira vez, eu confesso que é bem difícil criar um foco, já que são muitas coisas, muitas lojinhas, os casarões e praias para escolher! E é por isso que abaixo eu apresento algumas sugestões de roteiro em Paraty de 1 à 3 dias.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Paraty »

 

Dicas de roteiros em Paraty, no Rio de Janeiro

o que fazer em paraty com chuva
Paraty fica no Litoral Sul, a 246 km do Rio de Janeiro.

Se você está com dúvidas de quando ir para Paraty, saiba que ao contrário de muitos locais, a Costa Verde é bem procurada no verão, no período de alta temporada, mas também nos outros meses do ano nas diversas festas que são realizadas da cidade e que por sinal, são muito famosas na região.

Destaque para o Festival da Cachaça e para a famosa FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty). Durante os meses de junho e julho, tidos como os mais frios, o sol ainda é forte, mas as temperaturas caem no final da tarde esfria e um casaco leve vai muito bem.

A maior parte das atrações é relacionada com o ecoturismo, então tenha sempre na mala protetor solar, chapéu, roupas confortáveis e principalmente calçados apropriados que vão te servir tanto para as trilhas e também para andar por entre as ruas de pedra “pé de moleque”, que podem ser bem escorregadias em um dia de chuva em Paraty.

Conheça => Excursão cultural em Paraty

 

Roteiro de 1 dia em Paraty

roteiro paraty trindade e angra dos reis
Muitas das casas seguem com portas coloridas até os dias atuais em Paraty.

Como indico aqui sugestões de roteiro para vários dias, preciso focar também em quem vai ter apenas um dia; para isso, a primeira coisa para se fazer em Paraty é conhecer o Centro Histórico da cidade. Descubra como chegar em Paraty.

Por essa área, você pode passar tranquilamente uma manhã inteira, para conhecer todas as histórias das igrejas, a arquitetura das casas e as muitas trilhas que faziam parte do “caminho do ouro”, que os tropeiros traziam de Diamantina (MG) e Ouro Preto (MG); vindo para a região da Costa Verde com destino à Coroa Portuguesa.

Uma boa opção para quem preferir conhecer cada local com um guia é buscar por passeios em Paraty com excursões e tours guiados.

Você pode até mesmo aproveitar que a cidade tem Free Walking, um projeto que existe em várias cidades do Brasil, em que vários voluntários se reúnem no centro, na Igreja Matriz, de segunda a quarta-feira e de sexta-feira a domingo em dois horários: 10h30 e 17h. O trajeto dura em média 2 horas de caminhada e o custo gira em torno de R$ 20 e R$ 30.

A região do coração turístico da cidade é a área onde você deve ter como prioridade máxima para o seu roteiro, principalmente se vai ficar pouco tempo na Costa Verde.

Nela pode conhecer vários lugares legais e que valem a pena, como a Casa da Cultura Paraty, o Museu Forte Defensor Perpétuo e o Teatro-Espaço, onde você pode ficar sabendo de todos os espetáculos e apresentações gratuitas da cidade.

 roteiro paraty e cunha
Forte Defensor Perpétuo em Paraty | Foto: Mike Peel, via Wikimedia Commons.

Quando a fome bater, você pode escolher entre os muitos restaurantes em Paraty, cuja maior parte mantém as características do estilo colonial.

As opções de cardápio vão deste os pratos mais requintados, até os mais simples, conhecidos também como “porção de boteco”.

Se o calor estiver castigando muito, recomendo que você reserve um tempo para conhecer e saborear os melhores sorvetes de massa de Paraty, na sorveteria Pistache, a mais tradicional da cidade. Ah, e ali mesmo ao lado da sorveteria tem várias lojinhas de souvenirs, biquinis, camisetas, chapéus, bolsas e tudo o que você possa imaginar!

Já os alambiques são outra boa e tradicional sugestão do que fazer em Paraty, já que o município é conhecido por toda a região do Vale do Paraíba por conta da produção artesanal da bebida e opções não faltam, tais como: Cachaça Coqueiro, Cachaça Corisco, Cachaça Maria Izabel, Cachaça Pedra Branca e Cachaça Engenho D’Ouro.

Roteiro em Paraty de dia
Igreja de Santa Rita em Paraty abriga o Museu da Arte Sacra.

Você pode ainda, aproveitar a via sacra pelos bares de Paraty e aproveitar o dia para conhecer a noite em Paraty, com diversas opções de casas noturnas, restaurantes com esplanadas disputadíssimas, inclusive não deixe de conhecer o bar Paraty 33, visto que é o mais conhecido da região e que investe muito na diversidade musical.

Tudo isso torna o Centro histórico a melhor opção de onde ficar em Paraty, já que esta região é composta por poucas ruas e todas bloqueadas para o trânsito de carros, o que deixa seu passeio mais seguro e agradável.

Diante de tudo isso, a minha dica neste primeiro dia de roteiro por Paraty é que você priorize conhecer bem a cidade, que não deixa de ser uma “aula literal” de uma grande parte da história do nosso país. Garanto que você não vai se arrepender.

Aproveite => Passeio de barco com mergulho de snorkel em Paraty

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Roteiro de 2 dias em Paraty

Roteiro em paraty a pé
Praia do Meio é um dos lugares paradisíacos em Trindade.

Se você tem mais um dia na cidade, pode aproveitar para conhecer todas as praias de Paraty e Trindade. Logo no Porto da Costa Verde você vai encontrar vários barcos e lanchas, cada um com um preço e que você pode escolher qual o itinerário ou até mesmo apenas desbravar as mais de 65 Ilhas da região.

Há vários roteiros bonitos pela Baía de Paraty, mas os passeios mais tradicionais vão pelas praias Vermelha e da Lula, que são as mais próximas da cidade. Saiba também quais as melhores praias do Rio de Janeiro.

A Praia do Sono é uma das mais famosas e faz parte de qualquer roteiro pelas praias de Paraty, porém o acesso a ela é um pouco mais complicado, tendo que ir até a Rodoviária da cidade e pegar o ônibus 1040 e parar no Condomínio Residencial Laranjeiras.

Chegando lá, você terá duas opções: ir de barco até a praia ou pegar a trilha (que é linda) mas leva cerca de 1 hora de caminhada.

Esta é a preferida entre os viajantes mais aventureiros e amantes de trilhas e das praias selvagens, sendo um lugar paradisíaco e com vegetação preservada.

Alguns turistas dizem que já viram macaquinhos por entre as árvores e que até se aproximam das pessoas. Aproveite e conheça as praias no Litoral Norte de São Paulo.

Outro passeio obrigatório é o Saco do Mamanguá, o único fiorde brasileiro (uma formação geográfica em que um braço do mar atravessa por entre as montanhas), que tem mais de 5 km de extensão, com uma pequena vila de pescadores, onde você pode provar também o melhor da comida caiçara; se aceitar uma dica: prove o camarão casadinho.

roteiro 3 dias paraty e trindade
Praia do Sono em Paraty | Foto: Liana Amin Lima, via Wikimedia Commons.

Neste roteiro de até três dias por Paraty e Trindade, você pode conhecer ainda a Vila de Pescadores, começando pela Praia do Cepilho, é logo a primeira Vila de Trindade, o que a torna muitas vezes a mais agitada e com maior aglomeração de pessoas. Descubra quanto custa viajar para Paraty.

Já a Praia do Meio é ideal para quem não sabe nadar ou está com crianças pequenas, já que suas águas, além de cristalinas, são calmas e não possuem ondas. A Praia do Fora, por sua vez, é mais procurada por surfistas, não que tenha grandes ondas, mas pela força delas.

Outra sugestão de roteiro pelas praias de Paraty e Trindade é a Praia do Cachadaço, uma das mais famosas de toda a região e é a continuação da Praia do Meio, e geralmente o mar é bem calmo e a maré é baixa. Confira também quais os pontos turísticos do Rio de Janeiro que não podem ficar de fora da viagem

Além disso, essas praias todas possuem quiosques a ambulantes vendendo bebidas e petiscos, caso você tenha se esquecido de levar algo para comer, mas fica a dica: leve sempre o seu lanche, com alimentos leves e que não estraguem facilmente com o calor, e não se esqueça da garrafa de água.

Este passeio é bom fazer em um dia, aproveitando também que a maior parte das praias ficam numa mesma orla, ou seja, dá pra conhecer várias!

Roteiro em Paraty com crianças
Desfrute da piscina natural do Cachadaço | Foto: Chostakovis, via Wikimedia Commons.

Se o seu lance são as cachoeiras, acredito que a mais famosa seja a Cachoeira do Iriri. Neste caso, você já garante duas atividades incríveis em um só passeio, já que a queda d’água fica em território indígena, da etnia pataxó. Descubra quais os lugares para viajar a dois em São Paulo.

O local é bem fácil de achar, tem placas de sinalização por toda a Rodovia Rio-Santos BR 101. Fica no sentido a Angra dos Reis e logo na entrada tem uma placa enorme falando da aldeia.

Logo no estacionamento você será abordado por eles, que vão cobrar aproximadamente R$ 10 para seu carro ficar lá o dia todo.

Ao sair do seu automóvel, você vai entrar na comunidade, que é repleta de lojinhas com material confeccionado por eles, tais como: flechas, colares de sementes exóticas e colares. Para alugar um carro em Paraty, basta utilizar a Rentcars, onde você pesquisa os preços que cada locadora oferece.

Não estranhe se todos na aldeia quiserem conversar com você. Ela é composta basicamente por 75 pessoas que gostam da interação com o “homem branco” e fazem questão de dividir experiências e contar histórias dos seus antepassados.

Ao passar pelas barracas deles, a poucos passos dali, você vai chegar na Cachoeira do Iriri, são duas quedas d’água que vão de 2 a 4 metros de altura, com piscinas naturais e cercada pela Mata preservada.

Imperdível => Passeio de lancha até o Saco do Mamanguá

 

Roteiro de 3 dias em Paraty

Roteiro em Paraty e seus arredores
Centro da cidade de Cunha | Foto: Mike Peel, via Wikimedia Commons.

Se você tem a possibilidade de ficar três dias, é muito bom ir programando passeios de bate-volta nos arredores da cidade, como por exemplo dar um pulinho até as belas praias em Ubatuba, que fica a 72 km de Paraty.

Já Cunha, além de ser a opção mais próxima da Paraty (46 km), recebeu o título de Estância Climática assim como Campos do Jordão, ou seja, garante milhares de viajantes na temporada de inverno, por conta das baixas temperaturas e no verão por conta dos enormes campos de lavanda.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Esta cidade ainda conta com festividades um tanto quanto excêntricas como o grande desfile de fuscas da cidade, o “Fuscunha”; é um dos maiores do Brasil.

Este destino próximo a Paraty é também a segunda maior cidade, em território, de todo o Estado de São Paulo, mas a maior parte dessa área é destinada para fazendas.

Minha dica é, primeiramente, desfrutar das belas paisagens que cercam a Estrada Paraty-Cunha, que são realmente muito bonitas.

Roteiro em Paraty maravilhoso
Degustar iguarias típicas de cada região é um dos programas mais legais para o roteiro.

Ao chegar ao município, conheça o centrinho e coma algum (ou vários) quitutes na Doceria da Cidinha, a mais antiga e famosa da cidade. Entre e se esbalde nas lojinhas de cerâmica, são vários ateliês espalhados por Cunha.

Ali você vai poder conhecer o Mercado Municipal de Cunha, construído sobre as ruínas da antiga Capela de Nossa Senhora da Lapa. O local fica aberto ao público de segunda a sábado, das 7h30 às 17h30; aos domingos e feriados funciona das 7h30 ao 12h.

Ao caminhar mais um pouco, você vai encontrar a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1731 e que tem arquitetura com estilo barroco.

Outra opção de visitação é em um casarão de 1901, a Galeria Quinta Essência, que serve de expositor para os trabalhos dos principais artistas de Cunha.

Depois de desbravar o centrinho, siga para o meu lugar preferido em Cunha, o Lavandário, que nada mais é do que um terreno enorme com vários campos de lavanda. Trata-se de um local bem simples que ao mesmo tempo tem uma energia boa e vai te garantir lindas fotos!

Roteiro em Paraty interessante legal
Apreciar o pôr do sol é sempre uma atividade muito revigorante.

Muitos vão até o local para ver o pôr-do-sol, mas também é possível aproveitar e fazer umas comprinhas na loja que tem dentro da propriedade, que conta com produtos feitos com a lavanda, incluindo sorvete; sim, você não leu errado, sorvete de lavanda. A entrada no local custa R$ 10 e o aceso é de sexta-feira a domingo, das 10h até o cair do Sol.

A poucos metros dali – menos de 10 minutos de carro – está o Contemplário, que segue o mesmo estilo, com produção de lavanda em grande escala e uma lojinha com produtos artesanais em que o elemento principal é a lavanda! Aqui a entrada é gratuita e está aberto de quinta a domingo, das 10h às 18h.

Depois de todo esse roteiro em Paraty, que tal fechar a programação em uma das principais cervejarias da região? A Cervejaria WolKenburg, que foi fundada por um alemão, segue fielmente as melhores receitas alemãs e é um excelente atrativo.

Mas você pode também descansar no Moara Empório Café, uma cafeteria muito charmosa, com estilo retrô e repleta de redes para repouso.

Passeio => Excursão de caminhada pela Floresta Dourada em Paraty

 

Planeje bem o seu roteiro em Paraty

É bom planejar e ter em mente qual o roteiro em Paraty, para que você possa desfrutar, mesmo que em poucos dias, dos principais pontos turísticos cidade e também dos seus arredores.

Toda a região é cercada pelas serras da Bocaina e do Mar, e isso garante paisagens lindas, além de muito verde e de casas históricas que contam os capítulos mais ricos e importantes do Vale do Paraíba, como a produção de cana-de-açúcar e de café.

Um roteiro de 3 dias em Paraty é ideal e suficiente para conhecer os pontos principais, porém com uma programação já estabelecida, minha dica é que você dê uma olhada no artigo pontos turísticos de Paraty, para saber quais os locais que mais se adequam ao seu estilo de vida ou de viagem (com crianças, amigos aventureiros, sozinha).

E depois basta traçar quais são os locais prioritários que você não pode sair de Paraty sem conhecer.

O que posso dizer é que Paraty, Vila de Trindade e Cunha são lugares que valem a pena conhecer, todas são rústicas, simples, mas cheias de charme, flores coloridas e muitas curiosidades.

E você, tem mais alguma dúvida sobre como traçar o seu roteiro em Paraty? Já esteve na região e tem dicas para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

Jornalista, apaixonada por filmes clássicos e pipoca. Uma garota que nasceu no interior de São Paulo e em 2015 deu seus primeiros passos em direção ao Mundo, morando no País Basco, Espanha. Não contente em 2016 fui para Portugal, onde concluí meu curso de Mestrado em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Logo no primeiro dia de aula a professora disse a frase que definiria meu estilo de vida: "VIAJAR é um formador de identidade, hoje é mais importante dizer 'para onde se foi' do que 'o que se tem', é ser cidadão do mundo".

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *