Arredores de Paraty: praias, cachoeiras e mais lugares para conhecer

Arredores de Paraty: praias, cachoeiras e mais lugares para conhecer

Os pontos turísticos e cidades nos arredores de Paraty guardam grandes riquezas naturais e podem ser incluídas no seu roteiro de viagem, com passeios de bate e volta e que podem dar um “plus” na sua viagem pela também chamada de Costa Verde, no Rio de Janeiro.

Entre os destinos, você pode escolher passeios de escuna, explorar as praias da Vila de Trindade ou então conhecer as cachoeiras e alambiques, que são sinônimo da região.

Sua programação de o que fazer em Paraty contará com diversas atividades que vão desde as mais calmas e relaxantes, até as mais radicais e corajosas como: arvorismo, aulas de surf, tirolesa, rapel, rafting, mergulho de cilindro e trilhas.

Neste artigo, apresento uma lista com tudo sobre a região no entorno da cidade, seguindo o mapa de Paraty com seus melhores bairros e municípios próximos para a sua viagem ser a melhor possível.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Paraty

Como reservar carro pela internet »

 

Lugares perto de Paraty para visitar

  1. Vila de Trindade
  2. Estância Climática de Cunha
  3. Ubatuba
  4. Angra dos Reis
  5. Aldeia Indígena Pataxó
  6. Caminho do Ouro

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Paraty »

 

1. Vila de Trindade

paraty praias e cachoeiras
Amanhecer na praia do Cepilho | Foto: Eduardo Gabão, via Wikimedia Commons.

Trindade, como é mais conhecida pelos viajantes, é tida como uma cidade nos arredores de Paraty, mas na verdade é um bairro afastado da Costa Verde. Esta vila é praticamente habitada por pescadores e vive basicamente do turismo e da venda de artesanato, quadros e principalmente bijuterias feitas a mão.

Está planejando a viagem? Então saiba como montar um roteiro em Paraty e incluir os arredores para conhecer. Localizada a 24 km de Paraty e a 270 km do Rio de Janeiro, Trindade tem a maior parte do turismo voltado para as praias: uma delas é a Praia do Cepilho.

Essa praia é muito procurada por surfistas por conta das fortes ondas e correntezas; não sendo indicada para banhistas. Ainda assim, o local conta com alguns quiosques e um barzinho para quem gosta de olhar o mar ou simplesmente colocar o bronzeado em dia.

Outra sugestão é a Praia de Fora, a primeira a ser vista quando se chega no bairro, sendo continuada pela Praia dos Ranchos, que vai até o encontro com as montanhas e é onde você vai ver também vários bares com porções generosas de comida caiçara, além de alguns dos melhores restaurantes em Paraty.

paraty o que fazer
Praia do Meio é um dos lugares paradisíacos em Trindade.

A Praia do Meio é outra atração nos arredores de Paraty, famosa por conta das formações rochosas que dividem o mar ao meio, literalmente.

Já a Praia e Piscina Natural do Cachadaço é a maior de todas da Vila de Trindade. Ela tem areia branquinha e mar com águas com diferentes tons de azul, perfeitas para tirar fotos.

A melhor parte de tudo isso é que elas são todas muito próximas umas das outras e contam com várias trilhas também. Um dos mais belos lugares em Paraty para fotos está localizado às margens da rodovia Rio-Santos.

Trata-se da Praia da Pitanga, que tem trilha com infraestrutura para receber famílias, com estacionamento e diversas barracas com bebidas e petiscos.

 

2. Estância Climática de Cunha

Mapa de Paraty e arredores
Centro da cidade de Cunha | Foto: Mike Peel, via Wikimedia Commons.

A Estância Climática de Cunha, ou simplesmente Cunha, está localizada no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Esta cidade é a segunda maior em extensão de todo o Estado de São Paulo e fica a 1.100 metros de altitude, tendo como vizinhança as Serras do Mar, Serra da Bocaina e o Parque Estadual Serra da Quebra-Cangalha.

Se você reparar bem, Cunha é uma Estância Climática, mesmo título que tem Campos do Jordão. Isso significa que tem as mesmas características de Campos do Jordão no inverno, sendo envolvida por Serras e paisagens deslumbrantes; por isso na época mais fria do ano ela chega a ter temperaturas negativas.

É conhecida no Vale do Paraíba como a “prima baratinha” de Campos, já que investe no charme da arquitetura, é fria, o seguimento hoteleiro cresce a cada ano e o custo de vida é bem mais em conta. É uma ótima opção de passeio pelos arredores de Paraty, independente da época do ano.

Um dos pontos fortes de Cunha é a cerâmica, que utiliza a técnica japonesa chamada Noborigama, que transforma o barro em pedra em fornos sob altas temperaturas, beirando os 1.000ºC. Para isso o local conta com diversos ateliês.

lavandário paraty
Local fica em uma região montanhosa | Foto: Lavandário.

Outro ponto turístico nos arredores de Paraty que fica em Cunha é um terreno enorme com vários campos de lavanda, o Lavandário. No local, você pode tirar milhares de fotos por entre os pés de lavanda, comprar souvenirs e produtos especiais elaborados com a flor.

Há opções de kit de cuidados faciais, hidratantes, óleos essenciais, almofadas terapêuticas, velas aromáticas, sabonetes, aromatizadores de ambiente, difusores de cerâmica e sachês de lavanda.

O acesso ao local é bem simples, pela Estrada SP 171, mais conhecida como Cunha-Paraty, km 54,7. Os ingressos custam em média 15 reais, com meia entrada por 7 reais; abre ao público, geralmente, todos os dias da semana, das 10 horas até o pôr do sol.

paraty praias e cachoeiras
Local foi criado para preservação e observação da natureza | Foto: Contemplário.

Já o Contemplário, inaugurada em 2015, é outra sugestão para quem gosta de ter esse contato direto com a natureza, podendo até se hospedar, tendo todas as comodidades de um grande hotel com o diferencial de estar entre plantações de lavanda, alecrim, capim limão e outras plantas aromáticas.

Este local fica na Rodovia Vice Prefeito Salvador Pacetti, KM 61,5 em Cunha, sendo aberto ao público às segundas das 10 às 18 horas, fechando as terças e quartas, reabrindo na quinta-feira até domingo também das 10 às 18 horas.

A Estância Turística de Cunha também é muito conhecida pelas cachoeiras, como a Cachoeira do Jericó, de difícil acesso, sendo a mais famosa e bonita da cidade, com trilhas de cerca de 10 km que pode ser feita tanto a pé, quanto de bike.

Arredores de Paraty: o que conhecer?
Parque Estadual Serra do Mar | Foto: Fe Hirata, via Wikimedia Commons.

Já o Parque Estadual da Serra do Mar tem mais de 330 mil hectares e percorre o litoral leste a sul, indo do Rio de Janeiro até a capital paulista, somando 25 cidades. A principal atração é voltada para os trilheiros de plantão: a trilha da Bica, a trilha do Mirante e a trilha da Capela Santa Rita de Cássia.

Confira as características de cada uma das trilhas do parque:

   
  • Trilha da Bica: esta trilha é uma das mais conhecidas e procuradas, já que se trata de uma caminhada de fácil acesso e tranquila, podendo ser feita por pessoas de todas as idades e níveis de níveis de resistência física. São 1.400 metros de extensão em meio à floresta até chegar a uma bica d’água, nascente do Rio Embu-Guaçu, que contribui para o abastecimento da Represa de Guarapiranga.
  • Trilha Mirante: esta trilha, com 1.600 metros de extensão e com um nível médio de dificuldade, passa pelos rios Embu-Guaçu e Capivari e permite belas paisagens da Serra do Mar.
  • Trilha da Capela Santa Rita de Cássia: durante o trajeto da trilha do Mirante, existe uma bifurcação, que se você seguir, vai passar também por uma capela dedicada para Santa Rita de Cássia, erguida em 1936. O templo era muito frequentada por funcionários das fazendas vizinhas.

É importante lembrar que os interessados nas trilhas devem entrar em contato com os administradores do parque via e-mail, pois as visitações são sempre guiadas e acompanhadas por ambientalistas credenciados.

atrativos nos Arredores de Paraty
Pedra da Macela apresenta um visual deslumbrante | Foto: Rafael Defavari, via Wikimedia Commons.

Outra opção de o que fazer nos arredores de Paraty é a Pedra da Macela, que fica localizada na Estrada de Cunha – Paraty (km 65,5).

É uma formação rochosa que fica a 1.840 metros de altitude, onde você vai poder ver não só grande parte de Paraty, mas Angra dos Reis e todo o litoral carioca.

Na estrada entre Cunha-SP e Paraty há uma trilha até a Pedra da Macela. Do alto da formação rochosa, é possível ver boa parte do litoral carioca, como a vila histórica de Paraty, além de Angra dos Reis e Ilha Grande. É um dos lugares mais bonitos e famosos do Vale do Paraíba.

Outra sugestão é visitar a Wolkenburg uma cervejaria artesanal de um alemão que cultiva os moldes, tradições e as receitas de seu país.

A bebida é produzida de acordo com a “Reinheitsgebot”, que significa para Lei da Pureza da Cerveja, garantindo a alta qualidade da mesma, que pode ser vista em qualquer estabelecimento de toda a cidade, de tão famosa que ela é.

 

3. Ubatuba

Arredores de Paraty bonito
Marina da cidade de Ubatuba.

Também conhecida no Vale do Paraíba como “Ubachuva”, uma piada interna da região por conta das chuvas muito frequentes na cidade. Trata-se é um município no interior de São Paulo localizado no Vale do Paraíba que atrai milhares de turistas em todas as épocas, seja no Ano Novo ou até mesmo no frio.

O que mais chama a atenção é a quantidade de belas praias em Ubatuba. Uma das grandes atrações da cidade e que vale a pena visitar é a Ilha Anchieta, um dos principais pontos turísticos de Ubatuba, preservada pelo Parque Estadual da Ilha Anchieta, onde você pode conhecer por meio de escunas, barcos e até caiaques.

Esta ilha é muito famosa por, principalmente, ter sido antigamente uma prisão e por manter intactas as ruínas dos prédios e pelas características de fauna nativa, em seus mais de 826 hectares; além de espécies de animais como capivaras, macacos-prego, saguis, quatis, gambás, lagartos e tatus.

paraty praias fotos
Praia do Presídio na Ilha Anchieta em Ubatuba | Foto: Marcos Simanovic, via Wikimedia Commons.

Ao chegar na Ilha, você vai logo ver um Museu com as Ruínas do Presídio, área com mais de 2 mil metros quadrados, tombada pelo Condephaat, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico; ela também possuí diversas construções conservadas.

Já no Centro de Ubatuba, você vai encontrar uma grande variedade de restaurantes e pousadas. Além de várias lojinhas de artesanato, cerâmica e lugares para curtir a noite em Ubatuba.

Trata-se de uma das principais cidades do Litoral Norte de São Paulo e é rota confirmada de 99,99% da população do Vale do Paraíba nas festas de final de ano, Natal, feriados prolongados e férias escolares. Vale a pena você aproveitar para incluir no seu roteiro em Paraty.

 

4. Angra dos Reis

Arredores de Paraty - praias e ilhas
Cidade abriga um impressionante complexo de 365 ilhas.

O que fazer nos arredores de Paraty? Muito fácil, basta seguir por 95 km e conhecer Angra dos Reis, cidade que está localizada em um dos litorais brasileiros mais bonitos, também chamado de “Costa Esmeralda”.

A cidade abriga um impressionante complexo de 365 ilhas, rodeadas de águas verdes e cristalinas, que chamam a atenção de surfistas do mundo inteiro. Dentre as muitas atrações realizadas ali, a mais procurada pelos turistas são as aulas de mergulho, seja com snorkel ou cilindro.

Entre as áreas mais procuradas da região estão:, Praia do Dentista, Ilha dos Botinas, Lagoa Azul (procurada pelos turistas do mundo todo). Além da Praia do Aroça, Praia de Japariz e a Praia da Piedade. Conheça os principais pontos turísticos de Angra dos Reis e Ilha Grande.

Outra atração da região é, assim como Paraty, o Centro Histórico da cidade, onde está o Museu de Arte Sacra, localizado ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte, erguida em 1752. Leia também sobre o turismo religioso pelo interior de São Paulo.

Arredores de Paraty - atrativos culturais
Praça General Osório é um dos atrativos em Angra dos Reis.

O local conta com acervo clássico, como imagens, prataria, indumentárias e objetos sacros que datam do século XVII ao início do século XX, que faziam parte das irmandades do Santíssimo Sacramento, de Nossa Senhora do Rosário, de São Miguel e Almas e de Nossa Senhora da Conceição.

o Mercado de Peixe é outro lugar que não pode faltar na sua lista, principalmente se você mora em cidades próximas para comprar frutos do mar, peixes por um preço muito barato e poder levar para a casa (eu e minha família sempre fazemos isso, vamos até com bolsas térmicas e tudo) iguarias fresquinhas.

Já o Teatro Municipal, que recebe frequentemente apresentações culturais, assim como a Casa da Cultura, de 1985, que preza pelas exposições artísticas de artistas regionais.

   

 

5. Aldeia Indígena Pataxó em Paraty

Arredores de Paraty com aventura
Tribo indígena é bastante receptiva com os turistas | Foto: HaeB, via Wikimedia Commons.

Outra ótima ideia do que fazer nos arredores de Paraty é conhecer a Aldeia Indígena Pataxó, que fica ao lado de um dos principais pontos turísticos de Paraty, a Cachoeira do Iriri. Você vai poder conhecer e conversar com cerca de 75 pessoas da etnia pataxó.

No local, eles preservam a cultura e as tradições de seus ancestrais, com barracas de vendas de arco e flecha, cocares, ferramentas de uso diário deles, cachimbos e fumos. Para conhecer as atividades e os destinos mais procurados pelos turistas, leia o artigo passeios em Paraty.

Nesta comunidade, você pode marcar as visitas e passar o dia com eles, podendo conhecer mais dos rituais, todas as danças, músicas, lutas e até mesmo o estilo de vida, como participar da bioconstrução das casas. Além disso, é possível almoçar com os índios na aldeia ou até mesmo pernoitar no local.

O local é ideal para vivenciar 100% in loco como é viver em uma aldeia e muito mais do que isso, ver e reconhecer neles muito da nossa origem, já que os índios foram os primeiros habitantes do Brasil. As pinturas faciais também são feitas nos turistas, mediante um pagamento que custa 15 reais.

O grafismo dos desenhos e as cores usadas podem identificar a etnia da tribo ou até mesmo manifestações: os solteiros pintam poucas partes do rosto, por exemplo. O local é de fácil acesso e ao chegar na Cachoeira do Iriri, o estacionamento faz parte do território demarcado para eles.

Por isso que os valores (cerca de 10 reais por dia), são pagos para a segurança dos automóveis diretamente aos índios. Toda a renda é revertida para a aldeia. Esses passeios, caso você se interesse em fazer, devem entrar no custo da viagem para Paraty.

 

6. Caminho do Ouro

caminho do ouro paraty
Trilha do Caminho do Ouro em Paraty | Foto: Glauco Umbelino, via Wikimedia Commons.

Outra sugestão de passeio de bate-volta nos arredores de Paraty que é muito requisitado, uma vez que une a exuberância das belas paisagens da Mata Atlântica e da Serra da Bocaina é o Caminho do Ouro, uma estrada construída por escravos, partindo das trilhas de índios guaianases, entre os séculos XVII e XIX.

Essa estrada era muito usada no “ciclo do Ouro”, quando toda a região se destacou no cenário nacional com grandes riquezas na época do Brasil Colônia e ligava as cidades de Minas Gerais (Diamantina e Ouro Preto) ao Rio de Janeiro e São Paulo, devido à localização estratégica.

Além da parte histórica, esta trilha passa por várias cachoeiras, ateliers, alambiques e restaurantes com comida caiçara. Entre os Alambiques mais famosos como a Cachaça Coqueiro, Cachaça Corisco, Cachaça Maria Izabel, Cachaça Pedra Branca e Cachaça Engenho D’Ouro, que fica também de dica para passeios e roteiros rápidos na sua viagem para Paraty.

 

Aproveite os arredores de Paraty

Como você pôde ver, há muitas opções de atividades para se fazer no Litoral do Rio de Janeiro. Assim como Paraty une de forma única a beleza de praias, serras e arquitetura, as cidades nos seus arredores também têm muito para contar e mostrar.

Esta lista tem algumas opções de lugares que eu conheço e vão tornar sua estada por Paraty ainda mais enriquecedora; além das belas paisagens e a tranquilidade das pequenas cidades, cheias de cores, histórias e pessoas de todos os lugares do mundo e de etnias indígenas.

Espero que este artigo tenha te ajudado e que você ame as praias, ilhas e municípios que ficam nos arredores de Paraty, é um pouco da minha região que eu divido com vocês com todo o carinho.

E você, quais deste lugares nos arredores de Paraty gostaria de conhecer? Esteve na região e tem mais dicas para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

Jornalista, apaixonada por filmes clássicos e pipoca. Uma garota que nasceu no interior de São Paulo e em 2015 deu seus primeiros passos em direção ao Mundo, morando no País Basco, Espanha. Não contente em 2016 fui para Portugal, onde concluí meu curso de Mestrado em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Logo no primeiro dia de aula a professora disse a frase que definiria meu estilo de vida: "VIAJAR é um formador de identidade, hoje é mais importante dizer 'para onde se foi' do que 'o que se tem', é ser cidadão do mundo".

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#04
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#07
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#08
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#09
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#04
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#07
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#08
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#09
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *