O que fazer em Brasília: dicas de turismo e lugares para ver

O que fazer em Brasília: dicas de turismo e lugares para ver

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (6 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Quando a gente pensa sobre o que fazer em Brasília, logo nos vem à cabeça política e viagens a negócios. Mas a capital do país pode ser um destino muito interessante de se conhecer. Ela reúne atrativos incríveis e tem um conjunto arquitetônico lindo e cheio de significados. Seu plano piloto já pode ser considerado uma cidade histórica, já que mantém o padrão arquitetônico da década de 60.

Enfim, incluí a capital do país na Expedição Rota 20 anos, que comemora os 20 anos de produção da Honda Automóveis no Brasil. Eu e mais 4 blogueiros viajamos pelo país, percorrendo mais de 20 destinos a bordo de um automóvel Honda. Eu vou te contar sobre o Centro-Oeste a bordo de um WR-V.

Para você que está planejando o que fazer em Brasília, preparei um guia completo com dicas dos principais pontos turísticos, melhor época para ir, como chegar, onde ficar e comer, além de uma pouco sobre a história da nossa capital. Conhecer essa cidade é mergulhar na história recente do Brasil. Confira!

Planeje-se => Dicas de hotéis em Brasília

Seguro para viajar no Brasil »

O que visitar em Brasília: 8 principais pontos turísticos

Há tantas coisas legais para fazer em Brasília, que mesmo visitando a cidade inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo. Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares onde ir pela primeira vez em Brasília, te ajudando a organizar tudo o que fazer em Brasília:

  1. Catedral Metropolitana de Brasília
  2. Praça dos Três Poderes
  3. Congresso Nacional
  4. Palácio do Planalto
  5. Palácio da Alvorada
  6. Palácio do Itamaraty
  7. Memorial JK
  8. Ponte JK

Catedral Metropolitana de Brasília

Pontos turísticos de Brasília

A Catedral Metropolitana de Brasília talvez seja a principal obra de Oscar Niemeyer em Brasília. O edifício, que foi construído entre os anos de 1958 e 1970, possui 40 metros de altura e é formado por 16 arcos de concreto armado circundados por um espelho d’água.

É uma parada imperdível durante um tour panorâmico por Brasília.

A entrada tem esculturas dos quatro evangelistas: à direita, São João, a esquerda, São Mateus, São Lucas e São Marcos em bronze, medindo 3m de altura, todas de Alfredo Cheschiatti. O interior da catedral é ainda mais bonito e repleto de obras de arte, como os painéis da via sacra de Di Cavancanti. Os vitrais coloridos são uma atração à parte, que mudam de tom ao longo do dia, dependendo da incidência da luz solar.

Praça dos Três Poderes

Atrações de Brasília
Foto: José Cruz, via Wikimedia Commons.

A Praça é um grande espaço aberto, de onde é possível avistar os prédios que sediam os três poderes: Palácio do Planalto (Executivo), Congresso Nacional (Legislativo) e Supremo Tribunal Federal (Judiciário). O espaço é totalmente aberto e sem árvores, e foi planejado para garantir ao povo um espaço para manifestações.

 
Vai viajar e precisa alugar um carro com os melhores preços?

Ter o seu próprio carro é essencial para aproveitar melhor a viagem, com economia de tempo para curtir cada segundo de seus preciosos dias de férias.

Faça uma pesquisa online na Rentcars, comparando o preço nas melhores locadoras do Brasil. É só clicar no botão para garantir 5% com o cupom QUERO5OFF!

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de aluguel de carro;
  • Pagamento com parcelamento em até 12x no cartão de crédito, via PIX ou boleto;
  • É mais barato do que alugar direto nas locadoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 2 horas antes da retirada do veículo;
  • Pague em reais e economize o IOF de 5,38% para reservas internacionais;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português, 7 dias por semana;
  • Compare preços de mais de 200 locadoras pelo mundo em um só lugar, tenha o melhor atendimento e desfrute de promoções exclusivas!
 

Você pode pedir para incluir o local durante um tour privado por Brasília.

A Praça dos Três Poderes conta ainda com esculturas, como Os Dois Candangos, de autoria de Bruno Giorgi, que simboliza os trabalhadores que construíram a cidade. Além disso, é onde fica o Pavilhão Nacional ou Bandeirão, como é popularmente conhecido.

Congresso Nacional

Congresso Nacional de Brasília

Não há um brasileiro que nunca tenha visto a imagem do Congresso Nacional, com suas duas torres e as cúpulas convexa (Câmara) e côncava (Senado).

O espaço é a sede do Poder Legislativo e também foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemayer. No interior das construções há obras de arte de artistas como Alfredo Ceschiatti, Athos Bulcão, Di Cavalcante, Marianne Peretti, Fayga Ostrower, Carybé e Maria Bonomi.

Quem fizer um tour panorâmico por Brasília e quiser visitar o espaço terá a oportunidade de acompanhar as sessões plenárias nas duas casas.

Palácio do Planalto

Pontos de interesse em Brasília - DF

O Palácio do Planalto é mais uma construção de Oscar Niemayer, dessa vez, destinada ao escritório presidencial.

Aos domingos, quando não há expediente, é possível agendar uma visita para conhecer suas principais instalações, entre elas o gabinete presidencial. O edifício é recheado de obras de arte e abriga ainda o Rolls Royce presidencial.

Passeios e tours para o Palácio do Planalto

Palácio da Alvorada

Palácio da Alvorada
Foto: Thum_Fel, via Wikimedia Commons.

A construção do Palácio da Alvorada foi inaugurada em 1958 e é a residência oficial do presidente em exercício. O prédio também foi projetado por Oscar Niemeyer e fica às margens do Lago Paranoá, um espaço ideal para fazer um tour de bicicleta por Brasília.

Quem o observa de longe tem a impressão que está flutuando sob o espelho d’água que o circunda.

Para completar a fachada do edifício, há ainda um conjunto de esculturas de Alfredo Ceschiatti, chamada As Banhistas. Também é possível agendar visita no site!

Palácio do Itamaraty

Atrações turísticas de Brasília

O Palácio do Itamaraty, que também é conhecido como Palácio dos Arcos, é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Civitatis em Brasília. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O edifício, que também foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, tem a fachada toda formada por arcos. Com paisagismo de Roberto Burle Marx, ele tem lindos jardins e é circundado por um espelho d’água.

Passeios e tours para o Palácio do Itamaraty

Memorial JK

O que fazer em Brasília

O Memorial JK é um espaço que reconta a história de Juscelino Kubitschek. O acervo reúne fotos da época da construção da capital, roupas de gala, objetos pessoais e a reprodução de cômodos do ex-presidente, como a biblioteca. Além disso, no segundo andar fica a câmara mortuária, onde estão os restos mortais de Juscelino.

O ambiente conta com vitrais da artista Marianne Peretti e painel de Athos Bulcão. A torre da entrada do edifício é um dos símbolos do espaço. Ela tem 28 metros de altura e uma estátua de JK bem em seu topo, como se ele acenasse para os visitantes.

O espaço foi construído a pedido de Sara Kubitschek e foi projeto por Oscar Niemayer. Ele fica no ponto mais alto da cidade, onde foi realizada a primeira missa.

Passeios e tours para o Memorial JK

Ponte JK

Ponte JK

A ponte JK atravessa o Lago Paranoá e é visita obrigatória dos turistas na cidade. Composta por três arcos, ela foi projetada por Alexandre Chan e tem 1.200 metros de extensão.

Os visitantes podem fazer a travessia, ficar observando de uma das margens do lago ou fazer um passeio de barco pelo Lago Paranoá.

Passeios e tours para a Ponte JK

Quantos dias ficar em Brasília

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando o que fazer em Brasília. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pelo Centro-Oeste do país, visitar Brasília é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar em Brasília é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 3 dias, o ideal mesmo é organizar o que fazer em pelo menos 5 dias em Brasília só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Há muito o que conhecer, ver e explorar, principalmente sua arquitetura, monumentos e museus.

Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de coisas legais para fazer em Brasília:

  • 1° dia: City tour + Passeio de barco
  • 2° dia: Passeio de bike + Tour gastronômico

O que fazer em Brasília em 1 dia

Separe o primeiro dia em Brasília para fazer um Tour panorâmico por Brasília, pelo Centro e pelas principais construções da cidade, como o Palácio da Alvorada.

Vá à sede do Congresso Nacional, ao Palácio do Itamaraty e passe pelas principais praças, a exemplo da Praça Sarah Kubitschek.

Faça um tour privado pelos mercados de Brasília e conheça as iguarias da região. No final do dia, faça um passeio de barco pelo Lago Paranoá e veja a cidade por outra perspectiva.

Sugestões de passeios para o 1° dia

O que fazer em Brasília em 2 dias

Comece o segundo dia em Brasília de uma maneira menos cosmopolita, fazendo um tour de bicicleta pelo cerrado. Você se conecta com a natureza e conhece as espécies da fauna e flora local.

Faça um tour pelos mirantes de Brasília e veja de cima as belezas da arquitetura única da capital do Brasil.

Não deixe de jantar em um bom restaurante e termine a noite num dos bares mais descolados da região. Se preferir, marque um tour pelos bares modernos de Brasília.

Sugestões de passeios para o 2° dia

Quanto custam os ingressos em Brasília?

Para descobrir quanto custa Brasília por dia, a conta leva em consideração os meios de transporte utilizados nos deslocamentos, alimentação, passeios e hospedagem. E essa conta varia de acordo com o perfil do viajante.

A acomodação geralmente tem um peso grande no custo total da viagem, portanto recomendo escolher bem entre os melhores hotéis de Brasília, pois dependendo da localização o preço e gastos com o roteiro aumentam.

Já para as entradas dos passeios, você pode encontrar grandes ofertas comprando online. Por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão em sites que não vendem em reais.

No momento do planejamento do roteiro em Brasília, acesse sites como o www.numbeo.com para verificar quanto custa o transporte público, alimentação e demais itens relevantes.

Assim, você evita surpresas desagradáveis no orçamento da viagem.

Onde e como comprar entradas sem pegar fila?

O ideal para organizar o roteiro em Brasília é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais em Brasília , assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências para planejar o que fazer em Brasília

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. Recomendo o site da Civitatis, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Guias locais que sabem tudo o que conhecer em Brasília

A melhor maneira de conhecer as melhores atrações durante seu roteiro em Brasília, é fazendo uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar. No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por profissionais que vivem em Brasília há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor em Brasília. Os melhores para incluir no roteiro são:

O que fazer em Brasília à noite

Planejar um roteiro noturno em Brasília é uma boa maneira de fazer atividades fora dos circuitos turísticos, curtir uma noite romântica ou mesmo fazer algo emocionante com seus amigos e família.

Aqui estão alguns dos principais passeios para fazer à noite em Brasília:

O que fazer em Brasília e arredores

Você não precisa passar todo o seu tempo num lugar só. Há muitas coisas incríveis para conhecer num roteiro perto de Brasília, basta planejar viagens bate-volta para explorar melhor a região.

É uma oportunidade incrível de ver os arredores de Brasília e partes do país que são frequentemente esquecidas pelos turistas. Ideal se você estiver procurando algo diferente do que todos os outros estão fazendo.

Veja essas dicas de roteiro saindo de Brasília:

O que fazer em Brasília no verão

Nada melhor do que aproveitar os dias mais quentes ao ar livre! E para descobrir o que fazer em Brasília no verão, é só escolher aqueles passeios que aproveitam os dias de sol e as temperaturas agradáveis fazendo muitas coisas legais.

O que fazer em Brasília com chuva

Para dias chuvosos em Brasília o melhor a fazer é procurar lugares fechados que ofereçam abrigo da água, vento ou frio. Por isso, sugiro lugares para visitar super interessantes mesmo com chuva em Brasília.

Dicas finais sobre o que conhecer em Brasília

Se você chegou até aqui, então já deve ter noção do que mais interessou na capital do país. Para sua viagem ser bem sucedida e recheada de boas recordações vou te dar algumas dicas extras:

  1. Veja como estará o clima em Brasília nos dias da sua viagem. Se a viagem for no período mais frio, opte por passeios em lugares fechados e sempre tenha um plano B em caso de imprevistos.
  2. Com base no seu roteiro faça um orçamento de quanto deve gastar com passeios em Brasília, priorizando as atividades de maior interesse e levando em consideração seu “bolso”.
  3. Não deixe para comprar as entradas para as atrações na hora, pois corre o risco de pegar filas ou de não conseguir os ingressos. Compre antecipadamente na Civitatis.
  4. Vale muito a pena alugar um carro para percorrer a cidade e seus arredores sem pressa.

Seguindo essas dicas você garante o sucesso da viagem, otimiza o tempo de estadia e ainda economiza dinheiro. Além, claro, de evitar os temidos perrengues.

Um pouco sobre Brasília

Fundada em 1960, por Juscelino Kubitschek, a cidade de Brasília é hoje a terceira mais populosa do Brasil e seus moradores desfrutam de uma excelente infraestrutura.

Apesar de só ter saído do papel a partir de 1956, quando JK se elegeu presidente, ela começou a ser concebida muito antes. A ideia de fundar a capital do Brasil no interior do país começou a ser discutida ainda na primeira Constituinte no Império Brasileiro, em 1823, numa proposta colocada por José Bonifácio de Andrada e Silva.

A cidade foi toda planejada e reúne um importante conjunto arquitetônico, projetada principalmente por Oscar Niemayer, que assina a maior parte dos edifícios históricos. Este conjunto ganhou inclusive, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Além disto, a cidade tem uma vida cultural e noturna bastante agitada, abrigando muitos centros culturais, restaurantes, bares, casas de shows, boates, entre outros.

Dúvidas frequentes

Quais são as melhores atrações de Brasília?

São tantas coisas para fazer em Brasília que fica quase impossível entrar em consenso sobre as melhores atrações. Porém, veja o que você não pode deixa de conhecer:
Catedral Metropolitana de Brasília
Praça dos Três Poderes
Congresso Nacional
Palácio do Planalto
Palácio da Alvorada
Palácio do Itamaraty
Memorial JK
Ponte JK

Quais são os melhores passeios de Brasília?

Se você está procurando garantir que sua viagem não inclua apenas tirar fotos dos pontos turísticos, mas também algumas atividades divertidas que ajudarão a experimentar tudo o que a cidade tem a oferecer, então veja essas sugestões:
Tour panorâmico por Brasília
Tour privado pelos mercados de Brasília
Passeio de barco pelo Lago Paranoá

Quais são as melhores atividades ao ar livre para fazer em Brasília?

Seja um passeio a pé, de barco, ônibus ou bicicleta, aproveitar atividades ao ar livre é essencial para curtir o melhor da cidade. Confira algumas dicas:
Tour de bicicleta pelo cerrado
Tour privado pelos mirantes de Brasília
Passeio de barco pelo Lago Paranoá
Tour pela Chapada Imperial
Excursão privada ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Quais são as melhores atividades em Brasília para os dias chuvosos?

O que fazer com chuva em Brasília é algo que você precisa descobrir caso o clima não colabore. Os melhores passeios para os dias chuvosos são:
Tour pelos bares modernos de Brasília
Tour do café em Brasília
Tour privado pelos mercados de Brasília

Vale a pena comprar passeios em Porto Alegre antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre o que fazer em Brasília.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. KEILA ROCHA
    QUERO FALAR COM VOCÊS
  2. Polly Batista
    Olá, Keila. O email da redação é redacao@queroviajarmais.com. Até logo!
  3. Transporte Executivo
    Muito Interessante !
Quero Viajar Mais