Roteiro de viagem para Santiago + Atacama: como organizar?

por Guilherme Tetamanti

Roteiro de viagem para Santiago + Atacama: como organizar?

O Chile tem inúmeros destinos interessantes, mas os mais visitados e requisitados são Santiago e o Deserto do Atacama. Quem está planejando uma viagem para lá, sempre fica com dúvidas se é possível montar um roteiro de viagem para Santiago + Atacama em uma única visita, e sem ficar caro demais.

Para chegar ao Atacama saindo do Brasil, certamente seu voo fará uma conexão em Santiago. Sendo assim, nada mais justo do que aproveitar a passagem pela capital, para explorar o destino antes de partir para o Atacama. Confira nesse artigo, todas as dicas para quem deseja fazer essa viagem para Santiago e Atacama.

Planeje sua viagem => Onde ficar em San Pedro de Atacama

Melhor seguro viagem para América do Sul

 

Quanto tempo ficar?

Viagem para Santiago + Atacama
Para Santiago, três dias são suficientes | Foto: Kyle Simourd, via Wikimedia Commons.

O primeiro ponto na hora de decidir se vale a pena fazer estes dois destinos em uma única viagem, é o número de dias que você permanecerá no Chile. Ambos merecem ser conhecidos com tranquilidade, então se for para ser corrido demais, é melhor mesmo focar seu tempo em apenas um lugar.

O ideal para fazer o roteiro em Santiago bem basicão, é ficar pelo menos três noites, mas tem programação para bem mais dias. Por sua vez, o roteiro no Atacama merece no mínimo 5 noites. Mas se conseguir ficar 6 ou 7, certamente você não se arrependerá…eu mesmo tive a oportunidade de ficar mais de 30 dias 🙂 Surreal!

 

Como chegar em Santiago + Atacama

1° trecho: Brasil – Santiago

Viagem para Santiago antes do Atacama

Como disse acima, não há voos diretos do Brasil para Calama, a porta da entrada do Atacama. Assim, é necessário antes fazer uma escala em Santiago. As principais companhias aéreas que saem de cidades brasileiras com destino a Santiago são a Latam, a Gol e a Sky Airline.Há voos diretos de várias partes do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Os preços das passagens variam muito, então vale a pena pesquisar bem, antes de comprar. Comprando com antecedência, é possível achar passagens de São Paulo para Santiago por pouco mais de R$1.000,00, ida e volta, com tarifas comuns e até mais barato durante as promoções.

 

2° trecho: Santiago – Calama

Como é viajar para Santiago
Aeroporto El Loa | Foto: Redfive, via Wikimedia Commons.

Saindo de Santigo, para chegar até o Deserto do Atacama, a opção mais prática é de avião. São cerca de duas horas de voo até o Aeroporto El Loa, o mais próximo do Atacama. Ele fica na cidade de Calama, a cerca de 100 km de San Pedro de Atacama. Duas companhias aéreas fazem o trecho Santiago – Calama, SkyLatam. Os preços também variam muito, mas em uma simulação encontrei tarifas de ida e volta por até R$ 515,00.

O transporte aéreo é a opção mais cara, mas é também a mais rápida. Ela é ideal para quem deseja aproveitar bem o tempo. Uma viagem de ônibus de Santiago até San Pedro de Atacama dura mais de 22 horas, bastante cansativa. Várias empresas fazem a rota, as principais são Turbus, Pullman Bus e Andesmar.

Além do custo mais baixo, uma vantagem de ir de ônibus é desfrutar de uma belíssima paisagem durante o trajeto. As passagens custam entre 35.000 e 63.000 pesos chilenos (de 200 a 500 reais), de acordo com a empresa e tipo de assento.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Chile. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

 
 

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

3° trecho: Calama – San Pedro de Atacama

De Calama até San Pedro é necessário pegar um ônibus ou contratar um transfer privado, este trajeto dura aproximadamente 1 hora. Se ainda ficou alguma dúvida, saiba mais sobre como chegar no Atacama, tem mais detalhes no artigo!

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Como montar o roteiro?

O que é melhor: Santiago antes ou depois do Atacama

A parte mais difícil da viagem Santiago + Atacama é planejar o roteiro. Uma dúvida muito comum é se é mais indicado visitar Santiago na chegada ou na saída. Particularmente, acho mais vantagem visitar Santiago no retorno. Dessa forma, na hora de comprar as passagens você já casa os horários para assim que chegar na capital chilena, seguir viagem para Calama e não precisar nem sair do aeroporto.

Também é possível fazer o inverso, visitar primeiro Santiago e depois seguir para o Atacama. Nesse caso, o ideal é unir o voo de Calama para Santiago, com o voo de Santiago para o Brasil. Para também não ter que sair do aeroporto.

O que não vale a pena é dividir os dias em Santiago entre a ida e a volta do Atacama, pois é mais complicado montar um roteiro, você desperdiça tempo, além de gastar mais dinheiro com transporte para ir do aeroporto de Santiago para o centro, etc.

 

O que visitar no Atacama?

Melhores passeios no Deserto do Atacama

O Deserto do Atacama é um dos lugares mais bonitos do planeta, e quem visita tem que aproveitar bem o tempo para conhecer o máximo de atrativos possíveis. São dezenas de possibilidades de passeios e, claro, a escolha é algo bem pessoal. A lista inclui Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas, Gêisers el Tatio, Salar de Tara, Vale da Morte + Vale da Lua, Tour Astronômico do Atacama, entre vários outros.

Alguns passeios duram o dia todo, outros são realizados somente na parte da tarde ou da manhã. Desta forma, muitas vezes é possível conciliar dois passeios no mesmo dia.

Por isso, é preciso, antes de embarcar, pesquisar sobre a região e eleger quais atrativos deseja conhecer. Pois assim é possível montar um roteiro mais detalhado e conseguir calcular o número de dias que é ideal ficar e a quantidade de dinheiro para levar. Para ajudar, publiquei tudo sobre quanto custa viajar para o Atacama.

 

O que visitar em Santiago

O que visitar em Santiago
Santiago tem muitas atrações. Foto: Rodrigo Pizarro, via Wikimedia Commons.

As pessoas ficam, em média, entre 3 e 7 dias em Santiago. A capital chilena é uma cidade cheia de atrativos, assim como há muito o que visitar nos arredores de Santiago, o que garante uma programação para muitos dias. Como no Atacama, é preciso pesquisar antes o que você deseja conhecer para conseguir montar um roteiro coerente, aproveitando bastante o tempo.

A lista de atrativos na cidade é grande, os mais visitados são: o Mercado Central, o Museu de Arte Pré-colombiana e o Museu da Memória, o Cerro San Cristóbal, o Palácio da Moeda, a Plaza das Armas, Casa de Pablo Neruda, o Parque Aracauano, entre vários outros parques em Santiago.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

No artigo com os principais pontos turísticos de Santiago do Chile, você encontrará as melhores opções de visitas da capital chilena, com vários detalhes. Também é possível fazer um roteiro conhecendo Santiago de metrô.

Além disso, há diversos atrativos no entorno de Santiago onde é possível fazer um bate-volta. Entre os passeios mais buscados estão visitas a diversas vinícolas de Santiago, conhecer as cidades de Viña del Mar e Valparaiso, além de esquiar no Vale Nevado (para quem viaja de junho a setembro). E se você quiser saber mais sobre esse último passeio, leia o post com dicas para planejar a viagem ao Valle Nevado.

 

Hospedagem no Chile

Onde ficar no Deserto do Atacama

Atacama: onde é melhor ficar hospedado?

A melhor cidade para que procura onde se hospedar no Deserto do Atacama, é San Pedro de Atacama. Na real, é a única opção plausível. Ela fica próximo à grande parte dos atrativos e é o polo turístico da região, abrigando uma grande rede hoteleira, agências de turismo, etc.

San Pedro de Atacama é bem pequena, mas minha dica é ficar no centrinho turístico da vila. Isto porque boa parte do comércio, restaurantes e agências receptivas ficam nessa parte da cidade e você certamente terá que se deslocar para lá várias vezes ao dia.

Mesmo as distâncias sendo pequenas, a caminhada pode ser bem cansativa. Durante o dia, as ruas de terra pouco arborizadas e o sol escaldante do deserto são o maior empecilho. Já à noite, a má iluminação dessas vias dificulta o trajeto e o deixa perigoso. Somente vale a pena ficar afastado, se for para se hospedar em um hotel de luxo ou resort (eu em um hotel afastado e não vi perigo algum, mas é bom evitar né).

 

Onde ficar em Santiago

Melhores bairros de Santiago do Chile
Faixada do Hotel Plaza San Francisco, minha hospedagem no centro de Santiago.

Santiago tem vários lugares interessantes para se hospedar, como o bairro Providencia. Os mais indicados para turistas são Santiago Central, Bellas Artes e Lastarria, Bellavista, Providencia, Recoleta, Las Condes, entre outros. A escolha dependerá do perfil de cada um, pois há quem prefira lugares mais refinados, mais boêmios, mais centrais, etc. Para ajudar, saiba tudo no artigo onde ficar em Santiago, com dicas completos dos principais bairros e dezenas de hotéis.

Você já uniu ou quer fazer Santiago e Deserto do Atacama em uma única viagem? Deixe nos comentários suas dúvidas ou experiência 😉

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Romulo Medeiros

    Qual o periodo (meses) ideal para se fazer esse roteiro Santiago + atacama?

  2. Polly Batista

    Oi, Rômulo.. Tudo bem? Santiago é tranquilo o ano inteiro, mas se você quer unir com Atacama, sugiro outubro, novembro, abril ou maio para evitar as temperaturas extremas no verão ou inverno no deserto. Boa sorte!

  3. Allana

    Que blog maravilhoso! Dicas claras, objetivas e completas Obrigada!!

  4. Polly Batista

    Olá. Allana. Tudo bem? Que ótimo que você gostou!!! Muito obrigada pela visita e comentário!