Como organizar uma viagem para Santiago + Atacama, no Chile?

Como organizar uma viagem para Santiago + Atacama, no Chile?

O Chile tem inúmeros destinos interessantes, mas os mais visitados e requisitados são Santiago e o Deserto do Atacama. Quem está planejando uma viagem para lá, sempre fica com dúvidas se é possível montar um roteiro de viagem para Santiago + Atacama em uma única visita, e sem ficar caro demais.

Para chegar ao Atacama saindo do Brasil, certamente seu voo fará uma conexão em Santiago. Sendo assim, nada mais justo do que aproveitar a passagem pela capital, para explorar o destino antes de partir para o Atacama. Confira nesse artigo, todas as dicas para quem deseja fazer essa viagem para Santiago e Atacama.

Planeje sua viagem => Onde ficar em San Pedro de Atacama

Melhor seguro viagem para América do Sul »

Quanto tempo ficar?

O Palácio de La Moneda, com bandeiras chilenas tremulando e um gramado verde estendido na frente, é um lugar imperdível em qualquer viagem para Santiago. Aproveite o dia claro enquanto planeja sua próxima aventura no deslumbrante Deserto do Atacama.
Para Santiago, três dias são suficientes | Foto: Kyle Simourd, via Wikimedia Commons.

O primeiro ponto na hora de decidir se vale a pena fazer estes dois destinos em uma única viagem, é o número de dias que você permanecerá no Chile. Ambos merecem ser conhecidos com tranquilidade, então se for para ser corrido demais, é melhor mesmo focar seu tempo em apenas um lugar.

O ideal para fazer o roteiro em Santiago bem basicão, é ficar pelo menos três noites, mas tem programação para bem mais dias. Por sua vez, o roteiro no Atacama merece no mínimo 5 noites. Mas se conseguir ficar 6 ou 7, certamente você não se arrependerá…eu mesmo tive a oportunidade de ficar mais de 30 dias 🙂 Surreal!

Como chegar em Santiago + Atacama

1° trecho: Brasil – Santiago

Viagem para Santiago antes do Atacama

Como disse acima, não há voos diretos do Brasil para Calama, a porta da entrada do Atacama. Assim, é necessário antes fazer uma escala em Santiago. As principais companhias aéreas que saem de cidades brasileiras com destino a Santiago são a Latam, a Gol e a Sky Airline. Há voos diretos de várias partes do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Os preços das passagens variam muito, então vale a pena pesquisar bem, antes de comprar. Comprando com antecedência, é possível achar passagens de São Paulo para Santiago por pouco mais de R$1.000,00, ida e volta, com tarifas comuns e até mais barato durante as promoções.

2° trecho: Santiago – Calama

Um avião pousa na pista, emoldurado por montanhas majestosas ao fundo, enquanto uma pessoa com equipamento de alta visibilidade está pronta para a jornada que tem pela frente. É um momento perfeito para sonhar com uma viagem inesquecível para Santiago ou explorar as maravilhas do Atacama.
Aeroporto El Loa | Foto: Redfive, via Wikimedia Commons.

Saindo de Santigo, para chegar até o Deserto do Atacama, a opção mais prática é de avião. São cerca de duas horas de voo até o Aeroporto El Loa, o mais próximo do Atacama. Ele fica na cidade de Calama, a cerca de 100 km de San Pedro de Atacama.

Duas companhias aéreas fazem o trecho Santiago – Calama, SkyLatam. Os preços também variam muito, mas em uma simulação encontrei tarifas de ida e volta por até R$ 515,00.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Chile. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O transporte aéreo é a opção mais cara, mas é também a mais rápida. Ela é ideal para quem deseja aproveitar bem o tempo. Uma viagem de ônibus de Santiago até San Pedro de Atacama dura mais de 22 horas, bastante cansativa. Várias empresas fazem a rota, as principais são Turbus, Pullman Bus e Andesmar.

Além do custo mais baixo, uma vantagem de ir de ônibus é desfrutar de uma belíssima paisagem durante o trajeto. As passagens custam entre 35.000 e 63.000 pesos chilenos (de 200 a 500 reais), de acordo com a empresa e tipo de assento.

3° trecho: Calama – San Pedro de Atacama

De Calama até San Pedro é necessário pegar um ônibus ou contratar um transfer privado, este trajeto dura aproximadamente 1 hora. Se ainda ficou alguma dúvida, saiba mais sobre como chegar no Atacama, tem mais detalhes no artigo!


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada no Chile!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Como montar o roteiro?

O que é melhor: Santiago antes ou depois do Atacama

A parte mais difícil da viagem Santiago + Atacama é planejar o roteiro. Uma dúvida muito comum é se é mais indicado visitar Santiago na chegada ou na saída. Particularmente, acho mais vantagem visitar Santiago no retorno. Dessa forma, na hora de comprar as passagens você já casa os horários para assim que chegar na capital chilena, seguir viagem para Calama e não precisar nem sair do aeroporto.

Também é possível fazer o inverso, visitar primeiro Santiago e depois seguir para o Atacama. Nesse caso, o ideal é unir o voo de Calama para Santiago, com o voo de Santiago para o Brasil. Para também não ter que sair do aeroporto.

O que não vale a pena é dividir os dias em Santiago entre a ida e a volta do Atacama, pois é mais complicado montar um roteiro, você desperdiça tempo, além de gastar mais dinheiro com transporte para ir do aeroporto de Santiago para o centro, etc.

O que visitar no Atacama?

Melhores passeios no Deserto do Atacama

O Deserto do Atacama é um dos lugares mais bonitos do planeta, e quem visita tem que aproveitar bem o tempo para conhecer o máximo de atrativos possíveis. São dezenas de possibilidades de passeios e, claro, a escolha é algo bem pessoal. A lista inclui:

Alguns passeios duram o dia todo, outros são realizados somente na parte da tarde ou da manhã. Desta forma, muitas vezes é possível conciliar dois passeios no mesmo dia.

Por isso, é preciso, antes de embarcar, pesquisar sobre a região e eleger quais atrativos deseja conhecer. Pois assim é possível montar um roteiro mais detalhado e conseguir calcular o número de dias que é ideal ficar e a quantidade de dinheiro para levar. Para ajudar, publiquei tudo sobre quanto custa viajar para o Atacama.

O que visitar em Santiago

Uma fonte histórica com água em cascata no Cerro Santa Lucia, cercada por árvores e arquitetura ornamentada, sob um céu ensolarado convida você a sonhar com sua próxima viagem para Santiago. Deixe que a beleza deste lugar seja o começo perfeito antes de se aventurar nas vastas maravilhas do Atacama.
Santiago tem muitas atrações. Foto: Rodrigo Pizarro, via Wikimedia Commons.

As pessoas ficam, em média, entre 3 e 7 dias em Santiago. A capital chilena é uma cidade cheia de atrativos, assim como há muito o que visitar nos arredores de Santiago, o que garante uma programação para muitos dias. Como no Atacama, é preciso pesquisar antes o que você deseja conhecer para conseguir montar um roteiro coerente, aproveitando bastante o tempo.

A lista de atrativos na cidade é grande, os mais visitados são: o Mercado Central, o Museu de Arte Pré-colombiana e o Museu da Memória, o Cerro San Cristóbal, o Palácio da Moeda, a Plaza das Armas, Casa de Pablo Neruda, o Parque Aracauano, entre vários outros parques em Santiago.

No artigo com os principais pontos turísticos de Santiago do Chile, você encontrará as melhores opções de visitas da capital chilena, com vários detalhes. Também é possível fazer um roteiro conhecendo Santiago de metrô.

Além disso, há diversos atrativos no entorno de Santiago onde é possível fazer um bate-volta. Entre os passeios mais buscados estão visitas a diversas vinícolas de Santiago, conhecer as cidades de Viña del Mar e Valparaiso, além de esquiar no Vale Nevado (para quem viaja de junho a setembro).

Hospedagem no Chile

Onde ficar no Deserto do Atacama

A melhor cidade para que procura onde se hospedar no Deserto do Atacama, é San Pedro de Atacama. Na real, é a única opção plausível. Ela fica próximo à grande parte dos atrativos e é o polo turístico da região, abrigando uma grande rede hoteleira, agências de turismo, etc.

San Pedro de Atacama é bem pequena, mas minha dica é ficar no centrinho turístico da vila. Isto porque boa parte do comércio, restaurantes e agências receptivas ficam nessa parte da cidade e você certamente terá que se deslocar para lá várias vezes ao dia.

Mesmo as distâncias sendo pequenas, a caminhada pode ser bem cansativa. Durante o dia, as ruas de terra pouco arborizadas e o sol escaldante do deserto são o maior empecilho. Já à noite, a má iluminação dessas vias dificulta o trajeto e o deixa perigoso. Somente vale a pena ficar afastado, se for para se hospedar em um hotel de luxo ou resort (eu em um hotel afastado e não vi perigo algum, mas é bom evitar né).

Onde ficar em Santiago

Santiago tem vários lugares interessantes para se hospedar, como o bairro Providencia. Os mais indicados para turistas são Santiago Central, Bellas Artes e Lastarria, Bellavista, Providencia, Recoleta, Las Condes, entre outros. A escolha dependerá do perfil de cada um, pois há quem prefira lugares mais refinados, mais boêmios, mais centrais, etc. Para ajudar, saiba tudo no artigo onde ficar em Santiago, com dicas completos dos principais bairros e dezenas de hotéis.

Você já uniu ou quer fazer Santiago e Deserto do Atacama em uma única viagem? Deixe nos comentários suas dúvidas ou experiência 😉

Dicas para ECONOMIZAR MUITO no Chile

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para o Chile? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Principais tours e excursões no Chile

Para aproveitar sua viagem sem arrependimentos, é altamente recomendável reservar antecipadamente os ingressos para as visitas guiadas no Chile. Reservando ainda em janeiro, você evita filas nas entradas das atrações e garante seu lugar em atividades populares, que podem ficar indisponíveis para compras de última hora.

Sugiro os sites da Civitatis e Get Your Guide, que disponibilizam preços acessíveis, cancelamento gratuito com 48 horas de antecedência e ingressos online para sua conveniência. Além de tudo, o atendimento está disponível 24 horas por dia em português.

Onde comprar chip de celular no Chile?

Ter um chip de celular no Chile com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem no Chile.

Seguro viagem recomendado no Chile

Para viajar com segurança e tranquilidade, contratar um seguro viagem com cobertura no Chile é indispensável. Ele oferece proteção completa para situações de emergência médica, hospitalar e odontológica, garantindo que você receba o atendimento necessário em casos de imprevistos de saúde durante sua estadia, com suporte 24 horas por dia.

Utilize a ferramenta da Seguros Promo para comparar entre as melhores opções de apólice das principais seguradoras. E para economizar ainda mais, use o código promocional VIAJARMAIS15 e garanta até 20% de desconto.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. ANDERSON
    Pode me ajudar com uma informação? Vou vir descendo pelo Peru e pela Bolívia, passarei pelo Salar de Uyuni e ficarei cinco noites em São Pedro do Atacama. Já tenho a passagem comprada de Calama para Santiago às 7:54 da manhã do dia 7 de junho. Há necessidade de eu dormir na véspera em Calama para não perder o avião ou eu consigo com tranquilidade um transfer em torno das 4 horas da manhã de São Pedro do Atacama para Calama? Ou pego um transfer na véspera a noite para aproveitar o máximo dos passeios em São Pedro? Obrigado
    • Polly Batista
      Olá, Anderson. Tudo bem? Que viagem legal!!! Sobre sua dúvida, melhor ir para Calama no final do dia anterior ao seu voo. Assim, você já fica mais tranquilo. Esse horário mais comercial também ajuda caso você opte pelos transfers compartilhados, que são mais baratos. Às 4h da manhã, você teria que ter um transfer privado. Boa viagem!
  2. Romulo Medeiros
    Qual o periodo (meses) ideal para se fazer esse roteiro Santiago + atacama?
    • Polly Batista
      Oi, Rômulo.. Tudo bem? Santiago é tranquilo o ano inteiro, mas se você quer unir com Atacama, sugiro outubro, novembro, abril ou maio para evitar as temperaturas extremas no verão ou inverno no deserto. Boa sorte!
  3. Allana
    Que blog maravilhoso! Dicas claras, objetivas e completas Obrigada!!
    • Polly Batista
      Olá. Allana. Tudo bem? Que ótimo que você gostou!!! Muito obrigada pela visita e comentário!
Quero Viajar Mais