15 dicas para aprender a fotografar bem e melhorar fotos das viagens

por Guilherme Tetamanti

15 dicas para aprender a fotografar bem e melhorar fotos das viagens

A fotografia faz parte de nossas viagens, não tem jeito. A câmera fotográfica, ou mesmo um bom celular com câmera, são itens essenciais do viajante, pois não há forma melhor de registrar os momentos vividos do que através de fotos. Eu me arrependo de não ter aprendido a fotografar antes, e tenho raiva de olhar as fotos das primeiras viagens que fiz.

Atualmente, principalmente por causa das redes sociais, a fotografia ganhou um espaço ainda maior na vida das pessoas, e a qualidade da foto passou a ser muito importante. Ninguém quer postar ou guardar de recordação uma foto feia. Por isso, para quem ainda não tem tanta prática, é importante aprender a utilizar a câmera e todas suas funções, educando seu olhar fotográfico e, assim, gradativamente passando a fotografar melhor.

Recomendo => Curso Master de Fotografia e Pós-processamento (Online)

Como eu viajo muito, estou sempre postando minhas fotos nas minhas redes sociais, principalmente no Instagram. Sempre recebo elogios, falando da qualidade das fotos, mas confesso que não foi sempre assim. No início tinha muita dificuldade de fotografar, mas com o tempo fui me familiarizando com a linguagem fotografia, através da prática e de cursos, e aprendendo a tirar fotos boas. Como as pessoas sempre me perguntam onde aprendi a tirar fotos, resolvi preparar uma série de artigos com dicas sobre como fotografar bem.

 

Como aprender a fotografar bem

O primeiro passo é entender que ninguém aprende a fotografar do dia para a noite, e não se frustrar com isso. Para melhorar a qualidade das imagens que produz é necessário conhecimento e prática. É preciso aprender as técnicas e teorias básicas da fotografia, como funciona uma câmera, treinar seu olhar, conhecer os programas de edição de fotos, etc. Separei algumas dicas de fotografia, que utilizo nas imagens que produzo e que são básicas para quem deseja fotografar melhor.

 

1) Escolher uma câmera

Melhor máquina fotografica para viajar
DSLR (esquerda) e full-frame DSLR | Foto: Autopilot, via Wikimedia Commons.

Inicialmente é preciso escolher qual câmera comprar, para quem ainda não tem uma, claro. A câmera é um fator muito importante, que pode influenciar bastante na qualidade da foto, mas é preciso entender que uma câmera boa não é sinônimo de foto boa, a câmera não faz o fotografo.

Não adianta nada ter o melhor equipamento do mundo, se você não sabe manuseá-lo, não consegue fazer um bom enquadramento, ajustar o foco, etc. É preciso aliar um bom equipamento, com o conhecimento e talento do fotógrafo.

Mas então como faço para escolher uma câmera, se sou um fotógrafo iniciante? Hoje há uma grande variedade no mercado, e o primeiro passo para você escolher a sua, é saber o quanto quer gastar. A partir daí, basta pesquisar qual o melhor custo benefício de acordo com o seu orçamento. Veja essa matéria com os tipos de máquinas fotográficas.

 

2) Conheça sua câmera

Depois que você comprar sua câmera, ou caso já tenha uma, é essencial conhece-la bem, com todas as suas funcionalidades, mesmo se tratando de uma máquina compacta. Conheça seus botões, funções, vantagens, desvantagens e tudo mais que ela possa oferecer.

 

3) Desenvolver o olhar

Cursos online para aprender a fotografar

Fotografia é uma arte e um bom fotografo consegue enxergar ao seu redor o que renderá boas fotos, mesmo nas coisas mais simples. É preciso aprender que todos os objetos, pessoas e paisagens têm sua beleza. Para conseguir educar seu olhar é necessária muita prática e, principalmente, ter um bom repertório cultural. Por isso é importante sempre frequentar exposições, ler livros sobre o tema, pesquisar imagens na internet, etc.

 

4) Estudar história da fotografia

Não é somente a técnica que faz um bom fotógrafo. É preciso também conhecer a história da fotografia, como ela evolui, os principais fotógrafos e suas obras, etc. Somente assim você conseguirá compreender a fundo o que é a fotografia.

 

5) Participe de grupos de fotografia

As redes sociais podem ser uma grande ferramenta de conexão e uma aliada em qualquer processo de aprendizagem. Então, procure grupos de discussão de fotografia e fique conectado com outras pessoas que gostam do tema. Converse com fotógrafos iniciantes, profissionais e troque experiências.

 

6) Pratique

Aprender a fotografar na prática

Tenha tempo para fotografar, não faça isso somente em viagens. Deixe a fotografia fazer parte do seu cotidiano, mesmo que sejam imagens feitas com o celular. Somente praticando que assimilará rapidamente todos os conceitos, unindo a teoria e a prática.

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

7) Observe a luz

A luz é o fator mais importante de uma foto. Observe bem a iluminação natural, reparando nas variações da luz ao longo do dia. Ao fotografar perceba como o objeto, pessoa ou paisagem está iluminado e refletem esta luz. Se sua câmera for manual, teste as variações do ISO, velocidade do obturador e entenda seus funcionamentos.

 

8) Atenção ao enquadramento

O enquadramento também é essencial para uma foto ficar bonita. Na hora de tirar a foto, defina o que entra ou não na imagem e descarte tudo o que for desnecessário. Além disso, se a foto é um objeto ou pessoa, fique atento ao fundo. Uma regra muito usada é a chamada Teoria dos Terços.

Basicamente, ela consiste em dividir mentalmente sua tela em três espaços e tentar tirar o objeto principal do centro, descolando para um de seus cantos. O efeito é bastante interessante e foge do óbvio, dando um aspecto menos amador para a fotografia. Para aprender a enquadrar bem, observe fotos de artistas experientes, uma forma de conhecer estilos e ver qual combina mais com você.

Se depois de tirar a foto alguma coisa no enquadramento te incomodar, é possível recortar a imagem por meio de aplicativos e programas de edição de imagem. Assim você conseguirá reenquadrar a foto, mas tente sempre manter a proporção original da imagem, para não perder qualidade caso queria imprimir ou utiliza-la profissionalmente.

 

9) Prefira usar o visor

Uma dica importante é sempre que possível olhar no visor e não na tela de LCD. Isso porque no visor você enxerga a imagem limpa e direta, ou seja, mais próxima da realidade, enquanto no LCD o que se vê é uma imagem processada.

 

10) Ajuste o foco

Não adianta nada a foto estar bem enquadrada, com o fundo bonito, uma luz perfeita e sem foco. Então, antes de disparar ajuste bem o foco! Basicamente ele define qual a área da imagem que ficará nítida. Em câmeras profissionais ou semiprofissionais, é possível focar manualmente.

É importante saber que a abertura do diafragma influencia diretamente no foco. Quanto ele está mais aberto, foca o primeiro plano e deixa o fundo desfocado. Já quando está mais fechado, deixa todo o campo em foco. Por sua vez, nas câmeras compactas o foco geralmente é somente no automático, bastando no momento do disparo segurar o botão no meio até a câmera ajustar automaticamente.

 

11) Prefira o zoom óptico ao invés do digital

Curso online de fotografia

A câmera tem dois tipos de zoom: o óptico e o digital. Este último, apesar de ter maior alcance, distorce a imagem e reduz sua nitidez. Então, cuidado na hora de utilizá-lo. Por sua vez, o zoom óptico permite um melhor ajuste de foco e garante uma qualidade melhor da imagem.

 

12) Mantenha o nível dos olhos

Quando for fotografar uma pessoa ou animal, mantenha sempre a câmera no nível dos olhos do modelo, mesmo que ele não esteja olhando para a câmera.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

13) Aprenda a usar o flash

Aprender a usar o flash corretamente é muito importante para garantir a qualidade da imagem. Ele pode ser uma ótima ferramenta, mas quem não sabe usá-lo pode “estragar” uma foto. O primeiro passo é saber qual o seu alcance, informação que vai encontrar no manual de instruções. Desta forma, objetos que estejam em uma distância superior ao seu alcance não serão iluminados por ele. Também não é bom que ele fique muito próximo ao modelo/objeto, pois corre o risco da imagem ficar estourada. O flash pode ser muito útil também durante o dia, nos casos em que o modelo/objeto está na contraluz.

 

14) Firmeza na câmera

Dicas de fotografia noturna

Para que a fotografia não fique tremida é essencial ter firmeza na mão na hora de bater a foto. Uma dica é, sempre que possível, usar um tripé ou outro tipo de apoio para garantir estabilidade, principalmente em situações com pouca luz. Como nem sempre tenho um tripé, faço minhas gambiarras para apoiar a câmera, como usar a mochila ou qualquer outro objeto que deixe a câmera imóvel.

 

15) Edição da imagem

Sabe aquela foto maravilhosa que viu no Instagram? Certamente ela foi editada. Então, não se preocupe, pois existem diversos programas e aplicativos que ajudam a melhorar a qualidade da imagem, muitos deles bem fáceis de usar. O principal deles é o Photoshop, que permite ajustar a luz, contraste, cor, foco, tamanho da imagem, aplicar filtros, entre vários outros aspectos. Mas cuidado para não exagerar no tratamento, para que a imagem não fique exagerada e muito artificial.

 

Solução

Essas são apenas algumas dicas para quem deseja se iniciar no mundo da fotografia. Caso você queira de fato aprimorar seus conhecimentos, o indicado é fazer cursos de fotografia para aprender todas as técnicas e teorias. Foi o que eu fiz!

Hoje minhas fotos são muito elogiadas, mas no início não era bem assim. Eu sofria para conseguir selecionar uma única imagem para ilustrar meus posts. Foi aí que percebi que precisava aperfeiçoar minha técnica e ter mais conhecimento sobre a fotografia através de um curso, para colocar toda a teoria na prática. Mas como não tinha muito tempo livre, nem dinheiro sobrando, o curso teria que ser online.

Como aprender a fotografar bem

Depois de muita pesquisa optei por fazer o Curso Master de Fotografia e Pós-processamento, curso de fotografia online oferecido pela dupla de irmãos do blog Cara da Foto. Foi a melhor escolha que podia ter feito, pois o curso fez com que eu me apaixonasse ainda mais pela fotografia, ao perceber como ela pode ser divertida.

Com o conhecimento que adquiri no curso, a qualidade das minhas fotos melhorou muito e hoje eu não tenho mais medo de voltar de uma viagem sem fotos boas para guardar de recordação e divulgar no blog!

Fotografar bem é uma união de conhecimento e prática. É preciso entender que ninguém vira fotógrafo da noite para o dia. Então, se você quer aprender a fazer fotos incríveis, não tem jeito, dedique-se a fotografia, estudando, estando sempre em contato com esta arte e claro, fotografando muito.

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *